Sei sulla pagina 1di 14

Tutorial 1: Introduo aos conceitos bsicos do AutoCAD 2010

Audincia: Novos usurios do AutoCAD Pr-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos

Neste tutorial
Complete as lies deste tutorial na ordem. As lies anteriores incluem informaes que no necessrias nas sesses posteriores. Neste tutorial voc aprende como fazer o seguinte: OBSERVAO Para obter mais informaes sobre os tpicos cobertos neste tutorial, consulte o Guia do Usurio do AutoCAD.

Inicie o AutoCAD e abra um novo desenho. Desenhe uma linha, uma srie de linhas e um objeto Selecione um objeto Exclua objetos Use a entrada dinmica para inserir comandos Efetue o zoom e pan Encontre mais informaes sobre o uso do AutoCAD

Lio 1: Iniciar
Nesta lio voc aprende como iniciar o AutoCAD. Tambm aprende sobre as reas bsicas da janela do AutoCAD. Para efetuar o download do arquivo do tutorial 1 Visite http://www.autodesk.com/autocad-tutorials-ptb. 2 Efetue o unzip de getting_started_basics.zip para C:\Meus documentos\Tutorials. Para iniciar o AutoCAD 1 Para abrir o AutoCAD, clique no menu Iniciar (Windows) (Todos os) Programas Autodesk AutoCAD 2010 AutoCAD 2010 - English. OBSERVAO Se a caixa de dilogo "New Features" (Novos recursos) aparecer, selecione "Maybe later" (Talvez mais tarde) e em "OK" para fech-la. A janela do AutoCAD aberta com um desenho vazio denominado como Drawing1.dwg. 2 Antes de seguir para a prxima lio, familiarize-se com as reas da janela legendada do AutoCAD abaixo.

2 | Tutorial 1: Introduo aos conceitos bsicos do AutoCAD 2010

"Undo - How to start over" (Desfazer - Como reiniciar) Caso esteja impedido de prosseguir e deseja reiniciar a lio, possvel usar o comando "Undo" (Desfazer) Clique no cone "Undo (Desfazer) na barra de ferramentas "Quick Access" (Acesso rpido) localizada na parte superior da janela. Poder ser necessrio clicar diversas vezes para desfazer todos os comandos anteriores.

"Esc - Cancel a command" (Esc - Cancelar um comando) Caso clique acidentalmente na rea de desenho, exibe um menu de atalho ou inicia um comando, sempre possvel sair ao pressionar a tecla Esc em seu teclado.

Lio 1: Iniciar | 3

Lio 2: Desenhar linhas


Nesta lio, voc aprende como desenhar uma linha, uma srie de linhas conectadas e um objeto criado com linhas. Alm disso, voc aprende como selecionar e apagar linhas. Para desenhar uma linha 1 Na faixa de opes, clique na guia "Home" (Incio) painel "Draw" (Desenhar) "Line" (Linha).

2 Arraste o mouse para um desenho vazio. Aparece um cursor de alvo de mira com trs caixas de texto. A caixa Specify first point (Especificar o primeiro ponto) denominado como o prompt dinmico. Com o prompt dinmico, possvel manter a ateno em seu trabalho sem a necessidade de examinar a linha de comando. OBSERVAO Se o prompt dinmico no estiver visvel, pressione a tecla F12 para ativ-lo.

4 | Tutorial 1: Introduo aos conceitos bsicos do AutoCAD 2010

3 As outras duas caixas mostram a localizao (coordenadas x e y) do cursor. Use o mouse para mover o cursor em torno do desenho e observe que as coordenadas mudam. 4 No desenho vazio, clique com o mouse para selecionar um ponto inicial para sua primeira linha. O prompt dinmico muda para Specify next point or (Especifique prximo ponto ou).

5 Arraste o cursor em qualquer direo e clique para selecionar o ponto final de sua linha. Aparecem outras caixas de texto com informaes adicionais sobre a linha. Voc as pode ignorar por agora. 6 Pressione a tecla Enter em seu teclado para concluir a linha. Voc desenhou sua primeira linha!

Lio 2: Desenhar linhas | 5

Para selecionar e excluir uma linha nica Antes de aprender como desenhar uma srie de linhas, selecione e exclua a linha que acaba de desenhar. 1 Mova o cursor sobre a linha para real-la. A linha aparecer mais escura e pontilhada. 2 Clique com o mouse para selecionar a linha. Voc saber que ela est selecionado quando aparecerem trs manipuladores de seleo e a linha tiver mudado para uma linha pontilhada.

3 Pressione a tecla Delete em seu teclado para apagar a linha. Voc aprendeu como selecionar um objeto nico e como exclu-lo. Para desenhar uma srie de linhas conectadas 1 Na faixa de opes, clique na guia "Home" (Incio) painel "Draw" (Desenhar) "Line" (Linha). 2 Arraste o mouse para um desenho vazio. Clique para especificar o primeiro ponto para a linha. 3 Arraste o cursor em qualquer direo e clique para selecionar o prximo ponto de sua linha. Voc desenhou a primeira linha de uma srie de linhas conectadas. 4 Arraste o mouse e clique para especificar o prximo ponto. Voc desenhou a segunda linha de uma srie de linhas conectadas.

6 | Tutorial 1: Introduo aos conceitos bsicos do AutoCAD 2010

5 Continue a arrastar o mouse e clique para especificar pontos e adicionar mais linhas. 6 Quando desejar finalizar a srie de linhas, pressione a tecla Esc em seu teclado. Para selecionar e excluir uma srie de linhas Antes de aprender como conectar uma srie de linhas para criar um objeto, exclua as linhas que acaba de desenhar. Nas etapas abaixo, voc ir usara uma caixa de seleo de janela para selecionar todas as linhas ao mesmo tempo. 1 Mova o cursor acima e para a esquerda das linhas. 2 Mantenha pressionado o boto do mouse a medida em que arrasta para a direita e para abaixo, para formar um caixa de seleo em torno das linhas.

