Sei sulla pagina 1di 14

A PRODUO ESCRITA COMO FERRAMENTA DE EDUCAO, INSERO SOCIAL E PROTAGONISMO JUVENIL Profa. MSc.

Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajub alessandrarodrigues@unifei.edu.br Resumo: Dentre os programas de assistncia social do governo Lula est o Agente Jovem, hoje renomeado como Pr-Jovem, cuja proposta oferecer ocupao para jovens de 15 a 17 anos em situao de risco e vulnerabilidade social possibilitando sua permanncia no sistema de ensino formal e proporcionando experincias prticas que os preparem para futuras inseres no mundo do trabalho. Entendendo que, alm da ocupao, possvel criar nesses espaos de assistncia mais um lugar de educao e construo da cidadania, promovemos, durante esta pesquisa, atividades de produo escrita e publicizao de textos com um grupo de vinte adolescentes do Programa Agente Jovem de Lages/SC. O objetivo central do estudo era compreender o processo de constituio do sujeito-autor, mas a pesquisa-ao, com a durao de sete meses, gerou transformaes nas atitudes dos jovens no apenas relativamente ao ato de escrever, capacidade de produo propriamente dita e forma de encarar essa produo. Em ltima instncia, escrever e publicar se mostrou, neste caso, uma importante ferramenta de auxlio para a formao tica e social dos jovens, contribuindo para o protagonismo juvenil, a recuperao da auto-estima e a re-insero dos sujeitos no meio social. Palavras-chave: produo e publicizao de textos, protagonismo juvenil, insero social.

Este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que realizou atividades de escrita e publicizao1 de textos com um grupo de vinte adolescentes do Programa Agente Jovem, de Lages/SC; para instig-los autoria. A pesquisa-ao, com a durao de sete meses, levou ao desenvolvimento, alm do objetivo central do estudo (escrita e publicao), de uma cumplicidade com os jovens, e foi gerando transformaes nas suas atitudes com relao pesquisadora, com relao ao ato de escrever e sua prpria postura como sujeitos diante de suas realidades e do mundo uma atitude de protagonismo, auto-afirmao e auto-reconhecimento. Foram realizados 11 encontros entre os adolescentes e a pesquisadora, dos
1

Este termo, apesar de no dicionarizado, foi escolhido para definir o processo de tornar pblicos os escritos, seja em suportes tradicionais como os meios de comunicao, ou outros, alternativos, como as capas de bloquinhos de anotaes, por exemplo, especialmente pensados para os escritos dos autores/sujeitos desta pesquisa. Importante ressaltar que, mesmo no constando como verbete da Lngua Portuguesa, o neologismo tem sido amplamente utilizado em pesquisas cientficas e estudos acadmicos dedicados Comunicao.

quais nove destinaram-se produo de textos escritos e dois publicizao desses textos (o primeiro momento: uma sesso de autgrafos de pequenos blocos impressos com os textos, realizada na Universidade; e o segundo momento: a publicao de textos em banners e divulgao desses em espao pblico). O enfoque deste artigo volta-se caracterizao do meio social dos jovens e apresentao de algumas verificaes, feitas aps o processo de escrita e publicizao, que demonstram importantes alteraes na postura dos sujeitos no que diz respeito autoria/autonomia, auto-estima e ao protagonismo juvenil.

1. Sobre os sujeitos: Marginalizao?

Condio

de

vulnerabilidade

social?

Excluso?

Moo, eu estou nesse negcio de catar pedras faz bem uns cinquenta anos. Muita gente me dizia para largar disso cad coragem? Cada um tem que viver procurando alguma coisa. Tem quem procure paz, tem quem procure briga. Eu procuro pedras. Mas foi numa dessas noites da minha velhice que entendi porque eu nunca larguei disso: s a gente que garimpa pode tirar estrelas do cho! (FERNANDO DE AZEVEDO apud ALENCAR, 2003: 62).

