Sei sulla pagina 1di 4

O conceito existir se equilibra sobre 3 grandes colunas.1 precisa ser criado,2.Precisa ser dissertado entendido,3 precisa ter fim.

por isso DEUS no se encaixa em nehum dos 3 pilares. No foi Criado,No pode ser entendido,no tem fim
Quer mais Deus no existe? God does not exist. He is being itself beyond essence and existence.Therefore to argue that God exists is to deny him. - Paul Tillich, Deus no existe. Ele Ele mesmo pra alm de toda essncia e existncia. Portanto, argir acerca da existncia de Deus o mesmo que neg-Lo. Deus no existe. Ele . Eu existo. Pois existir no algo que seja pertinente ao que . Existir o que se deriva do que sendo, de si e por si mesmo. Deus no existe. O que existe tem comeo. Deus nunca comeou. Deus nunca surgiu. Nunca houve algo dentro do que Deus tenha aparecido. Deus no existe. Se Deus existisse, Ele no seria Deus, mas apenas um ser na existncia. Se Deus existisse, Ele teria que ter aparecido dentro de algo, de alguma coisa, e, portanto, essa coisa dentro da qual Deus teria surgido, seria a Coisa-Deus de deus. Existem apenas as coisas que antes no existiam. Existir surge da no existncia. Deus, porm, nunca existiu, pois Ele . Sim, dizer que Deus existe no sentido de que Ele algum a ser afirmado como existente, a prpria negao de Deus. Pois, se algum diz que Deus existe, por tal afirmao, afirma Deus, e, por tal razo, o nega; posto que Deus no tem que ser afirmado, mas apenas crido. Deus , e, portanto, no existe. Existe o Cosmos. Existem as galxias. Existem todos os entes energticos. Existem anjos. Existem animais e toda sorte de vida e anima vivente. Existem vegetais, peixes, e organismos de toda sorte. Existem as partculas atmicas e as subatmicas. Existe o homem. Etc. Mas Deus no existe. Posto que se

Deus existisse dentro da Existncia, Ele seria parte dela, e no o Seu Criador. Um Criador que existisse em Algo, seria apenas um engenheiro Universal e um mestre de obras csmico. Nada, alm disso. Com muito poder. Porm, nada alm de um Zeus Maior. Assim, quando se diz que Deus est morto, no se diz blasfmia quando se o diz com a conscincia acima expressa por mim; pois, nesse caso, quem morreu no foi Deus, mas o Deus existente criado pelos homens. Tal Deus morreu como conceito. Entretanto, tal Deus nunca morreu De Fato, pois, como fato, nunca existiu exceto na mente de seus criadores. Assim, o exerccio teolgico, seja ele qual for, quando tenta estudar Deus e explicar Deus, tratando-o como existente, o nega; posto que diz que Deus existe, fazendo Dele um algo, um ente, uma criatura de nada e nem ningum, mas que tambm veio a existir dentro de Algo que prexistia a Ele, e, portanto, trata-se de Algo Deus sobre o tal Deus que existe. A Escritura no oferece argumentos acerca da existncia de Deus. Jesus tampouco tentou qualquer coisa do gnero. Tanto Jesus quanto a Escritura apenas afirmam a f em Deus, e tal afirmao do homem e para o homem no para Deus ; pois se fosse para Deus, o homem seria o Deus de Deus, posto a existncia de Deus dependeria da afirmao e do reconhecimento humano. Tal Deus nem e nem existe; exceto na mente de seus criadores. Deus no existe. O que existe pertence ao mundo das coisas que existem OU no existem. Deus, porm, no pertence a nada, e, em relao a Ele, nada relao. Defender a existncia de Deus ridculo. Sim, tal defesa apenas pe Deus entre os objetos de estudo. Por isto, dizer: Deus existe e eu provo no s estupidez e burrice; mas , sem que se o queira, parte da profisso de f que nega Deus; pois se tal Deus existe, e algum prova isto, aquele que apresenta a prova, faz a si mesmo algum de quem Deus depende pra existir e ou ser. O que existe, pertence categoria das que coisas que so porque esto. Deus, porm, no est; posto que Ele .

Ser e estar no so a mesma coisa, como o so na lngua inglesa. O que existe pertence ao que apenas porque est. Deus, entretanto, no est porque Ele . E quem direi que me enviou? perguntou Moiss. Dize-lhes: Eu sou me enviou a vs outros! disse Ele. Desse modo, Deus no diz Eu Estou, mas sim Eu Sou. Ora, um Deus que est, no , mas passou a ser. Porm o Deus que , mas no est; no pertence ao mundo das coisas verificveis; posto que Aquele que , no est; pois se estivesse, seria , mas no Seria Aquele de Quem procedem todas as existncias, sendo Ele apenas um ele, e no Ele; e, por tal razo, fazendo parte das coisas que existem mas sem poder dizer Eu Sou! Jesus tambm falou da sutileza do ser em relao ao estar. Quando indagado acerca da ressurreio pelos saduceus (que no criam em nada que no fosse tangvel), Ele respondeu: No lestes o que est escrito? Eu sou o Deus de Abrao, eu sou o Deus de Isaque, eu sou o Deus de Jac. Portanto, Ele Deus de vivos, e no de mortos; pois para Ele todos vivem. Assim, os que vivem para sempre so os que so em Deus, e no os que esto existindo. A vida eterna no existir pra sempre, mas ser em Deus. Assim, para viver eternamente eu tenho que entrar na dissolvncia da existncia, a fim de poder mergulhar naquilo que est pra alm do que existe; posto que . A morte pertence existncia. A vida, porm, se vincula ao que no existe, pois, de fato . O que existe carrega vida, mas no vida. A vida, paradoxalmente, no pertence ao que existente, mas sim ao que . Quando falo de vida, refiro-me no s cadeias de natureza biolgica que constituem a vida dentro da existncia. Mas, ao contrario, ao falar em vida, refiro-me ao que para alm da existncia constatvel. Portanto, Paul Tillich tem razo quando diz: God does not exist. He is being itself beyond essence and existence. Therefore to argue that God exists is to deny him. Ora, usando uma gria de hoje, eu diria: Tillich tem razo quando diz:

Deus no existe! pois isto que hoje se diz quando algo est pra alm da existncia: Meu Deus! Esse cara no existe!. Assim com Deus: No existe! Pois de-mais! Um beijo pra voc! Ame-o, e nunca o deixe!Ouse sempre pensar..! Nele, que no existe, pois

Potrebbero piacerti anche