Sei sulla pagina 1di 29

1

UNIP - Universidade Paulista Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

PIM IV WALL MART

UNIP - Universidade Paulista Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

3 01. INTRODUO. A Wall Mart uma empresa do ramo atacadista, foi fundada em 1962 em Rogers, Arkansas nos Estados Unidos e com a idia principal de oferecer preos baixos. Em 1972 O Wall Mart abriu seu capital, dessa forma acelerou o processo de expanso e nesse mesmo ano a empresa j possuia 276 lojas em 11 estados. Em 1988 o Walll Mart abriu seu primeiro Hipermercado com estrutura para quase 36 departamentos. Em 1989, estende sua rede, abrindo mais de 1.402 lojas Walmart Em 1990, O Wall Mart declarado o maior varejista dos EUA do setor hipermercados. Nesse mesmo ano o a empresa lana o Neighborhood Markets que tem por objetivo atender a toda necessidade do pblico atravs de formaao de mix de produtos com marcas exclusivas com certificado de qualide e auditoria tcnica. Em 1998 , foi inaugurado mais um formato de loja o Marketside. Que teve por objetivo oferecer toda segmentao das lojas j existentes, porm com variedade especialmente escolhido para o pblico local. UM exemplo o prato pronto feito por chefs profissionais. No Brasil o Wall Mart chega em 1995, oferecendo preo baixo com grande variedade. Em 2008 o faturamento mdio do Wall Mart chegou a R$ 16 bilhes e empregava cerca de 70 mil pessoas. A rede do Brasil conta com 5 operadores logsticos que tem por objetivo a boa otimizao, movimentaao e distribuio para todas as filiais no Brasil.

4 RESUMO Analisamos nesse projeto a WallMart , empresa fundada em 1962 e hoje considerada a maior rede varejista da mundo. Analisaremos como atua com seus clientes, como lida com as informaes coletadas durante todo processo. Por fim analisaremos sua estratgia para evitar inadimplncia e problemas com o caixa.

SUMMARY

We analyzed this project WallMart, founded in 1962 and now considered the world's largest retailer. Examine how it operates with its clients, it deals with information collected during the entire process. Finally review your strategy to prevent defaults and problems with the box.

SUMRIO 01 - DADOS DA EMPRESA PESQUISADA ---------------------------------------01 1.1 Informaes cadastrais -----------------------------------------------------------01 1.2 - Denominao e forma de constituio ---------------------------------------01 1.3 - Natureza e ramo de atuao --------------------------------------------------01 1.4 - Nmero de funcionrios --------------------------------------------------------01 02- GERENCIAMENTO DE SERVIOS ------------------------------------------02 2.1 Relao com clientes e posicionamento no mercado--------------------03 03 - MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAO.------------------------------05 3.1 - Ciclo de vida e mix de produto. -----------------------------------------------08 3.2 Giro de Estoque --------------------------------------------------------------------10 3.3 Cobertura de estoque -------------------------------------------------------------12 4 MATEMTICA FINANCEIRA. ---------------------------------------------------14 4.1 - Tipos de Taxa ---------------------------------------------------------------------14 4.2 - Anlise de alternativas por valor atual. -------------------------------------15 4.3 Juros Simples -----------------------------------------------------------------------16 4.4 Juros Compostos ------------------------------------------------------------------17 4.5 Desconto Simples Racional ----------------------------------------------------17 5- CONCLUSO. ----------------------------------------------------------------------19 6- ANEXOS. ----------------------------------------------------------------------------20

1 1 - DADOS SOBRE A EMPRESA PESQUISADA 1.1 - Informaes cadastrais Razao Social: WalMart Brasil Ltda. CNPJ: 00.063.960/0001-09. Categoria: Supermercado. Endereo: Av. Tucunar, 125 - Alphaville CEP: 06460-020, Barueri/SP 1.2 Denominao e forma de constituio Fundada em 1962 com14 funcionrios. Inaugurou o primeiro Sams Club em So Caetano. No perdo de 10 anos a empresa j possuia 276 lojas em 11 estados. 1.3 - Natureza e ramo de atuao. O Wall Mart uma empresa de natureza jurdica uma sociedade por quotas e de responsabilidade limitada, e descrio 47.11-3-01 - Comrcio varejista de mercadorias em geral, com predominncia de produtos alimentcios - hipermercados 1.4 - Nmero de funcionrios No Brasil a empresa conta com 80.000 colaboradores, espalhados pelos Estados Brasileiros.