Esse fragmento de dilogo foi recolhido h mais de meio sculo pelo socilogo e educador Fernando de Azevedo [1894-1974], e mais recentemente recuperado por Chico Alencar (2003). Este, por sua vez, nos chama a refletir sobre a tarefa social dos professores garimpeiros: a de tirar estrelas do cho da escola. Sem, contudo, alerta o autor, esquecer em que cho social essas estrelas se encontram. Como bem lembra Alencar, no h garimpo na educao sem a compreenso do veio, do aluvio, do leito do rio da sociedade. A parte s o porque inserida no todo (ALENCAR, 2003: 62). A propsito de garimpeiros e de professores, entendemos que trabalhar com jovens (no caso, os sujeitos deste estudo) inseridos em cho social marginalizado, propondo-lhes uma experincia de escrita e autoria, j parte do reconhecimento de que as dificuldades, mais do que nada, advm das condies sociais a que esses sujeitos esto submetidos. Nesse sentido, buscar estrelas no no cu, mas no cho, pode evocar tambm a surpresa que brota quando autorizamos o fluir das letras, legitimamos o direito de escrever, de transpor os limites do previsvel. Neste caso, criando circunstncias nas

quais sujeitos que pouco utilizam a escrita, no s a experienciam (para alm dos objetivos meramente funcionais), mas tambm se responsabilizam por seus textos diante do pblico atitudes inerentes autoria, mas que geram tambm autonomia e protagonismo. Nossos sujeitos so adolescentes, meninos e meninas na fase da vida que mais propicia descobertas, questionamentos, mpetos de mudar o mundo. Entretanto, talvez no seja exatamente essa a realidade dos jovens que escolhemos. Muitos tiveram uma escolaridade acidentada, foram reprovados, evadiram da escola e retornaram a fim de atender uma das condies para participar do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano2, voltado, por definio, incluso de jovens considerados margem de muitos processos sociais. Tal escolha exige ao menos um breve olhar sobre algumas discusses relativas s desigualdades sociais do mundo contemporneo. Especialmente em Alejandro Moreno (2000) encontramos elementos conceituais esclarecedores e relevantes que conferem sentido ao trabalho de pesquisa realizado, sobretudo quanto s possibilidades e limites das mudanas passveis de serem provocadas no campo das prticas de escrita e de promoo da autoria/autonomia a fim de que se constituam, de fato, o que j so, de direito: ferramentas de incluso e protagonismo social. Trata-se de consideraes acerca dos conceitos de excluso, incluso e marginalizao, trabalhados por este autor3. Aponta Moreno (2000: 163): No parece haber habido a lo largo de toda la histria conocida, por lo menos desde el neoltico, sociedades no divididas o en las que no se haya dado una separacin entre sectores sociales, com la excepcin de pequeas comunidades como las tribus indgenas (...). Entretanto, continua o autor, essa separao foi, cada vez mais, transformando-se em marginalizao e

progressivamente em excluso, no contexto scio-histrico no qual estamos inseridos enquanto cidados de um sistema-mundo (CASTRO-GMEZ, 2000) globalizado que repousa sobre crescentes desigualdades sociais. Sobre o processo histrico pelo qual a separao tornou-se marginalizao e subsequentemente excluso, Moreno (2000: 164) explica:

Para facilitar a referncia ao Programa, utilizaremos a sigla PAJ para identific-lo no texto deste trabalho. Os frequentes rtulos sociais, tais como os excludos, os jovens em risco social, jovens em condio de vulnerabilidade social, os marginalizados, os evadidos da escola e, em ltima instncia, os pouco capazes, ainda habitam os discursos cotidianos no campo da educao, gerando de alguma forma, segregaes ou estigmatizaes.

Cuando la separacin, ya en nuestros tiempos, se conceptualizaba como marginalidad, se supona que entre uno y otro grupo exista una margen, una frontera. Las fronteras son superables, aunque sea en forma ilegal, y el otro territorio conquistable. Marginalidad era un concepto de algn modo abierto a la esperanza. (...) el proceso de marginalizacin se pensaba como reversible y a ello se encaminaron reformas, polticas e capacitaciones.

