Sei sulla pagina 1di 10

O mundo da gente

Educao Infantil 3 (5 ou 6 anos)

Organizao da coleo, contedos e sugestes de atividades complementares


Clia Cnico Beatriz Mller Maria do Rocio Torres Snia Marangon Veima Vecchiatto

SUMRIO
1. Organizao da coleo ............................................................................................................................................ 3 2. O MUNDO DA GENTE - Educao Infantil 3 ................................................................................................. 6 2.1. Inteno ........................................................................................................................................................................................... 6 2.2. Contedos ....................................................................................................................................................................................... 7
2.2.1. Formao pessoal e social ..................................................................................................................................................... 7 Identidade e autonomia ....................................................................................................................................................... 7 2.2.2. Conhecimento de mundo .................................................................................................................................................... 8 Movimento ............................................................................................................................................................................ 8 Expresso artstica: Artes visuais e Msica ......................................................................................................................... 8 Linguagem oral e escrita ...................................................................................................................................................... 9 Sociedade e inter-relao com a natureza ....................................................................................................................... 10 Matemtica .......................................................................................................................................................................... 11 2.3. Avaliao ......................................................................................................................................................................................... 12 2.3.1. Em Sociedade e inter-relao com a natureza ................................................................................................... 12 2.3.2. Em Linguagem corporal ................................................................................................................................... 12 2.3.3. Em Linguagem visual ....................................................................................................................................... 13 2.3.4. Em Linguagem musical .................................................................................................................................... 13 2.3.5. Em Linguagem oral e escrita ............................................................................................................................ 13 2.3.6. Em Linguagem matemtica .............................................................................................................................. 14

3. Encaminhamento metodolgico, sugestes de atividades complementares e leituras recomendadas ........................................................................................................................................... Unidade 1 Brincadeiras aqui, ali e l .............................................................................................................................. Unidade 2 Quem vive aqui? .......................................................................................................................................... Unidade 3 Como vivemos aqui? ....................................................................................................................................

16 16 22 30

1. Organizao da coleo
A coleo O Mundo da Gente formada por trs volumes articulados no eixo Sociedade e inter-relao com a natureza, o qual se desenvolve por meio da explorao de diferentes linguagens e temas e dos materiais de apoio. Os volumes esto organizados da seguinte forma:

Educao Infantil 1 (3 ou 4 anos)


Unidade 1 Bicho e gente, cada um tem um jeito diferente! Unidade 2 Muitas coisas para conhecer! Unidade 3 Os direitos da crianada!

Educao Infantil 2 (4 ou 5 anos)


Unidade 1 Gente e mais gente! Unidade 2 Olhe os bichos, as plantas, as pessoas! Unidade 3 Gente d nome para tudo...

Educao Infantil 3 (5 ou 6 anos)


Unidade 1 Brincadeiras aqui, ali e l Unidade 2 Quem vive aqui? Unidade 3 Como vivemos aqui?

Em cada livro da coleo, as atividades propostas esto estruturadas em sees, que so demarcadas por cones. As sees so um recurso didtico que possibilita a organizao do trabalho educativo em sala de aula. Os cones possibilitam criana o exerccio de atribuio de sentido aos sinais, identicando as propostas. O Material de Apoio, que se encontra no nal de cada volume, composto de pginas de papel mais grosso que contm propostas de ludicidade, como jogos e brinquedos que sero montados pelas crianas, entre outras, que complementam o trabalho com o contedo. Bastante instigantes, as propostas podem ser amplamente exploradas pelo professor em diferentes situaes de aprendizagem, observando-se os nveis de interao e de desenvolvimento das crianas. As prticas educativas propostas garantem a diversidade no processo de aprender, proporcionando ao aluno construir e reconstruir conhecimentos, desenvolver sua criatividade, expressar sentimentos e opinies e estabelecer relaes, desenvolvendo-se intelectual e emocionalmente. Sugesto! Algumas propostas de atividade envolvem a colagem de diferentes materiais, o que pode comprometer o trabalho de escrita ou de desenho a ser realizado nas outras pginas do livro. Nesses casos, sugerimos que a pgina que contm a proposta de colagem seja destacada. O professor pode providenciar pastas individuais e nomeadas para cada criana guardar as pginas que foram destacadas, depois de realizada a atividade proposta.

Leitura espontnea e leitura incidental de textos verbais e no-verbais.

