Sei sulla pagina 1di 25

1

CURSO DE LIDERANA PARA OBREIROS

Prof. Ev. Carlos Matias

Davi, porm, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lana e com escudo, mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exrcitos, o Deus de Israel, a quem tens afrontado (1 Sm 17:45).

Ananindeua. Novembro de 2011.

NDICE

NOES DE BIBLIOLOGIA

03

NOES DE HOMILTICA

06

SEITAS E HERESIAS

10

OS DONS DO ESPRITO SANTO

11

AS BASES BBLICAS DA UNO

16

LIDERANA CRIST

19

NOES DE BIBLIOLOGIA A teoria da Inspirao Plena a que ensina que todas as partes da Bblia so igualmente inspiradas (2 Tm 3:16). Os escritores foram capacitados pela cooperao vital e contnua do Esprito Santo. Os homens escreveram a Bblia com palavras de seu vocabulrio, porm sob a influncia do Esprito Santo. O que escreveram foi realmente a Palavra de Deus. Diferena Entre Revelao E Inspirao. Revelao: Deus d a conhecer ao escritor coisas desconhecidas que, por si s, o homem no poderia conhecer (2 Co12:1-4). Inspirao: O Esprito Santo age como um sopro sobre os escritores, capacitando-os a receber e transmitir a mensagem divina sem mistura ou erro. O escritor, nesse caso, pode valer-se de outras evidncias ou de qualquer outro material. Essa inspirao cobre apenas os escritos originais (2 Tm 3:16; Jo 10:35; 2 Pe 1:19-21). Se Moiss escreveu o Gnesis, recebendo-o por vises, sonhos ou mesmo pela prpria voz de Deus, temos a revelao (Nm 12:1-8). Caso ele tenha usado escritos anteriores, incluindo a tradio, desde que usado pelo Esprito Santo temos a Inspirao (Lc 1:1-4; At 1:1-2).

A Bblia divide-se comumente em oito sees, quatro do Antigo testamento e quatro do Novo testamento, como vemos a seguir: Livros do Antigo Testamento A lei (Pentateuco) 5 livros: Fundamento da chegada de Cristo 1. Gnesis 2. xodo 3. Levtico 4. Nmeros 5. Deuteronmio Poesia 5 livros: Anelo pela chegada de Cristo. J 2. Salmos 3. Provrbios 4. Eclesiastes 5. O Cntico dos Cnticos Histria 12 livros: Preparao para a chegada de Cristo 1. Josu 2. Juzes 3. Rute 4. 1Samuel 5. 2Samuel 6. 1Reis 7. 2Reis 8. 1Crnicas 9. 2Crnicas 10. Esdras 11. Neemias 12. Ester. Profetas 17 livros: Certeza da chegada de Cristo. a. b. Maiores:1. Isaas 2. Jeremias 3. Lamentaes 4. Ezequiel 5. Daniel. Menores:1. Osias 2. Joel 3. Ams 4. Obadias 5. Jonas 6. Miquias 7. Naum 8.

Habacuque 9. Sofonias 10. Ageu 11. Zacarias 12. Malaquias.

Livros desaparecidos citados no AT Livros das Guerras do Senhor (Nm 22:14) ; Livros dos Justos (Js 10:13); Livro da Histria de Salomo (1 Rs 11:41); Histria do Rei Davi (1 Cr 27:24); Crnicas de Nat e de Gade (1 Cr 29:29); Histria de Nat, Profecia de Aas e Vises de Ido (2 Cr 9:29; 12:15; 26:22), etc. Livros do Novo Testamento Evangelhos: Manifestao de Cristo. 1. Mateus 2. Marcos 3. Lucas 4. Joo Histria: Propagao do evangelho de Cristo: Atos dos Apstolos. Epstolas: Interpretao e aplicao dos ensinos de Cristo 1. Romanos 2. 1Corntios 3. 2Corntios 4. Glatas 5. Efsios 6. Filipenses 7. Colossenses 8. 1 Tessalonicenses 9. 2Tessalonicenses 10. 1Timteo 11. 2Timteo 12. Tito 13. Filemon 14. Hebreus 15. Tiago 16. 1 Pedro 17. 2 Pedro 18. 1 Joo 19. 2 Joo 20. 3 Joo 21. Judas. Profecia: Consumao em Cristo: 1 Apocalipse. Livros desaparecidos citados no NT Uma carta de Paulo aos Corntios (1 Co 5:9); E outra aos Laodicenses (Cl 4:16)

Os livros apcrifos Esses livros so aceitos pelos catlicos romanos como cannicos e rejeitados por protestantes e judeus. Desde a era da Reforma Protestante, essa palavra tem sido usada para denotar os escritos judaicos no-cannicos originrios do perodo intertestamentrio. O Concilio de Trento. Em 1546, o concilio catlico romano da ps-Reforma, realizado em Trento, proclamou os livros apcrifos como cannicos. Desde esse concilio de Trento, os livros apcrifos foram considerados cannicos, detentores de autoridade espiritual para a Igreja Catlica Romana. A ao do Concilio de Trento foi ao mesmo tempo polmica e prejudicial. Em debates com Lutero, os catlicos romanos haviam citado Macabeus, em apoio orao pelos mortos (2 Macabeus 12.45,46). Lutero e os protestantes que o seguiam desafiaram a canonicidade desse livro (Hb 9:27; Lc 16:22-26). Concluso: Por que no aceitamos os apcrifos? Muitos dos apcrifos apresentam erros geogrficos, cronolgicos e histricos, outros defendem idias novas como o purgatrio, a orao pelos mortos, a remisso dos pecados aps a morte, etc. TOBIAS (200 a.C.) - uma histria novelstica sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres realizados pelo anjo Rafael.

