Sei sulla pagina 1di 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

Concurso Pblico para Provimento de Cargos TcnicoAdministrativos em Educao


EDITAL N 350/2011

CARGO

Mdico/Clnica Geral

CADERNO DE PROVAS
PROVA I Lngua Portuguesa Questes de 01 a 20

PROVA II Conhecimentos Especficos Questes de 21 a 60

Data: 15 de abril de 2012. Durao: 04 horas

Coloque, de imediato, o seu nmero de inscrio e o nmero de sua sala nos retngulos abaixo. Inscrio Sala

Prova I Lngua Portuguesa


20 questes

TEXTO Cientistas devem ser responsabilizados por seus atos Confiamos nos pesquisadores para nos alertarem sobre desastres naturais. Mas, se eles enviam a mensagem errada, devem pagar por isso. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Um julgamento iniciado em setembro na Itlia vem gerando repdio da comunidade cientfica mundial. Seis cientistas e um funcionrio pblico so acusados de negligncia ao avaliar os riscos de um terremoto que deixou 309 mortos e 1500 feridos na cidade de Lquila, em 2009. Os 7 acusados integravam um conselho consultivo do governo e esto sendo processados por homicdio culposo. Segundo a promotoria, eles poderiam ter emitido um alerta adequado que salvaria muitas das vtimas. No acho que os cientistas cometeram um crime, ento no deveriam ir para a cadeia. Mas acredito que eles atuaram de forma irresponsvel ao no alertar a populao sobre os riscos do terremoto. Assim, eles deveriam ser repreendidos por meio de aes de acordo com a lei italiana. Cientistas a servio do governo que agem de maneira irresponsvel devem pagar de alguma forma por seus erros tal como acontece com um policial, por exemplo. por isso que eu me recusei a assinar uma carta aberta em apoio aos cientistas italianos. O texto, com mais de 5 mil membros da comunidade cientfica, afirma que eles esto sendo julgados por no preverem um terremoto sendo que antecipar um evento assim tecnicamente impossvel. Ora, esse no o ponto. No se pode mesmo prever um terremoto. O problema foi a mensagem que os cientistas mandaram ao pblico. Nas semanas anteriores tragdia, uma sequncia de pequenos tremores atingiu a regio de Lquila. A populao ficou nervosa, e muita gente decidiu dormir fora de casa. o que costuma fazer quem mora em reas de risco quando a terra comea a tremer. Os moradores receberam ainda a informao de um tcnico (que no fazia parte do conselho do governo) de que o solo da regio emitia altos nveis do gs radnio o que pode ser indcio de um grande tremor. Assim, quando as pessoas perguntaram ao governo o que estava acontecendo, o porta-voz do conselho de cientistas (o 7 acusado) disse que a situao ssmica era normal e que o panorama era at favorvel. Essas palavras foram interpretadas pelas pessoas como No se preocupem, no haver um grande terremoto. E o que elas fizeram? Voltaram para casa; centenas morreram ou se feriram. Os cientistas poderiam ter corrigido a declarao do porta-voz, mas nada fizeram. No podemos dizer que um terremoto vai ocorrer, mas tampouco podemos dizer que ele no vai ocorrer. A mensagem correta seria: A informao que temos incompleta. Talvez haja um terremoto, talvez no. Voc pode dormir fora de casa se quiser. Se for ficar dentro, lembre-se: ao sentir vibraes, proteja-se debaixo de algo como uma cama, mesa ou o batente de uma porta. Armazene gua e comida; provavelmente vai faltar eletricidade. Medidas assim salvam vidas. Crianas japonesas as aprendem desde os 3 anos. Mas nada disso foi dito em Lquila.
MUTTER, John. Superinteressante, Nov/2011, p. 30.

