Sei sulla pagina 1di 28

O crebro e o pensamento*

Georges Canguilhem

certo que cada um de ns se envaidece por ser capaz de pensar, e muitos at gostariam de saber como possvel que pensem como de fato pensam. Ao que tudo indica, entretanto, essa questo j deixou manifestamente de ser puramente terica, pois parece-nos que um nmero cada vez maior de poderes esto se interessando em nossa faculdade de pensar. E se, portanto, procuramos saber como que ns pensamos do modo como o fazemos, para nos defender contra a incitao sorrateira ou declarada a pensar como querem que pensemos. Com efeito, muitos se interrogam a respeito dos manifestos de alguns crculos polticos a respeito de certos mtodos de psicoterapia dita comportamental e a respeito dos relatrios de certas empresas de informtica. Eles acreditam estar discernindo a a virtualidade de uma extenso programada de tcnicas que objetivam, em ltima anlise, a normatizao do pensamento. Para simplificar sem, espero, deformar, bastar citar um nome: o de Leonid Pliouchtch, e uma sigla: a da I.B.M.
*

Conferncia na Sorbonne para o M.U.R.S. (dezembro de 1980); primeira publicao em Prospective et Sant, n. 14, .vero de 1980, pp. 81-98. Os subttulos que haviam sido acrescentados pela revista foram suprimidos. A ordem de alguns pargrafos que haviam sido invertidos foi restabelecida de acordo com as indicaes de Canguilhem (N.E.). (In: Georges Canguilhem Philosophe, historien des sciences. Actes du Colloque, 6-8 dezembro de 1990. Paris, Albin Michel). Agradecemos a Bernard Canguilhem a autorizao para publicarmos essa traduo de Georges Canguilhem (N.E.).
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

Georges Canguilhem

Da mesma forma que os bilogos acharam que s podiam falar do crebro humano situando esse crebro no extremo de uma histria dos seres vivos, parece-me tambm apropriado, para comear uma palestra sobre o crebro e o pensamento, situar essa questo, antes de mais nada, na histria da cultura. Se, hoje, fato notrio ser o crebro humano o rgo do pensamento, preciso, entretanto, lembrar que um dos maiores filsofos da Antiguidade, Aristteles, ensinava que a funo do crebro, antagonista da do corao, a de arrefecer o corpo do animal. Foi Hipcrates quem ensinou que o crebro a sede das sensaes, o rgo dos movimentos e dos juzos. o que prova o tratado hipocrtico Da doena sagrada (isto , a epilepsia). Essa doutrina, retomada em parte por Plato, notadamente no Timeu, deve a Galeno o fato de ter-se imposto na cultura ocidental. O aristotelismo militante de Galeno no o desviou da tarefa de procurar a confirmao da tese hipocrtica, praticando experincias muito engenhosas no sistema nervoso e no crebro. Tendo recebido de suas origens e conservado no correr dos sculos a feio de uma questo concernente sede da alma, nosso problema de hoje vem suscitando, a partir da filosofia cartesiana, uma filiao de teorias e uma sucesso de polmicas de que somos hoje os herdeiros. indispensvel que faamos um rpido histrico para identificar a poca em que devemos iniciar nosso exame. Trata-se do sculo XIX, momento em que se travou o combate do positivismo contra o espiritualismo: a teoria das localizaes cerebrais. Costuma-se, com demasiada freqncia, situar o incio desse histrico em Descartes. Isso um perfeito contra-senso. Descartes ensinava que a alma indivisvel est unida ao corpo por inteiro por meio de um rgo nico e, por assim dizer, fisicamente pontual: a glndula pineal (o conarium dos antigos, a nossa epfise)1 . No se tratava, portanto, de unir um pensamento dividido a um organe fdral (rgo central do governo).
1

Epfise ou Glndula Pineal: corpsculo oval situado no crebro, por cima e atrs das camadas pticas e ao qual se atribuem funes endcrinas. (N.R.)
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

184

O crebro e o pensamento

Aqueles que posteriormente no entenderam que a funo da glndula pineal era uma funo metafisiolgica, criticaram Descartes e foram procurar em outro lugar do crebro a sede do sensorium commune. A lista longa, de Willis a La Peyronier. At mesmo a inveno da guilhotina deu margem a argumentaes por parte de mdicos eminentes como Soemmering, correspondente de Kant em favor desta ou daquela teoria. Cabanis (1795), para quem o crebro secreta pensamentos assim como o fgado secreta a blis, inseriu-se na controvrsia e debateu o caso da decapitao de Charlotte Corday. Em 1810, Gall publicou sua Anatomia e fisiologia do sistema nervoso em geral e do crebro em especial. Foi naquele momento que surgiu, efetivamente, a cincia do crebro, embora ela devesse, em seguida, ultrapassar o obstculo inicial da frenologia, feita ao mesmo tempo de ingenuidade e de pretenso. O ponto forte da doutrina de Gall a exclusividade que ele atribui ao encfalo e, mais especialmente, aos hemisfrios cerebrais como sede de todas as faculdades intelectuais e morais. O crebro, entendido como um sistema de sistemas, apresentado como o nico suporte fsico do quadro das faculdades. A frenologia uma cranioscospia baseada na correspondncia entre o contedo e o continente, entre a configurao dos hemisfrios e a forma do crnio. Em oposio ideologia sensualista e contra aquilo que hoje seria chamado de aquisio da experincia sob presso do ambiente, Gall e seus discpulos sustentam a inerncia das qualidades morais e dos poderes intelectuais. Mas, de forma oposta aos metafsicos espiritualistas, eles fundamentam esse inatismo no substrato anatmico de um rgo e no na substancialidade ontolgica de uma alma. O interesse da controvrsia pode parecer, distncia, puramente terico, quando na verdade, ele no o era. Ridicularizou-se bastante a corcova dos matemticos,2 mas, nestes ltimos tempos, j no se pensa em rir dos cromossomos dos
2

Paul-Jules Mbius (1853-1907), neurofisiologista alemo, cognominado Gall redivivus, situava a corcova dos matemticos acima da rbita esquerda do lado externo; Cf. sua obra ber die Anlage zur Mathematik (Leipzig, 1907). Ele era neto
185

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

Georges Canguilhem

superdotados ou da hereditariedade gentica do quociente intelectual porque, mesmo que as pessoas s tenham um quociente intelectual mdio, elas conseguem perfeitamente entrever as conseqncias possveis disso no campo das condies sociais. preciso lembrar, entretanto, que j Gall e Spurzheim no paravam de falar do alcance prtico de suas teorias na rea da pedagogia, da identificao das aptides (o que se chama hoje de orientao), da medicina e na esfera da segurana (preveno da delinqncia). Uma das ilustraes de Daumier para o poema satrico de Antoine-Franois Hyppolite Fabre, Nemesis mdicale (1840), retrata um frenologista diante da tradicional coleo de crnios de gesso, apalpando o crnio de um menino cuja me, uma mulher do povo, o tinha levado ao consultrio para um diagnstico de aptides. E na sua Histoire de la phrnologie, Georges Lanteri-Laura relata a rapidez com a qual a frenologia, trazida para os Estados Unidos pelo prprio Spurzheim e por um de seus discpulos, um escocs chamado Combe, transformou-se em frenologia aplicada, um instrumento usado para a orientao e a seleo profissional e at mesmo para fins de consulta matrimonial. Pode-se dizer que a frenologia teve, naquela ocasio, nos Estados Unidos, um sucesso comparvel e, por razes comparveis, ao sucesso da psicanlise. Mas no se pode de forma alguma subestimar pois ela capital a influncia da frenologia sobre a psicopatologia porque, seno, seria impossvel entender que as primeiras localizaes cerebrais das funes intelectuais tenham estado ligadas aos problemas da fala e da memria das palavras. Em matria de afasia, Broca e Charcot confirmaram a descoberta de Bouillaud, aluno de Gall, ou seja, a localizao da funo da linguagem nos lbulos anteriores do crebro (1825-1848). Na segunda metade do sculo XIX, a explorao das funes do crebro apoderou-se da corrente eltrica galvnica ou fardica como instrumento privilegiado de anlise. E, paralelamente, a neurologia experimental foi alada por alguns ao nvel de uma filosofia.
do ilustre matemtico e astrnomo Augusto Ferdinand Mbius (1790-1868), inventor do Anel de Mebius.
186

