Sei sulla pagina 1di 24

Civilizao vdica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Mapa da ndia setentrional no perodo vdico tardio

A civilizao vdica a cultura associada ao povo que comps os textos religiosos conhecidos como Vedas, nosubcontinente indiano. O territrio ento ocupado por aquela civilizao corresponde ao atual Panjabe, na ndia e Paquisto, Provncia da Fronteira Noroeste (Paquisto) e maior parte da ndia setentrional. Segundo a maioria dos estudiosos, a civilizao vdica desenvolveu-se nos II e I milnios a.C., embora a tradio hindu proponha uma data mais remota, no VI milnio a.C. O snscrito vdico e a religio vdica persistiram at o sculo VI a.C., quando a cultura comeou a transformar-se nas formas clssicas do hindusmo. Este perodo da histria da ndia conhecido como a Era Vdica. Em sua fase tardia (a partir de 700 a.C.), assistiu ao surgimento dos Mahajanapadas (os dezesseis grandes reinos indianos da Idade do Ferro); Era Vdica seguiu-se a Idade de Ouro do hindusmo e da literatura clssica em snscrito, o Imprio Maurya (a partir de 320 a.C.) e os reinos mdios da ndia. Com base em provas lingsticas, a maioria dos estudiosos entende que povos de lngua indoariana migraram para a ndia setentrional, numa onda inicial da expanso indo-iraniana a partir da sia Central. Ainda segundo esta teoria, os indo-arianos foram amalgamados com os resqucios da civilizao do Vale do Indo de maneira a gerar a civilizao vdica. Os estudiosos divergem ao discutir se a migrao para o subcontinente indiano foi pacfica ou violenta (invaso).
ndice
[esconder]

1 Viso geral 2 Os quatro Vedas 3 Perodo Rigvdico 4 Organizao poltica 5 Sociedade e economia 6 Prticas religiosas vdicas 7 O Perodo vdico tardio 8 Reinos 9 Referncias 10 Bibliografia 10.1 Bibliografia adicional

11 Ligaes externas

[editar]Viso

geral

Podem ser identificados seis estratos cronologicamente distintos no idioma vdico (Witzel 1989).

1.

Rigvdico. O Rigveda , de longe, o mais antigo dos textos vdicos preservados, e

contm muitos elementos indo-iranianos, tanto na linguagem quanto no contedo, que no esto presentes em nenhum outro texto vdico. A sua criao deve ter durado vrios sculos, e, sem contar os livros mais novos (1 e 10), deve ter sido essencialmente completo em 1200 a.C.. Arqueologicamente, esse perodo pode corresponder Cultura de Tmulos de Gandhara, a Cultura de cemitrios H da regio do Punjabe e a Cultura de cermicas coloridas com ocre, mais ao leste. No existe evidncia arqueolgica ou lingstica suficientemente aceita de continuidade cultural direta a partir da civilizao do Vale do Indo.

2.

Lngua dos Mantras. Esse perodo inclui ambas as linguagens de mantra e prosa

do Atharvaveda (Paippalada e Shaunakiya), o Rigveda Khilani, o Samaveda Samhita (contendo uns 75 mantras que no esto no Rigveda), e os mantras do Yajurveda. Esses textos so derivados em grande parte do Rigveda, mas sofreram algumas mudanas, tanto por mudanas lingsticas quanto por interpretao. Mudanas conspcuas incluem a mudana de viva "tudo" para sarva, e o uso da raiz kuru- (ao invs do kno- rigvdico) na forma presente do verbo kar- "fazer, criar". Esse perodo corresponde com a Idade do Ferro no noroeste da ndia (ferro mencionado pela primeira vez no Atharvaveda), e ao reino dos Kurus, datando aproximadamente do sculo XII a.C..

3.

Prosa Samhita (aproximadamente 1100 a.C. a 800 a.C.). Esse perodo marca o

comeo da coleo e a codificao de um cnon vdico. Uma mudana lingstica importante a perda completa do modo injuntivo e dos modos do aoristo. A parte de comentrios do Yajurveda Negro (MS, KS) pertence a esse perodo.

4. 5.

Prosa Brahmana (aprox. 900 a.C. a 600 a.C.). Os Brahmanas dos quatro Vedas

pertencem a esse perodo, como tambm os mais antigos dos Upanishads (BAU, ChU, JUB). Lngua de Sutra. Esse o ltimo estrato do snscrito vdico, conduzindo at 500 a.C.,

incluindo os Shrautasutras e Grhyasutras, e alguns Upanishads (KathU, MaitrU. Upanishads mais novos so ps-vdicos[1]).

6.

Snscrito pico e paniniano. A lngua dos picos Maabrata e Ramiana, e o

Snscrito Clssico descrito por Panini, considerada ps-vdica, e pertence poca posterior a 500 a.C. Arqueologicamente, o rpido espalhamento da Cultura de Artigos Pretos Polidos ao longo de todo o norte da ndia corresponde a esse perodo. O Vedanta mais antigo, o Gautama Buddha e o dialeto prcrito Pali usado nas escrituras budistas correspondem a esse perodo. Registros histricos comearam a surgir somente aps o final do perodo vdico, e permaneceram escassos durante a Idade Mdia indiana. O fim da ndia vdica foi marcada por mudanas lingsticas, polticas e culturais. A gramtica de Panini marca o ltimo pice da codificao de textos em forma de Sutra, e ao mesmo tempo o incio do Snscrito Clssico. A invaso do vale do Indo por Dario I no incio do sculo VI a.C. marca o incio da influncia externa, continuada pelos reinos dos indo-gregos, por novas ondas de imigrao a partir de 150 a.C. (Abhira, Shaka), Kushana e, por ltimo, pelos sultes islmicos.. A fonte histrica mais importante da geografia da ndia ps-vdica Arriano, historiador grego do sculo II, cujo relato baseado no embaixador do imprio macednico em Patna, Megstenes.

[editar]Os

quatro Vedas

Ver artigo principal: Vedas O perodo vdico assim denominado porque foi nesta poca que os Vedas foram compilados. Os Vedas so antologias de textos cuja data de criao impossvel precisar[carece de fontes]. So eles em nmero de quatro:


fontes]

Rigveda: hinos compostos em forma potica para recitao em sacrifcios; Yajurveda: hinos em prosa para recitao em voz baixa durante os sacrifcios[carece de , Smaveda: versos para serem cantados, em grande parte do Rigveda;

Atharvaveda: foi aceito como um Veda tardiamente[carece de fontes], e contm frmulas de

encantamento para cura.

[editar]Perodo

Rigvdico

A origem da civilizao vdica e a sua relao com a civilizao do Vale do Indo, migrao indoariana e culturas como a de Cultura de Tmulos de Gandhara continua controversa e politicamente carregada na sociedade indiana, geralmente levando a disputas sobre a histria da cultura vdica. O Rig Veda , principalmente, uma coleo de hinos religiosos e aluses a, mas no explicaes de, vrios mitos e estrias. Os hinos mais antigos contm vrios elementos herdados da sociedade indo-iraniana pr-vdica. Entretanto, difcil definir precisamente o incio do "Perodo Rigvdico", j que emerge indistinguivelmente da era anterior. Tambm, devido natureza seminomdica da sua sociedade, difcil localiz-la, pois descreve, na sua fase mais antiga, tribos que estavam sempre migrando. Os rigvdicos tm muito em comum com a cultura Andronovo e com os reinos Mittannis, bem como com os iranianos antigos. Acredita-se que a cultura Andronovo o local da criao das primeiras bigas movidas a cavalo.

