Sei sulla pagina 1di 23

GNEROS PRIMRIOS E GNEROS SECUNDRIOS NO CRCULO DE BAKHTIN: IMPLICAES PARA A DIVULGAO CIENTFICA

Sheila Vieira de Camargo GRILLO1


RESUMO: Investigao da pertinncia da distino entre gneros primrios e secundrios : no conjunto da obra de Bakhtin e seu crculo. Essa diviso origina-se nos dilogos que o crculo empreendeu com teorias de sua poca: marxismo, formalismo e filosofia da vida. Desse dilogo surgir uma importante tomada de posio do crculo que orientar sua metodologia de abordagem dos gneros literrios na sua inter-relao com o conjunto da cultura e com as diversas esferas da ideologia do cotidiano. A pertinncia dessa investigao terica atestada na anlise de um gnero da divulgao cientfica. : PALAVRAS-CHAVE: Gneros do discurso; gneros primrios; gneros secundrios; divulgao cientfica.

Introduo O texto Os gneros do discurso (1952-1953) sintetiza noes desenvolvidas desde os anos 20 por Bakhtin e seu crculo e lana fundamentos metodolgicos para uma abordagem dialgica da linguagem. Embora formulada em uma poca na qual apenas Bakhtin ainda vivesse e considerando a diversidade de autores de obras muitas vezes atribudas a Bakhtin, assume-se aqui que a teoria dos gneros do discurso e a conseqente distino entre gneros primrios e secundrios origina-se de trabalhos de pesquisa em grupo iniciados nos anos 20, dos quais participam, entre outros, Medvedev e Volochinov. nessa perspectiva que ser investigada a proposio de Bakhtin de que a distino entre gneros primrios e secundrios de grande importncia. Para tanto, propomos considerar quatro dimenses da distino entre gneros primrios e secundrios: as alternativas metodolgicas do crculo abordagem dos formalistas, o enriquecimento que a anlise integrada das esferas ideolgicas e cotidianas pode trazer para a teoria dos gneros, a ampliao dos resultados
1 USP Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas Departamento de Letras Clssicas e Vernculas 05513-970 So Paulo SP Brasil. Endereo eletrnico: sheilagrillo@uol.com.br

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

57

das pesquisas de Bakhtin sobre o romance e, por fim, a natureza dialgica de todos os gneros. As duas primeiras dimenses decorrem do dilogo do crculo de Bakhtin com correntes de pensamento importantes na Rssia da poca: o formalismo, o marxismo e a filosofia da vida. As duas ltimas so engendradas pelo desenvolvimento da teoria dialgica do crculo. As concluses desses quatro temas, orientadores das primeiras sees deste artigo, iluminam a subseqente abordagem dialgica do estatuto da divulgao cientfica no Brasil.

A oposio aos formalistas O primeiro sentido da importncia atribuda abordagem integrada entre gneros primrios e secundrios deriva da posio do crculo em relao ao formalismo russo. O projeto dos formalistas era criar uma cincia literria autnoma a partir das qualidades intrnsecas do material literrio (EICHENBAUM, 2001[1965], p.31)2 e, para atingi-lo, propunham a libertao da potica em relao a preocupaes estticas o positivismo cientfico que caracteriza os formalistas: uma recusa de premissas filosficas, de interpretaes psicolgicas e estticas etc. O estado mesmo das coisas demandava que nos separssemos da esttica filosfica e das teorias ideolgicas da arte (EICHENBAUM, 2001[1965], p.35)3. Para atingir tal fim, tematizavam a oposio entre uma linguagem4 potica e uma linguagem cotidiana ou prtica:
A idia da economia de foras como lei e finalidade da criao talvez verdadeira em um caso particular da linguagem, isto , na linguagem cotidiana; essas mesmas idias foram estendidas linguagem potica, devido ao desconhecimento da diferena que ope as leis da linguagem cotidiana quelas da linguagem potica. (CHKLOVSKI, 2001, p.80)5

2 crer une science littraire autonome partir des qualits intrisques du matriau littraire. 3 le positivisme scientifique qui caractrise les formalistes: un refus des prmisses philosophiques, des interprtations psychologiques et esthtiques, etc. Ltat mme des choses nous demandait de nous sparer de lesthtique philosophique et des thories idologiques de lart. 4 Em russo, as noes de lngua e linguagem recobrem o mesmo termo , e a distino das duas noes e a sua traduo para o portugus realizada por meio da descrio contida no contexto de ocorrncia. 5 Lide de lconomie des forces comme loi et but de la cration est peut-tre vraie dans un cas particulier du langage, cest--dire dans le langage quotidien; ces mmes ides taient tendues au langage potique cause de la mconnaissance de la diffrence qui oppose les lois du langage quotidien celles du langage potique.

58

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

Para os formalistas, a linguagem potica regida por princpios prprios, entre os quais se destacam: 1) A precedncia da forma sobre o contedo; 2) A emancipao da palavra das suas aplicaes e usos cotidianos ou prticos, com vistas a eliminar os automatismos decorrentes desses usos. Contrariamente a esses pressupostos, o crculo rejeitava dois isolamentos que a abordagem formalista provocava na potica: a sua separao de questionamentos estticos sobre o sentido geral da arte e o seu distanciamento do conjunto das produes culturais. Bakhtin (1993[1924]), p.15) afirma que impossvel compreender a singularidade da literatura sem uma concepo sistemtica do campo esttico, tanto no que o diferencia do campo do cognoscvel e do tico, como no que o liga a eles na unidade da cultura. Segundo Bakhtin, a esttica geral necessria para evitar uma abordagem simplificada e superficial da arte literria e a reduo das consideraes estticas abordagem exclusivamente lingstica. Essa perspectiva leva considerao da primazia do material sobre os outros elementos artsticos e proposio de uma esttica material, liberta da orientao da literatura para o mundo. Uma das conseqncias dessa orientao a indistino entre a forma arquitetnica e a forma composicional da obra de arte. Enquanto a primeira compreende o projeto artstico do autor-criador, permeado por valores cognitivos e ticos, a segunda abarca a organizao do material lingstico. Bakhtin6 defende que a obra de arte s podia ser comparada com outros produtos da criao ideolgica (cincia, tica etc.) e que a literatura se encontrava em interao ativa com outras esferas ideolgicas, no havendo justificativa para a sua comparao exclusiva com a linguagem prtica. A opo tericometodolgica do crculo tende na direo do quadro conceitual do que Rastier (2001) chama uma potica generalizada, ao adotar um ponto de vista unificado sobre os gneros literrios e no-literrios para descrever a diversidade dos discursos (literrio, jurdico, religioso, cientfico etc.) e sua articulao com os gneros. Portanto, Bakhtin prope, por um lado, a considerao dos diversos domnios artsticos (literatura, msica, artes plsticas etc.) no mbito de uma esttica geral e, por outro, a comparao da arte com as demais esferas da cultura, como meio de encontrar seus traos caractersticos.
6 A recepo ocidental tem, muitas vezes, associado a obra de Bakhtin dos formalistas, como ocorre na coletnea organizada por Luiz da Costa Lima Teoria da Literatura em suas fontes (2002), na qual o texto bakhtiniano A tipologia do discurso na prosa est inserido na seo O formalismo russo, ou ainda no texto de Jlia Kristeva Le mot, le dialogue et le roman (1978[1966]), em que Bakhtin apresentado como um continuador do formalismo e um precursor do estruturalismo. Esse equvoco origina-se, certamente, no desconhecimento de obras como O problema do contedo, do material e da forma nos estudos literrios (1993[1924]) de Bakhtin e O mtodo formal nos estudos literrios (1928) de Bakhtin/Medvedev, nas quais ambos os autores se insurgem explicitamente contra os formalistas.

