Sei sulla pagina 1di 3

RESUMO DA HIDROSTTICA

1- DENSIDADE : a relao entre a massa do corpo e o volume por ele ocupado no instante considerado: d = m/ V possa ocupar:
ocupado

2- MASSA ESPECFICA: a relao entre a massa do corpo e o menor volume que ele = m / V compacto 3- Apesar de aparentemente serem iguais, a densidade diferente da massa especfica. Assim quando falamos que a massa especfica do ferro 7,9 g/cm3 , estamos informando que a massa de 7,9g ocupa totalmente o volume de um cubo com 1cm de aresta, ou seja est concentrada no menor volume possvel em condies normais de presso e temperatura. Mas derretendo e ferro e com a mesma massa de 7,9 g confeccionarmos finas lminas de ferro, podemos fazer um cubo oco de 5 cm de aresta. Ento o volume deste cubo ser 25 cm3, e agora falaremos em densidade do cubo de ferro como sendo 7,9 / 25 = 0,316 g/ cm3. 4- A rigor a noo de massa especfica vlida para a substncia ( ferro, gua, oxignio, etc), e a densidade vlida para os corpos confeccionados com essas substncias e que podem ocupar vrios formatos de volume. No caso e lquidos e gases densidade e massa especfica representam a mesma coisa, pois no se pode fazer, por exemplo, uma caixa oca de gua no estado lquido, usando finas lminas de gua. Impossvel. Usaremos ento no curso para os fluidos lquidos e gasosos a noo apenas de densidade = d. 5- PRESSO: a relao entre a parte vertical (fy) F fy f de uma fora F aplicada numa rea, pelo valor S P = fy / S desta rea S: 6- UNIDADES Para densidade e massa especfica na prtica se usa g/cm3, mas oficialmente no SI o kg/m3. Converso: 1 g/cm3 = 103 kg/m3. Para Presso a unidade Newton por metro quadrado = pascal(Pa). Tanto densidade, quanto massa especfica e presso podem ser calculadas por regra de trs simples. Exemplo: Um cubo de 2 cm de aresta de alumnio, tem massa de 21,6 g. Ento a sua densidade ser: Se em 8cm3 de volume, existem 21,6g, ento em 1cm3 existir X. Realizando-se a regra de trs obtemos 2,7 g em cada 1 cm3. Portanto a densidade do alumnio 2,7 g/cm3. Outro exemplo: uma fora de 100N aplicada numa placa de vidro fy de lados 10 cm x 5 cm. Se a fora forma um ngulo de 30 com a F placa, qual a presso que ela exerce sobre a placa? 30o rea de placa: 10.10-2 x 5.10-2 = 50.10-4 m2 Clculo de fy: no tringulo sen = fy / F . Ento 0,5 = fy / 100, e fy = 50N Se 50N atuam sobre 50.10-4 m2 ento em 1 m2 atuar 1.104 N. Portanto a presso sobre a placa ser de 104N/m2 ou 104 Pa. PRINCIPAIS PRINCPIOS DA HIDROSTTICA 1 ) LEI DE STEVIN: A diferena de presso entre dois pontos de um fludo em repouso, distante entre si de h na vertical, dada Pb por: Pa Pb = d. g. hab h densidade do fluido, em kg/m g = o valor da gravidade local, em m /s2 h = altura na vertical entre os dois pontos, em metros
3

d = densidade d =

Pa

A camada de ar, denominada atmosfera, e que envolve o planeta, tem massa e portanto atrada para o centro da Terra com a fora peso = m.g. Dividindo-se esta fora pela rea do planeta em que ela atua, temos a chamada presso atmosfrica a que todos e tudo esto sujeitos. Ela corresponde ao peso de uma coluna de gua de 10 m de altura, ou seja a 1,01.105 N/m2 ou aproximadamente 105 Pa. Este valor corresponde presso de 1 atmosfera (atm), na regio ao nvel do mar, com altura h = 0m. Assim, um mergulhador que est a 10 m abaixo da linha de gua do mar, estar submetido a uma presso de 2 atm, sendo 1 atm do ar e mais 1 atm dos 10 m de coluna de gua. Isso significa que em um metro quadrado do corpo do mergulhador existe o correspondente a uma massa de 10 toneladas!! Em resumo:

1atm = ~105 N/m2 (Pa) = 10 m de coluna de gua = 760 mm de coluna de mercrio.