[editar]Organizao

poltica

Grama, vish e jana[2] eram unidades polticas dos vdicos antigos. Vish era uma subdiviso do jana ou krishti, e um grama era uma unidade menor que as outras duas. Ao lder de um grama chamava-se grma, e o lder de um vish era chamado de vishpati. O rashtra (sistema de governo) era governado por um rjan (chefe, 'rei'). Referia-se ao rei geralmente como gopa (protetor) e, ocasionalmente, sart (governante supremo). Ele governava o povo com o seu consentimento e aprovao, e era eleito de uma classe restrita de 'reis' (rajanya). A principal obrigao do rei era proteger a tribo. Ele era ajudado por vrios funcionrios, incluindo o purohita (sacerdote familiar) e o senn (general; sen: exrcito). O purohita no s dava conselhos ao governante, como tambm dirigia a sua biga e fazia feitios e encantamentos para garantir sucesso na guerra. Os soldados de infantaria (pattis) e em bigas (rathins), armados com arcos-e-flechas, eram muito comuns. O rei empregava spa (espies) e dtas (mensageiros). Ele coletava impostos (originalmente doaes cerimoniais, bali) do povo, os quais ele tinha que redistribuir.

[editar]Sociedade

e economia

Artigo de cermica de Navdatoli, Malwa, 1300 a.C.

As famlias eram patriarcais, e rezava-se por abundncia de filhos homens. A sociedade organizava-se em um sistem de quatro varnas (classes). O conceito de Varna (classe) e as regras de casamento eram rgidas, como evidente nos versos vdicos (RV 10.90, W. Rau 1957). O status dos brmanes e xtrias era mais alto que o dos vaixs e sudras. Os brmanes eram especializados em criar poesia, preservar os textos sagrados e conduzir vrios tipos de rituais. Agindo como liderana intelectual, eles tambm restringiam a mobilidade social entre os varnas, bem como nos campos da cincia, guerra, literatura, religio e meio-ambiente. A enunciao correta dos versos no ritual era considerada essencial para a prosperidade e sucesso nas guerras e colheitas. Os Kshatriyas acumulavam riquezas (gado), e muitos comissionavam a realizao de sacrifcios. Os xtrias ajudavam a administrar o governo, mantinham as estruturas sociais e a economia da tribo, e ajudavam-nos a manter a lei e a ordem. Em princpios do Perodo Vdico , as trs primeiras classes (brmanes, xtrias e vaixs) eram consideradas relativamente iguais, mas, no Perodo Vdico tardio, os brmanes e xtrias tornaramse a classe mais alta. Os vaixs eram pastoralistas e fazendeiros; os sudras eram a classe baixa, e deveriam servir s trs classes mais altas.[3] Como o sistema de castas tornou-se profundamente enraizado, havia muitas restries e regras que deveriam ser seguidas. O gado era muito bem tratado e aparecia freqentemente nos hinos rigvdicos; as deusas eram comparadas a vacas, e os deuses a touros. A agricultura tornou-se mais proeminente com o tempo, conforme as comunidades comeavam a gradualmente assentar-se, no perodo ps-rigvdico. A economia era baseada no comrcio de troca, utilizando gado e outros bens como sal ou metais.

[editar]Prticas

religiosas vdicas

A religio vdica precursora do hindusmo moderno. Os textos considerados pertencentes ao perodo vdico so principalmente os quatro Vedas, mas os Brmanas, Aranyakas e os Upanixades mais antigos, bem como os Shrautasutras mais antigos tambm so considerados como vdicos. Os rishis, compositores dos hinos do Rigveda, eram considerados como poetas inspirados e videntes (no perodo ps-vdico, eram considerados "ouvidores" de um Veda eternamente existente, o rauta (aquilo que ouvido). A forma de adorao era a prtica de sacrifcios, que incluam o canto de versos do Rigveda, canto de Samans e murmrio de mantras de oferenda (Yajus). Os sacerdotes realizavam os rituais para as trs classes (varna) mais altas da sociedade vdica, excluindo estritamente os sudras. As pessoas faziam oferendas pela abundncia de chuvas, gado, filhos, vida longa e para 'ir para o cu'. As principais divindades do panteo vdico eram Indra, Agni (o 'fogo sacrificial') e Soma, e outras deidades como Mitra-Varuna, Aryaman, Bhaga e Amsa, divindades da natureza como Surya (srya, o Sol), Vayu (vyu, o vento) e Prithivi (pthiv, a terra). Deusas incluam Ushas (uas, o alvorecer), Prithivi e Aditi. Os rios, especialmente Saraswati, tambm eram considerados deusas. Os deuses no eram vistos como todos-poderosos; a relao entre os humanos e as deidades era de transao, com Agni fazendo o papel de mensageiro entre os dois grupos. Fortes traos de uma religio indo-iraniana comum permanecem visveis, especialmente nos cultos a Soma e ao fogo, ambos os quais foram preservados no zoroastrianismo. O Ashvamedha ("sacrifcio do cavalo") tem paralelos na cultura Andronovo (II milnio a.C.), em Roma e na Irlanda antiga, e foi continuado na ndia at pelo menos o sculo IV d.C., e revivido no governo de Jay Singh em 1740 d.C.. A religio vdica evoluiu nos caminhos hindus da Ioga e do Vedanta, um caminho religioso que considera-se a 'essncia' dos Vedas, interpretando o panteo vdico como uma viso unitria do Universo, com 'Deus' visto como imanente e transcendente nas formas de Ishvara e Brman. Esses sistemas de pensamento ps-vdicos, juntamente com textos tardios, como os Upanixades, e picos (como o Bagavadguit, do Maabrata), tm sido preservados por completo, e formam a base do hindusmo moderno. As tradies ritualsticas da religio vdica so preservadas na tradio conservadora do rauta, com a exceo do sacrifcio de animais, que foi abandonado pelas castas mais altas, na sua maioria, no final do perodo vdico, em parte devido influncia do budismo e dojainismo, que criticam tais prticas [carece de fontes].

[editar]O

Perodo vdico tardio

A transio do perodo vdico antigo para o tardio foi marcada pela emergncia da agricultura como a atividade econmica dominante e pelo declnio correspondente da importncia da pecuria. Vrias mudanas paralelas a isso ocorreram. Por exemplo, vrios grandes reinos ascenderam devido importncia da terra e do comrcio a longa distncia. O perodo vdico tardio, de 500 a.C. para frente, mistura-se com o perodo dos Reinos Mdios da ndia, conhecidos de fontes histricas.

[editar]Reinos
Ver artigo principal: Mahajanapadas O perodo vdico tardio foi marcado pela ascenso dos dezesseis Mahajanapadas. O poder do rei e dos xtrias foi grandemente aumentado. Os governantes deram-se ttulos como ekart (o nico rei),sarvabhauma (governante de toda a terra) e chakravartin (aquele que move a roda). Os reis realizavam sacrifcios como rjasya (consagrao real), vjapeya (incluindo corrida de bigas) e, para estabelecer domnio supremo, o ashvamedha (sacrifcio de cavalos). A cerimnia de coroao era uma importante ocasio social. Vrios funcionrios, incluindo os purohita e os senn, participavam da cerimnia. O papel do povo nas decises polticas e o status dos vaixs foram grandemente diminudos.