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

Com efeito, desde 1835, um mdico do Hospital de Bictre, Llut, tinha escrito o seguinte na obra intitulada Quest-ce que cest la phrnologie?: Para ser totalmente completo, s faltaria a esse sistema fisiolgico-psicolgico tratar do modo de ao do crebro na produo dos fatos intelectuais e morais, isto , explicar o mecanismo de pensamento atravs da hiptese moderna da eletrizao ou da eletromagnetizao da massa enceflica (p. 239). Meio sculo depois, as pesquisas de Ferrier, Fritsch, Hitzig, Flechsig inauguravam o que Hecaen e Lanteri-Laura chamaram de idade de ouro das localizaes cerebrais, ensejando o estabelecimento do primeiro mapa topogrfico do crebro. Mas, j em 1891, o psiquiatra suo Gottlieb Burckhardt convertia os conhecimentos topogrficos em tcnicas de psicocirurgia e comeava a praticar, na verdade sem grande sucesso, o que foi chamado, posteriormente, de lobotomia.3 Digna de nota, novamente, foi a rapidez com a qual o suposto conhecimento das funes do crebro foi investido em tcnicas de interveno, como se o processo terico fosse congenitamente suscitado pelo interesse com relao prtica. Paralelamente s pesquisas sobre neurologia cerebral, a psicologia tendia a no ser mais do que uma sombra da fisiologia, encorajada por uma filosofia mal pensante que buscava, nessa psicologia, suas razes para mal pensar. O corifeu, na Frana, Hyppolite Taine. J em 1854, na obra Les philosophes franais au XIXe sicle, ele contrape aos discursos espiritualistas de Paul Royer-Collard as pesquisas experimentais sobre o crebro praticadas por Flourens, que dificilmente poderia ser acusado de materialismo. E a obra de 1870, De lintelligence, vai tornar plausvel, a partir de uma teoria sobre a sensao, a tese conhecida sob o nome de paralelismo psicofisiolgico que os filsofos da universidade francesa, os mestres daqueles que foram nossos mestres, inclusive Bergson, fizeram questo de refutar sob o olhar reprovador de Thodule Ribot, uma espcie de executor testamentrio de Taine.
3

G. Burckhardt, ber Rindenexcisionen, als Beitrag zur operativen Therapie der Psychosen, Allgemeine Zeitschrift fr Psychiatrie, 1891, n. 47. Sobre o incio da psicocirurgia, cf. artigo de Alain Jaubert, Lexcision de Ia pierre de folie, no n. 4, 1975-1976, da revista Autrement: Gurir pour normaliser.
187

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

Georges Canguilhem

Mas, at o prprio Freud, autor, em 1888, de um artigo Crebro para um dicionrio mdico, no deixou de reconhecer-se devedor de Taine. Tendo redigido, em 1895, seu trabalho Projeto para uma psicologia cientfica, ele escreveu para Fliess (fevereiro de 1896): O livro de Taine, De lintelligence, me agrada muito. Espero que algo possa sair dali. talvez o que tenha autorizado Ludwig Binswanger a escrever que as concordncias so numerosas entre o naturalismo psicolgico de Taine e o de Freud. Contudo, desde 1900, ao introduzir na Traumdeutung o conceito de aparelho psquico, Freud, sem renunciar topografia das localizaes, mostrou-se interessado, antes de tudo, pelo que ele chamava de tpica psquica. Em 1915, ele acabou escrevendo, no captulo sobre o Inconsciente da Metapsicologia: Todas as tentativas para adivinhar, a partir da (as localizaes cerebrais) uma localizao dos processos psquicos, todos os esforos para pensar as representaes como estando armazenadas nas clulas nervosas fracassaram radicalmente. E ele acrescenta que, no momento, a tpica psquica (distino dos sistemas Ics., Pcs.,Cs.) nada tem a ver com a anatomia. Para me manter apenas na esfera francesa, lembrarei dois ttulos de obras da mesma poca, expressamente concebidos sem referncia a conceitos filosficos. Se, em 1905, Alfred Binet publicava um ensaio sobre a natureza da sensao com o ttulo Lme et le Corps, em 1923, Henri Piron, diretor do Instituto de Psicologia, publicava Le Cerveau et la Pense. O crebro e o pensamento esto unidos de modo to estreito e at mesmo confundidos no pensamento ou no crebro dos fisiologistas, dos mdicos, dos psiclogos, que remeter ao crebro toda a responsabilidade por um drama dolorosamente sentido se impe at mesmo aos poetas. E dessa forma que um heri das letras, poeta e ator, em dificuldades com seu ego, escreve a Jacques Rivire: A nica coisa que peo agora sentir meu crebro... Sou um homem que j sofreu demais com o esprito. Eu s espero que meu crebro mude e que suas gavetas superiores se abram. Trata-se de Antonin Artaud. Foi em maio de 1923 e em maro de 1924. E foi tambm no ano universitrio de 1923-1924 que um
188

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

professor do Collge de France aluno de Charcot, como Freud o foi, e mdico particular de um outro heri das letras, tambm em dificuldades com seu ego, chamado Raymond Roussel Pierre Janet,4 declarou numa das suas aulas:
Foi um exagero vincular a psicologia ao estudo do crebro. H cerca de cinqenta anos que nos falam demais do crebro: afirma-se que o pensamento uma secreo do crebro, o que uma bobagem, ou ento que o pensamento est em relao com as funes do crebro. Haver uma poca em que riremos disso tudo: isto no exato. O que chamamos de pensamento, os fenmenos psicolgicos, no so a funo de nenhum rgo em particular: no nem a funo da ponta dos dedos nem tampouco a funo de uma parte do crebro. O crebro no seno um conjunto de comutadores, um conjunto de aparelhos que movimenta os msculos atravs da excitao. O que chamamos de idia, o que chamamos de fenmenos de psicologia, so um processo conjunto, o indivduo todo tomado em seu conjunto: no devemos separar um do outro. A psicologia a cincia do homem por inteiro e no a cincia do crebro: este um erro psicolgico que fez muito mal durante muito tempo.5

Esse retrospecto de uma psicologia, talvez hoje injustamente esquecida, no foi feito somente para mostrar erudio, mas , pelo contrrio, uma preocupao da atualidade. Esse relato permite creditar a Janet uma posio deliberada de no-conformismo em matria de patogenia e de teraputica das doenas ditas mentais, uma posio to contestadora quanto a que poderia ter, hoje em dia, um adepto da antipsiquiatria. Quando deixamos de acreditar na primazia do cerebral, tornamo-nos cticos com relao eficincia de um internamento quase carcerrio. Segundo Janet, o conceito de alienao no uma construo preliminarmente psicolgica, ele , antes de mais nada, algo que se deve polcia. Janet declara: Um demente um homem que no conseguiria viver nas ruas de Paris. Por pouco ele no estaria declarando serem as
4 5

Um estudo interessante de Pierre Janet deve ser consultado, na tese de Claude Prvost, La Psychophilosophie de P. Janet (Payot, 1973). Pierre Janet (Curso do Collge de France 1923-1924, citado por Marcel Jousse, Archives de philosophie, v. 2, caderno 4; tudes de psychologie linguistique).