O autor situa a colocao de algumas populaes margem como um processo de separao que no era irremedivel, no qual as aes podem ser revertidas e carregam uma espcie de ambivalncia tanto grupos considerados privilegiados quanto os que se situam na outra margem podem ser vistos como marginalizados. Essa margem um espao de fronteira, de alguma forma permevel, que pode ser atravessado em ambas as direes. Poderamos pensar este raciocnio como aplicvel situao desenvolvida neste trabalho: como pesquisadora, estou numa posio marginalizada em relao aos jovens com quem realizo este estudo na medida em que no conheo nem fao parte de seu universo cultural. Da mesma forma, eles no fazem parte do meu. Mas existe a possibilidade do entrecruzamento dessas realidades e desses mundos to diversos o que se deu de fato pela pesquisa e tambm pela publicizao dos escritos. J em relao excluso, Moreno (2000: 164-165) afirma:
Hablar de exclusin es hablar de lejana y al mismo tiempo de encierro. Ya no de frontera sino de muralla, de afuera y de dentro. El que est dentro construye su muralla y delimita y defiende as su territorio. Es el de dentro el que contruye la muralla, no el de fuera. (...) Me parece claro que el discurso de la exclusin se pronuncia desde el lugar de los incluidos y lo pronuncian los incluidos.

nessa falta de trnsito possvel que dois mundos convivem de forma naturalizada e a desigualdade passa a ser normal. Ningum v nada, ningum tem nada a ver com nada, ningum sabe nada. O silncio invade a todos, denuncia GENTILI (2003: 33). E, acrescenta o autor:

Enquanto anormal que um menino de classe mdia ande descalo, absolutamente normal que centenas de meninos de rua andem sem sapatos, perambulando pelas ruas de Copacabana pedindo esmolas. A anormalidade torna os acontecimentos visveis, ao mesmo tempo em que a normalidade costuma ter a capacidade de ocult-los. O normal se torna cotidiano. (...) A seletividade do olhar cotidiano implacvel: dois ps

descalos no so dois ps descalos. Um o p de uma criana. O outro o p de ningum. (GENTILI, 2003: 30-31)

De maneira semelhante, normal que jovens de periferia no dominem a escrita, no saibam se expressar na lngua padro culta, e se construa sobre eles outras tantas expectativas que so, na verdade, falta de expectativa. Nossos adolescentes tambm tm os ps descalos, e qui por isso mesmo dificilmente sejam vistos como estrelas, somente espera do olhar atento e incentivador que evidencie sua beleza. So adolescentes, entretanto, com muita coisa a dizer e testemunhar, mas cujas vozes so silenciadas e frequentemente menosprezadas socialmente. Ao traz-los para o centro de uma pesquisa, entendemos estar trilhando o caminho inverso ao da excluso e trabalhando na contramo das construes sociais vivenciadas hoje, que transformam as diferenas e assimetrias em desigualdades que reforam a excluso.

2. O que o Programa Agente Jovem?

Alm de explicitarmos quem so nossos sujeitos, parece-nos importante traar um panorama do programa social no qual esto inseridos: o Agente Jovem. Criado pelo Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome, o PAJ balizado por trs eixos fundamentais: sade, meio ambiente e cidadania; e conta com recursos federais e municipais para sua realizao, em sistema de co-financiamento. O Governo Federal investe valor per capita/ano/jovem de acordo com o que estipula a Portaria que trata do projeto os recursos federais devem ser aplicados em bolsa para os jovens, pagamento de um orientador social e capacitao de 300 horas/aula para os jovens envolvidos no Programa. J o Governo Municipal participa destinando recursos para a alimentao (lanche) dos jovens no perodo em que eles esto no Programa; o pagamento dos coordenadores e instrutores; e demais despesas necessrias realizao das aes. Pautado na emenda constitucional nmero 204, o Programa Agente Jovem
4

A emenda constitucional no 20 data de 15 de dezembro de 1998 e modifica o sistema de previdncia social, estabelece normas de transio e d outras providncias. Em dezembro de 2003, teve seus artigos 8o e 10o revogados pela emenda constitucional no 41.

sugere a definio de:


uma proposta de ocupao para jovens de 15 a 17 anos em situao de risco e vulnerabilidade social, que no se configure trabalho, mas que possibilite de fato, sua permanncia no sistema de ensino e proporcione experincias prticas que o preparem para futuras inseres no mundo do trabalho. (MIN. DES. SOCIAL E COMBATE FOME, s/d: 3)

