Sei sulla pagina 1di 13

Texto de Discusso do Setor Eltrico N.

23

O Papel do Brasil no Processo de Integrao do Setor Eltrico da Amrica do Sul.


Nivalde J. de Castro1

Rio de Janeiro Agosto de 2010

Coordenador do GESEL Grupo de Estudos do Setor Eltrico e professor do Instituto de Economia da UFRJ.
1

NDICE Introduo 3 I - Experincia Acumulada 4 II - Perspectivas da Integrao Energtica 5 III A Funo Catalisadora e Integradora do Brasil 8 Concluso 11 Referncias Bibliogrficas 11

O Papel do Brasil no Processo de Integrao do Setor Eltrico da Amrica do Sul2.

Nivalde J. de Castro3

Introduo
O Governo Brasileiro vem dando prioridade s relaes econmicas e polticas com os pases da Amrica do Sul. O fortalecimento e ampliao do Mercosul (Mercado Comum do Sul)e a criao recente da UNASUL (Unio de Naes Sul-Americanas) so uma prova desta tendncia conforme assinalado por Simes (2008). Esta estratgia tem mltiplos objetivos, sendo o mais relevante o de contribuir para um maior crescimento econmico e desenvolvimento social equilibrado e sustentvel na regio. Para o Brasil interessa, acima de tudo, pases da Amrica do Sul mais e melhor desenvolvidos, pois este status quo social garantir estabilidade poltica e relaes econmicas mais dinmicas e intensas. O complexo processo para se atingir este objetivo mais amplo pode ser chamado, genericamente, por Integrao Produtiva. Ao se abrir e detalhar este conceito-meta merece destaque a integrao de um importante setor de infraestrutura que a rea energtica. Este destaque deve-se experincia j acumulada pelo Brasil e s vantagens e ganhos que ela determina para os pases envolvidos. O presente artigo pretende analisar, de forma ainda que
Na elaborao deste estudo foram importantes as contribuies do diplomata Carlos Alberto Franco Frana, sendo que toda a responsabilidade pelo resultado final do autor 3 Coordenador do GESEL Grupo de Estudos do Setor Eltrico e professor do Instituto de Economia da UFRJ.
2

sucinta, a integrao energtica, com foco no setor eltrico, destacando a evoluo recente, as principais externalidades intra-pases e as perspectivas deste processo, com destaque para o papel catalisador do Brasil para este processo.

I - Experincia Acumulada

O Brasil tem na regio dois grandes projetos de integrao energtica: Itaipu e o Gasoduto Bolvia - Brasil. Na avaliao do GESEL-UFRJ baseada em estudos j realizados (CASTRO & CAVALIERI, 2006; CASTRO, PACHECO & GUEDES, 2006; CASTRO, 2006) estas duas aes de integrao energtica demonstram, de forma clara e objetiva, o quanto foram e so importantes e benficas para os pases envolvidos. 4 No caso da Central Hidroeltrica de Itaipu, os benefcios para a sociedade paraguaia s no foram maiores no passado em funo da pouca representatividade do partido Colorado, que deteve o poder poltico no Paraguai at 2007. A mudana advinda com a vitria eleitoral do ento oposicionista Fernando Lugo fez que o novo governo pleiteasse alteraes no Tratado firmado com o Brasil em 1973, no intuito de obter maiores benefcios econmicos. Desde o incio das operaes, em 1979, a energia eltrica de Itaipu passou a deter uma importncia econmica crescente no deck das concessionrias de distribuio em funo do custo da energia comprada e, para o setor eltrico como um todo, a participao desta energia no consumo nacional. O gasoduto Bolvia-Brasil, fruto da assinatura do acordo comercial bilateral GSA (Gas Supply Agreement), em 1996, permitiu acelerar o processo de diversificao da matriz energtica e eltrica brasileira a partir da oferta de um volume expressivo de gs natural a preos competitivos, em funo da modalidade e durao do contrato. Com o resultado das eleies presidnciais de 2005 na Bolvia, e a assuno ao poder de um autntico representante dos estratos indgeno-originrios, uma poltica de nacionalizao dos ativos da rea energtica foi
Sobre esta perspectiva de integrao baseada na igualdade de princpios e busca de desenvolvimento econmico mais harmnico ver BRESSER-PEREIRA (2010)
4

