Sei sulla pagina 1di 34

1

EDOESTA ADODOA AMAZONA AS UNIVERSIDADE


CU URSODELIC CENCIATURA AEMMATE EMTICA

RELATR RIOTCNIC COCIENTIFICO PlanoNac P cionaldeE EducaoPNE


N ovoAripuanAM 2012 2

ThiagoMoreiraBianeck

RELATRIOTCNICOCIENTIFICO PlanoNacionaldeEducaoPNE
Relatrio Tcnico Cientifico do Plano Nacional de Educao PNE, destinase para fins de avaliao final da Disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Bsico, solicitado pela Professora Osmarina Guimares, Curso de Licenciatura Plena em matemtica, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). ProfessorAssistente: JennerArajo

NovoAripuanAM 2012

ThiagoMoreiraBianeck

RELATRIOTCNICOCIENTIFICO PlanoNacionaldeEducaoPNE

Relatrio Tcnico Cientifico, do Plano Nacional de Educao PNE, destinase para fins de avaliao final da Disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Bsico, solicitado pela Professora Osmarina Guimares, Curso de Licenciatura Plena em matemtica, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

_____________________________________________ OsmarinaGuimaresdeLima(Orientadora)UEA _____________________________________________ CarlosAlbertoFariasJennings(Orientador)UEA _____________________________________________ JennerPintodeArajo(ProfessorAssistente)UEA NovoAripuanAM,24deAbrilde2012.

Minhafamlia, Peloincentivoecarinho

AGRADECIMENTOS Atodosquecontriburamparaarealizaodestetrabalho,ficaexpressoaquia minhagratido,especialmente: Aos Professores, pela orientao, pelo aprendizado e apoio em todos os momentosnecessrios. Aosmeuscolegasdeclasse,pelaricatrocadeexperincias. ATodosquedealgumaforma,contriburamparaestaconstruo.

6
Ningum nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religio. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao corao humano do que seu oposto. A bondade humana uma chama que pode ser oculta, jamais extinta. (MANDELA, 2010).

SUMRIO

LISTA DE FOTOGRAFIAS ......................................................................................... 8 LISTA DE TABELAS .................................................................................................. 9 APRESENTAO .................................................................................................... 10 1 2 INTRODUO ................................................................................................... 11 FUNDAMENTAO TERICA ......................................................................... 11 2.1. A MESA REDONDA E A PARTICIPAO DOS MUNICPIOS ................... 13 2.2. A NECESSIDADE DA REALIZAO DE EVENTOS UNIVERSITRIOS ABORDANDO A EDUCAO NO MUNICPIO. .................................................... 14 2.3. RESULTADOS E ENTRAVES OBTIDOS PS MESA REDONDA .............. 15 2.4. PROFESSORA ROSICLIA DE S VINHOTE, MEMBRO DA EQUIPE PEDAGGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO RELATA A RESPEITO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAO NO MUNICPIO. ................ 16 2.5. A PARTICIPAO DOS MUNICPIOS E DOS ESTADOS NA FORMAO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAO PNE ................................................... 18 2.6. ANLISE E NECESSIDADE DE ORGANIZAO DA ESTRUTURA EDUCACIONAL NO MUNICPIO. .......................................................................... 22 2.7. A ORGANIZAO DO AMBIENTE ESCOLAR E A LDB ............................. 23 2.8. DEVER DA UNIO DE ACORDO COM A LDB/96 ...................................... 24 2.9. DEVER DOS ESTADO CONFORME A LDB/96 .......................................... 24 2.10. O MUNICPIO E A LDB/96 ........................................................................... 25 2.11. OS NVEIS E MODALIDADES DE ENSINO EM CONSONNCIA COM A LDB VIGENTE. ...................................................................................................... 25 2.12. O IDEB COMO FATOR DETERMINANTE AO CRESCIMENTO EDUCACIONAL ..................................................................................................... 27 2.12.1. O QUE O IDEB................................................................................... 28 2.12.2. PARA QUE SERVE O IDEB .................................................................. 28 2.12.3. O QUE SO AS METAS ....................................................................... 29 2.12.4. COMO O IDEB CALCULADO ............................................................ 30 2.13. O DESENVOLVIMENTO E CUMPRIMENTO DAS METAS DO IDEB ......... 30 3 4 5 CONCLUSO ..................................................................................................... 31 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 33 ANEXOS............................................................................................................. 34

LISTA DE FOTOGRAFIAS
FIGURA 1 GERENTE LOCAL DA UEA, GESTORES DE ESCOLAS ESTADUAIS E PREFEITO MUNICIPAL NA COMPOSIO DA MESA.................................................................................................................................12 FIGURA 2 - ROSICLIA DE S VINHOTE - COORDENADORA PEDAGGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO...................................................................................................................................................17 FIGURA 3 - MAPA DOS ESTADOS QUE POSSUEM PEE.........................................................................................22

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 - IMPLANTAO DOS PEES NOS ESTADOS ..................................................... 21

10

APRESENTAO

Este relatrio tcnico cientfico, tem como objetivo apresentar trabalho acadmico desenvolvido no dia 09 de Abril de 2012 na sala da Turma de Licenciatura Plena em Matemtica da UEA Universidade do Estado do Amazonas, onde foi transmitida a realizao da mesa redonda, tendo como Tema o Plano Nacional de Educao PNE. Para afirmar os objetivos e metas em mbito municipal e para destacar as diferenas entre os municpios foi sugerido que fossem convidados as autoridades em educao no municpio. Em principal, membros da secretaria municipal de educao.

