Sei sulla pagina 1di 6

A Pele Humana

CAIC 1003 Dona Darcy Vargas

Trabalho Acadmico
Tema: A Pele Humana

Alunos: Luis Fernando de Oliveira Thiago Sabaia de Souza Brando PROFESSOR: Fabio Nascimento TURMA:801 Turno: 2 (Tarde)

Sumrio
A formao da pele.........................03 Funes da pele.............................03;04 Funes das camadas de pele......05 Voc sabia ?...................................06

A Formao da Pele Humana


A pele constituda de clulas cilndricas, geralmente achatadas. A pele que reveste a boca formada por clulas arredondadas. A principal caracterstica desde tecido que as clulas encontram-se bastante unidas umas as outras. Elas apresentam especializaes na membrana que garantem essa unio. Como as clulas esto muito unidas, a quantidade de material intercelular mnima nesse tecido.

Funes da Pele

Proteo: a pele funciona como uma barreira protetora entre o corpo e o ambiente. Uma camada de queratina impede a desidratao excessiva. Microrganismos so impedidos de penetrar no organismo. seja, sua temperatura mantm-se constante, em torno de 37 C. Quando a produo de calor excessiva, a temperatura do corpo sobe. Atravs da transpirao e da dilatao dos vasos da pele, o calor transfere-se para o ambiente. Ao contrrio, quando o meio externo muito frio, os vasos da pele Contraem-se. Isso, junto com o isolamento proporcionado pelas clulas adiposas da tela subcutnea, favorece a manuteno do calor. Alm disso, no frio, os plos ficam levantados, o que permite a reteno de uma camada de ar que funciona como isolante, impedindo que o calor escape livremente. quando faltam nutrientes energticos.

Regulao da temperatura: o homem um animal homeotermo, ou

Armazenamento: a pele armazena gorduras que podem ser utilizadas Sensibilidade: muitas das informaes que obtemos sobre o ambiente

que nos cerca so captadas pela pele. As sensaes de presso, calor, frio, dor e tato so imprescindveis para nossa sobrevivncia. O que ocorreria a algum que nunca sentisse dor e encostasse a mo numa panela quente? Absoro: apesar da impermeabilidade da camada crnea, ocorrem, em pequena escala, trocas de gases entre o ar e a pele.

Funes da Camada da Pele


Epiderme: o invlucro de nosso corpo, encarregada de proteger a pele do meio externo. Ela no tem vasos sanguneos. Derme: so nessa camada que esto localizadas as fibras de elstica e colgeno, que respondem, respectivamente, pela elasticidade e firmeza

da pele; as glndulas sebceas e sudorparas; os vasos de menor calibre e as terminaes nervosas que do a sensao de tato, frio e calor.

Hipoderme: a camada mais profunda da pele, composta basicamente por clulas adiposas. Ela protege o organismo contra choques e ainda atua como isolante trmico. Nela esto os vasos de maior calibre.

Voc sabia ?
A pele o maior rgo do corpo humano

A pele o rgo que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funes, como: regulao trmica, defesa orgnica, controle do fluxo sanguneo, proteo contra diversos agentes do meio ambiente e funes sensoriais (calor, frio, presso, dor e tato). A pele um rgo vital e, sem ela, a sobrevivncia seria impossvel.

Potrebbero piacerti anche