Dessa forma, o PAJ configura-se como uma ao social que visa, de acordo com o Projeto, ao desenvolvimento pessoal, social e comunitrio dos jovens atendidos. Tambm por isso, orienta-se por dois outros princpios bsicos:
a)Centralidade na famlia: fortalecer os vnculos familiares, bem como possibilitar sua incluso na vida scio-comunitria, por meio de aes scioeducativas realizadas com as famlias. b)Protagonismo juvenil: estimular o jovem a construir sua autonomia, por intermdio da criao de espaos e de situaes propiciadoras da sua participao criativa, construtiva e solidria. Trata-se de oportunizar ao adolescente, vivncias concretas como etapa imprescindvel para o seu desenvolvimento pessoal e social pleno. (MIN. DES. SOCIAL E COMBATE FOME, s/d: 3)

A respeito do segundo princpio vale enfatizar sua concordncia com as intenes deste trabalho, uma vez que a tese aqui defendida de que a escrita autoral e pblica promove transformaes e constri a sujeito numa perspectiva scio-cultural em que so privilegiadas a autonomia e a cidadania. Salientamos ainda, que alm da faixa etria e das condies de risco e vulnerabilidade social, outros critrios para a seleo dos jovens que devem integrar o PAJ so: renda per capita da famlia, que deve ser de at meio salrio mnimo; jovens que tenham cometido atos infracionais; jovens que estejam sob medida protetiva (artigo 101 do ECA5); jovens egressos de outros programas sociais e de programas de atendimento a situaes de explorao sexual; jovens que estejam fora da escola
5

O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA foi institudo pela lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. O Artigo 101 do ECA vincula-se ao Artigo 98; ambos transcritos integralmente a seguir: Art. 98 As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos neste Lei forem ameaados ou violados: I- por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; II- por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; III- em razo de sua conduta. Art. 101 Verificada qualquer das hipteses previstas no Art. 98, a autoridade competente poder determinar, entre outras, as seguintes medidas: I- encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; II- orientao, apoio e acompanhamento temporrios; III- matrcula e freqncia obrigatrias em estabelecimento de ensino fundamental; IV- incluso em programa, comunitrio ou oficial, de auxlio famlia, criana e ao adolescente; V- requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; VI- incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento de alcolatras e toxicmanos; VII- abrigo em entidade; VIII- colocao em famlia substituta.

(importante salientar que a permanncia no PAJ est vinculada freqncia e rendimento escolar). Com o intuito de formar agentes de transformao social comprometidos com as questes inerentes aos trs eixos balizadores do PAJ sade, meio ambiente e cidadania , a equipe que executa o trabalho deve ser composta por: a) um coordenador, geralmente vinculado Secretaria de Assistncia Social do municpio, que deve articular e acompanhar as aes junto aos jovens, aos orientadores e aos instrutores; b) um orientador social, preferencialmente um estagirio da rea de atendimento social, que se responsabiliza pelas aes dirias realizadas com os jovens. Cada orientador responsvel por um grupo de vinte e cinco jovens; c) instrutores, profissionais de diversas reas, que ministram as aulas e desenvolvem as aes pedaggicas com os jovens. De acordo com o Projeto do Programa Agente Jovem (s/d), a capacitao terico-prtica dos jovens deve ter durao de doze meses, dos quais a formao terica compreende uma carga horria mnima de 300 horas/aula dividas em dois ncleos: bsico e especfico. J a formao prtica diz respeito atuao dos jovens em suas comunidades. Sobre os dois ncleos de capacitao terica, o Projeto informa que o Ncleo Bsico:

o primeiro momento do projeto. Compreende a abordagem de temas que despertem a auto-estima do jovem, o protagonismo juvenil, permitindo que ele entenda seu poder de transformao. O contedo programtico dever abordar temas que busquem estimular o jovem na construo de um projeto pessoal. (MIN. DES. SOCIAL E COMBATE FOME, s/d: 8)

A respeito do Ncleo Especfico, o Projeto destaca:


o momento onde so oferecidos contedos tericos aos jovens nas reas de sade, cidadania e meio ambiente. Compreende a seguinte temtica: o jovem como agente de transformao, visando ao comunitria. O contedo programtico desse ncleo versar sobre questes prevalecentes nas reas abordadas. (MIN. DES. SOCIAL E COMBATE FOME, s/d: 8)

O terceiro momento do Programa constitui, como j dissemos, a ao efetiva dos jovens na sociedade por meio de atividades planejadas e programadas em conjunto entre coordenador, orientadores, instrutores e jovens de cada comunidade atendida. Os jovens permanecem vinculados ao Programa por um ano, quando

participam de atividades semanais que acontecem no contraturno das aulas escolares distribudas da seguinte maneira: trs dias de formao terico-prtica; um dia de esporte, cultura e lazer; um dia de avaliao e planejamento.

