Sei sulla pagina 1di 6

Bom, eu vou procurar explicar de maneira simples o que preciso fazer para instalar uma nova ROM no Motorola

a Quench MB501. Antes de qualquer coisa, preciso avisar que sempre h riscos, pois mexeremos com a estrutura do sistema, habilitando ROOT e instalando um novo OS. Porm as chances de ocorrer algum problema so mnimas, tanto que sempre fiz isso e nunca deu nada de errado, alm disso acabei de fazer novamente no meu Quench (que estava com a verso 1.5) e ele est funcionando perfeitamente, mas ainda assim, tenha certeza que voc queira mesmo fazer esta atualizao, pois ficar sem celular complicado. Outra coisa muito importante, pode parecer complicado o processo, mas porque tem muita informao, basta seguir os passos corretamente. Eu por exemplo, por j estar acostumado com isso, fiz tudo em apenas 10 minutos, pois muito fcil mesmo. Alm disso, habilitar o root, s ser necessrio uma vez, depois disso para mudar a verso do Android, basta jogar o arquivo no SD e instalar via Recovery (Como ser explicado aqui tambm).

Desconsidere os erros de portugus, pois fiz o tutorial s pressas

Bom, primeiramente, ser necessrio habilitar o ROOT no aparelho, pois desta forma voc ser capaz de mexer no sistema administrativo dele. Vamos l ento:

1 - Faa backup de seus arquivos inclusive os do carto de memria. Apesar de no perder nada neste, apenas por segurana. 2 - Tenha sua bateria BEM carregada (mnimo de 80%) bem como um SIM Card (chip) ativo e funcionando no seu aparelho.

Preparando o seu computador:


1 - recomendvel o procedimento a partir de um notebook para casos de quedas de energia. Caso no seja possvel, pelo menos garanta que a energia no esteja oscilando e que seu computador est limpinho de vrus e pragas cotidianas. 2 Ser necessrio instalar os driver da Motorola em seu computador, basta baixar o arquivo correspondente ao seu sistema operacional: Windows 32bits: http://www.motorola.com/staticfiles/Support/Experiences/Global_Drivers/USB_Drivers _32_bit_4.6.0.zip Windows 64bits: http://www.motorola.com/staticfiles/Support/Experiences/Global_Drivers/USB_Drivers _64_bit_4.6.0.zip

Aps o download, instale-o. 3 - Baixe o seguinte: 1) Android SDK Tools e extraia a pasta em um local de fcil acesso, de preferncia na raiz da uninade C: (no precisa instalar) Link: http://www.mediafire.com/?mq33mis2zwz5vy2

2) Instant-root: baixe e coloque o arquivo .apk no carto de memria. Link: http://www.mediafire.com/?qla2j7bilmf2bdb

3) Custom Recovery: baixe o arquivo recovery.img e deixe-o na raiz do carto de memria. Link: http://www.mediafire.com/?itx112gwc9zu81i

4) ROM: Vocs devera escolher qual verso do sistema Android vai querer usar, vou listar essas aqui:
[ROM 2.1] angourakis MOD 2.1.55

http://www.mediafire.com/?7jnu71d4fi4id1n

Alm destes, tem este site sobre ROM 2.3.7, que sempre atualizado: https://sites.google.com/site/gingerxtbr/Downloads Eu estou utilizando a ltima verso desta 2.3.7, a v49. http://developer.clockworkmod.com/downloads/1879/1940/GingerXTBR-237v49.zip Faa o download da verso que preferir, e coloque o arquivo baixado (sem extrair) na raiz do seu carto de memria.

Habilitando acesso ROOT:


1 - Depois de fazer todos os procedimentos acima, desconecte o aparelho do computador e busque pelo arquivo InstantRoot.apk, assim que localizado, instale-o. A mensagem que aparecer esta: Instant root not required, como na imagem abaixo:

Caso aparea alguma mensagem do tipo root failed, quer dizer que seu aparelho no pode ser rooteado por esse mtodo, me comunique, que buscarei outra forma. 2 Preste ateno, pois essa a parte mais chata do processo, mas simples. V no telefone em Menu -> Configuraes -> Aplicativos -> Desenvolvimento e ative a Depurao USB. Conecte novamente o aparelho no computador e certifique-se que a Depurao USB continua ativa, alm disso, mantenha o aparelho em Somente carregar. 3 Abra o Prompt de comando do Windows, se for XP v em iniciar/executar, se for Windows vista/7, v no campo Pesquisa, tambm no menu iniciar. Feito isso, digite CMD e abra-o (caso utilize o Windows vista/7, execute como administrador). Assim que abrir a janela do Prompt de comando (CMD), se voc colocou a pasta do Android SDK Tools na raiz da unidade C:, basta digitar: cd C:\android-sdk-windows\tools tecle Enter. 4 - Assim que voc estiver nesta pasta, digite adb shell (sem aspas) e dever aparecer o seguinte smbolo: $. Isto indica que voc j est dentro do seu telefone mas como acesso de usurio comum. Agora digite o comando su (sem aspas) e ele dever mudar para: #. Pronto, o primeiro processo est finalizado, s falta mais um pouco para voc ter total acesso ao seu Motorola Quench. Agora iremos instalar a Custon Recovery, que o que ir permitir a instalao de novos sistemas Android, particionar o SD e instalar aplicativos no mesmo, deixando a memria do celular com mais espao livre.

Instalando o Custom Recovery:


1 - Mantenha seu aparelho conectado no computador. J com o recovery.img no carto de memria, rode o seguinte comando no prompt de comando (atente que ele dever estar com o smbolo #)

flash_image recovery /sdcard/recovery.img (preste ateno nos espaos)

Se no aparecer nenhuma mensagem, porque deu certo.

Agora sim est finalizado, voc j pode instalar qualquer verso de Android que quiser, para isso, voc dever fazer o seguinte: I) Desligue o aparelho e ligue-o segurando o boto da cmera + power at aparecer amensagem Release camera button; II) Solte os dois botes e aperte Volume para baixo na tela que aparece;

III) Voc est dentro do Custom Recovery agora! Para navegar dentro dele, voc usa o boto de volume +/- (ou o trackpad dependendo do CR) e para selecionar alguma opo, clique no boto Home (casinha) e para voltar o boto da setinha para trs;

IV) V at Backup/Restore -> Backup (sem a opo EXT) e faa BACKUP da ROM atual

V) Agora v at a opo Wipe e faa todas as opes MENOS Wipe SD-Card Ext e ***WIPE ALL***;

VI) Volte para o menu principal e selecione Flash ZIP from SD e selecione a ROM que voc colocou no incio do tutorial e aguarde a instalao da ROM;

VII) Depois da mensagem de sucesso, volte para o menu principal e selecione Reboot System Now.

O primeiro boot demorar em torno de 5 minutos, no se preocupe e aps o mesmo, o aparelho ainda continuar lento por um tempo, pois estar sincronizando as coisas com o Google. Dependendo da verso de Android que voc escolher, o Motoblur no ser instalado, o que deixar o sistema mais rpido.

Fonte: A maior parte deste tutorial foi baseado no disponibilizado pela http://ene73.wordpress.com e pode ser encontrado no link: http://ene73.wordpress.com/2010/11/16/instalando-uma-rom-customizada-nomotorola-quench/.

Potrebbero piacerti anche