Referncias
1. 2. 3.
V.A. Gunasekara, http://www.budsas.org/ebud/ebdha255.htm As palavras em snscrito, escritas em IAST, so grma, vi, e jana, e, no

alfabeto devanagari, respectivamente, , e . W. Rau, Staat und Gesellschaft, 1957

[editar]Bibliografia (em ingls) Bokonyi, S. 1997b. "Horse Remains from the Prehistoric Site of Surkotada,
Kutch, Late 3rd Millennium BC.", South Asian Studies 13: 297-307.

(em ingls) Kocchar, Rajesh, The Vedic people: their history and geography,
Hyderabad: Orient Longmans (1999).

(em ingls) Lal, B.B. 2005. The Homeland of the Aryans. Evidence of Rigvedic Flora
and Fauna & Archaeology, Nova Delhi, Aryan Books International.

[Michael Witzel] (em ingls), Tracing the Vedic dialects in Dialectes dans les litteratures
Indo-Aryennes ed. Caillat, Paris, 1989, 97265.

(em ingls) Michael Witzel, The Pleiades and the Bears viewed from inside the Vedic
texts, EVJS Vol. 5 (1999), ed. 2 (dezembro) .

[editar]Bibliografia

adicional

[R. C. Majumdar] (em ingls) e A. D. Pusalker (editores): The History and Culture of the
Indian People. Volume I, The Vedic age. Bombaim : Bharatiya Vidya Bhavan 1951

(em ingls) R.C. Majumdar et al. An Advanced History of India, MacMillan, 1967. (em ingls) Lokmanya Bal Gangadhar Tilak. The Arctic Home in the Vedas, Messrs
Tilak Bros., 1903

(em ingls) Ankerl, Guy. Global communication without universal civilization.


Genebra: INU Press, 2000. vol. Vol.1: Coexisting contemporary civilizations : AraboMuslim, Bharati, Chinese, and Western. ISBN 2-88155-004-5

[editar]Ligaes

externas

A Histria da Civilizao da ndia (em portugus) Restoration of Vedic Wisdom (pdf), Patrizia Norelli-Bachelet

Mitanni
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre

Mapa do Oriente Mdio por volta de 1400 aC mostrando o Reino de Mitanni na sua maior extenso

Mitanni ( hitita cuneiforme KUR

URU

Mi-ta-an-ni , tambm Mittani Mi-lo-ta-ni )

ou Hanigalbat ( assrio Hanigalbat, Khanigalbatcuneiforme Ha-ni-gal-bat ) foi um pouco organizados Hurrian estado de lngua, no norte da Sria e no sudeste da Anatlia . de cerca de 1500

aC - 1300 aC . Fundada por uma classe dominante indo-ariana governar uma populao predominantemente Hurrian, Mitanni veio a ser uma potncia regional aps a destruio do heteu amorreus
[1]

Babylon criou um vcuo de poder na Mesopotmia. No incio de sua histria, grande

rival Mitanni era o Egipto sob o Thutmosids . No entanto, com a subida do heteu imprio, Mitanni eo Egito fez uma aliana para proteger os seus interesses mtuos a partir da ameaa de dominao hitita. No auge de seu poder, durante o sculo 14 aC , tinha postos centradas em torno da sua capital, Washukanni , cuja localizao foi determinada por arquelogos estar nas cabeceiras do rio Khabur . Eventualmente, Mitanni sucumbiu ao hitita e posteriores assrios ataques, e foi reduzido ao status de uma provncia do Imprio Assrio Mdio . Sua esfera de influncia mostrada em nomes de lugares, nomes hurritas pessoais ea propagao atravs da Sria de um tipo de cermica distinta.
Contedo
[ esconder ]

o o o o o o o o o o o

1 Geografia 2 Nome 3 pessoas 4 Histria 4,1 Resumo 4,2 reino precoce 4,3 Barattarna / Parsha (ta) tar 4,4 Shaushtatar 4,5 Artatama I e II Shuttarna 4,6 Artashumara e Tushratta 4,7 Shattiwaza / Kurtiwaza 4,8 Shattuara eu 4,9 Wasashatta 4,10 Shattuara II 4,11 Hanigalbat como uma provncia assria 5 Indo-Aryan superstrato 6 governantes Mitanni 7 Legado 8 Fontes 9 Veja tambm

10 Referncias 11 Ligaes externas

Geografia
Os Mitanni controlados rotas de comrcio abaixo da Khabur para Mari e at o Eufrates de l para Charchamesh . Eles tambm controlavam os superiores do Tigre e suas cabeceiras em Nnive , Arbil ,Assur e Nuzi . Seus aliados includo Kizuwatna no sudeste da Anatlia , que se estendia entre Mukish Ugarit e Quatna oeste do Orontes para o mar, eo Niya que controlava a margem leste do Orontes de Alalah para baixo atravs de Aleppo , Ebla e Hama para Quatna e Cades . Para o leste tinham boas relaes com os supostos hurritas falando cassitas . [ 2 ] A terra de Mitani, no norte da Sria se estendia desde o montanhas Taurus a oeste e, como Extremo Oriente como Nuzi (moderna Kirkuk Tigre) e do rio no leste. No sul se estendia desde Aleppo em ( Nuhashshe ) para Mari no Eufrates , no Oriente. Seu centro estava no Rio Khabur vale, com duas capitais: Taite e Washshukanni (significa bela fonte / nascente em curdo ) [ 3 ] , chamado Taidu e Ushshukana respectivamente em fontes assrias. Toda a rea permite que a agricultura sem irrigao artificial, bovinos, ovinos e caprinos foram levantadas. muito semelhante Assria no clima, e foi colonizada por tanto indgenas Hurrian e Amoritic de lngua ( Amurru ) populaes.

Nome
"Este reino era conhecido como o, Maryannu Nahrin ou Mitanni para os egpcios, Hurri aos hititas e Hanigalbat para os assrios. Os trs nomes eram equivalentes e intercambiveis", afirmou Michael C. Astour. [ 4 ] anais hititas mencionam um povo chamado Hurri ( Hu-ur-ri ), localizado no nordeste da Sria. Um fragmento heteu, provavelmente desde o tempo de Mursili I , menciona um "King of the Hurri", ou "hurritas". O assrio-acadiano verso do texto torna "Hurri" como Hanigalbat . Tushratta, que estilos prprio "rei de Mitanni" em suas cartas de Amarna acadiano , refere-se a seu reino como Hanigalbat. Fontes egpcias chamar Mitanni " nhrn ", que geralmente pronunciado como Naharin / Naharina
[6] [5]

do assrio-acadiano palavra "rio", cf. Aram-Naharaim . O nome Mitanni encontrado pela

primeira vez nas "Memrias" das guerras srias (cerca de 1480 BC) do astrnomo oficial e Amememhet relojoeiro, que voltou do "pas estrangeiro chamado Me-ta-ni "na poca de Tutms I . [ 7 ] A expedio ao Naharina anunciado por Tutmsis I no incio do seu reinado longo reinado anterior de Amenhotep I por Amenhotep II .
[9] [8]

pode realmente ter acontecido durante o

Helck acredita que esta foi a expedio mencionado

Pessoas

A etnia do povo de Mitanni difcil determinar. Um tratado sobre a formao dos cavalos dos carros por Kikkuli contm um nmero de indo-arianos glosas. [ 10 ] Kammenhuber (1968) sugeriram que este vocabulrio foi derivado da ainda indivisa Indo-iraniano lngua,
[ 11 ] [ 12 ] [ 13 ]

, mas Mayrhofer ( 1974) mostrou

que especificamente indo-arianos caractersticas esto presentes.