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

59

Em relao conhecida oposio entre linguagem prtica e linguagem potica, Bakhtin/Medvedev prope, primeiramente, que no se pode falar de uma linguagem potica, mas somente de funes poticas da linguagem em obras poticas. Em seguida, ataca o carter arbitrrio de eleio da linguagem prtica ou cotidiana como procedimento metodolgico para determinar as especificidades da linguagem potica. Essa perspectiva levou a uma definio negativa desta ltima, no sentido de que seus princpios fundamentais derivam do que ela no (desautomatizao, deformao, forma obstacularizada etc.) e a conseqente ausncia de uma caracterizao positiva. Em terceiro lugar, aponta-se a falta de uma anlise minuciosa e consistente das diferentes esferas da comunicao cotidiana, a incluindo o horizonte ideolgico (conceitos, crenas, costumes etc.) nos quais se constroem os enunciados, para se chegar a seus traos caractersticos. A lingstica, que fornece boa parte da fundamentao dos formalistas, construiu seu objeto de estudo a lngua , por meio da abstrao das formas do enunciado tanto cotidiano quanto literrio, no possuindo, portanto, resultados confiveis para fundamentar o mtodo formal. Por fim, para Bakhtin/Medvedev, a lngua prtica dos formalistas caracterizada pela automatizao dos recursos discursivos, economia, desateno em relao ao som etc. uma construo arbitrria, que a priva de todo seu potencial criativo. Contrariamente caracterizao dos formalistas, Bakhtin/Medvedev concebe a linguagem prtica e cotidiana como um processo de gerao do acontecimento. Nela, o tato discursivo, entendido como os procedimentos de polidez ou de discortesia, tem uma grande importncia na formao dos enunciados. Em certas condies, o tato favorece o aparecimento de caractersticas que os formalistas atribuem linguagem potica: rupturas, evases, ambigidades, rodeios no discurso. Quando esses traos penetram na literatura, a estrutura da obra se dialogiza, adotando a forma de um dilogo implcito ou manifesto com o leitor. Este posicionamento terico-metodolgico de desconstruir a oposio dos formalistas explica, em parte, a proposio de Bakhtin nos anos 50 de estudar os gneros primrios, pertencentes ao domnio do que os formalistas chamam de lnguagem prtica, na sua relao com os gneros secundrios, entre os quais os literrios ocupam um papel de destaque nas formulaes de Medvedev, Volochinov e Bakhtin. Vejamos, a seguir, como o tema da relao entre gneros primrios e secundrios ganha importncia no dilogo do crculo com o marxismo e a filosofia da vida.

60

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

Esferas ideolgicas e ideologia do cotidiano: o dilogo com o marxismo e a filosofia da vida A importncia concedida distino entre gneros primrios e secundrios pode ser explicada ainda pelo dilogo com o marxismo da poca. Este se refletiu na teorizao, presente em Marxismo e filosofia da linguagem, sobre a relao entre a ideologia do cotidiano ou psicologia social e os sistemas ideolgicos. Na referida obra, Bakhtin/Volochinov cita a teoria de Plekhnov sobre a psicologia do corpo social enquanto elo intermedirio entre a infra-estrutura e a superestrutura. Segundo Tihanov (2005), a idias de Plekhnov tornam-se clssicas na Rssia dos anos 20, poca da produo da obra de Bakhtin/Volochinov. Plekhnov (1978[1908]), ao criticar a leitura unilateral da ao histrica da economia, argumenta que numa sociedade primitiva a atividade produtiva exerce uma ao direta sobre a concepo do mundo e sobre o gosto esttico, porm numa sociedade dividida em classes a influncia direta da atividade produtiva sobre a ideologia se torna bem menos aparente. Neste caso, o fator econmico cede lugar ao fator psicolgico (p.53). O terico marxista compreende a psicologia social enquanto a viso ou concepo de mundo dos diferentes grupos sociais em luta. Ela est localizada logo acima do regime sociopoltico, o qual, por sua vez, est edificado sobre uma base econmica dada. Essa proximidade responsvel pela suscetibilidade da concepo de mundo dos diferentes grupos sociais infra-estrutura e ao primeiro nvel ideolgico (a organizao sociopoltica).
Se nos propusssemos a expor brevemente a concepo de Marx e Engels, sobre a relao entre a clebre base e a no menos clebre superestrutura, chegaramos a isto: 1. estados das foras produtivas; 2. relaes econmicas condicionadas por estas foras; 3. regime scio-poltico, edificado sobre uma base econmica dada; 4. psicologia do homem social, determinada, em parte, diretamente pela economia, em parte por todo o regime scio-poltico edificado sobre ela; 5. ideologias diversas refletindo esta psicologia. (PLEKHNOV, 1978[1908], p.62)

Essa esquematizao de Plekhnov sobre a organizao social refletir-se- no texto A construo do enunciado (1983[1930]), quando Volochinov sistematiza as diferentes modalidades de comunicao social e a influncia destas sobre a interao verbal e os gneros cotidianos:
Se olharmos de perto para a vida social podemos prontamente identificar os seguintes tipos de comunicao social em acrscimo

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

61

artstica: 1) comunicao na produo (nas fbricas, oficinas, fazendas coletivas etc); 2) comunicao de negcios (em instituies, organizaes sociais, etc); 3) comunicao do dia-a-dia (encontros e conversas na rua, nos bares, em casa, e assim por diante); 4) comunicao ideolgica (no sentido preciso da palavra: comunicao na propaganda , escolar , cientfica , filosfica, em todas as suas variantes. (VOLOCHINOV, 1983[1930], p.115)7

Embora Volochinov omita o terceiro nvel de Plekhnov o regime sociopoltico os outros quatro esto claramente transpostos para a descrio das diferentes modalidades de comunicao social: parte-se da esfera da produo, passando pela ideologia do cotidiano e, finalmente, chega-se s ideologias. Essas formas de comunicao iro, segundo Volochinov, influenciar a organizao do enunciado e de seus gneros, os quais so constitudos de um parte verbal e de outra no-verbal (as diferentes esferas de comunicao). A contribuio de Bakhtin/Volochinov (1992[1929])8 est em conceber a existncia da psicologia do corpo social nas formas concretas da interao verbal que se realizam nos diferentes gneros do discurso, ou seja, as vises de mundo dos diferentes grupos sociais tomam forma na interao pela linguagem. Feita a partir da verso francesa, o termo gnero em Marxismo e filosofia da linguagem foi apagado da traduo brasileira,9 mas est bem presente nas tradues em ingls como podemos verificar no fragmento abaixo e em espanhol:
Social psychology exists primarily in a wide variety of forms of the utterance, of little speech genres of internal and external kinds things left completely unstudied to the present day. [...] All these forms of speech interchange operate in extremely close connection with the conditions of the social situation in which they occur and exhibit an extraordinary sensitivity to all fluctuations in the social atmosphere. And it is here, in the inner workings of this verbally

7 If we look closely at social life we can readily identify the following types of social communication in addition to the artistic one: 1) production communication (in factories, workshops, collective farms, etc); 2) business communication (in institutions, social organizations, etc); 3) everyday communication (meeting people and talking to them on the street, in canteens, at home, and so on); and finally 4) ideological communication in the precise sense of the word: propaganda communication, scholarly, scientific, and philosophical , in all their varieties. 8 Concordamos com Faraco (2003) que os textos de Volochinov e Medvedev visam construir uma teoria marxista da criao ideolgica, na qual a linguagem tem uma papel preponderante. Esses autores demonstram partilhar do objetivo de Plekhnov de contribuir para a construo do socialismo cientfico, s que aplicado teoria da literatura (Medvedev) e filosofia da linguagem (Volochinov). 9 Inteiramo-nos da existncia do termo gneros na obra Marxismo e filosofia da linguagem por meio de uma entrevista em Lausanne com o eslavista Patrick Sriot e por meio da leitura do artigo de Souza (2003), Gneros discursivos em Marxismo e filosofia da linguagem. Essa informao nos levou a consultar as verses em espanhol e em ingls do texto de Volochinov.