implementada em 1 de Maio de 2006 naquele pas, abrindo-se um canal complexo de negociaes com a Petrobras, que foi superada graas aos parmetros polticos que orientam a integrao produtiva do Brasil. No entanto, em ambos os casos, os eventuais problemas vinculados s negociaes econmicas no impediram, em nenhum momento, o suprimento de energia eltrica e gs natural para o mercado nacional. As negociaes em relao ao preo de exportao destes insumos energticos para o Brasil ocorreram e ocorrem dentro dos marcos legais estabelecidos pelos respectivos Tratados. Ao mesmo tempo, e esta outra questo importante, o relacionamento econmico destes pases com o Brasil medido, por exemplo, pela composio e valor da balana comercial - foi ampliado e intensificado. Em sntese e com base nestes dois exemplos, a integrao energtica permitiu intensificao das relaes produtivas e ganhos econmicos para os pases envolvidos. Trata-se assim de um processo de ganha - ganha, bem diferente do relacionamento da poca colonial com Espanha e Portugal ou dos contratos realizados por estes pases com grupos ingleses e americanos nos sculos XIX e XX, respectivamente.

II - Perspectivas da Integrao Energtica


Mirando o futuro, as perspectivas de ampliao do processo de integrao energtica esto assentadas, grosso modo, em quatro premissas basilares. Em primeiro lugar, o crescimento da demanda de energia eltrica se dar a taxas elevadas em funo da determinao dos pases da Amrica do Sul em forar o aumento do PIB e desenvolver polticas sociais mais inclusivas e abrangentes com base no objetivo genrico de crescimento econmico com distribuio de renda.

Em segundo lugar, os pases da regio tm um grande potencial de recursos energticos que podem ser explorados, garantindo assim a garantia de que o aumento da oferta da capacidade instalada pode se dar com base nos prprios recursos nacionais. Em terceiro lugar, h um forte potencial de complementaridade entre os pases da regio, tanto pelo lado da oferta de recursos energticos, quanto pelo lado da demanda de energia eltrica. Neste aspecto positivo da integrao deve-se destacar o papel do Brasil como agente catalisador deste processo. Este papel de agente catalisador deve-se s dimenses continentais, demogrficas, econmicas e do prprio setor eltricas do Brasil. Um exemplo bem didtico deste papel encontra-se na comparao entre o nvel de consumo (carga) de energia eltrica do Brasil em relao aos outros pases. Esta diferena de tal magnitude, como se pode observar na Tabela 1, que o mercado pode contratar volumes de energia eltrica marginais para o Brasil, mas em quantidade substancial para os outros pases, tornando possvel assim a construo de centrais hidroeltricas que no teriam viabilidade econmica para serem construdas5.
Tabela 1
Capacidade Instalada de Gerao Eltrica na Am rica do Sul por Tipo de Fonte: 2006 (em M W ) Pases Hidroeletricidade Trm ica Outros Nuclear Total ARGENTINA 9.852 17.288 27 1.018 28.185 BOLVIA 485 918 1.403 BRASIL 72.013 20.935 237 2.007 95.192 CHILE 4.900 8.636 2 13.538 COLM BIA 8.552 4.262 504 13.319 EQUADOR 1.801 2.196 0 3.998 GUIANA 1 308 308 PARAGUAI 8.110 6 8.116 PERU 3.214 3.443 1 6.658 URUGUAI 1.538 690 2.228 VENEZUELA 14.597 7.618 22.215 TOTAL AM RICA DO SUL (M W ) 125.063 66.300 771 3.025 195.159 FONTE: OLADE, 2006.