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

189

Georges Canguilhem

ruas de Paris dementes. Esse homem tranqilo que escreveu em 1927, na obra La pense intrieure et ses troubles, o vocbulo louco portanto um termo policial, teria, quem sabe, aprovado sorrindo o conselho escrito nas paredes de sua universidade pelos alunos de Oxford: Do not adjust your mind, there is a fault in reality Vocs no precisam corrigir seu esprito, porque a realidade que claudica. Em resumo, um sculo aps Gall e Spurzheim, era possvel ser psiclogo sem ter que buscar argumentos na neurofisiologia. Mas voltemos por um instante frenologia, para entender melhor a questo filosfica ligada ao problema crebro-pensamento. A explicao das funes intelectuais e de seus efeitos pela estrutura e pela configurao do crebro traz, de imediato, uma ambigidade que sua vulgarizao tornou manifesta porque grosseira. Uma das numerosas obras de vulgarizao e de propaganda frenolgica, Le petit Docteur Gall, de Alexandre David, contm uma pgina de comentrios sobre um retrato de Descartes tirado do Trait de physiognomonie de Lavater (1778). Trata-se de um desenho copiado de uma pintura de Franz Hals. O frenologista, discpulo de Spurzheim, descobre na cabea de Descartes todas as faculdades intelectuais perceptivas: individualidade, configurao, extenso, peso, cor, localidade, clculo, ordem, eventualidade, tempo, tons e linguagem. Explica-se assim que Descartes tenha tido muita regularidade na administrao de seu interior, que ele tenha aplicado a lgebra geometria e a matemtica tica. Explica-se tambm, pela presena cerebral da localidade, sua existncia nmade. E felicita-se um certo senhor Imbert, sbio frenologista, por ter observado que o cogito um simples efeito da eventualidade, ou seja, da faculdade que percebe as aes que esto em ns. O Cogito no de forma alguma um efeito das faculdades intelectuais reflexivas, o que justifica o que Spurzheim havia dito, ou seja, que Descartes no to grande pensador quanto se pensava. Em suma, antes da frenologia, acreditava-se que Descartes era um pensador, um autor responsvel pelo seu sistema filosfico. Segundo a frenologia, Descartes portador de um crebro que pensa sob o nome de
190

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

Ren Descartes. Exatamente porque Descartes seu crebro, no qual a eventualidade est presente, que ele percebe nele prprio o cogito. Porque Descartes seu crebro, no qual a localidade est presente, que ele se desloca como um nmade, do Poitou at a Sucia, passando por Paris, por Ulm, por Amsterd, onde ele precede os hippies que ali se sentem vontade por outros motivos diferentes dos seus. Em suma, a partir da imagem do crnio de Descartes, o sbio frenologista conclui que todo o Descartes, biografia e filosofia, est num crebro que preciso dizer seu crebro, o crebro de Descartes, j que o crebro contm a faculdade de perceber as aes que esto nele. Mas, finalmente, que ele esse? Estamos aqui no mago da ambigidade. Quem ou o que diz eu, no somente no incio do Discurso do mtodo, mas sobretudo no incio da Geometria de 1637: Eu nomearei a unidade... Eu no terei receio de introduzir esses termos..., etc. ? Durante todo o sculo XIX, o Eu penso foi, por diversas vezes, recusado ou refutado em proveito de um pensar sem sujeito pessoal responsvel. Lichtenberg, na sua obra Philosophische Bemerkungen, disse: Es denkt sollte man sagen sowie man sagt es bliekt. Dever-se-ia se dizer isso pensa como dizemos isso brilha. O neurologista Exner, citando essa frase de Lichtenberg num memorial, ber allgemeine Denkfehler, 1889, escreve: As expresses eu penso, eu sinto, no so formas corretas de se expressar. Seria preciso dizer isso pensa em mim (es denkt in mir), isso sente em mim (es fhlt in mir). O peso dos argumentos no depende de nossa vontade, forma-se um juzo em ns (es denkt is uns). Anteriormente, Rimbaud e Nietzsche, independentemente um do outro, acharam que deviam se desculpar por terem cedido iluso de seu ego pensante. Na famosa carta a Izambard de 1871, onde Rimbaud se define como um vidente, ele acrescenta: falso dizer: eu penso. Dever-se-ia dizer: pensam-me. E, em Alm do bem e do mal, em 1886, Nietzsche escreve: uma alterao dos fatos pretender que o sujeito eu seja a condio do atributo eu penso. Alguma coisa pensa, mas, da a acreditar que esse algo o antigo e famoso eu uma pura suposio ( 17).
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006
191

Georges Canguilhem

Nietzsche retomou a mesma idia diversas vezes. A lista pode ser encontrada no livro de Bernard Pautrat, Versions du soleil, no captulo Decomposition du cogito. Quanto maior for a concordncia na denncia de uma iluso, tanto mais o fato da iluso ser incontestvel, mas tambm maior ser o dever de dar conta dela. Wo Es war soll Ich werden. Essas palavras de Freud, cuja interpretao divide as escolas de psicanlise, pode ser desviada para nosso uso. E a ltima frase desse nosso histrico uma pergunta: como que um eu penso pode advir nisso que o fisiologista de hoje, depois do frenologista, indica e descreve. Nisso, um crebro? O que chamamos pensar? Embora, de acordo com as mundanidades filosficas, a questo tenha uma ressonncia heideggeriana, ns a tomaremos pelo seu lado banal, trivial. Segundo a definio que dermos de pensar, admitiremos pensadores desta ou daquela espcie. O autor de Penses, o inventor do canio pensante, escreveu: A mquina de aritmtica tem efeitos que se aproximam mais do pensamento do que tudo aquilo que os animais fazem; mas ela no faz nada que permita dizer que ela tem vontade como os animais. E, aqui, estamos quase no computador, cujos efeitos se aproximam ainda mais do pensamento do que fazia a mquina de Pascal. Melhor ainda, eles ultrapassam o pensamento. A metfora, agora repetida, do crebro-computador justifica-se na medida em que se entende como pensamento as operaes de lgica, o clculo, o raciocnio. Razo, ratio, deriva etimologicamente de reor, calcular. Quanto vontade dos animais, mesmo se considerarmos que Pascal tenha estendido de modo abusivo esse conceito a toda sorte de condutas orientadas pela busca de uma satisfao vital, devemos convir que existe pelo menos um animal capaz de desejar um efeito sem qualquer precedente na sua experincia. o homem, inventor das mquinas, como o prprio Pascal. Se a mquina aritmtica o efeito do clculo de um crebro do qual ela prpria uma aproximao, pelo menos devemos admitir que os cinqenta modelos dessa mquina teimosamente construdos antes do modelo definitivo so o indcio de uma vontade de construir conscientemente
192

