Sei sulla pagina 1di 17

1

TERMO DE REFERNCIA PARA AQUISIO DE EQUIPAMENTOS PARA SOLUO DE VOZ VIA SISTEMA DE REGISTRO DE PREOS 1. OBJETO 1.1. ITEM 1: previso de aquisio de 1 (um) Servidor Central de Comunicao para compor soluo de integrao do sistema de telefonia de rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, compreendendo fornecimento, instalao, ativao, transferncia de tecnologia e garantia de funcionamento, segundo as especificaes tcnicas e demais condies estabelecidas neste Termo de Referncia. 1.2. ITEM 2: previso de aquisio de 20 (vinte) Gateways de Voz sobre IP Classe I para compor soluo de integrao do sistema de telefonia de rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, compreendendo fornecimento, instalao, ativao, transferncia de tecnologia e garantia de funcionamento, segundo as especificaes tcnicas e demais condies estabelecidas neste Termo de Referncia. 1.3. ITEM 3: previso de aquisio de 15 (quinze) Gateways de Voz sobre IP Classe II para compor soluo de integrao do sistema de telefonia de rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, compreendendo fornecimento, instalao, ativao, transferncia de tecnologia e garantia de funcionamento, segundo as especificaes tcnicas e demais condies estabelecidas neste Termo de Referncia. 1.4. ITEM 4: previso de aquisio de 15 (quinze) Gateways de Voz sobre IP Classe III para compor soluo de integrao do sistema de telefonia de rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, compreendendo fornecimento, instalao, ativao, transferncia de tecnologia e garantia de funcionamento, segundo as especificaes tcnicas e demais condies estabelecidas neste Termo de Referncia. 1.5. ITEM 5: previso de aquisio de 10 (dez) Gateways de Voz sobre IP Classe IV para compor soluo de integrao do sistema de telefonia de rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, compreendendo fornecimento, instalao, ativao, transferncia de tecnologia e garantia de funcionamento, segundo as especificaes tcnicas e demais condies estabelecidas neste Termo de Referncia. 2. DESCRIO DA SOLUO 2.1. A integrao dos sistemas de telefonia local se dar atravs de uma infra-estrutura de rede tica que interliga diversos rgos e entidades governamentais localizados em Braslia, doravante denominada Rede Metropolitana (MAN). A MAN trabalha no padro Gigabit Ethernet (Metro Ethernet) e possu um switch de acesso em cada rgo interligado, no qual efetuada a troca de trfego com a rede local do rgo. 2.2. A soluo, seguindo as melhores prticas e tendncias de mercado, dever ser implementada no padro SIP, incluindo a comunicao entre os Gateways e tambm com o Servidor de Comunicao Central. Assim, alm de outras funes, este ltimo atuar como um Proxy Server, intermediando chamadas entre os Gateways e outros ativos SIP (a exemplo do software denominado Asterisk). O Servidor de Comunicao Central dever ser capaz de receber e manter registros SIP tanto de softphones quanto de Gateways SIP.

2.3. Alm da comunicao entre as Centrais Telefnicas dos rgos interligados MAN, a soluo dever permitir ligaes com a Internet para comunicaes remotas, atravs de um softphone, por exemplo. A soluo tambm dever atuar como uma Central Telefnica IP para que rgos e entidades que no possuam Central Telefnica convencional possam se comunicar com a MAN atravs da tecnologia IP. 2.4. A soluo ser implantada em 2 (duas) etapas. A primeira consiste em prover o servio de voz compreendendo apenas o trfego inter-rgos, ou seja, a voz corporativa. J a segunda dever tratar todo trfego originado nos rgos. A proponente dever fornecer a soluo configurada para primeira etapa, devendo efetuar as configuraes necessrias para segunda etapa quando for solicitado. Para tanto, os equipamentos a serem fornecidos devem estar preparados para as duas etapas, sem que seja necessria qualquer complementao. 2.5. PRIMEIRA ETAPA 2.5.1. Em um rgo pertencente MAN, as ligaes telefnicas destinadas a outros rgos pertencentes prpria rede sero roteadas internamente pela infra-estrutura da MAN. As demais ligaes sero direcionadas para Rede Pblica de Telefonia (RPT). 2.5.2. Cada rgo ter sua Central Telefnica (PABX) interligada MAN via gateway de Voz sobre IP (VoIP). Este equipamento tambm dever ser capaz de direcionar as chamadas para dentro da MAN ou para RPT, conforme o caso, devendo possuir as interfaces necessrias para tanto. Cada gateway estar conectado a uma porta do switch de acesso da MAN, que far parte de uma Rede Virtual (VLAN) inter-rgos dedicada exclusivamente para trfego de Voz, mapeando-se nestas to somente as portas dos switchs da MAN. 2.5.3. Todas as ligaes originadas pelo rgo sero encaminhadas ao gateway, que far o devido direcionamento das mesmas, eximindo o PABX de qualquer configurao ou gerncia pelo sistema a ser implementado na MAN. Nesta etapa, o rgo manter suas conexes com a RPT, sendo que as conexes de entrada se ligaro ao PABX e, as de sada, ao gateway. 2.5.4. O trfego inter-rgos ser gerenciado, monitorado e bilhetado por um Servidor de Comunicao Central, que dever ter capacidade e disponibilidade para tanto. Este servidor tambm dever implementar todas as facilidades de uma central telefnica comum (desvio de chamadas, chamada em espera, conferncia, etc). A topologia a seguir ilustra este cenrio.

