Sei sulla pagina 1di 47

Processamento de Imagens

Universidade Federal do Rio de Janeiro IM/DCC & NCE

Aquisio e Representao da Imagem Digital


Antonio G. Thom thome@nce.ufrj.br Sala AEP/1033

Processamento de Imagens

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6.

Introduo Aquisio e Representao da Imagem Digital Tratamento da Imagem Segmentao de Imagens Extrao de Caractersticas e Descrio Reconhecimento e Interpretao

Processamento de Imagens

Aquisio e Representao da Imagem Digital Sumrio Detalhado


Digitalizao Digitalizao
Representao da Imagem Representao da Imagem Quantizao de uma Funo Quantizao de uma Funo O Processo de Digitalizao de uma Imagem O Processo de Digitalizao de uma Imagem
Amostragem Amostragem

Quantizao Quantizao

Resoluo Espacial Resoluo Espacial Profundidade Profundidade

Topologia Digital Topologia Digital Imagem Multibanda Imagem Multibanda Imagem Multidimensional Imagem Multidimensional Imagem Colorida Imagem Colorida Armazenamento Armazenamento
Compresso Compresso Formatos de Arquivos Formatos de Arquivos

Processamento de Imagens

Aquisio da Imagem
Aquisio e Representao Tratamento

Segmentao Extrao de Caractersticas e Descrio

A fase de aquisio de imagens consiste em obter uma representao da informao visual, esta deve ser a mais fiel possvel e ao mesmo tempo ser processvel por um computador. O usual que tal representao seja construda a partir de alguma fonte de radiao, por exemplo calor, raios X, luz visvel, microondas, etc..., captada por dispositivos sensveis a tais radiaes.

Reconhecimento e Interpretao

Captador Cena

Processamento de Imagens

Representao da Imagem Digital


0,0

x * f(x,y)
Uma imagem monocromtica uma funo bidimensional da intensidade da luz f(x,y), onde x e y denotam as coordenadas espaciais (largura e altura) e o valor f em qualquer ponto (x, y) proporcional ao brilho (ou nvel de cinza) da imagem naquele ponto. f(x,y)=i(x,y).r(x,y)

y
A intensidade da luz pode ser modelada como: i iluminao do ambiente: r reflectncia dos objetos: 5

0 < i(x,y) < 0 r(x,y) 1

Processamento de Imagens

Representao da Imagem Digital ...


0,0

x * f(x,y) A representao em contexto digital requer a adoo de escalas, tanto para as coordenadas x e y da imagem, como para a intensidade da luz.
Escalas de x e y geralmente so diferentes

- escala das coordenadas Processo de Digitalizao


6

Amostragem Discretizao Quantizao

- escala da intensidade da luz

Processamento de Imagens

Quantizao de uma Funo

Funo original Amostra Quantizada

A imagem capturada deve ser convertida em valores numricos para poder ser analisada via computador, ou seja, realizada a discretizao (transformao de um espao contnuo em um espao discreto). O processo de quantizao consiste em dividir aproximar o valor da funo para o nvel de escala mais prximo.

Amostra

Parties do eixo x (amostragens)

Processamento de Imagens

O Processo de Digitalizao de uma Imagem


x x
quantizao

43 y
x,y

amostragem

00101011

y
Consiste das etapas de:

codificao

Amostragem / espaamentos horizontal e vertical matriz de pixels Quantizao / nveis de representao da intensidade da luz Codificao / representao binria da matriz de pixels

Processamento de Imagens

Amostragem

Amostrar realizar a medio (normalmente uniforme) dos nveis de cinza ao longo de uma imagem A amostragem ter como resultado uma matriz M x N de amostras da imagem, onde cada elemento chamado de pixel. A dimenso de um pixel ao longo do eixo x, ou do eixo y, est relacionada com o espao fsico entre as amostras.
9

Processamento de Imagens

Resoluo Espacial
A resoluo espacial determinada pelo nmero de pixels por rea da imagem, ou seja, pela dimenso do pixel na imagem
Quanto mais pixels uma imagem tiver (ou quanto menor o tamanho do pixel), maior a sua resoluo e melhor a sua qualidade .