2 02. GERENCIAMENTO DE SERVIOS. Leoni (1999) Observa que gerenciamento de servios toda forma de moldar estratgias de auditoria, superviso, acompanhamento, avaliao e formulao de diversificado feedback para os recursos tecnolgicos, financeiros, humanos de uma organizao. Desta forma responsvel por realizar a formatao mais adequada e eficiente para que os sistemas de uma organizao funcionem, isto , desenha toda uma engenharia para os processos de qualidade, promoo, vendas e ps-vendas, negociaes, desenvolvimento da cadeia de suprimentos, distribuio e logstica de uma empresa de modo amplo. Todo este processo afeta decisivamente o desempenho de uma organizao em termos de: prestao de servios, marketing de servios e fidelizao de clientes. Neste caso, possvel criar 04 etapas para a ocorrncia de existncia dos conceitos de gesto dos recursos tecnolgicos, humanos e financeiros em prestao de servios, marketing de servios e fidelizao de clientes, abrindo assim espao para a consecuo plena do trinmio: planejamento, organizao e controle do gerenciamento dos sistemas da qualidade, promoo, vendas e ps-vendas, negociaes, desenvolvimento da cadeia de suprimentos, distribuio e logstica.

- Planejamento: antever todos as prximas etapas (dirias, mensais, anuais) prevendo tudo o que pode dar errado e preparar planos de contingncias - Negociao: negociar com as pessoas (empregados, futuros funcionrios, fornecedores, parceiros etc.) as condies mais adequadas para que eles cumpram com dedicao, motivao, eficincia e eficcia as tarefas que lhe sero atribudas. - Organizao: preparar a empresa e o ambiente de trabalho para que a infra-estrutura disponvel (e a ser adquirida) venha a ser completamente usada com eficincia pelas equipes envolvidas - Controle: monitorar o andamento das tarefas para identificar desvios do planejado e agir imediatamente para corrigir o rumo das tarefas. (ANGELEONI, 2002, p.50).

Em termos de recursos tecnolgicos, a principal tendncia segundo analogia cnscia de Ayers (2001, p.78), que haja o evento de planejamento de projetos de TI, geralmente tais podem ser tipificados e caracterizados pelo seguinte roteiro Planejamentos de Projetos em Tecnologia de Informao Objetivo do projeto: claro: todos devem entender conciso: curto e de leitura rpida completo: especifica completamente o projeto Etapas: objetivo da etapa: claro, completo e conciso durao: em horas, dias, semanas etc recursos necessrios: homens, mquinas, locais etc. interdependncia entre etapas: Recursos: disponibilidade: quando adquirir/contratar ou disponibilizar custo unitrio e por unidade de tempo caractersticas exclusivas do recurso: carga mxima de trabalho, exigncias legais etc.

02.1 - Relao com clientes e posicionamento no mercado O servio oferecido por uma empresa est diretamente ligado ao atendimento prestado ao cliente. Est ligado diretamente ao marketing de relacionamento e dessa forma constri a confiana e comprometimento com o cliente. O servio tem por sua caracterstica: a perecibilidade; consiste no consumo imediato (no pode ser consumido posteriormente), intangibilidade; ocorre pois o servio s poder ser avaliado e testado aps sua execuo e inseparabilidade; ocorre quanto deve-se ser executado por um funcionrio diretamente. O cliente cria um grau de ligao e satisfao ligado diretamente com esse interlocutor.

