Sei sulla pagina 1di 8

A GNESE

CAPTULO I Revelao Dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. As cincias, atravs das descobertas das leis naturais, so agentes reveladores. Revelao fato que no pode ser desmentido. Revelador Primrio Homem de Gnio, esprito mais vivido e experimentado que traz consigo conhecimentos acumulados durante suas existncias. Reencarnado faz os outros aprenderem mais do que j sabem. Todos os povos tiveram homens de gnio, surgidos em diversas pocas, para dar-lhes impulso e tir-los da inrcia.

INTRODUO O objetivo deste livro o estudo da gnese, milagres e predies. Regem o universo: elemento material e elemento espiritual, cuja ao simultnea resulta nos fenmenos especiais. O Espiritismo explica uma srie de fenmenos at ento incompreendidos, estudando a relao entre os mundos material e espiritual. Nas escrituras abundam tais fenmenos. O Espiritismo, portanto, explica o que se chamavam de fatos sobrenaturais. A coletividade concordante da opinio dos Espritos, passada, aos demais, pelo critrio da lgica, que constitui a fora da doutrina esprita e lhe assegura a perpetuidade.

F Religiosa No caso da f religiosa, a revelao sempre feita a homens predispostos, designados sob o nome de profetas ou messias, isto , enviados ou missionrios, incumbidos de transmitila aos homens. Profeta Elias

ensinamentos conforme o povo e a poca. O dia vir em que todas convergiro para a verdade crist. O carter essencial da revelao divina o da eterna verdade. Toda revelao eivada de erros ou sujeita a modificao no pode emanar de Deus. O Declogo ficou sempre de p, como farol da Humanidade. O Cristo fez dele a base do seu edifcio.

Infelizmente alguns falsos profetas exploram a credulidade em proveito do seu orgulho. A religio crist no foi poupada. "Levantar-se-o falsos Cristos e falsos profetas". S os Espritos puros recebem a palavra de Deus com a misso de transmiti-la. As instrues podem ser transmitidas aos homens por diversos meios: inspirao, audio da palavra, pela visibilidade dos Espritos instrutores, nas vises e aparies, quer em sonho, quer em estado de viglia. Todas as religies tiveram seus reveladores, cada qual transmitindo

O Cristo e Moiss foram os dois grandes reveladores que mudaram a face ao mundo e nisso est a prova da sua misso divina. A Revelao Esprita Mostra a possibilidade de nos comunicarmos com os seres do mundo espiritual, sua natureza, sua relao com o mundo material e o destino dos seres aps a morte. Espritos foram encarregados por Deus de esclarecer os homens acerca de coisas que eles ignoravam.

Cincia Positiva O estudo do Espiritismo foi baseado no mesmo mtodo aplicado pelas demais cincias para fatos que no tinham explicao pelas leis conhecidas; Observao, comparao e anlise; Remontagem dos efeitos s causas; Identificao das leis que os regem; Consequncias; Aplicaes

3. Espiritismo: Consolador, vida futura, progresso, causas e consequncias. Muitas das coisas que vos digo ainda no as compreendeis e muitas outras teria a dizer, que no compreendereis; por isso que vos falo por parbolas; mais tarde, porm, enviar-vos-ei o Consolador, o Esprito de Verdade, que restabelecer todas as coisas e vo-las explicar todas. (S. Joo, caps. XIV, XVI; S. Mat., cap. XVII.)

A teoria que veio subseqentemente explicar e resumir os fatos. O objeto especial do Espiritismo o conhecimento das leis do principio espiritual, tendo como aliado o conhecimento das leis materiais. Elemento material e elemento espiritual, esses os dois princpios, as duas foras vivas da Natureza. Pela unio indissolvel deles, facilmente se explica uma multido de fatos at ento inexplicveis. O fato de o homem poder se comunicar com os Espritos traz consequncias vrias para o comportamento, costumes e hbitos da sociedade. As trs revelaes: 1. Moiss: Deus nico; f; leis sociais. 2. Jesus: Deus bom; salvao pelo amor ao prximo.

Revelaes so feitas na medida em que o conhecimento do homem est a altura de compreend-las. Por esse motivo, Jesus no pode revelar tudo na poca, pois pareceriam absurdas. O Espiritismo parte dos ensinamentos do Cristo. Revela a existncia da vida aps a morte, a relao com o mundo invisvel. Define a ligao entre corpo e alma. Ajuda a compreender melhor a justia de DEUS. Explica que os sofrimentos so temporrios e que faz

parte do progresso at a angelitude atravs das inmeras existncias. Todas as almas so criadas iguais, partem do mesmo ponto e atravs de seu livre arbtrio chegam mais ou menos rapidamente perfeio. Deus no criou nenhuma alma mais privilegiada que outra. Ningum est fadado ao mal, demnios so apenas Espritos ignorantes no bem.