A resoluo espacial de uma imagem influi na qualidade da percepo que se tem da mesma. As figuras abaixo apresentam a imagem da Lena em diversas resolues:
512x512 256x256 128x128 64x64

10

Processamento de Imagens

Quantizao
a representao do valor medido de um pixel aproximado por um inteiro

11

Processamento de Imagens

Profundidade da Imagem Quantidade L de nveis de quantizao da funo f(x,y) (quantidade de tons que podem ser representados por cada pixel).
normalmente uma potncia de 2 (i.e. L=256,1024,4096). Se L=256, significa que cada pixel pode ter associado um valor de cinza entre 0 e 255, que requer no mximo 8 bits para ser armazenado na memria do computador. Diz-se ento que a profundidade da imagem 8 bits por pixel (ou 1 byte por pixel).

Assim, para uma imagem de 320x240 sero necessrios 320 x 240 x 1 = 76.800 bytes
12

Processamento de Imagens

Exemplo de Variao na Profundidade da Imagem A figura mostra a variao da profundidade da imagem da Lena, com 8 bits e com 1 bit.

Profundidade 8 - 256 nveis de cinza

Profundidade 1 - 2 nveis de cinza

13

Processamento de Imagens

Topologia Digital Estuda as propriedades dos pixels Vizinhana Vizinhana Conectividade Conectividade Adjacncia Adjacncia Caminho Caminho Componente Conexa Componente Conexa Medidas de Distncia Medidas de Distncia Operaes Lgico-aritmticas Operaes Lgico-aritmticas

14

Processamento de Imagens

Vizinhana de um pixel Vizinhana 4 [N4(p)]


Em uma imagem digital 2D, um pixel p(x,y) tem quatro vizinhos que compartilham uma aresta com p(x,y): p(x+1,y),p(x-1,y),p(x,y+1) e p(x,y-1) Ou seja, o conjunto de pixels ao redor de P, sem considerar as diagonais

x x
P(x,y)

Vizinhana D [ND(p)]
So considerados os vizinhos que compartilham um vrtice com p(x,y) Ou seja, o conjunto de pixels ao redor de P, considerando apenas as diagonais

x
P(x,y)

x x

15

Processamento de Imagens

Vizinhana de um pixel Vizinhana 8 [N8(p)]


So considerados os vizinhos que compartilham pelo menos um vrtice com p(x,y) Ou seja, o conjunto de pixels ao redor de P, considerando as arestas e as diagonais N8(p) = N4(p) U ND(p)

x x x

x
P(x,y)

x x x

Nas bordas alguns pontos da vizinhana N4, ND ou N8 cairo sempre fora da imagem

16

Processamento de Imagens

Conectividade um conceito importante, usado no estabelecimento das bordas de objetos ou nos componentes de regies em uma imagem.

Para estabelecer se 2 pixels esto conectados preciso determinar: a) se so de alguma forma vizinhos (N4, ND ou N8 ) e b) se seus nveis de cinza satisfazem algum critrio de similaridade (V = { ... }).

17

Processamento de Imagens

Conectividade ... Conectividade-de-4: Dois pixels p e q, assumindo valores em V, so conectados-de-4 somente se q pertence ao conjunto N4(p).

C 4 p ,q em V sss q N 4 ( p ) e f ( p) e f (q ) V
V= {0} C4p,q verdadeiro 0 q=0 0 1 p=0 1 0 1 0

18

Processamento de Imagens

Conectividade ... Conectividade-de-8: Dois pixels p e q, assumindo valores em V, so conectados-de-4 somente se q pertence ao conjunto N8(p).