Apresenta: Justificao pelas obras - 4:7-11; 12:8; mediao dos Santos - 12:12; supersties - 6:5, 7-9, 19 um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19. JUDITE (150 a.C.) a Histria de uma herona viva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Grande heresia a prpria histria onde os fins justificam os meios. BARUQUE (100 a.D.) - Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias, numa exortao aos judeus quando da destruio de Jerusalm. Porm, de data muito posterior, quando da segunda destruio de Jerusalm, no ps-Cristo. Traz entre outras coisas, a intercesso pelos mortos - 3:4. 1 MACABEUS (100 a.C.) - Descreve a histria de 3 irmos da famlia "Macabeus", que no chamado perodo interbblico (400 a.C. 3 a.D) lutam contra inimigos dos judeus visando a preservao do seu povo e terra. II MACABEUS (100 a.C.) - No a continuao do 1 Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodgios de Judas Macabeu. Apresenta: a orao pelos mortos (12:44 46) culto e missa pelos mortos (12:43)o prprio autor no se julga inspirado (15:38-40; 2:25-27) intercesso pelos Santos (7:28 e 15:14). ADIES A DANIEL: Captulo 13 - A histria de Suzana - segundo esta lenda Daniel salva Suzana num julgamento fictcio baseado em falsos testemunhos. Captulo 14 - Bel e o Drago - Contm histrias sobre a necessidade da idolatria. Captulo 3:24-90 - o cntico dos 3 jovens na fornalha. LENDAS, ERROS E HERESIAS 1. Histrias fictcias, lendrias e absurdas Tobias 6.1-4 - "Partiu, pois, Tobias, e o co o seguiu, e parou na primeira pousada junto ao rio Tigre. E saiu a lavar os ps, e eis que saiu da gua um peixe monstruoso para o devorar. sua vista, Tobias, espavorido, clamou em alta voz, dizendo: Senhor, ele lanou-se a mim. E o anjo disse disse-lhe: Pega-lhe pelas guelras, e puxa-o para ti. Tendo assim feito, puxou-o para terra, e o comeou a palpitar a seus ps. Tobias contm erros e supersties incompatveis com a Palavra revelada de Deus. Rafael, um santo anjo (Tb 12:15), mentiu que ele era Azarias, o filho de Ananias (Tb 5:12). Este mesmo anjo d direes mgicas para expulsar um demnio com a fumaa do fgado e do corao de um peixe (Tb 6:7), totalmente contrrio ao ensino de Jesus (Mc 16:17; Mt 17:21). O Novo Testamento faz uma possvel aluso a uma diviso em trs partes do Antigo Testamento, quando Jesus disse: "... era necessrio que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moiss, nos Profetas e nos Salmos" (Lc 24.44).

As Bblias mais antigas no eram divididas em captulos e versculos. Essas divises foram feitas para facilitar a tarefa de citar as Escrituras. Stephen Langton, professor da Universidade de Paris e mais tarde arcebispo da Canturia, dividiu a Bblia em captulos em 1227. Robert Stephanus, impressor parisiense, acrescentou a diviso em versculos em 1551 e em 1955. Felizmente, estudiosos judeus, desde aquela poca, adotaram essa diviso de captulos e versculos para o Antigo Testamento.

NOES DE HOMILTICA (Pv 29:18). Por no se tratar de um curso especfico de homiltica (o pregador e o sermo), neste tpico iremos nos deter apenas aos princpios bsicos no preparo de sermes. A bblia o livro bsico do pregador e conhec-la, antes de tudo, o pr-requisito principal: voc j leu toda a bblia? No se pode pregar o que no se conhece! A pregao , em si, o elemento central do culto e pregadores com conhecimentos bblicos e teolgicos (doutrinas da bblia) muito fracos tero dificuldades no preparo do sermo. A Pregao tambm tem seu lado teraputico espiritual e seu objetivo levar o crente em Jesus Cristo a crescer, alm disso, o pregador tem que empregar uma linguagem acessvel aos diversos tipos de ouvintes, ou seja, pregar s para crentes no o mesmo que pregar para descrentes. Ser entendido com facilidade e saber o que se est falando so requisitos principais no sermo, pois esta a ferramenta principal que o Esprito Santo vai usar. Quem no l fica pobre de ideias, no consegue desenvolver bem seus pensamentos nem expressar bem suas frases. O pegador tambm precisa ter amplos conhecimentos gerais e ser observador do mundo que nos cerca. Estar atento aos sinais dos tempos que Jesus alertou. Importantssimo tambm no ir alm do que est escrito, inventar coisas ou profetizar o bvio para ser bem quisto pelos ouvintes muito perigoso. Quem pronuncia palavras para animar o povo, afirmando que Deus lhe revelou isso e aquilo, mentindo, a fim de tornar-se famoso, deve se arrepender enquanto houver tempo (Ap 2.20-22). Afinal, o prprio Senhor disse: "... o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe no tenho mandado falar, ou que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrer" (Dt 18.20). E alguns de fato esto morrendo por causa disso, principalmente no plano espiritual (Ap 3.1).

Antes de alguns exemplos, vejamos os cuidados relativos ao tempo quando se est no plpito. Dar uma saudao igreja ou um testemunho: 5 minutos. Dar uma Palavra: 5 a 15 minutos. Mensagem Evangelstica: de 30 a 60 minutos. Tambm indispensvel que o pregador tenha sempre consigo: Dicionrio bblico; enciclopdia; chave ou concordncia bblica; mapas e uma teologia sistemtica. preciso saber o que se est falando, para que o Esprito Santo nos use e possa lembrar o que estudamos e meditamos. Exemplos de Esboos de Sermes O sermo deve ter um tema, pois assim o pregador no corre o risco de se perder no meio de tantos assuntos e tenha dificuldades at para encerrar a mensagem. Tema: Passos para a Salvao Texto: Ap 1:3 Objetivo: mostrar aos ouvintes os passos para a salvao Introduo: A viso do Apstolo I Ouvir a Palavra de Deus 1. Produz f Rm 10:17 2. Sem f no se pode chegar a Deus Hb 11:6 3. Bem aventurado o que houve II Acatar a Palavra de Deus 1. Joo testificou. Ele a verdade Jo 17:17 2. Ele d testemunho da Salvao Jo 5:25 III Guardar a Palavra de Deus 1. Ela a espada do Esprito Ef 6:17 2. O testemunho porque guardaste Ap 3 3. Ela permanece para sempre Mt 24: 35

FILIPENSES - A mente crist alegre. I. A MENTE COERENTE - Captulo 1 Alegria, apesar das circunstncias Versculo chave: 1.21 1. A comunho do evangelho - 1.1-11 2. O avano do evangelho - 1.12-26 3. A f do evangelho - 1.27-30 II. A MENTE SUBMISSA - Captulo 2 Alegria, apesar das pessoas Versculo chave: 2.3 1. O exemplo de Cristo - 2.1-11 2. O exemplo de Paulo - 2.12-18 3. O exemplo de Timteo - 2.19-24 4. O exemplo de Epafrodito - 2.25-30 III. A MENTE ESPIRITUAL - Captulo 3 Alegria, apesar das coisas Versculos chaves: 3.19, 20 1. O passado de Paulo - 3.1-11 2. O presente de Paulo - 3.12-16 3. O futuro de Paulo - 3.17-21 IV. A MENTE SEGURA - Captulo 4 Alegria que vence a preocupao Versculos chaves: 4.6, 7 l. A paz de Deus - 4.1-9 2. O poder de Deus - 4.10-13 3. A proviso de Deus - 4.14-23 Atos 9.1-9: A Resistncia de Saulo A Converso de Saulo A Comisso de Saulo Texto: Joo 19.17-18 Ttulo: "O lugar chamado Calvrio" Esboo: 1. Era lugar de crucificao. Era lugar de separao. Era lugar de exaltao.

