Sei sulla pagina 1di 6

EXAME DE ORDEM Coordenao Pedaggica OAB

ORIENTAES DE RECURSO 2 FASE OAB


Abril/2012

Com a divulgao da lista preliminar da segunda fase OAB, orientamos aos candidatos que no obtiveram nota 6,0, que interponham do recurso contra a correo. Em nossa experincia no Exame de Ordem, j vimos muitos alunos serem aprovados com os recursos, portanto, existe grande chance do acolhimento de pedidos de elevao de nota quando da nova correo da prova. Importante na interposio dos recursos (veja o Edital texto abaixo): a) Os recursos devem ser interpostos eletronicamente (no site da OAB/FGV, em ambiente restrito local/endereo onde voc faz o login de acesso). b) O prazo para a interposio dos recursos ser das 12h00 de 18/04 s 12h00 do dia 21/04. c) Na redao do recurso voc NO deve se identificar. No coloque seu nome ou informaes que o identifique enquanto candidato. No use expresses grosseiras ou desrespeitosas. d) No copie modelos de recursos. Elabore o texto com suas palavras. e) Para a elaborao do recurso, o candidato ter at 2.500 caracteres por item.

Como elaborar o recurso: 1 Passo Imprima o seu espelho individual de correo (NO SITE FGV). 2 Passo Identifique os quesitos em que no houve atribuio da nota mxima. 3 Passo Confronte sua prova com o gabarito e identifique os locais (linhas) onde est a resposta no pontuada (VEJA RASCUNHO). 4 Passo Redija o argumento do recurso com o pedido de elevao da nota com a indicao do local onde est a resposta no corrigida adequadamente.

Importante: o recurso no uma petio. No site existe um formulrio onde o candidato inconformado digita os argumentos do recurso.

Por exemplo: Em relao ao endereamento da pea, a resposta estava correta e no houve atribuio da pontuao mxima. Conforme se verifica na linha ... a pea foi endereada ao Juzo .... , conforme prev o padro de resposta e gabarito oficial. Portanto, requer a elevao da nota para o mximo de ....
VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Orientaes de recurso 2 fase Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM Coordenao Pedaggica OAB Problemas comuns na correo

1) PEA OU QUESTO ZERADA Procure identificar o motivo da nota zero. O argumento deve ser no sentido de que no houve identificao do candidato ou que a pea elaborada, mesmo diversa, permitiria a aplicao da fungibilidade.

2) PEA DIVERSA DO GABARITO Caso voc tenha elaborado pea diversa da prevista no padro de resposta, o argumento cabvel no recurso ser de aplicao da fungibilidade (admisso de uma pea no lugar de outra) ou fundamento de que o enunciado do problema no permitia a adequada identificao da pea cabvel e, consequentemente, permitia a interpretao de cabimento da pea redigida.

3) TESE DIVERSA DO GABARITO Importante demonstrar a adequao do fundamento utilizado, mesmo que ele no esteja contemplado no padro de resposta. Muitas vezes, a tese est em artigos semelhantes ou de redao complementar e, consequentemente, deve ser considerada quando da correo. Justifique o cabimento da tese alternativa dentro do campo onde foi zerada ou diminuda a correo no seu espelho. Importante demonstrar que a tese utilizada tinha cabimento e a pontuao foi indevida.

Sucesso no seu recurso!

Prof. Darlan Barroso


Coordenador Pedaggico OAB twitter @darlanbarroso darlan.barroso@damasio.com.br

VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Orientaes de recurso 2 fase Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM Coordenao Pedaggica OAB

