Sei sulla pagina 1di 12

LINUX EDUCACIONAL

UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

PROFESSOR GERSON VALENCIO

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Caro professor: As novas Tecnologias de Informao e Comunicao(TICs) esto mudando nossa forma de pensar, agir, relacionar-se, aprender e ensinar. uma realidade que chegou e no h como voltar atrs. Neste sentido, tornase cada vez mais imperioso dominar o uso destas tecnologias, tanto para nossa vida pessoal, como para nossas atividades profissionais. O MEC, atravs do PROINFO, tem investido na implantao de laboratrios de informtica pelas escolas pblicas de nosso pas, dando oportunidade de incluso digital a muitos de nossos jovens. Muitas escolas particulares tambm tem investido na criao de laboratrios de informtica. Porm, o que vemos hoje que estes espaos de aprendizagem ainda no so utilizados em sua forma plena, necessitando ser melhor entendido e vinculado a uma nova forma de educar, utilizando a interao com a tecnologia na formao acadmica de nossos alunos, visto que elas esto presentes em nosso dia-a-dia e vieram para ficar. A proposta desta apostila ajudar os professores a entender melhor os programas educacionais que se apresentam nas distribuies do Linux Educacional, que vem instalados nos computadores fornecidos pelo MEC, e assim, dar subsdios para a criao de prticas pedaggicas nos Laboratrios de Informtica. Esta apostila teve como base os manuais dos prprios programas, com os ajustes e modificaes necessrios ao treinamento proposto aos professores, visando facilitar o entendimento e a aplicao correta dos softwares. Espero estar contribuindo e desde j, acolho com prazer, as criticas e sugestes dos colegas. Professor Gerson Valencio. valencio@globo.com

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

MATEMTICA
Ao clicarmos no boto nos apresentado o seguinte menu:

Dependendo da verso do Linux Educacional, o visual do menu pode ser um pouco diferente. No se preocupe. O importante encontrarmos o sub-menu Programas Educacionais, onde encontraremos nosso objeto de estudo. Feito isso leve o mouse at o sub-menu Programas Educacionais e clique nele, conforme exemplo a seguir:

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Vamos para o item

matemtica.

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Vamos para Exercitar Fraes :

Observe as indicaes: 1. Aqui voc escolhe o nmero de termos da operao: 2,3,4 ou 5. 2. Aqui voc escolhe o maior denominador possvel para a operao. 3. Aqui voc escolhe as operaes: Adio, Subtrao, Multiplicao e diviso. Exercitar as Tarefas de Fraes Neste exerccio voc ter que resolver uma tarefa fornecida. Para isso, voc ter que inserir o numerador e o denominador. A dificuldade da tarefa gerada poder ser ajustada com os parmetros da tarefa descritos abaixo. Parmetros da Tarefa Existem 3 parmetros que influenciam a dificuldade das tarefas geradas: 1. Termos O nmero de termos (fraes separadas) indicados em cada tarefa. De 2 a 5, inclusive. 2. Mximo Denominador Comum O maior nmero que o KBruch ir usar como denominador comum nas tarefas que cria. Desde um mnimo de 10 at um mximo de 50. 3. Operaes As operaes que devero ser usadas na tarefa: Adio/Subtrao, Multiplicao/Diviso ou Todas as Operaes Misturadas. Depois de voc ter alterado os parmetros, voc ter que clicar no boto Nova Tarefa na barra de tarefas para gerar uma tarefa que use os novos parmetros. Voc tambm poder chamar esta ao a partir da barra do menu com a opo Tarefa->Nova Tarefa.

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Nota A sua seleo do mximo denominador comum ser reiniciada num valor padro, toda vez que voc altera o nmero de termos. Por isso voc dever alterar primeiro o nmero de termos e depois selecionar o mximo denominador comum. Se voc no resolveu a tarefa atual e chamar a ao Nova Tarefa, a tarefa ir contar como resolvida incorretamente. Para evitar isto, voc ter que alterar os parmetros depois de resolver a tarefa mas antes de gerar uma nova. Os parmetros escolhidos sero guardados na sada do KBruch e restaurados na prxima inicializao. Resoluo de Tarefas Depois de ter resolvido uma tarefa fornecida, voc ter que inserir o resultado nos dois campos de dados. Na parte superior voc insere o numerador e na inferior o denominador. Se o resultado for negativo, voc poder inserir um sinal de menos frente do numerador ou do denominador. Se o resultado for 0 (zero), voc poder deixar ambos os campos em branco. Se o resultado tiver um denominador igual a 1, voc poder deixar o campo de baixo em branco. Depois de inserir o resultado, voc dever clicar no boto Checar Tarefa abaixo dos campos de texto. O KBruch ir validar o seu resultado e apresentar o resultado correto. Nota Voc ter que inserir sempre o resultado reduzido,ou seja, simplificado, porque a maioria dos professores s daro a pontuao completa aos resultados reduzidos(simplificados). O KBruch mostrar uma mensagem curta como a da imagem abaixo, se voc inserir o resultado correto mas no reduzido.