Texto: 1 Timteo 2.4 Ttulo: "A viso mundial de Deus" Esboo: 1. uma viso da humanidade. uma viso da eternidade. uma viso da verdade. TEMA: A VERDADEIRA ADORAO E OS VERDADEIROS ADORADORES TEXTO: Joo 4.19-24 ESBOO: Introduo: A problemtica da adorao em nossas igrejas I. O significado da adorao 1. No Antigo Testamento 2. No Novo Testamento II. O lugar da adorao (4.20-21) 1. Para os samaritanos: monte Gerizim 2. Para os judeus: Jerusalm 3. Para os cristos: no importa o lugar III. A atitude de adorao (4.21-24) 1. O verdadeiro adorador adora o Pai (4.21,23) 2. O verdadeiro adorador adora em esprito (4.23-24) 3. O verdadeiro adorador adora em verdade (4.23-24) TEMA: NO SEJAS INCRDULO, MAS CRENTE. TEXTO: Joo 20.24-29 ESBOO: Introduo: Dados biogrficos do evangelho de Joo a respeito de Tom: Jo 11.16; Jo 14.5; Jo 20.24-29; Jo 21.2. I. O ceticismo de Tom (20.24-26) 1. Apesar dos encontros anteriores com Cristo 2. Apesar do testemunho dos apstolos (20.25) 3. Apesar de oito dias de reflexo (20.26) 4. Superado pela presena real do Cristo ressurreto (20.26) 5. Superado pela manifestao do Cristo ressurreto, que o desafia a colocar seu dedo em Suas mos (20.27). 6. Superado pela palavra de encorajamento do Cristo ressurreto: no seja mais incrdulo, mas crente (20.27).

10

II. A confisso de Tom 1. Uma confisso pessoal: "Senhor meu, Deus meu!" 2. Uma confisso do senhorio de Cristo: "Senhor meu ..." 3. Uma confisso da divindade de Cristo: "Senhor meu, Deus meu!" III. O compromisso de Tom 1. O grande apstolo mencionado quatro vezes no evangelho de Joo. 2. O grande apstolo que levou o evangelho ndia. CONCLUSO: No sejas incrdulo, mas crente!

SEITAS E HERESIAS

Heresia deriva da palavra grega hiresis e significa: "escolha", "seleo", "preferncia". Da surgiu a palavra seita, por efeito de semntica. Do ponto de vista cristo, heresia o ato de um indivduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas prprias idias, ou as idias de outrem, em matria de religio. Em resumo, o abandono da verdade. O termo hiresis aparece no original em Atos 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.22. Por sua vez, "heresia" aparece em Atos 24.11; 1 Corntios 11.9; Glatas 5.20 e 2 Pedro 2.1. O estudo da heresiologia importante, sobretudo pelo fato de os ensinos herticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto , um dos sinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apstolos. O apstolo Paulo, por exemplo, nos dois primeiros versculos do captulo quatro da sua primeira epstola a Timteo, escreve: "Mas o Esprito afirma expressamente que, nos ltimos tempos alguns apostataro da f, por obedecerem a espritos enganadores e a ensinos de demnios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a prpria conscincia". O apstolo Pedro escreve tambm: "Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim tambm haver entre vs falsos mestres, os quais introduziro dissimuladamente heresias destruidoras, at ao ponto de negarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruio. E muitos seguiro as suas prticas libertinas, e, por causa deles, ser infamado o caminho da verdade; tambm, movidos por avareza, faro comrcio de vs, com palavras fictcias; para eles o juzo lavrado h longo tempo no tarda, e a sua destruio no dorme" (2 Pe2.1-3).

11

Uma seita identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos: 1. A Bblia Sagrada 2. A Pessoa de Deus 3. A queda do homem e o pecado 4. A Pessoa e a obra de Cristo 5. A salvao 6. O porvir 7. Revelao exclusiva Se o que uma seita ensina sobre estes assuntos no se harmonia com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante de uma seita hertica. Entre as muitas razes para o surgimento de seitas falsas no mundo, hoje, destacam-se as seguintes: 1. A ao diablica no mundo (2 Co 4.4). 2. A ao diablica contra a Igreja (Mt 13.25). 3. A ao diablica contra a Palavra de Deus (Mt 13.19). 4. O descuido da Igreja em pregar o Evangelho completo (Mt 13.25). 5. A falsa hermenutica (2 Pe 3.16). 6. A falta de conhecimento da verdade bblica (1 Tm 2.4). 7. A falta de maturidade espiritual (Ef 4.14). No vamos nos deter aqui s diversas seitas, pois j sabemos como identific-las e para isto basta ter o pleno conhecimento de Deus e seu plano de redeno divino.

OS DONS DO ESPRITO SANTO 1. Natureza geral dos dons. Os dons do Esprito devem distinguir-se do dom do Esprito. Os primeiros descrevem as capacidades sobrenaturais concedidas pelo Esprito para ministrios especiais; o segundo referese concesso do Esprito aos crentes conforme ministrado pelo Cristo glorificado. (Atos 2: 33). Paulo fala dos dons do Esprito ("espirituais", no original grego) num aspecto trplice. So eles: "charismata", ou uma variedade de dons concedidos pelo mesmo Esprito (1Co 12:4,7); "diakonai", ou variedade de servios prestados na causa do mesmo Senhor; e "energemata", ou variedades de poder do mesmo Deus que opera tudo em todos. Refere-se a todos esses aspectos como "a manifestao do Esprito", que dado aos homens para proveito de todos. Qual o propsito principal dos dons do Esprito Santo?

