Sei sulla pagina 1di 30

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO: REPENSANDO O PAPEL DA MULHER BRASILEIRA NOS ESPAOS PBLICO E PRIVADO

Ana Carolina Freitas Lima Ogando


*

RESUMO
Tendo como o condutor o paradigma bidimensional de Fraser (1997, 2001, 2003), que visa a remediar injustias no mbito econmico e no cultural/simblico, avaliamos como o movimento feminista e de mulheres no Brasil avanou para difundir seus valores. Procuramos vericar, por meio da anlise da subamostra A, da pesquisa da Fundao Perseu Abramo (2001), os dcits de reconhecimento presentes na sociedade brasileira em relao s mulheres. Trabalhamos, especialmente, com a idia de reconhecimento como um valor feminista, para estabelecer uma presena mais igualitria, tanto na esfera privada (no que se refere diviso do trabalho domstico) quanto na esfera pblica (no que se atm defasagem da representao poltica da mulher brasileira).

PALAVRAS-CHAVE
movimento feminista e de mulheres no Brasil poltica de reconhecimento poltica de redistribuio dcits de reconhecimento.

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

p. 98-127

INTRODUO No nal da concluso de sua obra seminal, O Segundo Sexo,a feminista Simone Beauvoir resume a condio feminina ao longo dos anos com uma simples frase: certo que, at agora, as possibilidades das mulheres foram suprimidas e perdidas para a humanidade, e que chegou o momento de ser permitido mulher fazer uso de suas oportunidades para seu prprio interesse e interesse de todos (traduo nossa, 1989: 712). Considerando, assim, o legado histrico, econmico, social e poltico, persistem inmeros desaos para o enfrentamento das formas de opresso e desigualdade enraizadas nas sociedades contemporneas. Mesmo com os avanos dos movimentos de mulheres e feministas, inclusive no Brasil, a realidade cotidiana das mulheres pode, em grande medida, ser caracterizada como injusta: marcada por desigualdades salariais, uma diviso tradicional e desigual do trabalho domstico, duplas e triplas jornadas de trabalho, violncia domstica, assdio sexual, estruturas rgidas e patriarcais que dicultam sua insero nas instituies polticas e instncias de poder, entre outras. Por um lado, essas assimetrias se estendem do pblico ao privado, evidenciando que as questes relativas justia de gnero esto presentes nesses dois mbitos marcados por relaes de poder. Por outro lado, a institucionalizao e legitimao das diversas estruturas hierrquicas na sociedade conguraram os espaos de interao de
*

Este artigo resultado da minha dissertao de mestrado, cuja fundamentao terica o que chamo do paradigma bi-dimensional da Nancy Fraser (1997, 2001, 2003). Recentemente, Fraser buscou reformular seu paradigma bi-dimensional sobre justia social, ao incorporar a dimenso da representao (2005). Nesta reformulao, ela procura responder a uma srie de criticas sua obra e, consciente do fato que essas duas dimenses no do conta das ramicaes da injustia em sociedades capitalistas, a autora aponta mais um impedimento participao paritria: a excluso de espaos de participao. Agradeo as crticas e sugestes feitas pelos professores Marlise Miriam Matos de Almeida e Juarez Rocha Guimares, orientadores da dissertao; a Elaine Meire Vilela pela sua valiosa ajuda e contribuio metodolgica e a Mariana Prandini Fraga Assis pelas inmeras discusses tericas que sempre me inspiram.

99

um modo em que h certa internalizao, se no aceitao, dessa realidade e dos papis de gnero. Claramente existe uma valorizao hierrquica de gnero devido s formas de dominao e subordinao das mulheres rigidamente estabelecidas nos mais diversos espaos da vida social. Essas formas, que podem ser encontradas desde a losoa poltica clssica , fortaleceram-se e ganharam legitimidade ao longo dos anos, devido prpria reproduo de sistemas binrios, tais como razo versus emoo, homem versus mulher e o pblico versus o privado, apenas para citar alguns. Evidentemente, esses sistemas binrios, em conjunto com as inmeras formas de subordinao j referidas, relegaram a mulher a um status inferior, designando-a a esfera da domesticidade e, por conseguinte, excluindo-a da esfera pblica. Essa constatao no se apresenta de forma diferente quando reetimos sobre o papel da mulher nos espaos pblico e privado, ao longo dos anos, no Brasil. Desse modo, esse artigo tem como objetivo central entender as razes da subordinao das mulheres brasileiras e seu papel nos espaos pblico e privado, na tentativa de fornecer uma perspectiva crtica e feminista que possa viabilizar uma alternativa capaz de desaar as estruturas e papis hierrquicos e tradicionais. Pensar o problema da subordinao e da opresso feminina, a partir dos pontos levantados acima, nos leva a considerar a questo da relao entre justia e gnero. Com esse intuito, dialogamos com Nancy Fraser (1997, 2001 e 2003) para considerar a dinmica social de opresso das mulheres brasileiras como um processo cultural-simblico e econmico, que historicamente estabeleceu condies que impedem, subordinam ou, at mesmo, desprezam diferentes grupos sociais, nesse caso as mulheres, de participarem em condies de igualdade no espao pblico. Esses obstculos criaram, e ainda criam, profundas assimetrias culturais, econmicas e polticas, pois tm servido para fragmentar e desvalorizar as subjetividades femininas. No que tange aos padres de interao e de valorao simblica, as sociedades tm enraizado e legitimado estruturas que privilegiam sistemas histricos e culturalmente aceitveis. Segundo Fraser, esses padres podem encontrar-se institucionalizados na sociedade, permeando as formas de interao social e as normas polticas e jurdicas:
1

Para uma leitura rica sobre a relao entre cognio e eros na losoa poltica clssica at sua grande inuncia na losoa de Kant, veja Robin Schott (1988) Eros e os Processos Cognitivos. Schott assinala, com clareza, como se deu a oposio entre pureza e sensaes corporais que fundaram a relao binria corpo versus emoo. Como complemento questo particular da separao da razo do desejo, que est particularmente ligada a oposio do corpo versus emoo, veja o clssico texto de Iris Young (1990) The Impartiality of the Civic Public.

100

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

Expressamente codicados em muitas reas do direito (incluindo o direito de famlia e o direito penal), eles informam as construes legais de privacidade, autonomia, auto-defesa e igualdade. Eles tambm esto embutidos em muitas reas da poltica governamental (incluindo poltica reprodutiva, de imigrao e de asilo) e em prticas prossionais padro (incluindo medicina e psicoterapia). Padres androcntricos de valorao tambm permeiam a cultura popular e a interao cotidiana. Como um resultado, as mulheres sofrem formas especcas de gnero de subordinao de status, incluindo violao e violncia domstica; representaes e esteretipos trivializantes, objeticantes e humilhantes nos meios de comunicao; assdio e depreciao na vida cotidiana; excluso ou marginalizao nas esferas pblicas ou nos corpos deliberativos; e negao de direito integral e protees iguais decorrentes da cidadania (Fraser, 2003:21).

O poder destrutivo desses valores reside no fato de que so expressos na vida cotidiana e nos processos mais bsicos de socializao, instalando um sistema de crenas que atribui s mulheres um status inferior no conjunto das relaes sociais. Alm disso, o que podemos destacar a aceitao desses valores, no somente pelos homens, mas pelas prprias mulheres, o que consiste em, algumas instncias, na naturalizao dessa situao desigual. Diante desses dilemas e desaos, armamos, ento, que preciso ingressar no Brasil, concomitantemente, na luta pela transformao de valores culturais e simblicos e por uma poltica de redistribuio. Somente assim conseguiremos atingir as bases das estruturas hierrquicas bem como os padres assimtricos e desiguais de interao, buscando, sobretudo, elevar o status da mulher brasileira para um novo patamar, mais igualitrio. A essncia desse projeto de transformao e emancipao consiste em que a sociedade reconhea no somente o fenmeno histrico de injustias, mas tambm a papel, tanto dos homens quanto das mulheres, na perpetuao da desigualdade de gnero, seja na esfera privada, seja na esfera pblica/poltica. Para desenvolver esse debate, o artigo ser dividido em trs partes. Na primeira parte, discutiremos as contribuies de Fraser para uma teoria de justia que lana luz sobre os arranjos sociais, econmicos e culturais que possibilitam (ou no) a participao paritria na sociedade. Na segunda parte, procuramos identicar as reivindicaes e as mudanas dos movimentos de mulheres e feministas no Brasil. Suas vozes foram e permanecem sendo de grande relevncia no projeto de transformao das relaes de gnero, pautado na igualdade e na emancipao.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

101

Essa discusso pertinente no somente porque resgata guras importantes nas lutas que emergiram diante de estruturas opressoras, patriarcais, autoritrias e conservadoras, mas tambm porque se alinha com os propsitos de uma teoria crtica. Concordando com Nancy Fraser (1986) que a denio mais apropriada para uma teoria crtica aquela elaborada pelo prprio Marx, em 1843, a saber, o auto-esclarecimento das lutas e desejos da poca, pode-se denir tal projeto terico por seu duplo papel de entender as bases de subordinao e, criticamente, analisar os percursos das lutas dos atuais movimentos sociais. Alm disso, essa breve reconstruo histrica servir, particularmente, para ilustrar como e em que medida as reivindicaes dos movimentos atingiram ou lidaram com as questes ligadas redistribuio e ao reconhecimento Na ltima parte do artigo, pretendemos trazer a discusso para o panorama contemporneo das mulheres brasileiras, tendo como referncia o impacto dos movimentos de mulheres e feministas e o processo de destradicionalizao das relaes de gnero no Brasil. Para tanto, analisaremos a subamostra A, da pesquisa da Fundao Perseu Abramo A mulher brasileira nos espaos pblico e privado de 2001, buscando entender porque a insero das mulheres brasileiras, na esfera pblica, no resultou em maior adeso aos valores mais centrais do feminismo ou mesmo no acarretou mudanas mais profundas nas relaes de gnero. Argumentaremos que os dcits de reconhecimento servem como verdadeiros obstculos transformao das prticas e costumes na sociedade e, igualmente importante, impedem uma viso mais crtica, pelas prprias mulheres, no que tange sua atuao e ao seu papel na reproduo de valores e prticas desiguais.