01. O propsito do autor A) alertar os leitores em geral sobre os riscos de terremotos e seus efeitos. B) sugerir aos leitores medidas preventivas contra os efeitos de terremotos. C) defender o ponto de vista dele acerca das responsabilidades dos cientistas. D) orientar os cientistas a fazer previses mais precisas de risco de terremoto. E) criticar a insensibilidade dos cientistas em relao aos problemas da populao. 02. Segundo o autor do texto, os cientistas italianos: A) so responsveis por um homicdio culposo. B) poderiam ter dado informaes adequadas populao. C) foram negligentes na avaliao do risco de terremoto. D) deveriam ter convencido a populao a proteger-se melhor. E) poderiam ter previsto o terremoto observando indcios naturais.

Mdico/Clnica Geral

Lngua Portuguesa

Pg. 2 de 12

03. Ao afirmar Essas palavras foram interpretadas pelas pessoas como:... (linha 23), o autor introduz: A) a inteno dos cientistas contida nas palavras do porta-voz do conselho. B) a interpretao inadequada dada pela populao s palavras do porta-voz. C) a interpretao dele sobre as palavras do porta-voz do conselho de cientistas. D) a pressuposio dele sobre como a populao interpretou as palavras do porta-voz. E) em discurso indireto, as palavras do porta-voz dos cientistas populao da cidade. 04. Os cientistas deveriam ter dado um alerta adequado populao. De acordo com o texto, essa a opinio. A) da populao. B) da lei italiana. C) da promotoria. D) do conselho consultivo. E) da comunidade cientfica. 05. O texto lido tipicamente: A) narrativo. B) descritivo. C) expositivo. D) argumentativo. E) conversacional. 06. O texto um artigo de opinio. um recurso expressivo tpico do gnero o emprego no texto de: A) discurso direto. B) tempo pretrito. C) substantivos de ao. D) advrbios de negao. E) verbos de julgamento. 07. Assinale o item que faz uma parfrase adequada da seguinte declarao do autor: No acho que os cientistas cometeram um crime, ento no deveriam ir para a cadeia. (linha 07). A) Se os cientistas no cometeram um crime, no acho que eles deveriam ir para a cadeia. B) Acho que os cientistas no cometeram um crime, tanto que no deveriam ir para a cadeia. C) No acho que os cientistas cometeram um crime, mesmo assim deveriam ir para a cadeia. D) Porque no acho que os cientistas cometeram um crime, eles no deveriam ir para a cadeia. E) Como no acho que os cientistas cometeram um crime, no acho que eles deveriam ir para a cadeia. 08. Em No se pode mesmo prever um terremoto (linha 15), o verbo poder utilizado com o sentido de: A) proibio. B) permisso. C) capacidade. D) possibilidade. E) probabilidade. 09. Em por isso que eu me recusei a assinar... (linha 12), a construo ... que tm a funo de expressar A) modo. B) realce. C) polidez. D) delimitao. E) indeterminao. 10. Em O panorama era at favorvel (linhas 22-23), o vocbulo at denota A) incluso. B) excluso. C) oposio. D) explicao. E) retificao.