62

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

materialized social psychology, that the barely noticeable shifts and changes that will later find expression in fully fledged ideological products accumulate. (Volosinov, 1986[1929], p.20, grifo meu) A psicologia do corpo social se manifesta essencialmente nos mais diversos aspectos da enunciao sob a forma de diferentes modos de discurso, sejam eles interiores ou exteriores. Este campo no foi objeto de nenhum estudo at hoje. [...] Estas formas de interao verbal acham-se estreitamente vinculadas s condies de uma situao social dada e reagem de maneira muito sensvel a todas as flutuaes da atmosfera. Assim que no seio desta psicologia do corpo social materializada na palavra acumulam-se mudanas e deslocamentos quase imperceptveis que, mais tarde, encontram sua expresso nas produes ideolgicas acabadas (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992[1929], p.42, grifo meu)

A importncia da relao entre os gneros primrios e os gneros secundrios, enfatizada por Bakhtin no texto dos anos 50, deve-se, pois, ao fato de que um dos projetos do crculo foi o de reler a teoria da superestrutura marxista, no diz respeito mobilidade das ideologias constitudas, operadas pela influncia da ideologia do cotidiano ou psicologia social. Bakhtin/Volochinov prope que as esferas ideolgicas (arte, cincia, religio etc.) se formam a partir da ideologia do cotidiano, que, por sua vez, influenciada pelas ideologias em sentido estrito.
Os sistemas ideolgicos constitudos da moral social, da cincia, da arte e da religio cristalizam-se a partir da ideologia do cotidiano, exercem por sua vez sobre esta, em retorno, uma forte influncia e do assim normalmente o tom a essa ideologia. Mas, ao mesmo tempo, esses produtos ideolgicos constitudos conservam constantemente um elo orgnico vivo com a ideologia do cotidiano; alimentam-se de sua seiva, pois, fora dela, morrem, assim como morrem, por exemplo, a obra literria acabada ou a idia cognitiva se no so submetidas a uma avaliao crtica viva. (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992[1929], p.119, grifo meu)

Embora no citado por Volochinov, identificamos claros reflexos das proposies do terico marxista Bukharin (1970[1921], p.253, grifo meu): a psicologia social de certa maneira um reservatrio para a ideologia.[...] A ideologia sistematiza aquilo que est pouco sistematizado ou que no est absolutamente sistematizado, isto , psicologia social. As ideologias so as cristalizaes da psicologia social. Alm da influncia envidenciada na comparao dos fragmentos dos dois autores, Tihanov (2005, p.128) declara que a obra de Bukharin um dos escritos mais influentes do marxismo russo psrevolucionrio e, portanto, Volochinov, Medvedev e Bakhtin tinham dela

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

63

conhecimento.10 A diviso da superestrutura em dois nveis por Bukharin, a psicologia social e a ideologia do cotidiano, mostra as duas acepes de termo ideologia: como viso de mundo dos grupos sociais, composta por sentimentos, pensamentos e disposies gerais dos diferentes grupos sociais e de uma determinada sociedade como um todo, e como processo sistematizado de produes de idias e obras. A diferena entre os dois nveis est no maior grau de sistematicidade dos sistemas ideolgicos constitudos. Apesar das influncias apontadas, Bakhtin/Volochinov diferenciam-se de marxistas como Plekhnov e Bukharin, no sentido de que no s o nascimento mas igualmente a sobrevivncia dos produtos culturais dos sistemas ideolgicos constitudos (arte, cincia etc.) dependem de sua recepo, incorporao e avaliao crtica pela ideologia do cotidiano. Nessa perspectiva, as produes culturais da arte, da cincia, da filosofia, etc., s se realizam plenamente e ganham vida se forem incorporadas pelo conjunto da cultura presentificada na ideologia do cotidiano. Tihanov (2005) mostra que, ao escolher o termo ideologia do cotidiano no lugar de psicologia social, Bakhtin/Volochinov enfatiza o terreno comum entre esta e os sistemas ideolgicos constitudos, e que a separao em binmio da superestrutura em uma regio de mudana constante e de fluxo e em uma outra que no pode mudar e subsistir por si-prpria uma influncia da viso de cultura originria da filosofia da vida de Simmel. A influncia de Simmel (1971[1918])11 passa por sua conceituao da vida como contradio entre continuidade sem limites e individualidade limitada e distinta. Esse binmio resolvido por Simmel na sntese da vida como contnuo processo de auto-transcendncia, ou seja, a vida mais vida (fluxo contnuo transformador de tudo) e algo mais que a vida (objetos culturais acabados). Nesse quadro conceitual, os produtos culturais (obras de artes, religio, leis, cincia etc.) emergem do fluxo contnuo da vida para ganhar individualidade fixa, ou seja, seu carter acabado e fixo coloca-os distncia da dinmica espiritual que os criou e torna-os independentes. Simmel elabora a noo de forma para caracterizar a oposio desses produtos culturais ao carter mvel da vida: a forma adquire identidade fixa e permanncia, possui uma lgica e
10 Embora no seja nosso objetivo aqui entrar na discusso sobre a autoria, h evidncias histricas e tericas de que Bakhtin nunca simpatizou com o marxismo. Em entrevista concedida a Botcharov e publicada em Depretto (1997, p. 190), encontramos a seguinte declarao: M. M., o senhor foi talvez seduzido, em algum momento, pelo marxismo: No, jamais. Eu me interessei, como a muitas outras coisas, ao freudismo e ao espiritismo. Mas eu jamais, de nenhum modo, me interessei pelo marxismo ( M. M., vous avez peuttre t sduit un moment par le marxisme? Non, jamais. Je my suis intress, comme beaucoup dautres choses au freudisme et mme au spiritisme. Mais je nai jamais t, en aucune faon, un marxiste). Acreditamos, pois, que a influncia da dialtica marxista sobre a obra de Bakhtin foi mediada pelas formulaes de Volochinov e Medvedev. 11 Os livros de Simmel citados nas referncias bibliogrficas so formados por uma compilao de inmeros ensaios escritos em pocas diversas. Os dois principais ensaios utilizados neste artigo, The conflict in modern culture e The transcendent character of life, datam ambos, originalmente, de 1918.

64

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

legalidade prprias. Essas formas culturais so, porm, inseparveis da vida, cujo fluxo contnuo corri e substitui formas atuais por futuras. A valorizao da vida na filosofia de Simmel se volta contra sistemas tericos fechados, cuja validade medida pela sua completude arquitetnica e esttica, pois eles manifestam um desequilbrio em favor do princpio da estabilidade formal, em detrimento do fluxo da vida, que est constantemente criando e destruindo formas. A confluncia entre dialtica materialista e filosofia da vida engendra a teorizao de Volochinov sobre a importncia da ideologia do cotidiano na criao e tambm no desmantelamento dos sistemas ideolgicos constitudos. A nfase de Bakhtin nos anos 50 sobre o carter relativamente estvel dos gneros do discurso manifesta a tenso entre as foras de estabilizao das ideologias e as foras de transformao da vida. Nessa direo, a importncia atribuda relao entre gneros primrios (ideologia do cotidiano) e secundrios (ideologia em sentido estrito) a expresso da opo filosfica bakhtiniana, a partir de algumas influncias tericas de seu tempo.