EDITAL DO VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO (...) DOS RECURSOS 5.1 Os gabaritos preliminares da prova objetiva sero divulgados s 22h do dia 05 de fevereiro de 2012 e o resultado preliminar da prova objetiva ser divulgado no dia 15 de fevereiro de 2012. 5.1.1 Os resultados oficiais da prova objetiva e da prova prtico-profissional sero divulgados nos endereos eletrnicos http://oab.fgv.br, http://www.oab.org.br ou nos endereos eletrnicos das Seccionais da OAB. 5.2 O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poder faz-lo, das 12h do dia 15 de fevereiro de 2012 s 12h do dia 18 de fevereiro de 2012. 5.2.1 A teor do subitem anterior, o examinando dispor de trs dias para a interposio de recursos contra o resultado preliminar da prova prtico-profissional, das 12h do dia 18 de abril de 2012 s 12h do dia 21 de abril de 2012. 5.3 Para recorrer contra os resultados preliminares da prova objetiva ou contra o resultado da prova prtico-profissional, o examinando dever utilizar exclusivamente, nos prazos previstos nos subitens 5.2 e 5.2.1, o Sistema Eletrnico de lnterposio de Recursos, nos endereos eletrnicos http://oab.fgv.br, http://www.oab.org.br ou nos endereos eletrnicos das Seccionais da OAB, e seguir as instrues ali contidas, sob pena de no conhecimento do recurso. 5.4 Cada examinando poder interpor um recurso por questo objetiva, por questo prtica e acerca da pea profissional, limitado a at 2.500 (dois mil e quinhentos) caracteres cada um. Portanto, o examinando dever ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo ser liminarmente indeferido. 5.5 Para a interposio de recurso contra os resultados preliminares da prova objetiva ou contra o resultado da prova prtico-profissional, o examinando informar seus dados cadastrais exclusivamente no campo indicado para tanto, sendo o seu recurso registrado nica e exclusivamente por seu nmero de inscrio, de maneira a possibilitar FGV conhecer a identidade do examinando recorrente. A Banca Recursal, porm, quando do julgamento do recurso, ter acesso apenas ao seu teor, sem qualquer identificao, assim como, no caso de recurso acerca do resultado da prova prtico-profissional, ter acesso s folhas de textos definitivos do examinando devidamente desidentificadas, de modo a garantir a impessoalidade no julgamento do pedido de reviso. 5.5.1 O examinando no dever identificar-se de qualquer forma nos campos do formulrio destinados s razes de seu recurso, sob pena de ter seu recurso liminarmente indeferido. 5.6 A partir da data de divulgao dos resultados da prova objetiva, ser possvel ao examinando, por meio de consulta individual nos endereos eletrnicos http://oab.fgv.br, http://www.oab.org.br ou nos endereos eletrnicos das Seccionais da OAB, acessar a imagem digitalizada da sua folha de respostas, de modo a constatar que a nota que lhe foi
VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Orientaes de recurso 2 fase Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM Coordenao Pedaggica OAB

atribuda corresponde correo procedida, considerando o gabarito oficial definitivo, aps apreciados e decididos os recursos referentes a esta fase. 5.7 A partir da data de divulgao dos resultados da prova prtico-profissional ser possvel ao examinando, por meio de consulta individual nos endereos eletrnicos http://oab.fgv.br, http://www.oab.org.br ou nos endereos eletrnicos das Seccionais da OAB, acessar a imagem digitalizada de suas folhas de textos definitivos, assim como o padro de respostas esperado para as questes prticas/pea profissional e o espelho de correo de sua prova, especificando a pontuao obtida em cada um dos critrios de correo da prova, de modo a conferir ao examinando todos os elementos necessrios para a formulao de seu recurso, se assim entender necessrio. 5.8 No caso de anulao de questo integrante da prova objetiva ou de qualquer parte da prova prticoprofissional, a pontuao correspondente ser atribuda a todos os examinandos indistintamente, inclusive aos que no tenham interposto recurso. 5.9 Todos os recursos sero analisados e os resultados sero divulgados nos endereos eletrnicos http://oab.fgv.br, http://www.oab.org.br ou nos endereos eletrnicos das Seccionais da OAB. 5.10 No ser aceito recurso enviado por fax, correio eletrnico ou pelos Correios ou fora do prazo. 5.11 Compete exclusivamente Banca Recursal, designada pelo Presidente do Conselho Federal, privativamente e em carter irrecorrvel, estabelecer parmetros para o julgamento dos recursos interpostos contra o resultado das provas objetiva ou prticoprofissional, nos termos do art. 9 do Provimento 144/2011, ressalvada a competncia da Coordenao Nacional quanto s anulaes de questes. 5.11.1 No ter valor jurdico a deciso de Comisso de Estgio e Exame de Ordem de Seccional que aprove ou reprove, em sede recursal, qualquer examinando. 5.12 Em nenhuma hiptese sero aceitos pedidos de reviso/reconsiderao de deciso de recursos, a teor do 2 do art. 9 do Provimento 144/2011, do Conselho Federal da OAB. 5.13 Recursos cujo teor desrespeite a banca, a FGV, a OAB ou qualquer das Seccionais sero liminarmente indeferidos.

VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Orientaes de recurso 2 fase Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM Coordenao Pedaggica OAB

RASCUNHO DO RECURSO 2 FASE OAB


Abril/2012 Preencha apenas os itens em que a pontuao no foi mxima PEA ITEM Pontuao padro Pontuao da correo Linha da prova

VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Orientaes de recurso 2 fase Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM Coordenao Pedaggica OAB

QUESTO 1 ITEM

Pontuao padro

Pontuao da correo

Linha da prova

QUESTO 2 ITEM

Pontuao padro

Pontuao da correo

Linha da prova

QUESTO 3 ITEM

Pontuao padro

Pontuao da correo

Linha da prova

QUESTO 4 ITEM

Pontuao padro

Pontuao da correo

Linha da prova

VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Orientaes de recurso 2 fase Complexo Educacional Damsio de Jesus

Potrebbero piacerti anche