Todos os pontos que esto mesma altura dentro do lquido estaro uma mesma presso 2 ) PRINCIPIO DE PASCAL: Num mesmo fluido em repouso, a presso se transmite igualmente por todos os pontos. Fa Fb Se Fa/ S a presso Pa,. Em qualquer ponto do liquido Sa Pa presso ser a mesma. Ento, se for aplicada uma fora Sb Pa Fa na rea Sa , e se a rea Sb for 3 vezes maior que Sb ento a fora exercida nesta rea ser 3 vezes maior que a aplicada em Sa: Fb = 3Fa. Este o principio de funcionaPa mento das prensas hidrulicas e dos freios dos carros. 3 ) PRINCPIO DE ARQUIMEDES: Todo corpo imerso ( mergulhado) num fluido, sofre por parte deste uma ao traduzida por uma fora vertical, de baixo para cima, no sentido de expulsar o corpo do seu interior. Essa fora denominada de empuxo =E e tem o valor do PESO DO FLUIDO DESLOCADO. Ateno: No o peso do corpo, e sim do fluido deslocado. S E = empuxo P = peso do corpo = m.g Hf P Ht Hf = altura do corpo fora do lquido (emerso) Hi Hi = altura do corpo dentro do lquido ( imerso) Ht = altura total do corpo E A parte do corpo que est dentro do lquido ( imersa) tem um volume igual ao volume deslocado de lquido: Vcorpo imerso = Vlquido deslocado. Seja d a densidade do fluido. Temos: d = massa do fluido/ volume do fluido deslocado. Ento a massa do fluido deslocado igual ao produto da densidade do fluido deslocado pelo volume do fluido deslocado. Sendo o valor do Empuxo igual ao peso do fluido deslocado, vem: Peso do fluido deslocado = massa do fluido deslocado vezes a gravidade, ou seja : Pfluido deslocado = E = massa do fluido deslocado vezes a gravidade. Como a massa do fluido deslocado o produto da sua densidade pelo volume deslocado, a expresso de clculo do empuxo : E = dfluido.Vfluido deslocado.g

FRAO IMERSA:
Se o corpo est em equilbrio dentro do fluido ento peso do corpo igual ao valor do Empuxo. Sendo m a massa do corpo e V o seu volume total, temos: dcorpo = m/V . Da tiramos que m = dcorpo x Vcorpo. Ento o peso do corpo = m.g, fica : Pcorpo = m.g = dcorpo.Vcorpo.g. Como E = Pcorpo resulta: dfluido.Vfluido deslocado.g = dcorpo.Vcorpo.g . Considerando Vfluido deslocado = S.Hi e Vcorpo = S. Hcorpo , temos:

dfluido x S x Hi = dcorpo x S x Hcorpo . Portanto: dcorpo/ dfluido = Himersa do corpo/ Htotal do


corpo,

Esta relao denominada de frao imersa. Se fluido for a gua, para qual d= 1g/cm3, temos: dcorpo/ 1 = Himersa /H total do corpo . Assim fica fcil saber a densidade de um corpo. Jogando-o na gua se por exemplo, 60% da sua altura total ficar dentro da gua, sua densidade 0,6 g/cm3. A densidade do gelo 0,9 g/cm3. Ento um Iceberg, grande pedra de gelo que flutua nas guas geladas dos mares nos plos, tem 90% do seu volume dentro da gua e apenas aflora superfcie 10% do seu grande volume.

Potrebbero piacerti anche