Sei sulla pagina 1di 1

6

Direito em Ao
Jos Carlos de Arajo Almeida Filho NOTAS
O clima em Braslia no est ameno.Protagonista de mais de um bate-boca no Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, desta vez, chamou seu colega,Peluso, de ridculo, brega, corporativo, desleal, tirano e pequeno. Peluso, por sua vez, chama Barbosa de inseguro. Uma coisa me chama a ateno: eles so ministros e julgam crimes de injria, ainda que em sede recursal e quando a matria afeita Corte. Mas, fica apenas como algo para ser pensado. Quanto ao show que houve em Petrpolis, no Parque de Exposies, do cantor Alexandre Pires, ouvi vrias verses. Nenhuma delas me convenceu. Mas uma coisa certa: bebida alcolica para menores se tornou algo comum. Precisamos denunciar e sugiro ao Ministrio Pblico, rgo mais que competente, que crie um 0800 para denncias que possam conduzir aos resonsveis por vendas desta natureza e cigarros. Esta semana tivemos o lanamento do livro Samba no P e Direito na Cabea, coordenado por Carmela Grume. Trata-se de obra destinada a aproximar o leigo ao direito. A obra da editora Saraiva. Em matria de julgados, a Argentina est ganhando de 1000 x 0. Se fosse Copa do Mundo, o Brasil estaria desclassificado. Digo isto porque analisando as decises, em sua grande maioria, a preocupao com os princpios constitucionais e os fatos (fatos, no Brasil, nem sempre fundamentam decises) so levados muito a srio. Talvez seja hora de repensarmos o nosso pensamento relativo ao Direito. Enquanto isto, h feitos em Petrpolis comemorando trs anos de idade para que a sentena seja prolatada. O Estado do Rio de Janeiro, ao que tenho conhecimento, no vem cumprindo algumas decises envolvendo idosos. Um advogado amigo garantiu-me que ir Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica. Estarei l, com ele, para noticiar o que muitos no tm coragem de dizer, ou seja: que h demora, que no se cumpre a razovel durao do processo e que, com isto, agridem-se direitos humanos. Se mais fizessem assim, teramos um Judicirio mais gil e eficiente. Pr no dizer que no falei das flores: acredito que Petrpolis tenha um dos juzes mais rpidos e eficazes do Rio de Janeiro. A tramitao processual, na sua mdia, atende ao razovel. Claro que devemos levar em conta a complexidade da causa. O nosso Ministrio Pblico tambm bastante atuante e a Defensoria atende a uma populao enorme. Estamos bem.

Deixe que cada um exercite a arte que conhece

Aristteles

R E F L E X O

ESSA GENTE QUE FAZ!

nA mensagem de Aristteles no faz reforar algo que j tratamos, aqui, para reflexo: o advogado convicto! Tenho muito medo do advogado convicto, porque ele, sem dvida alguma, o que possui o dom de enganar. E convicto aquele advogado que no admite que possa perder uma causa e diz isso a seu cliente com tanta convico, que, depois, a culpa de todos, menos dele. nEssa arte de enganar deve ficar restrita aos convictos e maus profissionais. eles, em verdade, deveramos ser totalmente indiferentes. Mas, se tambm formos indiferentes, eles continuaro sobrevivendo do desconhecimento alheio. Ento, que se denunciem! nQuando eu preciso do conselho de um colega, procuro aquele crtico, que pondera, aquele que visualiza a possibilidade do risco. E admito que as pessoas devessem procurar advogados assim. No aqueles que so donos de si e prometem o que no podem cumprir. E nem de longe digo que gosto disto, porque no bom ganhar uma ao contra o advogado convicto.

A Arte de Enganar

Sempre tive uma grande admirao pelo Ministro Ayres Britto. Agora, frente do Supremo Tribunal Federal, ele promete um maior dilogo dentro da magistratura. Esse dilogo tornase de extrema i m p o r t n c i a , especialmente em um momento de tenso com o CNJ. O dilogo, a partir da magistratura, para que haja uma ampliao, um ideal de todos. Por estas e tantas outras razes, fazem com que o Ministro Ayres Britto tenha o destaque nesta semana. Esperamos que sua gesto seja profcua e com o bom senso que lhe peculiar.
(OU A LINGUAGEM JURDICA)

ENTENDA SEUS DIREITOS


DIREITOS HUMANOS E ALGUNS PRINCPIOS.
preciso que a populao tenha conhecimento de seus direitos. J apresentamos em nossa coluna diversas prticas abusivas de advogados e como no cair em algumas delas. Mas precisamos ter conhecimento de nossos direitos fundamentais. Quando tratamos de razovel durao do processo, ingressamos em uma zona cinzenta e turbulenta, porque difcil mensurar o tempo razovel para um processo tramitar. Contudo, na Argentina. o juiz fixa o que entende como razovel tempo de tramitao da demanda e fixa-se a sua durao. Isto razovel No razovel esperar anos (meses j no , mas anos...) para que se prolate uma sentena. Cobrem! O CNJ est a para isto. Direito a um processo justo. As partes devem ser tratadas igualmente no processo. No pode haver disVISITE

tino entre elas. Se a parte sente-se lesada e admite que no est tendo um tratamento isonmico, denuncie. Se a Corregedoria do Tribunal no solucionar a questo, denuncie ao CNJ. Ainda que digam que se trate de feito judicial, a postura que garante a disparidade funcional e merece ser repugnada. Princpio do devido processo legal. Todos tm direito, alm de um processo justo e clere, ao devido processo, ou, em outras palavras, podemos dizer que de-

ve haver paridade de armas, com os meios de direito e defes garantidos igualmente s partes Alis, trata-se de um dever d Estado. Temos que ter mai conscincia de nossos direito e das garantias no sistem processual brasileiro. Enquant o Brasil adota o ativismo judicia a Amrica do Sul trabalha com as garantias do devido process legal. Ainda poderemos ter um modelo ideal de legislao. E acesso Justia, com seu princpios, Direit Fundamental. Lutem por ele!

FALE CONOSCO

almeidafilho@e-tribuna.com.br

www.almeidafilho.adv.br/direitoemacao

CIDADE

Potrebbero piacerti anche