Sei sulla pagina 1di 13

POR QUE OS JUDEUS NO ACREDITAM EM JESUS?

Uma resposta judaica messinica


www.haazinu.com.br

Circula pela Internet um artigo do Rabino Shraga Simmons (Aish.com), onde se apresentam os pontos pelos quais, segundo o mesmo, os judeus no acreditam em Jesus. Este artigo uma resposta Judaica Messinica aos argumentos propostos pelo referido artigo.

Entre o Judasmo e o Cristianismo Qualquer judeu que comece a ler os escritos do chamado Novo Testamento, perceber (apesar de alguma adies crists posteriores anti-semitas, substitucionistas e trinitarianas), que se trata de escritos judaicos, falando sobre problemas judaicos sobre a relao judeus-gentios. No se fala em Cristianismo, e sim em Judasmo. No so uma instituio chamada Igreja Catlica (como surge no inicio do sculo II, com o bispo gentio Incio de Anquioquia), e sim uma seita (partido) do Judasmo. A seita dos Notzrim (Nazarenos At 24.5) ou seita do Netivyah (Caminho de Dus At 18.27; 22.4; 24.14). Alm de judeus, todo os primeiros discpulos do Rabi Yeshua HaNotzri eram zelosos da Tor (At 21.20). E mesmo o to mal interpretado Rav Shaul (a quem por convenincia voclica, os gentios chamavam de Paulo), era zeloso da Tor e jamais pregou contra a mesma (At 21.20-24). O que Rav Shaul condena o legalismo e a idia de que praticas exclusivamente rabnicas (Obras da Lei Maassei HaTor) fazem com que o judeu se torne justo.
O mais estranho que nas fontes rabnicas primitivas, at o fim do sculo II, nada se diz contra a pessoa de Jesus ou contra a f que ele fizera surgir. At mesmo o argumento de que ele era um feiticeiro s aparece mais tarde (Mt 12.24 e trechos paralelos no parecem ser decisivos). Antes somos informados apenas de que alguns rabinos se opuseram ao exorcismo em seu nome (FLSSER, 2002, p. 185)

Mesmo quando o Cristianismo surgiu, provavelmente como resposta s medidas ofensivas do Beit Din de Yavne em relao comunidade messinica, entre o final do sculo I e incio do II (e que cedo se ramificou em muitos grupos distintos), os judeus que criam em Yeshua o rejeitaram radicalmente, como a prpria historia do Cristianismo testemunha:
"Mas estes sectrios... no se chamavam de cristos - mas de 'nazarenos'... contudo, so simplesmente judeus completos. Eles no s usam o Novo Testamento como tambm o Antigo Testamento, como o fazem os judeus... Eles no possuem diferentes idias, mas confessam tudo exatamente como a Tor descreve e na forma judaica - exceto, porem, por sua crena no Messias. Pois eles reconhecem tanto a ressurreio dos mortos quanto a criao divina de todas as coisas, e declaram que D'us Um, e que Seu Filho Yeshua o Messias. Eles so bem treinados no hebraico. Pois dentre eles a Tor inteira, os Neviim (Profetas) e... os Chetubim (Escritos)... so lidos em hebraico, como certamente o so entre os judeus. Eles so

diferentes dos judeus, e diferentes dos cristos, apenas no seguinte: Eles discordam dos judeus porque chegaram f no Messias; mas como eles ainda esto na Tor - circunciso, o Shabat, e o restante - eles no esto de acordo com os cristos... eles no so nada mais do que judeus... Eles possuem as Boas Novas de acordo com Mattityahu completamente em hebraico. Pois est claro que eles ainda preservam-nas no alfabeto hebraico, tal qual foram escritas originalmente." (Epifnio; Panarion 29)