1. JUSTIA COMO POLTICA DE REDISTRIBUIO E RECONHECIMENTO: AS CONTRIBUIES DE NANCY FRASER PARA UMA COMPREENSO AMPLIADA DA JUSTIA SOCIAL Percebemos, no debate sobre o liberalismo e o comunitarismo, que questes sobre justia social tm, histrica e politicamente, resvalado ou no campo da poltica de redistribuio ou no campo da poltica de reconhecimento, criando certa bipolarizao. Por causa da perda do poder explicativo do conceito de classe social, que foi, durante muito tempo, tido como um eixo crucial do pensamento poltico seja em funo da queda do comunismo, ou por conta da crescente pluralidade de identidades que no se conformam mais ao modelo hegemnico liberal , defrontamo-nos
2

Importante ressaltar que o liberalismo a qual nos referimos deve ser entendido como liberalismo igualitrio.

102

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

com novas perspectivas para estudar o surgimento de novos atores polticos e as suas reivindicaes pautadas em polticas de identidade. justamente diante desse cenrio que Nancy Fraser, cientista poltica e feminista norte-americana, justica sua tentativa de elaborar uma crtica compreensiva das sociedades capitalistas, ancorada nos fundamentos da Teoria Crtica. Ou seja, os esforos de Fraser esto ligados questo de saber qual caminho uma teoria crtica deveria percorrer tanto no sentido de englobar as demandas dos novos movimentos sociais quanto de entender o lugar da cultura no capitalismo contemporneo e as demandas por justia diante da pluralizao de identidades (Fraser, 2003: 199). Sendo assim, Fraser constri sua teoria normativa sobre a justia social, que visa a unicar duas vertentes, historicamente desconexas, quais sejam redistribuio e reconhecimento. O seu intuito propor um novo modelo para pensar identidades e justia social ao ilustrar como as formas de injustia passam pela estrutura econmica da sociedade bem como pela ordem de status. Em outras palavras, a grande contribuio de Nancy Fraser (1997, 2001 e 2003) diz respeito armao da existncia de duas formas de injustia que estariam imbricadas em um relacionamento dialtico, na qual uma poltica de redistribuio e uma poltica de reconhecimento precisam ser avaliadas na sua interligao para efetivamente alcanar o cerne das injustias sociais. Fraser questiona a forma como a subjetividade colocada em uma situao de meros binarismos, levando-nos a um reducionismo que no capaz de apresentar a complexidade e as dinmicas envolvidas nas interaes sociais. Portanto, vrios so os questionamentos que a guiam, na tentativa de entender as dimenses das injustias que remetem, sobretudo, a padres de subordinao cultural e institucional. O que signica justia no mundo contemporneo? Podemos entender a justia somente por meio das tentativas de redistribuio que podem ser identicadas no liberalismo decorrente do New Deal (americano), na democracia social ou no socialismo? (FRASER, 1997, 2003). Podemos eliminar as razes de injustia pelas polticas pblicas que alguns governos implementaram como aes armativas? Podemos eliminar a injustia somente reconhecendo grupos diferentes e seus movimentos, como o movimento gay, o movimento negro, o movimento feminista, o movimento indgena? A ampliao do enquadramento de uma teoria da justia permite entender que as demandas por mudanas econmicas, muitas vezes, cruzam com as demandas por reconhecimento das diferenas. Portanto, Fraser ressalta a necessidade de uma abordagem terica normativa abrangente, capaz de superar a polarizao entre redistribuio e reconhecimento, para efetivamente transformar os padres que sustentam a injustia no mundo contemporneo.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

103

Conseqentemente, o o condutor do seu paradigma a tentativa de unicao dessas duas vertentes historicamente desconexas e, por sua vez, polarizadas, chamando a ateno para a maneira de formular remdios que ajam concomitantemente. Isso porque, segundo Fraser, quase todas as coletividades sujeitas a injustias no mundo contemporneo, dentre elas raa e gnero, seriam coletividades bivalentes, por sofrerem injustias tanto no mbito econmico quanto no cultural/simblico. So essas injustias, associadas tanto s desigualdades econmicas quanto falta de reconhecimento, que do origem aos arranjos sociais que impedem a participao plena, de todos os indivduos, na arena pblica. Ou seja, sem o estabelecimento da igualdade em seus vrios nveis e patamares, no h maneira de participao que se d, de fato, entre iguais. De acordo com Assis, a obra de Fraser nos conduz reexo acerca da esfera pblica e da justia social perante seu princpio normativo:
Pode-se armar, assim, que Fraser olha para as diferenas (culturais, tnicas, de gnero, etc) sob dois focos: i) o da esfera pblica neste espao, contrariamente ao que sustenta a teoria habermasiana, a autora acredita que as diferenas entre os parceiros da interao no devem ser suspensas ou ignoradas, como se eles fossem iguais, mas sim explicitadas, tematizadas publicamente; e ii) o da justia social aqui, a questo da diferena liga-se, de modo mais prximo, ao tema do reconhecimento: devero ser empregados remdios contra dcits de reconhecimento sempre que s diferenas exibidas pelos sujeitos corresponderem padres de valorao simblica que denigram, subordinem ou desprezem identidades especcas (2007: 111).
3

Para tanto, Fraser estabelece a participao paritria como seu princpio normativo da justia e apresenta-o por meio de duas pr-condies que precisam ser cumpridas para efetivamente estabelecerem-se padres justos de interao social (2003:36). A primeira condio, designada como a pr-condio objetiva da participao paritria, est relacionada distribuio dos recursos materiais que possam garantir a independncia econmica do indivduo. Isto signica eliminar arranjos sociais que impedem a participao, nos espao(s) pblico(s), de todos os membros de uma sociedade devido privao, explorao e graves desigualdades econmicas. J a segunda condio, a pr-condio intersubjetiva,
3

Fraser reconhece que, ao integrar essas duas vertentes, necessrio discutir elementos da losoa moral (Moralitt Kantiano versus Sittlichkeit Hegeliano) sem, no entanto, alterar radicalmente a proposio e contedo de cada vertente. Para tal discusso, veja Fraser 2001 e 2003.

104

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

est relacionada aos padres de valorao cultural que so capazes de expressar respeito e igualdade de oportunidade a todos os participantes. Isto porque Fraser identica que determinados marcadores sociais (como cor da pele, sexo, etnia) tm sido mobilizados para codicar, segundo um padro hierarquizado de valorao cultural, alguns sujeitos e grupos como desprezveis e inferiores e outros como bons e superiores (ASSIS e OGANDO, 2006). Portanto, esses padres hierarquizados negam-lhes oportunidade de participar como um par nas interaes sociais. Cabe ressaltar que Fraser discorda particularmente com Charles Taylor (1989) e Axel Honneth (1995) quanto relao entre reconhecimento e auto-realizao. Ao contrrio de Axel Honneth (1995) , Fraser alinha as condies de no reconhecimento a uma dimenso poltica, ao tratar estas situaes no como um impedimento a auto-integrao ou auto-realizao do indivduo, mas sim como uma injustia ao seu prprio status, efetivamente colocando o problema do reconhecimento no patamar da poltica (FRASER, 2003). Fraser defende seu paradigma transferindo a idia de reconhecimento para uma forma especca de tratar a justia social (a matter of justice or social status), em vez de se alinhar apenas ao eixo auto-realizao (2003). A argumentao de Fraser ancorada na idia de que o reconhecimento constitui um elemento fundamental para a participao dos sujeitos como pares, na esfera pblica, e no apenas uma forma de reconhecer uma identidade especca. Desse modo, o no reconhecimento signica mais do que uma mera depreciao ou deformao de uma subjetividade, ele corresponde a uma condio de subordinao de status, localizada nas interaes sociais e no em uma psicologia individual ou interpessoal (Fraser, 2003: 31). O potencial emancipatrio por trs destas duas condies que elas procuram lanar luz sobre essas duas formas de injustia enraizadas nas sociedades, em que as interaes sociais so governadas por um princpio de excluso. Em ltima
4

Cabe ressaltar que esse artigo no pretende entrar no interior do debate entre Fraser e Honneth (2003). No entanto, importante atentar para o fato de que a teoria de Fraser no propriamente uma teoria do reconhecimento, podendo alinhar-se muito mais a uma teoria da esfera pblica (Assis, 2007: 101). A teoria formulada por Honneth (1995) insere-se no interior da teoria crtica e visa conferir centralidade ao conceito de reconhecimento em um projeto emancipatrio. A luta por reconhecimento refere-se a um conito social de carter moral, que tem como objetivo no somente a emancipao do indivduo, mas tambm a produo de relacionamentos que favoream a incluso social e a auto-realizao. Honneth demonstra que a identidade dos indivduos s pode se formar de modo integral e no distorcido se, no processo de interao social, eles/elas desenvolvem autoconana, auto-respeito e auto-estima, em trs respectivas esferas (amor, direito e solidariedade).