Lio 2: Desenhar linhas | 7

3 Clique quando todas as linhas estiverem dentro da caixa. Aps clicar, aparecem os manipuladores quadrados de seleo e as linhas se tornam pontilhadas.

4 Pressione a tecla Delete em seu teclado para apagar as linhas. Para conectar uma srie de linhas para formar um objeto 1 Na faixa de opes, clique na guia "Home" (Incio) painel "Draw" (Desenhar) "Line" (Linha). 2 Arraste o mouse para um desenho vazio. Clique para especificar o primeiro ponto da linha. 3 Arraste o cursor em qualquer direo e clique para selecionar o prximo ponto da linha. 4 Continue a arrastar e clicar para criar mais algumas linhas. 5 Logo aps selecionar o ltimo ponto, sem mover o mouse, use o teclado para digitar "close" (fechar). Quando voc digita o comando "close" (fechar), ele aparece em uma pequena caixa de texto na janela.

8 | Tutorial 1: Introduo aos conceitos bsicos do AutoCAD 2010

6 Pressione a tecla Enter em seu teclado para completar o comando "close" (fechar). A extremidade da ltima linha desenhada conectada como o incio de sua primeira linha. Este mtodo de inserir diretamente um comando em uma janela denominado como entrada dinmica. mais fcil e mais rpido do que usar a linha de comando.

7 Antes de seguir para a prxima lio, clique em para fechar seu desenho. No necessrio salv-lo.

"Close" (Fechar)

Lio 3: Efetuar o zoom e pan com a roda do mouse


Nesta lio, voc aprende como efetuar o zoom e pan em um desenho de amostra.

Lio 3: Efetuar o zoom e pan com a roda do mouse | 9

Para abrir o desenho de amostra

1 Clique em "Open" (Abrir) "Drawing" (Desenho) e selecione kitchens.dwg na caixa de dilogo "Select File" (Selecionar arquivo). possvel ter que procurar em C:\Meus documentos\Tutorials. Este um dos arquivos que voc baixou no incio deste tutorial. 2 Clique em "Open" (Abrir). 3 Assegure que esteja no espao do modelo. Caso no esteja, clique na guia "Model" (Modelo) no canto inferior esquerdo da janela.

Para aproximar e afastar o zoom usando a roda do mouse A forma mais fcil de aproximar e afastar o zoom em seu desenho a de usar a roda do mouse. 1 Com o cursor na rea de desenho, para aproximar o zoom e ampliar uma seo do desenho, gire a roda do mouse para cima.

10 | Tutorial 1: Introduo aos conceitos bsicos do AutoCAD 2010

2 Para afastar o zoom, gire a roda do mouse para baixo. Para exibir todo o desenho na rea de desenho usando a roda do mouse 1 Use a roda do mouse para aproximar o zoom para ampliar uma seo do desenho. 2 Para exibir todo o desenho na rea de desenho, clique duas vezes a roda do mouse. DICA Caso aproxime o zoom e observa que os arcos e crculos perdem sua suavidade, ou se no for capaz de aproximar ou afastar o zoom alm de um limite, possvel regerar a exibio. Insira regenall como uma entrada dinmica e pressione Enter. Para efetuar o pan no desenho usando a roda do mouse Voc pode efetuar o pan em seu desenho para reposicionar a vista sem alterar o nvel de ampliao. 1 Com o cursor na rea de desenho, mantenha pressionada a roda do mouse. Aparece um cone de mo. 2 Arraste o mouse para efetuar o pan no desenho. 3 Solte a roda do mouse para parar o pan. 4 Aproxime o zoom usando a roda do mouse, e a seguir efetue o pan no desenho. Observe que a ampliao permanece a mesma quando voc efetua o pan.

Lio 3: Efetuar o zoom e pan com a roda do mouse | 11

5 Antes de seguir para a prxima lio, clique em para fechar seu desenho. No salve-o.

"Close" (Fechar)

Lio 4: Usar o InfoCenter para acessar a ajuda on-line e outras informaes


Nesta lio, voc aprende como usar o InfoCenter para acessar a ajuda on-line e outras informaes do AutoCAD. O InfoCenter est localizado no canto superior direito da janela do AutoCAD.

possvel usar o InfoCenter para pesquisar em diversas fontes de informaes com apenas uma consulta. Tambm possvel acessar com facilidade as atualizaes e avisos de produto. possvel usar o InfoCenter para:

pesquisar por informaes usando o teclado ou frases acessar os servios de assinatura com o painel "Subscription Center" (Centro de assinatura) acessar as atualizaes e avisos relacionadas ao produto com o painel "Communication Center" (Centro de comunicao) acessar os tpicos salvos com o painel "Favorites" (Favoritos)

12 | Tutorial 1: Introduo aos conceitos bsicos do AutoCAD 2010

acessar tpicos no "Help" (Ajuda) on-line

Para pesquisar com o InfoCenter 1 Na caixa de texto "Search" (Pesquisar) do InfoCenter insira CAD. No cone "Search" (Pesquisar) (binculos), clique no menu suspenso e selecione a localizao a ser pesquisada. Os resultados da pesquisa para CAD so exibidos para a localizao selecionada. 2 Para procurar os resultados da pesquisa, clique no boto "Next" (Avanar) (seta direita) ou "Previous" (Voltar) (seta esquerda) No caso de uma palavra com erro de ortografia, sugestes de ortografia so exibidas em um painel.

Lio 4: Usar o InfoCenter para acessar a ajuda on-line e outras informaes | 13

14

Potrebbero piacerti anche