Ou seja, em relao ao Cristianismo (que tem origem fora da Comunidade Judaica) o artigo do Rabino Shraga Simmons est correto. Os judeus fieis Dus sempre rejeitaram, e sempre rejeitaro o Cristianismo, pois o mesmo no adequado para judeus. E justamente neste ponto que reside o problema, pois Yeshua e seus discpulos no criaram o Cristianismo 1. Yeshua e seus discpulos pregaram o Judasmo! Eles no fundaram uma religio. Era o mesmo Judasmo que seus contemporneos! Entretanto haviam podres no Judasmo Antigo que precisavam ser denunciados, haviam mentiras que precisavam ser erradicadas, haviam idias estranhas Tor que precisavam ser rejeitadas. E isso o que o Judasmo pregado por Yeshua e seus Shelichim fez, buscar a restaurao do Judasmo pregado por Moshe, Ezra e os profetas. Como vemos, o Judasmo Antigo (que no igual ao Judasmo Ortodoxo Moderno em muitos pontos) no fez oposio radical aos judeus messinicos (termo moderno para designar os da ramificao do Judasmo que cr em Yeshua). Grande parte destes eram fariseus, rabinos de destaque. E no eram poucos, pois entre o final do sculo I e o incio do sculo II, chegaram mesmo a propor a incluso de um evangelho no cnon oficial da Bblia Hebraica (BRUCE, 1990, p.133). Fica claro, portanto, que o Cristianismo no a f dos discpulos de Yeshua, e sim uma f posterior que, embora guarde vestgios e essncias da pregao dos discpulos, nasceu num contexto gentlico e em geral (embora no em absoluto) anti-semita. Yeshua e seus discpulos ensinavam o Judasmo. Freqentavam as Sinagogas Judaicas, estudavam e praticavam a Tor, viviam a f dada por Dus por meio de Moiss. Tanto eram zelosos da Tor e das boas tradies, que at o final do sculo II, no h absolutamente nada contra os mesmos nas fontes rabnicas. Este o testemunho do Judasmo a respeito destes judeus, falsamente acusados pelo Judasmo Moderno de abandonar o Judasmo.

Refutao dos Argumentos Equivocados

1. JESUS NO PREENCHEU AS PROFECIAS MESSINICAS Para comearmos a conversa, bom destacar de inicio que as fontes rabnicas antigas concordam com praticamente todas as citaes das profecias feitas
1

Embora se sendo corrigidos os equvocos teolgicos e removendo razes pags, seja uma forma de prtica religiosa legtima e perfeitamente cabvel para os discpulos gentios, pois estes no tem compromisso com a Tor integral.

nos escritos da Brit Chadasha (Novo Testamento). Esta a parte que os rabinos ortodoxos no gostam de citar: que a tradio judaica tem margem para a apologia do Judasmo Messinico como legitima ramificao do Judasmo, incluindo suas alegaes sobre o Mashiach. Se examinarmos as passagens do Tanach (equivocadamente chamado de Antigo Testamento pelos cristos) apontadas como messinicas, contaremos mais de 456. E a aplicao messinica das mesmas apoiada por mais de 558 referncias nos escritos rabnicos mais antigos... Todas as principais suposies da Brit Chadash referentes ao Mashiach so amplamente apoiadas pelas declaraes rabnicas! O que a Tor diz, e o que os rabinos entendiam sobre a natureza da manifestao do Messias? Daniel (7.13,14) diz:
Eu estava olhando nas minhas vises da noite, e vi que vinha nas nuvens do cu um como o filho do homem. Ele se dirigiu ao Ancio de Dias, e o fizeram chegar at ELE. Foi-lhe dado o domnio, a honra e o reino; todos os povos, naes e lnguas o adoraram. O seu domnio um domnio eterno, que no passar, e o seu reino o nico que no ser destrudo.

Mas Zachariah (9.9) diz:


Alegra-te muito, Filha de Sio! Exulta, filha de Jerusalm! V! O teu rei vir a ti, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho , filho de jumenta.

Mas isso parece uma contradio! Como? Rabi Yehoshua Ben Levi tambm percebe tal contradio, e procura a soluo do mistrio (TB Sanhedrin 98a):
Rabi Alexandre disse: Rabi Yehoshua Ben Levi apontou uma contradio. Como est escrito, em seu tempo [o Messias vir], enquanto tambm est escrito, Eu [o Senhor] apressarei isto! se eles merecem, Eu apressarei isto: se no, [Ele vir] no seu devido tempo. Rabi Alexandre disse: Rabi Yehoshua ops dois versos: como est escrito: E vede, um como o filho do homem sobre as nuvens do cu enquanto [de outro modo] est escrito: [vede, Seu Rei vem a ti] humilde e montado sobre um jumento se eles merecem, [Ele vir] nas nuvens do cu; se no, humilde e montado sobre um jumento.