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

105

instncia, essas duas condies buscam, de fato, desinstitucionalizar os padres de valorao cultural que regulam as regras, tanto das instituies econmicas e polticas quanto das normas culturais, excluindo certos sujeitos e grupos do processo de interao social. Esses padres so importantes, pois eles inuenciam formas de pensar e agir nas duas esferas, pblica e privada. A argumentao baseada na pluralidade pode gerar decises mais qualicadas, possibilitando, por sua vez, a integrao de igualdade social, da diversidade cultural e uma democracia mais participativa (Fraser, 1997: 85). Por esse motivo, defendemos que tal paradigma se aplica ao caso das mulheres brasileiras, j que, quando tratamos da justia como uma forma de status, podemos igualmente examinar os padres de subordinao cultural e institucional. Apesar das mulheres brasileiras terem adquirido espao no mercado de trabalho e se escolarizado massivamente nos ltimos anos, alm de terem tido um impacto relevante na histria do Brasil, particularmente no que diz respeito a sua oposio ditadura militar, persiste a necessidade de se articularem reivindicaes e presses que atinjam os vestgios da cultura patriarcal.

2. AS ONDAS DO MOVIMENTO FEMINISTA E DE MULHERES NO BRASIL Vrios estudos tm analisado o impacto dos movimentos feministas e de mulheres, focalizando a capacidade destes movimentos articularem as discusses relativas desigualdade de gnero. O movimento feminista e de mulheres no Brasil no pode ser caracterizado por uma unicidade e sim por sua diversidade diante das mais variadas tenses e ambigidades que marcaram e marcam suas lutas. Ao contrrio do movimento consolidado e organizado dos Estados Unidos , no Brasil no podemos caracterizar perodos de movimentao de mulheres como sendo claramente movimentos feministas. necessrio, porm, destacar que
5

O contraponto das fases do feminismo no Brasil com as ondas do movimento nos Estados Unidos serve-nos para ilustrar como este se engajou na reivindicao de uma poltica de identidades j nos anos 70. Segundo Fraser (2007), a segunda onda do movimento feminista pode ser caracterizada por trs distintas fases. Na primeira fase, o movimento estava bastante ligado emergncia dos novos movimentos sociais dos anos 60. Na segunda fase, j se articulava uma poltica de identidades. E, nalmente, na terceira, o movimento feminista se articula com os movimentos transnacionais. O que podemos notar que, considerando o contexto poltico e social, o movimento norte-americano conseguiu articular demandas relacionadas no somente a questes de desigualdade econmica mas desigualdade baseada nos valores e smbolos institucionalizados pela cultura bem mais cedo do que o movimento feminista e de mulheres no Brasil.

106

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

vozes feministas emergiram diante das estruturas opressoras e conservadoras, desde o sculo XVII. Apesar de uma cultura patriarcal e de uma sociedade predominantemente masculina expressarem o lugar submisso da mulher, as vozes feministas no Brasil apareceram nos espaos menos esperados e em momentos ainda menos propcios. Essas vozes chamaram a ateno de outras mulheres, abrindo o caminho para a entrada delas, com novas reivindicaes, na arena pblica. Enfatizaremos trs momentos ou ondas distintas de maior movimentao e mobilizao no pas: a primeira caracterizada pela luta pelo sufrgio; a segunda, marcada pela mobilizao das mulheres contra o regime militar; e a terceira onda, correspondente mobilizao das mulheres no perodo de redemocratizao, que, por sua vez, passa por novas formas de organizao. Certamente, a chave para a compreenso do signicado histrico desses movimentos que eles expressam o nascimento de uma conscincia poltica oriunda de um grupo tradicionalmente excludo da esfera pblica e subordinado na esfera privada. A primeira onda, perodo de maior movimentao de vozes de mulheres no espao pblico, expressou-se com a luta pelo voto, liderado por Bertha Lutz. Mas, mesmo antes desse perodo, cabe salientar que a histria de feministas brasileiras pode ser retraada at Nsia Floresta Brasileira Augusta e seus escritos sobre a condio feminina. Nsia Floresta reconhecida em razo de suas reivindicaes por condies igualitrias para as mulheres e por sua adeso causa abolicionista. As contestaes de Floresta so encontradas no seu mais divulgado livro, Direitos das mulheres e injustia dos homens, publicado em 1832, sendo uma livre traduo de Mary Wollstonecraft. Nele, a autora desaa os esteretipos de gnero, em meados do sculo XIX, reivindicando o direito ao trabalho e educao para as mulheres. Alm das obras de Nsia Floresta, a imprensa do sculo XIX comeou a defender o direito educao para as mulheres com a difuso de vrios jornais, como O Jornal das Senhoras, editado por Joana Paula Manso de Noronha em 1852, O Sexo Feminino, fundado em Minas Gerais por Francisca Senhorinha Motta Diniz, em 1873, entre outros. Portanto, podemos armar que estas publicaes feministas, vinculadas idia do direito educao das mulheres, estabeleceram um cenrio para o movimento sufragista organizar-se. justamente na formao da primeira fase de um movimento mais organizado de mulheres que vamos encontrar o seu principal desao: como escapar caracterizao de que o movimento feminista composto por mulheres de elite ou intelectuais e no representa movimento de massa ou, em outras palavras, um movimento popular? Contudo, importante certicarmos que a prpria caracterizao do movimento continua sendo um impedimento para a ampliao da sua base de apoio.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

107

A primeira fase do movimento feminista brasileiro foi denida pela luta pelo voto, ou seja, por direitos polticos. necessrio ressaltar que o movimento para o acesso ao voto permaneceu, em grande escala, como uma luta organizada e formada por um grupo homogneo de mulheres intelectuais e certas parcelas da elite brasileira (Pinto, 2003; Hahner, 1981). De acordo, ainda, com Linhares e Alves (1987: 210), o movimento sufragista no representou uma ruptura com os valores, prticas e costumes que mantinham a subordinao das mulheres e muito menos um movimento capaz de desaar a Igreja. As autoras armam que, ao contrrio, as mulheres eram consideradas uma fora conservadora, capaz de serem cooptadas . Com efeito, essa mobilizao foi composta por mulheres das classes mdias e altas e, freqentemente, por lhas de polticos ou intelectuais da sociedade brasileira que tiveram a chance de estudar em outros pases . Bertha Lutz foi, provavelmente, a gura mais ilustre e famosa associada a essa fase, mas vrias outras mulheres participaram, particularmente Leolinda de Figueiredo Daltro e Branca Moreira Alves. Cabe destacar que os contatos com os Estados Unidos e com a Europa foram essenciais para o desenvolvimento do movimento, uma vez que as mudanas polticas e sociais nesses pases serviram para guiar e estruturar boa parte do movimento no Brasil. Essa troca de idias entre as feministas de vrios pases estabeleceu um relacionamento amigvel, facilitando a visita de lderes ao Brasil, como a da sufragista americana Carrie Chapman Catt, em 1922. Interessante perceber que a oposio em relao ao direito de voto da mulher era baseada na histrica dicotomizao das esferas pblica e privada. Ou seja, o argumento contra o direito do voto recaa sobre a premissa de que as mulheres pertenciam esfera privada, enquanto a esfera pblica era o espao, predominantemente, dos homens. No entanto, nessa busca por uma cidadania igual dos homens, as mulheres efetivamente iniciaram um longo e inacabado processo de desaar os valores e prticas patriarcais no Brasil. A segunda fase do feminismo um momento que consideramos de menor organizao, mas, tambm, de um notvel crescimento em relao ampliao dos diversos interesses dentro do movimento. Enquanto a primeira onda concentrava seus esforos na ampliao dos direitos das mulheres, particularmente os direitos polticos, a segunda onda teve uma preocupao mais difusa diante da luta para re-instaurar a democracia no pas.
6

Bertha Lutz destacada por ser a lha de uma enfermeira britnica e de um famoso cientista brasileiro, Adolfo Lutz. Bertha estudou em Paris e se graduou em Biologia. Mais tarde, estudou Direito. Viajou pela Europa e pelos Estados Unidos e representou o Brasil em vrias conferncias internacionais de mulheres, como o Conselho Feminino da Organizao Internacional do Trabalho e a Conferncia Pan-Americana da Mulher nos Estados Unidos.

108

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

Interessante notar que a arena internacional tambm vivia um momento de conito com a Guerra da Coria, a Guerra do Vietn, as revelaes dos crimes de Stalin, a invaso da Hungria, em 1956, e tambm a invaso da Tchecoslovquia. Diante de todos esses conitos, a literatura feminista ganhou duas obras que revolucionariam os conceitos de gnero e o feminismo: as publicaes de Simone de Beauvoir, uma escritora francesa e feminista (O Segundo Sexo, 1949) e de Betty Friedan, uma das lderes do movimento feminista americano dos anos 60 (A Mstica Feminina, 1963). A convulso social tambm se estabeleceu nas cidades do Brasil, enquanto o regime militar continuava no poder usando tticas de terror, violncia e tortura. Podemos armar que, neste momento, o movimento feminista brasileiro organizou-se sob vrias bandeiras, iniciando uma discusso acerca da condio desigual da mulher na sociedade brasileira. Nessa segunda onda, as mulheres mobilizaram-se nas comunidades e organizaes de auto-reexo, clubes de mes e donas de casa e, particularmente, nas comunidades eclesiais de base. Alm disso, a segunda onda dos movimentos feminista e de mulheres pode ser identicada em vrios centros urbanos, particularmente, em So Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os primeiros movimentos de mulheres foram organizaes promovidas para ampliar os direitos trabalhistas, especialmente das trabalhadoras domsticas, com vistas a melhorar a qualidade de vida em seus bairros. Esses movimentos alinharam-se parte progressista da Igreja Catlica, que, por sua vez, tambm passava por mudanas drsticas no que diz respeito sua organizao e relao estabelecida com a sociedade. Nas dcadas de 70, estendendo-se aos anos 80, as mulheres trabalhadoras uniram suas comunidades com o objetivo de melhorar os servios urbanos, tais como moradia, sade e educao. Nesse mesmo sentido, as mulheres organizaram seus esforos tambm na luta contra os preos dos alimentos e outros servios pblicos, como, por exemplo, energia. A participao e a associao das mulheres nesses clubes e organizaes deram-lhes um sentimento maior de independncia. Esse momento pode tambm ser entendido como o ponto crucial da articulao de interesses privados no espao pblico, apesar das tticas profundamente repressoras do regime militar. necessrio que reconheamos, contudo, que tais reivindicaes polticas no tiveram um impacto na desmontagem das hierarquias que organizam as relaes de gnero na sociedade brasileira, mas marcaram um grande momento de politizao das mulheres. Esses movimentos deram incio a um processo de socializao, politizao e mobilizao que iria, em breve, promover uma transformao nas demandas das organizaes e movimentos de mulheres. No nal dos anos 60 e durante os anos 70, mulheres participantes de grupos de movimentos estudantis e de organizaes militantes de esquerda passaram