Os nomes da aristocracia Mitanni freqentemente so de origem indo-ariana, mas especificamente suas divindades que mostram indo-ariana razes (Mitra, Varuna, Indra, Nasatya), embora alguns pensam que eles so provavelmente mais imediatamente relacionado aos cassitas . [ 14 ] A linguagem das pessoas comuns, o idioma hurriano no indo-europeu nem semita.
[ 15 ]

Hurriano, e, portanto, os

hurritas, so, portanto, acredita-se que parentes de Urartu , ambos pertencentes linguagem HurroUrartian famlia. Ela havia sido realizada, que nada mais pode ser deduzida a partir da evidncia atual. [ 16 ] A passagem Hurrian nas cartas de Amarna - geralmente compostos em acadiano, a lngua franca do dia - indica que a famlia real de Mitanni era ento Hurrian falando como bem. Portadores de nomes no idioma hurriano so atestadas em amplas reas da Sria e do Levante do norte, que esto claramente fora da rea da entidade poltica conhecida como Assria Hanilgalbat .No h nenhuma indicao de que essas pessoas devia lealdade entidade poltica de Mitanni, embora o alemo termo Auslandshurriter ("expatriados hurritas") tem sido utilizado por alguns autores.No sculo 14 aC numerosas cidades-estado no norte da Sria e Cana eram governados por pessoas com Hurrian e alguns nomes indo-arianos. Se isso pode ser tomado para significar que a populao desses estados foi Hurrian bem, ento possvel que essas entidades faziam parte de um grande governo com uma identidade compartilhada hurriano. Isso muitas vezes assumido, mas sem uma anlise crtica das fontes. Diferenas no dialeto regional e pantees diferentes ( Hepat / Shawushka, Sharruma / Tilla etc) apontam para a existncia de vrios grupos de alto-falantes hurriano.

Histria
No h fontes nativas para a histria de Mitanni (ie Hanilgalbat ) foram encontrados at agora. A conta se baseia principalmente em fontes assrio, hitita e egpcio , bem como inscries de locais prximos, na Sria. Muitas vezes nem sequer possvel estabelecer a sincronicidade entre os governantes de diferentes pases e cidades, e muito menos dar no contestados datas absolutas. A definio e histria de Mitanni ainda assolado por uma falta de diferenciao entre os grupos lingusticos, tnicos e polticos.

Resumo
Acredita-se que as tribos guerreiras hurritas e tornou-se cidade estados unidos sob uma dinastia aps o colapso do Babylon devido ao saco heteu por Mursili eu eo Kassite invaso. A conquista hitita de Aleppo

( Yamhad ), o fraco meio reis assrios, e as lutas internas dos hititas tinha criado um vcuo de poder na Alta Mesopotmia. Isso levou formao do reino de Mitanni. Rei Barattarna de Mitanni expandiu o reino a oeste Halab (Aleppo) e fez Idrimi de Alalakh seu vassalo. O estado de Kizzuwatna no oeste tambm mudou a sua fidelidade a Mitanni e Arrapha e Assriano leste tinha-se tornado Mitannian estados vassalos pelo BC meados do sculo 15. A nao ficou mais forte durante o reinado de Shaushtatar mas os hurritas estavam dispostos a manter os hititas no interior do planalto da Anatlia. Kizzuwatna no oeste e Ishuwa no norte eram aliados importantes contra os hostis hititas . Depois de alguns poucos confrontos com os Faras sobre o controle da Sria Mitanni buscou a paz com o Egito e uma aliana foi formada. Durante o reinado de Shuttarna no incio do sculo 14 aC a relao era muito amigvel, e ele enviou sua filha Gilu-Hepa para o Egito para um casamento com o fara Amenhotep III . Mitanni estava agora no auge do poder. Rei Ashur-uballit I da Assria derrotou Shuttarna e libertou a Assria da dominao Mittani no meio do sculo 14 aC. Com a morte de Shuttarna, Mitanni foi devastado por uma guerra de sucesso. Eventualmente Tushratta , um filho de Shuttarna, ascendeu ao trono, mas o reino havia sido enfraquecido consideravelmente, e tanto as ameaas dos hitita e assria aumentaram. Ao mesmo tempo, a relao diplomtica com o Egipto ficou fria. O rei hitita Suppiluliuma invadiu os estados vassalos Mitanni no norte da Sria e substituiu-os com os sditos leais. Na capital Washukanni uma luta de poder nova estourou. Os hititas e assrios apoiado pretendentes diferentes para o trono. Finalmente, um exrcito hitita conquistou a capital Washukkanni e instalaram Shattiwaza , filho de Tushratta, como seu rei vassalo de Mitanni no final do sculo 14 aC. O reino tinha at agora foi reduzido para o Vale do Khabur. Os assrios no tinha dado a sua reivindicao sobre Mitanni, e Salmanasar I , no sculo 13 aC anexou o reino.

Reino cedo
J em acadiano vezes, hurritas so conhecidos por terem vivido leste do rio Tigre na borda norte da Mesopotmia, e no Vale do Khabur. O grupo que se tornou Mitanni gradualmente moveram para o sul na Mesopotmia antes do sculo 17 aC. Hurritas so mencionados nas privadas Nuzi textos, em Ugarit , e os arquivos hititas em Hattushsha ( Boazky ). Cuneiform textos de Mari mencionar os governantes de cidades-estados na Mesopotmia superior com tanto Amurru (amorreu) e os nomes hurritas. Governantes com nomes hurritas tambm so atestadas por Urshum e Hashshum, e comprimidos de Alalakh (camada VII, da parte posterior da antiga Babilnia perodo) mencionar as pessoas com nomes hurritas na boca

dos Orontes . No h nenhuma evidncia para qualquer invaso do Nordeste. Geralmente, estesonomsticos fontes foram tomadas como evidncia para uma expanso Hurrian para o Sul eo Oeste. Um fragmento heteu, provavelmente desde o tempo de Mursili I , menciona um "Rei dos hurritas" ( Lugal ERN.ME Hurri ). Essa terminologia foi utilizada pela ltima vez para o rei Tushratta de Mitanni, em uma carta na Amarna arquivos. O ttulo normal do rei foi "King of the-Hurri homens '(sem o determinativo KUR indicando um pas). Acredita-se que as tribos guerreiras hurritas e tornou-se cidade estados unidos sob uma dinastia aps o colapso do Babylon devido ao saco heteu por Mursili eu eo Kassite invaso. A conquista hitita de Aleppo ( Yamkhad ), o fraco meio reis assrios, e as lutas internas dos hititas tinha criado um vcuo de poder na Alta Mesopotmia. Isso levou formao do reino de Mitanni. O lendrio fundador da dinastia Mitannian era um rei chamado Kirta , que foi seguido por um rei Shuttarna . Nada se sabe sobre estes primeiros reis.