As pesquisas sobre o romance Nos seus estudos sobre o romance, Bakhtin (1993[1934-1935], p.124) acentua sua capacidade de incluso dos gneros os mais diversificados: o romance admite introduzir na sua composio diferentes gneros, tanto literrios (novelas intercaladas, peas lricas, poemas, sainetes dramticos etc.), como extraliterrios (de costumes, retricos, cientficos, religiosos e outros). Sua caracterstica maior justamente essa heterogeneidade composicional e estilstica, uma vez que um gnero traz consigo sempre seu estilo de lngua que pode coincidir com um dialeto social12. Percebemos, no privilgio concedido ao estudo do romance, na historicizao e no enfoque no cruzamento dos gneros, a influncia da esttica romntica que substitui o princpio clssico de obedincia aos gneros pela tese da mistura e sntese. A literatura e a arte em geral so concebidas como superideologias, no sentido que elas refratam as refraes de todas as outras esferas ideolgicas. Tihanov (2005) defende que o crculo de Bakhtin colocou em evidncia, no que diz respeito arte como superideologia, uma combinao poderosa de raciocnio neokantiano e marxismo. Em sntese, as concluses de Bakhtin sobre o romance so conseqncia de influncias intelectuais e se fazem sentir em sua teoria geral: um gnero se constri por meio de outros gneros.

12 Para Lhteenmki (2005), a originalidade da teoria de Bakhtin sobre o discurso romanesco reside na sua aplicao da idia da estratificao scio-ideolgica da linguagem sua anlise do romance (p. 188).

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

65

Ainda na caracterizao do gnero romanesco, Bakhtin (1993[1937-1938], p.211) aborda sua histria e a sua variedade temtico-composicional por meio da categoria do cronotopo, entendida como a interligao fundamental das relaes temporais e espaciais, artisticamente assimiladas em literatura. O cronotopo serve de fio condutor para a anlise de trs aspectos do romance: a sua variedade, a sua temtica e as relaes entre as diversas esferas da cultura. Primeiramente, os grandes cronotopos tipologicamente estveis (da praa pblica, do mundo maravilhoso num tempo de aventuras, da estrada, da soleira ou da crise e da mudana de vida, do salo-sala de visita etc.) determinaram as variantes mais importantes do gnero romanesco nas primeiras etapas de sua evoluo. Eles funcionaram como formas literrias para representar o contexto scio-histrico em que os romances foram produzidos. Em segundo lugar, os cronotopos so os centros organizadores dos principais acontecimentos temticos do romance. Nesse sentido, o cronotopo determina o enredo do romance com seus temas e, portanto, materializa a articulao dos aspectos temticos e composicionais desse gnero. Por fim, Bakhtin enfatiza a interao de cronotopos das esferas cotidianas e privadas com os cronotopos dos gneros elevados dos sistemas ideolgicos constitudos. Essa inter-relao evidenciada, sobretudo, na anlise da obra de Rabelais a qual sintetiza a interao entre as esferas da ideologia do cotidiano e a esfera ideolgica literria.
medida que a sociedade de classes se desenvolve e a diferenciao entre as esferas ideolgicas se torna maior, aprofunda-se mais e mais a desintegrao (desdobramento) interna de cada um dos elementos da vizinhana: a comida, a bebida, o ato sexual, no seu aspecto real, so absorvidos pela vida privada, tornam-se de preferncia um problema pessoal e familiar , adquirem um colorido especfico estritamente quotidiano, tornam-se pequenas realidades vulgares do dia-a-dia. As grandes realidades de valor igual do complexo antigo se separam uma das outras, sofrem uma ciso interna e uma radical reinterpretao hierrquica. Nas ideologias e na literatura, os elementos da vizinhana se espalham por planos diferentes, altos ou baixos, por diferentes gneros, estilos, tons. (BAKHTIN, 1993 [19371938], p.322-323)

Ao analisar os fundamentos folclricos do cronotopo de Rabelais, Bakhtin argumenta que a formao histrica das esferas ideolgicas se d com o desenvolvimento da sociedade de classes que promove um distanciamento entre os diversos elementos da vida do dia-a-dia e entre esses e as ideologias. Vemos, nesse momento, a influncia da dialtica materialista que vai explicar o desenvolvimento dos produtos ideolgicos, as esferas e seus gneros, por meio do modo como a sociedade se organiza. A caracterstica do romance de Rabelais

66

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

motivada pela sua capacidade composicional, temtica e estilstica de absorver e transformar outros gneros, a reaproximao entre a esfera ideolgica literria e vida do povo, por meio da incorporao da linguagem, temas e gneros populares no romance. essa aproximao que promove uma renovao das esferas ideolgicas. Observamos, portanto, que a defesa da coeso e da inter-relao entre a ideologia do cotidiano e os sistemas ideolgicos constitudos em Marxismo e filosofia da linguagem prossegue na teoria do romance, tal como defendido por Tihanov (2005). A tese de Bakhtin do poder renovador e vital da cultura popular e de seus modos de carnavalizao sobre a cultura oficial materializada na obra de arte romanesca, enquanto produto da literatura que uma esfera ideolgica constituda, pode ser concebida como um desenvolvimento ulterior das noes formuladas nos anos 20.

Dialogismo Finalmente, no texto Os gneros do discurso, Bakhtin (2003, [1952-1953]), ao propor que o enunciado resposta ao mesmo tempo que suscita resposta, traz para o primeiro plano a natureza dialgica das unidades da comunicao discursiva. Essa generalizao parte das formas concretas do dilogo, entendido como a alternncia das rplicas da comunicao oral, para chegar ao dialogismo inerente a toda produo de linguagem, inclusive os enunciados escritos, nos quais a alternncia de sujeitos est menos evidente. O percurso de incorporao dos gneros dialogados da oralidade para os gneros escritos manifestam a percepo de Bakhtin sobre o processo histrico de formao e complexificao das esferas ideolgicas nas sociedades complexas, bem como a formao do romance enquanto gnero da esfera literria.
Os gneros discursivos secundrios (complexos romances, dramas, pesquisas cientficas de toda espcie, os grandes gneros publicsticos, etc.) surgem nas condies de um convvio cultural mais complexo e relativamente muito desenvolvido e organizado (predominantemente o escrito) artstico, cientfico, sociopoltico, etc. No processo de sua formao eles incorporam e reelaboram diversos gneros primrios (simples), que se formaram nas condies da comunicao discursiva imediata. Esses gneros primrios, que integram os complexos, a se transformam e adquirem um carter especial: perdem o vnculo imediato com a realidade concreta e os enunciados alheios: por exemplo, a rplica do dilogo cotidiano ou da carta no romance, ao manterem a sua forma e o significado cotidiano apenas no plano do contedo romanesco, integram a realidade concreta apenas atravs do conjunto do romance, ou seja,

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

67

como acontecimento artstico-literrio e no da vida cotidiana. No seu conjunto o romance um enunciado, como a rplica do dilogo cotidiano ou uma carta privada (ele tem a mesma natureza dessas duas), mas diferena deles um enunciado secundrio (complexo). (BAKHTIN, 2003[1952-1953], p.263-124)

Nesse fragmento, sentimos nitidamente os reflexos da concepo histrica da formao das sociedades e de suas esferas, bem como a teoria, a elas associada, da incorporao dos gneros primrios no romance. Esse entendimento resultado da teoria bakhtiniana tanto sobre o romance polifnico de Dostoivski, constitudo por longos dilogos das personagens-ideolgas que expressam vozes sociais da Rssia da poca, quanto sobre a incorporao na obra de Rabelais da cultura popular, presente, entre outros, nos seus gneros da praa pblica e das esferas cotidianas e privadas. Bakhtin defende que o romance de Rabelais coloca lado a lado as esferas privadas e cotidianas com as esferas ideolgicas, as quais foram se distanciando com a complexificao das sociedades europias no final da Idade Mdia e no Renascimento. A especificidade do texto de 1952-1953 est na retomada e na colocao em primeiro plano do dilogo enquanto fenmeno natural da linguagem e do dialogismo como princpio formador do enunciado. O dialogismo marca a especificidade do Crculo de Bakhtin na incorporao das diferentes influncias tericas: marxismo, filosofia da vida, formalismo. Ele coloca no centro das investigaes o carter dinmico da linguagem, que ultrapassa e, ao mesmo tempo, abarca a legtima formalizao do objeto da Lingstica: a lngua. Esse princpio dialgico da linguagem se exprime, de modo mais ntido, nos gneros primrios que se constituem majoritariamente dos gneros do dilogo oral. A lngua escrita e os gneros secundrios absorvem os gneros primrios, de onde a presena mais ou menos marcada da dialogizao nos gneros secundrios. Portanto, a relao entre os gneros primrios e secundrios permite a explicitao do princpio dialgico da linguagem, que permaneceria dissimulado se o estudo dos gneros se concentrasse exclusivamente sobre os gneros secundrios.