Mdico/Clnica Geral

Lngua Portuguesa

Pg. 3 de 12

11. Em Ora, esse no o ponto (linha 15), o vocbulo Ora introduz, em relao ao contedo anterior, A) uma explicao. B) uma concluso. C) uma finalidade. D) um contraste. E) uma causa. 12. Em por isso que eu me recusei a assinar uma carta... (linha 12), o pronome isso remete A) ao risco de terremoto que os cientistas deveriam ter previsto. B) opinio do autor sobre as responsabilidades dos cientistas. C) descrio dos prejuzos causados pelo terremoto. D) ao erro cometido pelos cientistas italianos. E) punio prevista nas leis italianas. 13. A pergunta E o que elas fizeram? (linha 24), empregada no terceiro pargrafo do texto, uma: A) questo de reflexo proposta pelo autor. B) solicitao de informao feita pelo leitor. C) dvida do leitor a ser esclarecida pelo autor. D) pergunta que simula interao entre autor e leitor. E) demanda por resposta s necessidades da populao. 14. Em Voc pode dormir fora de casa se quiser (linha 28), o uso que o autor faz da orao condicional expressa A) desejo. B) polidez. C) dvida. D) certeza. E) intimidao. 15. Em assim, eles deveriam ser repreendidos por meio de aes de acordo com a lei italiana. (linha 09), a locuo prepositiva por meio de encabea um termo com a funo sinttica de: A) agente da passiva. B) adjunto adnominal. C) adjunto adverbial. D) predicativo do sujeito. E) complemento nominal. 16. Em o que costuma fazer quem mora em reas de risco quando a terra comea a tremer. (linha 18), a orao quem mora em reas de risco tem a funo sinttica de: A) sujeito. B) aposto. C) objeto direto. D) agente da passiva. E) predicativo do sujeito. 17. O vocbulo terremoto significa terra em movimento. A base nominal terra encontra-se no vocbulo A) terrvel. B) terrorismo. C) terrificado. D) terrificante. E) aterramento. 18. Assinale o item em que a orao est de acordo com as regras da gramtica normativa. A) O porta-voz informou populao que a situao ssmica era normal. B) O porta-voz informou a populao que a situao ssmica era normal. C) O porta-voz informou populao de que a situao ssmica era normal. D) O porta-voz informou para a populao de que a situao ssmica era normal. E) O porta-voz informou para a populao de que a situao ssmica era normal.
Mdico/Clnica Geral Lngua Portuguesa Pg. 4 de 12

19. No substantivo porta-voz, temos o emprego do hfen. Pela mesma regra do Acordo Ortogrfico, emprega-se hfen em: A) guarda-roupa. B) manda-chuva. C) para-quedas. D) ponta-p. E) gira-sol. 20. Na frase No podemos dizer que um terremoto vai ocorrer, mas tampouco podemos dizer que ele no vai ocorrer (linhas 26-27), o vocbulo tampouco significa: A) to pouco. B) ainda mais. C) nem mesmo. D) ainda menos. E) tambm no.

Mdico/Clnica Geral

Lngua Portuguesa

Pg. 5 de 12

Prova II Conhecimentos Especficos


40 questes

21. Um paciente, fumante, de 55 anos, apresenta dor em membros inferiores ao caminhar que aliviada pelo repouso. Na avaliao clnica verifica-se uma presso arterial medida no tornozelo de 100x50mmHg em comparao a um valor de 125x75mmHg nos membros superiores. Os achados deste paciente sugerem: A) coarctao da aorta. B) isquemia grave de membros inferiores. C) perfuso normal dos membros inferiores. D) presena de doena vascular arterial perifrica. E) presena de doena vascular arterial exclusivamente nos membros inferiores. 22. Na avaliao de um paciente com dispnia, verificou-se a presena de onda v gigante na inspeo da veia jugular interna direita. Que condio clnica pode ser indicada por este achado do exame fsico? A) Hipervolemia. B) Estenose mitral. C) Insuficincia artica. D) Insuficincia tricspide. E) Bloquei de ramo esquerdo. 23. Um paciente de 46 anos apresenta uma presso arterial de 145/95mmHg em duas mensuraes realizadas no consultrio mdico. Em sua residncia, a presso arterial medida persistentemente entre 130/80 a 125/80. Qual o risco deste paciente desenvolver complicaes de doenas cardiovasculares no futuro? A) Inferior a de no hipertensos. B) Semelhante a de no hipertensos. C) Maior do que a de no hipertensos. D) Semelhante a de hipertensos em geral. E) Maior do que a de hipertensos em geral. 24. Assinale a alternativa que apresenta um critrio que deve ser usado para definir um teste de esforo como positivo na investigao de cardiopatia isqumica. A) Anormalidade na onda T. B) Alteraes da conduo ventricular. C) Alteraes ascendentes do segmento ST. D) Surgimento de extrassstoles ventriculares. E) Depresso plana do segmento ST > 0,1mv. 25. Um paciente hospitalizado por AVC isqumico, com quadro estvel, desenvolve subitamente hipotenso, dispneia com crepitaes e roncos a ausculta pulmonar. Aps administrao de O2 verifica-se uma frequncia cardaca de 40bpm. O ECG mostra um complexo QRS de 0,12s. Assinale a alternativa que contm a interveno imediata mais indicada. A) Cardioverso eltrica. B) Administrao de atropina. C) Administrao de dopamina. D) Administrao de noradrenalina. E) Estimulao eltrica transcutnea. 26. Assinale a alternativa que apresenta o frmaco mais eficaz para controle de longo prazo para um paciente com asma moderada a grave associada a atopia. A) Tiotrpio. B) Fenoterol. C) Salmeterol. D) Beclometasona. E) Omalilzumabe.