Figura 1 Topologia da Soluo de Integrao de Voz para Primeira Etapa 2.6. SEGUNDA ETAPA 2.6.1. Esta etapa uma evoluo da primeira, na qual todo o trfego de sada de cada rgo ser entregue pelo gateway diretamente MAN. Assim, os gateways no tero mais conexes de sada com a RPT. 2.6.2. O Servidor de Comunicao Central dever ser capaz de analisar, processar, redirecionar e bilhetar todo o trfego de sada dos rgos conectados MAN, roteando internamente pela MAN as ligaes pertencentes prpria MAN e direcionando as demais para a RPT que estar conectada ao mesmo. 2.6.3. O Servidor de Comunicao Central deve ser dimensionado de forma que as chamadas em SIP (IP) estabeleam conexo direto com a RPT, dispensando assim interfaces E1. Esta caracterstica est considerada na especificao do Servidor. 2.6.4. Nesta etapa, os rgos continuaro a manter sua conexo de entrada com a RPT, para receberem todas as chamadas externas (ligaes que no sejam dos outros rgos pertencentes MAN). O esquema a seguir ilustra esta etapa.

Figura 2 Topologia da Soluo de Integrao de Voz para a Segunda Etapa 3. PROPOSTA 3.1. A proposta, que compreender a descrio dos equipamentos ofertados e seus preos unitrios e totais, dever ser compatvel com todos os itens deste Termo de Referncia e seu Anexo, bem como atender s exigncias da legislao vigente. 3.2. A proposta dever discriminar, para cada equipamento cotado, os seus componentes e respectivos valores. 3.3. A proposta dever conter o detalhamento da soluo de forma clara, incluindo um diagrama topolgico completo, descrevendo detalhadamente as caractersticas tcnicas dos equipamentos ofertados, incluindo especificao de marca, modelo, procedncia e outros elementos que de forma inequvoca identifiquem e constatem as configuraes cotadas, comprovando-os atravs de certificados, manuais tcnicos, folders e demais literaturas editadas pelo fabricante. 3.4. A omisso da resposta de quaisquer dos quesitos de avaliao, tais como folders, informaes tcnicas ou outra documentao que comprove a veracidade das informaes, implicar na desclassificao da proposta. 3.5. Para cada equipamento cotado na proposta, dever ser entregue 1 (um) jogo completo de manuais do respectivo fabricante. 3.6. A proponente dever garantir em sua proposta, para avaliao e concordncia, documentao contendo os detalhes tcnicos que comprovem o atendimento das especificaes e funcionalidades dos equipamentos (e softwares includos).

3.7. Na proposta devero ser apresentadas, ainda, quaisquer outras informaes afins, que a proponente julgar necessrias ou convenientes. 4. HABILITAO TCNICA 4.1. A proponente dever apresentar, pelo menos, 1 (uma) declarao de cliente no Brasil no qual tenha desenvolvido e implantado uma soluo de telefonia composta, pelo menos, por 4 (quatro) gateways do mesmo fabricante ofertado em sua proposta, que se comuniquem entre si e com um Servidor Central de Comunicao. 4.2. A proponente dever apresentar documento comprovando possuir Assistncia Tcnica em Braslia, com endereo, telefone, fax, e-mail e responsvel para contato. A Assistncia Tcnica dever possuir, pelo menos, 2 (dois) tcnicos lotados em Braslia treinados pela fabricante do equipamento cotado, possuindo diploma ou certificado emitido pela mesma. A comprovao ser feita por meio de cpia da carteira de trabalho, ficha funcional, diplomas e certificados. 4.3. A proponente dever comprovar dispor de central de atendimento para abertura de chamados na modalidade 24 X 07 (horrio integral) em Braslia. 5. AVALIAO TCNICA 5.1. Sero sumariamente desclassificadas as propostas que no apresentem a habilitao tcnica na forma e contedo exigidos neste Termo de Referncia. 5.2. Sero desclassificadas as propostas que no atendam s demais exigncias deste Termo de Referncia, de seu Anexo e da legislao vigente. 5.3. Sero desclassificadas, ainda, as propostas que sejam omissas, vagas ou apresentem irregularidades e defeitos capazes de dificultar o julgamento objetivo. 6. ENTREGA E INSTALAO 6.1. Os equipamentos especificados neste Termo de Referncia devero ser entregues pela proponente em perfeitas condies de operao na Diviso de Patrimnio do Ministrio, em 45 (quarenta e cinco) dias corridos a contar da data de assinatura do contrato, devendo a entrega ser informada com, no mnimo, 5 (cinco) dias corridos de antecedncia. 6.2. No ato da entrega, a equipe de recepo composta de tcnicos do Ministrio e com o apoio de tcnicos da proponente efetuar as inspees e testes necessrios para verificao da conformidade de cada equipamento. 6.3. Finda a etapa de recepo, a proponente providenciar, em at 10 (dez) dias teis, a configurao e instalao final de cada equipamento em seus locais definitivos, a serem informados por ocasio da entrega, com acompanhamento de tcnicos deste Ministrio e dos rgos e entidades em que os equipamentos sero instalados. 6.4. A instalao dos equipamentos ser fsica e lgica, compreendendo todas as conexes e configuraes necessrias com o PABX e o Switch de Acesso da MAN, em cada rgo ou