Representao por meio de pintura, colagem, cdigos, smbolos convencionais e no-convencionais, tentativas de escrita.

Representao por meio de linhas, pontos, traos e desenhos relacionados a situaes reais ou imaginrias, com a utilizao de vrios materiais, como lpis de cor, giz de cera, tinta, carvo, etc.

Expresso oral em situaes espontneas ou dirigidas, como o planejamento de atividades, relatos, brincadeiras, expresso de sentimentos e opinies.

Observao, pesquisa, descoberta, reexo, contagem, comparao, classicao e seriao.

Montagem bidimensional com peas diversas, quebra-cabeas, recorte e colagem, criao de histrias, organizao de cartazes, murais, livros, recortes de jornais e revistas.

Representao tridimensional, como construo com sucata, dobradura, bloquinhos, modelagem.

Representao e expresso com o corpo, bonecos, mscaras e msica.

Propostas de jogos e brincadeiras que estimulam a ateno, a composio e a ampliao de uma idia.

Informao complementar que desperta a curiosidade e amplia o assunto tratado.

Brinquedos, jogos, dobraduras para a criana destacar, montar e brincar livremente ou de forma orientada.

2. O MUNDO DA GENTE - Educao Infantil 3


2.1. Inteno
Ver o mundo e se ver... Conhecer o mundo e se conhecer... Como faz-lo? A organizao e o encaminhamento propostos neste livro tm como objetivo possibilitar s crianas vivncias e reexes sobre as relaes do ser humano com a sociedade e com a natureza, assim como sobre a ao transformadora que ele exerce sobre a natureza e, conseqentemente, sobre si mesmo. Para tanto, trabalhamos com a linguagem em suas mais diversas manifestaes, uma vez que, junto com as demais prticas sociais, ela representa o elemento mediador entre a criana e suas possibilidades de desenvolvimento. Entendemos que a transmisso, a apropriao e a construo do conhecimento, processos intimamente relacionados a essas possibilidades, realizam-se tambm pelas mediaes simblicas constitudas, como gestos, fala, desenho, escrita e sistema numrico. A linguagem tem papel fundamental no desenvolvimento das estruturas psicolgicas da criana, assim como na apreenso da realidade. Organizamos a prtica pedaggica valorizando relaes de intertextualidade que se expressam no trabalho com diferentes linguagens. A efetivao do trabalho se dar por meio de situaes e de experincias signicativas, a partir das quais a criana poder desenvolver e ampliar a compreenso das funes simblica e social da escrita e de alguns elementos que constituem a Lngua Portuguesa e a Matemtica. Criamos desaos que possibilitam a formulao e a resoluo de problemas, o levantamento de suposies, o estabelecimento de relaes entre fatos, acontecimentos e idias, contribuindo para a ampliao do pensamento reexivo. Da mesma forma, estimulamos iniciativas, a autonomia e a autoestima, possibilitando o desenvolvimento e a aquisio de novos comportamentos e conhecimentos. Tendo em vista os pressupostos j explicitados, acreditamos que, para que essa proposta se concretize, imprescindvel que o registro no livro do aluno constitua um recurso a ser utilizado aps uma srie de atividades em que as crianas vivenciem e explorem os temas abordados. necessrio que voc esteja previamente familiarizado com as propostas do livro, de modo a poder enriquec-las, ampli-las e adapt-las de acordo com as necessidades e as possibilidades de suas crianas. Essa orientao se fundamenta nas caractersticas das crianas dessa faixa etria, em suas necessidades de ao e de movimento (jogar, brincar, dramatizar), que, juntamente com a fala e outras formas de representao (modelagem, desenho, pintura, construo), possibilitam o desenvolvimento de formas mais complexas de pensamento. O faz-de-conta infantil est na base desse processo, sendo, portanto, a estratgia por meio da qual a criana no s interage, mas se apropria da realidade. O volume 3 da coleo O Mundo da Gente destinado faixa etria de 5 ou 6 anos e est organizado a partir do eixo Sociedade e inter-relao com a natureza. Assim como os outros volumes, ele est estruturado em trs unidades e tem como tema central as paisagens do mundo.

2.2. Contedos
2.2.1. Formao pessoal e social Identidade e autonomia Unidade 1 Identidade
Reconhecimento e identicao do prprio nome e do nome de outras pessoas. Expresso e demonstrao de sentimentos, necessidades e preferncias em situaes cotidianas. Construo da independncia, demonstrando cuidados em relao alimentao (comer sozinha e escolher os alimentos), ao vestir e aos hbitos de higiene (limpar-se e lavar as mos).

