Sei sulla pagina 1di 3

Cmara Municipal de Curitiba

Proposio alvo:

005.00050.2012

PROPOSIO N 031.00023.2012

Diversos Vereadores infra-assinados, no uso de suas atribuies legais, submetem apreciao da Cmara Municipal de Curitiba a seguinte proposio: Substitutivo Geral
EMENTA

Substitutivo Geral ao Projeto de Lei Ordinria, Proposio n 005.00050.2012, que "Dispe sobre a transferncia da autorizao do condutor autorizatrio do servio de txi para outro condutor." Substitua-se o Projeto de Lei, que "Dispe sobre a transferncia da autorizao do condutor autorizatrio do servio de txi para outro condutor.", pelo seguinte: EMENTA: "Dispe sobre a transferncia do Termo de Autorizao e do Alvar de Licena do taxista autnomo, emitido pela URBS - Urbanizao Curitiba S/A, para o cnjuge companheira ou companheiro e herdeiros necessrios"

Art. 1 A titularidade do Termo de Autorizao e Alvar de Licena, emitidos pela URBS Urbanizao de Curitiba S/A, para a prestao de servio de txi, ser transferida ao cnjuge , a companheira ou companheiro e aos herdeiros necessrios, desde a concesso at a finalizao do procedimento estabelecido em Edital a ser publicado pela URBS, nas seguintes situaes:

I - morte do taxista autorizatrio;

II - invalidez permanente do taxista autorizatrio, desde que devidamente comprovada.

1 O beneficirio da transferncia, em caso de morte do taxista autnomo, ser o cnjuge. Na sua ausncia, o disposto obedecer lei civil sobre direito de sucesso no que couber.

2 A transferncia da titularidade do Termo de Autorizao e Alvar de Licena, na hiptese prevista em seu 1 e feita a sucessor legtimo, e legalmente admitida, nos termos da lei civil, exclui de pronto a prtica do mesmo ato em relao a outro sucessor e a terceiro, a qualquer ttulo ou pretexto.

3 O processo administrativo deve ser aberto, mediante requerimento dirigido URBS Urbanizao de Curitiba S/A, devendo ser decidido em at 120 (cento e vinte) dias aps o trmino do inventrio, obedecendo ao disposto no 1 deste artigo.

4 Em caso de invalidez permanente, nos termos do disposto no inciso II do caput deste artigo, so assegurados ao respectivo titular o direito de manter a titularidade do Termo de Autorizao e Alvar de Licena para prestao de Servio de Txi, emitidos pela URBS.

Art. 2 Nos termos de que trata o 1 do art. 1, no h necessidade que o beneficirio da transferncia tenha Carteira Nacional de Habilitao (CNH), devendo indicar taxista auxiliar para prestar o servio de txi.

Art. 3 O taxista autnomo abrangido no 4, art. 1 desta Lei, para evitar a suspenso na prestao de servio de txi, poder indicar um taxista auxiliar.

1 O taxista auxiliar de que trata o caput deste artigo, no precisa ter vnculo parentesco com o taxista autnomo.

Art. 4 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Palcio Rio Branco, 20 de abril de 2012

Assinaturas: Justificativa

O presente projeto tem por objetivo assegurar o direito do cnjuge, companheiro e ou companheira e dos herdeiros necessrios, visto que, recentemente, esta Casa de Lei aprovou a Lei n. 13.957, de 11 de abril de 2012, a qual alterou o Servio de Taxi do Municpio de Curitiba. E ainda, revogou a Lei n. 10.299, de 13 de novembro de 2.001, que garantia aos herdeiros e ao cnjuge, no caso de morte do taxista o direito transferncia da permisso do servio.

Em face da fragilidade do sistema e a fim de evitar inmeras aes judiciais, e assim inflando ainda mais o Poder Judicirio, preferiu-se criar este projeto de lei para dar uma maior segurana aos cnjuges, companheiros companheiras e herdeiros necessrios, caso o taxista autorizatrio venha a falecer.

Ademais, o presente projeto de lei estendeu aos casos de invalidez permanente, que assim definiu a Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1.991, artigo 42 " o trabalhador considerado incapaz para a atividade laboral, no sendo suscetvel de reabilitao ou outra atividade que garanta sua subsistncia.".

Alguns exemplos de casos de invalidez permanente, perda da viso, de um dos membros inferior ou superior, Acidente Vascular Cerebral (derrame com sequelas), paralisia motora, entre tantas outras.

Dessa forma, faz-se necessria a promulgao deste projeto de lei para que os direitos do cnjuge, companheiro e ou companheira e herdeiros necessrios sejam assegurados, assim evitando inflacionar o Poder Judicirio com novas aes.

Potrebbero piacerti anche