Sei sulla pagina 1di 1

TRABALHO DE CINCIAS SANGARI 7 ANO 1 BIMESTRE PROF INS MAUAD 1.

D 1. Complete a tabela ( COM SIM OU NAO)sobre a presena de rgos e estruturas nos grupos de plantas abaixo: VEJA O EXEMPLO:
PLANTAS A B C D ANGIOSPERMAS GIMNOSPERMAS BRIFITAS ( MUSGOS) PTERIDFITAS ( SAMAMBAIAS) FLOR SIM FRUTO SEMENTE TECIDOS VASCULARES OU CONDUTORES

NO

2. Que caracteristica TODOS os vegetias ou espcime do Reino das plantas possuem em comum: A) possuem embrio oco e fazem fotossntese. B) possuem embrio macio e fazem fotossintese. C)produzem frutos e sementes e fazem fotossintese. 3.SOBRE OS MUSGOS > BRIFITAS E AS SAMAMBAIAS > PTERIDFITAS: a)Os musgos so plantas primitivas e vivem em locais midos, nas florestas e nas margens de rios. Po que eles precisam da gua? ( ) Para se reproduzir. ( ) Produzir sementes. ( ) Produzir frutos. b) As brifitas so mais primitivas que as pteridfitas e bem menores. A diferena a presena de __________________ ( tecidos condutores/ tecido fotossintetizante) nas samambaias e ________________ ( presena/ ausencia) nos musgos. 4) No processo da fotossntese representado na figura ao lado e relebrando a euao da fotossntese:

gua + sais minerais + CO2

O2 + acares

responda: a) Que gases podem ser substituidos pelas letra A ____________________ e letra B ________________ b) O que a planta retira do solo na letra C ________________ e __________________ . c) em que organela da clula vegetal ocorre a fotossntese? ( ) mitocndria. ( ) cloroplasto. ( ) vacolo. d) Que parte da folha responsvel pela transpirao do vegetal? ( )poros ( ) cutculas ( )estmatos. e) na equao da fotossntese quais so os reagentes? ___________________ e os produtos?_________________

5) complete sobre os combustveis fsseis e biocombustveis. A) os combustveis fsseis como o _______________ e _________________ so tipos de energias ______________ ( renovveis/No renovveis). B) os biocombustveis so feitos dos vegetais como podemos encontrar no _____________ e _______________ e por isso so classificados como tipos de energias _____________ ( renovveis/No renovveis). 6) Complete sobre o EFEITO ESTUFA: O efeito estufa u fenmeno natural de aquecimento da terra pelo gs ___________________ (CO2 /O2 ) As _______________ ( plantas / animais) pegam esse gs do ar atmosfrico ___________________ ( diminuindo/aumentando) as consequncias do EFEITO ESTUFA. 7. No experimento da FOTOSSNTESE ao lado observa-se a formao de bolhas ( OXIGNIO) no recipiente: a) planta em gua no claro. b) planta em gua no escuro. c) gua no claro. d) gua no escuro. 8. Sobre a flor: a)Que parte da flor formar o fruto? _______________________ b) Quais so os rgos sexuais da flor? ___________ e__________ . c) Esta flor : ( ) masculina ( ) feminina ( ) hermafrodita. c) que parte da flor dar origem ao fruto? _______________ ( marque tambm na figura ao lado) 9) observe a equao da respirao de todos os seres vivos:

O2 + acares ----- Energia + CO2 + gua


a) Qual a funo da respirao? _______________ Qual o produto da respirao? ______________________ c) Que gs os seres vivos consomem na respirao? ____________________ 10) Polinizao o transporte de gros de plen de uma flor para outra, ou para o seu prprio estigma. atravs deste processo que as flores se reproduzem. A transferncia de plen pode ocorrer de duas maneiras: atravs do auxlio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc) que transportam o plen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (atravs do vento ou da gua). Diversos so os agentes que podem contribuir para que as sementes se afastem da planta-me. De acordo com o agente dispersor, variam as caractersticas . Nos processos ao lado que o agente ponizador? _______________________ . Nos processos ao lado quem o agente dispensor? _____________________ .

Potrebbero piacerti anche