Unidade 2 Autonomia Identidade Autonomia Identidade


Reconhecimento e Participao em identicao do prprio atividades coletivas, nome e do nome de demonstrando atitudes outras pessoas. de ajuda, cortesia, colaborao e Expresso e solidariedade. demonstrao de sentimentos, necessidades e preferncias em situaes cotidianas. Compreenso e valorizao de regras do convvio social. Participao de brincadeiras em pequenos e grandes grupos. Participao em brincadeiras coletivas com regras.

Unidade 3 Autonomia
Reconhecimento e Participao em atividades identicao do prprio coletivas, demonstrando nome e do nome de atitudes de ajuda, cortesia, outras pessoas. colaborao e solidariedade. Expresso e demonstrao de sentimentos, necessidades e preferncias em situaes cotidianas. Uso de hbitos e atitudes que demonstram cuidados com o prprio corpo e com o ambiente. Compreenso e valorizao de regras do convvio social. Participao no planejamento de atividades coletivas e individuais, expressando idias e opinies. Participao em brincadeiras coletivas com regras.

Participao em atividades coletivas, demonstrando atitudes de ajuda, cortesia, colaborao e solidariedade. Compreenso e valorizao de regras do convvio social.

Comunicao de suas escolhas (objetos, Ampliao de hbitos lugares, amigos) em e atitudes que brincadeiras coletivas ou demonstram cuidados individuais. com o prprio corpo e com o ambiente. Desenvolvimento de

atitudes de respeito, Reconhecimento e Reconhecimento e Desenvolvimento de cuidado e proteo com valorizao de cantigas, Desenvolvimento de respeito s atitudes de respeito, Reconhecimento da cultura a prpria segurana e hbitos, costumes e caractersticas pessoais atitudes de respeito, cuidado e proteo com a de seu grupo de origem e com a dos colegas em festas tradicionais e relacionadas a gnero, cuidado e proteo com prpria segurana e com a da de outros grupos. situaes de risco. populares como etnia e aspectos fsicos. a prpria segurana e dos colegas em situaes manifestaes da Reconhecimento e respeito Participao em com a dos colegas em Reconhecimento das de risco. cultura de um povo, s caractersticas pessoais brincadeiras coletivas situaes de risco. caractersticas fsicas de importantes para a relacionadas a gnero, com regras. seu prprio corpo preservao de sua etnia e aspectos fsicos. (menina ou menino). identidade. Reconhecimento das Reconhecimento da Reconhecimento da caractersticas fsicas de seu cultura de seu grupo de cultura de seu grupo de prprio corpo (menina ou origem e da de outros origem e da de outros menino). grupos. grupos. Respeito e armao da Respeito e armao da identidade corporal. identidade corporal.

2.2.2. Conhecimento de mundo Movimento Unidade 1


Reconhecimento das habilidades de movimento de seu prprio corpo. Ampliao das habilidades motoras andar, correr, saltar, subir em rvores, etc. Expresso corporal e rtmica em jogos, brincadeiras, representaes e danas. Participao em atividades de movimento, demonstrando domnio sobre o prprio corpo: danando, fazendo gestos, imitando, lendo, escrevendo. Demonstrao de habilidade para movimentar-se no espao: andar, correr, pular, jogar bola. Participao em brincadeiras e jogos rtmicos.

Unidade 2
Reconhecimento das habilidades de movimento de seu prprio corpo. Expresso corporal e rtmica. Habilidades motoras. Participao em brincadeiras e jogos rtmicos. Participao em jogos intelectivos (quebra-cabeas). Aquisio de noes bsicas de orientao espacial (direita e esquerda). Demonstrao de habilidade para movimentar-se no espao: andar, correr, pular, jogar bola, andar de bicicleta, subir em rvores, etc. Desenvolvimento de habilidades motoras e de percepo visual.

Unidade 3
Reconhecimento e uso das habilidades de movimento de seu prprio corpo. Expresso corporal e rtmica em diferentes situaes: dana, jogo, teatro, brincadeira. Ampliao das habilidades motoras e perceptivas de seu prprio corpo. Participao em jogos populares. Participao em jogos intelectivos (quebra-cabeas). Ampliao das noes bsicas de orientao espacial (direita e esquerda). Demonstrao de habilidade para movimentar-se no espao: andar, correr, pular, jogar bola.