Divulgao cientfica: entre a cincia e a vida A proposio do Crculo de Bakhtin sobre o papel criativo e ao mesmo tempo crtico da ideologia do cotidiano e seus gneros na relao com os sistemas ideolgicos profcua para a abordagem dos gneros e esferas da divulgao cientfica. Entendida como uma modalidade particular de relao dialgica axiolgico-semntica , os enunciados de divulgao dialogam, por um lado,

68

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

com o discurso cientfico, assumindo a posio de mediadora competente e, por outro, com a presuno do universo de referncias de seu destinatrio, constitudo por aquilo que o divulgador pressupe que ele domina e, acima de tudo, no domina. A divulgao cientfica particulariza-se, portanto, pela exteriorizao da cincia e da tecnologia para outras esferas da atividade humana, nas quais perdem sua finalidade de avano do estado de conhecimentos de uma rea do saber, para visar a criao de uma cultura cientfica13 no destinatrio, ou seja, o seu trao definidor comum encontra-se no que chamaremos de exteriorizao da cincia nas instncias de circulao e de recepo. A cultura cientfica importante na medida em que insere a cincia no conjunto das manifestaes culturais de uma sociedade, o que implica a sua incorporao em prticas situadas scio-historicamente, o seu dilogo com outros produtos culturais, bem como a sua assimilao dialgica crtica entre os valores culturais dos cidados. Esses aspectos contemplam a abordagem de Bakhtin/Volochinov sobre a relao entre a ideologia do cotidiano e os sistemas ideolgicos. Nesse processo de exteriorizao, os conhecimentos cientficos e tecnolgicos entram em dilogo com os de outras esferas, sobretudo com a ideologia do cotidiano, mas tambm com as esferas artstica, poltica, religiosa etc. Esse dilogo no se restringe ao aspecto terminolgico, traduo dos termos cientficos por termos cotidianos e a co-presena de ambos no texto, como sugere o trabalho de Authier-Revuz (1998[1982]), mas coloca em contato diferentes esferas de produo de saberes, compostas por centros valorativos prprios, por seus gneros, por suas imagens. Esse contato permite no s o aumento do estado de conhecimentos do destinatrio presumido, como promove a submisso dos saberes cientficos e tecnolgicos a uma avaliao crtica viva.14 Diferentemente da breve considerao de Bakhtin a respeito dos gneros da popularizao cientfica em todos esses casos, a considerao do destinatrio (e do seu fundo aperceptvel) e a sua influncia sobre a construo do enunciado so muito simples. Tudo se resume ao volume dos seus conhecimentos especiais (2003[1952-1953], p.302) , compreende-se, aqui, que o estatuto do destinatrio presumido da divulgao cientfica complexo e

13 A noo de cultura cientfica foi inspirada nos trabalhos de Vogt (2006), Jurdant (2006) e Lvy-Leblond (2006) e ressignificada dentro do quadro conceitual do crculo de Bakhtin. 14 Sem fazer referncia teoria dialgica do crculo de Bakhtin, os idealizadores do Museu de Cincias da Unicamp assim concebem as exposies: a exposio se torna um espao de dilogo, de encontro entre idealizadores e pblico, onde emergem mltiplas leituras. A perspectiva do pblico como sujeito ativo da comunicao museal deixa de lado a concepo de visitante homogneo e passivo, receptor de mensagens claramente definidas por um curador ou por uma equipe de especialistas(Murriello et al., 2006, p. 201).

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

69

desdobra-se em duas dimenses: a relatividade da distino entre pblico leigoignorante e especialista-sbio e o presssuposto da atitude responsiva ativa. O primeiro aspecto compreende o fato de que o cientista detentor do saber de uma pequena parcela mesmo de sua disciplina, sendo desconhecedor das demais reas, portanto no haveria uma diviso estanque entre especialistas e leigos. Trata-se de questionar o tema do fosso entre dois mundos: o da cincia e o da vida. A segunda dimenso compreende a perspectiva dialgica de uma ao recproca entre divulgadores e destinatrio presumido. Este age tanto na concepo da divulgao quanto assume uma posio valorativa ativa em relao aos produtos culturais da esfera cientfica. Nesse sentido, a eficcia da divulgao passaria no pela existncia de uma demanda por saberes cientficos, falta questionada por cientistas como Baudouin Jurdant (2006), mas pela necessidade da esfera cientfica de integrar-se ao conjunto da cultura, o que implica, segundo Jurdant, auto-reflexividade e comunicao com as outras esferas de produo e circulao da cultura. A circulao da cincia com propsitos de criar uma cultura cientfica teria qual funo nas sociedades contemporneas? Pensamos que ela tem duas importantes finalidades: o desenvolvimento da esfera pblica e da cultura subjetiva. A divulgao da cincia ocupa um lugar de destaque na formao do que Habermas (1994[1961]) chama de opinio pblica em sociedades pluralistas com Estado constitucional, nas quais os cidados tm o poder de agir sobre a esfera pblica. A formao dessa opinio ganha em importncia, sobretudo, na medida em que a cincia se transforma em tecnologia e intervm sobre dimenses como a constituio gentica da espcie humana. A discusso sobre os limites entre eugenia negativa seleo e eliminao de fatores hereditrios indesejveis com finalidade teraputica e eugenia positiva otimizao de fatores desejveis com a tecnicizao da natureza humana toca em questes ticas sobre a autocompreenso da humanidade enquanto seres de espcie, em razo da neutralizao da distino entre o que produzido (objetivo) e o que se transforma por natureza (subjetivo). Para Habermas (2004[2001/2002]), essas questes devem ser pensadas luz do liberalismo poltico que se pauta pela garantia aos cidados de uma conduta de vida autnoma e de um trato igualitrio entre as pessoas, este ltimo decorrente da igualdade de condies naturais de nascimento. Questes dessa ordem atingem a populao que necessita de canais de informao e de debate, a fim de que ela possa interferir de maneira informada sobre assuntos que lhe dizem respeito. Essas advertncias coadunam-se com a crtica bakhtiniana sobre os perigos do isolamento da tcnica do conjunto da cultura: ao ser extrado da unidade unificadora e entregue ao arbtrio da lei intrnseca de seu desenvolvimento, todo o tcnico terrvel, porque de tempos