C 8 p ,q em V sss q N 8 ( p ) e f ( p) e f (q ) V
V= {0} C8p,q verdadeiro 0 q=0 0 1 p=0 1 0 1 0

19

Processamento de Imagens

Conectividade ... Conectividade-de-m (conectividade mista): Dois pixels p e q, assumindo valores em V, so conectados-de-m somente se a) q pertence ao conjunto N4(p), ou b) q pertence ao conjunto ND(p) e interseo entre N4(p) e N4 (q) for vazia.
Cm p ,q em V sss (q N 4 ( p ) ou (q N D ( p ) e N 4 ( p ) N 4 (q ) = {}) e f ( p) e f (q ) V
q=0

V= {0}
20

Cmp,q falso

0 1 p=0 1 0 1 0

Processamento de Imagens

Conectividade de 4 / V = {1}

21

Processamento de Imagens

Conectividade de m / V = {1}

22

Processamento de Imagens

Conectividade de 8 / V = {1}

23

Processamento de Imagens

Adjacncia Dois pixels so ditos adjacentes-4 (8 ou m) se eles so conexos-4 (8 ou m). 0 0 0 Pixels Adjacentes-4, 8 e m 0 1 1 0 0 0 Dois subconjuntos de pixels so ditos adjacentes se pelo menos um pixel do primeiro conjunto for adjacente a um pixel do segundo. S
2

S1

0 0 0

0 1 0

0 1 0

0 1 0

0 1 0

0 0 0

Subconjuntos Adjacentes-4 V= {1}

24

Processamento de Imagens

Caminho Um caminho na imagem que vai de um pixel p(x,y) a um pixel q(s,t) uma seqncia de pixels distintos com coordenadas (x0,y0) (x1,y1),... , (xn,yn) onde n o comprimento do caminho, (xi-1,yi-1) e (xi,yi) so adjacentes, (x = x0, y = y0) e (s = xn, t = yn). Diz-se que este um caminho-4 ( m ou 8) dependendo do tipo de adjacncia existente ao longo do caminho.
(*) ambiguidade

Caminho-m

0 0 0

1 1 0

1 0 1

p(x0,y0)

Caminho-8
p(xn,yn)

0 0 0

1 1 0

1 0 1

p(x0,y0)

p(xn,yn)

25

Processamento de Imagens

Componente Conexo Dois pixels p e q de um subconjunto de pixels S da imagem so ditos conexos em S se existir um caminho de p a q inteiramente contido em S. Para qualquer pixel p em S, o conjunto de pixels em S que so conexos a p chamado um componente conexo de S. Note que em uma componente conexo qualquer dois pixels deste componente so conexos entre si. Em componentes conexos distintos os pixels so disjuntos (no conectados).

26

Processamento de Imagens

Medidas de Distncia Para pixels p, q e z, com coordenadas (x,y), (s,t) e (u,v) respectivamente, D uma funo distncia ou mtrica se:
(a) D(p,q) >= 0 (D(p,q)=0, se somente se p = q), (b) D(p,q) = D(q,p), e (c) D(p,z) <= D(p,q) + D(q,z)

27

Processamento de Imagens

Distncia Euclidiana

A distncia Euclidiana entre p e q definida como


De ( p, q ) = ( x s ) 2 + ( y t ) 2

Para esta medida de distncia, os pixels que tm uma distncia menor ou igual a um valor r de (x,y) so os pontos pertencentes a um crculo de raio r centralizado em (x,y).

28

Processamento de Imagens

Distncia D4 (City Block ou Quarteiro) A distncia D4 entre p (x,y) e q (s,t) definida por:
D4(p,q)=|x-s|+|y-t|

Neste caso os pixels que tm uma distncia D4 de (x,y) menor ou igual a um valor r formam um losango centralizado em (x,y). Por exemplo, os pixels com distncia D4 <= 2 de (x,y) (ponto central) forma os seguintes contornos a uma distncia constante: 2
2 2 1 2 1 0 1 2 2 1 2 2

Os pixels com D4=1 so da vizinhana-4 de (x,y).


29

Processamento de Imagens

Distncia D8 (Distncia Xadrez)


A distncia D8 entre p e q definida como

D8=max(|x-s|,|y-t|)
Neste caso os pixels com distncia D8 de (x,y) menor ou igual a um valor r formam um quadrado centralizado em (x,y). Por exemplo, os pixels com distncia D8 <= 2 de (x,y) (o ponto central) formam os seguintes contornos a uma distncia constante.
2 2 2 2 2 2 1 1 1 2 2 1 0 1 2 2 1 1 1 2 2 2 2 2 2

Os pixels com D8=1 a vizinhana-8 de (x,y). 30

Processamento de Imagens

Caractersticas de D4 e D8

A distncia D4 entre dois pontos p e q igual ao comprimento-de-4 do caminho mais curto entre esses dois pontos em uma vizinhana-4. O mesmo se aplica D8.

