Sei sulla pagina 1di 8

FUNDAO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CINCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE QUMICA DISCIPLINA: QUMICA ANALTICA QUALITATIVA

SEPARAO E IDENTIFICAO DE CARBONATO EM UMA CONCHA DO MAR TRABALHO ESPECIAL DE QUMICA ANALTICA QUALITATIVA

ACADMICOS: EVERTON MAYER SALZIO GABRIEL DE OLIVEIRA

Blumenau Junho 2011

EVERTON MAYER SALZIO GABRIEL DE OLIVEIRA

SEPARAO E IDENTIFICAO DE CARBONATO EM UMA CONCHA DO MAR TRABALHO ESPECIAL DE QUMICA ANALTICA QUALITATIVA

Relatrio apresentado junto ao Curso de Qumica da Universidade Regional de Blumenau, matria de Qumica Analtica Qualitativa como requisito de Avaliao parcial para concluso do semestre. Professor: Nelson Budag

Blumenau Junho 2011

Separao e Identificao do on Carbonato em Uma Concha do Mar

Objetivo: Relatrio apresentado com objetivo de Aplicao de uma metodologia analtica para separao e identificao do nion carbonato presente na concha do mar na forma de carbonato de clcio, empregando os mtodos estudados em sala de aula e executados em laboratrio junto disciplina de Qumica analtica qualitativa. RESUMO: Sabe-se que o principal componente na concha do mar o carbonato de clcio extrado da gua do oceano. H tambm elementos orgnicos, como protenas, produzidos pela prpria concha. medida que o molusco cresce, o manto elimina mais carbonato e protenas, e a concha tambm aumenta. O carbonato pertence o grupo dos volteis, ou seja, em contato com cidos produz gs (CO 2), por tanto para dissolver o fragmento de concha do mar usa-se o cido sulfrico 6N. A identificao do nion carbonato pode ser feita por uma nica reao onde se emprega a tcnica do desprendimento gasoso, para isso utiliza-se um micro gerador de gs onde no primeiro tubo coloca-se a amostra (soluo preparada com a concha) e no segundo tubo colocase uma soluo de gua de barita (Ba (OH)2) o carbonato quando tratado com acido libera CO2 que reage com a gua de barita formando um precipitado branco BaCO3, porem existem dois interferentes que podem aparecer na execuo desse ensaio: que so o SO3 e o S2O3, esses dois nions em meio cido tambm liberam gs SO2 que em contato com a gua de barita tambm formam um precipitado branco BaSO3.Para evitar essa interferncia torna-se necessrio a adio de K2Cr2O7 0,1M junto a soluo amostra (fragmento de concha do mar mais cido sulfrico) que oxida o SO2 a SO42- que um nion fixo. Assim facilitando a determinao do CO32.

INTRODUO As conchas do mar so basicamente carapaas protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole. Quando eles nascem, forma-se a seu redor uma concha provisria, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, comea a se constituir a concha definitiva, substituindo a primeira. o chamado manto - tecido parecido com a pele, envolvendo as partes vitais do animal - que secreta as substncias formadoras das quatro camadas da concha. O principal componente o carbonato de clcio, extrado da gua do oceano. H tambm elementos orgnicos, como protenas, produzidos pelo prprio animal. medida que o molusco cresce, o manto elimina mais carbonato e protenas, e a concha tambm aumenta de tamanho. O carbonato de clcio, tambm conhecido como calcita, um mineral inorgnico quimicamente inerte com caractersticas alcalinas que resulta em reaes do xido de clcio com dixido de carbono.

Na natureza, o carbonato de clcio pode ser encontrado nos minerais, na forma cristalina: aragonita, que apresenta a forma ortorrmbica; e calcita, que apresenta a forma rombodrica ou trigonal. Sua frmula qumica CaCO3.

O Carbonato de clcio pode ser usado na preveno de doenas na forma de medicamentos. Indicado para o tratamento de doenas causadas pela deficincia de clcio, como por exemplo, osteoporose. Tambm conhecido como calcrio o carbonato muito utilizado tanto na construo civil para fabricao de cimento como na agricultura j que se trata de um sal com caracterstica bsica se possui pH alto quando em soluo aquosa e essa caracterstica utilizada para reduzir a acides do solo. Esse sal resultado da reao do oxido de clcio (cal virgem) com dixido de carbono. CaO + CO2 CACO3 Quando em soluo aquosa sofre uma hidrlise salina, produzindo uma base forte. CACO3 + H2O CO2 + Ca (OH)2 Na natureza os minerais de carbonato podem ser encontrados sob duas formas cristalinas Aragonita: Quando seus cristais apresentam a forma ortorrmbica. Calcita: Quando seus cristais apresentam a forma rombodrica ou trigonal.

PROCEDIMENTO:

Pegue um micro gerador de gs limpo e seco, no tubo 2 coloque 5ml de gua de barita lmpida. Reserve o tubo. No tubo 1 coloque um pedao de concha do mar + 2 ml de K 2Cr2O7 0,1M + 5ml de gua destilada e 5 ml de H2SO4 3M.Tampe imediatamente esse tubo e mergulhe a mangueira no fundo do tubo 2. Mantenha o tubo 2 em nvel mais baixo que o tubo 1. Se necessrio aquea suavemente em banho-maria o tubo 1.

Tub o1

Tub o2

Ensaio positivo: turvao ou formao de precipitado branco de (BaCO3) no tubo dois, indica possvel presena de CO32-.

Ensaio negativo: O no aparecimento de turvao ou precipitado branco no tubo dois, indica ausncia de CO32-. Confirmao do CO32-. Centrifugue o precipitado do tubo dois e rejeite a soluo. Dissolva completamente o precipitado em HC2H3O2 6M e imediatamente adicione 1ml de gua de bromo. Agite a mistura o no aparecimento de um precipitado branco confirma a presena de CO32-. Reaes: Formao de precipitado de BaCO3: CO3 (aq) + 2 H+ (aq)

CO2 (g) + H2O (l)

CO2 (g) + Ba (OH) (aq) BaCO3 (s) + H2O (l)

Formao do precipitado com possveis interferentes: SO2 (g) + Ba (OH) (aq)

BaSO3 (s) + H2O (l)

Para eliminar os interferentes: 3 SO2 (g) + K2Cr2O7 (aq) + H2SO4 (aq)

K2SO4 (aq) + Cr2(SO4)3 (aq) + H2O (l)

CONCLUSO Ao final do relato se conclui que teoricamente logo aps o gs (CO2), ser liberado da amostra e entrar em contato com a soluo de gua de barita (Ba (OH)2) forma se um precipitado branco indicando a presena do nion carbonato na amostra. Com essa constatao podemos afirmar que o carbonato se encontra presente em conchas martimas e que os conceitos e praticas aplicadas em sala de aula e laboratrio tiveram xito para o desempenho dessa determinao.

REFERNCIAS

Web site do Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/quimica/carbonato-de-calcio.html Muller, H. e Souza, D. (2010). Qumica analtica Qualitativa Clssica 1 Edio, Edifurb. Blumenau. Caderno de Prticas de qumica Analtica Qualitativa FURB 2011.

Potrebbero piacerti anche