70

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

em tempos pode irromper nesta unidade singular da vida como um fora sinistra e destruidora (BAJTN, 1997[1924], p.14).15 Entretanto, a idealidade dessa finalidade para a divulgao cientfica tem que ser conjugada com duas ordens de interesse. Por um lado, a divulgao da cincia pela esfera cientfica assume a finalidade de autopromoo, a fim de garantir a formao de uma opinio pblica favorvel a sua atividade com reflexos na continuidade de suas pesquisas. Por outro, a esfera miditica comercial produz textos-mercadorias, o que pode gerar uma lgica do espetacular, do curioso, do divertido, em detrimento da informao e da formao da cultura cientfica, uma vez que, tal como proposto por Broks (1997), os jornais evitam tudo que possa desagradar aos leitores, aos proprietrios e, acima de tudo, aos publicitrios, buscando representar e exprimir interesses e valores consensuais. A divulgao da cincia atingida pela lgica comercial no final do sculo XIX, quando os jornais tornam-se empresas comerciais lucrativas, atraindo fortes investimentos e verbas publicitrias. No mbito da cultura subjetiva, a divulgao cientfica promoveria a ampliao da cultura nos homens. Os saberes cientficos constituem parte importante da produo cultural das sociedades modernas, pela sua capacidade de produzirem riqueza e conseqentemente o desenvolvimento do capitalismo contemporneo. A intensidade da produo cientfica, porm, desde o final do sculo XIX, entra em desequilbrio com a cultura subjetiva, ou seja, a capacidade de apreenso e de resposta da cultura subjetiva no acompanha o ritmo de produo da cultura objetiva cientfica. Esse distanciamento, que tem sido designado pela metfora do fosso, contribui para a configurao de indivduos dominados pela cultura e no dominadores da cultura. A partir do pressuposto de que o fim ltimo da cultura o enriquecimento e o aperfeiomento humano, a divulgao cientfica se constituiria em espao de promoo da cultura subjetiva a partir da diminuio da sua distncia em relao cultura objetiva. Essa perspectiva vai ao encontro da proposio de Simmel (2001) de que nenhuma poltica cultural pode suprimir a discrepncia entre a cultura objetiva, que cresce ilimitadamente, e a cultura objetiva, que aumenta lentamente, mas pode trabalhar para a sua diminuio. A promoo dessa aproximao no viria, porm, como uma demanda da sociedade por saberes cientficos, mas como uma necessidade interna da prpria prtica cientfica que necessita de auto-reflexo, crtica e gesto democrtica, no sentido de compartilhar poder de deciso e de (re)insero da cincia na

15 Al ser extrado de la unidad unificadora y entregado al arbitrio de la ley intrnseca de su desarrollo, todo lo tcnico es terrible, porque de tiempo en tiempo puede irrumpir en esta unidade singular de la vida como uma fuerza siniestra y demolidora.

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

71

cultura (LVY-LEBLOND, 2006), fato atestado na seguinte declarao do fsico francs Jean-Marc Lvy-Leblond:
Assim, com freqncia cada vez maior, ouvimos insistentes apelos em favor da adoo de formas mais amplas e coerentes de comunicao cientfica, [...] Tal iniciativa representa uma progresso em relao ao passado, quando os cientistas julgavam que deixar o laboratrio para dirigir-se aos leigos equivalia a abandonar o dever, e transferiam a responsabilidade de compartilhar o conhecimento a mandarins acadmicos aposentados e a profissionais da imprensa [...]. (2006, p.30-31)

Trata-se de reabilitar o papel da opinio pblica no avano e na regulao da atividade cientfica, relativizando o fosso entre os cientistas e o pblico leigo,16 tal como prope Bensaude-Vincent (2003). A pertinncia da teorizao do Crculo de Bakhtin sobre a relao entre gneros primrios e secundrios, assim como o entrelaamento da ideologia do cotidiano com os sistemas ideolgicos, ser, a seguir, testada na anlise dos aspectos regulares do contedo temtico do gnero reportagem de capa da revista Pesquisa Fapesp. Para tanto, foram selecionados os ttulos, ancorandose na concepo de que eles, ao desempenharem a dupla funo de sntese do contedo global do texto e de captao do leitor presumido, se constituem em um lugar privilegiado para compreender a natureza dialgica do tema do gnero, lugar privilegiado para observar o encontro da ideologia do cotidiano e os saberes cientficos. A seguir, so relacionados as edies e os ttulos das reportagens de capa:
Edio Data n. 2 set. 1995 n. 6 fev. 1996 n. 20 maio 1997 Rubrica Conselho Superior Projeto Temtico Projeto Temtico Ttulo da reportagem Autores Novo presidente v mudanas No identificado em curso dentro da Fundao Paulo Batista/ Paulo Saloni (arte) Botnicos revelam a riqueza No identificado da flora paulista Paulo Batista/ Paulo Saloni (arte) Uma nova tecnologia de No identificado produo de mudas de citros Valdir Oliveira livres de doenas (arte)

16 Lvy-Leblond (2006) postula que a reinsero da cincia na cultura passa pela reviso da posio detentora do saber e da formao dos cientistas. No primeiro caso, a diviso entre leigos/cientistas tem que ser amenizada no sentido de que o especialista detm um saber muito limitado, inclusive na sua disciplina, e leigo nas demais. Na segunda considerao, a formao atual dos cientistas deve rever a especializao excessiva, a dedicao exclusiva produo do novo conhecimento (com a excluso das atividades de ensino e de sua aplicao) e a necessidade de conhecimento histrico da sua atividade cientfica.

72

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

n. 38 dez. 1998 n. 47 out. 1999 n. 50 jan./fev. 2000 n. 67 ago. 2001

Inovao Tecnolgica Cincia Sade Pblica Cincia

O fungo que pode salvar hidreltricas Novas luzes sobre a hipertenso Concludo o primeiro genoma de fitopatgeno. O feito da cincia brasileira Fibra para inovar Pequena empresa investe em tecnologia e fatura R$100 milhes O efeito jatob. rvores tropicais podem limpar a atmosfera ameaada pelo excesso de gs carbnico Os raios raros ao p dos Andes

Telecomunicaes

n. 80 out. 2002

Cincia

n. 90 ago. 2003

Cincia Capa

n. 106 dez. 2004

Pesquisa em polticas pblicas Capa Cardiologia

Solues para problemas concretos Telecomunicaes Colesterol Alm do bom e do mau

n. 109 mar. 2005

n. 122 abr. 2006

Agroindstria (editores de tecnologia)

lcool O mundo quer mais

n. 132 fev. 2007

Capa Neurocincia

Construes da Neurocincia no Nordeste

No identificado Moiss Dorado (arte) No identificado Hlio de Almeida (dir. arte) No identificado Hlio de Almeida (ed. de arte) Marcos de Oliveira (editor de tecnologia) Hlio de Almeida (dir. arte) Marcos Pivetta (reprter especial) Hlio de Almeida (dir. arte) Carlos Fioravanti (texto) editor de cincia Miguel Boyanyan (fotos) Hlio de Almeida (dir. arte) Cludia Izique Fabrcio Marques Hlio de Almeida (dir. arte) Alessandra Pereira (colaboradora) Hlio de Almeida (dir. arte) Marcos de Oliveira (editor tecnologia) Yuri Vasconcelos (fotgrafo) Hlio de Almeida (dir. arte) Mariluce Moura (editora chefe) Mayumi Okuyama (ed. de arte)

Quadro 1 Relao das reportagens de capa integrantes do corpus de anlise

As normas que regulam o contedo temtico das reportagens de capa da revista esto associadas ao leitor presumido e inscrito nos enunciados dos ttulos. Essa inscrio no se d na forma dos diticos de pessoa (eixo do eu/tu), mas