entidade a que se destinarem, sendo que a soluo de integrao de voz referente a primeira etapa dever estar totalmente operacional ao final da instalao. 6.5. Tambm devero ser efetuados, em conjunto com tcnicos dos rgos e entidades, ajustes que eventualmente sejam necessrios nos PABX. Alm disso, a proponente dever apoiar as configuraes na MAN necessrias ao perfeito funcionamento da soluo. 6.6. A proponente entregar, ao final, toda a documentao de instalao da soluo, incluindo os detalhes de configurao de cada equipamento e diagramas topolgicos. A documentao deve prover um nvel de informao suficiente para que um tcnico possa entender e refazer as configuraes do sistema. 6.7. Os testes de aceitao, que sero realizados ao trmino dos trabalhos de instalao e configurao, compreendero a realizao em conjunto com a equipe do Ministrio de atividades de operao e gerncia do sistema, visando verificar o perfeito funcionamento da soluo de Integrao de Voz e dos equipamentos que a compem. Finalizados os testes de aceitao, ser lavrado o Termo de Aceite. 7. CAPACITAO (TRANSFERNCIA DE TECNOLOGIA) 7.1. Lavrado o Termo de Aceite, a proponente ter at 10 (dez) dias corridos para finalizar toda a capacitao necessria ao manuseio, configurao e operao dos equipamentos e da soluo para uma equipe de tcnicos indicada pelo Ministrio. 7.2. A capacitao poder ser realizada em paralelo com as demais atividades de instalao, devendo a proponente capacitar uma equipe de pelo menos 10 (dez) tcnicos indicados pelo Ministrio, sendo ministrada uma carga horria de 20 (vinte) horas e fornecido todo o Material Didtico necessrio. 7.3. Para as atividades de capacitao, a proponente dever disponibilizar ambiente preparado com os equipamentos e recursos necessrios, em Braslia, de modo que os alunos possam praticar, ao menos, a configurao, customizao e operao dos equipamentos que compem a soluo. 7.4. A data para as atividades de capacitao juntamente com a ementa do curso devero ser propostas pela proponente com pelo menos 7 (sete) dias corridos de antecedncia. 8. GARANTIA DE FUNCIONAMENTO E NVEIS DE SERVIO 8.1. A proponente dever garantir a completa interoperabilidade e compatibilidade dos componentes de hardware e software utilizados na soluo, particularmente em consonncia com as premissas estabelecidas no documento de referncia da arquitetura de Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico (e-PING), disponvel no endereo eletrnico http://www.eping.e.gov.br. 8.2. A proponente dever garantir a funcionalidade fim-a-fim da soluo, a plena interconexo em SIP entre os Gateways e com o Servidor Central de Comunicao, assim como a interoperabilidade com os PABXs a serem interligados na MAN, tendo para tanto efetuado os testes necessrios, garantindo a recepo, tratamento e encaminhamento do trfego em SIP originado no Gateway.

8.3 Alm disso, a proponente dever garantir que a soluo ofertada possua comunicao irrestrita e completa, no padro SIP, SDP, RTP e SRTP, com Gateways de outros fabricantes que possuam implementado tais padres, incluindo o software livre Asterisk. 8.4. A proponente dever garantir pleno funcionamento dos equipamentos, responsabilizando-se por qualquer componente adicional que for identificado aps a contratao, seja por motivos de interoperabilidade, compatibilidade ou quaisquer outros motivos que impeam o funcionamento efetivo da soluo de integrao de voz. 8.5. A proponente garantir o acompanhamento ps-instalao, orientao e execuo das configuraes necessrias ao incio de operao do sistema, supervisionando a equipe de tcnicos indicada pelo Ministrio durante os primeiros perodos de funcionamento da soluo. 8.6. responsabilidade da proponente a correo das falhas decorrentes de erros durante as atividades de instalao, sejam operacionais ou por problemas de mau funcionamento dos equipamentos, responsabilizando-se por todos os custos envolvidos na correo dos desvios, sejam de interoperabilidade, incompatibilidade ou quaisquer outras falhas que impeam a instalao ou o perfeito funcionamento dos servios de telefonia. 8.7. Constatada a ocorrncia de divergncia na especificao tcnica, falhas de componentes dos equipamentos ou defeitos de operao durante a instalao dos equipamentos, fica a proponente obrigada a providenciar a sua correo ou, a critrio do Ministrio, a substituio do equipamento em at 3 (trs) dias teis, contados a partir da notificao da ocorrncia por parte do Ministrio, sujeitando-se a proponente s penalidades previstas na legislao vigente e no instrumento contratual. 8.8. Eventuais despesas de custeio com deslocamento de tcnicos da proponente ao local de instalao, bem como todas as despesas de transporte, dirias, seguro ou quaisquer outros custos envolvidos ficam a cargo exclusivo da proponente. 8.9. O prazo para garantia de funcionamento e suporte tcnico da soluo, inclusive no local de instalao dos equipamentos, dever ser, no mnimo, de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de emisso do Termo de Aceite. 8.10. A proponente dever fornecer garantia do fabricante para os equipamentos cotados por um perodo mnimo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de emisso do Termo de Aceite. 8.11. A proponente dever garantir, sem quaisquer custos adicionais, as atualizaes havidas nos equipamentos nas verses dos softwares, inclusive releases dentro de uma mesma verso, pelo prazo mnimo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de emisso do Termo de Aceite. 8.12. Durante o prazo de garantia de funcionamento, a proponente prestar, espontaneamente, os servios de assistncia tcnica aos equipamentos e demais procedimentos necessrios manuteno preventiva, de acordo com os manuais e normas tcnicas especficas para os equipamentos, garantindo o perfeito funcionamento da soluo, sem quaisquer nus para o Ministrio.

