Sei sulla pagina 1di 50

Verbos

Morfologia, classificao concordncia e regncia

O verbo uma palavra varivel que indica ao , estado ou fenmeno e classifica-se em:

Verbos Regulares: so aqueles que no sofrem alteraes no radical. Ex. cantar, vender, partir. Verbos Irregulares: so aqueles que sofrem pequenas alteraes no radical. Ex. fazer = fao, fazes; fiz, fizeste

Verbos Anmalos: so aqueles que sofrem grandes alteraes no radical (na LP h dois: SER e IR).
Verbos Defectivos: so aqueles que no possuem conjugao completa. Ex. falir, reaver, precaver = no possuem as 1, 2 e 3 p. do presente do indicativo e o presente do subjuntivo inteiro).

Verbos Abundantes: so aqueles que apresentam duas formas de mesmo valor, geralmente no particpio. Exemplo: salvado salvo, anexado anexo Verbos impessoais: so os que no tm sujeito; so conjugados na 3 p. do singular. Exemplos: haver (=existir, ocorrer), fazer (indicando tempo)

O verbo apresenta cinco flexes: voz, modo, tempo, nmero e pessoa.

Vozes Verbais: Ativa - o sujeito o praticante da ao. Ex. Joo comprou o carro. Passiva o sujeito sofre a ao; pode aparecer na forma analtica ou sinttica.

analtica : Os livros foram comprados pela professora. sinttica: Compraram-se livros.

Reflexiva - Feriu-se (a si mesmo ) Reflexiva recproca - Abraaram-se (um ao outro)

Modo Verbal O verbo possui trs modos: Indicativo - indica um fato certo, real. Ex. Eu digo a verdade. Subjuntivo - enuncia um fato possvel , desejado. Ex. Talvez eu v ao trabalho amanh, mesmo sendo feriado. Imperativo - aponta uma ordem ou pedido. Ex. Estudem, pois haver prova. * Alm dos modos, o verbo apresenta trs formas nominais , infinitivo ( falar), gerndio ( falando) e particpio (falado).
5

Concordncia Verbal
Regra: o verbo deve concordar com o sujeito em nmero e pessoa. Exemplos: O gerente falou com a secretria. A secretria e suas auxiliares no compareceram reunio.

Casos especiais de concordncia


Sujeito coletivo Se o sujeito for um coletivo do singular seguido de um complemento no plural, o verbo pode ir para o plural ou permanecer no singular. Exemplos: A srie de notas fiscais est sendo enviada... A maior parte dos funcionrios conseguiu... Uma poro de notas promissrias esto rasuradas... O nmero de papis e documentos inferior... O grupo de colegas organizaram um jantar...
7

Um coletivo geral determina que o verbo permanea no singular. Exemplos: para

O povo queria eleies diretas presidncia da Repblica. O grupo no compareceu reunio. A maioria votou contra o projeto.

Sujeito - Pronome Relativo QUE

Sou uma pessoa que no ofende ningum. Sou uma pessoa que no ofendo ningum. Se o verbo tiver com sujeito o pronome relativo que, ele concordar em nmero e pessoa com o antecedente deste pronome.

Sujeito o pronome QUEM


O verbo concordar coma 3. Pessoa do singular. Exemplos: Fui eu que lhe escreveu semana passada. s tu quem me enviar os relatrios? Mas tambm possvel admitir a concordncia com o pronome pessoal: Fui eu quem lhe escrevi semana passada. s tu quem me enviars o relatrio?

10

Sujeito com o verbo no infinitivo


As secretrias parece terem gostado do estagirio. As secretrias parecem ter gostado do estagirio.
indiferente gramaticalmente o uso do singular ou do plural. A diferena semntica e estilstica. Estilisticamente, o emprego do verbo parecer no singular tira a graa da construo, tornando-a rasa e artificial.

11

Sujeito com o verbo pronominal

No se pode realizar esses projetos. No se podem realizar esses projetos.

No primeiro casa chama-se a ateno para a ao: realizar, ou seja, "no possvel realizar esses projetos". No segundo, em virtude da concordncia, a ateno concentra-se em projetos. Em geral prefere-se a concordncia no plural.

12

Sujeitos de pessoas gramaticais diferentes


Se houver dois ou mais sujeitos de pessoas gramaticais diferentes, o verbo ir para o plural, concordando com a pessoa que tem precedncia na ordem gramatical. Eu e tu=ns Eu e ele=ns Eu, tu e ele=ns Tu e ele=vs, vocs Voc e ela=eles

13

Exemplos:

Marcos e tu fizeram o que havia sido recomendado? Eu e tu estivemos a semana toda estudando, e agora no h o que reclamar.
Tu e eu redigiremos o relatrio. Eu e o vendedor fizemos um acordo. Tu e o diretor j conheciam a poltica da empresa.