3. Como funciona o Programa na realidade local?

Em Lages/SC, o PAJ est vinculado e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Promoo Social e Cidadania e tambm pela SAMT Sociedade de Assistncia Social, Trabalho e Cidadania. O Programa funciona desde 2002, quando iniciou as atividades com uma turma de 25 jovens. Em novembro de 2005, a Prefeitura ampliou sua contribuio financeira (contrapartida) para o PAJ. Isso possibilitou a criao de cinco turmas (com 25 jovens cada) a partir do incio de 2006. Desde ento o Governo Federal responsabiliza-se pela bolsa mensal para cada adolescente e mais uma quantia mensal para custos com os monitores e a alimentao (lanche oferecido nos encontros). J a contrapartida da Prefeitura de 20% sobre todo o repasse do Governo Federal, mais os custos fixos do Programa (funcionrios administrativos, assistentes sociais, psiclogo, dentista, professor de Educao Fsica), alm dos gastos com estrutura fsica e transporte dos jovens uma vez por semana eles tm atividades fsicas na sede da SAMT e so transportados por nibus da Prefeitura. As turmas so agrupadas em ncleos, por bairros, para facilitar o acesso dos adolescentes aos locais onde acontecem os encontros semanais, que acontecem nos CRAS Centro de Referncia em Assistncia Social de cada um dos bairros (ncleos) atendidos. A estrutura tcnico-administrativa responsvel pelo PAJ em Lages formada por: um diretor, uma coordenadora, um auxiliar administrativo, dois assistentes sociais e um psiclogo. Alm disso, o Programa conta com um monitor para cada grupo de jovens. Os monitores so universitrios que cursam as fases iniciais de graduaes como Pedagogia, Educao Fsica, Artes e Servio Social. Nesse ponto reside um dos problemas do PAJ. Os monitores no passam por formao continuada. Apenas participam de encontros semanais para o planejamento das atividades com auxlio do psiclogo e dos assistentes sociais. Como tambm so bastante jovens e no possuem graduao especfica para o trabalho que realizam muitas vezes por falta de opes , o fazem intuitivamente; sem um encaminhamento

mais crtico ou aprofundado. O resultado disso que o Programa conceitualmente voltado cidadania, sade e meio ambiente no intuito de formar agentes jovens multiplicadores, em suas comunidades, das discusses e construes oriundas dos encontros acaba tornando-se mais um exemplo de atividade assistencialista6. A fala de uma das monitoras, Dbora7, ilustra bem essa realidade: Eu no queria trabalhar no Agente Jovem. No comeo eu os odiava e eles me odiavam. Hoje, nosso relacionamento j mudou. Eu at brigo por eles. A monitora, apesar de j indicar uma mudana de postura em relao aos jovens, ainda no demonstra uma compreenso aprofundada das questes sociais que envolvem seu trabalho. Mesmo quando diz brigar pelos jovens, isso tem um apelo mais afetivo do que de entendimento da proposta. Outra monitora, Mnica, afirma: Eles (os jovens) esto aqui pelo dinheiro que recebem da bolsa. No tm comprometimento. No querem pensar nem escrever porque j fazem isso na escola. Ento perguntamos: onde est a cidadania e a construo do Agente Jovem? A concepo do Programa parece estar incorporada ao discurso e a algumas aes dos especialistas e do corpo administrativo, mas no faz parte efetivamente do processo orientado pelos monitores durante os quatro encontros semanais que tm com os jovens; apesar das reunies de planejamento e dos esforos do corpo administrativo. Por outro lado, as limitaes financeiras tambm so um agravante uma vez que a bolsa dos monitores no alcana sequer o valor de um salrio. Desse forma, impossvel conseguir profissionais melhor qualificados dispostos a realizar o trabalho. Entendemos que a realidade do PAJ/Lages reflete a precariedade e o assistencialismo da maioria dos programas sociais brasileiros e tambm por isso colabora para justificar esta pesquisa, uma vez que a escrita pode contribuir com o processo de construo da cidadania cerne do Programa. Os adolescentes no tm sido vistos nem tratados pelo PAJ como protagonistas e atores sociais, mas sim como beneficirios de uma ajuda financeira destinada aos pobres.