11

1 INTRODUO

O Objetivo da Realizao do Evento: Mesa Redonda, era tratar a educao a nvel municipal, verificando as necessidades e dificuldades de cada municpio e em foco principal o Plano Nacional de Educao PNE, Intermediado por meio de tecnologia IPTV. Assim reduzindo as distncias entre os municpios do amazonas que compe o sistema de ensino do curso de licenciatura plena em matemtica. A Realizao deste evento serviu para ampliar os conhecimentos dos universitrios e das autoridades presentes quanto implementao das leis de mbito municipal, estadual e federal e para sua melhor aplicao. Serviu tambm para ampliar os horizontes e conhecer realidades alm da situao municipal, revelando aspectos educacionais de outras localidades do estado. Esta interao de fato importante, pois o conhecimento de outras gestes educacionais faz com que busquemos o aprimoramento educacional, e que desempenhemos de fato o trabalho de educadores que buscam o cumprimento das metas educacionais estabelecidas pelo governo, a fim de melhorar os ndices de aprendizagem dos alunos.

2 FUNDAMENTAO TERICA

Comporam a mesa no local de transmisso a Professora THERESINHA RUIZ, Ex-deputada estadual e Professora no TRT - Tribunal Regional do Trabalho, Professora Ruth, Membro da Academia de Letras e Cincias, Professora Osmarina Guimares, Professor Carlos Alberto Farias Jennings e tambm contou com a participao do membro da comisso legislativa de educao da assembleia legislativa do estado, Deputado Sidney Leite. A Organizao da mesa redonda no municpio de Novo Aripuan ficou por parte do Gerente local da UEA: Adelson Alves de Lima, da secretria: Delzinei Carvalho e do Professor Assistente: Jenner Pinto. Foram convidados para o evento: O Prefeito Municipal Aminadab Meira de Santana, A Secretria Municipal de Educao: Clcia de Paula Coutinho, O membro da comisso de educao da Cmara Municipal: Vereador Neto Carvalho, O Gestor da Escola Estadual Julieta Lopes de Albuquerque: Prof. Jos Saraiva da Costa, O Gestor da Escola Estadual Guilherme Buzaglo: Prof. Everaldo Nascimento, O Gestor

12 2

da Escola E Estadual Professor Francisco S: Pr P o rof. Franc cisco Gou uva e o Coordenador L Local da SEDUC, Pro Almeriz Marques of. zo s.

Figura 1 Gerente Local da UE gestores de escolas estaduais e Prefe Municipal na e EA, d feito l esa composio da me

Dos C Convidados no com s mpareceram o Gesto da Esco Francis S, O m: or ola sco Coordenador d SEDUC e a Sec da C, cretria Municipal de Educa esta qu de fato e o, ue o primordial. era p Fizeram parte desta mesa redonda os municpios de Codajs, Itamarati, d a a, , Mara Irandub Tapau Japur, Anori, Nov Airo, Borba, Apu So Sebastio do a, ba, , vo B u, o Uatu um, Uarin Itapirang Juru, Novo Arip ni, ga, puan, Fonte Boa, B Barcelos, So Paulo S o de O Olivena, Juta e Beruri, sen B ndo que a maioria dos part ticipantes tiveram a opor rtunidade d manifes suas o de star opinies de forma abe e dem e erta mocrtica. A Abe ertura da nossa turm e apre n ma esentao dos conviidados foi feita pelo o acad dmico Jan nderson Marinho. A Mes redond foi bas sa da stante pro oveitosa, pois foi us p sado o si istema de e video oconfernc atingin todas as unidade da UEA nos interi cia, ndo es A riores, cont tando com m os re epresentan ntes munic cipais na rea da edu ucao em outros m unicpios, assim ns m s unive ersitrios p pudemos saber das necessida s ades e prob blemas enf frentados por outros s mun nicpios do estado.

13

Ao Final da Mesa redonda e da transmisso via IPTV, o Prefeito Municipal deu suas consideraes e falou sobre a educao no municpio. O Professor Jos Saraiva da Costa, Gestor da Escola Julieta, falou do futuro da educao no municpio e a importncia do uso da tecnologia na educao, O Vereador Neto Carvalho relembrou o processo de implantao do Centro Acadmico da UEA e fechando a Mesa Redonda o Gerente da UEA: Adelson Alves de Lima, falou sobre a extenso territorial da UEA e a importncia de preservar a rea, visando futuras instalaes, e tambm falou da importncia do trabalho acadmico e dos universitrios para a cidade de Novo Aripuan. Ressaltada a importncia de tal evento para engrandecer a educao no municpio e ao mesmo tempo houve indignao com a ausncia da representao da secretaria de educao municipal.

2.1. A MESA REDONDA E A PARTICIPAO DOS MUNICPIOS

Os Municpios que interagiram no tempo normal estipulado pela programao do evento, destacaram diversas atividades voltadas ao mbito do desenvolvimento da educao em seus vrios aspectos. A Maioria abordou a questo da participao em eventos organizados pela Secretaria de Estado da Educao - SEDUC, e em seguida, nos eventos de nvel Nacional, onde abordaram aspectos legais e de planejamento. O Objetivo principal de tais conferncias e reunies estratgicas o fortalecimento da educao a nvel nacional. Muitos municpios citaram a qualificao dos profissionais da educao e a questo salarial tambm foi abordada com o Plano de Cargos e Salrios que em alguns municpios est acima da mdia nacional. A Participao dos membros das entidades educacionais estaduais e municipais em cada municpio foi deveras razovel. Em alguns municpios comparecerem vereadores, membros de comisses de educao, membros de Conselhos Municipais de Educao, Gestores de Escolas Pblicas de mbito estadual e municipal, alguns ex-secretrios de educao tambm compareceram em alguns municpios para relatar sobre suas experincias. Alguns Coordenadores Municipais de Educao relataram sobre a educao em mbito estadual e suas dificuldades.