12

So capacidades espirituais concedidas com o propsito de edificar a igreja de Deus, por meio da instruo dos crentes e para ganhar novos convertidos (Ef 4: 7-13). Em 1Cor. 12:8-10, Paulo enumera nove desses dons, que podem ser classificados da seguinte maneira: 1) Aqueles que concedem poder para saber sobrenaturalmente: a palavra de sabedoria, a palavra de cincia, e de discernimento. 2) Aqueles que concedem poder para agir sobrenaturalmente: f, milagres, curas. 3) Aqueles que concedem poder para orar sobrenaturalmente: profecia, lnguas, interpretao. Esses dons so descritos como "a manifestao do Esprito", "dada a cada um, para o que for til" (isto , para o beneficio da igreja). Aqui temos a definio bblica duma "manifestao" do Esprito, a saber, a operao de qualquer um dos nove dons do Esprito. 2. Variedade de Dons. (a) A palavra de sabedoria. Por essa expresso entende-se o pronunciamento ou a declarao de sabedoria. Que tipo de sabedoria? Isso se determinar melhor notando em quais sentidos se usa a palavra "sabedoria" no Novo Testamento. aplicada arte de dar conselhos sbios (Atos 7:10); inteligncia demonstrada no esclarecer o significado de algum nmero ou viso misteriosos (Ap. 13:18; 17:9); prudncia em tratar assuntos (Atos 6:3); habilidade santa no trato com pessoas de fora da igreja (Col. 4:5); jeito e discrio em comunicar verdades crists (Col. 1:28); o conhecimento e prtica dos requisitos para uma vida piedosa e pura (Tg. 1:5; 3:13, 17); o conhecimento e habilidade necessrios para uma defesa eficiente da causa de Cristo (Luc. 21:15); um conhecimento prtico das coisas divinas e dos deveres humanos, unido ao poder de exposio concernente a essas coisas e deveres e de interpretar e aplicar a Palavra sagrada (Mat. 13:54; Mar. 6:2; Atos 6:10); a sabedoria e a instruo com que Joo Batista e Jesus ensinaram aos homens o plano de salvao. (Mat. 11:19.) Nos escritos de Paulo "a sabedoria" aplica-se a um conhecimento do plano divino, previamente escondido, de prover aos homens a salvao por meio da expiao de Cristo (1Cor. 1:30; Col. 2:3); por conseguinte, afirma-se que em Cristo "esto escondidos todos os tesouros da sabedoria e da cincia" (Col. 2:3); a sabedoria de Deus manifestada na formao e execuo de seus conselhos. (Rom. 11: 33) A palavra de sabedoria, pois, significa habilidade ou capacidade sobrenatural para expressar conhecimento nos sentidos supramencionados. (b) A palavra de cincia um pronunciamento ou declarao de fatos, inspirado dum modo sobrenatural (At 20:22-23). Em quais assuntos? Um estudo do uso da palavra "cincia" nos dar a resposta. A palavra denota: o conhecimento de Deus, tal como oferecido nos Evangelhos (2Cor. 2:14), especialmente na exposio que Paulo fez (2 Cor. 10:5); o conhecimento das coisas

13

que pertencem a Deus (Rom. 11:13); inteligncia e entendimento (Ef 3:19); o conhecimento da f crist (Rom. 15:14; 1Cor. 1:5); o conhecimento mais profundo, mais perfeito e mais amplo da vida crist, tal como pertence aos mais avanados (1Cor. 12:8; 13: 2,8,14:6; 2Cor. 6:6; 8:7; 11:16); o conhecimento mais elevado das coisas divinas e crists das quais os falsos mestres se jactam (1 Tim. 6:20); sabedoria moral como se demonstra numa vida reta (2 Ped. 1:5) e nas relaes com os demais (1Ped. 3:7); o conhecimento concernente s coisas divinas e aos deveres humanos (Rom. 2:20; Col. 2:3). Qual a diferena entre sabedoria e cincia? Segundo um erudito, cincia o conhecimento profundo ou a compreenso das coisas divinas, e sabedoria o conhecimento prtico ou habilidade que ordena ou regula a vida de acordo com seus princpios fundamentais. O dicionrio de Thayer declara que onde "cincia" e "sabedoria" se usam juntas, a primeira o conhecimento considerado em si mesmo; a outra, o conhecimento manifestado em ao. (c) F Esta deve distinguir-se da f salvadora e da confiana em Deus, sem a qual impossvel agradar-lhe (Hb. 11:6). certo que a f salvadora descrita como um dom (Ef 2:8), mas nesta passagem a palavra "dom" usada em oposio as "obras", enquanto em 1Cor. 12:9 a palavra usada significa uma dotao especial do poder do Esprito. Que o dom de f? Uma qualidade de f, s vezes chamada por nossos telogos antigos, a "f miraculosa", parece vir sobre alguns dos servos de Deus em tempos de crise e oportunidades especiais duma maneira to poderosa, que so elevados fora do reino da f natural e comum em Deus, de forma que tem uma certeza posta em suas almas que os faz triunfar sobre tudo, possivelmente essa mesma qualidade de f o pensamento de nosso Senhor quando disse em Marcos 11:22: "Tende f em Deus". Era uma f desta qualidade especial de f que ele podia dizer que um gro dela podia remover uma montanha (Mat. 17:20). Um pouco dessa f divina, que um atributo do Todo-poderoso, posto na alma do homem que milagres pode produzir! Vide exemplos da operao do dom em 1Reis 18:33-35; Atos 3:4. (d) Dons de curar. Dizer que uma pessoa tenha os dons (note se o plural, talvez se referindo a uma variedade de curas) significa que so usados por Deus duma maneira sobrenatural para dar sade aos enfermos por meio da orao. Parece ser um dom-sinal, de valor especial ao evangelista para atrair o povo ao Evangelho. (Atos 8:6,7; 28:8-10.) No se deve entender que quem possui esse dom tenha o poder de curar a todos; deve dar-se lugar soberania de Deus e atitude e condio espiritual do enfermo. O prprio Cristo foi limitado em sua capacidade de operar milagres por causa da incredulidade de povo (Mat. 13:58). A pessoa enferma no depende inteiramente de quem possua o dom. Todos os crentes em geral, e os ancios da igreja em particular, esto dotados de poder para orar pelos enfermos. (Mar. 16:18; Tia. 5:14.)

