Sei sulla pagina 1di 3

1 Bimestre

17 02 - 2012

Artes Visuais

2012

Idade Mdia perodo onde humanidade foi reprimida pela igreja. Pensar nesse perodo era errado, perigoso. 1000 anos a igreja foi portadora da verdade. Final da IM, sec. 15 comea a surgir a vontade das pessoas de se expressar. Perodo gtico - o homem quer mudar. Martinho Lutero se destacou pq fe pacto de pobreza; estudado ela foi ao mosteiro e limpava altar; muito curioso; largou os estudos em direito para ser monge e ler bblia e comea questionar textos em relao a igreja. Superiores comeam a se preocuparem e expulsam ele. Dai a reforma protestante. Muita gente sai da igreja com essa nova opo. Igreja perde fora, no toda, mas parte.

Renascimento o Razo; homem comea criar sua prpria soluo; o Antropocentrismo; o Hedonismo; culto ao corpo (valorizao) o Volta ideal clssico (greco-romanas) o o o Se o homem pode isso, ele tem poder, que antes era todo dominado pela igreja. Com o surgimento da Burguesia, a realidade europeia muda porque esse grupo tem $$$. Peste Negra dizimou partes da Europa e muitos nobres morreram e deixou para os sobreviventes poder e $$$ e os recursos foram aplicados para gerar mais recursos pelos sobreviventes (burgueses). Os artistas ganharam autonomia, no tem que viver para a Igreja pode assinar suas obras recebe $$$ pelas obras pode estudar em academias aprimora seus conhecimentos Surgem materiais que participam da vida dos artistas: Tinta leo (proporciona beleza, resistncia, e realismo); Pintura de Cavalete Na IM os monges pintam em grandes paredes agr o pintor monta uma estrutura e pinta numa lona e pode lev-la a qq lugar e at msm vende-las. Artista entende que tem um alvorecer de fsica, matemtica, filosofia, com toda uma proposta literria retratada na obra. A obra ento tem padro. Regras: Todo artista renascentista usa perspectiva e profundidade para mostrar o humanismo e ressaltar o 1, 2,3, planos e elementos. Humanismo o homem interagindo na natureza. Uso do efeito claro escuro na obra artista desenha planos na obra Usa-se uma razo piramidal proposta perfeita triangulo smbolo da trindade santa (perfeita) homem tmb tem que ser assim. Vitrvio, de Da Vinci est dentro de um plano quadrado(matria) e circular (espiritual). Temas Humanistas Michelangelo Bonaroci pintor, arquiteto da igreja (ex que ela no perdeu todo o poder). Rafael Sanzio pintor para Burguesia. Leonardo Da Vinci se voltou para o campo da cincia; desenhava pq tinha que desenvolver cincia. cones. o Conclio de Trento junta religiosa renem se e numa mesa redonda (*) debatem a perda de $$$ e poder. Fazem u planos contra a reforma. Na IM eles impem e oprimiram e agr eles no podem fazer mais isso pq agr as pessoas leem e sabem o que esta escrito na bblia. Ahhh agr vo trabalhar o emocional das pessoas..pq a emoo move o mundo.

o o o o o o o o o o o

o Barroco o Emocional o Exagero igrejas muito ornamentada, decorada, pagam para artistas pintarem a igreja para as pessoas irem l sozinhos, por s prprio. o Teatralidade se o ideal trabalhar a emoo pq no com teatro: algo mexe com o emocional, o drama. Igreja no te impe mais, faz vc acreditar que est indo pela f e por adorao a deus e as pessoas iam por ver toda aquela encenao. o Efeito Luz e Sombra o que no est na luz est na sombra (vc no consegue ver) o Luz Cenogrfica destaca um elemento; aki no existe 1, 2, 3, plano....pq teatro e s vemos o que esta enfrenta a cortina.