Como vemos isso uma questo levantada no Judasmo. Estas manifestaes do Mashiach so denominadas no Judasmo Antigo como Mashiach BenYossef e Mashiach Bem-David. Isso no cristo! Isso Judasmo. E exatamente por isso, um judeu que cr que em Yeshua como Mashiach, continua tendo uma f plena e puramente judaica. Ento Yeshua cumpriu tudo que o Mashiach deveria atingir? Como Mashiach Ben-Yossef, sim! Cumpriu como nunca em toda a histria do povo judeu, qualquer candidato Mashiach conseguiu cumprir. Como podemos ver o argumento moderno de que as citaes apontadas como messinicas no Tanach so equvocos de interpretao, no eram vistas desta

forma pelos antigos rabinos, guardadores da legtima tradio judaica, que usavam o mesmo mtodo (judaico) presente nos escritos da Brit Chadash. Se ignorncia ou hipocrisia de muitos rabinos em relao a estas coisas, no podemos afirmar. Entretanto temos rabinos ortodoxos, como Jacob Neusner, que mesmo sem crer em Yeshua, reconhece a plena judaicidade dos Escrito da Brit Chadash, bem como a autenticidade judaica do Midrash usado na mesma (NEUSNER, 1993). Como sabemos o PARDES a tradicional exegese rabnica desde tempos antigos, e os rabinos que negam o PARDES, negam a legtima tradio judaica, e por conseqncia, negam o autntico Judasmo. Recomendo aos judeus que desconhecem o PARDES, que faam uma pequena pesquisa sobre o mesmo antes de criticar os judeus que crem em Yeshua. Neste ponto, concordamos plenamente com a afirmao O fato histrico que Jesus no preencheu nenhuma destas profecias messinicas, pois os quatro pontos que o Messias deveria atingir (conforme o referido artigo) dizem respeito vinda de Mashiach como Ben-David, e no como Ben-Yossef. Isso obviamente no causava nenhum espanto entre os antigos rabinos, pois embora no crendo em Yeshua, criam nas mesmas profecias, conforme a mais pura tradio rabnica.

2. CRISTIANISMO CONTRADIZ A TEOLOGIA JUDAICA Embora seja difcil dizer Cristianismo (o certo seria dizer Cristianismos, mas isso causaria ainda mais confuso), devido pluralidade de crenas e prtica que envolveu a nomenclatura no decorrer dos sculos, consideremos as crenas comuns aos grupos como sendo o Cristianismo. Assim considerando, neste ponto concordamos parcialmente com o referido autor, pois o CRISTIANISMO, de fato, contradiz muitos pontos fundamentais da teologia judaica. Mas tambm no podemos negar que ele guarda muitos pontos da teologia judaica abandonados pelo Judasmo Moderno. Entretanto, independente destas questes, como j explicamos, os judeus messinicos surgiram antes do Cristianismo e no tem, nem nunca tiveram qualquer relao direta com a origem e institucionalizao do mesmo. O que o Cristianismo estabeleceu em seus Conclios, Credos, Confisses, ou o que quer que seja no tem absolutamente nada a ver com o Judasmo Messinico. a - D'us em trs? O problema aqui justamente que os escritos da Brit Chadasha no afirmam que exista uma trindade. O texto citado sobre o Pai, o Filho e o Esprito Santo (Mt 28.19), segundo o brilhante pesquisador judeu, David Flsser, uma incluso feita por Eusbio na tradio textual, forada pela Igreja Catlica (fundamentalmente por meio de Atansio), por ordem de Constantino (FLSSER, 2001, p. 156). Assim como este texto, todas as referncias onde se defende a trindade nos escritos da Brit Chadasha (NT) so adulteraes de

cdices catlicos ou so equvocos de interpretao por se ignorar o contexto judaico. Interessante que a prpria Igreja Catlica antes do Conclio de Nicia, de forma geral, no cria na trindade. Segundo o telogo judeu Richard Rubenstein, rio contava com o suporte de quase todos os bispos orientais, inclusive com aqueles que tinham a reputao telogos renomados (RUBENSTEIN, 2001, p. 87). Com isso vemos que os trezentos bispos reunidos por Atansio para afirmar a deidade de Jesus no eram to significativos como afirma a Igreja Catlica, pois quase todos os bispos eram contrrios Doutrina da Trindade. Para melhor entendimento, leia Quando Jesus se tornou Deus de Richard Rubenstein. bom destacar aqui um texto muito citado e muito pouco entendido: No princpio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus (Jo 1.1). Mas para evitar equvocos, passemos para uma linguagem mais judaica: No princpio era o Memra, e o Memra estava com Elohim, e o Memra era Elohim. Se entendemos como os antigos rabinos entendiam o Memra, no h qualquer trindade aqui. A voz, a palavra de Elohim vertida para o aramaico como Memra pelos antigos rabinos. Sempre aparece na Tor: A Memra de Yah falou a Mosh. Mas no era Dus que falava com Mosh? Ento a Memra de Yah, era Yah falando. Mas a Memra de Yah estava com Yah, e no era a mesma pessoa, ou o mesmo ser. A Memra de Yah falava em nome de Dus, a Memra de Dus falava sua vontade, portanto quando ouvamos a Memra, ouvamos Dus. Isso todos os antigos rabinos sabiam, entendiam, e ensinavam. Esta representao no trindade, e sim um conceito conhecido no Judasmo Antigo. Yohanan simplesmente diz o que todos os antigos rabinos diziam, que o Mashiach o Memra de Yah. Isso no contradiz o Shem e ainda confirma a Tor e o Tanach: Mas em Memra de IHVH toda a descendncia de Israel ser justificada. (Targum Yonatan para Isaas 45:25) Para decepo dos trinitarianos, o prprio Yeshua afirmou que a vida eterna esta: que conheam a Ti, [oh Pai], o nico Dus verdadeiro, e a Yeshua HaMashiach, a quem enviaste (Jo 17.3). Quando se diz nico, exclumos todos os outros! Entretanto, se por um lado o Trinitarianismo Popular corre srios riscos de idolatria, por outro lado o Trinitarianismo Histrico (embora bastante distinto do Judasmo e estranho ao mesmo), no pode ser considerado idlatra dentro da teologia judaica.
As Doutrinas da Encarnao e Trindade so descritas no pensamento judeu como Shittuf: participao ou associao. O cristianismo visto como ensinando que Yeshua participa da divindade que por direito pertence somente a Deus (i.e. na terminologia crist, somente a Deus Pai); um ser humano erroneamente elevado posio de Deus e como tal venerado. Na Idade Mdia, as opinies entre os escritores judeus dividiram-se entre isto constituir ou no idolatria; hoje com certas excees, os pensadores judeus concordam em que Shittuf no impede o cristianismo de se uma religio monotesta, no-idlatra (STERN, 1989, p. 85)