14

(e) Operao de milagres, literalmente "obras de poder". A chave Poder. (Vide Joo 14:12; Atos 1:8.) Os milagres "especiais" em feso so uma ilustrao da operao do dom (Atos 19:11-12; 5:12-15.) (f) Profecia. A profecia, geralmente falando, expresso vocal inspirada pelo Esprito de Deus. A profecia bblica pode ser mediante revelao, na qual o profeta proclama uma mensagem previamente recebida por meio dum sonho, uma viso ou pela Palavra do Senhor. Pode ser tambm exttica, uma expresso de inspirao do momento. H muitos exemplos bblicos de ambas as formas. A profecia exttica e inspirada pode tomar a forma de exaltao e adorao a Cristo, admoestao exortativa, ou de conforto e encorajamento inspirando os crentes. A profecia se distingue da pregao comum em que, enquanto a ltima geralmente o produto do estudo de revelao existente, a profecia o resultado da inspirao espiritual espontnea. No se tenciona suplantar a pregao ou o ensino, seno complet-los com o toque da inspirao. A possesso do dom constitua a pessoa "profeta". (Vide Atos 15:32; 21:9; 1Cor. 14:29.) O propsito do dom de profecia do Novo Testamento declarado em 1Cor. 14:3 o profeta edifica, exorta e consola os crentes. A inspirao manifestada no dom de profecia no est no mesmo nvel da inspirao das Escrituras. Isso est implcito pelo fato de que os crentes so instrudos a provar ou julgar as mensagens profticas. (Vide 1 Cor. 14:29.) Por que julg-las ou prov-las? Uma razo a possibilidade de o esprito humano (Jer. 23:16; Ez 13:2-3) confundir sua mensagem com a divina ( 2 Pe 1:20-21; 2 Sm 7:1-7). Paulo em 1Tess. 5:19-20 trata da operao do dom de profecia. Os conservadores tessalonicenses foram to longe em sua desconfiana quanto a esses dons (v. 20), que estavam em perigo de extinguir o Esprito (v. 19); mas Paulo lhes disse que provassem cada mensagem (V. 21) e que retivessem o bem (v. 21), e que se abstivessem daquilo que tivesse aparncia do mal (v. 22). Deve a profecia ou a interpretao ser dada na primeira pessoa do singular, como por exemplo: "Sou eu, o Senhor, que vos estou falando, povo meu"? A pergunta muito importante, porque a qualidade de certas mensagens tem feito muita gente duvidar se foi o Senhor mesmo quem falou dessa maneira. A resposta depende da idia que tenhamos do modo da inspirao. Ser mecnica? Isto , Deus usa a pessoa como se fosse um microfone, estando a pessoa inteiramente passiva e tomando-se simplesmente um porta-voz? Ou, ser o mtodo dinmico? Isto , Deus vivifica dum modo sobrenatural a natureza espiritual (note: "meu esprito ora", 1Cor. 14:14), capacitando a pessoa a falar a mensagem divina em termos fora do alcance natural das faculdades mentais? Se Deus inspira segundo o primeiro mtodo mencionado, a primeira pessoa do singular, naturalmente, seria usada; de acordo com o segundo mtodo a mensagem seria dada na terceira pessoa; por

15

exemplo: "o Senhor deseja que seu povo olhe para cima e que se anime, etc." Muitos obreiros experientes crem que as interpretaes e mensagens profticas devem ser dadas na terceira pessoa do singular. (Veja Luc. 1:67-79; 1Cor. 14:14, 15.) (g) Discernimento de espritos. Vimos que pode haver uma inspirao falsa, a obra de espritos enganadores ou do esprito humano. Como se pode perceber a diferena? Pelo dom de discernimento que d capacidade ao possuidor para determinar se o profeta est falando ou no pelo Esprito de Deus. Esse dom capacita o possuidor para "enxergar" todas as aparncias exteriores e conhecer a verdadeira natureza duma inspirao. A operao do dom de discernimento pode ser examinada por duas outras provas: a doutrinria (1Joo 4:1-6) e a prtica (Mat. 7:15- 23). A operao desse dom ilustrada nas seguintes passagens: 2 Reis 5:20-26; Atos 5:3; 8:23; 16:16-18. Essas referncias indicam que o dom capacita a algum a discernir o carter espiritual duma pessoa. Distingue-se esse dom da percepo natural da natureza humana, e mui especialmente dum esprito critico que procura faltas nos outros. (h) Lnguas. "Variedade de lnguas." "O dom de lnguas o poder de falar sobrenaturalmente em uma lngua nunca aprendida por quem fala, sendo essa lngua feita compreensvel aos ouvintes por meio do dom igualmente sobrenatural de interpretao." Parece haver duas classes de mensagens em lnguas: primeira, louvor em xtase dirigido a Deus somente (1Cor. 14:2); segunda, uma mensagem definida para a igreja (1Cor. 14:5). Distingue-se entre as lnguas como sinal e lnguas como dom. A primeira para todos (Atos 2:4); a outra no para todos (1Cor. 12:30). (i) Interpretao de lnguas. O propsito do dom de interpretao tornar inteligveis as expresses do xtase inspiradas pelo Esprito que se pronunciaram em uma lngua desconhecida da grande maioria presente, repetindo-se claramente na lngua comum, do povo congregado. uma operao puramente espiritual. O mesmo Esprito que inspirou o falar em outras lnguas, pelo qual as palavras pronunciadas procedem do esprito e no do intelecto, pode inspirar tambm a sua interpretao. A interpretao , portanto, inspirada, exttica e espontnea. Assim como o falar em lngua no concebido na mente, da mesma maneira, a interpretao emana do esprito antes que do intelecto do homem. Nota-se que as lnguas em conjunto com a interpretao tomam o mesmo valor de profecia. (Vide 1Cor. 14:5.) Por que, ento, no nos contentarmos com a profecia? Porque as lnguas so um "sinal" para os incrdulos (1Cor. 14:22). Nota: J se sugeriu que os ministrios enumerados em Rom. 12:6-8 e em 1Cor. 12:28, tambm derem ser includos sob a classificao de

16

"charismata" ampliando-se dessa forma o alcance dos dons espirituais para incluir os ministrios inspirados pelo Esprito.

AS BASES BBLICAS DA UNO. INTRODUO: A uno na Bblia pode ser vista de modo abrangente, tanto no sentido espiritual como no sentido prtico da uno com leo. Esta prtica bblica de muita importncia pelo seu sentido simblico e espiritual. Tanto no AT como no NT encontramos respaldo para sua utilizao, ainda que de modo diferenciado. Hoje, quando tantas inovaes esto ocorrendo no meio evanglico, precisamos saber um pouco mais sobre esse procedimento recomendado pela Palavra de Deus. I - CONCEITOS DE UNO: 1. ETIMOLOGICAMENTE: Uno significa "Ato ou efeito de ungir". Ungir quer dizer: "Untar com leo ou com unguento"; "Aplicar leos consagrados" (Dic.). 2. BBLICAMENTE: Uno vem do substantivo grego, chrisma; da vem o verbo chro, ungir; e o adjetivo christs, que significa "ungido". No hebraico, o termo ungido Messias, aplicado a Cristo. A uno, na Bblia, pode ser entendida de modo espiritual e literal, com a aplicao do azeite ou leo sobre algum ou sobre algum objeto. 2.1. UNO ESPIRITUAL: a capacitao dada por Deus a alguma pessoa, credenciando-a para cumprir uma misso especfica, especial, dentro de propsitos divinos. 1) JESUS FOI UNGIDO: Jesus foi ungido pelo Esprito Santo, "para evangelizar os pobres", "curar os quebrantados do corao, apregoar liberdade aos cativos...a por em liberdade os oprimidos" (Lc 4.18). Ele foi ungido "com leo de alegria" (Hb 1.9). (Ver Is 61.1; At 10.38; 1 Cr 16.22) 2) OS APSTOLOS FORAM UNGIDOS: Pedro era ungido de tal modo que as pessoas colocavam os doentes sob sua sombra para que fossem curados (At 5.15,16). De Paulo, levavamse "lenos e aventais" e "as enfermidades fugiam deles" (At 19.11,12). 3) OS CRENTES FIIS SO UNGIDOS. "Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu Deus, o qual tambm nos selou e deu o penhor do Esprito em nossos coraes" (2 Co 1.21, 22; Ef 1:13).

