Sei sulla pagina 1di 1

Aprender - O Portal do Ensino Superior

http://www.aprendervirtual.com.br/noticiaInterna.php?ID=65&IDx=41

Artigos

| Entrevistas | Noticias | Dicas |


Enviar por e-mail Verso para impresso Receba a newsletter Tamanho da fonte

RSS

A+

A-

Carga tributria pode atingir mais de 30% da receita nas universidades


As altas taxas de impostos pagos no Pas atingem todos os setores, inclusive o educacional. Retorno deste arrecadamento para a sociedade ainda questionvel Por Trama Comunicao

O Brasil est entre as naes em que se pagam mais impostos A Lei Federal de Incentivo no mundo; Dentre os 25 pases avaliados na pesquisa divulgada Cultura (Lei Rouanet), a adeso fi pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT), a carga lantropia e ao Programa tributria do Pas (37,82% do Produto Interno Bruto - PIB), s fi Universidade Para Todos (ProUni) ca atrs da registrada na Sucia (50,7%), Noruega (44,9%), so algumas alternativas para o Frana (43,7%) e Itlia (42,2%). Na comparao com pases desenvolvimento de projetos e o latino-americanos, o Brasil tambm fi ca na dianteira, j que na abatimento de impostos Argentina (21,9%), no Mxico (18,5%) e no Chile (19,2%) o peso dos impostos no PIB bem menor. Ainda de acordo com o relatrio do IBPT, o contribuinte brasileiro trabalhar at 25 de maio (145 dias) somente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuies) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. No setor educacional, esta realidade no diferente. A incidncia tributria dentro das Instituies de Ensino Superior (IES) ainda alta, segundo especialistas da rea. Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISS), Contribuio Provisria Sobre Movimentao Financeira (CPMF), Imposto de Renda, PIS (Contribuio para o Programa de Integrao Social) e Cofi ns (Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social) so alguns dos impostos que fazem parte da realidade das IES como de qualquer empresa. Numa universidade privada, todas essas taxas juntas podem consumir quase 30% do faturamento. "A carga tributria do Brasil uma das mais altas do mundo. As garantias de educao e sade, que so responsabilidades do Estado, ainda deixam a desejar", Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do SEMESP Para driblar tantos impostos, algumas instituies de ensino optam por desenvolver projetos sociais que podem ser convertidos no abatimento de tributos. A Lei Federal de Incentivo Cultura (Lei Rouanet), a adeso filantropia e ao Programa Universidade Para Todos (ProUni) so algumas alternativas. E o dinheiro arrecadado pelos impostos? Esse capital arrecadado realmente revertido em benefcios sociedade? Segundo grande parte dos consultores da rea, esse retorno ainda deixa a desejar. As ltimas notcias sobre os escndalos de corrupo que envolvem o governo do Pas podem ser prova desse questionamento. O que se pode afirmar que, obrigatoriamente, 25% dos tributos arrecadados pelos municpios devem ser repassados para a rea da educao.

Os principais impostos As universidades pblicas no esto sujeitas ao pagamento de impostos sobre o patrimnio, renda ou servios, tendo em vista serem pessoas jurdicas de direito pblico. J as universidades privadas, consideradas pessoas jurdicas de direito privado, esto sujeitas tributao como qualquer empresa. Dentre aqueles que mais comprometem o oramento esto o IR, CSLL, PIS e Cofi ns. "Logicamente, as universidades repassam esses tributos indiretamente aos consumidores, no caso, os alunos", explica G ilh N f d Di it T ib t i d U i id d B d i t (U ib )

1 de 1

27/3/2012 15:48

Potrebbero piacerti anche