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

motivada. Pascal acha que no h uma abordagem mecnica desse tipo de motivao. Se no possvel conceber uma mquina motivada pelo projeto de construir uma mquina, se no existe computador na origem absoluta do computador, o que proibiria o filsofo de se interrogar a respeito de outras questes diferentes das dos fisiologistas? Isso no significa de forma alguma contestar o saber do fisiologista na sua rea. A estrutura dos neurnios do crebro e a relao entre eles so a condio de seu exerccio. Os progressos e a retificao do saber dos fisiologistas assunto de fisiologistas. O fisiologista manda na prpria casa. Mas o filsofo indiscreto em qualquer lugar. O computador o resultado de uma tentativa de mimetizar, graas eletrnica do sculo XX, as propriedades j reconhecidas no crebro pela fisiologia do sculo XIX: recepo de estmulos, transmisso e desvio de sinais, elaborao de respostas, registro de operaes. A descrio desse esquema funcional na linguagem atual da informtica no o altera de modo fundamental. Pode-se falar vontade do computador como se fosse um crebro ou do crebro como se fosse um computador. Na sua obra Mmoire pour lavenir, Franois Dagognet escreveu: A verdadeira proeza o homem ter conseguido exteriorizar os processos cerebrais graas aos quais ele calcula, fala e pensa e, inversamente, que O prprio crebro... sai redefinido em razo de sua substituio pela memria material. Existe a um caso particular de estratgia terica, caracterstica da cincia atual: a partir de observaes e de experincias conduzidas em determinado campo da realidade, constri-se um modelo, e, a partir desse modelo, continua-se a refinar o conhecimento como se estivssemos lidando com a prpria realidade. Fazemos a seguinte pergunta: o fisiologista admite perfeitamente que o crebro seja uma parte de um organismo, isto , de acordo com a definio de Nageotte, de um mecanismo cuja edificao esteja compreendida no seu funcionamento. Ser que essa propriedade paradoxal, em comparao com os mecanismos artificialmente produzidos pelo homem, ou no ampliada por outra propriedade paradoxal que os fisiologistas
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006
193

Georges Canguilhem

atribuem ao crebro, ou seja, a de ser um rgo cuja representao de seu funcionamento est inserida no prprio funcionamento? Para os redatores da revista Pour la Science,6 que publicaram um nmero dedicado ao crebro, esse grande computador da nossa vida descobriu suas maravilhosas propriedades refletindo sobre sua prpria natureza. Mas eles so somente jornalistas. David Hubel, conhecido neurofisiologista, recusa o argumento materialista-espiritualista (ou seja dualista) segundo o qual o computador cerebral seria incapaz de entender a si prprio. Hubel reconhece, alis, que o crebro humano (1012 neurnios; 1014 sinapses, ou seja, cem mil bilhes) diferente do computador, cujos componentes, at mesmo no futuro, no teriam condies de atingir esses nmeros. Alm disso, o crebro no funciona segundo um programa seqencial linear. Na mesma revista, Francis Crick mostra, ele tambm, como e em que a analogia entre o crebro e o computador enganadora. Ele constata, com desgosto, que o fisiologista no conseguiu descrever a percepo consciente de forma a esclarecer a experincia muito direta que ns temos dela. Suspeita-se fortemente ser esse fenmeno o resultado de uma retroao das vias de clculo sobre si mesmas, mas no se sabe exatamente como isso ocorre. Como se uma retroao pudesse ser considerada transcendente em relao a uma ao direta. Existem, entretanto, fisiologistas que no confundem os marcos e os limites de sua cincia e que, ao se esforarem em fazer recuar esses limites, mostram-se prudentes quanto possibilidade de ultrapass-los. Um biomatemtico, Pierre Nelson, termina o prlogo de sua obra, Logique des neurones e du systme nerveux, tecendo reflexes sobre a insatisfatria objetividade do tipo de explicao que confunde o que sentido com o que lgico. O professor Michel Jouvet, ao responder a uma pergunta de um jornalista do Nouvel Observateur7 sobre se ele acreditava ser possvel, um dia, a descoberta de uma frmula qumica da conscincia da cons6 7

Pour la Science, nmero especial; novembro de 1979. Nouvel Observateur; 29 out. 1979. Nouvel Observateur; 29 out. 1979.
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

194

O crebro e o pensamento

cincia, respondeu-lhe: Um sistema s pode entender outro se ele for mais complexo. Lgico... Ento, nosso crebro ir poder decifrar seus prprios segredos? Mesmo com o auxlio de um computador, no estou muito certo de que conseguiremos traduzir todos os processos de conscincia em termos neurobiolgicos. Mas ser essa questo realmente uma questo de lgica? Anteriormente, Franois Jacob havia invocado o teorema de Gdel como base para uma resposta semelhante de Jouvet.8 Cabe perguntar se no se estaria tomando muitas liberdades com relao a esse teorema da limitao ao invoc-lo para questes estranhas ao seu campo de validade, a aritmtica formal. Devemos, entretanto, elogiar esses bilogos pela sua reticncia em deduzir a conscincia de uma cincia do crebro, mesmo fortalecida com o recurso do computador. Mas a surpresa no poderia ser maior ao constatar o interesse manifestado pelo pblico no tocante maquinaria eletrnica do pensamento humano. A lista das publicaes de cultura anglo-sax na rea cujos ttulos aliam as palavras Mind ou Brain a Machine bastante longa. Quanto divulgao junto ao pblico, Bernard DEspagnat observa, em obra recente, no existir espiritualista hoje em dia que no se sinta obrigado a pensar no seu esprito em termos de contatos de computador. Intil sublinhar o uso ou, melhor dizendo, o abuso de expresses no pertinentes como crebro consciente, mquina consciente, crebro artificial ou inteligncia artificial. Mas, aqui, cabe perguntar por que essas justaposies de termos incompatveis na cincia? Certamente, porque essas metforas, nascidas do uso legtimo de modelos heursticos ou de simuladores sofisticados pelos cientistas, foram habilmente transformadas e repetidas em lugares-comuns publicitrios, no estgio industrial da informtica. Como poderamos estar contra o computador se nosso
8

"Mas descrever em termos de fsica e de qumica um movimento da conscincia, um sentimento, uma deciso, uma lembrana outra coisa. Nada indica que venhamos a conseguir. No somente por causa da complexidade, mas tambm porque sabe-se, desde Gdel, que um sistema lgico no pode bastar sua prpria descrio" (La Logique du vivant, p. 337).

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

195

Georges Canguilhem

prprio crebro um computador? O computador na sua prpria casa? Porque no, j que temos um computador em cada um de ns? Um modelo de pesquisa cientfica foi convertido em mquina de propaganda ideolgica com dois objetivos: prevenir ou desarmar a oposio invaso de um meio de regulao automatizado das relaes sociais; dissimular a presena dos tomadores de deciso que existem por detrs do anonimato da mquina. Mas, quer se trate de mquinas analgicas ou de mquinas lgicas, uma coisa o clculo ou o tratamento de dados de acordo com instrues e outra a inveno de um teorema. Calcular a trajetria de um foguete espacial coisa que cabe a um computador. Formular a lei da atrao universal uma performance que no est na esfera dele. No existe inveno sem a conscincia de um vazio lgico, sem tenso em direo a um possvel, sem os riscos de se enganar. Quando perguntaram a Newton como que ele tinha encontrado o que ele procurava, ele teria respondido: pensando sempre nisso. Que sentido devemos reconhecer nesse isso? Que situao essa de pensamento onde se busca o que no se v? Que lugar para o isso numa maquinaria cerebral que seria montada para relacionar dados sob a limitao de um programa? Inventar criar informao. Perturbar hbitos de pensamento, o estado estacionrio de um saber.9 Da mesma forma que, no Jogador de xadrez de Torrs y Quevedo, um fongrafo pode proclamar Xeque ao Rei, tambm podemos imaginar uma mquina gritando Eurka aps haver encontrado a soluo de um problema cujos dados e dificuldades lhe tenham sido comunicados. No se imagina essa mquina descobrindo as funes fuchsianas do modo como Henry Poincar relatou essa descoberta em Science et Mthode. Aps vrios perodos de trabalho infrutferos, abando9