Mdico/Clnica Geral

Conhecimentos Especficos

Pg. 6 de 12

27. Um trabalhador relata dispneia aps 10 meses de exposio na ocupao de aplicao de jatos de areia em espaos confinados. Assinale a alternativa que indica o achado radiolgico mais caracterstico desta afeco nos pulmes que pode ser visualizado na Tomografia computadorizada de trax de alta resoluo (TCAR). A) Pavimentao em mosaico. B) Ndulos centro-lobulares. C) Hiperinsuflao pulmonar. D) Placas pleurais calcificadas. E) Faveolamento em lobos superiores. 28. Um paciente com antecedentes de bronquiectasia e infeces de repetio foi admitido em UTI devido a uma pneumonia adquirida na comunidade que levou a choque sptico. Assinale a alternativa que indica o antibitico que deve necessariamente ser incluindo no esquema teraputico. A) Oxacilina. B) Linezolida. C) Ertapenem. D) Doxiciclina. E) Piperacilina/tazobactam. 29. Um paciente de 49 anos, ex-fumante (40 maos/ano), realizou uma espirometria para avaliao de um quadro de tosse crnica e dispneia aos mdios esforos. O exame mostrou os dados abaixo. Qual o diagnstico/classificao mais provveis? Resultados da espirometria: Parmetro CVF (L) VEF1 (L) VEF1/CVF A) DPOC leve. B) Asma grave. C) DPOC grave. D) Asma moderada. E) DPOC moderada. 30. Um paciente de 65 anos, 60kg, sem doena renal prvia, apresentou reduo do volume urinrio associado a um quadro de diarreia aguda e hipotenso. A creatinina srica era de 2,1mg/dl e a Uria de 90mg/dl. Nas ltimas 6 horas o volume urinrio foi de 100ml. Que mecanismo compensatrio visa manter a taxa de filtrao glomerular neste contexto clnico? A) Reduo da presso intraglomerular. B) Reduo da biossntese de prostaciclina. C) Reduo da biossntese de prostaglandina E2. D) Vasodilatao seletiva das arterolas eferentes. E) Vasodilatao auto-reguladora das arterolas aferentes. 31. Uma paciente de 48 anos foi admitida no hospital por febre, perda de peso, sinusite e hemoptise macia. Queixava-se ainda de astenia e artralgias. O sumrio de urina mostrava cilindros hemticos e proteinria e evoluiu com azotemia. O raio-X de trax mostrava ndulos pulmonares bilaterais, alguns com cavitaes. A bipsia renal mostrou glomerulonefrite pauci-imune. Qual o esquema teraputico recomendado para esta paciente? A) Metotrexate. B) Ciclofosfamida. C) Metilprednisolona. D) Metotrexate + azatioprina. E) Ciclofosfamida + metilprednisolona. Valor obtido 3,4 2,2 64,7% % previsto 85% 70% Variao absoluta aps broncodilatador 0,2l 0,1l 0,9% Variao % aps broncodilatador 5,8% 4,5%