Um exemplo da sinergia da integrao derivada da diferena de carga entre os pases pode ser encontrado na relao entre Brasil e Peru. Sem a integrao energtica o aproveitamento hidroeltrico de Inambari, estimado em 2.000 MW no poderia ser construdo dado que a capacidade instalada do sistema eltrico do Peru inferior a 5.000 MW
5

H ainda outra premissa que justifica e refora o processo de integrao no setor eltrico. Os pases da Amrica do Sul, na sua quase totalidade, nos anos 90 promoveram profundas reformas do setor eltrico em funo da falncia do modelo assentado no investimento pblico. Numa primeira fase, a da privatizao dos ativos pblicos, o processo avanou rapidamente e permitiu mudanas importantes como a desverticalizao, a entrada de novos players no mercado, etc. Contudo, o processo de reforma trouxe como resultado comum a todos os pases, com poucas e raras excees, a perda por parte do aparelho de Estado da capacidade de formulao e execuo de polticas energticas e de planejamento de um setor de infra-estrutura estratgico. Esta resultante da Reforma dos anos 90 viria a trazer srias consequncias sobre o desenvolvimento do setor eltrico. Os problemas surgiram e se agravaram quando da necessidade de se ampliar a capacidade instalada, ou seja, aumentar a oferta (capacidade instalada) para atender a demanda de energia eltrica. Entre outros, dois aspectos negativos resultaram da perda de consistncia da poltica e planejamento energtico por parte do Estado. O primeiro refere-se ampliao da capacidade instalada dos ltimos 20 anos. Ela se deu, principalmente, por meio da construo de centrais trmicas determinando tarifas finais mais elevadas e aumento expressivo da participao de energia no renovvel e poluidora nas matrizes eltricas. Este movimento reflete, por princpio, a lgica de investimento de grupos privados que priorizam menores volumes de investimento de capital e menor necessidade de construo de linhas de transmisso. O alto custo varivel do combustvel associado s termoeltricas repassado diretamente para os consumidores. Em alguns pases como Bolvia e Peru, o impacto tarifria minimizado atravs de preos subsidiados para o gs natural. Desta forma, os agentes do setor eltrico passam a tomar decises de investimento ineficientes, j que recebem sinais econmicos distorcidos. Como resultado final verificase um duplo movimento que impactou a matriz eltrica:

tarifas maiores e avano da participao das fontes no renovveis e poluidoras. O segundo aspecto negativo - derivado da perda da capacidade de planejamento da matriz eltrica - que a maioria dos pases passou a enfrentar srios e crescentes desequilbrios entre oferta e demanda de energia eltrica. Esta situao passou a configurar uma dinmica de crise energtica endmica, latente e persistente, como se pode verificar em vrios pases, cujo melhor exemplo a Argentina: todo inverno tem crise de energia. Este status de crise passou a impor racionamento seletivo e/ou restrio ao consumo.

III A Funo Catalisadora e Integradora do Brasil


O Brasil teve uma trajetria distinta em relao crise endmica do sistema eltrico. Dada as dimenses do setor eltrico brasileiro e necessidade de aumento da oferta de energia nova em torno de 6 GW ao ano, a crise no Brasil no foi endmica6. Ela se fez presente de forma abrupta e radical em 2001, impondo um racionamento compulsrio e no seletivo de 20% sobre todo o consumo nacional. Frente a esta situao crtica que impactou de forma muito negativa o crescimento do PIB, o Brasil foi obrigado a estruturar novo Modelo para o setor eltrico entre 2003 e 2004, que, em linhas gerais buscou: (a) recuperar a capacidade do Estado em formular e executar poltica energtica; (b) retomada da responsabilidade do Estado no planejamento setorial indicativo, atravs da criao da EPE Empresa de Pesquisa Energtica - em 2004; (c) estmulo ao investimento privado atravs de regras claras e transparentes para o setor