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

109

a reunir-se para discutir o feminismo marxista e outros textos feministas que circulavam nos Estados Unidos e na Europa. Vrias mulheres, jornalistas e intelectuais, tais como Heloneida Stuart, Heleieth Safoti e Rose Marie Muraro, entre outras, comearam a escrever sobre as condies das mulheres brasileiras. Em outubro de 1975, o primeiro jornal feminino, reetindo o movimento de mulheres contemporneo, chamado Brasil Mulher, foi criado por prisioneiras polticas recm-libertadas. O jornal estava ligado ao Movimento Feminino pela Anistia e tinha como foco, em primeiro lugar, a insero da mulher nos movimentos sociais para a mudana social e poltica e, em segundo lugar, a necessidade de a mulher se organizar nos nveis locais para a anistia poltica (Alvarez, 1997). importante relatar brevemente que, tanto no mbito internacional quanto no nacional, o ano de 1975 foi um marco histrico para o feminismo. Com o governo de Ernesto Geisel, em 1975, e com o ltimo governo militar sob o comando de Joo Figueiredo, o Brasil preparava-se para uma onda de redemocratizao. Outros fatos histricos globais assinalaram um crescimento na ateno dada ao compromisso das mulheres na luta pelo seu reconhecimento. Com efeito, as articulaes e as presses internacionais de movimentos de mulheres feministas foram decisivas para a incorporao de temticas especcas referentes igualdade de gnero, como o tema dos direitos sexuais e reprodutivos. Foi tambm o momento em que as Naes Unidas proclamaram o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher. Ainda nesse ano, realizou-se a I Conferncia Mundial Sobre a Mulher e, no Brasil, aconteceu o primeiro encontro de mulheres acadmicas na Reunio Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), em Belo Horizonte, que se estenderia at 1985 e inauguraria, no pas, o chamado feminismo acadmico (Pinto, 2003: 62). Em 1978, foi lanado um documento intitulado Carta das Mulheres, que defendia os direitos da mulher no que se refere ao trabalho, sade, direitos de propriedade e sociedade conjugal, alm de direitos mais especcos no que se refere violncia contra a mulher e ao aborto. Toda essa articulao foi fundamental para a garantia de inmeras transformaes no estatuto legal e civil da mulher pela Constituio de 1988. Com o patrocnio da ONU, tivemos a criao do Centro de Desenvolvimento da Mulher, no Rio de Janeiro. O Centro tornou-se um smbolo do movimento, que era dividido, por um lado, por grupos da esquerda que lutavam contra a ditadura militar; por outro, por mulheres que se uniam sob a bandeira da luta de classes. Isso reetia a clssica tenso entre os vrios grupos de movimentos sociais no Brasil. Essa fragmentao certamente dicultou ainda mais a consolidao de um movimento feminista no Brasil, j que muitas mulheres conferiam maior importncia s reivindicaes da luta de classes, enquanto outras enfocavam temas

110

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

mais especcos e particulares da vida das mulheres, tais como sexualidade, corpo, aborto e contracepo (Pinto, 2003). A terceira onda pode ser discutida luz da participao das mulheres na fase de redemocratizao. Os movimentos sociais agora defrontavam-se com uma nova maneira de conceber a cultura poltica frente s regras estabelecidas pelo regime autoritrio. Nas dcadas de 80 e 90, identicamos a construo de um novo Brasil, focado nos conceitos de democracia e cidadania. A Constituio de 1988 permitiu as eleies diretas de lderes polticos e pavimentou o caminho para a democracia representativa. O processo de redemocratizao teve impacto, sobretudo, na prpria utilizao do conceito de cidadania, que passou a se vincular: 1. experincia dos movimentos sociais e novas subjetividades; 2. construo de uma democracia; 3. a uma transformao social no que se refere poltica e cultura, aps a queda do socialismo na arena internacional (Dagnino, 1994). O movimento feminista, por sua vez, mudou sua forma de organizar-se por meio de redes ou ONGS. Tais mudanas estruturais foram um reexo do carter multidimensional dos interesses dos movimentos feministas, nos quais os temas de violncia contra mulher e da sade feminina (direitos sexuais e direitos reprodutivos) ganharam enfoque (Matos, 2005). A mobilizao feminista teve maior articulao com redes que abraaram temas de relevncia social, como a Rede Nacional de Sade e Direitos Reprodutivos (RedeSade), a Articulao de Mulheres Brasileiras (AMB) e a Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas (RedeFem). Essas redes tiveram uma Coordenao Executiva Nacional e trabalharam para disseminar idias sobre a cidadania e a luta pela igualdade das mulheres. Alm dessas redes, os movimentos puderam contar com ONGs, tais como o Centro de Estudos Feministas e Assessoria (CFEMEA) e Aes em Gnero Cidadania e Desenvolvimento (AGENDE), tendo forte atuao no cenrio poltico. O CFEMEA, criado em 1989, em Braslia, destacou-se e ainda hoje se destaca por articular questes importantes junto ao Congresso Nacional. Para tanto, vem defendendo projetos, propondo emendas s comisses, assessorando a bancada de mulheres e divulgando, por meio do seu jornal Fmea, o andamento das questes pertinentes s mulheres brasileiras no Legislativo (Pinto, 2003). A AGENDE teve e tem um enfoque voltado especicamente para desenvolver aes de advocacy que auxiliam na proposio e monitoramento de polticas pblicas. J a ONG SOS Corpo criada em 1981, no Recife, destaca-se por sua atuao como um movimento feminista e popular, buscando transformar as relaes desiguais de gnero. O SOS Corpo vincula ao seus ideais a luta contra a pobreza, o racismo e a homofobia. O que podemos armar sobre a terceira fase do movimento feminista e de mulheres no Brasil que esta foi uma fase com objetivos mais diversicados,

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

111

quando comparada primeira e segunda que, por sua vez, tiveram objetivos mais focalizados para uma luta especca. Na terceira fase, comeamos a ver uma nova direo no prprio discurso do movimento quanto ao valor do reconhecimento. Um outro elemento denitivamente histrico foi o fato da Secretaria dos Direitos da Mulher ter sido transformada em Secretaria Especial de Direitos para as Mulheres, em 2003, com status de Ministrio. J em 2004, sob a coordenao da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres e do Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM), foi convocada a I Conferncia Nacional de Polticas para as Mulheres, precedida de conferncias estaduais e municipais. Apesar de todas essas importantes mudanas e transformaes advindas das reivindicaes dos movimentos de mulheres e feminista existem, ainda, diversos obstculos a serem vencidos. A expanso de interesses contemporneos ligados ao movimento de mulheres implica grandes desaos, no somente na luta por igualdade, mas tambm pela ampliao da prpria representao das mulheres nas instituies polticas. O Brasil apresenta um dos piores desempenhos da Amrica Latina e do mundo (105 lugar no ranking), com 9,0% de participao feminina na Cmara de Deputados e 12,3% no Senado Federal (Inter-Parliamentary Union, 2008) . Continuamos enfrentando o desao de conexo entre a baixa presena de mulheres na poltica e a baixa proposio de uma agenda poltica de um escopo propriamente feminista. As mulheres que entraram na poltica no necessariamente faziam parte da militncia feminista, devido ao fato de que muitas representavam interesses locais das elites e nem sempre tinham participado de organizaes feministas anteriormente. Dessa maneira, temos uma representao feminina que pode ser, mais uma vez, a representao dos valores tradicionais e no propriamente dos valores feministas (Avelar, 2001). Sem dvida, a necessidade de lanar luz sobre as desigualdades econmicas e culturais persiste no Brasil e destacada pela crescente pluralidade das identidades que cruzam, confrontam e contracenam com os valores da sociedade. Ao mesmo tempo, observamos como este cenrio apresenta novos desaos para o movimento feminista no Brasil, diante at mesmo das mudanas referentes s relaes de gnero, para efetivamente romper com os padres hegemnicos de interao social que subordinam as mulheres.
7

Dados disponveis em: <http://www.ipu.org/wmn-e/classif.htm> e <http://www.ipu.org/ wmn-e/world.htm>. Acesso em: 25 set. 2008.

