Sei sulla pagina 1di 5

Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais Ambiente e desenvolvimento rural - 10 ano Ficha Formativa

Assunto: Reino Fungi diversidade e processos de reproduo Nome _____________________ N _____ Curso: Tc. Turismo Lio n ____
_____ / _____ / _____ Professoras Ana Luz e Sabina Tique

Os fungos, muito diversos em formas e dimenses, so um elemento crucial da maioria dos ecossistemas. A sua importncia para o homem manifesta-se a vrios nveis, nomeadamente como fonte direta de alimento (caso dos cogumelos), como contaminante alimentar (ex. bolores) ou ainda como matriaprima para processos industriais associados produo de po, bebidas alcolicas, antibiticos, etc. Nesta atividade poders observar e comparar diferentes espcies de fungos e respetivas estratgias de reproduo.

A Observao de leveduras
Material: M.O.C. Fermento de padeiro 0 Balana gua (aproximadamente temperatura de 22 c) Conta-gotas Lminas e lamelas Provetas (100 ml e 20 ml) _______________________________________________________________________________________ Procedimento: 1. Preparao da suspenso de levedura: Mistura 1 grama de fermento de padeiro em 100 ml de gua; Retira 10 ml da suspenso obtida e adiciona gua at perfazer 100 ml. 2. Faz duas preparaes microscpicas com uma gota da suspenso de levedura. 3. Cora uma delas com azul-de-metileno. 4. Observa ao microscpio e percorre a preparao de modo a localizar uma clula de levedura em diviso (Fig.1).

Figura 1
5. Regista os resultados da observao ao microscpio, fazendo um desenho esquemtico do aspecto apresentado pelas leveduras. 6. Com base nas tuas observaes classifica, com o auxlio do manual, a diviso a que pertencem os fungos que acabaste de observar.

________________________________________________________________________

B Observao de Rhizopus nigricans (bolor-do-po)


Material: Cultura de Rhizopus nigricans M.O.C. Pina Lupa binocular Caixa de Petri (bolor do po) Agulhas de disseco Lminas e lamelas gua destilada _______________________________________________________________________________________ Procedimento: 1. Observa o bolor do po lupa. 2. Retira, com a agulha de disseco, uma pequena poro superficial. 3. Faz uma preparao microscpica, usando como meio de montagem a gua. 4. Observa ao MOC e procura identificar as estruturas que se libertaram dos esporngios rebentados (Fig. 2). 5. Regista os resultados da observao ao microscpio, efectuando esquemas legendados. 6. Com base nas tuas observaes classifica, com o auxlio do manual, a diviso a que pertencem os fungos que acabaste de observar. Figura 2 _______________________________________________________________________________________

C Observao de esporos em Penicilium


Material: M.O.C. 4 Caixas de Petri Limo ou laranja Lupa binocular Lminas e lamelas gua destilada Agulhas de disseco Vidro de relgio Algodo Pina Campnula _______________________________________________________________________________________ Procedimento: 1. Sobre uma mesa coloca uma caixa de Petri com gua e um vidro de relgio com metade de um limo ou laranja. 2. Cobre com uma campnula ou tina de vidro. 3. Aguarda alguns dias at ao aparecimento de uma pelcula esbranquiada que posteriormente se tornar verde-azulada. 4. Faz uma preparao retirando, da parte verde, com uma agulha de dissecao, material do tamanho da cabea de um alfinete. 5. Observa ao MOC e esquematiza o que observares. 6. Coloca a preparao na lupa, observa e faz um esquema do observado. 7. Coloca a preparao numa caixa de Petri sobre algodo hmido; fecha-a. 8. Durante uma semana observa ao microscpio a preparao, tendo o cuidado de no deslocares a lamela. 9. Regista o que observares. _______________________________________________________________________________________

D Observao de esporos em Agaricus sp.


Material: M.O.C. Pina gua destilada Lupa binocular Lminas e lamelas Agulhas de disseco Vidro de relgio _______________________________________________________________________________________ Procedimento: 1. Observa um cogumelo e elabora um esquema do mesmo, legendando as estruturas que identificam o chapu, o p e as lminas. Se as lminas no estiverem visveis, remove com a pina o vu que as protege.
Nota: toma cuidado para no tocares nas lminas com a pina.

