Sei sulla pagina 1di 7

Despigmentantes

Nos ltimos 20 anos no Brasil, temos notado grandes avanos na cosmetologia, resultando na maior adeso do publico em geral aos cosmticos. Sendo produtos que passaram gradativamente a fazer parte do cotidiano do brasileiro. O profissional de beleza, especificamente a esteticista, tem um papel de grande relevncia para o desenvolvimento tcnico e cientifico da cosmetologia, sendo responsvel pela aplicao correta dos produtos e do aconselhamento cosmtico, procurando atender quase que individualmente as necessidades do seu cliente. Como sabemos, atualmente os cosmticos esto ficando cada vez mais eficazes e complexos com relao aos seus mecanismos de ao, obrigando o profissional de esttica a ter uma educao continuada. Utilizando todo o conhecimento adquirido na sua formao, (citologia. Histologia. Qumica, entre outras).O pleno conhecimento do profissional de esttica com relao a utilizao de princpios ativos para despigmentao cutnea, se faz necessrio primeiro, devido a enorme procura destes tratamentos nas clinicas de esttica; segundo, porque tecnicamente estas substancias se diferem na sua estrutura qumica, concentrao, dosagem usual, Ph, mecanismo de ao, entre outras. Os princpios ativos despigmentantes so definidos como princpios ativos utilizados em preparaes tpicas magistrais ou industrializadas que interferem diretamente na sntese da produo de melanina. Estes ativos devem ser de uso autorizado pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria), com a finalidade de clareamento das hipercromias da pele usados em casos como cloasma ou melasma, eflides ou sardas e hipercromias ps-inflamatrias como manchas de acne.,picadas de inseto, queimaduras. Etc.

Objetivo O objetivo deste artigo e demonstrar para o profissional de esttica que atualmente no mercado, existe uma panacia de princpios ativos com ao despigmentante, portanto, desobrigando a esteticista ficar restrita somente a uma marca de cosmtico, podendo assim, escolher o cosmtico ideal para seu cliente, atravs do principio ativo. Que e a forma mais correta em uma perspectiva tcnica. Discromias Por definio, as discromias so alteraes cutneas representadas por

alterao de cor. Como por exemplo, a hipocromia que apresenta menos pigmentao ou ausncia parcial do pigmento, ou seja, mais clara que a pele normal. A leucodermia e as acromias so representadas pela a ausncia total do pigmento (vitiligo. Por exemplo). Quando a pele apresenta uma pigmentao maior que o normal, ou seja, mais escura ela chamada de hipercromia (cloasma, por exemplo). As hipercromias. Portanto, so alteraes cutneas geradas pela hiperatividade dos melancitos. As hipercromias sero objeto de nossa ateno, pois os despigmentantes agiro neste tipo de leso.

Perspectivas da Cosmtica Contempornea No Brasil, pas de clima tropical, natural que as pessoas se exponham com maior freqncia as radiaes solares, portanto, tornando o brasileiro mais susceptvel as discromias em geral. A qumica cosmtica contempornea tem se debruado em pesquisas de novos princpios ativos despigmentantes, buscando produtos com menor grau de sensibilizao, menos riscos de fotossensibilidade e com maior eficcia. Com o aquecimento global teremos maiores temperaturas e, conseqentemente, as estaes de vero sero mais prolongadas, com isso a susceptibilidade dos indivduos a hipercromias aumenta, crescendo significativamente o numero de casos de manchas hipercrmicas em geral. O sol e sem dvida um dos fatores desencadeantes de maior importncia quando tratamos de hipercromias, portanto, para um tratamento bem sucedido, alem de despigmentantes eficazes precisamos nos preocupar com os fatores de proteo solar. Os filtros solares so grandes aliados nos tratamentos das hipercromias, por isso, devero se tornar cada vez mais eficazes, portanto. devem ser escolhidos de maneira criteriosa. E, por ultimo, efetuar a correo dos outros fatores causais da hiperpigmento como uso de anovulatrios, problemas imunitrios, deficincia vitamnica, fatores ocupacionais, entre outros. Despigmentantes e suas Caractersticas Gerais

COMPLEX CLEAR SISTEMA CLAREADOR COM AO ANTI AGING Um novo tratamento cosmtico despigmentante com ampla ao clareadora que atua em diferentes etapas que levam formao de reas cutneas pigmentadas. Possibilita um clareamento homogneo, rpido e eficaz. Sua frmula exclusiva alm de clarear a pele, atenua sinais do envelhecimento. Pele mais clara Pele mais luminosa Pele mais uniforme Resultados visveis nas primeiras semanas!

Ativos: Algowhite, Nano cido Kjico, cido Mandlico, AHAs, Citroflavonides Lipossomados, Fosfolipdeos de Girassol, cido Kjico, Alantona e D-pantenol Algowhite - o extrato concentrado da alga marrom Ascophyllum nodosum com propriedades clareadoras, esfoliantes e protetoras. Atua nas etapas mais importantes da formao da melanina e na sua remoo da superfcie da pele. Triplo Mecanismo de Ao: 1-reduz a sntese de melanina: a) pela inibio de tirosinase b) e da ligao entre a endotelina e seu receptor (que aumenta o comprimento dos dendritos dos melancitos e

estimula sua diviso). 2-suave ao esfoliante pela estimulao da enzima SCCE, envolvida na descamao por causar a quebra dos corneodesmossomos, proporcionando a eliminao de regies pigmentadas. 3-anti-radicais livres: a) inibe a pigmentao que ocorre pela oxidao da melanina recm sintetizada. b) protege as membranas celulares prevenindo o envelhecimento e a pigmentao cutnea.

