Sei sulla pagina 1di 9

DENTISTICA OPERATORIA Nomenclatura e Classificao das Cavidades - Preparo Cavitrio: feito para a remoo de toda carie, para se feita

a restaurao do
dente. Objetivo do prepara cavitrio: - Remover o tecido cariado. - Obter formas precisas. - Impedir fraturas do dente e do material restaurador.

CLASSIFICAO DAS CAVIDADES:


- Quanto finalidade. - De acordo com o nmero de fases envolvidas. - De acordo com o nmero de fases em que ocorre.

Quanto finalidade: - Teraputica: cavidade resultante da remoo da crie, pronta para receber o material restaurador (restaurao direta) - Prottica: (restaurao indireta).

DE ACORO COM O NMERO DE FASES EM QUE OCORRE: - Cavidade simples : quando atinge um face. - Cavidade composta: quando atingi duas faces . - Cavidade complexa: quando atinge trs faces. DE ACORDO COM AS FACES ENVOLVIDA: - Mesio oclusal, ou cluso mesial: cavidades pegando as faces mesial e a oclusal do dente.

- Mesio ocluso distal,ou (MOD) ou disto ocluso mesial: cavidade pegando as faces mesial ,oclusal e distal dos dentes. - Disto oclusal, ou ocluso distal: cavidade pegando as faces distal e oclusal do dente.

PARTES CONSTITUINTE DAS CAVIDADES: - So as paredes, que so os limites internos das cavidades. - ngulos : so formados por encontro de paredes. - Paredes circundantes: as que do a volta na cavidade lateral. - Paredes de fundo: e o soalho da cavidade. - Paredes circundantes : elas recebem o nome da face do dente a que corresponde . Ex: Parede mesial , Parede distal , Parede lingual, Parede vestibular.

- Paredes de fundo: so paredes correspondente ao piso da cavidade . - PAREDES FONDO PULPAR: est no plano horizontal. - PAREDE AXIAL: voltada para o plano vertical. - ENCONTRO DE DUAS PAREDES: pulpar e axial denominada ngulo, AXIO PULPAR, ou pulpo axial. CAVIDADE COMPOSTA.

Pulpar: perpendicular ao longo eixo do dente. AXIAL: paralelo ao longo eixo do dente.

PAREDE DO FUNDO: -PULPAR: parede que se apresentar-se perpendicular ao longo eixo do dente, ou parede paralela a face oclusal.

NGULO : e a linha , ou ponto resultante da unio ao longo eixo do dente.

NGULO: a linha ou ponto resultante da unio de suas , ou mais paredes. NGULO DIEDRO: so formados por duas paredes. NGULO TRIEDRO: formado por trs paredes. NGULO CAVO SUPERFICIAL: encontro de todas as paredes do teto. NGULO DIEDRO: podem ser do 1, 2, ou 3 grupo. NGULO DIEDRO : formado pela unio de duas paredes circundante do primeiro grupo. NGULO DIEDRO DO 1 GRUPO: o mesio vestibular. NGULO DIEDRO DO 2 GRUPO: o ngulo formado pela unio de uma parede circundante com uma parede do fundo. Ex. vestibular ,lingual, mesial. Distal, e vervical com paredes pulpar e axial.

Na CAVIDADE OCLUSAL APRESENTA 4 ANGULOS DIEDRO DE 2 CLASSE. NGULO DIEDRO DO 3 GRUPO: o ngulo axio pulpar, que so formados por trs paredes. NGULO TRIEDRO FORMADO POR TRS PAREDES: EX C C A. NGULO CAVO SUPERICIAL : formada pela unio das paredes da cavidade externa do dente.

NOMENCLATURA DAS CAVIDADES - DE BLACK: foi o primeiro autor a se preocupar com a classificao das cavidades. - CAVIDADE DE CLASSE 1 : a incidncia de carie em pr-molares e molares. - incidncia de 2 tero oclusais da face vestibular e lingual de todos os dentes, - carie palatina de canino a caninos superiores na regio de singulo, ( singulo) unio de trs pontos na face palatina de canino a canino. - carie que tiver no tubrculo de carabelle. - Qualquer defeito estrutural do esmalte . - Carie na regio de cicatrcula ou fissura.

CAVIADE DE CLASSE 1:
- Todas as carie que comprometem as faces proximais de molares e pre-molares.

CAVIDADE DE CLASSE 3:
- a carie que est nas faces proximais dos dentes anteriores de canino a canino sem envolver o ngulo inscisal.

CAVIDADE DE CLASSE 4:
- a carie que comprometem o ngulo incisal de dentes anteriores.

CAVIDADE DE CLASSE 5 :
- Carie no tero gengival ou cervical de todos os dentes.

CAVIDADE DE CLASSE 6 :
- Classificao de Howard e simon , a carie que acomete nas bordas e pontas de cspides.

INSTRUMENTO OPERATORIOS:
FINALIDADE; - APLANAR. - PLANIFICAR. - DEFINIR NGULO INTERNOS DA CAVIDADE. - O ngulo AXIO PULPAR um ngulo arredondado.

PARTES DOS INSTRUMENTOS:


- Lamina ou parte ativa. - Colo. -Cabo. CABO: octogonal e serrilhado, para evita o deslizamento.

- CINZEIS: Serve para planificar e griva o esmalte das paredes vestibular e linguais de todos os
dentes.

- ENXADAS: usadas nas paredes mesial, distal,pulpar e axial .alisam as parede cavitarias por
trao ,planificam as paredes do esmalte,

MACHADO: Usado para cortar e planificar esmalte das paredes vestibular e lingual das caixas
proximais das cavidades de classe 5. - para dentina confeccionam reteno inicisais em classe 3 .

