Sei sulla pagina 1di 5

22/03/12

PHOTOSHOP CREATIVE - Conhe a alguns retoques profissionais em fotografias de moda

Conhea alguns retoques profissionais em fotografias de moda


Publicada em
ltima atualizao em 21/03/2012 11h 31min

Aprenda a limpar a pele, moldar roupas e melhorar o estdio com estas tcnicas usadas na fotografia de moda
Publicado originalmente na edio n mero 40 da revista Photoshop Creative.

A indstria da moda permite algumas das mais inspiradoras formas de trabalho com o Photoshop, alm de estar sempre na crista da onda criativa, principalmente com a mistura de mdias comum na rea, especialmente ilustrao e fotografia. M as a maior parte do trabalho visual que ocorre na rea da moda atualmente so os retoques fotogrficos, que tm como objetivo atingir um conjunto de padres estticos excepcionalmente altos. A ideia, antes de tudo, vender as roupas, por isso, essencial que elas envolvam a modelo de maneira perfeita, coisa que muitas vezes implica em esticar e esconder na ps-produo as reas que no caem to bem. Combinamos o filtro Liquify com um trabalho inteligente de clonagem para garantir que os trajes da modelo exibam belas curvas e ngulos. A modelo, naturalmente, deve ser atraente e, para isso, aplicamos um trabalho bsico na pele para garantir que ela fique bem uniforme e suave como porcelana. Outras tcnicas podem ser usadas para deixar os olhos, unhas, dentes e cabelos ainda mais bonitos. Finalmente, o prprio fundo deve ser limpo e claro para no confrontar com a modelo e com as roupas. Vamos mostrar como limpar marcas nas reas de tom uniforme e como substituir todo um fundo de estdio para poupar um tempo valioso na limpeza.

Especialista

Matt Henry | www.matthenryphoto.com | @matthenryphoto M att passou dois anos fotografando moda para uma srie de clientes e agncias. Atualmente, ele clica trabalhos narrativos de fico.

Arquivos iniciais
Trs imagens de moda feitas em trs diferentes sesses em Londres, para diversas agncias.

T cnicas essencias Domine os retoques fotogrficos

Passo 1: Rotoque a pele

www.photoshopcreative.com.br/imprimir/7726/

1/5

22/03/12

PHOTOSHOP CREATIVE - Conhe a alguns retoques profissionais em fotografias de moda

Passo 2: Limpe o fundo

Passo 3: Trabalhe nas roupas

Servio de beleza
Uma pele ruim estraga o efeito de beleza, veja como corrigir 01 Prepare o Spot Healing
Crie uma nova camada acima do fundo e pressione J para chamar o Spot Healing Brush. Ajuste-o para Sample All Layers e Content Aware na barra de ferramentas. Aumente o zoom e redimensione o pincel para deix-lo um pouco maior que cada mancha. Clique para remover.

02 Corrifa e clone
Os usurios que no possuem a opo Content Aware devem passar ferramenta Clone Stamp para evitar borres. Ajuste-a para Current and Below na barra de opes e d Alt + clique em uma rea adjacente de pele limpa, pintando em seguida sobre as manchas.

03 Desfoque para suavizar


Aplicaremos uma suavizao pele. Com a camada superior ativa, crie uma duplicata mesclada com o atalho Cmd/Ctrl + Opt/Alt + Shift + E. Depois, v a Filter > Blur > Gaussian Blur. Aumente o Radius para produzir uma boa quantidade de desfoque. Imagens de alta resoluo precisam de ajustes mais fortes. Uma imagem com mais de 20 megapixels, por exemplo, precisa de cerca de 10-20 pixels. Uma de baixa resoluo, como a nossa, precisa de menos. Ao terminar, d Enter.

04 Pinte o desfoque
Depois, adicione uma mscara de camada usando o boto na base da paleta Layers. Inverta para ocultar tudo usando Cmd/Ctrl + I. Pinte a suavizao apenas sobre a pele usando a ferramenta Brush ajustada para o modo Airbrush, com 50% de opacidade e 50% Fill. Aplique um efeito mais forte onde for mais necessrio e evite detalhes como os olhos, as sobrancelhas, o contorno do nariz, os lbios, os cabelos e as bordas do rosto. No se preocupe se a suavizao ficar exagerada, pois trataremos disso a seguir.

