Sei sulla pagina 1di 5

EXERCCIO DE ECONOMIA

Prof. Aparecida Maria (Guigui) VALOR: 7 pontos (trabalho) + 5 pontos (estudo de caso) = 12 + participao no debate. Aluno (a):.........................................................................RA:............................... Aluno(a):.........................................................................RA:............................... Aluno(a):.........................................................................RA:............................... Aluno(a):.........................................................................RA:............................... Aluno(a):.........................................................................RA:............................... Aluno(a):.........................................................................RA:............................... 1.
Segundo Pires (2011), presidente do Sinduscon mineiro, apesar dos desafios enfrentados no mercado da Construo Civil no ano de 2011 com relao ao ano de 2010, que apresentou uma taxa de crescimento em mdia de 13,7% ao ano, as perspectivas ainda so boas para o Estado de Minas Gerais. A justificativa assenta-se no grande nmero de imveis ofertados para o pblico de baixa renda, que o segmento onde h maior carncia, com expectativas e oportunidades para incrementar as vendas. Esta questo identifica que apesar de a taxa de crescimento do setor ter reduzido em 2011 para o patamar em torno de 6%, h chances para driblar os desafios, envolvendo prefeituras, cartrios e Estado, com vista a melhorar a velocidade dos processos burocrticos com relao s obras. Diante disso, nota-se que preciso agilizar os processos em curso, como os do Programa do Governo Federal Minha casa, Minha Vida, PIRES (2011), para incrementar as vendas e suprir as carncias e necessidades de uma classe social, existente no Brasil. Levando-se em conta que o mercado no ano de 2012 pode apresentar-se menos acelerado do que o ano de 2011 e que a inadimplncia pode aumentar devido a Crise da Liquidez somada desindustrializao de alguns setores, analise a situao exposta por Pires (2011), admitindo que os incentivos governamentais de reduo do IPI em certos materiais de construes e subsdios para o Programa Mina Casa, Minha Vida, continuem aquecendo em ritmo menor as atividades do setor, conciliado ao aumento da oferta de crdito imobilirio, a melhora da renda per capita e a estabilidade econmica no pas. Para tanto, suponha que para aquecer o mercado interno, o governo de Dilma reduza o IPI da Construo Civil em 3%, estimando uma elevao de 5% na demanda de imveis para a classe C e D, dado que o setor considerado chave e possibilita o aumento do emprego formal. Entretanto, verifique se as boas perspectivas da Construo Mineira possa, realmente, combater os entraves detectados no setor no tocante ausncia de mo de obra qualificada, a burocracia e a elevada carga tributria, diante do risco do desemprego estrutural em vrios ramos industriais, frente ao aumento dos importados no pas. Assim, mesmo que a Construo Civil cresa em ritmo menos acelerado em 2012 e apresente um desempenho ainda que satisfatrio em relao s reas afetadas pela Crise mundial h de considerar o fato de que o mercado bastante concorrencial em termos de precificao e qualificao, com clientes mais exigentes na Era da Informao.

a) Sobre o que foi levantado acima, faa um paralelo desta situao com a teoria discutida em sala de aula, no tocante ao sistema econmico vivenciado no Brasil, para detectar se as escolhas dos agentes para prover os imveis enfrentam os recursos escassos. R: A demanda no setor da habitao hoje ainda grande e a parte demandada, ou seja, quem quer comprar tambm grande onde o setor se torna uma grande importncia para a economia do pais. Isto ocorre, pois a classe que o programa do governo abrange uma das mais emergncias que se tem, mas o para que o crescimento do setor chega no estipulado tem que conter o grande problema de atraso na execuo das obras uma vez que o recurso de mo de obra qualificada esta escassos, e a falta de qualificao dos profissionais um tanto quanto demorada, o setor tambm peca no falta de industrializao das obras uma vez que esta seria uma alternativa para a execuo em um tempo menor b) Levando-se em conta que o mercado da Construo Civil bastante diversificado e concorrencial, analise se a estimativa do setor aponta para uma demanda elstica e se ela aufere rentabilidade s empresas associadas ao longo da cadeia produtiva. R: Esta longe de ser uma demanda elstica uma vez que a demanda pela sua famosa casa prpria sempre aumenta e com isso como a demanda grande e quantidade demandada tambm os preos sempre tendem a aumentar. E muito rentvel para as construtoras uma vez que elas ganham em cima dos preos que aumentam e tambm nas quantidades produzidas. c) De acordo com o resultado da elasticidade encontrado na letra (b), qual seria a melhor poltica empresarial para que o setor continue crescendo num ritmo considervel, associado queda do IPI. Para responder a este questionamento, leve em conta as variveis que afetam o lado do consumidor, e escolha uma delas sob a condio Coeteris Paribus. Tente, invente, faa algo diferente para atrair os clientes das classes C e D. R: Uma vez que a reduo de IPI, em tese os insumos ficariam mais baratos e com isso o custo da construo cairiam. Uma forma era repassar esta queda para o preo do imvel final, deixando assim uma forma do subsidio ajudar de forma verdadeira os clientes de classe C e D.