Estudo da EPE Empresa de Pesquisa Energtica estimam que para o perodo de 2010 a 2019 o Brasil ir necessitar de 3.333 MW mdios de ampliao anual da sua capacidade instalada.
6

(d) retorno do investimento pblico, via Eletrobras e empresas estaduais, atravs de parcerias com agentes privados; (d) leiles de energia pelo menor preo com contratos de compra de energia eltrica de longo prazo (15 e 30 anos) para o mercado cativo (distribuidoras); e (e) estruturao de novo e consistente padro de financiamento graas atuao criativa e eficiente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social), capaz de garantir parcela substancial dos recursos em moeda nacional para todos os empreendimentos. (BORGES & CASTRO, 2007)

Desta forma, o Brasil vem conseguindo atingir os objetivos estruturais do novo Modelo: expanso da capacidade instalada (priorizando a hidroeletricidade) e modicidade tarifria, atravs da realizao de leiles por unidades produtivas na gerao e transmisso. Graas aos resultados obtidos com a reestruturao do setor eltrico brasileiro a partir de 2003, o Brasil detm hoje um modelo slido, consistente e dinmico que tem permitido o equilbrio entre oferta e demanda de energia eltrica baseado em investimentos privados complementados por investimentos pblicos. Este formato de estruturao do setor eltrico foi denominado pelo GESEL como Modelo de Parceria Estratgica Pblico Privada (BUENO & CASTRO, 2006; CASTRO & FERNANDES, 2007). Esta posio de deter modelo equilibrado e eficiente qualifica ainda mais o papel de agente catalisador do processo de integrao energtica do Brasil com outros pases da Amrica do Sul. A partir de 2008, a Eletrobras foi autorizada a atuar no exterior (CASTRO & GOMES, 2008) constituindo-se gradativamente no principal instrumento de execuo da

poltica energtico do Ministrio das Minas e Energia (MME) do governo brasileiro. Desta forma, criam-se os elementos de um duplo e convergente movimento: a integrao energtica do Brasil e a internacionalizao da Eletrobras. Neste sentido, pode-se considerar que so as bases slidas do Setor Eltrica Brasileiro (SEB) associadas com as externalidades e sinergias determinadas pela integrao do setor eltrico que vm possibilitando uma ao mais concreta e direta por parte do MME e da Eletrobras com o apoio do Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). Exemplo desta nova etapa do processo de evoluo do SEB em direo integrao energtica verifica-se com o Peru. Este pas vizinho detm um grande potencial hidroeltrico, mas como sua carga no alcana os 5 GW e a maioria do potencial hidroeltrico encontra-se na banda oriental da regio da Amaznia, o Peru no teria condies de viabilidade econmica para explorar seus recursos hidroeltricos e desta forma diminuir as tarifas e o uso do gs natural (subsidiado) na sua matriz eltrica. Desde 2009, a Eletrobras, em consonncia com as orientaes setoriais do MME e apoio do MRE iniciou gestes com o governo do Peru. Os resultados das negociaes procuraram ser sistematizadas atravs de um Tratado bilateral que pudesse definir uma poltica de longo prazo para construo de centrais hidroeltricas. A base deste Tratado est vinculada a dois princpios: atendimento prioritrio do seu mercado interno e o excedente de energia eltrica ser exportada para o SEB. Como resultado desta nova estratgia o Tratado de Integrao foi assinado em maio de 2010, envolvendo, a princpio, a possibilidade de construo de centrais eltricas em territrio peruano, totalizando cerca de 7 GW. Na avaliao do GESEL (Grupo de Estudos do Setor Eltrico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ), a

10

assinatura deste Tratado representa um marco para o processo de integrao energtica na Amrica Latina. Ele servir de base para alavancar novos parceiros de integrao eltrica com o Brasil. Esta nova tendncia foi constatada no I Seminrio de Integrao Energtica Bolvia-Brasil, realizado em 26 e 27 de julho no Rio de Janeiro pelo GESEL. Na ocasio, as principais autoridades do setor eltrico boliviano manifestaram o forte interesse em firmar uma parceria de longo prazo entre a empresa estatal ENDE (Empresa Nacional de Eletricidad) e a Eletrobras para construir hidroeltricas com o objetivo de atender projetada expanso do mercado interno boliviano e destinar o excedente de energia eltrica para exportao ao Brasil.