14

O Tempo estipulado de apresentao era limitado, no sendo possvel prolongamento do assunto abordado e ficando os apresentadores voltados a uma apresentao resumida e objetiva. Tambm houve a participao de membros do SINTEAM em alguns municpios, como colaboradores de informaes na realizao do evento, um dos representantes citou a importncia do planejamento e da formao profissional de cada docente, direcionado ao Deputado Sidney Leite para reflexo de apoio voltado valorizao da profisso junto Assembleia Legislativa do Estado. Foi abordado o PARFOR e tambm as iniciativas municipais quanto realizao de Conferncias que busquem a participao da comunidade, alunos e pais de alunos.

2.2. A NECESSIDADE DA REALIZAO DE EVENTOS UNIVERSITRIOS ABORDANDO A EDUCAO NO MUNICPIO.

A Realizao da mesa redonda foi de fato um fator de engrandecimento aos nveis de conhecimento a respeito da realidade da educao no estado do amazonas pois tais eventos reafirmam a necessidade da formao do professor voltada aos anseios da comunidade, obedecendo a regras estabelecidas atravs de estudos realizados em conferncias de mbitos municipal, estadual e nacional, como o Plano Nacional de Educao PNE. Adequar o futuro professor realidade do ensino de fato prepara-lo para o futuro, o despertar da criticidade concreta, aperfeioa os desgnios de uma sociedade mais justa e igualitria, e neste contexto, o conhecimento das leis da educao, faz com que os universitrios acabem por observar as principais falhas contidas em tais leis, e rebusquem o aperfeioamento das mesmas. O Papel da universidade, exemplificando os cursos de licenciatura, formar cidados capazes de formar outros cidados, priorizando no apenas o repasse dos conhecimentos contidos nos currculos, mas tambm ampliando o conhecimento para que o aluno desenvolva um papel na sociedade. Foi proveitosa a abordagem dos professores e dos membros componentes da mesa redonda, no apenas para os universitrios, mas tambm para os participantes, componentes das mais altas esferas de organizao municipal da educao.

15

Em algumas entrevistas e conversas informais, observou-se em alguns lderes educacionais, o desconhecimento do PNE e de suas metas, nestes casos necessria adequao destes professores com capacitaes constantes para adequ-los ao cumprimento de normas legais, pois no depende apenas dos gestores da educao a implementao real das metas, pois grande parte de responsabilidade do professor. Foi abordada em muitos municpios a questo da valorizao do profissional da educao. A Nvel estadual, recentemente o professor recebeu aumento salarial, equiparado aos nveis nacionais estipulados por lei. Observando em nosso municpio tal equiparao ainda no aconteceu, os professores da rede municipal no decorrer da histria sempre foram desvalorizados, pois muitos governantes que no vm a real importncia desse profissional para o desenvolvimento municipal. O Profissional da rede municipal de educao trabalha descontente, pois as leis que deveriam ser cumpridas, acabam sendo esquecidas.

2.3. RESULTADOS E ENTRAVES OBTIDOS PS MESA REDONDA

Esperava-se obter informaes de vrios municpios, coletadas nas interaes para comparar com dados municipais, a visto de nosso municpio o aprendizado dos alunos foi mais externo do que interno. Aprendemos com a realidade de outros municpios, vendo seus problemas e seus progressos, nas reas das modalidades educacionais diversas. Tais interaes nos fizeram refletir a respeito da educao como nvel de formao de uma sociedade mais justa. Tambm h de se perceber que as leis servem em si para planejar o crescimento ordenado, e com a qualificao dos professores a educao tem evoludo gradativamente at o ponto em que nos encontramos atualmente. No estamos equiparados ainda aos pases do Primeiro mundo, mas temos atingido ao passar dos anos a superao nos ndices educacionais mundiais, superando alguns outros pases. Em pesquisas percebe-se que a Realidade do Brasil comeou a ser modificada atravs das leis e dos manifestos em prol da educao, como o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932, que tem como um de seus ilustres membros Ansio Teixeira que difundiu os pressupostos do movimento da Escola

16

Nova, tendo como princpio a nfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferncia memorizao. Ansio Teixeira reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vrios cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatrios do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. Em Nvel de pesquisa e entrevistas para analisar a educao em nosso municpio encontramos entraves por parte da Secretria de Educao, que apenas atendeu a alguns alunos, por conta de comentrios feitos por alunos em rede social na internet, quanto ausncia da Secretaria Municipal de Educao e de seus representantes no evento realizado pela universidade. Destacou-se a ausncia da representatividade da secretaria municipal de educao, por ser esta instituio a responsvel pelo planejamento educacional no municpio e por ter esta secretaria o resumo das leis especficas que vigoram atualmente. Foram preparados questionamentos sobre o Sistema Municipal de Educao no municpio que acabaram ficando sem respostas. O Grupo de pedagogas da Secretaria para a realizao deste relatrio foi entrevistada em data posterior realizao do evento, sendo que obtivemos proveitosas informaes. A Coordenadoria de educao no estado na pessoa do representante no municpio no compareceu, tambm deixando dvidas quanto a Organizao da Educao em nvel de estado, seus projetos futuros e aes presentes.

2.4. PROFESSORA ROSICLIA DE S VINHOTE, MEMBRO DA EQUIPE PEDAGGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO RELATA A RESPEITO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAO NO MUNICPIO.