Essas impresses advm de conversas realizadas com os monitores e de observao do trabalho realizado com um dos grupos. Os nomes dos monitores so fictcios e foram alterados para preservar suas identidades.

4. Reconhecimento e autoria: alguns resultados do processo de escrita e publicizao

Espervamos, com as atividades, conseguir provocar e instigar os adolescentes produo de uma escrita singular, prpria, significativa, operativa fazendo referncia aqui ao escritor operativo, citado por Walter Benjamin (1994: 123) e cuja funo no apenas relatar, mas combater; no ser espectador, mas participante e engajada com os valores culturais dos sujeitos; mas tambm uma escrita cidad capaz de contribuir para a percepo das injustias sociais e a transformao da realidade. Uma escrita que ultrapassasse os limites da folha para alcanar um pblico desconhecido; mas que, ao mesmo tempo, desse a conhecer os seus autores inscrevendo-os na histria desde a instncia subjetiva at sua insero na sociedade e reconhecendo-os como sujeitos sociais capazes de protagonismo e autoria. Assim, as atividades propostas trabalharam na perspectiva da elaborao de uma escrita que no se curva a padronizaes, tampouco precisa ser tolhida por elas. Ou seja, fogem das prticas to disseminadas nas escolas quando o assunto escrever; pois evitam oferecer modelos ou textos prvios a serem imitados. Destacamos ainda a influncia e a importncia da publicizao dos escritos na constituio do sujeito/autor trata-se de um efeito por retroao, um depois do escrito, que entendemos ser a significao do prprio ato de escrever. Nos primeiros encontros a descrena manifestada por todos (por meio de expresses como: Imagina!; Ah! mentira, professora.) em relao publicizao de seus escritos j possibilita uma primeira reflexo, pois remete a um ponto nodal da escrita escolar: na maior parte das vezes, os interlocutores/leitores dos textos produzidos reduzem-se leitura/avaliao do professor. Dessa forma, pouca ocasio para se reconhecer a autoria dos alunos criada. Disso decorre uma concepo de escrita, empiricamente formulada pelos alunos, que, como bem lembra Antunes (2003: 50), no estimula nem fascina ningum, pois se esgota nos reduzidos limites das prprias paredes escolares. No decorrer dos encontros, e especialmente aps o primeiro momento de publicizao, os jovens mostraram-se gradativamente mais orgulhosos de seus escritos e foram tambm se entregando ao processo. Entretanto, nos primeiros escritos a maioria deixou clara (talvez porque tivesse apenas a escrita escolar como referncia) sua resistncia com frases como: no gosto de escrever e nem de ir para a escola. No