Expresso artstica: Artes visuais e Msica Unidade 1


Interpretao de msicas, cantigas e poemas. Expresso de idias e sentimentos por meio de desenho, recorte, colagem, construo, modelagem e dobradura. Leitura e fruio de obras de arte e das produes coletivas e individuais das prprias crianas. Percepo da esttica presente nas obras de arte. Acompanhamento e participao em brincadeiras ritmadas.

Unidade 2
Interpretao de msicas, cantigas e poemas. Expresso plstica por meio de recorte e colagem, construo, modelagem e dobradura. Leitura e fruio de obras de arte e das produes coletivas e individuais das prprias crianas. Percepo da esttica presente nas obras de arte. Representao das msicas em diferentes ritmos. Expresso corporal por meio da linguagem teatral (mmica, dramatizao).

Unidade 3
Uso do desenho como forma de representao, com a utilizao de diferentes materiais. Expresso plstica por meio de recorte e colagem, construo, modelagem e dobradura. Percepo da esttica presente nas obras de arte. Acompanhamento dos diferentes gneros e ritmos musicais. Expresso corporal por meio da linguagem teatral (mmica, dramatizao).

Linguagem oral e escrita Unidade 1


Leitura incidental de textos no-verbais (gestos, imagens, desenhos, cdigos, obras de arte) e leitura de textos verbais (nomes, poemas, quadrinhas, informativos) com uncia, entonao e ritmo. Participao em atividades orais, expressando idias e sentimentos. Compreenso da idia de representao e dos smbolos. Relao entre oralidade, desenho e escrita. Relao entre letras e sons e sons e letras. Identicao das vogais nas palavras. Reconhecimento e identicao das letras do alfabeto. Composio e decomposio das palavras com alfabeto mvel. Prticas de escrita alfabtica: o prprio nome, nomes de outras pessoas, de brinquedos, de brincadeiras e de lugares. Compreenso de textos: interpretao, identicao da idia central do texto e das idias secundrias. Identicao de diferentes portadores de texto (jornais, revistas, livros, listas telefnicas, etc.). Direcionamento da escrita e espaamento entre as palavras. Seqncia lgica de idias (temporal e causal). Representao por meio do uso dos smbolos prprios da escrita. Direo da escrita. Identicao das letras que compem o prprio nome e outros nomes. Produo de textos coletivos e individuais. Socializao das produes individuais e/ou coletivas. Escuta de textos diversos lidos pelo professor ou em outras situaes: rdio, CD, lme. Manuseio de materiais impressos: jornais, livros, revistas, gibis.

Unidade 2
Leitura incidental de textos no-verbais (gestos, imagens, desenhos, cdigos, obras de arte, fotograas) e leitura de textos verbais (prosa e verso, quadrinhas, cantigas, informativos publicitrios, instrucionais, quadrinhos) com uncia, entonao e ritmo. Expresso de idias e sentimentos por meio da fala. Idia de representao e compreenso de smbolos. Relao entre oralidade, desenho e escrita. Relao entre letras e sons e sons e letras. Compreenso de textos: interpretao, identicao da idia central do texto e das idias secundrias. Ampliao de idias. Seqncia lgica de idias (temporal e causal). Representao por meio do uso dos smbolos prprios da escrita. Identicao e uso das letras G, M, A, E, T, O, C, I, F. Ampliao do trabalho de escrita alfabtica. Direcionamento da escrita. Espaamento entre palavras. Produo de textos individuais. Produo de textos coletivos. Anlise lingstica (relao no interior das palavras). Anlise lingstica (relao no interior do texto). Prticas de escrita alfabtica: o prprio nome, os nomes de outras pessoas, de brinquedos, de brincadeiras, de lugares. Composio e decomposio das palavras: letra inicial e nal e as vogais. Escrita de textos diversos. Manuseio de materiais impressos: jornais, livros, revistas, gibis. Sistematizao do sistema grco (formao de slabas e de palavras). Idia de representao (dramatizao). Identicao de variedades lingsticas regionais. Socializao das produes individuais e/ou coletivas.