Rosiclia S, falou sobre o Plano Nacional de Educao e deu detalhes sobre o sistema municipal de educao no municpio. Rosiclia S nos explicou que o Plano Nacional de Educao elaborado em decnios, o ano de 2011 foi o ultimo ano de vigncia do plano que estava sendo executado e que nem todas as aes acabam sendo comtempladas no perodo estipulado, e no mesmo ano de 2011 foi iniciada a elaborao do novo plano, e

17 7

quan se faz um novo plano a m ndo z maioria das aes so repetida isso se denomina s as, a reinc cidncia, p para que se ejam execu utadas em um novo decnio.

Figura 2 - Rosicl de S Vinh ia hote - Coordenadora Pedag ggica da Sec cretaria ucao Municipal de Edu

As

pre eliminares

do

plan no

so

realizadas atravs s

de

con nferncias, ,

prim meiramente as confe e erncias m municipais, sendo que a con q nferncia em Novo o Aripu uan foi r realizada no ano de 2009, se n e endo que as propo ostas elabo oradas na a conf ferncia municipal v para a c o conferncia estadual, em segu uida a nve estadual el l rea alizada um seleo e as prop ma o postas viv veis so enviadas pa serem debatidas ara s na C Conferncia Nacional uma dele a l, egao designada nas confe rncias mu d unicipais e estaduais, sen que ca estado envia sua delega para a c ndo ada o a o conferencia nacional l que realizada em Braslia, onde s a sero vota adas as pro opostas qu foram el ue laboradas. . cusses s levanta o adas em universida ades, secre etarias mu unicipais, onde so o Disc conv vidados os dirigentes municipa e estad s s ais duais para participar rem juntam mente com m parla amentares No Ano de 2011 a Conferenc Estadual foi realiz s. d cia zada na Assembleia A a Legislativa ao final do ano, send que do municp a nica participa o do pio a ante foi a Secr retaria mun nicipal de educao estadual a participao foi mn nima na co onferncia a nacio onal. Foi p preparada uma minu que foi entregue aos secre uta etrios de educao o mun nicipais. At hoje ainda n se sab em que termos o municpio foi conte e o be e o emplado e nvel das propo ostas que foram elab boradas na conferncia municiipal, o resu a ultado final l sair quando o Plano Nacional e N estiver de fato prepa arado. Dep pois de fin nalizado o

18

PNE, ser colocado em prtica nos mbitos municipal, estadual e nacional. O Plano que est sendo elaborado ir at o ano de 2021, No ano de 2022 comemora-se o bicentenrio da educao, e at este ano o governo tem metas para cumprir, sendo a primordial o IDEB, onde o Brasil pretende alcanar a meta de pases desenvolvidos que 6.0, tal meta ser alcanada atravs de melhorias na qualidade de ensino. Qualificando professores, aplicando novas metodologias, fazendo uso dos instrumentos legais criados pelo sistema de educao maior, o MEC e tambm pelas esferas estadual e municipal que tambm criam suas leis para a melhoria da qualidade de ensino. O Plano Municipal de Educao ainda no foi implantado pelo fato de Novo Aripuan ainda no ter o seu prprio sistema de educao, todo o sistema do municpio regido pelo sistema estadual de educao, onde utilizamos as propostas do estado, todas as leis estaduais no mbito educacional e fazemos algumas adequaes. O Conselho Municipal de Educao recente e ainda est em fase de implantao, sendo que o mesmo no tem regimento interno e ainda no foi realizada mais de uma reunio, assim que for estabelecido de fato o conselho, comearemos a elaborar de fato o Plano Municipal de Educao.

2.5. A PARTICIPAO DOS MUNICPIOS E DOS ESTADOS NA FORMAO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAO PNE

Os Municpios e os Estados so os membros principais para a formao da Estrutura Organizacional e legal do sistema de educao nacional, e para tanto, ao passar dos anos primordial que se d a devida ateno aos procedimentos utilizados para a gesto da educao municipal e Estadual. As Secretarias juntamente com os poderes executivo e legislativo, por iniciativa do governo federal, tm implementado polticas para abranger a populao e a gesto dos municpios e estados para construir as diretrizes e metas que permeiam e iro permear no futuro e no presente, visando melhoria da educao, para alcanarmos assim alguns degraus nos patamares educacionais a nvel internacional, visto que ainda estamos em situao desfavorvel, dado o tamanho do pas e os recursos utilizados. A Realidade das regies no constante educao bastante desigual, pois a realidade do sul diferente da realidade do Norte, por isso se fez necessria

19

realizao de Conferncias Municipais, seguidas de conferncias estaduais e ao fim a realizao de uma conferncia nacional, onde se trata de debater assuntos que tenham interesses comuns no tangente educao a todos os municpios e estados. A Partir da elaborao do Plano Nacional de Educao - PNE, deu-se o incio da elaborao dos Planos Estaduais de Educao - PEE em alguns estados, haja vista que alguns estados ainda esto em fase de elaborao e alguns j tm seus Projetos de Lei esperando a aprovao das Assembleias Legislativas.