4 O Wall Mart est sempre inovando sua estratgia de posicionamento, pois procura oferecer novos servios e produtos em suas lojas. Em cada departamento utilizam de funcionrios especializados em determinada linha de produto, dessa forma o cliente tem auxlio no pr venda. Alguns fabricantes oferecem amostras e promoes para que o cliente possa conhecer antecipadamente o produto ofertado. Para o ps venda utilizam pesquisa de mercado pra comparar seus preos e servios com a concorrncia e avalia a expectativa do cliente constantemente. O Wall Mart sempre introduz novos produtos em diversos segmentos, tambm substitui e elimina produtos com pouco giro aps anlise dos dados do grau de satisfao de clientes. A estratgia de preos adotada tambm fator primordial para seu sucesso no mercado. Para identificar falhas no servios adotaram auditoria para motivar e medir o grau de satisfao dos clientes atravs de um sistema de pontuao. . Em sua auditoria possvel separar o por grau de satisfao de forma a resolver o problema e reagir rapidamente ao problema apresentado. O Wall Mart abriu sua loja virtual permitindo utilizar sua estrutura fsica de logstica para atender mais rapidamente e elevar o grau de satisfao de seus clientes. Dessa forma seus clientes podem comprar atravs da internet, buscar o meu preo e receber em casa evitando desgaste com filas, estacionamento, etc. Tambm criou uma ouvidoria on-line e a compra reversa, onde os clientes podem informar e negociar caso venham a ter uma oferta melhor que a do Wall Mart. A loja virtual trouxe diversas vantagens e econmicas no custo da armazenagem, manuseio de material e despesas com a carteira de funcionrios. do Wall Mart.

03 - MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAO. Marketing uma funo organizacional e um conjunto de

processos que envolvem a criao, a comunicao e a entrega de valor para os clientes, bem como a administrao do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organizao e seu pblico interessado. (AMA - American Marketing Association Nova definio de 2005). Marketing um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criao, oferta e livre negociao de produtos e servios de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). Marketing a entrega de satisfao para o cliente em forma de benefcio (KOTLER e ARMSTRONG, 1999). Marketing so as atividades sistemticas de uma organizao humana voltadas busca e realizao de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefcios especficos (RICHERS, 1986). Marketing o conjunto de operaes que envolvem a vida do produto, desde a planificao de sua produo at o momento em que adquirido pelo consumidor (Dicionrio Michaelis). Marketing o conjunto de estratgias e aes que provem o desenvolvimento, o lanamento e a sustentao de um produto ou servio no mercado consumidor (Dicionrio Novo Aurlio).

Varejo toda forma de venda de produtos ou servios em quantidades no massificadas, sendo esta a venda direta ao consumidor do produto ou servio sem intermediaes. O marketing de varejo nasce de uma necessidade de flexibilizao dos canais mercadolgicos, criando uma maior necessidade em dar ao gestor inmeros pontos de deciso, ou seja, a tomada de deciso ser correlativa a diversos paradigmas como o formato de venda: venda pessoal, telemarketing, lojas virtuais, etc.

6 Segundo base terica de Parente (2003) o Marketing de Varejo um conjunto de PS. No marketing de varejo existem duas caractersticas especficas de grande importncia: o atendimento e a exposio. Estes dois fatores so to importantes que, alm dos tradicionais produto, preo, promoo e praa (distribuio), a teoria dos seis Ps, onde duas novas variveis se destacam: o P de Pessoal (atendimento e servios) e o P de apresentao.

Sendo assim entendido que este uma espcie de intermediao agregada entre o marketing tradicional e a soma deste com duas concepes de atendimento dinmico ao cliente genericamente, isto , atribui o atendimento com servios agregados e a apresentao da situao de venda mais adequada a cada situao e a cada canal de comercializao de produtos ou servios. Conhece-se melhor o varejo, quando se conhece as funes clssicas que o compem conforme tabela a seguir:

Tabela 01. Principais Funes do Varejo.