8.13. Durante o prazo de garantia de funcionamento, a proponente dever atender aos chamados para manuteno corretiva, nos locais de instalao dos equipamentos, devendo ser atendidas as seguintes condies: 8.13.1. a manuteno corretiva ser realizada em perodo integral, 7 (sete) dias por semana e 24 (vinte e quatro) horas por dia, aps solicitao do Ministrio por meio de telefonemas, notificao via fax ou mensagens eletrnicas; 8.13.2. os chamados sero registrados e devero estar disponveis para acompanhamento pela equipe do Ministrio, contendo data e hora da chamada, o problema ocorrido, a soluo, data e hora de concluso; 8.13.3. os chamados sero classificados em trs nveis de criticidade, de acordo com o comprometimento do funcionamento do sistema, tendo prazos de soluo diferenciados para cada nvel: 8.13.3.1. criticidade alta: quando o problema reportado implica em interrupo do sistema de telefonia da soluo. O trmino do reparo no poder ultrapassar o prazo de 30 (trinta) minutos, contado a partir da abertura do chamado, exceto se o mesmo for aberto entre 22h00 e 06h00, ocasio em que o trmino do reparo no poder ultrapassar o prazo de 1 (uma) hora; 8.13.3.2. criticidade mdia: quando o problema reportado implica em mau funcionamento (queda da performance) do sistema de telefonia, mas no na sua interrupo. O trmino do reparo no poder ultrapassar o prazo de 1 (uma) hora, contado a partir da abertura do chamado, exceto se o mesmo for aberto entre 22h00 e 06h00, ocasio em que o trmino do reparo no poder ultrapassar o prazo de 2 (duas) horas; 8.13.3.3. criticidade baixa: quando o problema reportado no afeta o sistema de telefonia, comprometendo outras caractersticas da soluo. O trmino do reparo no poder ultrapassar o prazo de 4 (quatro) horas, contado a partir da abertura do chamado, exceto se o mesmo for aberto entre 22h00 e 06h00, ocasio em que o trmino do reparo no poder ultrapassar o prazo de 6 (seis) horas; 8.13.4. em qualquer caso, a proponente dever arcar com todos os procedimentos necessrios soluo do problema, incluindo a substituio de quaisquer mdulos defeituosos no(s) equipamento(s), bem como a prpria substituio do(s) prprio(s) equipamentos (s), se for necessrio. 8.14. Alm disso, o Ministrio reserva-se o direito de proceder a outras configuraes, instalaes ou conexes nos equipamentos, desde que tal iniciativa no implique em danos fsicos e lgicos aos equipamentos, sem que isto possa ser usado como pretexto pela proponente para se desobrigar da garantia de funcionamento prevista neste Termo de Referncia. 9. SANES ADMINISTRATIVAS 9.1. Na hiptese do descumprimento parcial ou total das obrigaes assumidas, em especial pelo no cumprimento dos prazos de entrega e instalao, manuteno preventiva e corretiva, reparo e reposio de equipamentos (em caso de falha), a proponente se sujeita s penalidades previstas na legislao vigente, em particular as dispostas a seguir.

9.1.1 Atraso na entrega dos equipamentos e/ou na concluso da instalao dos mesmos: a) do primeiro ao terceiro dia corrido de atraso: advertncia formalizada nos registros da empresa; b) a partir do quarto dia corrido de atraso: multa equivalente a 0,5% (meio por cento) ao dia, calculada sobre o valor total do contrato; c) a partir do dcimo dia corrido de atraso: multa equivalente a 1% (um por cento) ao dia, calculada sobre o valor total do contrato. 9.1.2. Atraso na concluso de atendimento de chamado para manuteno corretiva: a) criticidade baixa: advertncia formalizada nos registros da empresa, e 0,5% (meio por cento) de multa calculada sobre o valor total do contrato, a partir da dcima segunda hora contada do prazo previsto para trmino do reparo; b) criticidade mdia: multa equivalente a 0,5% (meio por cento), calculada sobre o valor total do contrato, para cada duas horas que excederem o prazo previsto para trmino do reparo; c) criticidade alta: multa equivalente a 1% (um por cento), calculada sobre o valor total do contrato, para cada hora que exceder o prazo previsto para trmino do reparo. 9.2. Em qualquer hiptese, garantida a prvia e ampla defesa, segundo o previsto na legislao vigente. 10. FORMA DE PAGAMENTO 10.1. O pagamento, quando efetuado, ser realizado em uma nica parcela, ao trmino da capacitao da equipe de tcnicos do Ministrio, mediante a apresentao do Termo de Aceite. 11. RECURSOS E PROGRAMA DE TRABALHO 11.1. Os recursos para a aquisio dos equipamentos objeto deste Termo de Referncia, quando ocorrer, sero provenientes do Programa de Trabalho de nmero 04.126.8002.3543.0001 Implantao de Infra-Estrutura Integrada de Comunicaes, fonte 100, elemento de despesa 4.4.90.00. 12. DISPOSIES GERAIS 12.1. O Ministrio reserva-se o direito de efetuar diligncias para comprovao dos itens obrigatrios, para certificao da capacitao tcnica dos profissionais, bem como, das caractersticas tcnicas dos equipamentos. Poder ser exigido, nestas diligncias, documentao comprobatria da especializao da empresa, dos profissionais e dos equipamentos.