Estado / Distrito Acre

Situao Atual No tem PEE. Segundo a secretria de educao do estado, Maria Corra da Silva, h um documento com diretrizes educacionais elaborado em 1999 pela prpria Secretaria. A inteno elaborar um novo plano no ano que vem, luz do Plano Nacional de Educao. Possui PEE. Foi aprovado pela Lei 6.757, de 3 de agosto de 2006, com vigncia at 2015. No possui PEE. Houve uma conferncia estadual de educao em abril de 2010 para elaborar as diretrizes. A secretaria foi responsvel por sistematizar e enviar a proposta de Plano para a Assembleia Legislativa. Aprovou o plano em julho de 2008, com vigncia de 10 anos, pela Lei n 3.268/2008. Plano Estadual de Educao - Amazonas Lei 10.330 de 15 de setembro de 2006 No possui PEE. Segundo a Secretaria Estadual de Educao, h um Plano interno que est sendo reformulado de acordo com as diretrizes da CONAE. No possui plano distrital. No h PEE. A Secretaria da Educao possui um documento chamado Plano Estratgico Nova Escola e o estado possui um Plano Estadual de Desenvolvimento, que traz metas para a educao no estado at 2025. Possui PEE, aprovado pela Lei Complementar 62/2008. Vigncia at 2017. Prev a instalao de uma comisso de avaliao, monitoramento

Alagoas

Amap

Amazonas

Bahia Cear

Distrito Federal Esprito Santo

Gois

20 no 4 ano de vigncia e boletins peridicos. Maranho No possui PEE. Segundo a Secretaria Estadual de Educao, o plano foi finalizado em 2008, mas houve mudana de governo (quando a Roseana Sarney assumiu) e no houve encaminhamento. Possui PEE. Foi aprovado pela Lei 8.806, de 10 de janeiro de 2008. Um Frum Estadual de Educao foi constitudo para avaliar o plano, composto por organizaes da sociedade civil, pelo governo e poder legislativo. Os prximos planos plurianuais do estado e dos municpios devem ser elaborados de forma a dar suporte aos objetivos e metas do PEE. Possui PEE. Aprovado pela Lei n. 2.791, de 30 de dezembro de 2003, com vigncia at o final deste ano (2010). No tem PEE. H um Projeto de Lei (PL n. 2.215/08) em tramitao na Assembleia Legislativa do Estado. O projeto foi analisado por Comisses e submetido a audincias pblicas. Possui PEE. Foi aprovado pela Lei n. 7.441 de 2010. Possui PEE. Foi aprovado pela Lei n. 8.043, de 30 de junho de 2006, e tem vigncia at 2015. No possui PEE, embora um processo de construo participativa tenha ocorrido em 2005. O projeto de lei no foi aprovado pela Assembleia. Possui PEE, criado pela Lei n. 12.252/2002, com vigncia de 10 anos. No tem PEE. A Secretaria Estadual de Educao informou que est em elaborao. Possui PEE, institudo pela Lei n. 5.597, de 18 de dezembro de 2009. Estabelece a reviso do plano de 2 em 2 anos, com a realizao de um Congresso Estadual de Educao. No possui PEE. Um processo de construo teve incio em 2003, mas o Projeto de Lei n. 259, de 2005, que estabelecia o Plano Estadual do RS, foi arquivado na Assembleia em 2006. No tem PEE. O governo do Estado j

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Par

Paraba

Paran

Pernambuco

Piau

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul

Rondnia

21 elaborou a proposta que ser encaminhada a Assembleia Legislativa do Estado. Roraima No tem PEE. Ressalte-se que no foi possvel contato direto com a SEDUC, mas em pesquisa realizada na internet constatou-se que o estado no possui um PEE. Nesta nota do Ministrio Pblico Estadual, h a declarao de uma promotora de justia sobre a ausncia de plano, que no teria sido aprovado pelo Conselho Estadual. No possui PEE. De acordo com a Secretaria Estadual de Educao, h seis anos um processo participativo construiu uma proposta, nunca enviada para a Assembleia. A informao de que a Casa Civil considerou as propostas inviveis. No possui PEE. Em 2003, o Frum Estadual em Defesa da Escola Pblica e o governo estadual apresentaram duas propostas Assembleia. Nenhuma delas chegou a ser apreciada. Em outubro de 2009, o PL 1.066/2003 do governo foi arquivado. De acordo com o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), o atual governo elaborou uma nova proposta de plano e, em 2010, enviou ao Conselho Estadual de Educao, mas o texto ainda no foi tornado pblico. No possui PEE. Possui um Plano de Desenvolvimento da Educao, interno, preparado pela Secretaria da Educao. Possui PEE, regulamentado pela Lei n. 1.859, de 6 de dezembro de 2007, com vigncia at 2015.
Tabela 1 - Implantao dos PEEs nos Estados Fonte: Site Observatrio da Educao,

Santa Catarina

So Paulo

Sergipe

Tocantins

22 2

Figura 3 - Ma dos Estado que possue PEE apa os em

Fonte:Sit teObservat riodaEduca ao

A Elabo orao dos Planos M unicipais de Educa - PME, ainda de fato uma d o e a ques sto a ser observad em ca da munic r da pio peque eno, pois sua imple ementao o dem manda recu ursos, send que tais recursos em muitos municpiios so escassos ou do s u mal administra ados.

2 ANLIS 2.6. SE

NECESSID N DADE

DE

ORGAN NIZAO

DA

EST TRUTURA A

EDUCA ACIONAL NO MUNIC CPIO.

Muitos dos munic cpios part ticipantes da mesa redonda fiizeram a anlise de a e seus municpio e citara realiza s os am o de con nferncias municipaiis e partici ipao em m even ntos de m mbito estad dual e naci onal, send importante para a implemen do ntao das s base legais e es estruturais da educa ao em seus munic s cpios, com a elaborao de mo e meta para o P as Plano Municipal de E Educao. Entende e-se ento a part ir deste princpio que h a necess sidade da a orga anizao d sistema educacio do a onal. Pois os esforo emanad os dos da Co onstituio o

23

Federal de 1988, definidos no Artigo 206, rebusca a implementao de formas inovadoras de administrar os seus sistemas municipais de ensino, que se d atravs da descentralizao. O Municpio tido como formulador de polticas educacionais, sendo que lhe conferida uma grande carga de responsabilidade, imposta s demandas sociais da educao bsica, alm das visveis fragilidades tcnicocientficas e de cunho financeiro. H de ser analisada a organizao do sistema prprio de educao municipal, sendo que este tema ponto forte nos debates a nveis estadual e nacional no tangente s polticas educacionais brasileiras, Observando isto Gadotti (1999) entende que devem existir duas condies bsicas para o desenvolvimento e organizao de um novo sistema educacional: o conhecimento dos problemas educacionais de uma dada realidade histrico-geogrfica e uma teoria de educao.