gosto de portugus, no gosto de ler. A mudana gradativa de postura dos jovens (durante os encontros e aps os momentos de publicizao dos textos) refora a ideia de que preciso primeiro reconhecer e provocar o protagonismo juvenil recuperando e valorizando as histrias desses jovens para s depois esperar deles uma atitude de engajamento com relao escrita e prpria sociedade. Alguns excertos podem ilustrar o que afirmamos: Eu me senti alegre por ter a minha escrita num bloco sabendo que algum dia algum vai colocar a mo nele e ler o meu nome e o que escrevi. Essas semanas que fiquei sem a professora eu achei falta da escrita das palavras e do que eu sentia escrevendo no papel. E das palavras na minha mente; Quando vi nosso nome nos blocos eu fiquei maravilhado, pois nunca sonhei que aquilo realmente estava acontecendo. (...) Ficar famoso no me interessa, o que me interessa poder fazer parte da histria disso tudo; Eu no quero dinheiro com isso, s quero que me reconheam como pessoa. (...) Eu fiquei orgulhoso de mim e de todos por terem a capacidade de escrever coisas boas; Eu estou me interessando (...) vou continuar me expressando pela escrita e procurando fazer mais bonito. muito engraado o que acontece comigo agora, eu penso um pouco e vm as idias na minha cabea. Se eu for fazer d um livro, mas sei que a minha letra no maravilhosa e tenho uns erros de portugus muito graves, mas d pra aproveitar alguma coisa. Por outro lado o sentimento de descrena em relao minha presena (aps algumas semanas de ausncia) e ao prprio projeto, decorrente de tantas promessas no cumpridas pelo poder pblico, pela famlia, pela escola..., tambm foi registrado em vrios dos escritos e pode demonstrar, de certa forma, a perspectiva pela qual os jovens costumam ver a vida: No comeo eu pensava que tudo isso era uma idiotice, mas fui escrevendo e fui me interessando. (...) At que um dia ela disse que ia trazer os bloquinhos e eu no levei muito a srio. Mas hoje eu vi que no era brincadeira; Quando a professora disse que amos ficar duas semanas sem se ver, a gente pensou que ela no ia mais vir fazer escrita com a gente. Todos ns pensamos que ela nunca mais ia aparecer para continuarmos a escrita; Quando voc no veio, eu pensei que no ia mais sair os nossos blocos. E que nossa escrita foi por gua abaixo, que era s alarme. Aps a sesso de autgrafos realizada na Universidade, que marcou a publicizao dos primeiros textos, os jovens afirmaram: Foi muito bom ter contato com pessoas mais importantes e mais sbias (...); Deu um frio na minha barriga,

fiquei com as pernas tremendo. Quando fui sentar l na frente achei que ia me dar uma coisa, as pessoas ficavam olhando e conversando, e eu l dando autgrafos para aquelas pessoas chiques, simpticas e legais de conversar. (...) Eu achei fantstico; Na Universidade foi legal porque todo mundo deu autgrafo para as pessoas muito especiais e importantes. (...) Eu fiquei envergonhada porque tinha muitas pessoas olhando a gente, mas eu no queria sair de l; Eu at que estava calmo, mas depois de um tempo a gente foi para as cadeiras e vieram as pessoas pedindo autgrafos. (...) Tinha muita gente. (...) Naquela hora foi bom, apesar das minhas pernas estarem tremendo tanto que se eu soltasse, elas sairiam pulando, mas eu gostei e queria fazer de novo. As anlises dos dados de campo mostraram que escrever e tornar o escrito pblico pode ser um caminho revelador capaz de levar o sujeito-autor a lugares desconhecidos e inusitados. Alm de promover o reconhecimento de sujeitos historicamente margem ou muitas vezes excludos de vrios processos sociais, colabora ainda para que eles se reconheam e sejam reconhecidos pelas histrias que contam, pelas memrias que reconstituem, pela cultura que produzem. Pois a escrita, de alguma forma, d consistncia e imortaliza a existncia desses sujeitos sociais, inscrevendo-os na histria por meio das marcas deixadas por suas letras no papel, no mundo e na memria: Eu fiquei muito conhecido das pessoas e quando eu morrer vou ser lembrado porque ganhei respeito, sou muito respeitado; A gente vai ser reconhecido como ns mesmos e no como mais um nmero;Eu achava que o que eu tinha escrito no tinha a menor chance de ser reconhecido por algum. (...) E depois que vi meus bloquinhos, meu Deus, eu cheguei a dizer pra mim mesmo: eu consegui.

5. Palavras Finais

No somos ingnuos de pensar que esta episdica experincia de escrita com sete meses de durao venha mudar a vida de nossos jovens como em um passe de mgica. Porm, ao mesmo tempo em que ela marcou os papis nos quais os adolescentes deixaram seus testemunhos, tambm marcou o mundo em que esto inseridos e as suas memrias. O processo desencadeado mostrou que a escrita pode ajudar a reverter o processo de excluso e tornando-o, ao menos, marginalizao; uma vez que, pela escrita e publicizao dos textos, os jovens puderam adentrar um mundo que, antes, no lhes pertencia, cruzaram a fronteira, sentiram-se e foram, de certa

