Sei sulla pagina 1di 2

1 - Informtica - O que Informtica? Cincia que desenvolve e utiliza mquinas para tratamento, transmisso, armazenamento, recuperao e utilizao de informaes.

. O computador - capaz de realizar vrias operaes m cas em curto espao de tempo, de acordo com programas pr-estabelecidos - a principa l mquina utilizada. O desenvolvimento da informtica tem permitido o surgimento de computadores cada v ez menores, mais baratos e com maior capacidade. Atualmente, um computador lapto p de US$ 2 mil muito mais potente do que um computador de grande porte da dcada d e 70, que custava US$ 10 milhes. Esse barateamento um fator decisivo na populariz ao dos computadores. Se h 25 anos existiam apenas 50 mil computadores no mundo inte iro, hoje h cerca de 140 milhes. - o que enfermagem

Em uma das mais antigas profisses ligadas sade, a de enfermeiro, o mercado de trab alho continua em ascenso, principalmente nos servios pblicos de ateno bsica vinculados estratgia de sade da famlia e aos programas de agentes comunitrios de sade. O enferm eiro atua na proteo, na promoo e na recuperao da sade, bem como na preveno de doena Habilitar profissionais para atuar na rea da sade como Tcnico de Enfermagem capazes de desenvolver as aes especficas com competncia nos nveis de promoo, preveno e reab da sade; Capacitar profissionais tica e socialmente conscientes, responsveis e comprometido s com as necessidades de sade e atendimento integral da populao em nvel comunitrio e hospitalar; Ampliar os conhecimentos do aluno na rea da Sade Coletiva, atravs do atendimento s n ecessidades do indivduo, famlia e comunidade, destacando a preveno das doenas e a pro moo da sade.

3 - Computador - Tipos - Modelos - Redes - Internet - Banco de dados - Backup - Servidores - Sistemas - Sistemas operacionais - Mobilidade - Palm, tablet, smathphone - Interatividade - homem computador 3 - Computao ubiqua 4 - Informtica aplicada a enfermagem (evoluo de enfermagem, prescrio, sinais vitais, portabilidade) A formao de profissionais enfermeiros habilitados no uso da tecnologia da informtic a aplicada prtica deveria ser do mais alto interesse da classe de enfermagem. Os enfermeiros so os gerenciadores dos cuidados prestados ao paciente e nesse proces so um grande nmero de informaes gerado. A coleta de dados, o armazenamento de infor maes, seu processamento, a utilizao na teraputica do paciente, a transferncia, a trans formao desses dados em conhecimento efetivo para a ao de cuidados de enfermagem dema nda tempo e ateno.

A informtica na enfermagem o estudo do gerenciamento e processamento (transformao) de dados em informaes e estes em conhecimentos de enfermagem com o propsito de cuid ar do paciente (GRAVES et al., 1995).

A aplicao da informtica na enfermagem o desenvolvimento e avaliao das aplicaes, ferr ntas, processos e estruturas que assistem o enfermeiro com o gerenciamento dos d ados no cuidado ao paciente ou no apoio prtica de enfermagem (ARNOLD, 1996). Documentao deve ser definida como todo processo relacionado com o gerenciamento de dados em vez de simplesmente o ato especfico de documentar informaes. Inclui, dent re outros elementos: preparar novos documentos a cada 24 horas, analisar grficos, rever novas formas de documentao, efetuar clculos e comunicar-se/trocar informaes co m outros colegas de trabalho (BUTLER; BENDER, 1999). O sistema de documentao beira do leito incorpora a aquisio, o arquivamento, o proces samento de dados e a apresentao de resultados. Acresa-se ainda que este sistema qua ndo computadorizado melhora a qualidade e a preciso dos arquivos e reduz erros (B UTLER; BENDER, 1999). A interao indireta de registros de enfermagem computadorizados definida como: "o u so ativo do terminal de computador pelo enfermeiro no quarto do paciente sem que haja nenhuma observao direta entre o enfermeiro e o paciente" (BROWN et al., 1995 ). Com base na anlise dos conceitos apresentados, definimos a informtica aplicada a e nfermagem como o uso do computador enquanto instrumento, processamento e transmi sso de dados relevantes teraputica aplicada ao paciente pelos vrios profissionais q ue a ele prestam cuidados. Tendo como finalidade maior a transformao desses dados em conhecimentos que venham favorecer a pronta recuperao e reintegrao do paciente/cl iente sociedade. Com base na anlise dos conceitos apresentados, definimos a informtica aplicada a e nfermagem como o uso do computador enquanto instrumento, processamento e transmi sso de dados relevantes teraputica aplicada ao paciente pelos vrios profissionais q ue a ele prestam cuidados.Tendo como finalidade maior a transformao desses dados e m conhecimentos que venham favorecer a pronta recuperao e reintegrao do paciente/cli ente sociedade. A seguir, apresentamos as categorias que se sobressaram, conforme o tema abordado no peridico "Computer in Nursing".

5 - Informtica mdica (pronturio eletronico, digitalizao de imagens, portabilidade) 6 - Pronturio eletrnico 6.1 - Legislao 6.2 - Coren 7 - Integrao entre sistemas 8 - Imagens mdicas 7 - SUS x informatizao - SUSAIH, BPA, APAC, SISMAMA, SISCOLO, 8 - ERP, CRM, BI, BSC 9 - Gesto por processos

Potrebbero piacerti anche