112

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

3. A MULHER BRASILEIRA NO ESPAO PBLICO E PRIVADO: AMBIVALNCIAS DE UM MOVIMENTO INACABADO De fato, o cenrio atual marcado ainda por excluso, desigualdades e explorao das mulheres. Mas, acreditamos que a diversidade e a fora dos movimentos feministas e de mulheres no Brasil foi um elemento importante para o estabelcimento de direitos e de um status de igualdade para as mulheres ao longo dos anos. Certamente, se, de um lado, temos conquistas signicativas, especialmente com a visibilidade da mulher no espao pblico, por outro lado, temos ainda uma lacuna no que se refere autonomia e conscientizao do papel da mulher brasileira como articuladora de princpios de cunho mais feminista . O empoderamento e autonomia das mulheres est intrinsecamente ligado a trs eixos centrais que remetem s bases da cultura patriarcal brasileira e, sobretudo, representam uma barreira aos esforos para a construo de um projeto emancipatrio. Em primeiro lugar, entendemos que a cultura hegemnica patriarcal brasileira foi formada e permanece embutida de valores, prticas e doutrinas religiosas que reforam os papis assimtricos de gnero. Em segundo lugar, rearmamos que a ampliao de direitos para as mulheres precisa ser capaz de atingir as razes da cultura jurdica para haver uma verdadeira efetividade das leis. Como arma Mala Htun, ampliar os direitos das mulheres na regio [da Amrica Latina] requer no somente a alterao das velhas leis mas tambm a transformao da cultura jurdica (traduo nossa, 1999: 135). E, em terceiro lugar, a rgida estrutura dos espaos formais da poltica, bem como as regras e os procedimentos que as regem, tanto reforam padres masculinos de agir, excluindo ou marginalizando as poucas mulheres que conseguem entrar neste cenrio, quanto legitimam os esteretipos de gnero, relegando as questes pertinentes igualdade das mulheres a um segundo plano. Portanto, percebemos que ainda necessrio desaar as bases desses estruturas na sociedade brasileira para alcanar uma transformao mais ampla. Diante desse cenrio, somos levados a uma inqueitao. Por que, apesar de uma certa emancipao da mulher brasileira, com sua insero em espaos de visibilidade pblica, no houve uma difuso dos valores igualitrios que dizem respeito a relaes simtricas de gnero, nos espaos pblico e privado?
8

Cabe salientar que, mesmo com os avanos na rea de sade, articulados, em grande medida, pelo movimento feminista na sua luta por uma poltica da sade materna e reprodutiva mais inclusiva e eciente, existem diculdades para articular as reivindicaes por direitos sexuais e reprodutivos, particularmente no que diz respeito sexualidade e reproduo, tanto no prprio movimento quanto nos mbitos formais da poltica institucional.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

113

Analisando os elementos que podem nos levar a respostas para esse questionamento, possvel armarmos que existem diversos pontos de ambivalncia de um movimento inacabado: ainda h necessidade de se transformarem os valores e prticas que continuam separando a esfera pblica como lugar designado aos homens e a esfera privada como lugar ocupado, primordialmente, pelas mulheres. A entrada das mulheres nos espaos pblicos assinalou certa abertura de uma esfera onde elas foram, historicamente, excludas. Contudo, entendemos que, apesar de as mulheres brasileiras terem garantido seus direitos polticos e civis, e tambm terem conquistado maior independncia econmica com sua insero no mercado de trabalho e na educao, as estruturas hierrquicas, ainda hoje, impedem uma mudana signicativa nos padres de relacionamento de gnero e maior eqidade entre eles. Uma ateno especial deve ser dada ao espao privado, que enraizou os valores patriarcais, para nos certicarmos se j existe algum processo de confrontao de tais valores, tanto por parte das mulheres quanto por parte dos homens. Anal, estamos questionando, sobretudo, o status delegado s mulheres na esfera privada e na esfera pblica, devido s formas como os valores foram institucionalizados pela sociedade brasileira, exercendo uma funo de legitimao da subordinao e da invisibilidade da mulher ou, em outras palavras, o seu no-reconhecimento. A garantia da liberdade, no sentido econmico, reexo de uma sociedade moderna movida pela economia de mercado e pela competio, o que a tornou cada vez mais fragmentada. Portanto, devemos pensar sobre as relaes produzidas pelo sistema capitalista e seu papel no estabelecimento de tal fragmentao, assim como tambm da subordinao. Esse tema torna-se central para nossa discusso sobre a insero, a visibilidade e o fortalecimento das mulheres na vida poltica brasileira, pois ilustra como o mercado instrumentaliza valores culturais para ns capitalistas (Fraser, 2003: 58). Em outras palavras, o mercado constri toda uma teia de relaes entre valores e instituies que, por sua vez, estabelece uma forma bastante conservadora de modernizar, o que Fraser chama de subordinao de status. Nesse sentido, os processos de modernizao e globalizao no do conta de nos fazer entender totalmente: 1. todas as relaes construdas na vida social e poltica; 2. os novos locais de poder e, conseqentemente, de conito; e 3. as mudanas nos padres de relacionamento de gnero. A partir desse contexto, questionamos se as mulheres brasileiras conseguiram, de fato, conscientizar-se da oportunidade de negociar e desconstruir os valores culturais que privilegiam o masculino. Tambm questionamos se o movimento feminista tem sido capaz de, reexivamente, analisar sua atuao tanto na esfera pblica quanto na esfera privada, j que ambos os espaos so marcados por relaes assimtricas de poder.

114

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

Acreditamos que a noo de reconhecimento proporciona ao movimento feminista e aos movimentos de mulheres no Brasil uma nova abordagem para entender as contradies acerca da emancipao da mulher brasileira em ambas as esferas. A discusso sobre o feminismo e a participao poltica das mulheres no Brasil poder enriquecer-se muito com a utilizao dessa nova abordagem que trabalha com duas lutas polticas distintas, mas extremamente interligadas: a luta contra a injustia econmica (cujos exemplos mais claros podemos encontrar no movimento feminista brasileiro) e a luta contra injustias culturais (que ainda no obteve grande presena no movimento feminista brasileiro). Por exemplo, se analisarmos as conseqncias de uma poltica social que pretende redistribuir a renda mais igualitariamente, os efeitos continuaro sendo perversos para a sociedade, principalmente se certos valores de gnero no forem trabalhados ou alterados. Um caso clssico de poltica de redistribuio que ilustra esse paradoxo a poltica norte-americana do welfare para mulheres/mes solteiras. O sistema de welfare foi, em certa medida, perverso, pois estigmatizou (e continua estigmatizando) os que recebem esse benefcio, muitas vezes rotulando mulheres solteiras como preguiosas, promscuas e irresponsveis. Esses estereotpos, reproduzidos e reforados por uma poltica que visa remediar injustias, rearmam a necessidade de unirmos a luta por redistribuio com a luta por mudanas nos valores culturais que discriminam certos grupos sociais. Ou, ao contrrio, teremos que lidar com a persistente desvalorizao das caractersticas atribudas e construdas ao sujeito feminino, que criam novos obstculos para o enfrentamento de dcits de reconhecimento. Dada a grande importncia do tema de reconhecimento no que tange s reivindicaes por igualdade de gnero no Brasil, buscamos investigar , por meio da anlise da subamostra A da pesquisa A Mulher brasileira no espao pblico e privado, do Ncleo de Opinio Pblica da Fundao Perseu Abramo (2001), os dcits de reconhecimento presentes na nossa sociedade em relao mulher brasileira.A partir da nossa interpretao dos dados, esperamos encontrar alguns indicativos que apontem para um processo de destradicionalizao e para alguns elementos que possam nos ajudar a compreender a adeso ou no das mulheres ao feminismo no Brasil. A destradicionalizao refere-se queda ou mesmo a um processo de desconstruo da tradio, sendo evidenciado pela perda de conana em valoresou nas prprias instituies, tais como a religio, a famlia ou o sistema poltico. O conceito, como descrito por Heelas (1996), envolve mudanas no relacionamento com a autoridade, sendo mais difcil os indivduos exercerem a autoridade frente a um cenrio de desordem e de contingncia. Heelas (1996) prefere tomar uma abordagem inclinada a interpretar a destradicionalizao como um processo que compete e, ao mesmo tempo, se envolve com o processo de manuteno da tradio, sendo, assim, uma tese que explora a coexistncia de ambos.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

115

Diante da nossa anlise, as questes essenciais que buscamos responder so: 1. o conceito de ser feminista ou o fato de se auto-identicar como feminista algo que se refere a poucas ou a muitas mulheres brasileiras? 2. Quais fatores inuenciam, seja aumentando, seja diminuindo, as chances de uma mulher Ser feminista ou de se auto-identicar como feminista no Brasil? Por conseguinte, buscamos vericar as seguintes hipteses para as mulheres no Brasil: 1. Quanto maior o grau de escolaridade, maiores so as chances de uma mulher ser feminista ou de se auto-identicar como tal; 2. Quanto maior a renda, maiores so as chances de uma mulher ser feminista ou de se auto-identicar como tal; 3. Residir na rea urbana aumenta as chances de uma mulher ser feminista ou de se auto-identicar como tal; 4. Quanto mais jovem, maiores so as chances de uma mulher ser feminista ou de se auto-identicar como tal. A partir dos testes dessas hipteses, buscamos identicar se necessrio, para fortalecer o feminismo no Brasil, caminhar simultaneamente para estabelecer uma redistribuio de renda mais igualitria e para mudar os valores culturais e simblicos enraizados nas instituies, que inuenciam as aes e percepes das mulheres brasileiras, nos espaos pblico e privado. Nossa anlise, conforme j apontado, utilizou os dados da pesquisa feita pelo Ncleo de Opinio Pblica da Fundao Perseu Abramo, que realizou 2.502 entrevistas com mulheres de 15 anos de idade ou mais, em outubro de 2001. Essa amostra foi estraticada em cotas de idade e em reas urbana e rural, distribudas geogracamente em 187 municpios de 24 estados das cinco macrorregies do Pas (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste). As margens de erro so de mais ou menos dois pontos percentuais para os resultados do total da amostra. A amostra de 2.502 entrevistas foi divida em duas subamostras, A e B (1.254 e 1.248 entrevistas, respectivamente), para contemplar as demandas por tantas questes. As margens de erro so de trs pontos para os resultados das perguntas aplicadas apenas na amostra A ou B. Utilizamos a Amostra A, em nossa anlise, devido ao interesse pelas questes que foram formuladas e respondidas por todas as participantes nessa amostra. O primeiro passo que tomamos foi analisar as respostas para a questo que indagava se a entrevistada se considerava feminista ou no. De acordo com a subamostra A, 22% das brasileiras consideram-se feministas, sendo que, desse total, 8% consideram-se totalmente feministas e 14% parcialmente feministas; enquanto 78% no se consideram feministas. Desse total, 41% no se consideram efetivamente feministas, 24% disseram no compreender o que seria o feminismo ou no souberam classicar-se e 13% disseram ser feministas, mas confundiram feminista com feminina, conforme pergunta-controle posterior sobre o que entendiam por feminismo.