Mdico/Clnica Geral

Conhecimentos Especficos

Pg. 7 de 12

32. Qual das condies abaixo se associa a hiponatremia com osmolalidade plasmtica aumentada? A) Hiperlipidemia. B) Diarreia aguda. C) Hiperglicemia. D) Hiperproteinemia. E) Sndrome nefrtica. 33. Assinale a alternativa que apresenta a faixa percentual de mortalidade em 30 dias para pacientes admitidos no hospital em choque sptico. A) 5 a 20% B) 20 a 40% C) 40 a 60% D) 60 a 80% E) 80 a 90% 34. Uma gestante realizou um sumrio de urina no primeiro trimestre da gravidez que mostrou presena de bacteriria. A mesma no relatava sintomas urinrios. Assinale a alternativa que contm a conduta recomendada. A) Tratamento imediato com gentamicina. B) Tratamento imediato com amoxicilina. C) Tratamento imediato com ciprofloxacina. D) Observao, tratar somente se a gestante apresentar sintomas. E) Realizao de urinoculturas seriadas, tratamento se dois exames consecutivos forem positivos. 35. Um paciente de 30 anos foi admitido na UTI por apresentar insuficincia respiratria aguda com necessidade de intubao traqueal e ventilao mecnica com quadro de febre alta, tosse e hemoptise cinco dias aps realizar escavaes em regio semi-rida no interior do estado do Cear. O raio-X de trax mostrava mltiplos ndulos bilaterais difusamente e focos de consolidao. Um dos colegas de trabalho faleceu com quadro similar. Qual dentre as drogas abaixo, deve preferencialmente ser includa no esquema teraputico inicial? A) Fluconazol. B) Voriconazol. C) Anfotericina B. D) Micofungina. E) Caspofungina. 36. Qual dos frmacos usados no tratamento da tuberculose pode causar aumento dos nveis sricos de cido rico, eventualmente causando crises de gota em indivduos acometidos desta afeco? A) Pirazinamida. B) Estreptomicina. C) Rifampicina. D) Isoniazida. E) Etambutol. 37. Assinale a alternativa que contm o agente etiolgico mais comum de meningite bacteriana em adultos com mais de 20 anos. A) S. aureus B) H. influenzae C) N. meningitidis D) S. pneumoniae E) L. monocytogenes 38. Um paciente de 57 anos, diabtico e hipertenso, chega a emergncia com quadro de hemiparesia e disfasia h cerca de 2 horas e 30 minutos. A presso arterial de 165 x 95mmHg, P:100 ppm, regular, Glicemia:140mg/dl e hemograma com leucocitose, plaquetas 180.000/mm3. A TC de crnio normal. Qual a conduta teraputica imediata que atualmente recomendada? A) Administrao de rtPA. B) Administrao de rtPA e de AAS. C) Administrao de heparina em doses profilticas e AAS. D) Administrao de heparina em dose anticoagulante e AAS. E) Administrao de rtPA e de heparina em doses profilticas.
Mdico/Clnica Geral Conhecimentos Especficos Pg. 8 de 12