A persistncia de um estado estacionrio do saber, alm de uma inveno terica, como a medida objetiva de originalidade dessa inveno. o que fez Max Planck dizer, em sua Autobiographie, que no basta que uma descoberta acumule provas tericas para se impor: muitas vezes ela precisa esperar que seus adversrios tenham desaparecido e que uma nova gerao chegue ao poder cientifico.
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

196

O crebro e o pensamento

nados e retomados, Poincar percebe, num relance, uma relao de identidade entre as transformaes que lhe permitiram definir essas funes e aquelas da geometria no euclidiana. Foi em Coutances, subindo num nibus: No momento em que eu colocava meu p no degrau, veio-me idia... Ser que algum dia existiro autmatos lgicos aos quais viro idias? Eu responderia com duas citaes. No seu estudo Au sujet dEurka, Valry escreveu que as pesquisas insensatas so parentes das descobertas imprevistas. E um matemtico que se interrogava sobre as dificuldades de construo de modelos para nos aproximar do acaso e formalizar o informalizvel, Ren Thom, escreveu: Nessa tarefa, o crebro humano, com seu velho passado biolgico, suas avaliaes hbeis, sua sutil sensibilidade esttica, permanece e permanecer ainda por muito tempo insubstituvel.10 Mas, se no possvel, assimilando o crebro a uma mquina eletrnica, entender como o crebro capaz de inventar, ser que isso pode ser entendido atravs de uma explicao qumica? Da mesma forma como o uso de certas substncias ditas psicotrpicas vem permitindo uma melhoria real de certas doenas nervosas ou mentais, pode-se formular a esperana de estender causa das perturbaes o que se conseguiu sobre seus sintomas. Da o interesse crescente pela qumica cerebral e pelas molculas prprias modificao da transmisso das excitaes no nvel das sinapses. A descoberta dos neuropeptdeos encefalinas e endorfinas , substncias endgenas, assegurou um certo poder de inibio da dor psquica e dos sofrimentos morais. A hostilidade da antipsiquiatria contra a psicofarmacologia, a denncia sistemtica das camisas-de-fora qumicas, recobre um tanto de cegueira injusta para os casos de problemas metablicos que encon10

Citado por H. Atlan, Entre le cristal et Ia fume (Seuil, 1979, p. 229). R. Thom insiste ainda mais no carter aventureiro de inveno terica quando diz : "Quase todos os progressos de lgebra provm do desejo de fazer operaes proibidas (nmeros negativos, racionais, imaginrios, etc.)" (Colloque de Royaumont: Thories du langage, thories de lapprentissage, Seuil, 1979, p. 508).
197

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

Georges Canguilhem

tram racionalmente sua suspenso ou sua atenuao na interveno qumica dos neuromediadores. o caso da doena de Parkinson, qual sabemos contrapor a ao da L.Dopa, e o caso tambm da esquizofrenia, tranqilizada ou at mesmo curada atravs da administrao de clorpromazina, cuja descoberta foi julgada to importante quanto o foi, para a cirurgia, a dos anestsicos. Teria sido muito surpreendente se, em razo de alguns resultados espetaculares e estimulantes, os psicofarmacologistas no tivessem nutrido a esperana de estender os poderes da qumica, no mais somente s deficincias do crebro para atenu-las, mas, tambm e sobretudo, ao desempenho deste, para estimul-lo. Os redatores do artigo da revista Newsweek11 acreditam que est chegando o momento em que se descobrir, da mesma forma como foram descobertas as substncias destinadas a fortalecer a memria, substncias prprias a fortalecer a inveno. Fala-se de uma possvel droga capaz de suscitar o sentimento do dj vu para ajudar as pessoas a resolverem problemas que s lhes paream difceis porque sem precedentes. No se fala de quais problemas se trata. Existe uma grande distncia entre problemas de manuteno ou de contra-espionagem e um problema de matemtica como, por exemplo, a demonstrao geral do famoso teorema de Fermat. Como no ironizar o extremismo ao qual chegam os vulgarizadores? E como deixar de observar que a inveno dessa droga que poderamos chamar de plula da inveno ou da concepo seria ela prpria facilitada grandemente pela inveno prvia daquilo que ela objetiva produzir? Noutras palavras, o projeto de pesquisa para um sustento da heurstica seria tributrio, por sua passagem da potncia ao ato, da realizao prvia daquilo de que ele o projeto. Pensa-se resolver o problema particular da soluo dos problemas em geral, no nvel das microestruturas cerebrais, pela inveno de uma espcie de plula pr-soluo (ou pr-concepo). Trata-se, na verdade, apenas da reduplicao do problema ou, para falar de modo mais simples, do uso de uma alavanca sem ponto de apoio.
11

Drugs for the mind, Newsweek. 12 nov. 1979.


Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

198

O crebro e o pensamento

Conseqentemente, apesar da existncia e dos felizes efeitos de alguns mediadores qumicos, apesar das perspectivas abertas por certas descobertas em neuroendocrinologia, no parece ter chegado o momento de anunciar, moda de Cabanis, que o crebro vai secretar pensamento como o fgado secreta blis. No esqueo que Pascal no esqueceu da memria. Lembro-me de dois de seus Pensamentos: A memria necessria para todas as operao da razo e quando eu era criana, eu apertava meu livro.... Na primeira, Pascal visa a memria do calculador, do pesquisador, do administrador, do estrategista. A memria-arquivo e inventrio. Aquela que nos orgulhamos de imitar, de reduzir, de aliviar, e at mesmo, de substituir atravs do tratamento automtico dos bancos de dados por uma memria artificial isenta das doenas da memria. Mas essa Memria para o futuro, segundo a expresso de Franois Dagognet, que futuro ela abre para a memria? Para a memria do Quando eu era criana..., para a memria do tempo perdido e do tempo reencontrado, para essas lembranas s quais Proust se referiu quando escreveu, nas ltimas linhas de sua obra, que elas acabaro perecendo quando o desejo de um corpo vivo no as mantiver mais? O exame do assunto mereceria mais do que somente um momento na conferncia e mais do que uma conferncia. voluntariamente que no tratarei de uma questo que deveria logicamente conduzir interrogao sobre a probabilidade de ver, um dia, na vitrine de uma livraria, a Autobiografia de um Computador, na falta de sua Autocrtica. Mas, o que chamamos pensar quando se trata desse poder do ser vivo que Pascal chamou de vontade e cuja capacidade de simulao ele nega maquina? Essa restrio poderia parecer imprpria a todos aqueles que lhe oporiam os robs de hoje, os animais eletrnicos e as tartarugas de GreyWalter ou de Albert Ducrocq, todos mquinas que tm, reconhecidamente, o sentido da oportunidade, da adaptao s circunstncias e que possuem a capacidade de aprender. Pascal no poderia prever que Henri Piron, em 1908, iria utilizar o seu termo comportamento para
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006
199