Barattarna / Parsha (ta) tar


Rei Barattarna conhecido a partir de uma tbua cuneiforme em Nuzi e uma inscrio por Idrimi de Alalakh . [2] fontes egpcias no mencionar o seu nome, que ele era o rei de Naharin com quem Thutmose III lutou contra no sculo 15 aC s pode ser deduzida a partir de suposies. Quer Parsha alcatro (ta), conhecido a partir de outro inscrio Nuzi, o mesmo que Barattarna, ou um rei diferente, debatido. Sob o governo de Tutms III , tropas egpcias cruzaram o Eufrates e entrou pelas terras centrais do Mitanni. Em Megido , ele lutou uma aliana de 330 prncipes Mitanni e lderes tribais sob o governante de Kadesh . Veja Batalha de Megido (sculo 15 aC) . Mitanni havia enviado tropas tambm. Se isso foi feito porque nos tratados existentes, ou apenas em reao a uma ameaa comum, permanece aberta para debate. A vitria egpcia abriu o caminho para o norte. Tutms III novamente em guerra no Mitanni no 33 ano de seu reinado. O exrcito egpcio atravessou o rio Eufrates em Carquemis e chegou a uma cidade chamada Iryn (talvez Erin dias de hoje, 20 km a noroeste de Alepo.) Eles navegaram at o Eufrates para Emar (Meskene) e depois voltou para casa via Mitanni. A caa de elefantes no Lago Nija era suficientemente importante para ser includo nos anais. Este foi PR impressionante, mas no levou a qualquer regra permanente. Somente a rea no meio Orontes e Fencia tornou-se parte do territrio egpcio. Vitrias sobre Mitanni so gravadas a partir das campanhas egpcias em Nuhashshe (parte central da Sria). Novamente, isso no levou a permanentes conquistas territoriais. Barattarna ou seu filho Shaushtatar controlava o Norte Mitanni interior at Nuhashshe , e os territrios costeiros

de Kizzuwatna para Alalakh no reino de Mukish na foz do Orontes. Idrimi de Alalakh, retornando do exlio egpcio, s poderia ascender o trono dele com o consentimento do Barattarna. Enquanto ele tem que governar e Mukish Ama'u, Aleppo permaneceu com Mitanni.

Shaushtatar

Shaushtatar , rei de Mitanni, demitido Assur algum tempo no sculo 15, durante o reinado de Nur-ili , e tomou as portas de prata e de ouro do palcio real para Washshukanni . Isto conhecido a partir de um documento, posteriormente, heteu, o tratado Suppililiuma-Shattiwaza. Aps o saque de Assur, na Assria pode ter pago tributo a Mitanni at o momento de Ashur-uballit I (1365-1330 aC). No h nenhum vestgio de que nas listas rei assrio, portanto provvel que Assur era governado por um nativo fidelidade devido assrio dinastia espordicas casa de Shaushtatar. Enquanto um algum vassalo de Mitani, o templo de Sin e Shamash foi construdo em Assur. Aleppo , Nuzi , e Arrapha parecem ter sido incorporada Mitani sob Shaushtatar to bem. O palcio do prncipe herdeiro , o governador de Arrapha foi escavada. Uma carta de Shaushtatar foi descoberto na casa de Shilwe-Teshup. Seu selo mostra heris e gnios alados que lutam lees e outros animais, bem como um sol alado . Este modelo, com uma multiplicidade de figuras distribudas ao longo de todo o espao disponvel, tomado como tipicamente hurriano. Um segundo selo, pertencente ao Shuttarna I, mas utilizado por Shaushtatar, encontrado em Alalakh , mostra uma mais tradicional acadianomodelo. A superioridade militar do Mitanni provavelmente foi baseada na utilizao de duas rodas carros de guerra, impulsionado pelos 'Marjannu de pessoas. Um texto sobre a formao dos cavalos de batalha, escrito por um certo " Kikkuli o Mitannian "foi encontrado nos arquivos recuperados em Hattusa . Mais especulativa a atribuio da introduo do carro na Mesopotmia para Mitanni cedo. Sob o fara egpcio Amenhotep II , Mitanni parece ter recuperado a influncia no meio Orontes vale que tinha sido conquistado por Thutmose III. Amenhotep lutaram na Sria em 1425, presumivelmente contra Mitanni bem, mas no alcanou o Eufrates.

Artatama I e II Shuttarna

Mais tarde, Egito e Mitanni tornaram-se aliados, eo Rei Shuttarna II se foi recebido na corte egpcia. Letras amigveis, presentes sumptuosos, e cartas pedindo presentes suntuosos foram trocadas.Mitanni estava especialmente interessado em ouro egpcio. Isso culminou em uma srie de casamentos reais: a filha do rei Artatama eu era casado com Tutms IV . Kilu-Hepa, ou Gilukhipa , filha de Shuttarna II, casou-se com o fara Amenhotep III , que governou no sculo 14 aC. Em um casamento real depois Tadu-Hepa, ou Tadukhipa , filha de Tushratta, foi enviado para o Egito. Quando Amenhotep III ficou doente, o rei de Mitanni enviou-lhe uma esttua da deusa Shaushka ( Ishtar ) de Nnive , que tinha a fama de curar doenas. A fronteira mais ou menos permanente entre o Egito e Mitanni parece ter existido perto Qatna no rio Orontes; Ugarit foi parte do territrio egpcio. A razo Mitanni buscou a paz com o Egito pode ter sido problemas com os hititas. Um governante heteu chamado Tudhaliya realizaram campanhas contra Kizzuwatna , Arzawa , Ishuwa , Aleppo , e talvez contra si Mitanni. Kizzuwatna pode ter cado para os hititas naquele momento.

Artashumara e Tushratta

Cuneiform comprimido contendo uma carta de Tushratta de Mitanni para Amenhotep III (de 13 cartas do rei Tushratta).

Artashumara seguiu seu pai Shuttarna II no trono, mas foi assassinado por um certo UD-oi, ou Uthi. incerto o que intrigas que se seguiram, mas UD-oi ento colocado Tushratta , outro filho de Shuttarna, no trono. Provavelmente, ele era muito jovem na poca e foi planejado para servir como uma figura nica. No entanto, ele conseguiu eliminar o assassino, possivelmente com a ajuda de seu pai egpciode-lei, mas isso pura especulao.