39. Um paciente procura o pronto socorro com queixas de cefaleia profunda, retroorbital, de intensidade excruciante e de incio explosivo h cerca de 1 hora. Relata fotofobia unilateral e congesto nasal acompanhando o quadro. Afirma sofrer do problema h vrios anos, tendo perodos com surtos dirios recorrentes que duram de 8 a10 semanas, ficando assintomtico entre os mesmos por vrios meses. As crises recorrentes tendem a ocorrer por volta do mesmo horrio do dia. Qual o tratamento recomendado para esta crise? A) Administrao de cafena. B) Administrao de oxignio. C) Administrao de ergotamina. D) Administrao de amitriptilina. E) Administrao de descongestionantes. 40. Um paciente de 30 anos foi admitido na emergncia com dispneia e a seguinte gasometria arterial colhida em ar ambiente: pH: 7,25 PaCO2:64mmHg PaO2:60mmHg BE:+1 SaO2:84%. Considere que o paciente se encontra ao nvel do mar. Estas alteraes so compatveis com que condio clnica, dentre as opes abaixo? A) Crise de asma. B) Pneumonia grave. C) Exacerbao de DPOC. D) Miastenia gravis em crise. E) Sndrome da angstia respiratria aguda - SARA. 41. Um usurio jovem com cefaleia forte de incio recente procurou o nico ambulatrio de demanda espontnea de uma Unidade Bsica de Sade de seu territrio. Foi recebido por um assistente administrativo que fez seu cadastro e lhe deu uma senha de atendimento numerada rigorosamente conforme seu horrio de cadastro. Na sala de espera, um profissional de sade selecionou os pacientes com mais de 60 anos para atendimento prioritrio, e entregou folhetos educativos sobre higiene corporal e alimentar para todos os 27 pacientes que esperavam no local. O atendimento do jovem acima falha principalmente na promoo de: A) fim das filas. B) hierarquizao de riscos. C) atendimento multiprofissional. D) acesso aos demais nveis de ateno. E) otimizao operacional dos servios. 42. A receita abaixo viola o cdigo dos usurios do SUS em vrios aspectos (2 o Princpio, Pargrafo V). Escolha uma das faltas nesta receita que revela uma destas violaes:

Nome: Socorro da Silva Strauss Data: 23/3/2012 Rx 1) Bactrim F 20 comp.

Tomar um comprimido VO 12/12h por 10 dias. ______________________________ Dra Minerva A. S. F. dos Santos CREMEC 28175/2012
A) O endereo e telefone da mdica. B) O nome genrico do medicamento. C) O nome do servio de sade do atendimento. D) O Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) da mdica. E) O texto Uso oral antes da linha que descreve a substncia.
Mdico/Clnica Geral Conhecimentos Especficos Pg. 9 de 12

43. Um homem de 58 anos relata que sente como se tivesse um bolo na garganta, que continua mesmo depois de se alimentar, associada a irritao na faringe, h seis meses. Relata tambm ardor retroesternal ps-prandial h dez anos, uma vez por semana. Piora do quadro com ansiedade. Endoscopia digestiva alta h uma semana foi normal. Assinale a alternativa que contm a abordagem mais recomendada. A) Inibidor de bomba de protons duas vezes ao dia. B) Teste teraputico com benzodiazepnico. C) Manometria esofgica. D) Esofagograma. E) RX do cavum. 44. Uma mulher de 43 anos, em uso de antibitico, apresentou quadro de diarreia, sendo diagnosticado colite pseudo-membranosa causada por C. difficile. Com relao a essa entidade qual das opes est correta? A) Os sintomas podem aparecer tardiamente aps suspenso do uso do antibitico. B) A gravidade do quadro correlaciona-se com a dose de antibitico utilizada. C) Presena de leuccitos nas fezes sensvel e especfico para o diagnstico. D) Diarreia na maioria dos casos sanguinolenta. E) Uso de vancomicina causa importante. 45. Uma mulher de 27 anos apresenta dor abdominal em clica no quadrante inferior esquerdo, que melhora com a evacuao, h 1 ano. Refere duas evacuaes por semana, com fezes ressecadas e fragmentadas. Refere desnimo para as atividades cotidianas. Traz relatrio psiquitrico revelando diagnstico de depresso, e relatando abuso sexual durante a adolescncia. Colonoscopia normal. Que condio ou evento abaixo mais provalvemente a causa da dor desta paciente? A) Depresso. B) Abuso sexual prvio. C) Intolerncia a lactose. D) Possvel hipersenbilidade visceral. E) Inflamao por gastroenterite. 46. Assinale o item mais correto sobre a investigao de um paciente com ascite de incio recente. A) A dosagem de glicose no lquido asctico define melhor a etiologia. B) Na ascite quilosa, a dosagem do colesterol geralmente bastante elevada. C) O gradiente de protena total soro-ascite define melhor a etiologia da ascite. D) A dosagem da protena total no lquido asctico menor que 1 g% predispe a infeco peritoneal. E) O desenvolvimento de peritonite bacteriana espontnea mais provvel se o gradiente de albumina soro-ascite for menor que 1. 47. Um paciente de 35 anos apresentou pancreatite aguda h duas semanas, com histria de outras duas nos ltimos quatro anos. Refere dor no hipocndrio direito quando ingere refeies mais calricas. Nega etilismo. Aminotransferases, gamaglutamiltransferase, clcio, colesterol e triglicerdeos normais. Ultrasom abdominal com fgado, vescula, pncreas normais. Coldoco de 16 mm. Qual o melhor diagnstico, dentre as abaixo, para a causa das pancreatites deste paciente? A) Colelitase. B) Pncreas divisum. C) Disfuno do esfncter de Oddi. D) Pancreatite autoimmune. E) Coledocolitase. 48. Um diabtico, com diagnstico h 5 anos, apresenta creatinina srica de 1,1 mg/dL. Dois anos atrs, este valor era de 0,9 mg/dL. Faz uso de pravastatina, enalapril, hidroclorotiazida, atenolol e glipizida. Hemoglobina de 14 g/dl. Marque a opo mais apropriada para avaliar a funo renal deste paciente. A) Ultrasonografia renal. B) Medida da hemoglobina glicada. C) Dosagem de albumina urinria (g/mg de creatinina). D) Determinao da depurao renal de creatinina. E) Dosagem de protenas em urina de 24 horas.