b - Um homem como deus? O que os cristos acreditam ou deixam de acreditar, diz respeito a eles. Yohanan (Joo) transcreve a palavra de Yeshua: Eu e o Pai somos um (Jo 10.30). Qual o problema? No casamento no se diz que o homem e a mulher se tornam um? E os dois deixam de ser distintamente quem so? Yeshua est dizendo que ele e o Pai so um no propsito, pois o Filho revela em suas prticas, a vontade do Pai. Isso no trindade! Mais interessante ainda que um pouco adiante no livro, Yeshua diz ora para que aqueles que crerem nele sejam UM com o Pai assim como Ele um (Jo 17.20, 21). Ento temos uma trindade de milhares ou milhes? Acho que temos um grande equivoco interpretativo aqui. Quando Yeshua acusado de se fazer Dus, ele responde num contexto puramente do Tanach, citando Tehilim (82), onde os juizes so chamados de Elohim. Esto exercendo um atributo de Elohim (julgar) e so chamados de Elohim. Isso no os torna Adonai Elohenu, ou torna? Ser divino possuir atributos divinos, que vem de HaShem. O Mashiach uma Emanao do Eterno, e no propriamente o Eterno. c - Um intermedirio para a orao? Confessar para padres algo exclusivamente catlico, e jamais existiu tal coisa no Judasmo pregado pelos discpulos de Yeshua. Ento no precisamos nem argumentar a respeito. J a citao ningum vem ao Pai a no se por mim, uma citao que deve ser entendida dentro de seu contexto. Se Yeshua era o Memra de Yah, ento suas palavras eram os ensinos da Tor. Ele diz: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6). Mas ns sabemos que a prpria Tor se diz Caminho, Verdade e Vida. Ento o que ele queria dizer? Simplesmente: Eu sou a encarnao da Tor, eu sou a Tor encarnada. E isso algo bem conhecido no Judasmo Antigo. Ento em outras palavras Yeshua esta dizendo: ningum vem ao pai a no ser por sua Tor, e eu ensino com fidelidade Tor. E mais, eu fui a voz e palavra de Dus ao dar a Tor no Sinai. Nenhum de vocs ir ao Pai a no ser por meio do que o Pai falou por meio de mim. Mas apesar desta citao ser inexata, existe mediao em alguns casos. O Dr. David Stern afirma:
Os judeus supem que so crists as idias de reparao vicria e mediao entre Deus e o homem, mas so totalmente judaicas, ilustradas no Tanakh pelos sacrifcios de animais e os sacerdotes respectivamente. (STERN, 1989, p. 89).