Pela reencarnao, o home passa a ser solidrio com o passado e o futuro, as relaes so estabelecidas e se perpetuam. O homem passa a ser responsvel pelas suas aes, no ficando impune o mal, e aprimorandose no bem. O homem poder renascer com outra raa, sexo ou profisso, passando por experincias necessrias ao entendimento de vrias situaes. O homem aprende a dar valor fraternidade universal, igualdade de direitos. Temer encontrar aqueles a quem feriu e se alegrar em rever aqueles a quem amou. Com a preexistncia, o homem traz, ao renascer, o grmen das suas imperfeies, dos defeitos de que se no corrigiu e que se traduzem pelos instintos naturais e pelos pendores para tal ou tal vcio. Cada existncia lhe oferece os meios de se redimir pela reparao e de progredir. Aquele que progrediu moralmente traz, ao renascer, qualidades naturais, como o que progrediu intelectualmente traz idias inatas. Semeia-se corpo natural, ressuscitar corpo espiritual. Se h corpo natural, h tambm corpo espiritual 1 Corntios 15:44

Atravs das relaes com aqueles que j deixaram a Terra, possvel conhecer as consequncias dos atos bons ou maus praticados, a solidariedade entre vivos e mortos, enfim ter a certeza da vida futura. O sofrimento cessa com o arrependimento e a reparao, sendo irracional admitir penas perptuas ou destinaes ao fogo do inferno. A pluralidade das existncias explica as aparentes desigualdades, a diferena das condies entre os seres humanos, revelando a necessidade do progresso.

O Espiritismo demonstrou a existncia do perspirito, como Paulo j havia mencionado.

Dessa forma, nos aproximamos mais do Cristo, pois compreendemos melhor suas lies divinas. O Esprito da Verdade traz com ele a consolao prometida por Jesus, pois temos agora esperanas e certeza no futuro, temos tambm a certeza de a quem amamos iremos reencontrar, tambm sabemos que as experincias adquiridas no presente sero uteis no futuro. Os sofrimentos so passageiros e fazem parte de nosso progresso. "Nos ltimos tempos, disse o Senhor, derramarei o meu esprito sobre toda a carne; os vossos filhos e filhas profetizaro, os mancebos tero vises, e os velhos, sonhos." (Atos, cap. II, vv. 17, 18.). O consolador, diferentemente dos outros dois reveladores, tem carter coletivo e descentralizado, abrangendo vrias partes do planeta.

O estudo do perspirito revela uma srie de fenmenos at ento inexplicveis, milagres. Atravs do estudo dos fluidos espirituais, explica-se o sonambulismo, a dupla vista, a prescincia, as obsesses e tantos outros fenmenos regidos pelas leis naturais. Milagres, maravilhas e sobrenatural deixam de fazer parte do nosso vocabulrio. O Espiritismo vem a afirmar o evangelho, trazendo a tona fatos que na poca no poderiam ser explicados pela condio intelectual do homem.

As duas primeiras revelaes tinham carter mais impositivo e aceitao pela f. O Espiritismo veio numa poca de questionamentos e uso da razo. A cincia fruto de observaes sucessivas, partindo de um ponto conhecido para chegar ao desconhecido. Assim ocorre n Espiritismo. H questes que no podem ser resolvidas prematuramente. Destaca-se que o Espiritismo teve um desenvolvimento bem mais rpido de as demais cincias, visto a manifestao numerosa dos Espritos que ajudaram a formar um contedo conciso e harmonioso em apenas alguns anos. Solidariedade cooperativa, de vrios participantes com informaes comprovadas uns pelos outros. As descobertas cientficas nada mais so do que desvendamentos das leis de Deus, descartando aquilo que vem da cabea do prprio homem. O homem concorre para a revelao dos Espritos uma vez que atravs das observaes, utilizando sua inteligncia, faz dedues, tira concluses, descobre novas leis, sem aceitar coisas de olhos fechados.

O que o ensino dos Espritos acrescenta moral do Cristo o conhecimento dos princpios que regem as relaes entre os mortos e os vivos. O Espiritismo auxilia o homem a praticar o bem por convico e no mais por dever.

Espritos mais ou menos evoludos se manifestaram sobre a doutrina. Cabe a ns discernir o que bom ou mau para nosso aprendizado. Livres dos entraves da matria, os Espritos gozam de uma maior percepo sobre os assuntos. No havendo interesse sobre nomes ou posies, refletem sobre seus erros e acertos, estudam e tem condies de nos ensinar.

CAPTULO II Existncia de Deus Causa primria de todas as coisas, base da criao. Observando-se os efeitos que se chega s causas. Nem tudo que existe pode ser visto. Axioma: Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. Por exemplo, uma obra de arte no pode ser produto do acaso.

As obras da natureza tm sua base em determinadas leis, como por exemplo, gravidade, atrao e repulso molecular, calor, eletricidade, luz, umidade, etc. Assim as plantas crescem, os planetas gravitam. As foras orgnicas da Natureza so puramente automticas.

Essas foras so postas em ao, distribudas, apropriadas s necessidades de cada coisa por uma inteligncia que no a dos homens. o que ocorre com o mecanismo do Universo: Deus no se mostra, mas se revela pelas suas obras. Da natureza divina Se dentre um grupo de selvagens encontrarmos uma mquina ou um objeto mais desenvolvido porque por ali passou uma inteligncia maior. Similarmente se observarmos as obras da Natureza, a providncia, deduzimos que no foi homem que as produziu, mas uma inteligncia Superior. A essncia divina s conhecida pelos Espritos puros, mas ao homem possvel conhecer seus atributos utilizando seu raciocnio.

Potrebbero piacerti anche