Os egpcios podem ter suspeitado os dias poderosos de Mitanni estavam prestes a acabar. A fim de proteger a sua zona de fronteira com a Sria o novo fara Akhenaton vez recebeu emissrios dos hititas e Assria; do estado Mitannian ex-vassalo. A partir das cartas de Amarna sabemos como afirmao desesperada Tushratta para uma esttua de ouro de Akhenaton desenvolvido em uma grande crise diplomtica. A instabilidade enfraqueceu o controle Mitannian de seus estados vassalos, e Aziru de Amurru aproveitou a oportunidade e fez um acordo secreto com o rei hitita Suppiluliuma eu . Kizzuwatna , que separou-se dos hititas, foi reconquistada por Suppiluliuma. No que foi chamado de sua primeira campanha da Sria, Suppiluliuma ento invadiu o oeste vale do Eufrates, e conquistou o Amurru eNuhashshe em Mitanni. Segundo a posterior Suppiluliuma-Shattiwaza tratado, Suppiluliuma havia feito um tratado com Artatama II , um rival de Tushratta.Nada se sabe da vida anterior, este Artatama ou conexo, se houver, para a famlia real. Ele chamado de "rei do Hurri", enquanto Tushratta passou o ttulo de "rei de Mitanni". Isto deve ter discordou Tushratta. Suppiluliuma comearam a saquear as terras na margem oeste do rio Eufrates, e anexou Monte Lbano . Tushratta ameaou invadir alm do Eufrates se mesmo um nico cordeiro ou cabrito foi roubado. Suppiluliuma ento conta que a terra de Ishuwa no Eufrates superior tinha se separaram no tempo de seu av. As tentativas de conquist-lo fracassaram. No tempo de seu pai, outras cidades haviam se rebelado. Suppiluliuma afirma ter derrotado eles, mas os sobreviventes fugiram para o territrio de Ishuwa, que deve ter sido parte de Mitanni. Uma clusula para retornar fugitivos faz parte de vrios tratados entre Estados soberanos e entre governantes e estados vassalos, ento talvez o alojamento de fugitivos por Ishuwa formou o pretexto para a invaso hitita. Um exrcito hitita cruzaram a fronteira, entrou Ishuwa e devolveu os fugitivos (ou desertores ou governos no exlio) para heteu regra."Eu libertou as terras que eu capturados, eles moravam em seus lugares Todas as pessoas que eu liberados voltou seus povos, e Hatti incorporado seus territrios.". O exrcito hitita, em seguida, marcharam atravs de vrios distritos para Washukanni . Suppiluliuma afirma ter saqueado a rea, e ter trazido loot, cativos, bovinos, ovinos e cavalos de volta para Hatti. Ele tambm afirma que Tushratta fugiu, embora, obviamente, ele no conseguiu capturar a capital. Embora a campanha enfraquecida Mitanni, no ps em perigo a sua existncia. Em uma segunda campanha, os hititas novamente cruzou o Eufrates e suave Halab , Mukish , Niya , Arahati , Apina e Qatna, bem como algumas cidades cujos nomes no foram preservadas. O esplio de Arahati includo cavaleiros, que foram trazidos para Hatti, juntamente com todas as suas posses. Embora fosse comum a prtica de incorporar soldados inimigos no exrcito,

isso pode apontar para uma tentativa heteu, para contrariar a arma mais potente de Mitanni, os carros de guerra, atravs da construo de criar ou reforar suas prprias foras de bigas. Tudo somado, Suppiluliuma afirma ter conquistado as terras "do Monte Lbano e da margem oposta do rio Eufrates". Mas os governadores ou governantes vassalos hititas so mencionados apenas para algumas cidades e reinos. Enquanto os hititas fez alguns ganhos territoriais no oeste da Sria, parece improvvel que eles estabeleceram uma regra permanente a leste do Eufrates.

Shattiwaza / Kurtiwaza
Um filho de Tushratta conspirou com seus sditos, e matou seu pai para se tornar rei. Seu irmo Shattiwaza foi forado a fugir. Na agitao que se seguiu, os assrios afirmaram sua independncia sob Ashur-uballit eu , e ele invadiu o pas, eo Artatama fingidor / Atratama II ganhou ascendncia, seguido por seu filho Shuttarna. Suppiluliuma afirma que "toda a terra de Mittanni foi runa, ea terra de Assria ea terra de Alshi dividido entre eles ", mas isso soa mais como um desejo. Este Shuttarna manteve boas relaes com a Assria, e voltou para ele as portas do palcio de Assur, que haviam sido tomadas pelos Shaushtatar. Esse esplio formado um poderoso smbolo poltico na antiga Mesopotmia. O Shattiwaza fugitivo pode ter ido para a Babilnia em primeiro lugar, mas acabou chegando na corte do rei hitita, que se casou com ele para uma de suas filhas. O tratado entre Suppiluliuma de Hatti e Shattiwaza de Mitanni foi preservada e uma das principais fontes sobre este perodo. Aps a concluso do tratado Suppiluliuma-Shattiwaza, Piyashshili , um filho de Suppiluliuma, liderou um exrcito hitita em Mitanni. De acordo com fontes hititas, Piyashshili e Shattiwaza cruzou o Eufrates em Carquemis, em seguida, marchou contra Irridu em territrio Hurrite. Eles enviaram mensageiros da margem oeste do rio Eufrates e parecia ter esperado uma recepo acolhedora, mas as pessoas eram leais ao seu novo governante, influenciado, como afirma Suppiluliuma, pelas riquezas de Tushratta. "Por que vocs esto vindo? Se voc est vindo para a batalha, vem, mas voc no deve voltar para a terra do grande Rei!" eles insultaram. Shuttarna havia enviado homens para reforar as tropas e carros de do distrito de Irridu, mas o exrcito hitita ganhou a batalha, e as pessoas de Irridu processado por paz. Enquanto isso, um exrcito da Assria ", liderado por um cocheiro single" marcharam sobre Washshukanni. Parece que Shuttarna tinha procurado ajuda assrio em face da ameaa hitita.Possivelmente, a fora enviada no atender suas expectativas, ou ele mudou de idia. Em qualquer caso, o exrcito assrio foi negada a entrada, e definir, em vez de sitiar a capital. Isto parece ter virado o humor contra Shuttarna, talvez a maioria dos habitantes de Washshukanni decidiram que estavam em melhor situao com o imprio hitita do que com os seus antigos sditos. Enfim, um mensageiro foi enviado para Piyashshili e Shattiwaza em Irridu, que entregou a sua mensagem em

pblico, s portas da cidade. Piyashshili e Shattiwaza marcharam sobre Washukanni, e as cidades de Harran e Pakarripa parece ter rendido a eles. Enquanto em Pakarripa, um pas desolado onde as tropas sofreram fome, eles receberam a palavra de um avano assrio, mas o inimigo nunca se materializou. Os aliados perseguiram os soldados em retirada para Nilap_ini assrios, mas no podia forar um confronto. Os assrios parecem ter recuado em casa diante da fora superior dos hititas. Shattiwaza se tornou rei de Mitanni, mas depois Suppililiuma tomou Carquemis ea terra a oeste do Eufrates, que eram governadas por seu filho Piyashshili, Mitanni era restrito ao Rio Khabur e Balikh Rio vales, e tornou-se mais e mais dependentes de seus aliados em Hatti. Alguns estudiosos falam de um reino hitita fantoche, um estado-tampo contra a Assria. Assria sob Ashur-uballit eu comecei a infringir Mitanni tambm. Seu estado vassalo de Nuzi leste do Tigre foi conquistada e destruda. De acordo com o Hittitologist Trevor R. Bryce , Mitanni (ou Hanigalbat como era conhecido) foi permanentemente perdida para a Assria durante o reinado de Mursili III de Hatti, que foi derrotada no processo. Sua perda foi um grande golpe para heteu prestgio no mundo antigo e minou a autoridade do jovem rei sobre o seu reino.

Eu Shattuara
As inscries reais de Adad-nirari I (c. 1307-1275) se relacionam como o Rei Shattuara de Mitanni rebelou-se e cometeram atos hostis contra a Assria. Como este Shattuara estava relacionada com a dinastia de Partatama no clara. Alguns estudiosos acreditam que ele era o segundo filho de Artatama II, eo irmo de Shuttarna Shattiwazza de one-time rival. Adad-nirari alega ter capturado o rei Shattuara eo levou para a Assria, onde ele fez o juramento como vassalo. Depois, ele foi autorizado a regressar ao Mitanni, onde paga-Adad nirari tributo regular. Isso deve ter acontecido durante o reinado do rei hitita Mursili II , mas no h data exata.