7 Fonte: Adaptada de WEBSTER JUNIOR (1974).

A Partir disto seria possvel ainda delimitar qual o papel oriundo dos administradores do Marketing de Varejo, sendo estes responsveis por diversas funes tanto bsicas quanto adicionais para melhor atender as necessidades do cliente, deste modo, apresentamos as seguintes funes abaixo:

Tabela 02. Funes dos Administradores em Varejo e Marketing de Varejo. Fonte: Albrecht (1994).

O marketing de varejo ser formulado desta maneira pelos seguintes caracteres, isto , por meio de subcompostos que iro realizar a formao dos canais de atendimento e os canais de comunicao dinmica com o cliente e os meios de realizar giros na cadeia produtiva e logstica, buscando assim antecipar como as demandas ditaro toda a necessidade de movimentao de produtos e servios entre os pontos de comercializao, segundo o qual o esquema ditado em Albrecht (1994) uma forma de ilustrar o que falamos agora: Subcomposto de produtos e servios: Componentes; Servios de Alteraes e ajustes

venda Variedade e sortimento Servios ao cliente Crdito Linha de preos Garantias e trocas Imagem da loja - Entregas. Subcomposto de comunicao: Vitrines Displays Relaes Pblicas Layout - Catlogos Televendas Componentes; Venda pessoal

8 Subcomposto de distribuio: Componentes; Local da loja Centros de distribuio Armazns Empacotamento. (ALBRECHT, 1994, p.233). Manuseio de mercadorias

03.1 - Ciclo de vida e mix de produto. O ciclo de vida do varejo tira sua sobrevida exatamente destes caracteres, onde temos como principais estgios os seguintes pontos: Introduo lento crescimento em vendas, altas despesas de promoo, preos altos e margens altas para compensar os baixos volumes. Crescimento vendas crescem, despesas promocionais continuam altas, mas proporcionalmente menores, quando comparadas s vendas. Esforos de propaganda podem ser diminudos e os lucros totais crescem rapidamente. Maturidade taxas de crescimento das vendas diminuem, no h condies de manuteno das altas margens unitrias, despesas com propaganda so contidas, segmentao comea dar sinal de evoluo. Nessa fase, comea a se pensar em aperfeioamentos e atualizaes.

Figura 03. Estgios de evoluo do ciclo de vida no Marketing de Varejo. Fonte: LAS CASAS (1999).

O marketing de varejo, ento ser um marketing de convergncia, ou seja, de unio.

9 Assim sendo, um marketing que depende de vrios fatores para acontecer, hoje segundo a literatura do sistema tradutor deste assunto sugere um processo denominado varejo de auto servio, sendo este um conglomerado de parceiros comerciais e fornecedores que trabalham em prol de criao de centrais de negcios, isto , modelos de associativismo que tm, entre outras funes, a compra conjunta, elaborao de promoes e divulgao conjunta (confeco de folhetos, anncios em rdio e TV), crdito ao consumidor, padronizao das lojas, treinamentos e cursos, desenvolvimento de marca prpria, pesquisa de preos e do consumidor, entre outras. (ANUNPIDI, 1999; BERMAN, 2006; LEVY e WEITZ, 2003). Autores como Merlo (2002) parte para o fato de que tais centrais de negcios estejam sendo mencionadas meta substantiva de diminuir custos de aquisio de mercadorias, criando um progresso para novas prticas gerenciais no imaginadas at ento. A Walmart ir encabear diversas aes e estratgias neste sentido, tanto que seus estatutos, documentos administrativos injuntores de condutas, diretrizes internas, entre outros contextos de padronizao de seus nveis de atendimento e evoluo de servios nasce de ideais muito parelhos aos objetivos estratgicos do varejo de auto servio citado em prospectos de tendncias embasadas na literatura de Sucupira (2003), este apontou algo similar as metas de funcionamento varejista e mercadolgico da Walmart em mbito global, onde se consta em quase todos os documentos ou textos da companhia um destes objetivos: Melhorar a convenincia; Comprar bem; Melhorar habilidades de precificao; Competir em outras bases; Comercializar as mercadorias corretas; Investir em tecnologias de informao; Aumentar a produtividade; Garantir velocidade de check-out; Cortar custos continuamente; Investir em relacionamentos; Conhecer os clientes; Capacitar funcionrios. (SUCUPIRA, 2003, p.68-69).

