Sei sulla pagina 1di 3

REFORMA AGRRIA E OMISSO EM CANOAS Rosemeire A de Almeida. Profa. Dra. da UFMS/Campus de Trs Lagoas. E-mail raaalm@gmail.

com Artigo Publicado no Jornal do Povo (07/10/11) e no Jornal Correio do Estado (08/10/11) A defesa da Reforma Agrria foi historicamente construda a partir de premissas bsicas, dentre elas, a de que sua realizao significa distribuio de renda; logo, melhoria de vida possibilitada pela ressocializao das famlias beneficiadas pelo programa. tambm na busca de atingir esta premissa, que os movimentos e organizaes sociais tm construdo lutas por polticas pblicas complementares Reforma Agrria, como crdito, comercializao, assistncia tcnica, sade, educao na sbia compreenso que s terra cortada no basta. Neste sentido, lembro importantes vitrias e que se expressam, por exemplo, na implementao das Diretrizes Nacionais da Educao do Campo, no Programa de Aquisio de Alimentos [PAA] e, mais recentemente, no Programa Nacional de Alimentao Escolar [PNAE], aes que permitem justia social no campo. Esta compreenso de que a Reforma Agrria deve vir acompanhada de polticas pblicas est prevista no artigo 187 da Constituio. Todavia, como praxe no Brasil, preciso mobilizao para a Lei pegar, leia-se luta dos que dela precisam em especial os pobres da terra. Em pensamento didtico, o professor Plnio de Arruda Sampaio ensina que a Reforma Agrria como uma feijoada, em que o feijo o elemento mais importante, o ponto de partida, sem ele no h feijoada. Porm, feijo sem os ingredientes no feijoada. feijo. Ento isso, a terra dividida o ponto de partida da Reforma Agrria e as polticas complementares, o sentido dela. Em vista deste entendimento, estvamos acostumamos a defender a Reforma Agrria (a feijoada completa!) como o melhor programa Fome Zero para o pas. Anos de pesquisa junto aos assentamentos, em particular em Mato Grosso do Sul, davam certa segurana para afirmar que em assentamento h muita carncia, mas sobram fartura e esperana como a anunciar a potencialidade de melhoria do processo. Mas, a realidade muda e, s vezes, para pior. Reforma Agrria em Mato Grosso do Sul virou coisa rara. Exemplo disso so os nmeros do INCRA relativos ao ltimo mandato do governo Lula: no perodo 2007-2010 foram implantados 38 projetos. Destes, 27 resultam de compra e venda a Reforma Agrria sem conflito. So estes os nmeros de um governo popular afinado com os movimentos de luta pela terra! Junta-se a isso o toque sulmato-grossense com o tal scio-proprietrio e os assentamentos no areio que dispensam comentrios.

E se no bastasse a falta de feijo, digo de terra, tem o perverso e criminoso abandono das famlias no campo. Em visita recente para conhecimento do assentamento Canoas, distante cerca de 90 km de Selvria/MS, cujo acesso estrada de terra em condies ruins, constatou-se que essa prtica quase toma vulto de drama. L existem famlias sem gua, luz, casa, sade, estrada, dignidade. Isoladas no campo, seus vizinhos prximos so os eucaliptais. H quase dois anos na terra, esperam pelos crditos prometidos pelo Estado, mas h lotes em que o acesso estrada sequer foi aberto so 180 famlias, a grande maioria, j fora do lote. Ao verem o carro da UFMS, a confuso se faz ao pensarem tratar-se de representantes das instituies responsveis pela Reforma Agrria (INCRA e AGRAER). Algumas se revoltam e protestam contra aquilo que acreditam ser mais promessa; outras enchem os olhos de esperana. Uma famlia chama por demais a ateno dos alunos, um pai e quatro crianas. Moram num barraco de lona coberto de eternit; fala dos planos para o futuro, porque o presente sem luz e gua, no permite disfarar as dificuldades. Indagado sobre a troca da vida na cidade pelo assentamento, o pai revela o arrependimento para logo voltar atrs, jogando com a esperana de que no prximo ano a vida vai melhorar. Aqueles que acompanham a Reforma Agrria, sabem que os dois primeiros anos so os mais difceis, a chamada prova de fogo. o perodo de estruturao do lote, onde pouco se produz e muito se consome. A no presena do Estado nesta fase porta aberta para o sofrimento e a desistncia das famlias, que depois, enchem os nmeros da tal falta de vocao do beneficirio. preciso dizer em bom tom que a Reforma Agrria no um projeto fracassado. Ao contrrio, fundamental para a democratizao do pas. Evidncia disso, que mesmo jogadas no meio do mato, algumas famlias resistem produzindo e enfrentando os problemas da comercializao. Mas a Reforma Agrria no pode ser essa espcie de darwinismo em que s os fortes resistem. Este tipo de distribuio de terra no Reforma Agrria! Resta aos pobres do campo, que ainda no trocaram a pedagogia da pacincia pela da rebeldia, implorar. E eles clamam indagando o que a UFMS pode fazer por eles. Mal sabem que quase nada. No temos o poder para obrigar que a Lei se cumpra aquela que reza que a Reforma Agrria seja feita. O INCRA estadual, mergulhado em denncias de corrupo, agoniza, no dando o necessrio distanciamento entre o passado investigado pelo Ministrio Pblico e as aes do tempo presente aes que devem apontar a continuidade da Reforma Agrria. J a ns, resta o dever de denunciar esta contrarreforma agrria e a impotncia que nos paralisa, bem como o temor do dia em que no ser mais possvel explicar aos alunos a diferena entre Reforma Agrria e favela no campo.

Ao que parece, o governo petista, que contou com o forte apoio popular para chegar ao poder, ainda no entendeu o sentido da Reforma Agrria e a fora camponesa.

Potrebbero piacerti anche