forma, inseridos num contexto social que no era o seu contexto original. Dessa forma, na perspectiva da construo de uma cidadania que no se limite a um conjunto de atributos formais restritos posse de alguns direitos legais, parece ter ficado claro que investir em manifestaes discursivas produtoras de sentido (e que vo alm do treinamento centrado nos aspectos normativos da lngua e da escrita) um passo importante e necessrio ao desenvolvimento de prticas educacionais que aproveitem o potencial da escrita como ferramenta de reconhecimento do sujeito, preparando a sua condio de cidadania no sentido proposto por Gentili (2003: 73): exerccio de uma prtica inegavelmente poltica e fundamentada em valores como a liberdade, a igualdade, a autonomia, o respeito diferena e s identidades, a solidariedade, a tolerncia e a desobedincia aos poderes totalitrios. nessa busca que se impe, cada vez mais, uma escrita que propicie a construo de um discurso capaz de traduzir um ponto de vista sobre o mundo conferindo consistncia ao prprio estar no mundo do sujeito que escreve. Uma escrita que saiba reconhecer e valorizar as vozes e memrias dos sujeitos, mas que tambm seja uma realidade para todos. Que ajude a construir a cidadania na mesma medida em que alicerce o desenvolvimento subjetivo, identitrio e autoral. E que, finalmente, promova a transposio de barreiras e faa sentido porque fala de ns e de nosso mundo (ANTUNES, 2003: 115). Diferentemente disso, escrever na escola tem se tornado apesar das iniciativas ainda tmidas de trabalhos mais contextualizados, que levam em conta a ambincia cultural de escrita e produo de textos um martrio que carregamos muitas vezes pelo resto de nossas vidas. Uma incmoda tarefa que se reduz a repeties quase sempre sem sentido e destitudas do que talvez seja a principal inspirao para o escrever e para a autoria: o depois, o encontro com o leitor, a insero do particular, do privado, do secreto no espao pblico. Essa escrita est, assim, longe de promover a autonomia, o protagonismo de nossos jovens educandos; tampouco capaz de construir cidadania e colaborar para a formao de autores. Trabalhada por esse vis, a escrita deixa de ser uma ferramenta poderosa de incluso e reconhecimento social especialmente para as classes menos favorecidas para ser mais um instrumento de domesticao. Escrita e autoria pressupem o protagonismo na medida em que tambm presumem disponibilidade de dilogo, de ouvir e dar voz, ou melhor, dar letras ao outro do lugar onde ele est e no de onde o vemos ou presumimos que ele esteja.

Afinal, no se pode estabelecer, por decreto, a formao de um Agente Jovem transformado e com uma postura diferente, protagonista. Isso deve acontecer de dentro para fora do sujeito, a partir de experincias significativas, reflexivas; mas que possam ser inseridas no contexto social como acreditamos ser o caso de uma escrita autoral que se torna pblica. Em ltima instncia, escrever e publicar se mostrou, no caso deste estudo, uma importante ferramenta de auxlio para a formao tica e social dos jovens, contribuindo para o protagonismo juvenil, a recuperao da auto-estima e a re-insero dos sujeitos no meio social.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALENCAR, Chico. In: ALENCAR, Chico. GENTILI, Pablo (2003). Educar na esperana em tempos de desencanto. Petrpolis: Vozes. ANTUNES, Irand (2003). Aula de Portugus encontro e interao. So Paulo: Parbola Editorial. BENJAMIN, Walter (1994). Magia e Tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense. CASTRO, Maria Lilia. Televiso: entre a divulgao e a promoo. www.unicap.br/gtpsmid/artigos/2005/maria-lilia.pdf (Consultado em 23/04/2006). CASTRO-GMEZ, S. Ciencias sociales, violncia epistmica y el problema de la invencin del otro. In: LANDER, E (org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO. GENTILI, Pablo. In: ALENCAR, Chico. GENTILI, Pablo (2003). Educar na esperana em tempos de desencanto. Petrpolis: Vozes. MIN. DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE FOME (s/d). Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. Braslia. MORENO, Alejandro (2000). Superar la exclusin, conquistar la equidad: reformas, polticas y capacidades em el mbito social. In: LANDER, E (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO.

Potrebbero piacerti anche