Yeshayahu diz: Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Dus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que no vos oua (Is 59.2). Se h pecado, e no h acesso, h necessidade de um mediador, que remova o pecado e libere o acesso ao pai. Ento por meio desta mediao que dito: "D'us est perto de todos que clamam por Ele"

(Tehilim 145:18). Pois, como estaria perto quando h iniqidade? Podemos ento chamar de idolatria um conceito judaico que tem suas razes no Tanach? No Machzor, no servio de Mussaf para Yom Kippur, lemos uma orao conhecida como Az Milifnei Brechit, onde se diz:
Fomos exilados de nossa terra e removidos para longe do nosso solo natal por causa dos nossos pecados. Agora no podemos desempenhar nossas atividades na Casa que escolheste e no esplendoroso e santo Templo, sobre o qual o Teu Nome foi evocado, por causa da mo que estava estendida contra o Teu Santurio. Nosso justo Messias afastou-se de ns; o horror tem se apoderado de n e no temos quem nos justifique. Ele suportou o jugo de nossas iniqidades e nossas transgresses e ferido por nossas transgresses. Ele leva os nosso pecados sobre seus ombros para obter perdo das nossa iniqidades. Seremos curados por suas feridas quando o Senhor o fizer uma nova criao. Oh, Senhor, levanta-o dede Seir, para congregar-nos mais uma vez sobre o Monte do Lbano, pela mo de Yinon

Segundo o Talmud (TB Sanhedrin 98b) Yinon um nome do Messias. Ser que o Judasmo no cr na mediao? Ou ser que os rabinos modernos querem que ele no creia? O Machzor (conferir o Machzor Rosh HaShanah e Yom Kippurim, publicado pela Hebrew Publishing Company, NY), agora na parte referente ao Rosh HaShan, ainda conta com outra orao que aponta para outro nome do Messias:
Que seja agradvel na Tua presena que o tocar (do Shofar) que tocamos... Seja aceito pela mo de Eliyahu, cuja memria seja abenoada pela mo de Yeshua, o prncipe da Face (presena)... Bendito s Tu, Senhor das Misericrdias

Durante sculos os judeus ortodoxos tem feito esta orao. E muitas outras semelhantes a estas so feitas. O Judasmo no cr em mediao? Ento no estamos falando do Judasmo do Talmud, nem do mesmo Judasmo do Sidur, nem do Machzor e muito menos do Judasmo da Tor e dos Profetas. d - Envolvimento no mundo fsico Neste ponto no precisamos argumentar, pois Judasmo Messinico Judasmo. O argumento aqui contra um conceito exclusivamente do Cristianismo. Os conceitos do Tanach devem ser mantidos na Brit Chadasha, pois a Brit Chadasha nada mais que a Tor escrita nos coraes (Jr 31.31 ss).

3. JESUS NO PERSONIFICA AS QUALIFICAES PESSOAIS DO MESSIAS Sabemos que os conceitos de Messias no eram uniformes no decorrer da histria do Judasmo e que o conceito atual de Messias no Judasmo Ortodoxo desenvolveu-se com objetivo de refutar a messianidade de Jesus (no digo

Yeshua, pois no sculo I e II, quando Yeshua era anunciado dentro do Judasmo, no havia este problema entre os judeus). Entretanto, alguns pontos originais foram mantidos no Cristianismo, embora em uns pouco e outros mais distorcidos. E estes ganharam opositores dentro do Judasmo. Estes opositores mudaram o conceito de Messias que existia no Judasmo Antigo, que ainda era pregado mesmo na era talmdica, como podemos verificar ao ler tratados como o de Sanhedrin. a - Messias como profeta Quem define o tempo da Profecia Dus e no o povo. Se algum apresentar as qualificaes de profeta, este algum um profeta independente de interpretaes equivocadas feitas por algum Rabino. Bem afirmou Maimnides que H tantas opinies diferentes sobre Profecia, como a respeito da Eternidade ou No-Eternidade do Universo (MAIMONIDES, 1995, p. 13). Assim sendo o que vai alm da Tor no pode ser afirmado categoricamente como sendo a posio oficial do Judasmo. Na Tor Dus afirma que levantaria um profeta semelhante Moshe dentre seus irmos (Dt 18.15). Isso significa que a profecia de Mashiach deve ser como a de Mosh e no como a dos profetas nos quais Dus fala por viso ou sonho (Nm 12.16).
Qual a diferena entre a profecia de Moiss e a dos outros profetas? Em todos os [outros] profetas [um discernimento divino lhe concedido] num sonho ou viso. Moiss, nosso mestre, se encontrava desperto quando profetizava, como est escrito [Nm 7.89]: Quando Moiss entrava na tenda da Assinao para falar com Ele [Dus], ouvia a Voz falar com ele [...] Todos os outros profetas no podem profetizar quando querem. Moiss, nosso mestre, era diferente. Quando desejava, o Esprito Sagrado o envolvia, e a profecia recaia sobre ele. Ele no precisava se concentrar nem se preparar [para a profecia], porque [sua mente] estava centrada e pronta [para apreciar a verdade espiritual] como os anjos. (MAIMONIDES, 1995, pg. 35, 36)