Mdico/Clnica Geral

Conhecimentos Especficos

Pg. 10 de 12

49. Uma mulher de 48 anos apresenta pirose intensa, diariamente, e esofagite de refluxo erosiva. Faz uso de 75g de levotiroxina via oral ao dia, uma hora antes do caf da manh. Qual a prescrio mais adequada e eficiente para aliviar a pirose, neste caso? A) Ranitidina 300 mg cedo em jejum. B) Omeprazol 20 mg uma hora antes do almoo. C) Lanzoprazol 30 mg uma hora antes do caf da manh. D) Ranitidina 300 mg duas horas antes do caf da manh. E) Esomeprazol 20 mg duas horas antes do caf da manh.

50. Um homem de 31 anos com diabetes tipo I se queixa de fadiga intensa, anorexia, mialgia leve h trs meses. Apresenta vitiligo nos membros superiores e zonas de hiperpigmentao no dorso dos ps e axilas. Exames mostram hemoglobina baixa com macrocitose, glicemia de jejum de 180 mg/dl, sdio srico 128 mEq/L, TSH 0,9 mUI/L. Qual diagnstico explica melhor este quadro clnico? A) Hipotireoidismo. B) Doena de Addison. C) Feocromocitoma. D) Sndrome de Cushing. E) Descompensao do diabetes. 51. Um homem de 78 anos apresenta jato urinrio reduzido e gotejamento terminal h 20 anos. Procurou o servio de sade com edema de membros inferiores h trs dias e anria h 24 horas. Colocou-se uma sonda vesical que no produziu urina. Qual o prximo exame para avaliar obstruo urinria? A) Ultrassom. B) Urografia excretora. C) Urografia retrgrada. D) Cintilografia urinria. E) Tomografia computadorizada. 52. Uma mulher de 21 anos apresenta prurido intenso nos membros inferiores e superiores. O exame mostra a pele das regies anticubitais e poplteas liquenificadas, hiperpigmentadas. H histria de rinite e asma desde a infncia. Qual o diagnstico mais provvel das leses de pele? A) Lquen plano. B) Pnfigo vulgar. C) Dermatite atpica. D) Dermatite de contato. E) Dermatite herpetiforme. 53. Aranha Mygalomorphae, frequentemente encontrada em residncias, no causa acidentes considerados graves. Ao se sentir ameaada, raspa as pernas traseiras contra o abdmen, liberando cerdas urticantes, que podem causar reaes alrgicas. Esta descrio se refere a: A) aranha caranguejeira. B) aranha viva-negra. C) aranha armadeira. D) aranha-marrom. E) aranha macaca. 54. Um jovem chegou a um servio de emergncia com dispneia, estridor, urticria generalizada, edema labial, de lngua e vula. Qual deve ser a primeira conduta? A) Anti-histamnico oral. B) Corticoide intravenoso. C) Aerossol com adrenrgico. D) Soluo coloide intravenosa. E) Adrenalina intramuscular na coxa.

