Sei sulla pagina 1di 3

EXAME RECURSO 11 ABRIL 1.

um sistema particular pelo facto de que se edifica a partir de uma srie semiolgica que existe antes dele: um sistema semiolgico segundo. Identifique e caracterize o sistema introduzido na citao de Roland Barthes. 2. Aquilo a que mais tarde ou mais cedo a informao e o raciocnio chegaro finalmente e que , portanto, independente das minhas fantasias e das vossas. Identifique o conceito a que Charles Peirce se refere na citao. Caracterize, detalhadamente, a vertente do pensamento do autor em que esta se insere. 3. O Objecto, tal como ele , desconsiderando-se de qualquer aspecto particular dele, o Objecto, nas relaes em que o estudo ilimitado e final o mostraria. Indique o objecto em causa na afirmao de Peirce. Caracterize-o, distinguindo-o do outro objecto do signo definido pelo autor. 4. A execuo nunca feita pela massa; ela sempre individual e o indivduo sempre o agente executivo. Identifique o conceito apresentado na citao de Saussure. 5. A linguagem no feita para que nela se acredite. Antes, feita para obedecer e para fazer obedecer. Explique a validade desta afirmao de acordo com o pensamento de Gilles Deleuze e Felix Guattari.

Semeion + Logos = signos + razo. O estudo dos signos. Logos o que designamos por cincia. Peirce introduz o termo semitica e Saussure semiologia. A cincia que estuda os signos (e no sinais, que lhe esto na sua base) no seio da vida social.

Signo ser tudo aquilo que estiver em vez de qualquer outra coisa para algum. A mensagem s vai ser percebida se houver conhecimento do cdigo, conjunto de regras que atribui significado ao signo. Se no existir cdigo no existe significado, logo no existe signo. Se no existir cdigo, no existir processo emissor mensagem receptor, mas um processo de transmisso causa-efeito ou estmulo-resposta. Perante determinado estmulo, a resposta ser sempre a mesma. Na base de qualquer signo est um sinal. Signos naturais no tm como fim comunicar (nuvens, expresses faciais no intencionais). Signos artificiais ou culturais so criados, deliberados pra comunicar

algo: linguagem a palavra em si o signo artificial que melhor conhecemos. No h barreira que imponha que o que seja natural no possa ser artificial. Max Weber: aces humanas so signos naturais, no tm objectivo de comunicar nada, so bsicas, dormir, comer, lavar os dentes. Aces sociais sero aquelas praticadas pelo homem que tm como ltimo fim a significao e a comunicao de qualquer coisa. As aces humanas passam a sociais quando tm uma inteno. Umberto Eco: signos funcionais: utilitrios, permitem realizar aces (martelo). Signos expressivos: no tm funo utilitria, passam informao apenas (bandeira). Dependendo do contexto, os signos sero funcionais e/ou expressivos. O contexto sempre necessrio. Toda a funcionalidade contm em si alguma expressividade. Adriano Duarte Rodrigues reala o estatuto semiolgico especfico da linguagem, o mecanismo que nos diferencia dos outros seres vivos e a linguagem como intermedirio entre o homem e o mundo. Apesar de no parecer, h ruptura entre o mundo animal e humano no que toca absoro de signos e respostas. Os humanos no entendem o mundo sem o inscreverem na linguagem verbal. No h qualquer possibilidade de significao humana sem a sua inscrio na linguagem verbal. , portanto, uma realidade semitica incomparvel a qualquer outra realidade sensorial. O mundo passa das percepes para a constituio dele-mesmo para ns prprios na linguagem verbal, adquirindo estatuto semitico (o que no sabemos dizer no integra o nosso mundo). As manifestaes semiticas no lingusticas apenas adquirem significado pelo facto de serem/poderem ser manifestadas verbalmente. Linguagem humana: estatuto semitico especfico (Adriano Duarte Rodrigues): S ela pode significar as modalidades no lingusticas da significao (falar de sons, sabores, cheiros, etc); S ela se significa a si prpria (discurso indirecto); S ela significa a maneira como constria as suas significaes: funo metalingustica ou metassemitica da linguagem. Quatro lgicas de Jean Baudrillard: o objecto em si um mito e o que para ns consoante a lgica em que se insere. O objecto conforme se organize segundo uma ou outra lgica, adquire, respectivamente, o estatuto de utenslio, mercadoria, smbolo ou signo. Apenas a ltima define o campo especfico do consumo (aliana e habitao). Lgica Funcional do Valor de Uso (utilidade). um utenslio e instrumento. Objecto serve para de Umberto Eco. Econmica do Valor de Troca (mercado). Adquire estatuto de mercadoria e est relacionado com valor econmico.

Simblica do Valor de Troca Simblica / Dom (ambivalncia). Valor sentimental para o sujeito. O objecto um smbolo de unio entre dois sujeitos, smbolo de relao. Lgica do Valor de Signo (diferena e estatuto). Exemplo: o carro passa a BMW.

Fronteiras da Semiologia Substncia do contedo

Forma da expresso do contedo Substncia da expresso

- Ideologia, vises do mundo - Mtico, racionalizado, depende do sujeito, vises do mundo, conotaes - Signo e sua significao, denotao - Sinal - Experincias, comportamentos instintivos - impulsos, estmulos - Actos de homem (Max Weber)

Campo suprasemitico

Campo semitico Campo infrasemitico

Potrebbero piacerti anche