10

ANEXO - ESPECIFICAO TCNICA 1. EQUIPAMENTOS PARA COMPOR A SOLUO 1.1. ITEM 1: SERVIDOR CENTRAL DE COMUNICAO Previso de aquisio de 1 (um) Servidor Central de Comunicao, ainda que composto por mdulos, para soluo de integrao do sistema de telefonia dos rgos e entidades, em conformidade com as especificaes tcnicas definidas no Termo de Referncia e neste Anexo, de forma a implementar todos os servios e caractersticas necessrias ao perfeito funcionamento da soluo. 1.2. ITEM 2: GATEWAYS DE VOZ SOBRE IP CLASSE I Previso de aquisio de 20 (vinte) gateways de voz sobre IP de pequeno porte para soluo de integrao do sistema de telefonia dos rgos e entidades, em conformidade com as especificaes tcnicas definidas no Termo de Referncia e neste Anexo, de forma a implementar todos os servios e caractersticas necessrias ao perfeito funcionamento da soluo. 1.3. ITEM 3: GATEWAYS DE VOZ SOBRE IP CLASSE II Previso de aquisio de 15 (quinze) gateways de voz sobre IP de mdio porte para soluo de integrao do sistema de telefonia dos rgos e entidades, em conformidade com as especificaes tcnicas definidas no Termo de Referncia e neste Anexo, de forma a implementar todos os servios e caractersticas necessrias ao perfeito funcionamento da soluo. 1.4. ITEM 4: GATEWAYS DE VOZ SOBRE IP CLASSE III Previso de aquisio de 15 (quinze) gateways de voz sobre IP de mdio porte para soluo de integrao do sistema de telefonia dos rgos e entidades, em conformidade com as especificaes tcnicas definidas no Termo de Referncia e neste Anexo, de forma a implementar todos os servios e caractersticas necessrias ao perfeito funcionamento da soluo. 1.5. ITEM 5: GATEWAYS DE VOZ SOBRE IP CLASSE IV Previso de aquisio de 10 (dez) gateways de voz sobre IP de grande porte para soluo de integrao do sistema de telefonia dos rgos e entidades, em conformidade com as especificaes tcnicas definidas no Termo de Referncia e neste Anexo, de forma a implementar todos os servios e caractersticas necessrias ao perfeito funcionamento da soluo.

11

2. ESPECIFICAES QUESITOS OBRIGATRIOS 2.1. SERVIDOR DE COMUNICAO CENTRAL PARA VOZ SOBRE IP 2.1.1. SISTEMA CENTRAL a) A configurao do Sistema Central deve permitir o processamento da capacidade mxima do servio com todos os gateways previstos neste Edital (5850 canais SIP), quer seja na primeira ou na segunda etapa, sem a degradao do servio. Tambm dever ser capaz de realizar a bilhetagem total prevista no sistema (65.000 ramais, com expanso para 100.000); b) O Sistema Central dever atuar como um Proxy Server no padro SIP, possibilitando o registro de gateways e roteamento de chamadas de qualquer entidade SIP (gateways de qualquer fabricante, Asterisk, etc.); c) Equipamento modular, permitindo a ampliao atravs da simples adio de mdulos, bastidores e cartes, no necessitando da troca de hardware inicial; d) Possuir Slots universais, permitindo assim que cartes e mdulos possam ser instalados em qualquer posio fsica (Slot) no bastidor em modo hot-swappable, sem danos aos mesmos; e) Possuir fontes de alimentao redundantes e hot-swappable operando em 110 ou 220 VAC de entrada, 60 HZ, fase/neutro/terra, capazes de suportar a capacidade mxima de cartes/mdulos dos equipamentos ofertados; f) Possuir alimentao eltrica alternativa selada estacionria com: 1) Garantia a continuidade do servio por um perodo mnimo de 8 horas, em caso de falha de energia eltrica (em plena carga); 2) Sinalizao visual para modo de fornecimento de energia pela rede eltrica ou bateria; 3) Sinalizao indicativa de fim da carga da bateria; 4) Proteo contra descarga total das baterias com sinalizao antes do desligamento; 5) Gerar alarmes via SNMP; g) Compatibilidade simultnea para trabalhar em redes hbridas, combinando comutao tradicional TDM, comutao IP-TDM e comutao puramente IP para trfego de pelo menos 100 PABXs e com transparncia de facilidades via protocolo IP; h) Padronizao: 1) Suportar protocolos de sinalizao ISDN/RDSI: QSIG, CAS e R2BR; e IP: SIP e H.323. 2) Conformidade aos padres de codificao de udio G.711, G.723 e G.729; 3) Suportar protocolos TCP/IP, RTP, HTTP, HTTPS, FTP, TELNET e DNS; 4) A soluo dever suportar e integrar-se com APIs (TAPI, JTAPI, TSAPI); i) Fazer a comutao inteligente de voz entre dispositivos IP (ramais IP e gateways) sem passar pelo Servidor de Comunicao (peer-to-peer), comutando na CPU apenas a sinalizao e residindo na LAN/WAN todo o trfego de voz das partes envolvidas; j) Possuir no mnimo as seguintes facilidades: 1) Discagem Direta a Ramal (DDR); 2) Siga-me, possibilitando, de acordo com a classe de restrio, ser configurado a partir de qualquer ramal, e com possibilidade de bloqueio para nmero externo; 3) Estacionamento de chamadas;

12

k)

l)

m)

n)

o)

p)