31

Processamento de Imagens

Distncia Dm
Para a conectividade-m, o valor da distncia entre dois pixels depende dos valores dos pixels ao longo do caminho e daqueles de suas vizinhanas. Considere o seguinte arranjo de pixels e assuma que p, p2, e p4 tm valor 1 e que p1 e p3 podem ter valor 0 ou 1: x p1 P=1 p3 P2=1 0 p4 =1 0 x

se V = {1}, p1 e p3= 0
Dm = 2

se V = {1}, p1 ou p3= 1
Dm = 3

se V = {1}, p1 e p3= 1
Dm = 4 32

Processamento de Imagens

Operaes Lgico-aritmticas entre dois Pixels


So computadas pixel a pixel. Entre os pixels p e q so denotadas como a seguir: Operaes Aritmticas: Adio: p + q Subtrao: p q Multiplicao: p * q Diviso: p q Lgicas E: p E q (tambm p . q) OU: p OU q (tambm, p + q) Complemento: NO q (tambm q ) operador

33

Processamento de Imagens

Operaes Aritmticas Adio: p + q


Seu principal uso ocorre ao se fazer a mdia para reduo de rudo.

Subtrao: p q
usada para remover informao esttica de fundo, Deteco de diferenas entre imagens.

Multiplicao: p * q
Calibrao de brilho

Diviso: p q
Normalizao de brilho A multiplicao e diviso so usadas para corrigir sombras em nveis de cinza, produzidas em no uniformidades da iluminao ou no sensor utilizado para a aquisio da imagem. 34

Processamento de Imagens

Operaes Lgicas Podem ser combinadas para formar qualquer outra operao lgica So aplicadas apenas em imagens binrias. Tem seu uso no mascaramento, deteco de caractersticas e anlise de forma. A no A

B
35

A xor B

Processamento de Imagens

Imagem Multibanda 1o. pixel


2 n 1

Numa imagem digital monocromtica, o valor do pixel um escalar entre 0 e L-1. Imagens multibandas podem ser vistas como imagens nas quais cada pixel tem associado um valor vetorial p(x,y) = (l1, l2, ..., ln), onde 0 li Li-1 e i = 1, 2, ..., n. li pode representar grandezas diferentes, tais como, temperatura, presso, freqncia, amostradas em pontos (x,y) e com intervalos de valor completamente diferentes. Se Li, i = 1, 2, ...,n, for igual a 256, tem-se uma imagem com profundidade de n bytes por pixel

36

Processamento de Imagens

Imagem Multibanda Banda n


1o. pixel

Banda 1

Outra forma de representar uma imagem multibanda como uma seqncia de imagens monocromticas (bandas).
pi(x,y) = li 0 li L i 1 i = 1, 2, ..., n

Se Li, i = 1, 2, ..., n, for igual a 256, tem-se n bandas com profundidade 1 byte por pixel cada uma.

37

Processamento de Imagens

Imagem Multidimensional
Imagens digitais tridimensionais so uma extenso dos conceitos de imagem digital monocromtica e multibanda para uma terceira dimenso que pode ser espao ou tempo A amostragem e a quantizao podem ocorrer em (x,y,z) ou (x,y,t), onde x,y,z representam o espao e t o tempo uma imagem digital 3D representada como uma seqncia de imagens monocromticas ou multibandas ao longo do eixo espacial z ou do eixo temporal t

z voxel
x y z

d 38

d= z

Processamento de Imagens

Imagem Colorida
uma imagem multibanda A cor em cada ponto (x,y) definida por
Luminncia
associada com o brilho da luz

Matiz
associada com comprimento de onda dominante

Saturao
Associada com o grau de pureza (ou intensidade) da matiz

A maioria das cores visveis pelo olho humano pode ser representada como uma combinao de trs cores primrias:
vermelho (R) verde (G) azul (B).