Georges Canguilhem

traduzir a palavra inglesa behaviour, adotada no incio do sculo nos Estados Unidos por Thorndike, Jennings e Watson, para designar os comportamentos animais polarizados como fenmenos biolgicos de adaptao ao meio ambiente. Ainda que se continuasse chamando de psicologia esse estudo dos comportamentos na verdade, por uma estranha conduta de excluso e de reteno , proibia-se qualquer referncia ao pensamento e conscincia, interessando-se pelo crebro somente como uma caixa preta onde apenas as entradas e as sadas eram levadas em conta. Distinguiase, decerto, entre as condutas dos vivos, algumas que se continuava a chamar de inteligentes, mas sem referncia a qualquer capacidade reflexiva de juzo. Objetivamente, a inteligncia a correo do comportamento em funo dos obstculos encontrados na busca de uma satisfao. notrio que o estudo objetivo dos comportamentos utiliza as tcnicas do condicionamento atravs de dispositivos de aprendizagem. Mas nem sempre se distingue suficientemente dois tipos de condicionamento: o condicionamento pavloviano atravs do enxerto de uma relao estmulo-resposta numa relao de tipo reflexo inato; e o condicionamento skinneriano ou instrumental, que a consolidao sistemtica, atravs do efeito reiterado de uma recompensa obtida, de uma conduta de soluo satisfatria conseguida inicialmente por acaso. Na caixa de Skinner, o rato ou o pombo adquirem, atravs da repetio de situaes erro-castigo e correo-recompensa, o comportamento aparentemente inteligente de um clculo de vantagens. Numa e noutra teoria do condicionamento estima-se poder extrapolar uma concluso do animal para o homem, e no se pode contestar que muitos daqueles que as defendem esto beira de confundir adestramento com aprendizagem e de considerar qualquer meio como um ambiente, inclusive o fato social e cultural no caso do homem, e, finalmente, de passar progressivamente do conceito de educao ao de manipulao. A qual dessas duas teorias deveramos vincular as tcnicas de orientao ou de direcionamento dos indivduos no meio social, atravs da distribuio manifesta ou camuflada de recompensas?

200

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

Para se justo, preciso reconhecer que a teoria do condicionamento resultante dos trabalhos de Pavlov incorporada, por uma certa antropologia que adota o materialismo dialtico, a uma filosofia que se auto-denomina no-reducionista, na medida em que ela reconhece de modo expresso que o ambiente cultural humano um efeito histrico e no um dado natural. Sob essa tica, o pensamento no mais uma funo puramente cerebral, um produto biolgico. Ele um efeito social relativo ao tipo de sociedade no qual ele intervm. Numa sociedade conservadora ou repressora, a equao pensamento = crebro serve de justificativa para as tcnicas de normatizao da conduta. O condicionamento skinneriano considerado pelos neurolgos progressistas como o reflexo e como o meio de conservao da sociedade americana. A isso, os radicais americanos respondem que o condicionamento, o descondicionamento, a lavagem cerebral e a camisa-de-fora qumica no so o privilgio de pas nenhum. Mas o essencial do ambiente social humano ser um sistema de significaes. Uma casa no percebida como pedra ou madeira, mas como abrigo. Um caminho no terra aplainada, mas uma passagem, uma pista. Mesmo para o homem de Neanderthal, um slex talhado no apenas pedra: sua dureza no apenas um dado de sensibilidade, ela , antes de mais nada, projeto de utensilidade. A percusso apenas um movimento, um gesto cujos efeitos primordiais, a ferramenta e o fogo, constituem as razes do sentido de sua existncia para o ser vivo humano. Conseqentemente, ser que poderamos admitir que a aprendizagem e o domnio do sentido das coisas e dos atos, num ambiente cultural, no trazem outros problemas de mtodo alm do simples adestramento por condicionamento? Esses problemas culminam no problema da linguagem. A relao pensamento-linguagem remete questo crebro-pensamento atravs da relao crebro-linguagem. Ser que a linguagem aprendida como qualquer outro comportamento, na concepo de Skinner? Ser que o ensino da linguagem anlogo a um condicionamento que desemboca no vnculo durvel entre um significante, um significado
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006
201

Georges Canguilhem

e um referente? Se identificarmos aprendizagem e condicionamento no estaramos ressuscitando com isso o empirismo, contemporneo da poca em que as funes do crebro eram ignoradas? Se temos de levar em conta as capacidades lingsticas inatas, ser que devemos por isso identificar inatismo e programao cerebral gentica? Esse foi o objeto do debate organizado em Royaumont, em 1975, entre Noam Chomsky e Jean Piaget, recentemente publicado sob o ttulo Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem. Ao sustentar que a gramtica de uma lngua no uma propriedade dessa lngua, mas uma propriedade do crebro humano, Chomsky pensa dar conta do fato de que a mesma criana que aprende a falar na lngua de seus locutores adultos aprenderia uma outra lngua na comunicao com outros locutores. Quando se objeta que a inteligncia geral poderia obter o que Chomsky supe estar inscrito no ncleo fixo da linguagem, Chomsky responde que, para aprender a aprender, necessria uma disposio inicial. Segundo ele, a obrigao de ter de recorrer a uma capacidade geral para explicar a aprendizagem da lngua justamente a confirmao desse aspecto da criatividade que Wilhelm von Humboldt reconheceu ao afirmar: Uma lngua pode fazer uso infinito de meios finitos. Pode-se entender facilmente porque Chomsky invoca Descartes e Leibniz, filsofos que defenderam o inatismo dos princpios racionais; mas no se entende bem como ele pode identificar a necessidade das exigncias universais da competncia lingstica com a determinao gentica das capacidades cerebrais. Certo que sua oposio a Skinner e teoria exposta na obra Verbal Behavior paralela a sua atitude de oposio poltica s teses de Skinner expostas em Beyond Freedom and Dignity (1971):
A crena de que o esprito humano vazio, fornece uma justificativa a toda sorte de sistemas autoritrios. Se o esprito humano vazio, qualquer mtodo para conformar os espritos sua vontade legtimo e isso desenvolvido ao extremo em Skinner, por exemplo; tudo acaba numa espcie de esquema fascista. (Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem)

202

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

Mas os adversrios de Chomsky respondem que o inatismo do poder intelectual pode se transformar num argumento em favor do elitismo, como apoio para uma justificativa das relaes sociais desiguais. Basta lembrarmos, no momento, que na sua verso biolgica atual, o debate entre empirismo e inatismo fornece, indiferentemente, argumentos a posies polticas opostas. Sinal, sem dvida, de que a justificao de escolhas polticas deve ser buscada noutro lugar que no no crebro. Sobre esse ltimo ponto, alis, a concluso da conferncia do Sr. Jouvet12 merece ateno. Ele formulou a hiptese de que o sonho, expresso de uma atividade cerebral fechada s aferncias externas, cortada do ambiente, poderia ser considerada como o indcio de uma atividade de manuteno do programa hereditrio, de uma ruptura da relao social. O sonho seria o guardio da liberdade natural, em reao s restries culturais. Surge aqui a tentao de evocar Rousseau, a oposio do homem selvagem e do homem civil, e o axioma segundo o qual o homem nasceu livre, embora esteja, em toda parte, enjaulado. Mas a Profisso de f do Vicrio da Savia no permite incluir Rousseau entre os que buscam na fisiologia os fundamentos da pedagogia e da poltica. Em resumo, a linguagem humana , essencialmente, uma funo semntica da qual as explicaes de tipo fisicalista nunca chegaram a dar conta. Falar significar, dar a entender, porque pensar viver no sentido. O sentido no relao entre..., ele relao com... Eis porque ele escapa a qualquer reduo que tente inseri-lo numa configurao orgnica ou mecnica. As mquinas ditas inteligentes so mquinas de produzir relaes entre os dados que lhes so fornecidos, mas no esto em relao com o que o usurio se prope, a partir das relaes que elas engendram para ele. Porque o sentido relao com, o homem pode brincar com o sentido, desvi-lo, simul-lo, mentir, criar armadilhas.13 Pois, tanto numa
12 13