116

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

O percentual que mais nos preocupa o dos 78% das mulheres brasileiras que responderam no serem feministas e/ou no saberem o que o feminismo. Apesar de termos um total de 22% das mulheres respondendo que so totalmente (8%) e/ou parcialmente feminista (14%), acreditamos que h ainda um desconhecimento ou mesmo rejeio do feminismo entre as mulheres brasileiras. importante ressaltar que reconhecemos os inmeros avanos que o movimento feminista j obteve no Brasil. Continuamos, porm, preocupados com o fato de que, apesar dos progressos na educao, no mercado de trabalho e na sade, esses no terem sido inteiramente capazes de levar o movimento feminista a ser mais agregador de um nmero substantivo de mulheres, j que continuamos a ter ainda um alto nmero de mulheres que armam desconhecer o feminismo. Acreditamos que, ao reconhecerem seus status na sociedade, as mulheres estariam mais propcias a aderirem aos valores e, portanto, prticas feministas. Se, de fato, buscamos desaar estruturas na sociedade, como as instituies polticas, que reproduzem a hierarquizao, no somente de gnero, mas tambm de uma cultura hegemnica, importante que as mulheres, que se inserem nesses espaos, articulem uma agenda mais propriamente feminista. Segundo Mala Htun: [...] a mera existncia de mulheres em posies de tomada de deciso nem sempre conduz introduo de mudanas legislativas e polticas em benefcio das mulheres. Para produzir mudanas, mulheres no devem apenas estar presentes. Mulheres devem ser poderosas, porque poder envolve mais do que um ttulo ou um cargo (2000: 2, traduo nossa). Portanto, estamos vinculando a noo de reconhecimento a um valor feminista importante para a autonomia da mulher nos espaos pblico e privado. Como nosso objetivo maior na anlise dos dados foi perceber quais seriam os elementos que inuenciariam a adeso ao feminismo, optamos por reunir as respostas da pergunta: voc se considera feminista? Ela foi produzida da seguinte maneira: a categoria feminista compe-se das respostas que incluem Totalmente feminista e Parcialmente feminista. Na categoria No feminista no agrupamos nenhuma outra resposta. J para a categoria No sabe/confunde feminismo, colocamos as respostas que incluem: No sabe se classicar, No sabe o que e Confunde feminista com feminina. De acordo com a nossa anlise, 21,8% das mulheres brasileiras consideram-se feministas, enquanto 40,7% das mulheres no so feministas e 37,5% das mulheres brasileiras no sabem ou confundem o conceito de feminismo. Como se pode observar, o percentual das mulheres que no sabe o que seja o feminismo e confunde o feminismo, por exemplo, com feminino, consideravelmente alto. Isso pode, em grande medida, ser atribudo aos estereotipos negativos frequentemente associados ao feminismo ao longo dos anos no Brasil.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

117

Buscamos tambm identicar a relao entre a auto-identicao ao feminismo por faixas de idade, no sentindo de averiguar se as geraes mais novas teriam mais fortes ligaes aos valores e ideais do feminismo. Tabela 1
Auto-identicao das mulheres brasileiras ao feminismo por faixa etria
% das mulheres Faixa etria que se identicam feminista % das mulheres que no se identicam feminista % de mulheres que no sabe ou confunde feminismo Total em nmeros absolutos

15 a 20 anos 21 a 30 anos 31 a 40 anos 41 a 50 anos 51 a 60 anos 61 ou mais anos Total

34% 31% 19% 24% 24% 13% 25,4%

43% 52% 63% 55% 45% 41% 51,3%

23% 17% 18% 21% 31% 46% 23,3%

191 266 235 161 107 119 1079

Fonte: Fundao Perseu Abramo, A Mulher Brasileira nos Espaos Pblico e Privado, 2001. Dados trabalhados pela autora.

Em razo do que consideramos ser um processo de destradicionalizao, esperamos que as mulheres mais jovens se identiquem mais com o feminismo. Isto porque o processo de destradicionalizao desaa certos padres de interao nas relaes de gnero, justamente por ser um processo que confronta valores tradicionais e conservadores. De modo mais especco, a destradicionalizao pode ser c-onsiderada como um projeto que inlcui um espao para os indivduos agirem individualmente e, tambm, coletivamente (Matos, 2005), tornando-os mais autnomo. Diante disso, plausvel a hiptese de que as mulheres mais jovens estejam um pouco mais permeveis a essas transformaes dos valores do feminismo. Na tabela 1, observamos que tal hiptese se sustenta: as mulheres mais jovens (das duas faixas que compreendem dos 15 aos 20 anos e dos 21 aos 30 anos) so aquelas que se consideram mais feministas, vericandose percentuais de 34% e 31% respectivamente. perceptvel, ento, ver que a adeso ao feminismo diminui com o aumento da idade, chegando a 13% para as mulheres na faixa de idade de 61 ou mais. Precisamos car atentos para o fato de que, mesmo nas faixas de idade em que encontramos a maior adeso ao feminismo (de 15 a 20 anos e de 21 a 30 anos), temos, ainda, uma representao signicativa entre aquelas mulheres que no sabem ou confundem o que o feminismo: 23% e 17%, respectativamente. A seguir, na tabela 2, apresentamos a adeso ao feminismo recortadas pelas reas de residncia, isto , se urbano ou rural.

118

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

Tabela 2
Auto-identicao das mulheres brasileiras ao feminismo por reas de residncia
% das mulheres que se identicam feminista % das mulheres que no se identicam feminista % de mulheres que no sabe ou confunde feminismo Total, em nmeros absolutos

Urbano Rural Total

30% 19,4% 25,4%

56% 45,2% 51,3%

14% 35,4% 23,3%

610 469 1079

Fonte: Fundao Perseu Abramo, A Mulher Brasileira nos Espaos Pblico e Privado, 2001. Dados trabalhados pela autora.

Tambm, como era de se esperar, temos a maior auto-identicao com o feminismo entre as mulheres residentes nas reas urbanas (30%), em comparao s mulheres residentes nas reas rurais, que aderem ao feminismo em menor grau (19,4%). Fica claro, portanto, que, com a urbanizao e o cosmopolitismo, h maior tendncia para mudanas culturais que possam reetir valores mais feministas que, por sua vez, desaariam o tradicionalismo. J no campo ou nas zonas rurais, tais mudanas so um pouco mais lentas e atuam com menos fora no cotidiano. Vejamos, na tabela 3, a auto-identicao com o feminismo por faixas de escolaridade. Esses dados foram os que nos apresentaram as informaes inesperadas e, talvez, as mais difceis de compreendermos. Tabela 3
Auto-identicao das mulheres brasileiras com o feminismo por faixas de escolaridade
% das mulheres que se identicam feminista % das mulheres que no se identicam feminista % de mulheres que no sabe ou confunde feminismo Total, em nmeros absolutos

Ensino fundamental Ensino mdio Ensino superior Total

21,2% 35,9% 24,7% 25,4%

47,4% 55,4% 72,8% 51,5%

31,4% 8,7% 2,5% 23,1%

704 287 81 1072

Fonte: Fundao Perseu Abramo, A Mulher Brasileira nos Espaos Pblico e Privado, 2001. Dados trabalhados pela autora.

Conforme os dados apresentados na tabela 3, as mulheres brasileiras com ensino superior, ou seja, as mais escolarizadas, no so as que mais se denem como feministas. Apontamos que o movimento feminista no Brasil, de certa forma, foi marcado por um elitismo, principalmente no perodo que estamos chamando da primeira onda

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

119

ou o momento da luta pelo sufrgio universal. Isto , as primeiras feministas vieram das classes mais abastadas, das nossas elites polticas e econmicas, e, por isso, tiveram maior acesso ao ensino superior. Esses dados, ao contrrio do que pensvamos, demonstram que a auto-identicao com o feminismo no se encaixa no perl da mulher mais escolarizada. Devemos ressaltar que esse elemento, por sinal, no de forma alguma um elemento negativo e faz-nos reetir se o movimento feminista, no Brasil, realmente conseguiu maior adeso em outros grupos de mulheres que so menos escolarizadas, ou de algum modo, passou de um movimento de elite para um movimento de cunho mais popular. Voltaremos a essas indagaes mais frente, quando apresentamos os resultados da regresso logstica multinomial realizada. Buscando investigar quais fatores inuenciariam as chances de uma mulher considerar-se feminista, rodamos um modelo de regresso logstica multinomial. A varivel dependente formada por trs categorias: feminista; No sabe se classicar; e No feminista, sendo a ltima a nossa categoria de referncia. As variveis independentes ou explicativas so: a) logsalrio (logartimo natural do valor do rendimento mensal); b) educao, representada por trs variveis binrias: ensino fundamental, ensino mdio e ensino superior, sendo o ensino fundamental a categoria de referncia; c) idade; d) urbano, isto , se a mulher reside em rea urbana, sendo esta uma varivel binria: sim/no; e) religio, representada por trs variveis binrias: evanglica; outras religies; e catlica, sendo essa a categoria de referncia; f) situao de trabalho; representada por quatro variveis binrias: nunca trabalhou; trabalhou, mas no trabalha mais; desempregada, e, por m, trabalha, sendo essa ltima a categoria de referncia. O modelo utilizado para a regresso logstica multinomial tem esta equao:
Y (Se Considera Feminista ou No sabe o que ser feminista ou No se considera feminista) = 0 + 1 idade + 2 Urbano, + 4 logsalario+ e educao + j Situao de trabalho + r Religio + .