d) Quando se observa que o crescimento em 2012 se d pelo esgotamento da estrutura produtiva do pas, e que o ano de 2010 pe fim a um ciclo de expanso acelerado no setor, que utilizou mais e melhor o que existia com altas taxas de crescimento, sem operar no limite (ZAIDAN, 2012), destaca-se que h possibilidades do setor encontrar outro patamar de crescimento em 2012 ou recuar para aqum do limite da estrutura produtiva, com base no cenrio descrito na questo um?

Para responder a esse questionamento, associe o limite como PT mximo, no curto prazo de tempo associado escassez da mo de obra qualificada. R: Uma forma de voltar a ter altas taxas de crescimento a qualificao da mal de obra, e criar um meio de a base salarial ser a mesmas para os profissionais de carteira assinada para os informais, uma vez que no ramo da informalidade o ganho abusivo e a maioria prefere ir pra esta lado da informalidade causando um escassez de mo de obra para as construtoras causando um impacto negativo para o crescimento do setor. e) Indique e defenda, de acordo com a Teoria, um dos cinco temas operacionalizados a seguir para resolver o dilema da reduo do ritmo de crescimento da Construo Civil no ano de 2012 com relao aos anos de 2011 e 2010. Pois, segundo a FGV (2012) assegurar o dinamismo da Construo civil significa manter 40% do investimento brasileiro ou sustentar um setor que gera um montante considervel de empregos com carteira assinada para os brasileiros, sendo que em 2010 a Construo Civil atingiu a marca indita de 2,8 milhes de empregos formais. 1. Manter os programas habitacionais, como o da Minha Casa, Minha Vida para as classes de baixa renda, dado que existe uma carncia e necessidade para ser suprida; 2. Criar novas fontes de financiamento de longo prazo, j que no curto prazo observa-se que o crescimento esbarrou no limite da capacidade produtiva; 3. Aumentar os investimentos produtivos em inovao para ganhos de produtividade; 4. Reduzir os custos de terrenos nas regies metropolitanas; 5. Atacar o dficit de mo de obra qualificada, dado a existncia da escassez no setor. R: item 5: A escassez de mo de obra hoje um dilema que trava muito as construtoras, uma vez que a qualificao de pessoas leva tempo e que a forma de qualificao hoje quase arcaica onde se aprende apenas na pratica e isso leva tempo, e quando esto pronto preferem ir para a informalidade. A procura por mo de obra qualificada em todas as cadeias do ramo hoje grande, mas a falta de iniciativas e programas de qualificao se torna isso demorado e trava o crescimento do ramo.

2. Sabendo-se que investir na formao e qualificao profissional fundamental para a cadeia produtiva do setor da Construo Civil de Minas Gerais, analise a formao que feita, hoje, no canteiro de obras, com um sujeito imitando o outro, para constatar se este mtodo ajuda a preparar a mo de obra para suprir a tempo a necessidade existente do mercado mineiro, dado que recursos so escassos, por natureza. Soma-se ao fato, a questo de que o setor da Construo Civil atingiu a marca de maior crescimento do PIB setorial, desde a poca do Milagre Econmico brasileiro. Contudo, boa parte da formao ocorre de forma precria nos canteiros de obras, e na viso de WATANABE (2011), no pode ficar dependendo de um mtodo medieval como esse para a formao de pessoas, num pas que almeja ser o quinto mercado consumidor com taxas de crescimento mais sustentveis, em torno de 6% ou 7% ao ano. Pense nesta questo do mtodo utilizado para a formao da qualificao profissional e defenda um dos lados da histria, com base na praticidade com relao s obras ou concorde com Watanabe (2011) sobre o assunto da sustentabilidade, uma vez que a mo de obra qualificada um dos fatores de produo escassos no pas, e a educao mais quantitativa do que qualitativa. Escolha um dos lados e defenda o posicionamento do grupo, mas escolha como engenheiro diante das possibilidades apresentadas na questo um. R: Hoje em um a obra os profissionais fazem por fazer, o que pedido sem saber o que esto fazendo ou mesmo nem idia do que esto fazendo, hoje a qualificao desses profissionais se de por imediato, mas o que vemos uma formao acairca , onde um aprende com o outro e ate os erros aprendem juntos, e para corrigir isso algo muitas vezes complicado. J a qualificao profissional tem que vir do governo, mas uma qualificao de qualidade e no visando so o momento que estamos vivendo, ou que seja so para suprir a falta de mo de obra que estamos tendo agora.

Potrebbero piacerti anche