- RECORTADOR DE MARGEM GENGIVAL: plainam o ngulo cavo superficial gengival,


arredonda o ngulo axio pulpar.

- COLHER DE DENTINA OU CURETA ,ESCAVADOR DE DENTINA: remove a dentina


cariada, polpa coronria, serve para insero para material plstico: resina acrlica ,cimento de fosfato ,resina composta ,produto a base de oxido de zinco e eugenol. - RERINGA DE INSERO: serve para colocar o ionmero de vidro na cavidade feita para a restaurao.

INSTRUMENTOS AUXILIARES.
EXPELHO BUCAL: permite ou facilita a visualizao direta ou indireta.
- Afasta os tecidos moles vizinhos para proteg-lo ou tornar mais visvel o campo operatrio. - Ilumina por reflexo a regio em que se intervm. - proporciona a imagem da cavidade ou da zona bucal em que nos interessa.

TIPO DE EXPELHO:
- Espelhos plano imagem normal. - Espelhos cncavos: imagem aumentada.

SONDA EXPLORADORA:
- Faz remoo de debri ,resduos. - Verifica o grau de amolecimento dos tecidos cariados . - Percebe em possvel cominicaao entre a cavidade j desenvolvida e a cmara pulpar. - Remover restaurao pravisorias.

PINSA CLINICA :
- Usado na preempo de algodo e gase. - Remoo de detritos.

QUITE ACADEMICO:
- Alta rotao: usando com agua para no esquentar.
- Baixa rotao: usado sem agua esquenta pouco.

- ALTA RTAAO :usado para penetrao de esmalte.


- Para abertura de preparo cavitario.

BAIXA ROTAO:
- Usado para remoo de tecido cariado. - Refinamento de preparo cavitario. - Acabamento e polimento de restaurao.

INTRUMENTO CORTANTES ROTATORIO:


- Por desgaste: ponta diamantada. - Por corte: brocas laminas de corte.

BROCAS :
- Utilizada em dentina ,amalgama .provisrios ,remoo de oxido de zinco.. - Remoo de tecido cariado. - Confeco de reteno . - Usado somente no sentido horrio.

BROCA: Corpo dela:


Haste, colo, ponta ativa.

PEA DE MO:
- Contra ngulo, pea de mo .

BROCAS CLASSIFICAO:
- 1 QUANTO AO MATERIAL: Ao carbono ,carboneto de tungstnio.
- 2 QUNATO AO TIPO

- 3 QUANTO A XTREMIDADE DAS PONTAS . - 4 QUATO A FORMA DA PONTA ATIVA. - 5 NUMERO DE LAMINAS. PARA A REMOO DA DANTINA: Usa-se a broca esfrica.

INDICAAO DAS PONTAS DIAMANTADAS:


- Abertura e contorno. - Uso com refrigerao > - Usado em qualquer sentido. - Eficiencia em esmalte ,porcelana ,resina composta, provisrios(ionmero). - Preparo prottico.

BORROCHA ABRASIVA ,POLIMENTO DE AMALGAMA.

PRINCIIOS GERAIS DOS PREPAROS CAVITARIOS: AMALGAMA: FINALIDADE DA RESTAURAO:


- Devolver a forma para que o dente volte execultar a sua funo,recuperando a esttica do dente.

CAVIDADE TERAPEUTCA?

- E a cavidade feita para tratar o dente para retirar a carie .para d inicio a restaurao.

FUNAO DA CAVIDADE TERAPEUTICA:


- Eliminar o tecido patolgica ( tecidocariado ,mole ) - Remover totalmente a tecido cariado infectado. - Deixa as paredes da cavidade suportadas por dentinas sadias. - Deixa as paredes das cavidades planas e lisas.

AMALGAMA : E a liga metlica que contem mercrio. INICIO DO PREPARAO CAVITARIO:


- Abertura e contorno, usando o isolamento absoluto. - 2 Remoao do tecido cariado . -3 Obteno da forma de resistncia. - 4 obteno da forma de reteno . - 5 Obteno da forma de convenincia. - 6 Acabamentos das paredes de eamalte - 7 limpezas da cavidade.

ABERTURA DA CAVIDADE CONTORNO:


- Delimitar a rea da superfcie do dente que dever ser includa no prepara cavirtario.

- FORMA DO CONTORNO : engloba todo o tecido cariado


- Todo esmalte sem apoio de dentina deve ser removido. - As margens do preparo cavitario (NGULO CAVO SUPERFICIAL ) devem est localizadas em reas preferencialmente longe dos pontos de ocluso.

EVOLUAO DO PROCESSO DE CARIE :


- Hoje em dentes posteriores de classe 2 em face oclusais se faz a abertura de 1 quarto do dente para o preparo cavitario. -Em superfcie lisa de classe 3.

A RESINA COMPOST A E O IONOMERO DE VIDRO NO SE NECESSITEM DE PREPARO COVITARIO PARA RETER O MATERIA NA CAVIDADE ,POIS OS MESMO SE LIGAM QUIMICAMENTE COM A MATERIAL DO DENTE.

COMO ABRIR UMA CAVIDADE ;


1 CALOCAR O ISOLAMETO ABSOLUTO. 2 REMOO DA CARIE ( O TECIDO QUE ESTIVER AMOLECIDO - Broca = corte, lamina. - Ponta diamantada ( desgasta). - Carie Incipiente: se faz uma pequena abertura no dente ,carie de sulco e fissuras.

Potrebbero piacerti anche