2.7. A ORGANIZAO DO AMBIENTE ESCOLAR E A LDB

As alteraes organizacionais dos Planos de educao em esferas: nacional, estadual e municipal representa grande destaque em discusses nas reformas de mbito escolar, pois representam grande importncia no desenvolvimento educacional se forem colocadas em prtica nas salas de aula. A Organizao do ambiente escolar dentro de sala de aula envolve ideias, opinies e tradies contidas em seus componentes. Universidades, grupos de pesquisas, Ongs, meios de comunicao e etc., acabam por sua vez a influenciar o currculo disciplinar e a organizao da escola. A escola modelo de formao de polticas de ensino no Brasil. Os currculos, levando a diversas interpretaes dos mais variados documentos oficiais tinham o objetivo de orientar o ensino brasileiro sendo necessrio conhecer o contexto histrico nas quais foram tomadas as iniciativas governamentais, para entender algumas caractersticas do sistema educacional. A rea de pesquisa em polticas pblicas no Brasil grande e cresceu muito na ltima dcada onde se observa a criao de vrios centros e ncleos de estudo no pas, que buscam analisar a questo poltico-institucional do estado brasileiro na formulao e gesto de polticas sociais sob vrios aspectos. Portanto, trabalhar com polticas pblicas exige muita investigao para se chegar aos motivos mais prximos da verdade que ajudem a explicar porque apesar

24

do Brasil possuir uma rede de polticas sociais ainda permanece com tanta desigualdade social, com tantas pessoas passando necessidades diversas que podiam ser atendidas pelo Estado. Conforme (Vicente Martins, 2006):
A Lei de Diretrizes e Bases da educao Nacional (LDB), promulgada em 1996, uma lei emanada do Congresso Nacional. Como lei 9.394/96, deve ser cumprida e respeitada. No entanto, para os educadores, deve ser tomada, tambm, como uma espcie de livro sagrado e, sendo assim, reverenciada. Na Lei da Educao, so muitas as acepes de aprender que podemos depreender a partir da leitura de seus dispositivos legais referentes educao escolar, porm a lei pode ser mudada para proporcionar melhorias e um ensino de melhor qualidade.

2.8. DEVER DA UNIO DE ACORDO COM A LDB/96

Conforme a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, mais conhecida por LDB/96, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, organiza-se a educao nacional por escala hierrquica, cabendo a Unio como instituio chefe da educao nacional a organizao das leis e custeamento dos planos, e estabelecimento de metas atravs da elaborao do PNE - Plano Nacional de Educao em colaborao com os estados e municpios, estabelecendo competncias aos nveis de ensino: infantil, fundamental e mdio, nveis estes que norteiam os currculos e seus contedos mnimos que asseguram a formao bsica comum. A Unio conforme a LDB responsvel por: autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar cursos de nvel superior de seus sistemas de ensino. Na Estrutura Educacional da Unio h o Conselho Nacional de educao que serve como rgo de superviso permanente com funes normativas criadas por lei.

2.9. DEVER DOS ESTADO CONFORME A LDB/96

Cabe ao estado o planejamento e manuteno de seus rgos oficiais de seu sistema de ensino, cabendo tambm a organizao e planejamento de todos os municpios, de forma com que toda a populao seja atendida, mantendo os anseios e metas pr-estabelecidas em leis vigentes, assegurando o direito educao e galgando as metas planejadas no PNE.

25

Tambm cabe ao estado a elaborao de leis estaduais que visem abranger a oferta de ensino de forma planejada, visando as dificuldades regionais, tais metas podem ser estabelecidas no PEE - Plano Estadual de Educao. Hoje a realidade dos Planos educacionais de educao complexa, pois a maioria dos estados ainda luta para a implantao legal de seus planos. dever do estado, assegurar cursos de ensino fundamental e priorizar o ensino mdio.

2.10.

O MUNICPIO E A LDB/96

O Municpio deve organizar seu sistema de ensino, sendo ele de acordo com normas estaduais e nacionais. dever primrio do municpio a oferta do acesso da populao educao infantil, oferecendo creches e pr-escolas, e tambm dando prioridade ao ensino fundamental, sendo tambm permitida a atuao em outros nveis de ensino assim que forem atendidas as demandas conforme percentual de recursos mnimos vinculados pela constituio federal. O Municpio no obrigado a instituir seu prprio sistema de ensino, ele pode optar por integrar-se a um sistema nico de educao bsica.

2.11.

OS NVEIS E MODALIDADES DE ENSINO EM CONSONNCIA COM

A LDB VIGENTE.