Uma representao comum para uma imagem colorida utiliza trs bandas R, G, e B com profundidade 3 bytes por pixel (ou com profundidade 24 bits por pixel, dependendo da representao). 39

Processamento de Imagens

Representao Matricial de uma Imagem Colorida

R G B
40

Processamento de Imagens

Imagem Colorida
A figura mostra a imagem RGB da Lenna, e as bandas R, G, e B.

Banda R

Banda G

Banda B

41

Processamento de Imagens

Imagem Colorida Uma imagem colorida tambm pode ser armazenada usando uma imagem monocromtica e um mapa de cores. Neste caso, o valor de cinza de cada pixel na imagem um ndice para uma clula do mapa de cores A clula do mapa de cores contm o valor das componentes R, G e B referentes cor do pixel
42

Processamento de Imagens

Armazenamento de Imagens O armazenamento da imagem envolve basicamente trs elementos principais:


a forma como a imagem est representada, o tipo de compactao empregado e o cabealho contendo as informaes a cerca desta imagem (resoluo, quantidade de cores, classe da imagem, mapa de cores, compactao, etc).

Um mesmo tipo de arquivo pode inclusive permitir o armazenamento de diferentes classes de imagens e tambm permitir a utilizao de vrios mtodos de compactao.

43

Processamento de Imagens

Compresso de Imagens
Imagens ocupam muito espao de memria, da o emprego de tcnicas de compactao de imagens Os mtodos podem ser classificados em dois tipos:
com perdas baseados no fato de que pequenos detalhes podem ser eliminados sem que sejam visivelmente notados.
JPEG (Join Photographic Experts Group) Fractal - propriedade privada de uma empresa que comercializa seus direitos de uso

sem perdas
Cdigo de Huffman RLE (Run Lenght Encoding) LZW (Lempel-Ziv & Welch) JBIG (Join Bi-level Image Experts Group).

Cada um dos mtodos utiliza uma tcnica que geralmente lhe d o nome

44

Processamento de Imagens

Alguns Formatos de Arquivos de Imagem


GIF
O GIF(Graphics Intchange Format) um formato de 8 bits (256 cores) muito popular na Internet em animaes, mas no indicado para fotos, pois a limitao de cores causa grande perda de qualidade embora reduza bastante o tamanho dos arquivos. Este formato criado pela Compuserve bem aceito em JAVA e HTML.

JPEG
O Joint Photographics Experts Group um dos mais populares formatos adotados pela Internet, devido boa taxa de compactao em 24 bits(16 milhes de cores), e permite escolher a taxa de compactao dos dados da imagem (quanto mais compactado menor a qualidade). Mantm arquivos pequenos com boa qualidade.

TIFF
O TIFF (Tagged Image File Format) , tambm muito conhecido e usado para importar/exportar imagens e fotos entre programas e plataformas ( MACS e PCS) diferentes, comprime os arquivos sem perder qualidade da imagem. muito usado em editorao eletrnica e mdia impressa em geral.

45

Processamento de Imagens

Alguns Formatos de Arquivos de Imagem ...


BMP
Anacrnico de BitMap, ou Mapa de Bits, o formato nativo do Windows, armazena os dados sem compactar a imagem , e pode ser lido em quase todos os programas que rodam sob Windows.

EPS
(Encapsulater PostScript) Trata-se formato muito comum em produo de impressos. Pode ser lido em PCs e Macs, sendo boa opo para compartilhar imagens entre o Photoshop e outros programas, por exemplo.

Alm destes, existem muitos outros formatos de arquivos: PSD, PCX, PDF, PICT, PNG, PIXAR, DCS, IFF, FLASHPIX, TARGA, PNG, RAW, etc...

46

Processamento de Imagens

Formatos de Arquivo Estabelecidos A tabela mostra os formatos de arquivo padronizados que j esto bem estabelecidos no mercado
Formato GIF TIFF JPEG PCX BMP TGA 47 Sistema de Cor RGB 256 LZW Compresso

RGB, CMYK,YCbCr,Lab, Luv RLE, LZW, JPEG,JBIG e outros RGB, YCbCr, CMYK, Gray RGB RGB RGB JPEG RLE RLE RLE

Potrebbero piacerti anche