Sei sulla pagina 1di 1

Coeficiente de Solubilidade

Escola Estadual Boulanger Pucci

a quantidade mxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura. Antes de realizarmos alguns clculos sobre C.S., importante termos uma breve noo sobre solues: Sabemos que soluo toda mistura de duas ou mais substncias, onde temos formada uma s fase, ou seja, uma mistura homognea. Temos uma soluo saturada, quando o solvente no consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade. Uma soluo insaturada aquela que ainda consegue dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, ainda no atingiu o coeficiente de solubilidade. E por fim, a soluo supersaturada, que aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade. As solues supersaturadas costumam ser instveis. Um exemplo de coeficiente de solubilidade o cido brico (H3BO3), onde em gua 5,0 g de H3BO3 para 100 g de H2O a 20C. O que isso quer dizer? Que conseguimos dissolver no mximo cinco gramas de cido brico em cem gramas de gua, na temperatura de vinte graus clsius. Para facilitar a visualizao do coeficiente de solubilidade de um

determinado soluto, usa-se um grfico. Curvas de solubilidade: so grficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura.

Qual a quantidade de gua 15g necessria para dissolver 15g de sal a 30C?
Para resolvermos essa questo, primeiramente devemos realizar a leitura do grfico.

Repare no grfico que a linha indica o coeficiente de solubilidade de um determinado soluto. Abaixo da linha temos uma soluo insaturada e acima da linha indica que a soluo est supersaturada. A solubilidade de gases diminui com o aumento de temperatura. A solubilidade de slidos, geralmente, aumenta com o aumento de temperatura. Em sala de aula daremos mais ateno solubilidade de slidos. Vamos resolver um exerccio bsico que envolve C.S.:
A curva de solubilidade de um sal hipottico est representada abaixo:

A linha azul do grfico indica o coeficiente de solubilidade em vrias temperaturas. Se observarmos, veremos que a 30C teremos dissolvidos 40,0 gramas do sal em 100,0 gramas de gua. A linha imaginria verde que se encontra no grfico me indica a leitura que procuro: a 30C dissolve-se 40,0 gramas do sal em 100,0 gramas de gua. Pronto! Temos um coeficiente de solubilidade. Mas qual a quantidade de gua necessria para dissolver 50,0 gramas do sal? Jogamos os resultados na regra de trs:

Resultado: Para dissolver 15,0 gramas do sal na temperatura de 30C, necessito de 37,5 gramas de gua. No deixem de fazer os exerccios que foram passados em sala de aula. At a prxima.

Sobre o autor: Claudinei O. Oliveira, professor de Qumica e autor do blog QumIcA a FaVoR dA vIdA, disponvel em www.quimicafv.blogspot.com

Potrebbero piacerti anche