Mdico/Clnica Geral

Conhecimentos Especficos

Pg. 11 de 12

55. Um homem de 51 anos com sobrepeso (84 Kg, 175 cm) e diabetes tipo II iniciou tratamento h 6 meses. Est fazendo dieta adequada, atividade fsica irregular e perdeu 2 Kg. Usa metformina 500mg 2 vezes ao dia. Hemoglobina A1C 10%. O que mais recomendvel associar ao tratamento e mais eficiente para reduzir a hemoglobina A1C neste momento? A) Acarbose. B) Enexatida. C) Perder mais peso. D) Insulina de ao curta. E) Insulina de ao longa. 56. Dentre os fatores nocivos a sade, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil. A) Obesidade. B) Alcoolismo. C) Tabagismo atual. D) Atividade fsica insuficiente. E) Consumo de carne com gordura. 57. Um carpinteiro se queixa de dor na regio do epicndilo lateral do membro superior direito. Qual manobra pode sugerir epicondilite lateral? A) Extenso do punho contra resistncia, com mo pronada e cotovelo a 90 o. B) Rotao externa contra resistncia do ombro abduzido em 90o. C) Abduo passiva rpida do brao, estabilizando-se a escpula. D) Extenso do antebrao contra resistncia, com cotovelo a 45 o. E) Flexo do brao contra resistncia, com mo pronada. 58. Das hepatites abaixo, qual a que tem maior potencial de evoluir para forma crnica? A) Infeco pelo vrus da hepatite B adquirida na fase adulta. B) Infeco pelo vrus da hepatite B adquirida na infncia. C) Infeco pelo vrus da hepatite C. D) Infeco pelo vrus da hepatite E. E) Infeco pelo vrus da hepatite D. 59. Um homem de 23 anos apresentou febre baixa, adinamia, anorexia intensa, nuseas e vmitos 5 semanas atrs. H trinta dias apresentou colria e acolia fecal, seguida, no dia seguinte, por ictercia. Neste momento, as aminotransferases se elevaram vinte vezes o normal. Refere promiscuidade sexual e viagens mensais para regies sem esgoto ou gua tratada. Hoje est assintomtico e as enzimas hepticas esto normais. Qual o diagnstico mais provvel? A) Hepatite C aguda. B) Hepatite A aguda. C) Hepatite B aguda. D) Hepatite por drogas. E) Hepatite por dengue. 60. Um paciente do gnero feminino, 34 anos de idade, apresenta congesto nasal bilateral h duas semanas, com secreo amarelada esverdeada. H 5 dias apresenta dor na regio maxilar esquerda e febre de 38,5oC. H trs semanas apresentou ferimento no p direito e usou penicilina oral por dez dias. Qual o tratamento recomendado, dentre as opes abaixo? A) Amoxicilina. B) Vancomicina. C) Metronidazol. D) Levofloxacina. E) Penicilina benzatina.

Mdico/Clnica Geral

Conhecimentos Especficos

Pg. 12 de 12

Potrebbero piacerti anche