Devido ao nosso interesse em vericar os fatores determinantes da autoidenticao com o feminismo, comparado com a no auto-identicao, no apresentaremos os resultados para a comparao entre o no sabe se feminista e o no ser feminista. Portanto, o Modelo apresentado na tabela 4 tem como objetivo identicar aquelas variveis que mostram alguma correlao, estasticamente signicante, com o Ser feminista e o No ser feminista. Podemos observar que no h uma relao de signicncia estatstica para as variveis que denem as categorias urbano/rural e religio com a identicao ou a adeso ao feminismo. Entretanto, h uma relao negativa para as variveis de idade e de educao. A varivel renda apresentou uma relao positiva, no sentindo de que

120

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

Tabela 4
Razes de chances das mulheres identicarem-se feministas
Exp(B) Idade1 UrbanoRural Educao Secundrio Educao Superior Logsalario Evanglica Outras Nunca Trabalhou Trabalhou ou no trabalha mais Desempregada Nagelkerke 0,14 Sig. 0,000 Chi-Square 159,83 Fonte: Fundao Perseu Abramo, A Mulher Brasileira nos Espaos Pblico e Privado, 2001. Dados trabalhados pela autora. 0,99 1,00 1,15 0,55 1,16 0,81 0,72 2,68 1,70 1,52 Sig. 0,020 0,691 0,416 0,049 0,064 0,296 0,156 0,039 0,253 0,397

quanto maior a renda, maior as chances das mulheres identicarem-se com o feminismo. A varivel situao de trabalho mostrou-se positiva e estatisticamente signicante para a categoria nunca trabalhou, comparada ao fato de estar trabalhando. A regresso permite-nos vericar que as mulheres mais jovens tm maiores chances de se auto-identicarem com o feminismo, como proposto pela nossa hiptese. Isto porque, quando consideramos a idade, vericamos que, para cada um ano que aumenta na idade da mulher, diminui em 1% o efeito percentual de a mulher denir-se como Feminista, comparado a denir-se como No ser feminista. Um dos fatores surpresas dessa anlise de regresso foi quanto ao efeito da varivel situao de trabalho sobre a auto-identicao com o feminismo. Quando consideramos o efeito da categoria nunca trabalhou, comparado a estar trabalhando, o valor deu positivo e estatisticamente signicante. Isto , aumentam as chances em 168%, das mulheres que nunca trabalharam, em se auto-identicarem Ser feminista, comparadas quelas que esto trabalhando Espervamos que as mulheres j inseridas no mercado de trabalho, isto , na esfera pblica, tivessem mais contato com a difuso das idias e dos valores de um cunho mais feminista e, por isto, se auto-identicassem com o feminismo. Isso signica uma clara problemtica que precisa ser enfrentada, tanto por homens quanto por mulheres, referente negociao de papis na esfera privada. Como j armamos anteriormente,

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

121

a relevncia da dicotomizao da esfera pblica e privada d-se a partir do fato de que o papel exercido pela mulher, na esfera privada, inuencia consideravelmente o seu papel na esfera pblica. As duplas e, at mesmo, as triplas jornadas de trabalho enfrentadas pelas mulheres brasileiras continuam negando-lhes um status igual ao dos homens e, ao mesmo tempo, dicultando a possibilidade e a viabilidade de sua participao em atividades de cunho poltico. Quanto varivel renda mensal, a relao positiva com o aumento de chances de adeso ao feminismo merece ser ressaltada. Quando consideramos a varivel renda, o efeito percentual de auto-identicao Ser feminista eleva-se, em mdia, 16% em oposio a No ser feminista, com o aumento de salrio . Cabe-nos discutir a associao que viemos fazendo, no decorrer desse artigo, em favor de uma poltica de redistribuio e uma poltica de reconhecimento. Essa relao positiva e signicativa estatisticamente entre salrio e auto-identicao com o feminismo de grande importncia, pois refora o nosso argumento de que, com uma distribuio mais igualitria de bens, as mulheres estariam em condies paritrias para participarem na esfera pblica. Mais uma vez, o elemento que consideramos mais perturbador foi o fato de que, com maior escolarizao, h menores chances de adeso das mulheres ao feminismo. Quando consideramos a educao, o efeito percentual de Ser feminista diminuiu, em mdia, 45% em oposio a No ser feminista, para as mulheres que tm educao superior, quando comparadas quelas que tm ensino fundamental. Se voltarmos para a descrio da segunda onda do movimento feminista no Brasil, observamos que muitas das mulheres que aderiram luta contra o regime militar foram donas de casa que se associaram aos grupos e s comunidades de seus bairros ou, at mesmo, alguns grupos vinculados Igreja Catlica. Outro elemento importante a ser discutido no que tange escolaridade, particularmente aquela de ensino superior e sua relao com o feminismo, o fato de que esse ainda no se difundiu ou encontra mais diculdade de aceitao em diversas reas da produo do conhecimento cientco-acadmico. Alm disso, esse resultado falseia a hiptese de que o feminismo algo eminentemente acadmico e universitrio no Brasil. Por um lado, isso positivo, pois pode apontar que o movimento no teria se organizado necessariamente num padro elitizado. Por outro lado, os dados apresentam-nos o problema de que as mulheres brasileiras no so, em geral, feministas. A segunda hiptese que podemos apresentar a respeito da relao entre feminismo e escolaridade que nem mesmo em altos
9

O Log de salrio feito do logaritimo natural da varivel renda, para que a distribuio tornese normal e um logaritmo natural dos valores das rendas mensais dos indivduos.

122

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

nveis de escolaridade o feminismo produziu um efeito de difuso favorvel, o que em si mesmo profundamente problemtico. Porm, isso no signica que devemos desconsiderar a relevncia dos grupos de estudos sobre as mulheres. Em meados dos anos 1960 at hoje, no Brasil, tivemos uma proliferao de tais grupos nas universidades, que abordaram complexas questes sobre gnero. Esses ncleos de estudos e pesquisas demonstram um grande avano ao conjugarem teoria e prtica. Alm do mais, tivemos a conquista do seu prprio espao dentro das universidades, buscando o reconhecimento como um objeto de estudo merecedor de relevncia acadmica. Vale lembrar que, no cenrio internacional, a temtica dos estudos de gnero j conquistou seu prprio espao, sendo que, no Brasil, isso no est ainda consolidado (Costa e Sardenberg, 1994).

CONCLUSES Interessante perceber que, a partir desse quadro, estamos diante de ambigidades e tenses em relao o papel da mulher brasileira nos espaos pblico e privado quando consideramos, por um lado, os avanos conquistados e, por outro lado, as barreiras que impedem uma igualdade de gnero. A questo que se coloca at que ponto uma conscientizao derivada da insero das mulheres no mercado de trabalho e de sua independncia econmica capaz de transformar as relaes de gnero, tanto no pblico quanto no privado. Isto ocorre devido ao fato de que referida insero pode ser caracterizada por marginalizao e explorao, fatores que certamente impedem a capacidade das mulheres de participar como um par na interao social. Alm disso, devemos questionar os espaos em que as mulheres se inserem e se, de fato, eles so lugares mais igualitrios e emanciptorios. Por isso, acreditamos que existem dcits de reconhecimento no Brasil, que so reexos da diculdade de remediar as injustias econmicas e culturais/simbolicas. Cabe salientar que estamos vinculando o conceito de reconhecimento adeso aos valores feministas, pois somente a concretizao desses valores permitir s mulheres se integrarem aos mais diversos espaos de interao social em condies de paridade. Ou seja, uma poltica de reconhecimento signicar a implementao dos ideais igualitrios feministas. Primeiramente, no que tange questo redistributiva, as triplas jornadas de trabalho das mulheres serviram e servem como forte obstculo para sua atuao em atividades com um escopo propriamente poltico, sendo esse mbito considerado exclusivamente designado aos homens. Em segundo lugar, as mulheres que esto inseridas no mercado de trabalho e que geralmente possuem dupla ou tripla jornada diria, muitas vezes, no tm tempo para problematizar os assuntos polticos, j que