Avaliao das Propriedades Clareadoras do Algowhite: 1-Inibio da Sntese de Melanina Inibio da sntese de melanina dose dependente,a ligao entre a endotelina 1 e seu receptor. Endotelina um peptdeo secretado pelos queratincitos.Atua como um mensageiro pela fixao em um receptor especfico,situado no melancito.A endotelina fixada estimula a diviso do melancito,a atividade da tirosinasae e o nmero e comprimento dos dendritos. ANTES de comear a sntese da melanina: Quando a radiao solar UVB atinge nossa pele, ela estimula os queratincitos a liberarem mediadores pr-inflamatrios como a Endotelina-1. A Endotelina em grande quantidade, est diretamente envolvida na sntese da enzima tirosinase e na proliferao, migrao e formao dos dendritos dos melancitos. 2-Ao Esfoliante sem Irritao Estimula a diferenciao epidermal, prevenindo a hiperqueratinizao e favorece a eliminao da melanina. IN VITRO: esfoliao pela estimulao da enzima SCCE (proteinase serina), envolvida na descamao por causar a quebra dos cornecitos. Foi observado um aumento de 56% da SCCE,quando aplicado Algowhite a 0,5% sobre a epiderme humana reconstituda. .Algowhite promove uma esfoliao suave e efetiva com seletividade por clulas hiperpigmentadas. 3-Ao Anti Radicais Livres Preventiva A melanina recm sintetizada sem cor e a colorao marrom ocorre sob a ao da oxidao causada por radicais livres.

- Algowhite apresenta potente ao anti-oxidante comparada superxido desmutase - limita a oxidao da melanina prevenindo o aparecimento de reas pigmentadas. Os lipdeos das membranas so sensveis ao ataque dos radicais livres. Nano LPDs Kjico nanoestruturas lipdicas de origem fosfolipdica, composta por cido kjico a 2%, com liberao controlada e prolongada. Age inibindo a tirosinase com conseqente diminuio da sntese de melanina. No provoca irritao e tambm no citotxico. AHAs um complexo de alfa hidroxicidos para a remoo de manchas causadas pela hiperpigmentao excessiva. Sua composio equilibrada associa cidos gliclico, ltico, ctrico e mlico. Citroflavonides lipossomados o extrato da casca de Citrus Medica Limonum. Com ao anti tirosinase e com excelente penetrao cutnea. Inibe a melanognese e restaura a luminosidade da pele. No irritante. Fosfolipdeos de girassol atuam como agentes nutritivos que restauram a camada protetora da pele. Possuem perfeita identidade cutnea. Confere textura gel creme, suave e agradvel, no deixa resduo oleoso e pegajoso. hipoarlergnico e no irritante. cido Kjico um despigmentante inibidor da enzima tirosinase. cido mandlico um AHA que apresenta mltiplos benefcios no tratamento da pele com pigmentao anormal e com acne. Possui efeitos antibacterianos e esfoliante suave, sem causar eritemas e desconforto Produtos: Complex Clear Peeling Clareador - Gel facial que promove um peeling superficial da pele,facilitando sua permeao e a renovao celular.Clareia e renova a pele deixando-a mais uniforme e luminosa. Contm: algowhite, AHAs e cido kjico. Complex Clear Loo Eletroltica Clareadora - Prprio para aplicao atravs da iontoforese atua como agente clareador local nos casos de hiperpigmentao da pele. Contm: algowhite, nano cido kjico, cido mandlico, alantona e d-pantenol. Complex Clear Gel Creme Clareador - Formulado numa base suave e toque agradvel com fosfolipdeos de girassol, proporciona um clareamento progressivo da pele hiperpigmentada. Restaura a luminosidade e a uniformidade da pele. Contm: algowhite, nano cido kjico, cido mandlico, e citroflavonides lipossomados.

Concentrao dos Ativos: Gel Creme Clareador: -cido mandlico:...................................7,00% -Algowhite: .............................................2,00% -N cido kjico:......................................5,00% -citroflavonides lipossomados:........... 1,00% Loo Eletroltica Clareadora: -cido mandlico:...................................5,00% -Algowhite: .............................................2,00% -N cido kjico:......................................3,00% -alantona............................................. 0,20% -pantenol...............................................0,50% Peeling Clareador: -Algowhite: .............................................2,00% -cido kjico:.........................................1,00% -AHA.................................................... 10,00% Mscara Prola: -alantona................................................ 0,10% -argila branca:.........................................19,00% -peeling enzimtico..................................2,00% -p de ostras............................................0,50% Artigo Contribuies: Professor: Rogrio F. Rossetto Bilogo, Qumico-Cosmetico e Esteticista com aperfeioamento no HC de San Jose Martin Buenos Aires Argentina Professor de Cosmetologia da FACIG e SENAC Guarulhos. Ps-Graduado em Cosmetologia com MBA SAMANA COSMTICA DERMATOLGICA

Centro Tcnico de Pesquisas

Potrebbero piacerti anche