10

A partir de alguns dos pressupostos supracitados entraremos na questo da radiografia na empresa estudada do que chamamos de Nveis de Servio ao Cliente, primeiro sustentculo do marketing de varejo moderno. Essa metodologia ajuda a medir a eficincia do Marketing de Varejo em termos de aproveitamento de todas as formas de oportunidade de venda e fluxos produtivos relacionados a tais oportunidades, sendo elemento importantssimo para insertar todos ns a cada passo deste estudo de caso. Poderemos dizer que os Nveis de Servio ao Cliente sero fundamentais, pois segundo cada literatura especializada que disserta sobre algo correlativo a isto teremos um tipo de medida ou caractere de tal conceito. Tendo em cada uma delas um objetivo em comum, este de acordo com Sucupira (2003) apud ANUNPIDI (1999) o intuito de estabelecimento da manuteno competitiva atravs de um tipo de oferta diferenciada e um mix de produtos, com operaes de varejo mais eficientes e a custos menores, a fim de garantir sua participao neste concorrido mercado fortemente disputado por grandes varejistas e o interesse de um pblico cada vez mais massificado e que busca novos tipos de demandas constantemen. 3.2 Giro de Estoque O primeiro item constituidor do Marketing de Varejo e que est em sua estratgia passo a passo o conceito erigido em Merlo (2002, p.99), este trata da gesto de estoques. Em Supermercados este item ser elementar no planejamento mercadolgico do varejo, de acordo perfeito com o mesmo autor teremos trs preocupaes e tpicos chaves para o trabalho em Gesto de Estoque. Giro dos estoques; Cobertura dos estoques; Nvel de servio ao cliente. (MERLO, 2002, p.101).

11 O giro de estoque intrui-se categoricamente que tal conceito representa o nmero de vezes em que certa quantia do capital investido em estoque seja recuperada por meio de vendas diretas ou outros tipos de vendas. (PERRY et al., 2005) Quase sempre este indicador medido com base anual, ou melhor, se remete ao exerccio do ano anterior da equao abaixo:

Figura 4 - GIRO

Sabendo o que aconteceu anteriormente fica muito mais otimizada a forma de gerenciar o giro do estoque.

Quanto maior for freqncia de entrega dos fornecedores em menores lotes, maior ser o ndice de giro dos estoques, utilizando-se assim da tcnica de ndice de rotao de estoques. (STANTON e SPIRO, 2000, p.114).

No contexto/realidade de grandes redes varejistas como o Walmart este tipo de analtico apontamento tcnico e estatstico um meio de fazer com que o modelo de planejamento de compra somente aps a venda d resultados coeficientemente mais avanados. Importante perceber que se a venda for lucrativa, onde, o valor recebido pela venda for superior ao custo direto da mercadoria, na qual, essa diferena considerada como margem de contribuio da venda, servir para pagar os custos fixos da empresa alm de contribuir tambm para o lucro final do negcio. percebido que o giro fundamental para obter lucro em ambiente competitivo onde as

12 margens de lucro unitrias so mnimas. (STANTON e SPIRO, 2000, p.116).