Voc e a secretria no sabiam que deciso tomar?

14

Verbo antecedido de vrios sujeitos

Se houver mais de um sujeito singular antecedendo um verbo, este ir para o plural. Exemplo:
A nota fiscal e a duplicata registram informaes importantes.

15

Se o verbo anteceder dois ou mais sujeitos singulares, poder ir para o plural ou ficar no singular. Exemplos: Registram informaes importantes a nota fiscal e a duplicata.

Registra informaes importantes a nota fiscal e a duplicata (tambm).


16

Nota: o verbo tambm poder ficar no singular se, antes de dois sujeitos de nmeros diferentes, o mais prximo estiver no singular: Reconheceu-se culpado o funcionrio e os clientes.
Reconheceram-se culpados os clientes e o funcionrio
17

Sujeito composto + palavra que os resuma

Se o sujeito for composto e houver uma palavra que o resuma, o verbo concordar com esta palavra. Relatrio, correspondncias, memorandos, nada o levava a tomar uma atitude diferente. Clientes, fornecedores de servios, vendedores, ningum queria visit-lo durante a semana Santa.

18

Sujeitos ligados por como, bem como...

Dois sujeitos do singular ligados por como, bem como, assim como, do mesmo modo que, tanto...como, no s... mas tambm requerem anlise:
se se tratar de adio, coloca-se o verbo no plural; exemplo: A disciplina, assim como o arrojo, fizeram dele profissional invejvel.

se se tratar de comparao, coloca-se o verbo no singular; exemplo: O reajuste salarial de junho, da mesma forma que o de maro, no alterou seu padro de vida.
19

Sujeito constitudo por cerca de, mais de, menos de

Sujeito constitudo por expresses que indicam quantidade aproximada determina que a concordncia se faa com o complemento dessas expresses. Exemplo: Cerca de cem estudantes adquiriam os livros. Menos de dez pessoas entraram na loja. A expresso mais de um determina o verbo no singular. Exemplo: Mais de um funcionrio tirou frias em maro.
20

Sujeitos ligados por ou e por nem

O verbo tanto pode ir para o plural como ficar no singular, conforme se queira ou no atribuir a ao a todos os sujeitos. Exemplos: O Departamento de Vendas ou o de Promoo ter de alterar o comportamento... Nem o Departamento de Vendas nem o de Promoo tiveram de alterar o comportamento. Se a ao s pode ser atribuda a um deles, o verbo ficar no singular. Exemplo: O gerente ou o diretor ser responsvel. Carlos ou Elias ser o novo gerente de Marketing.
21

As expresses um ou outro ou nem um nem outro admitem o verbo no singular. Um ou outro teria de digitar o relatrio.

Nem uma nem outra acertadamente questo.

respondeu

22

Sujeito expresso por horas


Se aparecer na frase a palavra relgio como sujeito, o verbo ficar no singular: O relgio deu 15 horas.

O verbo dar deve concordar regularmente com o sujeito expresso: Deram 10 horas no relgio da matriz. Iam dar 18 horas, quando o diretor reuniu todos os gerentes.

23

Concordncia com o verbo "ser"

Se o sujeito do verbo ser ou parecer for constitudo pelos pronomes: isto, isso, aquilo, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo ir para o plural: Isto so ossos duros de roer. Aquilo pareciam-me bisbilhotices... Eram tudo maledicncias daquela colega...
Se o sujeito designar pessoa, o verbo concordar com ele: O beb era as alegrias da casa. Jaime foi os terrores de seu bairro.
24

Se o sujeito constitudo de um substantivo e o verbo ser vier seguido de pronome pessoal, o verbo concordar com o pronome: Os funcionrios mais aplicados somos ns. Os maiores beneficiados sero vocs. Os verdadeiros profissionais so eles. Aqui, o chefe sou eu.

25

Nas oraes interrogativas com utilizao de quem, o verbo concorda com o substantivo ou pronome que o segue. Exemplos: dessa

Quem so os profissionais organizao? Quem s tu? Como assim: quem sou eu?