A Educao escolar de acordo com o texto da LDB vigente composta de dois nveis: Ensino Bsico e Ensino Superior, sendo a educao bsica subdividida em educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio. A Educao bsica tem como principal objetivo a formao do cidado, fornecendo-lhe contedos para a sua progresso em estudos posteriores e progresso no trabalho. Quanto organizao, conforme art. 23 da LDB/96: Art. 23. A educao bsica poder organizar -se em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no-seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por forma diversa de

26

organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. A Educao Infantil oferecida em Creches atendendo crianas de at 3 anos de idade e nas Pr-escolas para as crianas de 4 a 6 anos de idade. O Ensino Fundamental antes tinha a durao de 8 anos, agora recentemente por nova lei estabelecida pelo Conselho Nacional de Educao, o ensino fundamental passou a ter a durao 9 anos. O Ensino fundamental regular ministrado em lngua portuguesa, sendo que assegurado utilizao de lnguas indgenas maternas e seus processos prprios de aprendizagem, neste campo alguns governos estaduais tm oferecido cursos de pedagogia indgena, para atender esta demanda. O Ensino Mdio a complementao e etapa final da educao bsica, tendo a durao de 3 anos, a consolidao dos fundamentos, que j preparam o cidado para o prosseguimento dos estudos no nvel Superior. A Educao de Jovens e Adultos - EJA, destinado queles que no tiveram acesso ou no terminaram seus estudos na idade adequada nos ensinos fundamental e mdio. Destaca-se a obrigatoriedade do poder pblico na manuteno de trabalhadores na escola mediante aes integradas. dever do poder pblico manter exames supletivos que habilitam o prosseguimento dos estudos em carter regular. As normas so estabelecidas conforme Art. 38 da LDB/96: Art. 38. Os sistemas de ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. 1. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-o: I - no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; II - no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de dezoito anos. 2. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais sero aferidos e reconhecidos mediante exames.

A Educao Profissional voltado ao trabalho, a cincia e a tecnologia, e visa desenvolver aptides tcnicas destinadas a ramos distintos. A Educao a nvel superior, conforme a LDB tem por objetivos:

27

Art. 43. A educao superior tem por finalidade: I - estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo; II - formar diplomados nas diferentes reas de conhecimento, aptos para a insero em setores profissionais e para a participao no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formao contnua; III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigao cientfica, visando o desenvolvimento da cincia e da tecnologia e da criao e difuso da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; IV - promover a divulgao de conhecimentos culturais, cientficos e tcnicos que constituem patrimnio da humanidade e comunicar o saber atravs do ensino, de publicaes ou de outras formas de comunicao; V - suscitar o desejo permanente de aperfeioamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretizao, integrando os conhecimentos que vo sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada gerao; VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar servios especializados comunidade e estabelecer com esta uma relao de reciprocidade; VII - promover a extenso, aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios resultantes da criao cultural e da pesquisa cientfica e tecnolgica geradas na instituio. A Educao Especial destina-se a educandos portadores de necessidades Especiais. A LDB em si, conforme todos os artigos referentes s modalidades de ensino bem abrangente e ao mesmo tempo discutvel, pois h aspectos a serem melhorados para ampliar o desempenho da oferta educacional a nvel nacional.

2.12.

O IDEB COMO FATOR DETERMINANTE AO CRESCIMENTO

EDUCACIONAL

O IDEB foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educao: aprovao e mdia de desempenho dos estudantes em lngua portuguesa e matemtica. O

28

indicador calculado a partir dos dados sobre aprovao escolar, obtidos no Censo Escolar, e mdias de desempenho nas avaliaes do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A srie histrica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas no apenas pelo Pas, mas tambm por escolas, municpios e unidades da Federao. A lgica a de que cada instncia evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da mdia dos pases da OCDE. Em termos numricos, isso significa progredir da mdia nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenrio da Independncia.

2.12.1.

O QUE O IDEB

O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num s indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educao: fluxo escolar e mdias de desempenho nas avaliaes. Ele agrega ao enfoque pedaggico dos resultados das avaliaes em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintticos, facilmente assimilveis, e que permitem traar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador calculado a partir dos dados sobre aprovao escolar, obtidos no Censo Escolar, e mdias de desempenho nas avaliaes do Inep, o Saeb para as unidades da federao e para o pas, e a Prova Brasil para os municpios.

2.12.2.

PARA QUE SERVE O IDEB

Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilizao da sociedade em favor da educao, uma vez que o ndice comparvel nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educao: aprendizagem e fluxo. A combinao de ambos tem tambm o mrito de equilibrar as duas dimenses: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo ser alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrrio, o sistema apressar a aprovao do aluno sem

29

qualidade, o resultado das avaliaes indicar igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O IDEB vai de zero a dez. O IDEB tambm importante por ser condutor de poltica pblica em prol da qualidade da educao. a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educao bsica. O Plano de Desenvolvimento da Educao estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 mdia que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparvel a dos pases desenvolvidos.

2.12.3.

O QUE SO AS METAS

O IDEB mais que um indicador estatstico. Ele nasceu como condutor de poltica pblica pela melhoria da qualidade da educao, tanto no mbito nacional, como nos estados, municpios e escolas. Sua composio possibilita no apenas o diagnstico atualizado da situao educacional em todas essas esferas, mas tambm a projeo de metas individuais intermedirias rumo ao incremento da qualidade do ensino. As metas so exatamente isso: o caminho traado de evoluo individual dos ndices, para que o Brasil atinja o patamar educacional que tm hoje a mdia dos pases da OCDE. Em termos numricos, isso significa evoluir da mdia nacional 3,8, registrada em 2005, para um IDEB igual a 6,0, na primeira fase do ensino fundamental. Foi o Inep quem estabeleceu parmetros tcnicos de comparao entre a qualidade dos sistemas de ensino do Brasil com os de pases da OCDE. Ou seja, a referncia OCDE parmetro tcnico em busca da qualidade, e no um critrio externo s polticas pblicas educacionais desenvolvidas pelo MEC, no mbito da realidade brasileira. Metas so diferenciadas para cada rede e escola. As metas so diferenciadas para todos, e so apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municpios e escolas devero melhorar seus ndices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue meta 6,0 em 2022, ano do bicentenrio da Independncia. Mesmo quem j tem um bom ndice deve continuar a evoluir. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas preveem um esforo mais concentrado, para que elas

30

melhorem rapidamente, diminuindo assim a desigualdade entre esferas. O Ministrio da Educao prev apoio especfico para reduzir essa desigualdade.

