Sei sulla pagina 1di 18

Especificaes de um Amp. Op.

Limitaes Estticas e dinmicas de um Amp. Op. No idealidades do Amp. Op.

Caps. 5 e 6 do Srgio Franco.

Especificaes de um Amp. Op.


Especificao de um Amp. OP relacionado aplicao

Tenso de offset, Variao da tenso de offset, ganho em malha aberta so crticos em termos de preciso de condicionamento de sinal do circuitos sensor, mas no to importante em aplicaes de alta velocidade, em especificaes da

largura de banda, no valor do S/R e em distoro do sinal que so as


especificaes-chave.

Especificaes de um Amp. Op.


Tenso de offset de entrada, VOS Tenso de offset: Quanto de tenso diferencial deve ser aplicada na entrada para reduzir a zero a tenso de sada.

Faixas de tenso de offset: Chopper Stabilized Op Amps: <1V Preciso dos Amps Op de uso geral: 50-500V Melhor Amps Op Bipolar: 10-25V Melhor Amps Op FET: 100-1,000V Amps Op de alta velocidade: 100-2,000V Amps Op CMOS sem ajuste: 5,000-50,000V Amps Op CMOS com DigiTrim: <1,000V
3

Especificaes de um Amp. Op. : Tenso de offset de entrada, VOS

Vout
Vout
VOS

R2 VOS R1

1001 VOS
Vout 1001

Para o OP177F: VOS = 25V max @ +25C VOS DRIFT = 0,1V/C max VOS STABILITY = 0,3V/month typical
4

Ajuste da Tenso de offset Mtodo interno

** Ligao pode ser para +VS ou para VS depende do tipo de amplificador; Valores de Rs depende do amp.op. consulte data sheet; Este mtodo utilizado para eliminar a tenso de offset no a do sistema!; Pode haver alto ganho ; Causa do aumento da tenso de offset aumento do coefic. de temp. de offset; Aproximadamente 4V/C para 1mV offset anulado para entradas FETs.
5

Ajuste da Tenso de offset Mtodo externo - INVERSOR

Amp. Op. Inversor - anulao da tenso de offset


6

Ajuste da Tenso de offset Mtodo externo - NO-INVERSOR

Amp. Op. No-Inversor - anulao da tenso de offset


7

Variao da tenso de off-set de entrada e efeitos por envelhecimento A tenso de offset de entrada varia com a temperatura. Seu coeficiente de temperatura conhecido como TCVOS ou Drift voltage. Esta variao de tenso Drift voltage afeta o ajuste da tenso de off-set. Este valor pode ser reduzido a valores de 0,1V / C (valor tpico OP177F). Valores tpicos esto na faixa de 1-10V/C.

Tenso de off-set varia com o tempo; O envelhecimento especificada por mV / ms ou horas V/1000 O envelhecimento proporcional raiz quadrada do tempo transcorrido. Uma taxa de envelhecimento por hora, torna-se 1V/1000 sobre 3V/ano e no 9V/year.

Corrente de polarizao da entrada - Input Bias Current, IB

IB um parmetro muito varivel!


IB pode variar de 60 fA (1 eltron a cada 3 s) a muitos A depende do AO. Alguns AO tem bem definida IB, outros no. Em alguns AO IB varia pouco com a temperatura. Em alguns AO a FET, IB dobra a cada aumento de temperatura em 10 .

Em alguns AO IB pode ser positiva ou negativa.

A corrente de offset de entrada, IOS, pode ser calculada por: IOS = IB+ IB-.
9

Cancelado os efeitos da corrente de polarizao (Externo ao um Amp Op)

10

Erro total do off-set de sada devido a IB e a VOS

Mantenha a resistncia de entrada e de realimentao com valores baixos, minimizando a tenso de offset devido aos efeitos de corrente de polarizao. Use uma resistncia de compensao de polarizao em Amp. Op VFB, no utilizando as compensaes internas. Ignorar essa resistncia, para captao de rudo mais baixo. Se um Amp. Op VFB usa compensao de polarizao da corrente interna, no utilize a resistncia de compensao externa. Quando necessrio, utilize uma malha de compensao de off-set, para baixa induo do drift.

11

Ganho de rudo e ganho de sinal em um Amp Op

Tenso de rudo e tenso Offset de um amp op so refletidos para a sada pelo ganho de rudo. Ganho de rudo, no ganho do sinal, relevante na avaliao da estabilidade. No circuito C, no altera o ganho de sinal, para ganhos de rudo mais elevados, melhora a estabilidade, piora o rudo e aumenta a tenso de offset.

12

Resposta em Frequncia de um Amp Op

Resp.Freq. Slew Rate e largura de banda em amplitude mxima Resp.Freq. Tempo de Estabilizao Resp.Freq. Realimentao em tenso de um Amp Op, Produto de ganho-faixa de passagem Resp.Freq. Realimentao em corrente de um Amp Op

Nivelamento da banda passante

13

Resp.Freq. Slew Rate e largura de banda em amplitude mxima


A slew rate (SR) de um amp. Op. a razo mxima de variao de tenso na sua sada no tempo. Expressa em V / s Amp. Op. podem ter variaes de SR diferentes para transies positivas ou negativas. Para anlise podem ser consideradas simtricas.

V (t ) V p sen t V p sen 2

t
dv dt max 2 fVP

Com uma taxa mxima de variao (inclinao) no cruzamento zero:

Para reproduzir esse sinal sem distoro: O Amp. deve responder em termos de tenso de sada a esta taxa ou mais rpido. A largura de banda definida Full-power bandwidth - FPBW, onde a freqncia mxima inversamente proporcional a amplitude:

FPBW

SR 2 VP

O SR e FPBW pode depender da tenso de alimentao e/ou da caracterstica da carga (ex. capacitiva) 14

Resp.Freq. Slew Rate e largura de banda em amplitude mxima


Slew Rate = mxima variao da tenso de sada Faixa do SR: alguns volts / s a vrios milhares de volts / s Para uma onda senoidal:

Vout

Vpsen2 ft

dV / dt

2 f Vp cos2 ft

(dV / dt) max

2 f Vp

Se 2Vp = sada mxima de um amp. Op., ento:

SR

dV dt

2
max

FPBW VP

FPBW

SR 2 VP

15

Resp.Freq. Tempo de Estabilizao O tempo de estabilizao definida como o tempo gasto em responder a uma variao da entrada e permanecer dentro de uma faixa de erro definida.

Erro da banda definido como uma porcentagem do degrau em 0,1%, 0,05%; Tempo de estabilizao no linear, pode levar 30 vezes;

16

Resp.Freq. Realimentao em tenso de um Amp Op, Produto de ganho-faixa de passagem

Tipo incondicionalmente estvel ou totalmente compensado e pode ser usado com um ganho unitrio de rudo.

17

1.75 continuar

18

Potrebbero piacerti anche