2.

Remove o p exercendo um ligeiro movimento de toro.

3. Abre o p longitudinalmente, exercendo presso com os polegares.Com cuidado, separa as duas partes resultantes e observa os filamentos finos (hifas) agora expostos lupa binocular. 4. Regista o que observares. 5. Com a pina, remove uma lmina do chapu.
Nota: A pina deve ser colocada na extremidade da lmina que contacta com o chapu. Deves evitar tocar com a pina na extremidade livre da lmina pois os basdios so extremamente frgeis.

6. Faz uma preparao microscpica com a lmina retirada em 5. 7. Observa a preparao com a objetiva de menor poder de ampliao e procura, na extremidade livre da lmina retirada, pequenas estruturas em forma de dedo (basdios). 8. Observa as estruturas identificadas em 7. na ampliao seguinte.
Nota: Dependo do grau de desenvolvimento do cogumelo que estiveres a observar poder ser possvel notares a presena de esporos.

9. Regista o que observares. 10. Com base nas tuas observaes classifica, com o auxlio do manual, a diviso a que pertencem os fungos que acabaste de observar.

Sugesto de tpicos para discusso: A maioria dos fungos que observaste reproduzem-se por esporos. Qual a diferena entre esporos e sementes? Como se disseminam os esporos? Quais as vantagens e as desvantagens da reproduo por esporos?

Informao: Reino Fungi


Classificao: Reino FUNGI. Classes vrias, incluindo seres to diferentes como leveduras (seres unicelulares), bolores e cogumelos (seres multicelulares). Nutrio: Nunca so fotossintticos. Obtm as substncias orgnicas que necessitam do meio exterior, podendo ser saprfitos, simbiontes ou parasitas. Reproduo: Assexuada (por gemulao e por formao de esporos) e Sexuada (por fuso de ncleos de duas hifas, que sofre meiose antes da germinao). Morfologia: Muito diversificada mas, na maioria dos fungos possvel identificar filamentos tubulares microscpicos as hifas que se desenvolvem interligadas umas nas outras, denominando-se o conjunto de miclio.

As Hifas contm o citoplasma e ncleos celulares, podendo ou no ter paredes transversais. As hifas no septadas apresentam-se constitudas por vrios ncleos enquanto que as hifas septadas podem ser mononucleadas ou polunuicleadas.

Reproduo por Gemulao nas Leveduras

- Aps a diviso celular, um dos ncleos migra para a periferia da clula onde ocorre um estrangulamento que d origem a um gomo ou gema, que acaba por se destacar e produzir um indivduo independente e autnomo.

REPRODUO POR ESPORULAO


Este tipo de reproduo assexuada realizado por clulas especiais os esporos que, em condies favorveis, originam novos indivduos completos, sem que ocorra fecundao. Caractersticas dos Esporos: Leves, o que favorece a sua disperso; presena de uma parede rgida, que lhes confere uma grande capacidade de suportar condies ambientais adversas. O processo de formao dos esporos extremamente diversificado, podendo resultar de uma diviso endgena ou exgena. - Diviso Endgena : os esporos (endsporos) formam-se no interior de estruturas fechadas (clulas-me dos esporos), sendo libertados quando a membrana desta se rompe. Assim, cada esporo apresenta uma membrana prpria, no havendo aproveitamento da membrana da clulame. Exemplos:

Esporangisporos, resultantes da clula-me que se designa por esporngio Bolor negro do po (Rhizoppus nigricans), musgos e fetos.

- Diviso Exgena : os esporos (exsporos) formam-se por gemulao contnua na extremidade de certas hifas. medida que os esporos vo sendo libertados, novos esporos vo-se formando. A membrana da clula-me dos esporos entra na constituio da membrana que envolve o esporo. Exemplos:

Condios, resultantes de uma clula-me que se designa por conidiforo Fungos do gnero Penicillium.

Os basidisporos, resultantes de uma clula-me que se designa por basdeos - localizam-se por baixo do chapu dos cogumelos.

Potrebbero piacerti anche