Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE LUSADA DE ANGOLA POLO DE BENGUELA LICENCIATURA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

TRABALHO DE SIG

Sistemas de Informaes Agregados aos Nveis de Deciso

Autor: Wilson Numa

O Docente: Hlder Santos

Lobito, 2012

A gesto orientada a processos trouxe uma nova perspectiva para os sistemas de informao, fomentando o desenvolvimento de softwares que oferecessem suporte a esta forma de gesto. De facto, ao longo dos anos noventa, foram desenvolvidas diversas linhas de softwares que viabilizavam processos interdepartamentais, ou seja, permitiam que a gesto das actividades organizacionais ocorresse de forma integrada e em todos os nveis decisrios, estes sistemas foram denominados de Sistemas de Gesto Integrada. Em paralelo ao amadurecimento destes sistemas ocorreu a evoluo das redes computacionais, sobretudo a Internet que se tornou um ambiente propcio a pesquisas, informao e relaes comerciais. Os sistemas desenvolvidos para a Internet sob a ptica comercial cobriam apenas a venda de artigos, e a gesto dos negcios era tratada por outros sistemas e processos. Posteriormente, os sistemas orientados a processo tambm encontraram espao na Internet abrangendo toda a rotina de negcio, integrando relaes com clientes, fornecedores, parceiros, governo e procedimentos internos.

Uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos colectivos. Por meio de uma organizao torna-se possvel perseguir e alcanar objectivos que seriam inatingveis para uma pessoa. As organizaes para funcionar tm 4 nveis de deciso que so: Nvel Estratgico Nvel de Gerncia Nvel de Conhecimento Nvel Operacional

Estes so agrupados em uma pirmide onde so apresentadas as subordinaes

Nvel Estratgico

Nvel de Gerncia

Nvel de Conhecimento Nvel Operacional

Onde o Nvel Estratgico ajuda o topo, ou gestores mximos da Organizao a atacar e enfrentar questes estratgicas e tendncias de longo prazo tanto na empresa quanto no ambiente externo. Sua principal preocupao compatibilizar as mudanas do ambiente externo com a capacidade da organizao.

O Nvel de Gerncia atendem s actividades de monitorao, controle, tomada de deciso e procedimentos administrativos dos gerentes mdios. Estes sistemas tm a caractersticas de produzir relatrios peridicos sobre as operaes, ao invs de informaes instantneas.

O Nvel de Conhecimento auxilia a empresa a integrar novas tecnologias ao negcio e ajudar a organizao a controlar o fluxo de documentos.

O Nvel Operacional d suporte aos gerentes operacionais, acompanha actividades e transaces elementares da organizao. Tem o propsito de responder a perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transaces na organizao.

Cada um destes nveis utiliza um sistema para o tratamento de dados para gerar informaes, essas que sero relevantes para a tomada de decises.

Sistemas de Nvel Estratgico (SAE) Sistemas de Nvel de Gerncia (SAD/SIG) Sistemas de Nvel do Conhecimento (STC/SAE)

Sistemas de Nvel Operacional (SPT)

Os SAE Sistemas de Apoio ao Executivo: sistemas de informao ao nvel estratgico concebidos para auxiliar na tomada de deciso no estruturada atravs do uso avanado de grficos e comunicaes. So aplicaes que servem para realizar tarefas como: anlise de tendncias de vendas, planeamento de operaes a longo prazo, planeamento de oramentos, planeamento de curvas de lucro e investimento e planeamento em recursos humanos. Estes tm as seguintes Caractersticas Voltado para gerncia de alto nvel (nvel estratgico)

Projectado para o indivduo Liga o presidente da empresa aos demais nveis Manuteno cara Necessidade de grande equipa de apoio

Os SAD - Sistemas de Apoio Deciso/SIG Sistemas de Informao Gerenciais. SAD - Sistemas de Apoio Deciso: sistema de informao ao nvel da gesto da organizao que combina dados e modelos analticos sofisticados para o suporte da tomada de deciso semi - estruturada ou no estruturada. Inclui aplicaes do tipo: anlise geogrfica de vendas, afectao da produo, anlise de custo, anlise de preos e de lucro, anlise de custo de carreiras/contractos. SIG Sistemas de Informao Gerenciais: sistemas de informao ao nvel da gesto na organizao. Suporta funes de planeamento, controlo e tomada de deciso, proporcionando informaes de sntese da actividade diria e relatrios de excepo (orientado para a informao do ambiente interior organizao) Exemplos de aplicaes so: gesto de vendas, controlo de inventrio, oramento anual, anlise de investimento, analise de recolocao de recursos humanos. As caractersticas destes so: Decises estruturadas e semi - estruturadas Orientados para controle de relatrios Dados passados e presentes Orientao interna Processo de projecto demorado

Os STC Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento/SAE Sistemas de Automao de Escritrio STC Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento: Sistemas de informao que auxiliam os especialistas e profissionais qualificados na criao e integrao de novos conhecimentos na organizao Exemplos de aplicaes: estaes de engenharia, estaes grficas e estaes de gesto; operadas por pessoal especializado tais como

engenheiros, tcnicos e economistas que se servem destes tipos de sistemas como suporte para concepo e projecto de novos produtos, servios e conhecimento.

SAE Sistemas de Automao de Escritrio: Sistemas de computador destinados ao aumento da produtividade do trabalhador de dados - pessoal administrativo - que tende a processar informao em vez de a criar (inclui uso , manipulao e disseminao de informao). Abrange aplicaes do tipo: sistemas de correio electrnico, processadores de texto, publicao assistida por computador, sistema de documentao e imagem (gesto documental) e calendrios electrnicos (afectao de recursos/tempo).

Os SPT Sistemas de Processamento de Transaces: Sistemas computorizados que realizam e registam as operaes dirias de rotina da organizao. Estas transaces so necessrias para a conduo do negcio, constituindo a base operacional da organizao. Exemplos de aplicaes so: a facturao, oramentos, contabilidade, contas correntes, sistemas de controlo de qualidade, compras e fornecedores, gesto armazm, stocks, etc.

Potrebbero piacerti anche