Sendo que a partir da um dos fatores da mercadologia do varejo da companhia decair em cima do fator preo, este o primeiro P dos 05 possveis no Marketing de Varejo, conforme explanado no inicio de tal tpico. Identificaremos assim uma racional e dinmica poltica de precificao, onde a rotatividade mais acentuada levaria ao declnio de parcelas mais significativas de capital para nveis de vendas previsveis, contudo que no valorizariam todo o potencial mercadolgico e comercial envolvido. 3.3 Cobertura de estoque O ndice de cobertura de estoque, contempla a idia de indicao

preconizada de perodos de tempo, onde o estoque consiga a cobertura para vendas futuras, mesmo sem suplementao, assim sendo, o Wal Mart avaliando antecipadamente sua demanda atravs de um mtodo de precificao chamado de Retorno Alvo(ROI), este persiga um preo chave padro ou algo muito prximo a ele para cima ou para baixo e deste modo possa dimensionar diferencial em termos de preos, mesmo estando mais baixos os mesmos frente a concorrncia ser sempre possvel apontar quantidades padres, estoques de segurana e novos pedidos de produtos, insumos, matrias primas e servios. Preo de valor preo baixo para oferta de alta quantidade. O preo deve representar uma oferta de alto valor para os consumidores. No varejo, o preo de valor traduz-se na poltica de fixar preos baixos todos os dias (Everyday Low Price EDLP). Um varejista que siga essa prtica cobra um preo baixo constantemente, todos os dias, sem descontos temporrios nos preos. Esses preos constantes eliminam a incerteza de preos de uma semana para outra. A poltica EDLP tem sido adotada pelos mais diversos setores, mas o exemplo mais representativo o Wal-Mart, que praticamente definiu o termo. Excetuando-se poucos artigos em oferta a cada ms, o Wal-Mart promete preos baixos todos os dias. Os varejistas adotam o esquema EDLP por vrias razes, sendo a mais importante delas: descontos e promoes constantes so dispendiosos e tm

13 minado a confiana do consumidor de que encontrar bons preos. (ARNOLD e FERNIE, 2000, p.147-149).

Outras formas de cobertura de estoque o fato de saber quais os perfis e alinhamentos de preos, pois estes fazem com que se saiba o preo gasto pelos clientes no mercado, o preo satisfatrio a eles, as condies econmicas de um grupo de compradores em especifica regio econmica, entre outros indcios que melhor prepararo:

Figura 5. Cobertura de estoque

14 04. MATEMTICA FINANCEIRA. A Matemtica Financeira tem o objetivo de efetuar anlises e comparaes da movimentao de dinheiro em tempos diferentes. Tem uma amplitude de aplicao em vrios campos de aplicao. Suas tcnicas so necessrias em operaes de financiamento de quaisquer naturezas: crdito a pessoas fsicas e jurdicas, financiamentos habitacionais, crdito direto ao consumidor e outras. Tambm so necessrias em operaes de investimentos mobilirios nos mercados de capitais. A partir de agora, mostramos os vrios tipos de taxas e suas aplicaes nas transaes entre a empresa Wall Marte os Consumidores. A empresa utiliza tabela PRICE para qualquer transao comercial. 04.1 - Tipos de Taxa Apenas como ilustrao, mostramos os vrios tipos de taxa que podem ser utilizados por diversos segmentos: A Taxa de Juros, consiste no coeficiente que determina o valor do juro, e a razo entre os juros recebidos (ou pagos) e o capital inicial aplicado (ou emprestado). A Taxa percentual, o valor dos juros para cada centsima parte do capital. Trata-se de um acrscimo sobre o valor inicial em forma de frao, onde o denominador sempre 100 (porcentagem). Taxa unitria, o rendimento de cada unidade de capital, no perodo determinado. A transformao da taxa percentual em unitria, aplicada pela diviso da notao em percentagem 100. Juros exato e juro comercial: aplicado nas operaes de curto prazo, predominantemente nas aplicaes com taxas referenciadas em juros simples. Se o prazo for definido em numero de dias, eles podem ser calculados pelo tempo exato, utilizando-se o calendrio do ano civil. Se assim for feito, o juro denomina-se juro exato. Se for feito pelo ano comercial, calculado com o ms em 30 dias e o ano em 365, o critrio de apurao comercial ordinrio. ser denominado juro