2.12.4.

COMO O IDEB CALCULADO

O IDEB calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovao) e mdias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os ndices de aprovao so obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As mdias de desempenho utilizadas so as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municpios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional). As metas intermedirias para o IDEB em todas as esferas foram calculadas pelo Inep no mbito do programa de metas fixadas pelo Compromisso Todos pela Educao, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educao, do Ministrio da Educao, que trata da educao bsica. A lgica a de que para que o Brasil chegue mdia 6,0 em 2021, perodo estipulado tendo como base a simbologia do bicentenrio da Independncia em 2022, cada sistema deve evoluir segundo pontos de partida distintos, e com esforo maior daqueles que partem em pior situao, com um objetivo implcito de reduo da desigualdade educacional. A definio de um IDEB nacional igual a 6,0 teve como referncia a qualidade dos sistemas em pases da OCDE. Essa comparao internacional s foi possvel graas a uma tcnica de compatibilizao entre a distribuio das proficincias observadas no Pisa (Programme for Internacional Student Assessment) e no Saeb. A meta nacional norteia todo o clculo das trajetrias intermedirias individuais do IDEB para o Brasil, unidades da Federao, municpios e escolas, a partir do compartilhamento do esforo necessrio em cada esfera para que o Pas atinja a mdia almejada no perodo definido.

2.13.

O DESENVOLVIMENTO E CUMPRIMENTO DAS METAS DO IDEB

Observa-se nos anexos deste trabalho acadmico que as metas planejadas nos anos foram cumpridas satisfatoriamente, em todos os nveis. Os gestores das escolas estaduais tm se preocupado com a evoluo e o alcance das metas planejadas.

31

De acordo com professores da rede estadual de ensino, a pontuao do IDEB nas escolas tem cado consideravelmente. E esta queda deve-se crescente evaso escolar. E mesmo com o declnio da pontuao as escolas do estado tem atingido o ndice esperado. As escolas estaduais no municpio, Joaquim Canamary Gualberto e Guilherme Buzaglo j receberam premiaes em dinheiro a nvel estadual, por terem atingido o nvel de escolas de valor pelo SADEAM que o Sistema de Avaliao do Desempenho Educacional do Amazonas, sendo que nos dois primeiros anos avaliou os alunos do 5 e 9 anos do Ensino Fundamental e 3 srie do Ensino Mdio e EJA mdio, e tambm pretende avaliar: Coordenadores; Gestores; Professores; SEDUC-sede.

3 CONCLUSO

Chega-se a concluso neste relatrio que as polticas educacionais em alguns dos municpios do estado amazonas, principalmente em Novo Aripuan, no so bem gerenciados, e que a maioria dos educadores desconhece a maioria das lei vigentes no contexto educacional. Verifica-se a importncia da anlise sucinta e da realizao constante de aperfeioamento dos educadores para atender aos preceitos dispostos em tais leis. A rea de pesquisa em polticas pblicas no Brasil grande e cresceu muito na ltima dcada onde se observa a criao de vrios centros e ncleos de estudo no pas, que buscam analisar a questo poltico-institucional do estado brasileiro na formulao e gesto de polticas sociais sob vrios aspectos. Portanto, trabalhar com polticas pblicas exige muita investigao para se chegar aos motivos mais prximos da verdade que ajudem a explicar porque apesar do Brasil possuir uma rede de polticas sociais ainda permanece com tanta desigualdade social, com tantas pessoas passando necessidades diversas que podiam ser atendidas pelo Estado. O Plano Nacional de Educao - PNE institui metas a serem alcanadas no decnio vigente, se tais metas forem cumpridas, o pas alcanar assim os pases

32

desenvolvidos quanto ao ndice internacional, portanto deve ser cumprido e respeitado. No entanto, para os educadores, deve ser tomada, tambm, como uma espcie de livro sagrado e, sendo assim, reverenciada. Na Lei da Educao, so muitas as acepes de aprender que podemos depreender a partir da leitura de seus dispositivos legais referentes educao escolar, porm a lei pode ser mudada para proporcionar melhorias e um ensino de melhor qualidade.

33

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MANDELA, Nelson. Frases de Nelson Mandela. Disponvel em: http://www.frazz.com.br/frase/nelson_mandela/ninguem_nasce_odiando_outra_pess oa_pela_/66288>. Acesso em: 20 abr. 2012. AFONSO, SHIRLEY DA ROCHA, Reflexes Sobre Estado, Polticas Pblicas E Educao. Disponvel em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/reflexoessobre-estado-politicas-publicas-e-educacao-1223016.html >. Acesso em 20 abr. 2012. MARTINS, VICENTE. Como a LDB concebe a aprendizagem, Disponvel em: http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/como-a-ldb-concebe-aaprendizagem-804/artigo/>. Acesso em 18 abr. 2012. AO EDUCATIVA, Sugestes de Pautas, Acompanhe a situao do plano de educao de cada estado, Disponvel em http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?option=com_content&view=arti cle&id=995:acompanhe-a-situacao-do-plano-de-educacao-de-cadaestado&catid=48:sugestoes-de-pautas&Itemid=98>. Acesso em 19 abr. 2012.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educao nacional, LEI N 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. GOVERNO FEDERAL, IDEB ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica, Disponvel em: http://portalideb.inep.gov.br/>. Acesso em 22 abr. 2012.

34

5 ANEXOS

Potrebbero piacerti anche