Wasashatta
Apesar da fora da Assria, filho de Shattuara Wasashatta se rebelaram. Ele procurou ajuda hitita, mas que o reino estava preocupado com as lutas internas, possivelmente relacionados com a usurpao de Hattusili III , que tinha levado seu sobrinho Urhi-Teshup para o exlio. Os hititas tomaram dinheiro Wasashatta, mas no ajuda, como inscries Adad-nirari de notar alegremente. Os assrios conquistaram a cidade real de Taidu, e tomou Washshukannu, Amasakku, Kahat , Shuru, Nabula, Hurra e Shuduhu tambm. Eles conquistaram Irridu, destruiu totalmente e semeou sal sobre ele . A esposa, filhos e filhas de Wasashatta foram levados para a Assria, junto com lotes de saque e outros prisioneiros. Como Wasashatta mesmo no mencionado, ele deve ter escapado de captura. H

cartas de Wasashatta nos arquivos hititas. Alguns estudiosos acham que ele tornou-se governante de um estado chamado Mitanni reduzida Shubria . Enquanto Adad-nirari eu conquistei o corao entre o Mitanni Balikh eo Khabur, ele no parece ter atravessado o rio Eufrates, e Carquemis permaneceu parte do reino hitita. Com sua vitria sobre o Mitanni, Adad-nirari reivindicou o ttulo de Grande Rei ( Sharru Rabu ), em cartas aos governantes hititas, que ainda no o consideram como um igual.

Shattuara II
No reinado de Salmanasar I (1270-1240s) King Shattuara de Mitanni, um filho ou sobrinho de Wasahatta, rebelou-se contra o jugo assrio com a ajuda dos hititas e do nmade Ahlamu cerca de 1250 aC. Seu exrcito estava bem preparado, eles ocuparam todas as passagens da montanha e waterholes, para que o exrcito assrio sofria de sede durante o seu avano. No entanto, Salmaneser conquistou uma vitria esmagadora. Ele alega ter matado 14.400 homens, os outros foram endurecidos e levada embora. Suas inscries mencionar a conquista de nove templos fortificados; 180 cidades hurritas foram "transformados em montes de entulho", e Shalmaneser "... abatidos como ovelhas os exrcitos dos hititas e do Ahlamu seus aliados ...". As cidades de Taidu para Irridu foram capturados, bem como todos os do monte Kashiar para Eluhat e as fortalezas do Sudu e Harranu para Carquemis sobre o Eufrates. Outra inscrio menciona a construo de um templo para Adad em Kahat, uma cidade de Mitanni que deve ter sido ocupada tambm.

Hanigalbat como uma provncia assria


Uma parte da populao foi deportada e serviu como mo de obra barata. Cevada meno Administrativo documentos atribudo aos "homens desenraizadas", deportados de Mitanni. Por exemplo, o governador da cidade Nahur, Meli-Sah recebeu cevada para ser distribudo a pessoas deportadas de Shuduhu "como alimento sementes, para os bois e para si". Os assrios construram uma linha de fortificaes de fronteira contra os hititas no Rio Balikh . Mitanni foi agora governado pelo gro-vizir assrio Ili-ippada , um membro da famlia real, que assumiu o ttulo de rei ( Sharru ) de Hanilgalbat. Ele residia no centro da Assria recm-construdo administrativa no Diga Sabi Abyad , governado pelo mordomo assrio Tammitte. Assrios mantido no s o controle militar e poltico, mas parecem ter dominado o comrcio tambm, como no h nomes hurritas aparecem em registros privados de tempo de Salmanasar. Sob Tukulti-Ninurta I (c. 1243-1207), houve novamente vrias deportaes de Hanilgalbat (leste Mitanni) para Assur, provavelmente em conexo com a construo de um novo palcio. Como as inscries reais mencionar uma invaso de Hanilgalbat por um rei hitita, pode ter havido uma nova rebelio, ou pelo menos o suporte nativo de uma invaso hitita. As cidades assrias podem ter sido demitido neste

momento, como os nveis de destruio foram encontrados em algumas escavaes que no podem ser datados com preciso, no entanto. Diga Sabi Abyad , sede do governo da Assria nos tempos de Salmanasar, foi abandonada entre 1200 e 1150 BC No tempo de Ashur-nirari III (ca. 1200 aC, o incio colapso da Idade do Bronze ), o frgios e outros invadiram Hanilgalbat e foi perdido temporariamente a regra assrio. O hurritas ainda realizada Katmuhu e Paphu. No perodo de transio para a Idade do Ferro inicial , Mitanni foi colonizada por invadir arameu tribos.

Indo-ariana superstrato
Ver artigo principal: indo-ariana superstrato em Mitanni Alguns theonyms, nomes prprios e outra terminologia do Mitanni exibem um indo-ariana superstrato, sugerindo que um indo-ariana elite se imps sobre o Hurrian pessoas no decurso da expanso indoariana . Em um tratado entre os Hititas e Mitanni, as divindades Mitra , Varuna , Indra e Nasatya ( Ashvins ) so chamados. Kikkuli o texto de treinamento do cavalo inclui termos tcnicos comoaika ( eka , um), tera ( tri , trs) , panza ( pancha , cinco), satta ( sapta , sete), NA ( nava , nove), vartana ( vartana , rodada por sua vez, na corrida de cavalos). O numeral aika "um" de particular importncia porque coloca o superstrato nas imediaes do indo-ariano adequado ao contrrio de Indo-iraniana ou no incio do Ir (que tem "aiva") em geral
[ 17 ]

Outro texto tem babru ( babhru , marrom), parita ( Palita , cinza), e pinkara ( pingala , vermelho). Sua festa principal era a celebrao do solstcio ( vishuva ) que era comum na maioria das culturas do mundo antigo. Os guerreiros foram chamados Mitanni marya , o termo para guerreiro em snscrito , bem como, nota Mista-NNU (= miha, ~ snscrito mha) "Pagamento (para a captura de um fugitivo)" (M. Mayrhofer, Etymologisches Wrterbuch des Altindoarischen <Heidelberg 1986 - 2000;. Vol. II 358). Sanskritic interpretaes de nomes reais Mitanni tornar Artashumara (artaumara) como Arta-Smara "que pensa em Arta / RTA" (Mayrhofer II 780), Biridashva (biridaa, biriiaa) como Prtva ", cujo cavalo caro" (Mayrhofer II 182), Priyamazda (priiamazda) como Priyamedha "cuja sabedoria caro" (Mayrhofer II 189, II378), Citrarata como Citraratha ", cujo carro est brilhando" (Mayrhofer I 553), Indaruda / Endaruta como Indrota "ajudado por Indra" (Mayrhofer I 134), Shativaza (attiaza) como Stivja "ganhar a corrida preo" (Mayrhofer II 540, 696), ubandhu como Subandhu "ter parentes bons" (um nome na Palestina, Mayrhofer II 209, 735), Tushratta (tieratta, turatta, etc) como * taiaaratha, vdica Tvastr ", cujo carro veemente" (Mayrhofer, Etim. Wb., eu 686, I 736).

