Sei sulla pagina 1di 4

SETOR PRIMRIO Denomina-se como Setor Primrio os segmentos da economia que produzem matrias primas, como a agricultura, a pecuria,

a pesca e o extrativismo mineral. um grande setor em pases subdesenvolvidos: na frica, a maioria dos pases tem suas populaes vivendo de agricultura de subsistncia. Em pases desenvolvidos, a agricultura tornou-se mais desenvolvida tecnologicamente, mecanizando suas fazendas, ao contrrio de tcnicas rudimentares manuseadas manualmente. Por exemplo, nos Estados Unidos, o milho plantado com tratores, que tambm espalham os defensivos, cortam-no e o embalam, sem contato com a mo humana. Isso prova que, quanto mais uma economia desenvolvida , maior o investimento em novas tecnologias para sua expanso. Estes avanos em investimentos e novas tecnologias permitem ao setor primrio cada vez menos contar com menos mo-de-obra, permitindo a estes pases contarem com percentuais cada vez menores de pessoas empregadas neste setor, tendo um grande percentual nos setores secundrio e tercirio.

SETOR SECUNDRIO O setor secundrio corresponde a um ramo de atividade que processa ou transforma os produtos oriundos do setor primrio (agricultura, pecuria, extrao mineral, vegetal e animal entre outros) em bens de consumo ou mesmo mquinas.

Atualmente, todas as sociedades se encontram repletas de produtos industrializados, uma vez que esses passam por um processo de transformao de matria-prima em algum produto que tem como finalidade atender a necessidade humana.

Esse setor da economia bastante abrangente, agrega indstria de todos os tipos, como frigorficos, lacticnios, fbricas de roupas, calados e alimentos em geral, alm de construes que vo desde as mais simples at as mais complexas.

SETOR TERCIRIO O setor tercirio envolve a comercializao dos produtos em geral e oferece servios comerciais, pessoais ou comunitrios a terceiros. Atualmente o setor tercirio tem se diversificado bastante sendo o que mais cresce nas ltimas dcadas. Os principais tipos de servio do setor tercirio so as indstrias de bens de servios e os bens pblicos.

Observam-se avanos tecnolgicos e mudanas estruturais importantes, pois requer mo-deobra qualificada dificultando seu desenvolvimento rpido nas regies mais pobres. Sua importncia se d pela sua essncia de desenvolvimento econmico que aumenta a competitividade interna e internacional, gerando empregos qualificados e acelerando o progresso tecnolgico.

O setor tercirio representa 50% dos custos de produo e 50% de empregos. Os servios representam mais de 60% do PIB brasileiro onde de forma crescente mantm relao com as indstrias manufatureiras. No Brasil, a atividade terciria conta com 945 mil empresas que geram 15,8 milhes de empregos. Com isso, a atividade terciria tem representatividade em grandes empresas micro - empresas.

SETOR QUATERNARIO "Setor quaternrio o setor da robtica, ciberntica, informtica. O domnio da informao vem crescendo de importncia a cada dia sendo prioritrio para as grandes potncias.

O setor quaternrio a expanso do conceito da Hiptese dos Trs Setores da Economia e abrange as atividades intelectuais da tecnologia, como gerao e troca de informao, educao, pesquisa e desenvolvimento e a alta tecnologia em si, anteriormente includas no setor tercirio como servios.

O vertiginoso crescimento do mercado intelectual foi to repentino que os economistas necessitam estuda-lo em separado e fazer projees e perspectivas na economia de cada mercado, seja emergente ou consolidado.

O setor quaternrio pode ser vislumbrado como o setor no qual as grandes empresas esto investindo em pesquisas de informao para seu prprio crescimento. Isso abrange corte de custos, pesquisas de mercado, idias inovadoras, produo de novos mtodos de produo, desenvolvimento de produtos para novos mercados consumidores, dentre outros.

Potrebbero piacerti anche