4) Atendimento de uma segunda chamada, deixando a primeira em reteno; 5) Servio Chefe/Secretria; 6) Suporte a msica em espera; 7) Desvio de chamadas (incondicional, no atende e ocupado); 8) Reteno, Consulta e transferncia de chamadas; 9) Chamada em espera; 10) Captura de chamadas; 11) Indicao no telefone de uma segunda chamada; 12) Conferncia para 5 pontos; 13) Anncios gravados com capacidade de, no mnimo, 1(uma) hora; Possuir total controle nos canais IP (nmero de conversaes simultneas), de tal modo que, caso todos os canais estejam ocupados, ou que a banda da rede de dados destinada para aplicao de voz j esteja totalmente utilizada, o sistema far encaminhamento da chamada pela rede pblica ou o envio de tom de inacessibilidade, assim no comprometendo a banda disponvel e a qualidade de voz das ligaes em curso; Prever Plano de Numerao transparente para o usurio, fazendo com que o Servidor de Comunicao reconhea e indique o devido roteamento das chamadas saintes dos PABXs, no alterando a forma de utilizao dos usurios; Conexo com a Rede Pblica de Telefonia (RPT): 1) A conexo com a RPT se dar exclusivamente com a padronizao SIP; 2) O sistema dever fazer a seleo de rota de menor custo para chamadas de longa distncia, (incluindo eventuais rede de dados), fazendo inclusive uma anlise de horrio, dia da semana e dia do ms para determinar o roteamento de chamadas, sem a necessidade de digitar um cdigo de rota especifico; 3) Prever Nveis de Servios (SLA) compatveis com os nveis praticados na telefonia corporativa da RPT (acima de 99,99%); Redundncia: 1) O equipamento dever possuir redundncia de CPU, memria e disco; 2) O sistema dever permitir que um segundo servidor de voz possa ser acomodado em localidade diferente, de modo a garantir a sobrevivncia do sistema caso o site principal se torne indisponvel ou inacessvel. Neste caso, o servidor duplicado dever controlar toda a carga da rede de forma transparente sem interromper o servio; Segurana: 1) Para proteo dos dados, o sistema dever ter a habilidade para armazenar (backup) e exportar cpias das informaes de configurao crticas incluindo informaes de autenticao e CDR, de forma criptografada; 2) Possibilitar comunicao criptografada e autenticada, incluindo a utilizao de canal seguro SSL, que garanta a segurana da comunicao no trfego do backbone da rede e nas pontas, sempre utilizando padres abertos de mercado, como o AES e SHA; 3) Possuir mecanismos para proteger a si mesmo contra ataques de negao de servio (Denial of Service - DOS); O equipamento dever possuir rotinas peridicas de deteco e correo de erros. Caso o erro no possa ser reparado, o sistema deve avisar o administrador automaticamente;

13

q) O Sistema dever gerar os bilhetes (CDRs) que contenha todas informaes necessrias que subsidiem as caractersticas requeridas na especificao do Tarifador; r) Possuir um buffer interno para bilhetes de no mnimo quinze mil bilhetes, visando garantir o armazenamento de bilhetes no caso de falha do sistema de tarifao; s) Implementar Qualidade de Servio (QoS), utilizando no mnimo DiffServ (CoS) e IP Precedence (ToS), compatveis com o porte da soluo; t) Gerenciamento remoto utilizando protocolo SNMP, por meio de Web Browser ou de aplicativo cliente fornecido pela empresa; u) Permitir a implantao de rotas de trfego para as operadoras celulares de tecnologia GSM e CDMA, utilizando entroncamento com tecnologia SIP; v) Fornecer hardwares e softwares necessrios para a implementao do Sistema de Correio de Voz integrado com a central, com capacidade de, no mnimo, 1000 contas com 10 horas de mensagens cada, e com 20 acessos simultneos; w) Suportar migrao futura para utilizao de Telefonia IP, com pelo menos as seguintes caractersticas: 1) Telefones IP e Softphones possurem as mesmas facilidades, quer seja em SIP ou H.323; 2) Suportar servio de DHCP; 3) O sistema de voz deve compartilhar a mesma licena de ramal para um mesmo usurio utilizando Softphone IP, Telefone IP, Digital ou Analgico; 4) Suporte a mobilidade de ramal por usurio; 5) Visualizao nmero e nome do ramal chamador no visor do aparelho digital ou IP; 6) Suporte a indicao visual de mensagem em espera; 7) Capacidade de integrao com Diretrio, suportando o protocolo LDAP, no mnimo; 8) Suporte ao servio de mensagem unificada, possibilitando a integrao do Correio de Voz com o Correio Eletrnico (e-mail); 9) Suportar videoconferncia com o protocolo SIP; x) Garantir continuidade dos servios quando ocorrer a implementao da soluo de voz sobre dados, ou seja, no poder haver interrupo do servio atual para a entrada do novo servio. 2.1.2. SISTEMA (SOFTWARE E HARDWARE) DE GERENCIAMENTO MANUTENO DO SISTEMA CENTRAL E DOS GATEWAYS E

a) A configurao do gerenciador deve permitir o processamento da capacidade mxima do sistema sem degradar o servio, quer seja na primeira ou na segunda etapa; b) O sistema deve permitir a configurao de dados de rotas, e de tabelas de encaminhamento de chamadas. c) Possibilitar administrao remota atravs de interface web e linha de comando; d) Acesso interface de administrao de sistema deve ser seguro (SSL). O sistema deve garantir autenticao para o acesso via rede LAN suportando no mnimo cinco sesses de administrao simultneas; e) Possuir a facilidade de bloqueio de acesso por endereos IP; f) Os recursos de gerncia devero permitir o gerenciamento de configurao, de falhas e alarmes, de inventrio, de backup e de log de operaes, todos de forma grfica.