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

73

revela-se na seleo e abordagem dos temas dos ttulos e nos seus aspectos estilsticos. Primeiramente, observamos uma mudana temtica a partir da edio 80 (out. 2002), momento em que a revista deixou de circular exclusivamente entre pesquisadores da esfera cientfica e ganhou potencial para atingir um pblico amplo, que poderia adquiri-la por meio da compra nas bancas de jornais ou de assinaturas pagas. As rubricas e ttulos das edies de 1995 a 2000 remetem a temas da poltica cientfica (1995), de avanos cientficos e tecnolgicos (1996, 2000) e de solues para problemas brasileiros (1998). A partir de 2002, as edies passam a incorporar temas com aplicaes mais cotidianas ou que so abordados e atingem fenmenos exteriores esfera cientfica, como o combate poluio (Cincia, 2002), o diagnstico de distrbios de sade (Cincia, 2005, 2006), a escassez de combustvel e a necessidade de aumento da sua produo (Agroindstria, 2006), solues para problemas sociais (Pesquisa, 2004).17 As mudanas ocorrem na seleo de temas que apresentam um potencial de impacto mais imediato sobre as questes cotidianas da populao brasileira. Atesta-se essa orientao nos editoriais das revistas:
A pesquisa [...] disputou fortemente com o jatob a capa desta edio, at pelo seu imediato significado social, a par dos resultados cientficos. (Pesquisa Fapesp, n.80, editorial, p.6) Mas como aumentar a oferta de lcool combustvel no pas? Guiada por essa pergunta, a bela reportagem de capa desta edio [...] traa um extenso panorama tecnolgico, mas tambm econmico, social e com pitadas histricas sobre a questo do lcool combustvel no pas. leitura imperdvel para termos uma boa noo do terreno em que pisamos quando contemplamos nas ruas invenes como os carros biocombustveis ou flex fuel. (Pesquisa Fapesp, n.122, Carta da editora, p.9)

Esses fragmentos evidenciam os critrios temticos de seleo das reportagens de capa, sobretudo a partir de 2002: o impacto dos resultados cientficos sobre questes cotidianas. Em segundo lugar, o contedo temtico do gnero, conforme postulado pela teoria do crculo, dialgico, ou seja, relaciona-se estreitamente com o interlocutor presumido. Na base da mudana temtica acima tratada, est a
17 Outras reportagens de capa desse mesmo perodo que corroboram a temtica voltada para o interesse de assuntos cotidianos: O cncer desafia a cincia (Cincia, maio 2004), Reposio hormonal reconsiderada (Medicina, jul. 2004), Plantas da mata para a sade (Engenharia florestal, ago. 2004), A busca patolgica da beleza (Sade mental, set. 2004), A TV digital est chegando (Comunicao, fev. 2006), Os riscos da cesrea (Sade reprodutiva, jul. 2006), estresse inflama o crebro (Neurologia, nov. 2006), Pesquisas eleitorais. Dana de nmeros tem base slida (Cincia poltica, set. 2006), Guerra dengue: novas tecnologias contra o Aedes (Tecnologia, jan. 2007).

74

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

mudana do leitor visado: num primeiro momento, so os pesquisadores da esfera cientfica e, depois, acrescenta-se a esses um pblico mais amplo. Os enunciados dos ttulos apresentam elementos para caracterizar o destinatrio presumido externo comunidade cientfica. Ele constitudo por: 1) lideranas do setor produtivo (edies n. 20 Uma nova tecnologia de produo de mudas de citros livres de doenas, n. 38 O fungo que pode salvar hidreltricas, n. 67 Fibra para inovar e n. 122 lcool. O mundo quer mais), inscrito nos temas das reportagens da rubrica Tecnologia; 2) administradores pblicos (edies n. 38 O fungo que pode salvar hidreltricas, n. 80 O efeito jatob, n. 106 Solues para problemas concretos), inscritos tanto nos temas das reportagens da rubrica Cincia quanto Tecnologia que abordam, sobretudo, questes sobre meio ambiente e sua relao com empresas pblicas (hidreltricas); 3) por um pblico escolarizado amplo, interessado por questes de meio ambiente (ed. n. 80, O efeito jatob), atingido pela escassez e conseqente alta dos combustveis (ed. n. 122, lcool. O mundo quer mais.), preocupado com a sade pessoal (edies n. 47 Novas luzes sobre a hipertenso e n. 109 Colesterol Alm do bom e do mau) e capaz de uma atitude responsiva medianamente compreensiva diante de expresses como gs carbnico (ed. n. 80 rvores tropicais podem limpar a atmosfera ameaada pelo excesso de gs carbnico). Por fim, o contedo temtico dessas reportagens acompanhado por uma relao emocionalmente valorativa da parte do autor do enunciado: a instituio Fapesp representada pelos editores da revista. Essa posio institucional caracteriza-se pela inscrio nos enunciados dos ttulos de uma valorizao positiva da pesquisa nacional, decorrente da linha editorial de difundir e valorizar os resultados da produo cientfica e tecnolgica brasileira.18 Os traos dessa valorizao positiva desdobram-se em quatro aspectos: a dinmica de mudanas e da inovao (ed. n. 2 Novo presidente v mudanas em curso dentro da Fundao, n. 47 Novas luzes sobre a hipertenso e n. 67 Fibras para inovar. Pequena empresa investe em tecnologia e fatura R$100 milhes), a valorizao da natureza brasileira (ed. n. 6 Botnicos revelam a riqueza da flora brasileira), as aplicaes dos resultados das pesquisas brasileiras (ed. n. 38 O fungo que pode salvar as hidreltricas ou n. 80 O efeito jatob. rvores tropicais podem limpar a atmosfera pelo excesso de gs carbnico) e a competncia cientfica do Brasil (ed. n. 50 Concludo o primeiro genoma de fitopatgeno. O feito da cincia brasileira).

18 Objetivos explicitados no site da revista Pesquisa Fapesp (http://www.revistapesquisa.fapesp.br).

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

75

A seleo e a entonao valorativa do contedo temtico das reportagens de capa da revista Pesquisa Fapesp evidenciam a pertinncia da abordagem integrada dos gneros primrios e secundrios, bem como da ideologia do cotidiano e dos sistemas ideolgicos. A divulgao cientfica dialoga com os temas dos artigos e relatrios cientficos e de tecnologia produzidos pelos cientistas e tecnlogos brasileiros ao mesmo tempo em que interage com o interesse presumido dos seus diferentes pblicos (cientistas, lideranas do setor produtivo, administradores pblicos, pblico escolarizado amplo). Em razo das caractersticas da divulgao cientfica na revista Pesquisa Fapesp, a recepo, incorporao e avaliao crtica dos saberes cientficos pela cultura subjetiva dos leitores articula-se com a finalidade institucional de formao de uma opinio pblica favorvel a sua atividade com reflexos na continuidade de suas pesquisas.

Retomada e apontamentos A proposio da distino entre gneros primrios e secundrios origina-se de um longo e complexo percurso de pesquisa de Bakhtin e seu crculo. Por um lado, o crculo se opunha proposio dos formalistas de contrapor a linguagem potica linguagem prtica, buscando, contrariamente a isso, a inter-relao e a aproximao da potica do conjunto da cultura. Por outro, a incorporao da psicologia do corpo social ou ideologia do cotidiano de Plekhnov sob a influncia da filosofia da vida de Simmel levou abordagem da inter-relao entre os gneros das esferas ideolgicas (literatura, cincia, publicidade etc.) e os gneros do cotidiano (conversas de salo, trocas familiares, ordens militares etc.). Dessas duas tomadas de posio, surge a teoria do romance enquanto gnero incorporador de gneros primrios e de outras esferas ideolgicas e a teoria da natureza dialgica de todo enunciado. Conscientes da sua origem e natureza na obra do Crculo de Bakhtin, qual seria a pertinncia da distino entre gneros primrios e secundrios para os desenvolvimentos contemporneos das teorias dos gneros? As teorias dos gneros devem ter como projeto uma potica generalizada, ao abordarem a natureza comum de todos os gneros e identificar as especifidades de cada um em relao s suas esferas de origem. Esse projeto no prope uma anlise dos gneros literrios dissociada da sua relao com os gneros mais simples do cotidiano. As tentativas de autonomizao dos produtos das esferas ideolgicas deve ser vista com desconfiana, por representar uma dissociao dos produtos culturais da sua incorporao pelo conjunto da sociedade. Um bom exemplo dos efeitos nocivos desse distanciamento so os efeitos do isolamento dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos do conjunto da cultura, como se eles dissessem respeito somente a um pequeno crculo de iniciados e especialistas.