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

123

esto lutando por sua sobrevivncia. E, nalmente, as mulheres que trabalham so vtimas do preconceito atribudo ao feminismo, como tambm aos valores a ele relacionados e, portanto, freqentemente, as trocas de informaes e de dilogo crtico, sobre assuntos relacionados poltica, continuam incipientes. Talvez haja uma falta de percepo de que a autonomia e a liberdade, no campo prossional, esto, de fato, vinculadas aos valores feministas como uma conquista da mulher. Isso, mais uma vez, leva-nos a pensar sobre a tenso existente entre os valores patriarcais e tradicionais, que esto embutidos na vida cotidiana no Brasil, e os valores feministas, tenso essa que diculta o rompimento com aqueles valores e prticas. De modo geral, esses fatores explicam como uma redistribuio mais igualitria inuenciaria positivamente a auto-identicao com o feminismo, j que as mulheres brasileiras, nesse contexto, estariam primeiramente lutando para garantir as suas necessidades bsicas. Com relao a dimenso do reconhecimento, verica-se uma incipiente debate sobre tal questo tanto no mbito do movimento quanto na academia. Acreditamos que um novo discurso sobre reconhecimento e redistribuio poder fortalecer o vnculo da mulher brasileira com a idia (e o valor) de se considerar mais feminista, no somente em suas percepes, mas, sobretudo, em suas prticas. A partir do momento em que comearmos a olhar para dentro da esfera privada, poderemos livrar-nos do legado do patriarcado. Trata-se de sustentar que as dinmicas das relaes sociais, dentro da esfera privada, so importantes para o papel exercido pela mulher na esfera pblica. Alm disso, necessrio estabelecer nexos entre os padres de interao exercidos na famlia e em outras instituies sociais para, assim, efetivamente romper tais padres que perpetuam a desigualdade e a injustia. O nosso esforo, ao defender o paradigma bidimensional de Fraser, resulta em grande parte da nossa tentativa de discutir as razes da injustia social e desvincularnos dos opostos binrios que tm servido, a nosso ver, muito mais para subordinar as mulheres. Ao pensar sobre o movimento feminista e o movimento de mulheres no Brasil, buscamos ressaltar como gnero constituiu-se como uma coletividade bivalente e como a injustia social inclui desigualdades econmicas e de subordinao de status. Ao tomar a postura de enfatizar as injustias simblicas e culturais, estamos armando uma postura que entende que a cultura est envolvida na formao dos valores e, conseqentemente, na formao das hierarquias de poder, no que se refere
10

10

Segundo Jos Murilo de Carvalho, h uma relevncia da simbologia e das alegorias na formao de uma ideologia poltica, j que por meio do imaginrio que se podem atingir no s a cabea mas, de modo especial, o corao, isto , as aspiraes, os medos e as esperanas de um povo. nele que as sociedades denem suas identidades e objetivos, denem seus inimigos, organizam seu passado, presente e futuro (1990:10).

124

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

s esferas privada e pblica, implicando em uma opresso de mltiplas faces.Portanto, rearmamos que o conceito de reconhecimento no precisa ser tratado como algo exclusivo. Perspectivas feministas (Benhabib, 2002; Fraser, 1997 e 2003; Scott, 2005) vm revelando-nos que as escolhas binrias, nos debates contemporneos, servem mais para intensicar conitos na presena da pluralidade de identidades e nas lutas por cidadania que, ao mesmo tempo, no do conta de compreender as complexidades da opresso e da subordinao nas relaes de gnero. Com um vis terico ancorado no paradigma bidimensional de Fraser (1997 e 2003), ressaltamos que as questes sobre feminismo, cidadania e justia, no caso das mulheres brasileiras, precisam incluir uma abordagem capaz de alcanar, ao mesmo tempo, as injustias econmicas e culturais, pois no haver redistribuio sem reconhecimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASSIS, Mariana Prandini Fraga. 2007. Diversidade e esfera pblica: conexes possveis. Um debate sobre reconhecimento no interior da Teoria Crtica. Belo Horizonte: Dissertao de Mestrado em Cincia Poltica, FAFICH-UFMG. ASSIS, Mariana Prandini Fraga, OGANDO, Ana Carolina Freitas Lima. 2006. Reconhecimento e direitos individuais: categorias em tenso e o caso das mulheres brasileiras. In: Seminrio Internacional Fazendo Gnero 7: Gnero e Preconceitos, Florianpolis Editora Mulheres. BEAUVOIR, Simone de. 1989. The Second Sex. New York: Vintage Books. ALVAREZ, Sonia. 1990. Engendering democracay in Brazil: womens movements in transition politics. New Jersey: Princeton University Press. ALVES, Branca Moreira, LINHARES, Leila de Andrade. 1987. Permanncia ou mudana: a legislao sobre famlia no Brasil. In: RIBEIRO, Ivete. (org.) Sociedade Brasileira Contempornea: Famlia e Valores. So Paulo: Edies Loyola: 165-187. AVELAR, Lcia. 2001. Mulheres na elite poltica brasileira. So Paulo: Unesp. BENHABIB, S. 2002. The claims of culture. Princeton: Princeton University Press. CARVALHO, Jos Murilo de. 1990. A Formao das Almas. So Paulo: Companhia das Letras. COSTA, Ana Alice Alcntara, SARDENBERG Bacellar, Ceclia Maria. 1994. Teoria e prxis feminista na academia: Os ncleos de estudos sobre a mulher nas universidades brasileiras, Revista Estudos Feministas, n. especial 2 semestre/outubro: 387-400. DAGNINO, Evelina. 1994. Os movimentos sociais e a emergncia de uma nova noo de cidadania. In: DAGNINO, Evelina. Anos 90-Poltica e sociedade no Brasil. So Paulo, Editora Brasiliense: 130-115. FRASER, Nancy. 2007. Mapeando a imaginao feminista: da redistribuio ao reconhecimento e representao. Revista Estudos Feministas, v. 15, n. 2: 291-308.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

125

____. 2005. Reframing Justice. Amsterdam: Royal Van Gorcum. ____. Recognition without ethics? 2001. Theory, Culture & Society, London, v. 18, n. 2-3: 21-42. ____. 1997. Justice interruptus. New York: Routledge. FRASER, Nancy, HONNETH, Axel. 2003. Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange with Axel Honneth. New York: Verso. HAHNER, June. 1981. A mulher brasileira e suas lutas sociais e polticas: 1850-1937. So Paulo: Brasiliense. HEELAS, Paul. 1996. Introduction: Detraditionalization and its Rivals. In: HEELAS, Paul; LASH, Scott e MORRIS, Paul. (Ed.) Detraditionalization. Massachusetts: Blackwell Publishers Ltd. :1-20. HOLANDA, Srgio Buarque de. 2002. Razes do Brasil. Coleo Intrpretes do Brasil.. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, v.3: 930-1089. HONNETH, Axel. 1995. The struggle for recognition. Massachusetts: MIT Press. HTUN, Mala. 2000. Womens leadership in Latin America: Trends and challenges. Inter-American Dialogue, August:1-21. ____. 1999. Women in Latin America: Unequal progress toward equality. Current History, issue 3: 133-138. MATOS, Marlise. 2005. A democracia no deveria parar na porta de casa: a criao dos ndices de tradicionalismo e de destradicionalizao de gnero no Brasil. In: ARAJO, Clara e SCALON, Celi (org.). Gnero, famlia e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: FGV: 89-122. MATOS, Marlise. 2005. A poltica na ausncia das mulheres: um estudo sobre recrutamento poltico, trajetrias/carreiras e comportamento legislativo de mulheres. Trabalho Apresentado Banca de Seleo para Professor Adjunto, Departamento de Cincia Poltica, Universidade Federal Minas Gerais. OGANDO, Ana Carolina Freitas Lima. 2006. Feminismo, Justia e Reconhecimento: repensando a cidadania das mulheres no Brasil. Belo Horizonte: Dissertao de Mestrado em Cincia Poltica, FAFICH-UFMG. OKIN, Susan Moller. 1989. Justice, Gender, and the Family. USA: Basic Books, Inc. PINTO, Cli Regina Jardim. 2003. Uma Histria do feminismo no Brasil. Fundao Perseu Abramo. RAGO, Margareth. 2004. Ser Mulher no sculo XXI ou Carta de Alforria. In: G. Venturi, M. Recamn, S. Oliveira (org.). A Mulher Brasileira nos Espaos Pblico e Privado. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo: 31-42. SCOTT, Joan. 2005. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, Florianpolis, 13(1): 11-30. TAYLOR, Charles. 1994. The Politics of Recognition. In: Multiculturalism: Examining the Politics of Recognition. Ed. Amy Gutman. Princeton: Princeton University Press: 25-73. ____. 1989. Sources of the Self. Boston, Harvard University Press. VENTURI, Gustavo, RECAMN, Marisol e OLIVEIRA, Suely. 2004. A Mulher Brasileira nos Espaos Pblico e Privado. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo.

126

TEORIA

SOCIEDADE n 16.2 julho-dezembro de 2008

ABSTRACT
Relying upon Frasers bi-dimensional paradigm (1997, 2001, 2003), which seeks to remedy economic and cultural/symbolic injustices, I consider how the feminist movement and womens movement in Brazil advanced in the sense of spreading (or not) feminist values. Consequently, I analyze data of a national survey, from the research conducted by Fundao Perseu Abramo (2001), in order to reveal the decits of recognition present in Brazilian society, particularly with reference to Brazilian women. This article works especially with the notion of recognition as a value in itself of feminism, capable of establishing a more equal status in the private sphere (with particular reference to the division of domestic work) and in the public sphere (with particular reference to the low political representation and visibility of women in Brazilian politics).

KEY WORDS
feminist movement and womens movement politics of recognition politics of redistribution decits of recognition

RECEBIDO EM
fevereiro de 2007

APROVADO EM
abril de 2007

ANA CAROLINA FREITAS LIMA OGANDO


Mestre e doutoranda em cincia Poltica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

FEMINISMO, JUSTIA E RECONHECIMENTO Ana Carolina Freitas Lima Ogando

127

Potrebbero piacerti anche