17

2.2. UNO COM LEO: o ato de derramar leo sobre algum ou sobre algum objeto, com o sentido de torn-lo consagrado a Deus, ou de buscar a cura divina sobre o enfermo.

II - A UNO COM LEO NO ANTIGO TESTAMENTO: 1. O LEO DA UNO E SUA COMPOSIO: Era composto de "principais especiarias": mirra, canela aromtica, clamo aromtico, cssia e azeite de oliveiras. (Ex 30.22-25). Era o "azeite da santa uno". 1.2. SUA FINALIDADE: 1) A UNO DOS OBJETOS SAGRADOS: (Ex 30.26-29; 40.9-11). O ato de ungir os objetos com o "azeite da santa uno" dava-lhe um carter sagrado. No podiam se utilizados para outras finalidades. Belsazar foi castigado por ter feito uso dos vasos sagrados do templo do Senhor (Dn 5.2-5; 23). Hoje, os lugares de culto nem sempre so respeitados. 2) A UNO DOS SACERDOTES: (Ex 30.30; 29.7; Lv 8.12). Os sacerdotes, aps ungidos, eram considerados santos, devendo dedicar-se ao servio do Senhor. Hoje, no Cristianismo, todos somos sacerdotes reais (1 Pe 2.9), pela uno espiritual. 3) A UNO DOS REIS: O azeite era derramado sobre eles, na consagrao para o cargo, como servo de Deus. Saul ( 1 Sm 10.1); Davi (1 Sm 16.13; 2 Sm 2.4; 11.7); Je (2 Rs 9.1,3); Salomo (1 Rs 1.39); 2 Rs 11.12; 2 Cr 23.11. 4) A UNO DOS PROFETAS. Elias ungiu Eliseu (1 Rs 19.16). 1.3. SUA EXCLUSIVIDADE: Era santo, com utilizao definida (Ex 30.31-33). Muitos que so ungidos para o ministrio tm sado do seu lugar, misturando-se com o mundo, e outras coisas que no agradam a Deus. III - A UNO NO NOVO TESTAMENTO: 1. A UNO NO SENTIDO ESPIRITUAL: No NT, a palavra uno (do gr. chrisma) s ocorre trs vezes (1 Jo 2.20,27). O verbo ungir (chro) aparece cinco vezes (Lc 4.18; At. 4.27; 20.38; 2 Co 1.21; Hb 1.9). J o adjetivo christs (Cristo) ocorre mais de 500 vezes, em diversas referncias, como em Mt 1.1 e Ap 22.21. 2. A UNO COM LEO: Literalmente, ocorrem duas passagem relativas uno com leo: Em Mc 6.13 e Tg 5.14. 1. A uno dos enfermos.

18

1.1. OS DISCPULOS UNGIAM: (Mc 6.13). a nica referncia nos evangelhos sobre esse trabalho dos discpulos. Certamente, era algo muito comum, embora as curas feitas por Jesus no utilizassem o leo como elemento auxiliar. 1.2. A UNO PELOS PRESBTEROS: (Tg 5.14).Tiago ensina como agir, quando um crente est doente, orientando que os presbteros sejam chamados para orarem por ele, ungindo com leo, em nome de Jesus. 2. NO PREPARO PARA A SEPULTURA (Mc 14.8; Lc 23.56). Era um costume oriental. Ao que parece para retardar a decomposio do corpo. 3. A UNO DE HSPEDES: Uma mulher ungiu os ps de Jesus (Lc 7.38) e Ele chamou a ateno do anfitrio por no t-lo ungido a cabea (Lc 7.46). IV - A UNO COM LEO, HOJE: QUEM PODE UNGIR?: 1.1. OS MINISTROS DO EVANGELHO: Pastores e evangelistas podem ungir, pois sua misso abrangente. (1 Pe 5.1,2a). 1.2. OS PRESBTEROS DA IGREJA: (Tg 5.14). So os membros do ministrio mais indicados para realizar a uno com leo, pois so citados explicitamente como credenciados para tal finalidade. Mas no exclusividade deles. 1.3. OS OBREIROS EM GERAL: Na ausncia dos ministros e presbteros, em situaes especiais, admissvel que diconos, auxiliares, e obreiros em geral ungirem os enfermos. Os discpulos ungiam (Mc 6.13). 1.4. ELEMENTO TIL ORAO DA F: (Tg 5.14) No o azeite que cura, mas a f no Nome de Jesus, da parte dos que oram e da parte do enfermo. A Igreja Catlica tem o sacramento da "extrema uno" aos moribundos, com o sentido de conferir-lhes graa na hora da morte. Isso no tem respaldo bblico. 2. QUE PARTES DO CORPO PODEM SER UNGIDAS?: Normalmente, deve-se ungir a cabea do doente. No AT, sempre a uno era sobre a cabea (Sl 23.5; 133.2). A mulher ungiu os ps de Jesus, mas no em caso de enfermidade. CONCLUSO. A uno espiritual deve fazer parte da vida dos crentes e em especial da vida dos obreiros. A orao pelos enfermos deve ser prtica comum em todas as igrejas crists e, se possvel, em todos os cultos. Sempre h pessoas necessitadas de receber a orao da f, com o recurso da uno com leo. Esta deve ser feita no apenas como mero ritual, mas como um gesto de f no poder do Nome de Jesus.

19

LIDERANA CRIST I. O QUE VEM A SER UM LDER Deus pode escolher a quem Ele quiser para ocupar a posio de lder, afinal de contas, Ele Deus, ns apenas criaturas, Ele o Criador. Deus est chamando lderes. Ele est procura de lderes (Ex 4:10-12; Is 6:1-8). Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu no a destrusse; mas a ningum achei (Ez 22.30). uma pessoa que est consciente do seu papel na liderana, sabe que est no comando e que este comando foi-lhe outorgado por Deus. Tambm est consciente que exerce um forte impacto e uma grande influncia na vida dos liderados. Ele algum que v as necessidades das outras pessoas. Est sensvel para com elas. Com isso, procura, na maneira do possvel, ajud-las a superar os seus obstculos (Ex 32:31-33). Todo o poder que o lder vem a possuir deve primeiramente ser por ele reconhecido que lhe foi concedido por Deus (Jo 15.5). Sem Cristo, o lder nada pode (2 Co 3:5). Como um Lder Deve ser Conhecido O lder cristo deve ser uma pessoa que conhecida por meio de seu poder espiritual, a sua autoridade diretamente da Palavra de Deus. Ele deve ser uma pessoa que vive na Palavra e atravs disso desafiar os seus liderados a seguir o seu exemplo. O modo de vida, de agir, de falar, do lder deve ser inteiramente controlado pelo Esprito Santo (1 Co 2:4; 11:1) II. O QUE LIDERANA ESPIRITUAL Liderana a capacidade de reconhecer as habilidades especiais e as limitaes dos outros, associada capacidade de introduzir cada um dentro do servio que desempenhar melhor. Liderana uma responsabilidade tremenda. Liderana espiritual uma responsabilidade maior ainda. O lder deve ser o exemplo, seus liderados devem correr juntamente com ele na rea espiritual. Ele exortado a faz-lo com diligncia, no por constrangimento, e sim de maneira espontnea (1Pe 5.1-4), estando certo de que um dia prestar contas da sua liderana (Hb 13.17).