1 Bimestre
o o o

Artes Visuais

2012

cones

Barroco considerado arte da igreja. Linhas Diagonais - ideia de movimento e instabilidade (barroco) Ex. Luz na diagonal sob elemento. Temas Religiosos (Davi e Golia) Igreja no perde toda a fora e obras mostram que o homem tem que superar a razo renascentista. Caravaggio Rubens Rembrant Velazquez

24 02 2012 Maneirismo arte entre renascimento (representa cenas humanistas) e barroco (linhas diagonais). Arte Vnita o vaidade; o cavera que um dia pertenceu a uma peep bonita...; o voltada para o sobrenatural-espiritual; o Rembrant o Durante IM; Renascimento (cenas mitolgicas); Barroco (cenas + bblicas) Pases Sul Europeus - Igreja no perde Fora como frana, Itlia (cenas bblicas.mitologicas) Pases Norte Europeus a Igreja perde F como Holanda. 3 plano no barroco inexistente, porem, pode haver sutileza de 2 plano. Interao com observador o Cenas do cotidiano NEuropeu o Caracterstica nica do barroco Benin - arquiteto chamado para ornamentar Baslica de So Pedro no construiu o prdio que apresenta molde clssico; simtrico. + o Conclio de Trento aconteceu numa provncia Italiana e era ecumnico, que na vdd grupos no eram totalmente catlicos. Barroco se firmou num perodo onde Brasil era colnia de Portugal..ouro colhido no Br ia para ornamentar lugares em Portugal. Profuso detalhes mnimos que o olho nu consegue ver numa obra barroca. Rococ vem depois do barroc arte da aristocracia o Pinturas nos tetos espiritualiza (ideia de prox com Deus)_ o paredes materializa (ideia de terra este lugar aki mesmo)

Arte Revolues o Seculo 18 mudanas o Arte auxilia revolues pq da desigualdade social, politica, econmica o Rococ vem depois do barroco; tem exagero porem nao arte religiosa; feita para aristocracia $$$; retrata desperdcio; instiga percepo da desigualdade social. o Neoclssica patriotismo cvico; contrapem o Rococ; artistas tem pensar iluminista; liberdade, luz. O Juramento dos Horcios (1784) Jaques Luis David Vestes romanas de guarda Povo francs sendo chamado para participar da revoluo; acorda para a luz. Retoma tradio clssica; cenas mticas; desenhos; matematicamente trabalhadas (no tanto quanto renascentista); posicionamento similar ao renascentista simetria ordem equilbrio. Frana debilitada e pedindo SOS...---... o Romantismo no te caractersticas prprias; arte da futilidade? fantasia?; representao nica da aristocracia passeios, picniks, festas, sociedade no ta explicita no todo. A morte de Mar Jaques L. David Cena heroica; monstro dentro da revoluo que tem legado bonito porem pessoas inocentes morrem. Revoluo se volta a uma pessoa e no uma Frana liberta. Perfeita Composio; molde clssico (delinear do corpo) Ordem Simtrica equilbrio e superposio lembra a morte de cristo para a causa da humanidade e Mar morre para a causa da Revoluo.

1 Bimestre

Artes Visuais

2012

Corao de Napoleo Jaques L. David Traduz a grandiosidade do governador na suntuosidade, e serenidade]Imperador toma a coroa do papa num gesto simblico que dz: o poder meu. Mostra a igreja secularizada. (a igreja volta mas quem manda nessa bodega aki sou eu...) Elementos justapostos Efeito de luz cenogrfica Pg, 46 --- O pesadelo Henry Fuseli Zoomrfico Cavalo como symbolismo (erotismo) Efeito luz/sombra (cenogrfica) No mundo de faz de conta ele domina..etsa no comando.. O ancio dos Dias William Blake Exager Cores (mexe com emoo) carceristica romntica Balsa do Medusa Delacroix Tearralidade Efeito luz e sombra Critica contra o governo francs no se importou com pessoas morrendo 1 obra de denuncia social alavancada p/ o realismo Luminosidade romntico objetivo de levar informao ao publico

Potrebbero piacerti anche