14

g) O sistema deve possibilitar a monitorao da qualidade das chamadas de voz-sobre-IP, informando sobre parmetros de qualidade de servio na rede (delay, jitter, perda de pacotes); h) Possibilitar gerenciamento via SNMP, com Logs de eventos e classificao dos traps; i) Gerenciamento de falhas: 1) Possuir gerncia de falhas e desempenho, tanto local quanto centralizado, possibilitando o gerenciamento via interface grfica com alternncia de cores e em tempo real; 2) Possuir alarmes para notificao e localizao, como por exemplo, em caso de perda do link com o sistema de tarifao, problema com mdulos ou fontes de alimentao; 3) O alarme dever ser categorizado, possuir informaes como data/hora, local, equipamento e mensagem descritiva do erro, e seus procedimentos devero ser automatizados (iniciar um backup, enviar um e-mail, etc.); 4) Permitir a identificao e o gerenciamento de falhas, permitindo demonstrar uma viso hierrquica de, no mnimo, 500 ativos de rede (switches, Servidores de Comunicao, gateways, etc.), possuindo interface com seus configuradores; 5) Permitir visualizar o status do dispositivo e assistncia para isolamento de problemas; 6) Relatar histrico de eventos; 7) Possuir classificao dos dispositivos e configurao de thresholds, possuindo gerenciamento de alarmes para este ltimo, listando todos os componentes que ultrapassaram a linha de um threshold; j) Permitir a gesto de nvel de servio (SLA), baseado em dados como variaes de tempo de resposta, volume e latncia. 2.1.3 SISTEMA (SOFTWARE E HARDWARE) DE TARIFAO DO SISTEMA CENTRAL E DOS GATEWAYS a) A configurao do tarifador deve permitir o processamento da capacidade mxima do sistema, quer seja na primeira ou na segunda etapa; b) Realizar bilhetagem centralizada dos PABXs conectados aos Gateways; c) Capacidade de tarifar e bilhetar 65.000 ramais independente de modelo de PABX e local de instalao dos ramais e com capacidade de expanso para at 100.000 ramais; d) Possuir discos (HD) para armazenar histrico das informaes do tarifador, suficiente para armazenar 24 horas/dia 120 dias, os discos devem utilizar a tecnologia de RAID 1. O sistema deve avisar o percentual de utilizao dos discos e permitir o monitoramento de ocupao dos mesmos. Os arquivos com mais de 120 dias sero baixados dos discos para DVD, tudo gerenciado pelo sistema. O sistema dever possui gravadora de DVD para tanto. e) Coletar, custear e organizar todos os dados de chamadas de voz que venham a ser obtidos em toda a Rede; f) Fornecer ferramenta que permita a cada usurio e rgo rodar relatrios referentes apenas aos seus prprios dados devido a funcionalidades empregadas de segurana e permisses de acesso, oferecendo recursos que permitam ao usurio filtrar os dados de seu relatrio para anlise e visualiz-los em formato grfico para WEB, imprimi-los, envi-los por e-mail ou salv-los em arquivos nos formatos (PDF, TXT, XLS e RTF); g) Criao de controles de nveis de acesso por usurio (administrador, operador, visualizao);

15

h) Possuir um mecanismo para recalcular automaticamente todas as cobranas quando alguma das tabelas de preos das operadoras for modificada; i) Alocar o custo da chamada ao respectivo usurio, separando a utilizao de acordo com o destino da chamada (local, DDD, DDI ou VC1), mantendo sempre as informaes da origem fsica da chamada; j) Servio de tarifao automtica, uma vez que o bilhete (CDR) for adicionado ao banco de dados do sistema de tarifao, o mesmo dever iniciar o processo de reconhecimento, adio do custo, inclusive markup, e alocao respectiva entidade hierrquica no sistema. k) Personalizao de relatrios, cada evento gerador de custo dentro da soluo dever estar atrelada a uma entidade agrupadora e pronto para a gerao de relatrios; l) Uma vez criados os relatrios, dever ser possvel agendar o envio dos mesmos, podendo ser estabelecido um perodo de tempo. As sadas suportadas devem ser: arquivos em diversos formatos, e-mail ou diretamente s impressoras na rede; m) Exportao de dados dever permitir que em um perodo determinado pelo usurio os dados sejam disponibilizados; n) Cada acesso a soluo dever ser realizado atravs de login e senha e ter diferentes privilgios navegao; o) Entre os privilgios ao acesso deve-se ter por localidades, por nveis hierrquicos prdefinidos, nveis de manipulao de dados, privilgios de configurao da soluo, privilgios de configurao de relatrios; p) A soluo de tarifao dever possuir uma ferramenta de anlise de dados on-line que tenha como resultado alertas pr-ativos que possam ser distribudos a usurios por e-mail ou mostrados na tela dos mesmos. Alguns alertas pr-ativos que devem ser gerados, so: 1) Uso excessivo de telefone; 2) Controle oramentrio (budget); q) Devem ser gerados relatrios regulares, do tipo analtico e com grficos anexos quando necessrio, entre eles: 1) Relatrio de conta resumida por DDR especfico ou faixa de ramais; 2) Relatrio detalhado por ramal, incluindo encaminhamentos realizados por este; 3) Sumrios ou detalhados por rgo (Usurio/ Nveis Hierrquicos/ Centros de Custo/ Troncos/ Rotas internas); 4) Trfego por Erlang por rgo; 5) Sumrio por categorias por rgo; 6) Sumrio por tipos de chamadas (sada, entrada, intra-rede sada / entrada, ramal-ramal, desviadas); 7) Diretrio organizacional por Nvel Hierrquico e/ou Centros de Custo; 8) Distribuio de uso por hora do dia; 9) Estatsticas de distribuio de chamadas (nmero discado) por entidade; 10) Ranking de nmeros mais discados por durao, custos, quantidade e pulsos; 11) Ranking de usurios por durao, custos, quantidade e pulsos; 12) Histricos mensais por entidades. r) Os custos de chamadas (eventos) em VoIP devero ser efetuados da forma tradicional ou por quantidade de bytes trafegados, informando o codec utilizado;