20

III. QUALIDADES NA VIDA DE UM LDER Qualidades Espirituais indispensvel que o lder caminhe ao lado e com Deus na liderana (Ex 33:15). Para isso, necessrio que o corao do lder seja inteiramente de Deus (At 20:24; Lc 12:47-48) Temos na vida de Daniel um grande exemplo: ele era irrepreensvel, no havia nada que as pessoas podiam falar com relao faltas em sua vida. Sendo assim, seus inimigos tentaram achar algo para acus-lo na lei de Deus. Nada encontraram (2 Tm 2:15). 2. Qualidades Morais Os lderes devem possuir uma vida limpa, isso no deve ser por medo dos liderados, mas sim pelo temor diante de Deus, por querer agrad-lo (2 Tm 2:15) 3. Qualidades Pessoais At mesmo tudo o que o lder fala, faz ou pensa serve para influenciar os seus liderados, quer positiva, quer negativamente. De uma maneira ou de outra, o lder, influenciar os seus liderados em tudo o que faz, portanto, necessrio que se tenha o mximo cuidado para no ser uma influncia negativa na vida deles (1 Tm 4:12) IV. AS QUALIFICAES ESPIRITUAIS DE UM LDER. Deus est procura de lderes. Lderes que tenham o corao voltado para Ele, para Sua obra. Pessoas cujo corao do Senhor. O apstolo Paulo, aconselhando a Timteo (1Tm 4.6-16), nos deixou as especificaes para o ministro que Deus est procurando, o bom ministro de Cristo e os meios para se chegar a tal: 1) Os perigos espirituais Paulo estava ensinando a Timteo a maneira de como se deve proceder na Casa de Deus e assim, advertindo contra as doutrinas falsas (2 Co11:13-15). 2) Nutrio atravs da Palavra de Deus uma doutrina correta, a s doutrina, a base do ensino (Jo 4:34; 6:27) 3) O exerccio da piedade a boa doutrina deve ser pura. A piedade o carter e a semelhana de Deus. O conselho de Paulo a Timteo era o de fazer o exerccio pessoal, tanto quanto o espiritual (vs.7,8).

21

4) Esforo no servio alm de ser piedoso, o bom ministro de Cristo deve esforar-se no desempenho do servio (v.10). 5) Exemplo por sua vida uma das coisas mais importantes na vida de Timteo era o seu exemplo. Para ser padro exige-se um exemplo bastante elevado. Se Timteo fosse padro apenas na Palavra e no no procedimento, ele se tornaria imprestvel para o ministrio. (v.12). 6) Ministrio em pblico dividido por Paulo em trs partes: leitura, exortao e ensino (v.13). Leitura da Palavra de Deus ao pblico, exortao em relao ao texto lido e o ensino, a instruo das verdades da f crist. (7) Desenvolver do dom o lder deve saber qual o seu dom e desenvolv-lo (v.7), deve colocar seu dom ou dons em prtica, caso no o faa ficar atrofiado e a Igreja de Cristo sai perdendo. (Lc 19.11-27; Mt 25.14-30) 8) Meditao na Palavra de Deus quando o bom ministro de Cristo est meditando na Palavra, seu entendimento se abre com o auxlio do Esprito Santo e a todos manifesto o seu poder na vida (v.15). 9) Diligncia no servio dito que o no nos custa nada, damos pouco ou at mesmo nenhum valor (com algumas excees). O servo de Cristo que no demonstra zelo e diligncia no exerccio do seu ministrio no ser de forma alguma bem sucedido em seu proceder (v.15). 10) Cuidado de ti mesmo e da doutrina ele cuida-se a si prprio (v.16) e tambm da preservao da pureza da doutrina que aprendera. Um perigo que muitas vezes o servo de Cristo se ocupa de maneira to intensa no servio do Mestre que se esquece, descuida ou negligencia a sua vida espiritual. Por isso, Paulo exorta: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. V. O LDER QUE DEUS PROCURA 1. Quanto a Sua Moral: Irrepreensvel: o lder deve ser uma pessoa irrepreensvel em tudo porque qualquer defeito em sua vida poder vir a ser reproduzido na vida dos outros membros da Igreja. ser uma pessoa respeitadora, que no tenha com o que possam acusar, sem manchas (Lc 1.5,6). Esposo de uma S Mulher: a moral do lder deve ser exemplar. Isso evidenciado logo por sua total devoo a sua esposa (1Tm 3.2; Tt 1.6).

22

2. Quanto ao Seu Modo de Viver: Temperante: ser equilibrado. Ser equilibrado em seus atos. Uma pessoa moderada, para que isso seja possvel, deve ser vigilante para que no venha ser levado aos extremos por qualquer paixo (Tt 2.2). Sbrio: equilibrado ou moderado em seu modo de pensar. Uma pessoa sensata, ajuizada. Ao tomar decises usa de sabedoria (1Tm 3.2; 2Tm 4.5; 1Pe 1.13). Modesto: equilibrado ou moderado em seus prprios desejos. Algum que despretensioso, tendo como sua nica ambio servir ao Senhor. Simplicidade no modo de se apresentar, de falar de si mesmo (1Tm 3.2). 3. Quanto ao Seu Servio: Hospitaleiro: para o desempenho do seu servio, torna-se essencial para o lder esta qualidade. Ele deve demonstrar a sua bondade e dar exemplo para com todos no sentido de ser um bom hospedeiro em sua prpria casa (Rm 12.13; Hb 13.2; 1Tm 3.2; Tt 1.8). Apto para Ensinar: o lder precisa ter uma certa aptido para ensinar. Ele deve ensinar a outros e treinar lderes (1Tm 3.2; Tt 1.9). 4. Quanto s Suas Atitudes: No Dado ao Vinho: isto demonstra domnio de si mesmo (1 Co 6:12). O lder deve procurar ter domnio prprio e fazer com que no tenha apetites carnais (1Tm 5:23; Tt 1:7). No Violento: tambm requer o domnio prprio (Mt 26:51-52). algum que no dominado pela ira. No descarrega seus problemas ou anseios e dificuldades sobre outrem (1Tm 3.3; Tt 1.7). Cordato: justamente o contrrio do homem que violento em modo de agir. algum cuja natureza calma, prudente e bem controlado. Pessoa que tem bom senso. moderado em sua forma de agir (Lc 9:51-56; 1Tm 3.3; Tt 3.2). Inimigo de Contendas: o seu modo de vida despreza a competio com outra pessoa. No usa de rivalidades (Pv 6:16-19). No entra em lutas com outra pessoa (Mt 26:51-52; 1Tm 3.3; 1 Co 1.11; 3.3). No Avarento: no uma pessoa escrava do desejo de acumular riquezas para si. No dominado pela avareza, no tem apego demasiado pelo dinheiro (2 Rs 5:20; 1Tm 3.3). Governe Bem Sua Prpria Casa: no assume o papel de ditador. A sua autoridade deve ser moral e espiritual, usando para isso a autoridade da Palavra de Deus (1Tm 3.4).