Ver a conferncia de Michel Jouvet: "Les tats de vigilance: bilan et perspectives" in Prospective et Sant, n. 14, t de 1980, pp. 73-80 (N.E.). Uma mquina no pode enganar, nem tampouco se enganar. Em outras palavras, uma mquina no capaz de maquinaes. Foi Michael Scriven que fez da capacidade
203

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

Georges Canguilhem

ocorrncia como na outra, preciso levar em conta um desvio da relao com, um entorse do sentido. A relao de sentido na linguagem no a rplica imaterial de relaes fsicas entre elementos ou sistemas de elementos no crebro do locutor. Inversamente, o sentido da palavra proferida na relao com... no a produo de uma configurao fsica no crebro do interlocutor. Da mesma forma que nossa rea visual cerebral no v, por assim dizer, os objetos que nossos olhos presumidamente deveriam nos dar a ver, no existe, nas dobras do crtex, um pensamento contemplando o fantasma dos objetos ou das situaes visadas nas nossas palavras. Hoje, na idade da eletrnica, do mesmo modo que no sculo XIX, no se pode explicar o conhecimento cientfico ou a experincia potica pela rplica cerebral da relao entre o meio e o organismo. Coprnico e Galileu podem, ao falar com o jardineiro ou o camareiro, dizer que o sol se levanta, j que Coprnico e Galileu vem, como jardineiro ou o camareiro, o globo solar subir acima do horizonte, mas eles sabem que o sol no se levanta. Como Vitor Hugo pode fazer de conta que percebe o inverso do que ele est vendo no pr-do-sol, ele percebe, por assim dizer, a verdade do movimento aparente dos astros, isto , aquilo que devemos pensar depois de Coprnico e Galileu:
O dia morria; eu estava perto dos mares, na praia. E segurava pela mo minha filha, criana que sonha, Esprito jovem que se cala. A terra, inclinando-se como um navio que naufraga, Virando no espao ia mergulhando nas sombras; A plida noite despontava (As contemplaes: Magnitudo Parvi)

A relao entre o crebro, o pensamento e o mundo no pode, portanto, ser considerada como a reproduo mental (ou interior) dos efeitos fsicos produzidos no crebro pela introduo do mundo (exterior)
de mentir o critrio de demarcao entre um rob aparentemente consciente e a conscincia (The Mechanical Concept of Mind, in Minds and Machines, Prentice Hall. Englewood Cliffs, 1964).
204

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

nele, utilizando, para isso, a via dos canais sensoriais. Wittgenstein escreve incisivamente a esse respeito nas suas Zettel (escritas entre 1945 e 1948): Os filsofos que acreditam que se pode, por assim dizer, prolongar a experincia no pensamento, deveriam saber que a palavra pode ser transmitida pelo telefone, mas no o sarampo. certo que no se pode transmitir o sarampo pelo telefone, mas podem ser transmitidos pelo telefone discursos cuja cor simblica no agradvel para todos. Da a prtica da escuta telefnica. Da a excluso de indivduos por motivo de doena contagiosa do pensamento, afastamento mais longo, geralmente, que os dezoito dias de afastamento escolar em caso de sarampo. Existem vrias formas de se dar conta do fato de que a palavra humana remete ao pensamento, o qual remete, por sua vez, a um sujeito que no uma parte do mundo, mas, como diz Wittgenstein, um pressuposto de sua existncia. Pode-se concordar com a reflexo crtica sobre a iluso da interioridade psquica, reflexo inaugural da obra pstuma de Maurice Merleau-Ponty, O visvel e o invisvel, sem por isso concordar com todas as teses do existencialismo. Pode-se preferir, por motivo de noengajamento axiolgico, a referncia a Wittgenstein j citada. O autor do Tractatus lgico-philosophicus insiste, para da tirar uma conseqncia geral, no fato de que nosso campo de viso no ele prprio visto por uma espcie de olho mental, localizvel no mundo da percepo:
Existe realmente um sentido no qual pode ser questo de um eu no psicolgico em filosofia. O eu aparece em filosofia em decorrncia do fato de que o mundo o nosso prprio mundo. O eu filosfico no o homem, nem o corpo humano, nem a alma humana de que trata a psicologia, mas o sujeito metafsico, o limite no uma parte do mundo.14

O melhor comentrio sobre esse texto no deve ser procurado na filosofia, mas sim na pintura. A viso do pintor , ela tambm, uma
14

necessrio esclarecer que, com a expresso sujeito metafsico, Wittgenstein no entende o sujeito ontolgico mesmo na poca du Tractatus logico-philosophicus, e que, posteriormente, ele abandonou o conceito de sujeito metafsico.
205

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

Georges Canguilhem

relao significante a. Maurice Denis disse que Czanne chamava de motivo aquilo que ele desejava representar, o que o incitava a pintar; e no o assunto, isto , as coisas representadas das quais se pode falar. Pode-se sustentar que, para o filsofo, a viso do pintor como ato de presena no mundo mais instrutiva do que uma teoria psicofisiolgica da viso. O quadro de Ren Magritte, A paisagem isolada, a imagem de uma paisagem contemplada por um homem visto de costas e que diz numa bolha: Eu no vejo nada em volta da paisagem. bem verdade que Eu no vejo nada em volta da paisagem, como eu veria a parede em volta de um quadro representando a paisagem em torno da qual tem algum que diz Eu no vejo nada. Eu sou o todo da minha viso, mas eu posso transformar sempre em outro o todo da minha viso, ao me deslocar. Prova de que eu no coincido com aquilo de que constituo o limite. O campo perceptivo , como diria Raymond Ruyer, uma superfcie absoluta, mas deve-se acrescentar, mvel. O Eu no est em relao de sobrevo com o mundo, mas sim numa relao de observao. * Eis-nos de volta ao mesmo ponto ao qual chegamos no final do histrico inicial. Pensar um exerccio do homem que exige a conscincia de si na presena ao mundo, no como a representao do sujeito Eu, mas como sua reivindicao, pois essa presena observao e, mais exatamente, sur-veillance. De um ponto de vista filosfico, no h contradio em reconhecer uma subjetividade sem interioridade, o que no acarreta a suspeita de idealismo solipsista. Se examinarmos com ateno, com efeito, o conceito de interioridade veicula uma imagem espacial. A interioridade a exterioridade invertida, mas no abolida. Em relao a isso, o Eu, observador do mundo das coisas e dos homens tanto o Eu de Spinoza quanto o Eu de Descartes. Enquanto Descartes julga intimamente a evidncia de seu Cogito, Spinoza enuncia como axioma impessoal o Homo cogitat. Mas, quando ele compe o Tratado Teolgico-Poltico, Spinoza esse Eu que reivindica, no ltimo captulo, ante o reconhecido direito do Soberano de regular qualquer coisa no Estado com respeito s aes dos
206

