Sei sulla pagina 1di 5

1- Fundamentos e objetivos da ordem social

A Constituio de 88 disciplinou no seu captulo 88 sobre a Ordem Social, dividindo-a em 8 captulos: Disposio Geral; Seguridade Social; Educao, economia e desporto; Cincia e tecnologia; Comunicao social; Meio ambiente; Famlia, criana, adolescente e idoso; e por fim, ndios. Temos que a base constitucional da Ordem Social o primado do trabalho, e seus objetivos o bem - estar e justia sociais. Entendemos por bem-estar social:" o bem comum, o bem da
maioria, expresso Nele sob se todas as as formas de so satisfao naturais as e das necessidades dos da vitais coletivas. indivduos 1976). E como Justia social: A noo econmica a mais difundida: justa distribuio da renda ou riqueza, de acordo com as necessidades e a capacidade das pessoas; aumento do nvel de renda das massas; diluio progressiva das diferenas de classe; fazer com que um nmero cada vez maior de pessoas participe da propriedade dos meios de produo e do consumo de bens. incluem exigncias espirituais

coletivamente

considerados;

necessidades

comunidade, dos grupos e das classes que compem a sociedade". (Meireles,

2- A seguridade Social

A seguridade social compreende um conjunto de aes dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar o direito sade, previdncia social e assistncia social., sendo financiada por toda a sociedade. No Brasil, a ampliao do conceito de seguridade social surgiu com a Constituio de 1988, conhecida como a Constituio Cidad.
Para atingir a proteo de todos, o constituinte uniu trs direitos sociais fundamentais (art. 6 da CF), os quais, cada um dentro de sua rea de atribuio, protege seus destinatrios e, no conjunto, todos sero protegidos.

Objetivos:
A nossa Carta Magna, no seu artigo 194, pargrafo nico, elenca os objetivos da Seguridade Social, esses mesmos objetivos so chamados pela Lei 8.212/91, no seu artigo primeiro, de princpios e diretrizes: I- universalidade da cobertura e do atendimento; II- uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III- seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcio; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

2.1 - Sade:

Dispe o art. 196 que a sade direito de todos e dever do Estado. Logo a prestao do servio gratuita, sendo que a execuo das aes de sade pode ser realizada diretamente pelo Estado ou atravs de terceiros, pessoa fsica ou jurdica de direito privado, de forma complementar. A Lei n 8.080/90 a principal norma que trata da sade. Diretrizes e preceitos relacionados sade: I-descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II-atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III-participao da comunidade. IV- Financiamento do Sistema nico de sade nos termos do art. 195, CF. V- liberdade da assistncia sade para a iniciativa privada VI- Possibilidade de as instituies privadas participarem de forma complementar do Sistema nico de Sade VII- vedao a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos

VIII- vedao participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pais, salvo nos casos previstos em lei. 2.2 Previdncia Social A previdncia social um seguro coletivo, pblico, compulsrio, destinado a estabelecer um sistema de proteo social, mediante contribuio, que tem por objetivo proporcionar meios indispensveis de subsistncia ao segurado e a sua famlia, quando ocorrer certa contingncia prevista em lei. O art. 201 da Constituio Federal dispe que a previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados os critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, nos termos da lei. As principais regras esto disciplinadas na Lei n 8.213/91 e na Lei n 8.212/91. Merece destaque tambm o Decreto n 3.048/99. 2.3 Previdncia Social A principal caracterstica da assistncia social ser prestada gratuitamente aos necessitados. foi inserida na Constituio de 1988 nos arts. 203 e 204. Encontra-se regulamentada pela Lei n 8.742/93 ( Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS) Wladimir Novaes Martins5 define a assistncia social como "um conjunto de atividades particulares e estatais direcionadas para o atendimento dos hipossuficientes, consistindo os bens oferecidos em pequenos benefcios em dinheiro, assistncia sade, fornecimento de alimentos e outras pequenas prestaes. No s complementa os servios da Previdncia Social, como a amplia, em razo da natureza da clientela e das necessidades providas".

3- CIENCIA E TECNOLOGIA
Copiar livro 4- COMUNICAO SOCIAL Primeiro pargrafo livro at licena. Tal dispositivo visa garantir a liberdade de comunicao que , nas palavras de Jos Afonso da Silva, o conjunto de direitos, formas, processos e veculos que possibilitam a coordenao desembaraada da criao, expresso e difuso do pensamento e da informao. Outros princpios tambm podem ser extrados desta norma constitucional, entre eles o da liberdade de informao, que abrange tanto o direito de informar quanto o de ser informado.

Mas importante verificar que no se est garantindo uma liberdade irresponsvel e sem qualquer critrio do poder de informar ou mesmo do direito de criar ou de manifestar o pensamento, pois existem meios legtimos, previstos pela Constituio, de se controlar a liberdade de comunicao. Pois, muitas vezes a liberdade de comunicao vai de encontro aos direitos de terceiros, ou contraria outros preceitos constitucionais; fato que deve ser analisado judicialmente, dentro do contexto constitucional.

As regras constitucionais da comunicao, alm do disposto pelo artigo 220, esto previstas no artigo 221, 222 e 223, alm do artigo 224, que prev a instituio do Conselho de Comunicao Social.

-Justia Social
http://pt.wikipedia.org/wiki/Justi%C3%A7a_social

acessado em: 14/06/2009

-Bem-estar social

portalgeo.rio.rj.gov.br/mlateral/glossario/T_Desenvol.htm acessado em: 14/06/2009

- Arajo, Francisco Carlos da Silva - Seguridade social


http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9311

acessado em: 14/06/2009

- Dicionrio de Direitos Humanos : seguridade social - Zlia Luiza Pierdona


http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php?page=Seguridade+social

acessado em : 14

- Bibliografia Alexandre de Moraes

Potrebbero piacerti anche