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Exercitar a Comparao Neste exerccio, voc ter que comparar 2 fraes indicadas. Voc ter que escolher a maior frao da duas, selecionando o sinal de comparao correto.

Exercitar a Comparao: primeiro, escolha o sinal de comparao correto. Para mudar o sinal de comparao, ter que clicar no boto que mostra o sinal de comparao. Depois de t-lo escolhido, clique na opo Checar Tarefa. O KBruch ir verificar os seus dados e apresentar o resultado correto. Depois deste passo, voc poder passar ao prximo exerccio clicando no boto Prximo Exercitar a Converso Neste exerccio, voc ter que converter um nmero fornecido numa frao. Voc ter que indicar tanto o numerador como o denominador.

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Do lado esquerdo do sinal de igualdade na imagem, voc poder ver um ponto decimal recorrente. Isto significa que a frao mostrada tem uma parte repetitiva. A parte repetitiva identificada com a pequena barra acima dos nmeros. Estes nmeros repetem-se infinitamente (dizimas peridicas). Depois de ter inserido o numerador e o denominador clique no boto Verificar Tarefa. O KBruch ir verificar os seus dados e apresentar o resultado correto. Depois deste passo, voc ir passar para a prxima tarefa clicando no boto Prxima Tarefa. Nota No se esquea de inserir o resultado simplificado. Os resultados no reduzidos iro contar como resolvidos incorretamente. Exercitar a Fatorao Neste exerccio, voc ter que fatorar um nmero fornecido nos seus fatores primos. Voc ter que inserir todos os fatores primos do nmero. Voc poder inserir um fator clicando nos botes de fatores-primos. Os fatoresprimos inseridos sero mostrados no campo ao lado do nmero a ser fatorado. Voc poder remover o ltimo fator primo inserido clicando no boto Remover ltimo Fator. Depois de ter inserido todos os fatores primos clique no boto Verificar Tarefa. O KBruch ir verificar os seus dados e apresentar o resultado correto. Depois deste passo, voc ir passar para a prxima tarefa clicando no boto Prxima Tarefa.

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Na imagem acima, voc poder ver um * entre os fatores primos. Este o sinal de multiplicao. O produto de todos os fatores primos dever ser o nmero que voc tenta fatorar.

Nota Voc ter que inserir todos os fatores primos, mesmo quando um deles repetido vrias vezes. Por exemplo: como fatores primos do nmero 18, ter que inserir 2, 3 e 3. SUGESTES DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS O professor pode trabalhar com este programa objetivando um maior aprofundamento com o trabalho de fraes, nmeros decimais e fatorao em nmeros primos, j que para usar o programa necessrio conhecimento de fraes. No vejo restrio quanto a us-lo de 4 srie em diante pois nossos alunos de 6 srie em diante, at no Ensino Mdio, ainda apresentam dificuldades nestes assuntos. Portanto, depois de estudado em sala de aula, este programa pode ser muito til na fixao destes contedos. O software pode ser usado em partes, ou em seu todo, ou seja, pode-se usar apenas as operaes com frao, ou usar todas as 4 opes de trabalho. A seguir, apresento algumas propostas de atividades:

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Atividade 1 1. Fazer os alunos usarem o programa sem compromisso com acertos ou erros, inicialmente por uns 5 minutos, a fim de que adquiram familiaridade com as ferramentas do software. 2. Pode-se, aps esta atividade de reconhecimento, solicitar que os alunos iniciem uma nova atividade com a seguinte situao: exercitarem 5 atividades de operaes, 5 de comparao e 5 de converso. Pode-se dar tempo para a tarefa ou no. Aps a atividade feita pelos alunos, o professor confere a pontuao obtida por cada aluno em sua atividade. Atividade 2 1. Aps um reconhecimento prvio das atividades que o programa oferece, o professor pode pedir para que cada aluno realize 5 atividades de cada item(operaes, comparao, converso, fatorao) e, para cada situao apresentada, pedir que o aluno faa-a tambm no caderno para posterior consulta. Atividade 3 1. Utilize o formulrio da pgina seguinte para fazer esta atividade. 2. Oriente os alunos a copiarem para o formulrio as questes que eles precisam resolver no programa, com seu desenvolvimento e resposta. 3. O professor pode pedir apenas operaes com frao ou misturar com comparao ou nmeros decimais. Depende do que j foi trabalhado em sala de aula.

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Formulrio de atividades para o programa Kbruch. Atividade Operao gerada pelo computador Desenvolvimento Resultado

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Exemplo de preenchimento do formulrio: Formulrio de atividades para o programa Kbruch. Atividade Operao gerada pelo computador Desenvolvimento Resultado

Operaes

LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

GERSON VALENCIO

Potrebbero piacerti anche