26

Sujeito um nmero percentual

40% dos eleitores preferiram votar na oposio. A expresso que vem depois do percentual est no plural ( eleitores ) e a no h outra opo. 40% do eleitorado preferiu votar na oposio. O termo que vem depois do percentual singular (eleitorado), logo o verbo tambm fica no singular. 40% preferiram a oposio; 1% votou contra. Nesta frase no h nada depois das expresses percentual. Ento vale a concordncia com os numerais.
27

Regncia

Regncia a relao que se verifica entre as palavras. Por exemplo: quem gosta, gosta de alguma coisa. Assim, o verbo "gostar" rege a preposio "de". A regncia se ocupa de estudar essa relao entre as palavras. Na lngua falada, no entanto, regncia algo que se aprende intuitivamente. Ningum precisou ensinar para ns que quem gosta, gosta de algum ou de algo. Ou que quem concorda, concorda com alguma coisa. Ou que quem confia, confia em algo. E assim por diante. Um verbo com mais de um sentido, por exemplo, pode ter duas regncias diferentes. Veja a seguir alguns exemplos.
28

Verbos que Mudam de Significado Segundo a Regncia

agradar ( fazer agrados, acariciar) VTD agradar a ( satisfazer) VTI aspirar ( absorver, cheirar) VTD aspirar a ( almejar, desejar) VTI assistir (ajudar, prestar atendimento)VTD assistir a ( ver) VTI chamar ( convocar) VTD chamar de ( denominar) implicar ( ter como consequncia) VTD implicar com ( incomodar ) implicar ( comprometer , envolver) VTD proceder ( ter fundamento) VTD proceder de ( provir, ter origem) VTI querer ( desejar) VTD querer a (ter afeio) visar ( passar o visto) VTD visar a ( desejar, aspirar, almejar) VTI

29

Classificao dos verbos quanto regncia


Verbos

qualidade ao sujeito, expressam estado. Exemplos: ser, estar, ficar, permanecer, continuar, tornar-se, andar (= estar), parecer.

de LIGAO ligam uma

30

Verbos Intransitivos tm sentido completo, no precisam de complemento. Ex.: O campeonato comeou.

Verbos Transitivos Diretos precisam de complemento sem preposio. Ex.: A moa trouxe o caf.(trouxe o qu?)

31

Verbos Transitivos indiretos precisam de complemento com preposio. Ex.: Ns gostamos de msica. (gostamos de qu?)

Verbos Transitivos diretos e indiretos precisam de um complemento sem preposio e outro com preposio. Ex.: O gerente do banco informou o saldo ao cliente. (informou algo a algum)

32

OBSERVAES 1. Os verbos de ligao tornam-se intransitivos se vierem acompanhados de adjunto adverbial apenas. Ex.: muito tarde. Ele est na cidade. Ficarei em casa. 2. Verbos transitivos podem intransitivar-se se forem usados de forma genrica: Ex.: Aquele menino no estuda. O doente quase no come. 3.Verbos intransitivos podem transitivar-se se receberem complementos especiais. Ex.: O soldado morreu morte gloriosa. A noiva chorou lgrimas de desespero.
33

Exemplos de preposies que so regidas por verbos

1. Falamos sobre poltica. ASSUNTO 2. O copo estava cheio de vinho tinto. CONTEDO 3. Elza estava com suas amigas na sorveteria. COMPANHIA 4. Faz-se po com farinha de milho nesta padaria. MATRIA 5.Viajamos de avio. MEIO 6. Meus amigos foram para a Sucia. DESTINO 7. Comprei este livro por seis reais. PREO 8. Ganhei um anel de ouro. MATRIA 9. O Inter jogou contra o Grmio. OPOSIO 10. Apanhou de chinelo. INSTRUMENTO 11. Voltou para ficar. FINALIDADE 12. Pagou em cheque. MODO 13. Ouvi uma msica de Caetano Veloso. AUTORIA 14. Estou em casa. LUGAR

34

Lembrando....

*Preposio: termo da lngua que serve para ligar palavras, dando-lhes sentido de companhia, direo, posse, durao, finalidade, ausncia etc. As principais preposies so: a, ante, at, atravs, aps, com, contra, de, desde, durante, por, para, perante, sem, sobre, sob...

35

Regncia Nominal

Em Portugus, existem alguns substantivos e adjetivos que se ligam ao complemento atravs de uma ou mais preposies; esse processo recebe o nome de regncia nominal.

36

Alguns exemplos:

AMOR A - POR- PARA PREFERVEL A AFVEL A COM ATENTO A EM AFLITO COM POR TIL A PARA ALHEIO A

MEDO A DE IMUNE A DEVOTO A DE APTO A VIDO DE POR RESIDENTE EM PROPENSO A - PARA

37

Crase

o nome de um fenmeno. Fenmeno de fuso de duas vogais (a + a = ). No nome do acento grave.


Esse acento apenas indica que houve fuso de duas vogais, ou seja, que houve crase.
38

Observe as duas frases seguintes:


Os agricultores sem cidade em busca de Os agricultores sem cidade em busca de

trabalho correram a emprego. trabalho correram emprego.

Elas tm sentidos diferentes por causa do uso da crase: que diferena essa?