23

Criar os Filhos Sob Disciplina: se ele, na qualidade de lder, no sabe governar a sua prpria casa e seus prprios filhos, como cuidar da Igreja de Deus? (1Tm 3.4). Respeitoso: sabemos que necessrio ter essa qualidade. Como se pode respeitar um homem que no tenha convices, fala sempre de acordo com o pensamento de seus ouvintes? Ele deve ser uma pessoa de uma s palavra (1Tm 3.4) VI. CONHECENDO AS QUALIDADES DE LIDERANA DO LDER O lder de Deus deve possuir caractersticas mpares que o colocam como um legtimo representante do Senhor Jesus Cristo. claro que existem muitas outras qualidades que um lder deva ter, mas ns citaremos apenas as seguintes: 1) Integridade: Para que um lder seja ntegro, ele deve ser sincero, esta sinceridade verificada em seu viver dirio: nas conversaes, no agir, nas finanas, no servio. A integridade faz parte da vida do lder. Uma vida pura, sem manchas demonstra integridade (Sl 15:1-5) 2) Determinao: Para o lder, o ser determinado faz com que no tenha receios em executar seus planos. Ele deve possuir determinao para fazer a obra de Deus, para corrigir os problemas na igreja, para iniciar trabalhos, e tudo quanto mais possvel (Fl 3:12-14; At 20:24) 3) Sabedoria: Capacidade que uma pessoa tem para fazer do conhecimento que tm adquirido. Sabedoria envolve percepo do corao humano, saber realmente como as coisas so. O lder deve pedir de Deus a sabedoria para poder dirigir o rebanho (2 Cr 1:10-12; Dn 1:17-20) 4) Disciplinado: Disciplina primordial para a vida do lder: na vida espiritual, disciplina para com a leitura da Palavra de Deus, orao, exerccio do seu dom; na vida particular, disciplina no seu modo de viver, seu testemunho, seus alvos e planos; na vida financeira (1 Tm 3:4-5). 5) Humor: No adianta possuir senso de humor e us-lo toda hora, em locais e ocasies imprprias (Ex 20:7). O lder deve praticar o humor, ser alegre no faz mal a ningum e dar risadas no pecado, desde que sabiamente (Ef 5:3-4).

24

6) Coragem: O lder deve ter coragem suficiente para enfrentar um erro. Tambm para tomar decises difceis. Coragem aquela qualidade de esprito que capacita os homens a enfrentar o perigo, ou a dificuldade, com firmeza, ou sem medo, sem depresso mental (1 Sm 17:40-47) VII. A MANIFESTAO DA LIDERANA 1. O Lder Deve Aprender a Obedincia O ato ou efeito de obedecer. Estar sujeito autoridade legtima de algum. A Bblia tem muito a dizer sobre a obedincia (Jr 35). O lder no est isento do dever de pratic-la. Nosso exemplo maior de obedincia foi o Senhor Jesus Cristo (2 Pe 2:21-23; Hb 5.7-9). Saul fora o primeiro rei de Israel. Seu pecado fora o de oferecer sacrifcios, coisa essa que somente os sacerdotes podiam realizar. Desobedeceu e perdeu a uno e o trono (1 Sm 15:22; 16:13-14). 2. O Lder Deve Saber Perdoar Quem no sabe perdoar no est apto a liderar. O perdo um fator importantssimo em nosso meio. Ningum perfeito, por isso, torna-se to necessrio que o perdo seja exercido. O principal motivo pelo qual ns devemos perdoar queles que nos ofenderam que, em primeiro lugar Cristo nos perdoou (Ef 4.32; Cl 3.13). No h escolha, temos que perdoar (Lc 11:4). O exemplo de Pedro. 3. O Lder e a Vida de Viso e Planejamento A concentrao de um lder no deve estar no passado nem no presente, mas no futuro. Ele uma pessoa que sempre est frente das pessoas, v mais e v alm que os demais, e tambm na imensa maioria das vezes ele algum que v antes de todos os outros (2 Rs 6:15-17) O planejamento do futuro deve ser uma grande responsabilidade do lder. Ele deve olhar para o horizonte e verificar as possibilidades e as impossibilidades e at, quem sabe, torn-las possveis. Neemias era um homem de viso. Mesmo distante de sua Terra, pois estava em cativeiro, ele recebera a viso de reconstruir as muralhas de Jerusalm (Ez 22:30).

25

4. O Lder Deve Ter uma Vida de Orao. Orao falar com Deus, conversamos com Ele de maneira simples e objetiva, ao passo que Deus fala conosco atravs de Sua Palavra. Sem orao o lder no vai a lugar algum. No se pode conduzir o rebanho de Deus sem orao. O lder que negligencia esta ferramenta no conseguir obter o poder de Deus. No d para negar que h uma necessidade extrema de o lder ser uma pessoa de orao. Orao guerra, guerra espiritual. Jesus fazia viglias de orao sozinho (Lc 5:15-16; 11:1-4). 5. O Lder e a Humildade. Meio para se cultivar a humildade: Cristo deve ser o Senhor de nossas vidas. Ele deve viver em ns. Entronizando a Cristo em nosso corao iremos obedec-lo. Cristo ensinou a seus discpulos a simplicidade e a humildade de uma vida de orao (Mc 9:33-35; Jo 13.1-11).

CONCLUSO: Liderana no brincadeira. O lder tem que estar caminhando com Deus para poder exercer o ministrio que lhe foi confiado. Deus capacita o lder que quer fazer a Sua vontade. Os princpios e qualidades para um bom lder so outorgados pelo Esprito Santo ao lder desejoso de cumprir a sua misso. No existe Super-Homem na obra de Deus (Tg 5:17), contudo se lutarmos com as armas certas seremos sempre mais que vitoriosos em Cristo (Rm 8:37; Ef 6:12-13). Com nossa f firmada em Cristo podemos destruir todas as investidas do inimigo (Mt 16:18).

Potrebbero piacerti anche