15 Diagrama do Fluxo de Caixa - Para melhor visualizao da movimentao monetria da empresa Del Fonte Frema, colocamos em prtica o seguinte de fluxo de caixa: diagrama

Figura 6. fluxo de caixa Para maior clareza informamos que a linha horizontal registraria a escala no tempo, a partir do ponto zero que indicasse assim o momento inicial e os demais pontos, representam entrada e sada de caixa ao longo do tempo. 4.2 - Anlise de alternativas por valor atual. A empresa tem por costume, comparar e discutir critrios econmicos, para escolher a melhor alternativa para o cliente, segmentando pilares segundo o valor atual de sua compra. No regime de capitalizao de juros, incorporamos ao capital no decorrer do processo de parcelamento e podem tambm ser identificados dois regimes de capitalizao, simples e composto. O regime de capitalizao simples, comparado a uma progresso aritmtica, em que o juro cresce de forma linear ao longo do tempo. S incidem juros ao capital inicial da operao e no so cumulativos. O regime de capitalizao composta, comparado a uma progresso geomtrica. Ou seja, o juro cresce de forma exponencial ao longo do tempo. So incorporados ao capital inicial da operao e de forma acumulativa, juros sobre juros. A seguir, ilustramos com um grfico demonstrado por Mathias e Gomes (2002), a diferena entre o regime de juros simples e compostos, que

16 caracterizada pelo fato de que nos juros simples, apenas o capital inicial rende juros e o mesmo diretamente proporcional ao tempo e taxa. E os juros compostos, que retratam melhor a realidade, estes so adicionados ao capital, incorporando-o e passando a fazer parte da gerao de juros do perodo seguinte. Este tambm o mtodo usado pela empresa Wall Mart.

Figura 6. tragetria juros 4.3 Juros Simples No regime de juros simples, quando aplicado para transaes no Wall Mart leva em considerao a seguinte equao matemtico-progressiva vista em literatura de Faria (2000) J=C.i.n Algebricamente: C=J/(i.n) I=J/(C.n) n=J/(C.i) J=C.i.n Onde:: J = juros

17 C = Capital (Principal) i = taxa de juros n = nmero de perodos Nas transaes com nossos clientes, usamos as para cada caso especfico: abreviaturas abaixo

Figura 7- abreviaturas 4.4 Juros Compostos O regime de Juros Compostos utilizado, comum no sistema financeiro e esse procedimento utilizado a partir da entrega das chaves, pelo fato dos imveis serem financiados, isto de acordo dimensional a literatura de Vieira (1997). 4.5 Desconto Simples Racional Uma operao bastante utilizada no meio financeiro e que a utilizamos na empresa Wall Mart, so os descontos, eles referem-se ao abatimento que podemos conceder no recebimento de um ttulo antes do vencimento. Quando efetuamos uma aplicao financeira em nossa empresa Wall Mart o valor submetido ao um fator de capitalizao, que depende nica e exclusivamente a taxa de juros e do tempo da aplicao.

18 O Wall Mart utiliza uma instituio financeira terceira para analise de emprstimos e financiamento. Dessa forma diminui o risco e aumentaram seu capital. O Wall Mart utiliza juros simples em suas negociaes. Temos por base a compra de um refrigerador Brastempo no valor de R$ 1500,00 se aplicamos a taxa de 3% am durante 4 meses, o juros mensais dessa negociao ser R$ 180,00 a.m. e seu montante final ser R$ 2220,00. O Wall Mart beneficia e incentiva seus clientes a quitarem as dvidas antecipadamento. Para isso utiliza-se o desconto simples racional, tambm conhecido como desconto por dentro. Temos base no exemplo de uma cliente com uma dvida de R$ 3500,00 com finalizao em um ano (12 meses) e esta cliente quita a dvida 2 meses antes da sua finalizao resultar num desconto de R$ 259,26.