16

s) Possuir ferramenta para gerao e envio de boletos de cobrana e/ou faturas por usurio ou por diviso, como Diretoria, Secretaria, Superintendncia, rgo, etc., consolidando na mesma seus devidos clientes com detalhamento de chamadas por ramal e itemizao de impostos; t) Os dados processados de toda a rede de voz devero ser unificados em um nico banco de dados. Devero ser criadas entidades de agrupamento chamadas usurio. Cada usurio dever ser vinculado a uma hierarquia da rede; u) Possibilitar a adio de custos fixos (ex. taxa de instalao) e/ou custos recorrentes (ex. aluguel de equipamento) por entidade usurio; v) De acordo com privilgios, o usurio dever poder visualizar uma janela de monitorao do andamento do sistema. Esta janela dever alertar o usurio de eventuais falhas em algum processo da soluo. Paralelamente, a soluo de gerenciamento de falhas dever enviar email aos responsveis por cada evento defeituoso para notificao. Caso a prpria soluo falhe, a interface de monitoramento dever informar perda de comunicao e disparar localmente notificaes urgentes aos responsveis. 2.2. GATEWAYS DE VOZ SOBRE IP 2.2.1. CARACTERSTICAS COMUNS A TODAS AS CLASSES a) Equipamento modular, permitindo a ampliao atravs da simples adio de mdulos, bastidores e cartes, no necessitando da troca de hardware inicial; b) Possuir o nmero de Slots universais de acordo com sua classe, permitindo assim que cartes e mdulos possam ser instalados em qualquer posio fsica (Slot) no bastidor em modo hot-swappable, sem danos aos mesmos; c) Ter estrutura de Chassis modular para instalao em rack padro 19 polegadas, com altura mxima de 6 U, e com profundidade mxima de 50 cm. Caso o equipamento ofertado exceda estas dimenses, dever ser fornecido rack apropriado; d) Possuir interfaces para conexes E1 de entrada e de sada, de acordo com a sua classe, bem como cabos coaxiais compatveis com o PABX a ser conectado; e) Interface de rede local tipo Ethernet 10/100 Mbps, ou superior, conector RJ-45; f) Padronizao: 1) Suportar protocolos de sinalizao ISDN/RDSI: QSIG, CAS e R2BR; e IP: SIP e H.323. 2) Dever suportar os protocolos de Fax T.30 ou T.38, Real-Time Fax sobre IP; 3) Suportar padres de udio ITU G.711, G.723, G.729, devendo o equipamento ofertado possuir capacidade de processamento da capacidade mxima de trfego em qualquer um dos padres citados, sem perda ou atraso na comunicao; 4) Suportar protocolos TCP/IP, RTP, HTTP, HTTPS, FTP, TELNET, DNS; g) O equipamento devem ser compatvel as diversas categorias de PABXs (PABX Digital, Hbrido e IP) de diversos fabricantes a serem interligados, sem perda de qualidade ou facilidades; h) O equipamento dever se comunicar com outros gateways e com o Servidor de Comunicao Central utilizando padro aberto SIP. Deste modo, o equipamento dever ser capaz de se registrar no Sistema Central, estabelecer chamadas em SIP e utilizando o protocolo RTP para transmisso de voz;

17

i) Suportar os processamentos de voz VAD, G.165 ou G.168, CNG, TIA-464B DTMF, Dial, Busy, Ring Back, Call Progress; j) Possibilitar comunicao criptografada e autenticada, incluindo a utilizao de canal seguro SSL, que garanta a segurana da comunicao no trfego do backbone da rede e nas pontas, sempre utilizando padres abertos de mercado, como o AES e SHA; k) Permitir gerenciamento atravs de console e Web; l) Suportar atualizaes via FTP ou TFTP; m) Implementar redirecionamento de trfego RTP, permitindo que o trfego de voz-sobre-IP v diretamente de um terminal ao outro sem passar pelo Servidor de Comunicao; n) Dever ser possvel o equipamento realizar automaticamente o escoamento de todo o trfego para a interface com a RPT, caso seja detectado indisponibilidade da rede MAN; o) Implementar Qualidade de Servio (QoS), utilizando no mnimo DiffServ (CoS) e IP Precedence (ToS); p) O sistema deve suportar buffers dinmicos para controle de jitter; q) Possuir fontes de alimentao redundantes e hot-swappable operando em 110 e 220 VAC automtico, 60 HZ, capazes de suportar a capacidade mxima de cartes/mdulos dos equipamentos ofertados. 2.2.2. ESPECIFICIDADES DE CADA CLASSE Classe I Possuir capacidade de processamento e interfaces para 4 conexes E1 (2 de entrada e 2 de sada), suportando expanso at 6 (seis). A conexo IP com o Switch da MAN deve ser de 60 canais, suportando expanso at 90 canais. Classe II Possuir capacidade de processamento e interfaces para 6 conexes E1 (3 de entrada e 3 de sada), suportando expanso at 8 (seis). A conexo IP com o Switch da MAN deve ser de 90 canais, suportando expanso at 120 canais. Classe III Possuir capacidade de processamento e interfaces para 8 conexes E1 (4 de entrada e 4 de sada), suportando expanso at 12 (doze). A conexo IP com o Switch da MAN deve ser de 120 canais, suportando expanso at 180 canais. Classe IV Possuir capacidade de processamento e interfaces para 10 conexes E1 (5 de entrada e 5 de sada), suportando expanso at 14 (quatorze). A conexo IP com o Switch da MAN deve ser de 150 canais, suportando expanso at 210 canais.

Potrebbero piacerti anche