Mas como sabemos ser algum um profeta? Quais as qualificaes? Maimnides explica:
Nem todos os que realizam prodgios ou milagres devem ser aceitos como profetas: apenas aquele indivduo que j sabemos de antemo ser capaz para a profecia; i.e., sua sabedoria e suas [boas] aes superam as de todos seus contemporneos. Se ele segue os caminhos da profecia em santidade, separando-se dos assuntos mundanos, depois realiza um milagre ou prodgios e afirma que foi enviado por Dus, uma mitzv escuta-lo, como [Deuteronmio 18.15] est escrito: A ele ouvireis (MAIMONIDES, 1995, p. 37)

No h acusaes contra Yeshua at o final do sculo II nas fontes rabnicas, e isso por si j serve por testemunho a seu favor. Sua sabedoria era e notavelmente reconhecida, bem como suas boas aes. Sua prtica da Tor era condenada por fariseus hipcritas, e no pelos fariseus idneos. O prprio

Rabban Gamaliel, neto de Hillel, no se manifestou contra o Judasmo ensinado por Yeshua e vivido por seus discpulos (At 5.34-40). Yeshua tinha todos o requisitos para ser um profeta, e isso s pode ser negado por algum que nunca o estudou com sinceridade. b - Descendente de David Ainda que se diga que o Messias deve ser descendente de David pelo lado paterno, isso no apresenta qualquer problema. Nunca houve no Judasmo Antigo qualquer oposio ao fato de Yeshua ser da Casa de David, e muito pelo contrrio, segundo Joseph Klausner e muitas outras autoridades, a expresso Mecurav LeMalchut aplicada a Yeshua no Talmud demonstra que ele era da Casa de David. O fato de uma virgem conceber foi indagado pela prpria Miriam (Maria), quando noiva de Yossef (Lc 1.34) e o anjo disse que para Dus nada impossvel (Lc 1.37). Em tempos modernos onde existe a inseminao artificial no deveria causar espanto o fato de uma virgem conceber e dar a luz. Os gens de Yossef certamente foram transportados pelo Ruach HaKodesh para o ventre de Miriam. Assim sendo, Yeshua era filho de Yossef, e descendente do lado paterno de David. Em Mattityahu (Mt) est sua genealogia natural, e em Lucas por levirato, como era feito no Templo de Jerusalm. Por volta do ano 200, Sextus Julius Africanus informa que eram "mantido guardados os registros da genealogia da famlia de Davi com muito cuidado na cidade de Nazar (Histria da Igreja 1.7.14). Estes registros eram iguais aos do Templo e certamente muitos, seno todos os inimigos de Yeshua tiveram acesso aos mesmos, pois que prova melhor podemos querer contra um candidato Mashiach que no pertencer legitimamente Casa de David? Mas nada se testemunha contra tal fato: Yeshua era da Casa de David. c - Observncia da Tor A no ser com equvocos de interpretao ou adulteraes em manuscritos, os escritos da Brit Chadasha no contradizem a Tor e nem afirmam que a Tor no se aplica mais. O ponto em questo o que o Cristianismo (como instituio) fez com a Brit Chadasha, e no o que ela por si mesma. Pesquisadores judeus como David Flsser, Joseph Klausner, Geza Vermes, Yehuda Liebes, Shmuel Safrai e outros que realizaram trabalhos excepcionais sobre a tica judaica do Novo Testamento, removendo muito do lixo que se acumulou no decorrer dos sculos. Pesquisadores excepcionais como o Rav Joseph Shulam, do Netivyah Bible Instruction Ministry Jerusalm, certamente podem esclarecer facilmente todos os pontos controvertidos e mal interpretados. Yeshua nunca foi acusado de violar a Tor nos primeiros sculos, ento, qual autoridade rabinos posteriores que se defendiam do Cristianismo (e no do Judasmo Messinico) tem para testemunho? Examinem corretamente a Brit Chadasha e vero que Yeshua cumpriu e ensinou cumprir a Tor em sua forma mais pura e inequvoca.