Concluso
Nestes termos, e a ttulo de concluso, a integrao energtica um processo em curso, que tender a ter seu ritmo acelerado dada a necessidade de superao da crise endmica de energia que a maioria dos pases da Amrica do Sul enfrenta. Neste processo destaca-se o papel estratgico e catalisador que o Brasil ir exercer em funo da escala do seu sistema eltrico e acima de tudo por deter um Modelo consistente e dinmico, com bases institucionais e econmicas muito slidas e um padro de financiamento eficiente. So as bases estruturais do SEB e a atuao da Eletrobras como instrumento de poltica pr-integrao, que iro determinar, orientar e acelerar o processo de integrao energtico na Amrica Latina.

Referncias Bibliogrficas

11

BORGES, Luis Ferreira Xavier; CASTRO, Nivalde Jos de. A Convergncia de um novo padro de financiamento para o setor eltrico brasileiro. Seminrio Internacional de Regulao e Reestruturao do Setor Eltrico Brasileiro. Rio de Janeiro, 30 -31 de agosto de 2006. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Imperial ou imperialista? So Paulo. Folha de So Paulo, 15 de agosto de 2010 BUENO, Daniel; CASTRO, Nivalde Jos de. Leiles de Linhas de Transmisso e o Modelo de Parceria Estratgica PblicoPrivada. So Paulo. Revista GTD, agosto de 2006, p. 6264.

CASTRO, Nivalde Jos de; BUENO, Daniel; CAVALIERI, Rita. Reestruturao e padro de financiamento do Setor Eltrico Brasileiro: O papel estratgico do investimento pblico. IX Reunio de Planejamento e Oramento - REPLAN. Eletrobrs. Porto Alegre, 27-29 de setembro de 2006. CASTRO, Nivalde Jos de; CAVALIERI, Rita. Os Caminhos da Integrao Energtica na Amrica do Sul. Energia & Mercados, So Paulo, n 56, abril de 2006, p. 42. CASTRO, Nivalde Jos de; FERNANDEZ, Paulo Cesar. A Reestruturao do setor eltrico brasileiro: Passado, presente e tendncias futuras. XIX SINPTEE Seminrio Nacional de Produo de Transmisso de Energia Eltrica. Rio de Janeiro, 14 -17 de outubro de 2007. CASTRO, Nivalde Jos de; PACHECO, Carlos; GUEDES, Ricardo. A Integrao Energtica na Amrica do Sul: as perspectivas do gs natural. Rio de Janeiro. IFE n 1.781, 04 de abril de 2006. CASTRO, Nivalde Jos de. O Brasil e o gs boliviano. Rio de Janeiro. IFE n. 1.925, Rio de Janeiro. 8 de novembro de 2006.

12

CASTRO, Nivalde Jos de; GOMES, Victor Jos Ferreira. Anlise dos aspectos econmicos e constitucionais da legislao relacionada atuao do Grupo Eletrobrs . Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1833, 8 jul. 2008. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp? id=11445>. Acesso em: 09 jul. 2008. EPE. Plano Decenal de Expanso de Energia PDE 2019. Braslia, EPE, 2010. Disponvel em http://www.epe.gov.br/Estudos /Paginas/Plano%20Decenal %20de%20Energia%20%E2%80%93% Acessado em 1 de agosto de 2010. SIMES, Antnio Jos Ferreira. Unasul: a maturidade da Amrica do Sul na construo de um mundo multipolar Tenses Mundiais, Fortaleza, v. 4, n. 7, jul. / dez. 2008, pp. 260-272.

13

Potrebbero piacerti anche