19 5. CONCLUSO

O Wall Mart lider no mercado varejista, hoje considerada o maior do ramo. Tambm citado no estudo que as maiores oportunidades das empresas nesse setor nos prximos anos ser na inovao de materiais e preos. Levando em considerao a ligao do mercado e o planejamento mercadolgico e seu constante investimento em aprimorar seus produtos, podemos dizer que a Wall Mart tem uma viso otimista para os prximos anos.

20

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: AAKER, David. Gestion del Valor de la Marca: Capitalizar el Valor de la Marca, Madrid, Edicines Diaz de Santos, 1994. ALBRECHT, Karl. Revoluo nos servios: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. 4. ed. So Paulo: Pioneira, 1994. ANDRADE, Josmar. Motivos para uso de campanhas globais: diferena de percepes entre profissionais de agncias de propaganda e de anunciantes. Braslia: ENANPAD, 2005. ANGELONI, Maria Terezinha (org). Organizaes do conhecimento: Infraestrutura, pessoas e tecnologia. So Paulo: Saraiva, 2002. ANSOFF, Igor. A nova estratgia empresarial. So Paulo: Atlas, 1990. ANUPINDI, Ravi et al. Fluxos controlando do processo do negcio. Newjersey: Prentice Hall, 1999. ARNOLD, S.J.; FERNIE, J. Wal-Mart in Europe. International Marketing Review, London, v.17, n.4/5, p.416-432, 2000. Associao ECR Brasil, 1998. Coleo 1, Livro 3, p.46-60. AYERS, James. Introduction to the supply chain. In AYERS, James B. ed. Handbook of supply chain management. Boca Raton, FL: St. Lucie Press, 2001. BACK, Nelson. Metodologia de Projeto de Produtos Industriais. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois S.A., 1983.

21

BERMAN, B. Caneletas introduzindo no mercado. John Willey & Sons, 1996. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. So Paulo: Cultura Editores, 1999. FARIA, Rogrio Gomes de. Matemtica Comercial e Financeira. 5 ed. Ed.Makron Books 2000. LEONE, Nilda. As especificidades das pequenas e mdias empresas. Revista de Administrao - USP, Vol 34/2 (abril-junho 1999), pp. 91-94. LEVY, Michael e WEITZ, Barton A. Administrao de varejo, traduo rika Susuki da 3 edio, 1998. So Paulo: Atlas, 2000. MERLO, E. M. Vantagens decorrentes da formao de associaes de compras: um estudo de caso. XXXVII Cladea. Porto Alegre, 2002. PERRY, Bill; FORD, Lisa; MCNAIR, David. O excepcional atendimento ao cliente. So Paulo: Edicta, 2005. SUCUPIRA, Cezar A. de C. Artigo cientfico: gesto de estoque e compras no varejo. Rio de Janeiro, 2003. FCV STANTON, John L. SPIRO, Rosann. Administrao de vendas. 10ed. So Paulo: LTC, 2000. VIEIRA, Jos Dutra. Matemtica Financeira Ed. Atlas 1997

22

6.0 ANEXOS Tabela 01. Principais Funes do Varejo--------------------------------------pagina 06 Tabela 02. Funes dos Administradores em Varejo e Marketing de Varejo. ------------------------------------------------------------------------------------------- pagina 7 Figura 03. Estgios de evoluo do ciclo de vida no Marketing de Varejo. ------------------------------------------------------------------------------------------- pagina 8 Figura 4 - Giro ----------------------------------------------------------------------pagina 11 Figura 5. Cobertura de estoque -------------------------------------------------pagina 13 Figura 6. Fluxo de caixa -----------------------------------------------------------pagina 15 Figura 6. Tragetria juros ----------------------------------------------------------pagina 16 Figura 7- abreviaturas-------------------------------------------------------------pagina 17

Potrebbero piacerti anche