4. VERSCULOS BBLICOS "REFERINDO-SE" A JESUS SO TRADUES INCORRETAS Nas Bblias Crists h certamente muitas tradues incorretas. Mas isso no pior que os erros e inseres nas tradues Judaicas tradicionais. Textos onde todas as fontes rabnicas antigas atestam um sentido so traduzidos de forma claramente errada ou com interpolaes estranhas, simplesmente para refutar as possibilidades de uma messianidade de Yeshua. a - Nascimento virgem A crena de que o Messias nasceria de uma virgem no crist, mas exclusivamente judaica. Em 250 AEC os 72 sbios rabinos que traduziram a Bblia Hebraica para o grego (LXX, a Septuaginta) verteram almah do hebraico para parthenos, que significa virgem. Isso exatamente porque compreenderam que o aspecto da profecia onde almah significava mulher jovem em idade de casamento j havia se cumprido, e agora esperavam pelo seu cumprimento mais profundo: o nascimento do Messias. O fato de muitas tradies antigas falarem sobre um nascimento virginal de um filho de Deus no atesta uma influncia e sim uma revelao original que se deturpou entre os outros povos. A idia pag mostra um background onde se esperava universalmente um redentor. Um que j havia sido prometido no den como descendente da mulher (Bereshit, Gn 3.15). b - Crucifixo O versculo em Tehilim 22.17(6), onde se diz "Eles furaram minhas mos e ps" tem sua originalidade atestada pela LXX (cujo texto base 1.200 anos mais antigo que o Massortico) e pelos manuscritos do Mar Morto (100 AEC). De acordo com os Rolos do Mar Morto a palavra hebraica no salmo kaaru (atravessar) e no kaari (como um leo). Igualmente a Peshita Aramea confirma o mesmo texto, no deixando margem para um equivoco. c - Servo sofredor Novamente o conceito judaico, e no cristo. Todos os rabinos antes de Rashi interpretam Yeshayahu (Is) 53 como se referindo fundamentalmente ao Messias. Mesmo no captulo 52, o Targum de Yonathan (sculo IV) afirma: "Eis, meu servo o Messias". Um dos grandes problemas em interpretar o texto como se referindo a Israel, que Israel citado no texto e o servo sofredor uma terceira pessoa no mesmo. At mesmo Maimnides aplica o texto ao Messias, e certamente fundamentado no Talmud:
Messias qual seu nome? Os Rabinos dizem, "leproso"; aquele da casa de estudo. (Rabino Yehuda Hanassi, o autor do Mishn, 135-200): seus alunos disseram o nome do Messias "Cholaja" (o enfermo), porque diz; "certamente carregou nossas enfermidades..." (Isa.53,4). (TB Sanhedrin 98b)

Resumindo: o Judasmo cr que Yeshayahu 53 diz respeito ao Messias, e todos os rabinos antes de Rashi jamais afirmaram o contrrio. No somente este texto, mas praticamente todos os indicados pela Brit Chadasha como messinicos, e chamados de equvocos pelo Judasmo Moderno. Se os rabinos modernos decidiram mudar a f que recebemos por tradio de nossos pais, que pelo menos no menosprezem aquilo que recebemos dizendo no ser Judasmo.

5. A CRENA JUDAICA BASEADA NA REVELAO NACIONAL Com milagres ou sem milagres, a tradio judaica testemunha a existncia de Yeshua (embora de forma codificada e muitas vezes ofensiva). Os registros de seus discpulos podem ser confirmados por estudos de crtica textual, e so claramente judaicos. Eram amplamente conhecidos por judeus, no s em Israel, como na dispora no sculo I. Um charlato no teria gerado uma gerao de discpulos zelosos da Tor (At 21.20), mas ao contrrio, teria gerado iniqidade no meio do povo. Se ensinar contra os abusos rabnicos da poca fazia de Yeshua um perversor, todos deveriam ser perversores no Judasmo moderno hoje, pois continua havendo muito abuso pelos rabinos que se dizem guardadores da tradio judaica legitima. Yeshua foi conhecido e reconhecido em todo Israel, e sua influncia foi muito grande. Ele revelou-se nacionalmente, e foi reconhecido por muitos. Embora no para os que tinham ganncia pelo poder e desejavam dominar as pessoas. Sem fora e sem poder, Yeshua ganhou multides que no s sofreram perseguio por levar sua mensagem como chegaram a morrer por ele. Sinceramente, ningum morre por uma mentira. Ainda mais quando no ganha absolutamente nada, nenhum benefcio, com isso. A crena judaica baseada na revelao nacional? Concordamos plenamente! E segundo esta crena que Yeshua se manifestou na terra de Israel, entre seus irmos israelitas.