76

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

A reflexo sobre a divulgao cientfica, tomada como uma modalidade de relao dialgica, bem como a anlise do contedo temtico de um gnero de divulgao cientfica evidenciaram os traos caracterizadores da ampliao da circulao dos produtos culturais de uma esfera ideolgica, a cientfica, para outros domnios da cultura brasileira.

GRILLO, S. V. de C. Primary and secondary speech genres in the Bakhtins circle: implications to the scientific diffusion. Alfa, So Paulo, v.52, n.1, p.57-79, 2008. ABSTRACT: Investigation of the distinction between primary and secondary speech genres and their importance in the Bakhtin circles whole work. The origins of this division are the dialogues established by the Circle with theories from its time: marxism, formalism and the philosophy of life. This dialogue will produce an important position of the Bakhtin circle that will guide the approach of the literary genres in their relationships with the whole culture and with several spheres of daily ideology. The relevance of this theoretic investigation is attested through the approach of a scientific diffusion genre. KEYWORDS: Speech genres; primary speech genres; secondary speech genres; scientific diffusion.

Referncias AUTHIER-REVUZ, J. A encenao da comunicao no discurso de divulgao cientfica. In: ______. Palavras incertas: as no coincidncias do dizer. Traduo de Cludia Pfeiffer et al. Campinas: Ed. da Unicamp, 1998. p.107- 131. BAJTN, M. M. Hacia una filosofa del acto tico: de los borradores y otros escritos. Traduo de T. Bubnova. Barcelona: Anthropos; San Juan: Universidade de Puerto Rico, 1997[1924]. BAJTIN, M. M./MEDVEDEV, P. N. El mtodo formal em los estudios literarios: introduccin crtica a una potica sociolgica. Traduo de T. Bubnova. Madrid: Alianza Editorial, 1994[1928]. BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Traduo de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. So Paulo: HUCITEC, 1992[1929]. BAKHTIN, M. M. O problema do contedo, do material e da forma na criao literria. In: ______. Questes de literatura e esttica. A teoria do romance. Traduo de A. F. Bernadini et al. 3. ed. So Paulo: Ed. da Unesp, 1993[1924]. p.13-70. ______. O discurso no romance. In: ______. Questes de literatura e esttica: a teoria do romance. Traduo de A. F. Bernadini et al. 3. ed. So Paulo: Ed. da Unesp, 1993[1934-1935]. p.71-210.

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

77

______. Formas de tempo e de cronotopo no romance: ensaios de potica histrica. In: ______. Questes de literatura e esttica: a teoria do romance. Traduo de A. F. Bernadini et al. 3. ed. So Paulo: Ed. da Unesp, 1993[1937-1938]. p.211-362. ______. Problemas da potica de Dostoievski. Traduo de Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997[1963].

______. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. Traduo de Y. Frateschi. 4. ed. So Paulo: HUCITEC; Braslia: EDUNB, 1999[1940].
______. Os gneros do discurso. In: ______. Esttica da criao verbal. Traduo de Paulo Bezerra. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003[1952-1953]. p.261-306. BENSAUDE-VINCENT, B. La science contre lopinion: histoire dun divorce. Paris: Seuil, 2003. BROKS, P. La science dans les magazines anglais, 1890-1914. In: BENSAUDEVINCENT, B.; RASMUSSEN, A. (Dir.). La science populaire dans la presse et ldition XIXe et XXe sicles. Paris: CNRS, 1997. BUKHARIN, N. Tratado de materialismo histrico. Traduo de Edgar Carone. Rio de Janeiro: Laemmert, 1970[1921]. CHKLOVSKI, V. Lart comme procd. In: TODOROV, T. (Ed.). Thorie de la littrature: textes des formalistes russes. Paris: Seuil, 2001[1965]. p.75-97. EICHENBAUM, B. La thorie de la mthode formelle. In: TODOROV, T. (Ed.). Thorie de la littrature: textes des formalistes russes. Paris: Seuil, 2001[1965]. p.29-74. DEPRETTO, C. S. G Botcharov: propos dune conversation et autour delle. In: ______. Lhritage de Bakhtine. Bordeaux: PUB, 1997. FARACO, C. A. Linguagem & dilogo: as idias do crculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003. HABERMAS, J. Historia y crtica de la opinin pblica. la transformacin estructural de la vida pblica. Traduo de A. Domnech. Barcelona: Gustavo Gili, 1994[1961]. ______. O Futuro da natureza humana. Traduo de K. Jannini. So Paulo: Martins Fontes, 2004[2001/2002]. JURDANT, B. Falar a cincia? In: VOGT, C. (Org.). Cultura cientfica: desafios. So Paulo: EDUSP: FAPESP, 2006. p.45-55. KRISTEVA, J. Le mot, le dialogue et le roman. Shmewtikh. Recherches pour une smanalyse (Extraits). Paris: Seuil, 1978[1966].

78

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

LHTEENMKI, M. De linterprtation des ides linguistiques de Bakhtine: le problme des textes des annes 50 et 60. In: ZBINDEN, K.; HENKING, I. W. (Dir.). La quadrature du cercle Bakhtine: traductions, influences et remises en contexte, Lausanne: Centre de Traduction Littraire, 2005. p.169-202. LVY-LEBLOND, J-M. Cultura cientfica: impossve e necessria. In: VOGT, C. (Org.). Cultura cientfica: desafios. So Paulo: EDUSP, 2006. p.29-43. LIMA, L. C. (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. v. 1. MURRIELLO, S. et al. O nascimento do Museu de Cincias da UNICAMP: um novo espao para a cultura cientfica. In: VOGT, C. (Org.). Cultura cientfica: desafios. So Paulo: EDUSP, 2006. p.199-231. PLEKHNOV, G. Os princpios fundamentais do marxismo. Traduo de Snia Rangel. So Paulo: HUCITEC, 1978[1908]. RASTIER, F. Arts et sciences du texte. Paris: PUF, 2001. SIMMEL, G. On individuality and social forms. Chicago: The University of Chicago Press, 1971. ______. El individuo y la libertad: ensayos de crtica de la cultura. Traduo de S. Mas. Barcelona: Ediciones Pennsula, 2001. SOUZA, G. T. de. Gneros discursivos em Marxismo e Filosofia da Linguagem. The Especialist, So Paulo, v.24, p.185-202, 2003. TIHANOV, G. LIdologie et le langage chez Voloinov: comment lesprit de la Lebensphilosophie a engendr la sociologie marxiste. In: ZBINDEN, K.; HENKING, I. W. (Dir.). La quadrature du cercle Bakhtine: traductions, influences et remises en contexte, Lausanne: Centre de Traduction Littraire, 2005. p.125-167. VOGT, C. (Org.). Cultura cientfica: desafios. So Paulo: EDUSP: FAPESP, 2006. VOLOSINOV, V. N. Marxism and the philosophy of language. Cambridge: Harvard University Press,1986 [1929]. VOLOSHINOV, V. N. The construction of the utterance. In: SHUKMAN, A. Bakhtin school papers. Oxford: RPT; Colchester: University of Essex, 1983[1930]. (Russian Poetics in Translation vol. 10).
Recebido em outubro de 2007 Aprovado em novembro de 2007

Alfa, So Paulo, 52 (1): 57-79, 2008

79

Potrebbero piacerti anche