Governantes Mitanni
( breve cronologia )
Governantes Governado Comentrios

Kirta Eu Shuttarna Parshatatar ou Parrattarna Shaushtatar Eu Artatama Shuttarna II Artashumara Tushratta Artatama II Shuttarna III Shattiwaza ou Kurtiwaza Shattuara Wasashatta Shattuara II

ca. 1500 aC ( curto ) Filho de Kirta Filho de Kirta Contempornea de Idrimi de Alalakh , Sacks Ashur Tratado com o fara Tutms IV do Egito , Contempornea do fara Amenhotep II do Egito Filha casa-se com o fara Amenhotep III do Egito em seu 10 ano Filho de Shutarna II, breve reinado ca. 1350 aC ( curto ) Contempornea de Suppiluliuma eu dos hititas e faras Amenhotep III e Amenhotep IV do Egito, cartas de Amarna Tratado com Suppiluliuma eu dos hititas, governou mesmo tempo que Tushratta Contempornea de Suppiluliuma eu dos hititas Mitanni torna-se vassalo do Imprio Hitita Mittani torna-se vassalo da Assria sob Adad-nirari eu Filho de Shattuara ltimo rei de Mitanni antes Assria conquista

Todas as datas devem ser tomadas com cautela, pois eles so trabalhados apenas por comparao com a cronologia da antiga outras naes do Oriente Prximo .

Legado
Ver artigo principal: Urartu Dentro de alguns sculos da queda de Washshukanni para a Assria, Mitanni tornou-se plenamente Assyrianized e linguisticamente Aramaized , e uso da lngua Hurrian comeou a ser desencorajado por todo o Imprio Neo-Assrio . No entanto, Urartean , um dialeto intimamente relacionado com Hurrian parece ter sobrevivido no novo estado de Urartu , nas reas montanhosas ao norte.
[ 18 ]

No dia 10 as inscries ao 9 sculo aC de Adad-nirari II e III

Salmaneser , Hanigalbat ainda usado como um termo geogrfico.

Fontes

Gaal, E. "O papel econmico da Hanilgalbat no incio da expanso neo-assrio." In:

Hans-Jrg Nissen / Johannes Renger (eds.), Mesopotamien Nachbarn und seine. Politische und kulturelle Wechselbeziehungen im Alten Orient vom 4. bis 1. Jahrtausend v Chr. Berliner zum Beitrge Vorderen Orient 1 (Berlim, Reimer 1982), 349-354.

Harrak, Amir "Assria e Hanilgalbat. A reconstruo histrica das relaes bilaterais a

partir de meados de 14 ao final dos 12 sculos antes de Cristo." Studien zur Orientalistik (Hildesheim, Olms 1987).

Khne, Cord "Politische Szenerie und internationale Beziehungen Vorderasiens hum

die Mitte des 2. Jahrtausends vor Chr. (Zugleich ein Konzept der Kurzchronologie). Zeittafel einer Mit." In: Hans-Jrg Nissen / Johannes Renger (eds.), Mesopotamien Nachbarn und seine. Politische und kulturelle Wechselbeziehungen im Alten Orient vom 4. bis 1. Jahrtausend v Chr. Berliner zum Beitrge Vorderen Orient 1 (Berlim, Reimer 1982), 203-264.

Novk, Mirko: "Mittani Imprio ea Questo da cronologia absoluta: Algumas

Consideraes arqueolgicos." In: Manfred Bietak / Ernst Czerny (eds.): "A sincronizao das Civilizaes do Mediterrneo Oriental durante o segundo milnio aC III"; Akademie der Wissenschaften sterreichische Denkschrift Banda XXXVII; Wien, 2007; ISBN 978-3-70013527 - 2 ; pp 389-401.

Starr, RFS Nuzi (Londres 1938). Weidner, "Assyrien und Hanilgalbat". Ugaritica 6 (1969) Thieme, P., Os Deuses dos arianos "dos Tratados Mitanni , Journal of American Society

Oriental 80, 301-317 (1960)


1997.

Wilhelm, Gernot: Os hurritas , Aris & Philips Warminster 1989. Von Dassow, Eva Melita. Estratificao Social do Alalah Sob o imprio Mittani . [Sl: sn],

Ver tambm

Nagar, Sria Histria dos hititas Cronograma cronologia curta

Referncias
1. 2. 3. 4. 5. 6.
^ Trevor Bryce (2005). O Reino dos Hititas . Oxford University Press. p. 98. ^ Michael Roaf, Cambridge Atlas da Mesopotmia mapas pp 134-135. ^ Baskent WAUKAN ^ Astour ", attusilis, Halab, e anigalbat" Jornal de Estudos do Oriente Mdio 31 0,2 (abril

1972:102-109) p 103. ^ Astour 1972:103, observando as letras de Amarna 18:9; 20:17; 29:49. ^ Faulkner, Raymond O. A Concise Dictionary of Middle egpcia. p.135. Griffith Institute,

Oxford, 1962; [1] egpcios Novas listas Unido topogrficos], por Kenneth Kitchen, p.5 pargrafo fundo, Universidade de Memphis

7.

^ Seu livro foi publicado pela L. Borchardt, "Altgyptische Zeitmessung" em E. von

Basserman-Jordan, Die Geschichte der Zeitmessung und der hre , vol. I. (Berlin / Leipzig) 1930, pp 60FF, observou em Astour 1972:104, nota 25,26.

8. 9.

^ W. Helck,'' Oriens Antiquus 8 (1969:301, nota 41; 302. ^ . Drioton e J. Vandier, L'Egypte 4 ed. (Paris) f 1962:396. ^ Robert Drews, "a vinda dos gregos: Indo-europeus conquistas no mar Egeu e do

10. 11. 12.

Oriente Prximo.", Princeton University Press, Chariot Guerra. pg 61 ^ Robert Drews, "a vinda dos gregos: Indo-europeus conquistas no mar Egeu e do

Oriente Prximo.", Princeton University Press, Chariot Guerra. pg 61 ^ Annelies Kammenhuber, "Die Arier im vorderen Orient" (Heidelberg: Carl Winter

Universistatverlag, 1968 pg 238 pg Em 238, ela indica que eles falavam uma:.. "noch ungeteiltes Indo-Iranisch".

13.

^ M. Mayrhofer, Die Arier im Vorderen Orient - Mythos ein? Sitzungsberichte der

Akademie der Wissenschaften Oesterreichischen 294,3, de Viena de 1974; M. Mayrhofer, Etymologisches Wrterbuch des Altindoarischen, Heidelberg 1986-2000, vol. IV

14. 15. 16. 17. 18.

^ Roux Georges, Iraque Antigo, p. 229. Penguin Books, 1966. ^ Roux Georges, Iraque Antigo, p. 234. Penguin Books, 1966. ^ EA Speiser , Introduo Hurrian, p. 10. Escolas Americanas de Pesquisa

Oriental, New Haven. Anual das Escolas Americanas de Pesquisa Oriental, vol. 20. 1941. ^ Paul Thieme, Deuses "ariano" dos Tratados Mitanni. JAOS 80, 1960, 301-17 ^ Jacquetta Hawkes, as primeiras civilizaes Grandes ". No entanto, os hurritas

no desaparecer da histria Fora para o Norte em sua terra natal armnio, que se entrincheiraram e edificar o reino de Urartu."; M. Chahin, O Reino da Armnia, " O novo reino de Urartu, que provou ser a fortaleza da raa hurriano. "

Mitanni (livius.org) Escavaes em Tell holandeses Sabi Abyad Trechos do texto do tratado Shuppililiuma-Shattiwazza

Potrebbero piacerti anche