6. JUDEUS E GENTIOS O referido artigo diz: O Judasmo no exige que todos se convertam religio. Exatamente! E foi exatamente isso que se discutiu no Beit Din dos Shelichim de Yeshua em Jerusalm, meados do I sculo EC. Segundo o Rav Joseph Shulam, originalmente as leis noticas eram apenas 3 mitzvot, e posteriormente que foram aumentadas para 7, pela halach rabnica. Em Atos 15 encontramos 4, pois as outras 3 j eram seguidas entre os gentios a quem foi dirigida a orientao. Entretanto no decorrer das Epstolas vemos o testemunho das Sheva Mitzvot B'nei Noach. exatamente sobre esta no necessidade converso ao Judasmo que Rav Shaul (chamado entre os gentios de Paulo) fala na carta a certos proslitos na Galcia (muito mal interpretada por quase todos). Ele diz abertamente que a

vida no Olam Hab independe de ser judeu ou gentio. E mesmo o judeu deve agir dentro da legalidade, porm sem legalismo, para no invalidar a graa de Dus. A converso pregada pelos discpulos aos gentios era uma converso Dus e no ao Judasmo. Os judeus deveriam permanecer como judeus, vivendo a Tor e mantendo sua fidelidade Yeshua. Os gentios deveriam crer em Dus, reconhecer o Messias e viver simplesmente seus mandamentos, sendo livres para viver ou no conforme o Judasmo.

7. TRAZENDO O MESSIAS Certamente que quando Yisrael pratica a Tor est trazendo o Messias. Entretanto ouvir um profeta uma mitzv (Dt 18.15), e esta tem sido negligenciada em nome de uma teologia judaica no original. Interessante o testemunho do Talmud, que pode ser relacionado com Yeshua. No dia de Yom Kippur, pendurava-se um fio vermelho antes de entrar de entrar na Santidade das Santidades. Quando os pecados de Yisrael eram perdoados, este cordo se tornava branco. Nossos rabinos ensinaram que:
"Durante os ltimos quarenta anos anterior da destruio do Templo, o fio escarlate no se tornou branco, nem brilhou o raio do sol mais ocidental, e as portas do Santo dos Santos se abriam por sua prpria iniciativa. Por quarenta anos antes da destruio do Templo, o fio escarlate nunca se tornou branco, mas permaneceu vermelho" (TB Yoma 39 b)

Este testemunho do Talmud mostra que Yisrael no mais obteve perdo por meio dos sacrifcios no Templo desde 40 anos antes da destruio de Jerusalm. Isso um testemunho judaico, numa fonte judaica, de que desde o tempo que Yeshua morreu, o perdo dos pecados no mais se concretizou por meio do servio do Templo. Isso se harmoniza com o que foi anunciado por Yeshayahu, onde os pecados seriam perdoados por meio do sacrifcio do Messias. E condiz com o que foi escrito aos judeus messinicos na disperso: No havendo pecado, no resta sacrifcio pelo mesmo (Hb 10.26). Yeshua profetizou:
Jerusalm, Jerusalm! Que matas os profetas e apedrejas os que te so enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seu pintinhos debaixo das asas, e tu no quiseste! Agora a vossa Casa ficar deserta. Pois eu vos digo que dede agora no me vereis mais, at que digais: Baruch Hab BShem Adonai (Mt 23.37-39)

E Hoshea diz:
Porque os filhos de Yisrael ficaro por muitos dias sem rei, sem prncipe, sem sacrifcio, sem coluna, sem estola sacerdotal ou dolos. Depois tornaro os filhos de Yisrael, e buscaro ao Senhor seu Dus, e a David, seu rei. Viro tremendo ao Senhor e sua bondade, nos ltimos dias (Os 3.4, 5)

Sim, a obedincia Tor trar o Messias. E a Tor diz: a ele ouvireis! (Dt 18.15)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRUCE, F.F. Merece Confiana o Novo Testamento? 2 Ed. Traduo de Waldyr Carvalho Luz. So Paulo: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova, 1990. FLSSER, David. O Judasmo e Origens do Cristianismo, vol. II. Traduo de Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Imago, 2001. FLSSER, David. O Judasmo e Origens do Cristianismo, vol. III. Traduo de Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Imago, 2002. MAIMONIDES, Moises. Excerto sobre profecia & as lei dos reis. Traduo de Alice Frank. So Paulo: Maayanot, 1995. NEUSNER, Jacob e GREELEY, Andrew M. A Bblia e Ns. Traduo de J. E. Smith Caldas So Paulo: Siciliano, 1993. RUBENSTEIN, Richard E. Quando Jesus se tornou Deus. Traduo de Marija C. Mendes. Rio de Janeiro: Fisus, 2001. STERN, David H. Manifesto Judeu Messinico. Traduo de urea Weissenberg e Teresinha Austregsilo. Rio de Janeiro: Edies Louva-a-Deus, 1989

- Copyright - Ministrio Haazinu


Permitida a cpia e divulgao desde que citado o endereo do site: www.haazinu.com.br

Potrebbero piacerti anche