39

A crase representa a fuso da preposio A (solicitada por um termo anterior, como ir a, dedicar-se a, imune a, dirigido a) com o artigo A(S) da palavra ou o pronome AQUELE, AQUELA, AQUILO

40

Casos Obrigatrios da Crase

Quando diante de substantivos comuns femininos no caso de o verbo ou substantivo exigir preposio; exemplo : Iremos praia. Quando diante dos pronomes demonstrativos (aquele(s), aquela(s), aquilo ) aparece um verbo cuja regncia exige preposio; exemplo: Refiro-me quele rapaz.
Quando a palavra moda estiver subtendida. exemplo : Gosto de comida mineira.( a moda mineira)
41

Casos Proibitivos da Crase


diante de palavra masculina; Exemplo : Dei a Joo os ingressos para o espetculo. diante de verbos; Exemplo: Dedicou-se a estudar para o concurso. diante de pronomes de tratamento (excees : senhorita, senhora, dona ); Exemplo: Enviamos a Vossa Senhoria o seguinte ofcio. diante da maioria dos pronomes (exceo: possessivos femininos); Exemplos: Referiu a essa moa. Eu disse a ela toda a verdade. No responderei a tudo. Dedico esta msica a ti, minha querida!

42

com a preposio a, seguida de palavra no plural; Exemplo: Desobedecemos a leis infundadas. diante de artigo indefinido; Exemplos: Visou a uma posio mais justa. depois de preposio; Exemplos: falou perante a comisso julgadora.

43

diante das palavras CASA, DISTNCIA e TERRA sem especificao; Exemplos: Retornarei a casa. O acidente ocorreu a distncia. A tripulao desceu a terra. em expresses com palavras repetidas; Exemplo: Encontraram-se frente a frente. Fiquei cara a cara com aquele tratante.

44

Uso Facultativo (OPCIONAL) da crase


Diante de substantivos prprios femininos personativos. Exemplo: Dei a () Maria o presente de Natal. Diante de pronomes possessivos femininos: Exemplo: Dei a () minha irm todas as contas a pagar.

45

Uso da crase nas locues QUANTO A, JUNTO A, DEVIDO A, DADO


Graas competncia do mdico, o menino se curou completamente. Em ateno reclamao formulada por sua empresa, revisaremos o produto. Foram abertas inscries com vistas renovao da diretoria. Nada apuramos quanto participao da nossa equipe no campeonato estadual. Em relao solicitao de emprego que V. Sa. nos fez, nada podemos adiantar. Qual seu interesse relativamente s tabelas afixadas no mural? O governo se calou no tocante s perguntas sobre o emprstimo compulsrio.
46

Qualquer matria com referncia msica minimalista de nosso interesse. Face s necessidades detectadas, novas prioridades sero estabelecidas. 10. Qual foi sua atitude com respeito difamao? O carro pifou prximo rua onde morvamos. Frente s reivindicaes dos funcionrios, a diretoria far alteraes no quadro. Parou em frente s galerias. Vamos nos encontrar defronte barbearia do Lus. Viajou em direo fronteira.

47

Pronomes Relativos
Pronome Refere-se a IMPORTANTE

QUE

Coisas ou pessoas

Precedido ou no de preposio*; no varia, mas pode ser substitudo por o qual, a qual, os quais, as quais. Sempre precedido de preposio
Sempre precedido de artigo; pode ser precedido tambm de preposio; varia em gnero e nmero: o qual, os quais, a qual, as quais. Precedido ou no de preposio. Precedido ou no de preposio; corresponde a "aquilo que. Concorda sempre com o termo posterior mas refere-se ao termo anterior; pode ser precedido de preposio. Sem preposio.
48

QUEM
QUAL

Pessoas
Coisas ou pessoas

ONDE QUANTO CUJO

Lugar (espao fsico) Quantidade ou volume Coisas e pessoas; indica posse

QUANDO

Tempo

Exemplos de uso dos Pronomes Relativos


A pessoa que te indiquei um excelente profissional. O diretor a quem te indiquei um ex-colega de escola. Encontrei Carlos e Joana, a qual no me saudou. O grupo do qual eu fao parte defende os interesses dos pequenos empresrios. A cidade onde morei na infncia fica na fronteira do RS, j a praia aonde fui nas frias fica no Uruguai. Tudo quanto te falei a mais pura verdade. Joo, cujo pai dentista, tem dentes muito bonitos. A empresa de cujos donos te falei no existe mais. Naquela poca, quando Juscelino era presidente, o Brasil passou por uma grande modernizao.
49

Bibliografia Consultada
Ftima li Lngua e Literatura.

50

Potrebbero piacerti anche