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

cidados: Que seja outorgado a cada um pensar o que quer e dizer o que pensa. Se bem que Spinoza tenha utilizado o ns da modstia, ele no consegue deixar de escrever no fim: acabei assim de tratar das questes que estavam no meu desgnio... Sei que sou homem e que posso ter me enganado. Desgnio, erro, marcas do pensamento, ns o tnhamos proposto. O Eu spinozano no , a despeito da tica geometricamente demonstrada, menos Eu do que o Eu da geometria de Descartes, em razo da quarta parte do discurso que a precede. Qualquer que seja a oposio entre as concepes cartesianas e spinozianas das relaes da alma e do corpo, permanece o fato de Spinoza dizer Eu comportando-se como mandatrio, solitrio e reprovado, da defesa de seu sistema, da mesma forma que Descartes, nas suas Rponses aux cinquimes objections diz Eu ante Gassendi, que ele designa pelo nome de Chair. De minha parte, no receio afirmar que, entre Descartes e Spinoza, no segundo que a funo subjetiva de presena-observao mais manifesta. Na segunda parte do Discurso, Descartes cuidou bastante de sua defesa diante da acusao feita a ele de crtico poltico. Ele afirmou nada mais querer do que reformar seus prprios pensamentos. Ele procurou se distanciar daquelas pessoas cujo humor confuso e inquieto leva para a oposio. O filsofo da generosidade comeou com uma filosofia da prudncia. Spinoza tomou publicamente o partido do direito liberdade de pensar. Amigo de Jean de Witt, Grande Pensionrio da Holanda, cujas convices republicanas compartilhava, ele foi testemunha de seu assassinato por insurretos orangistas na cidade de Haia, em 1672, quando os exrcitos de Luis XIV invadiram a Holanda. A indignao e a dor de Spinoza levaram-no a sair de casa para pregar, nas paredes da cidade, um cartaz onde ele havia escrito Ultimi barbarorum. Conta-se que seu proprietrio teve de usar a violncia para cont-lo.15 Em suma, essa filosofia
15

s vezes contestada, essa conduta de Spinoza foi relatada par Jakob Freudenthal, Das Leben Spinozas (Stuttgart, 1904). Cf. (Oeuvres de Spinoza, editadas por Ch. Appuhn (Garnier d.), tomo I, p. 218, nota 1; e Georges Friedman, Leibnitz et Spinoza (Ides, Gallimard), p. 110.
207

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

Georges Canguilhem

que refuta e recusa os fundamentos da filosofia cartesiana, o cogito, a liberdade em Deus e no homem, essa filosofia sem sujeito, muitas vezes assimilada a um sistema materialista, essa filosofia vivida pelo filsofo que a pensou, imprimiu no seu autor a fora necessria para se insurgir contra o fato consumado. A filosofia deve dar conta de tal fora. Para essa tarefa, a filosofia no tem nada a esperar dos servios da psicologia, uma disciplina que, segundo Husserl, da forma como entrou em cena na poca de Aristteles, veio a ser uma calamidade permanente para os espritos filosficos (Philosophie premire, 1923-1924). Entendemos, com isso, uma cincia que se quer objetiva, situando-se entre as outras cincias objetivas com sua pretenso de instru-las sobre as funes intelectuais que permitem que elas sejam as cincias que so. Contra essa pretenso de dar conta do todo sendo somente parte dele, a filosofia no pode deixar de erguer-se. Assim, ela deve deixar a psicologia continuar a propor, ela prpria, suas aquisies tericas para serem possivelmente exploradas pela pedagogia, pela economia e, finalmente, pela poltica. Quanto filosofia, sua tarefa no a de aumentar o rendimento do pensamento, mas de lembrar-lhe o sentido de seu poder. Atribuir filosofia o encargo especfico de defender o Eu como reivindicao inalienvel da presena-observao no reconhecer que ela tem outro papel alm do de crtica. Alis, essa tarefa de negao no negativa, pois a defesa de uma reserva a preservao das condies de possibilidade da sada. Posso bem imaginar os sarcasmos que a palavra reserva, convocada para dar sentido quela palavrinha, Eu, no deixar de suscitar, de um lado, por parte dos psicanalistas psicanalizantes, que a consideraro um sintoma de desconhecimento do inconsciente, e, por outro lado, por parte dos psicanalistas fisicalizantes, que denunciaro a herana ridiculamente conservada do espiritualismo defunto. Mas a reserva filosfica no nem esconderijo nem santurio; ela a depositria da energia. Suspender a aquiescncia, a adeso, a aderncia, no nem recuo nem absteno. Essa a razo pela qual devemos tomar cuidado para no parecer interiorizar o Eu precisamente no momento em que teramos a
208

Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

O crebro e o pensamento

tentao de confundir subjetividade com interioridade, em reao contra a atual assimilao do pensamento quilo que Ren Thom chamava de quinquilharia eletrnica. Defender nossa reserva impe que saamos dela de vez em quando, como Spinoza o fez. Sair de nossa reserva fazlo com nosso crebro, com o regulador vivo das intervenes em ao no mundo e na sociedade. Sair de nossa reserva opor-nos a toda interveno estrangeira no crebro que tenda a privar o pensamento de seu poder de reserva, em ltima instncia. Espero que reconheam que, ao tomar como exemplo a conduta de Spinoza, eu no fiz confuso, nem brinquei com as palavras. Sair de nossa casa a imagem simblica de sair de nossa reserva. Ocorre que Spinoza fez efetivamente as duas coisas. No devemos, entretanto, atribuir a Spinoza uma filosofia que no seja a dele. Sua conduta a prova de que, de acordo com a ltima parte da tica, a ordem e a conexo das afeces do corpo regulam-se pela ordem e pelo encadeamento dos pensamentos na alma, correspondncia cuja perfeio seria a verdadeira liberdade. Mas a ltima palavra que tudo que belo to difcil quanto raro. Enquanto o homem sbio no tiver obtido em razo de uma necessidade eterna, a conscincia de si mesmo, de Deus e das coisas, ele pode ter que decidir, de repente, tomar uma atitude com respeito aos perigos comuns da vida que podemos afastar e sobrepujar pela presena e pela fora da alma. Essa a razo pela qual Spinoza se mostrou presente para injuriar publicamente alguns homens chamando-os de brbaros, embora ele tivesse dito que a indignao, geradora de dio, forosamente m, embora ele soubesse que a multido terrvel quando no teme nada. O homem que escreveu que no se conhecem todas as capacidades do corpo humano e que elas so, s vezes, erradamente atribudas alma, esse homem saiu de sua casa com o seu crebro e, certamente, em conformidade com sua filosofia. Mas possvel que ele tenha sado dela atravs de uma imperceptvel falha cartesiana de sua construo filosfica. primeira vista, poderamos considerar que Spinoza cometeu um erro. O de acreditar que os brbaros que ele denunciava publicamenNatureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006
209

Georges Canguilhem

te eram os ltimos. Mas ele sabia latim e quis dizer que eram os mais recentes, os ltimos. Conseqentemente, os filsofos de hoje, qualquer que seja sua linha de pesquisa, spinoziana ou cartesiana, esto certos de que no lhes faltar ocasio ou razo para, por sua prpria conta e risco, num gesto de engajamento controlado por seu crebro, escrever nos muros, nas fortificaes ou nas cercas: Ultimi barbarorum. Traduo de Sandra Yedid* e Monah Winograd** Recebido em 8 de abril de 2005. Aprovado em 12 de maio de 2005.

* **

Graduanda em Psicologia pela PUC-Rio. Pesquisadora do grupo Matria Pensante. Psicanalista. Doutora em Teoria Psicanaltica/ UFRJ. Pesquisadora e Prof.do Departamento de Psicologia da PUC-Rio/ FAPERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Matria Pensante Neurocincia, Psicanlise e saberes afins, vinculado linha de pesquisa Clnica e Neurocincia da Ps-Graduao em Psicologia da Clnica da PUC-Rio. Autora do livro Genealogia do Sujeito Freudiano e de diversos artigos cientficos em peridicos de Psicologia.
Natureza Humana 8(1): 183-210, jan.-jun. 2006

210

Potrebbero piacerti anche