Unidade 3
Leitura incidental de textos no-verbais (gestos, imagens, desenhos, cdigos, obras de arte, fotograas) e leitura de textos verbais (prosa e verso, quadrinhas, cantigas, informativos publicitrios, instrucionais, quadrinhos, legendas, adivinhas) com uncia, entonao e ritmo. Expresso de idias e sentimentos por meio da fala. Relao entre oralidade, desenho e escrita. Relao entre letras e sons e sons e letras. Compreenso de textos: interpretao, identicao da idia central do texto e das idias secundrias. Identicao de diferentes portadores de texto (jornal, revista, livro, carto postal, Internet, vdeo, etc.) Ampliao de idias, discutindo o signicado das palavras no contexto do texto. Seqncia lgica de idias (temporal e causal). Representao por meio do uso dos smbolos prprios da escrita. Identicao e uso das letras T, B, P. Direcionamento da escrita. Espaamento entre palavras. Produo de textos individuais. Produo de textos coletivos. Anlise lingstica (relao no interior das palavras). Anlise lingstica (relao no interior do texto). Sistematizao do sistema grco (formao de slabas e palavras). Idia de representao (dramatizao). Socializao das produes individuais e/ou coletivas. Prticas de escrita alfabtica: o prprio nome, nomes de outras pessoas, de brinquedos, de brincadeiras, de lugares, preenchimento de cha com dados pessoais.

Sociedade e inter-relao com a natureza Unidade 1


Construo do conceito de lugar. Percepo das relaes de interdependncia entre as pessoas em diferentes situaes cotidianas de produo de bens de consumo, de atendimento s necessidades, etc. Identicao de diferentes tipos de brincadeira em diferentes lugares do mundo. Conhecimento do modo de vida de diferentes grupos sociais em diferentes lugares do Brasil. Identicao das brincadeiras e dos brinquedos de hoje e de outros tempos (artesanais e industrializados). Percepo da diversidade cultural e etnogeogrca existente no Brasil. Identicao de diferentes paisagens: litoral, oresta, cidade. Percepo das conseqncias da ao dos seres humanos sobre a natureza (preservao).

Unidade 2
Construo dos conceitos de lugar e de paisagem. Identicao das caractersticas de cada ambiente e do modo de vida em cada lugar. Representao espacial (oresta, cidade e litoral). Percepo da diversidade cultural e etnogeogrca existente no Brasil. Percepo da diversidade de vida existente em cada ambiente: fauna e ora. Relao de interdependncia entre os seres vivos e os elementos no-vivos naturais (gua, sol).

Unidade 3
Construo dos conceitos de lugar e de paisagem. Reconhecimento dos diferentes ambientes terrestres. Percepo da diversidade de vida existente em cada ambiente. Identicao das caractersticas dos seres vivos: nascer, crescer, se reproduzir, envelhecer e morrer. Percepo das conseqncias da ao dos seres humanos sobre a natureza (preservao, destruio, equilbrio).

Identicao dos elementos que compem os ecossistemas (gua, ar, solo, sol e seres vivos) e de sua Observao do processo de nascimento e crescimento importncia para a vida no planeta Terra. de uma planta. Relaes de interdependncia entre os demais elementos da natureza e os seres vivos. Sade e qualidade de vida no ambiente: aes bencas e prejudiciais.

Relaes de interdependncia entre os seres humanos: Relaes de interdependncia entre os seres humanos: a satisfao de necessidades individuais na vida em a satisfao de necessidades individuais na vida em sociedade. sociedade. Noes sobre a ao transformadora dos seres Identicao da funo social do calendrio: semana e Sade e qualidade de vida: valor nutricional dos humanos e conseqncias para os seres vivos e os nal de semana. alimentos. no-vivos. Identicao das formas de distribuio de alimentos. Reconhecimento das formas de reproduo de alguns Percepo das conseqncias da ao dos seres seres vivos: mamferos, ovparos. humanos sobre a natureza (preservao, destruio, Percepo das mudanas que ocorrem no corpo de equilbrio). um ser vivo durante o seu crescimento. Reconhecimento dos diferentes espaos de servios, Reconhecimento das necessidades bsicas de de lazer e de cultura de uma cidade. sobrevivncia do ser humano. Identicao das caractersticas comuns s aves. Construo das noes de permanncia e de Reconhecimento das caractersticas comuns s transformao nas situaes de marcar o tempo: pessoas e aos outros animais: moradia, formas de aniversrio, estaes do ano, preferncias, etc. locomoo, alimentao, etc.

10

Potrebbero piacerti anche