Dica rpida
O batom parece claro demais em comparao com os belos tons profundos da cortina. Podemos alterar a cor com um ajuste de Curves, puxando um nico ponto para baixo para escurecer. Invertemos a mscara e pintamos apenas sobre os lbios. Voc pode puxar a curva para baixo com Red (em vez de RGB) para diminuir um pouco a saturao do vermelho.

05 Imitao de textura
Para simular a textura da pele de forma a no a deixar demasiadamente suave, segure Opt/Alt enquanto clica no boto Create new layer, na paleta Layers. Quando a caixa de dilogo aparecer, altere o modo de mesclagem para Overlay e marque a caixa abaixo. D OK e v a Filter > Noise > Add Noise. Novamente, o

www.photoshopcreative.com.br/imprimir/7726/

2/5

22/03/12

PHOTOSHOP CREATIVE - Conhe a alguns retoques profissionais em fotografias de moda


Amount necessrio depender do tamanho do arquivo. Para uma imagem em resoluo bem alta, cerca de 3.5% ficam bons. No se esquea de selecionar Gaussian e M onochromatic.

06 Localize o gro
Vamos desfocar o rudo para que no fique muito evidente. V a Filter > Blur > Gaussian Blur e aplique um ajuste de uns 0.5 pixel. Para adicionar o rudo apenas s reas em que a pele foi suavizada, segure Opt/Alt e arraste a mscara da camada de suavizao para a camada do rudo para copi-la. A seguir, podemos fazer um pouco de super e subexposio. Adicione uma camada de ajuste de Curves e puxe um nico ponto para cima.

07 Ajuste a exposio
Inverta a mscara de camada de Curves usando Cmd/Ctrl + I para ocultar tudo. Adicione outra camada de Curves e puxe para baixo com um s ponto. Inverta novamente. Esta camada ser a de superexposio (escurecimento) e a de baixo ser a de subexposio (clareamento). Clique duas vezes na camada para alterar seu nome. Pressione B para chamar a ferramenta Brush e D para restaurar a paleta de cores em preto e branco. Pressione 1 para definir uma opacidade de 10% e X para alternar a cor de primeiro plano para branco, se preciso.

08 O trabalho de exposio
Experimente apertar os olhos para perceber partes da pele demasiadamente claras ou escuras em comparao com as reas ao redor. Elas podem ser reas muito pequenas ou muito grandes. Trabalhe em toda a pele uniformizando o tom, aplicando o efeito que for necessrio. Se uma opacidade de 10% for forte demais, mude para 5. A pele deve ficar com uma transio bem mais suave ao final. Experimente ativar e desativar a visibilidade das duas camadas para ver a diferena.

Limpeza de fundo
Planos de fundo e acessrios geralmente precisam de trabalho

09 Remova manchas
001| O fundo de papel no se estende o bastante, por isso, essa rea deve ser substituda. Tambm h uma grande sobra na borda do papel. 002| A caixa em ziguezague est muito encardida e precisa de uma boa limpeza para no desviar a ateno da modelo. 003| Temos o mesmo problema no lado direito, onde a parede branca est aparecendo por trs do rolo de papel. 004| Foi usado um ventilador para dar volume ao vestido em uma foto anterior e algum esqueceu de tir-lo de cena!

10 Manchas subexpostas
Embora seja eficaz de maneira geral, o Spot Healing Brush provavelmente no remover todas as manchas na caixa. Sabendo disso, a nica alternativa

www.photoshopcreative.com.br/imprimir/7726/

3/5

22/03/12

PHOTOSHOP CREATIVE - Conhe a alguns retoques profissionais em fotografias de moda


superexpor e subexpor essas reas para uniformizar o tom. Use as mesmas tcnicas dos passos 7 e 8 para trabalhar na exposio com duas camadas de Curves, suas mscaras e um pincel branco a 5-10%, construindo o efeito gradualmente conforme necessrio.

11 Selecione o fundo
No muito fcil corrigir o fundo e deixar o dgrad suave, para isso, melhor criar um novo fundo com tons semelhantes. Primeiro, selecione o fundo. Use a ferramenta Quick Selection (W), clicando e arrastando por toda a rea ao redor da garota. Se deslizar em reas indesejadas, solte o boto do mouse, segure Opt/ Alt e puxe por dentro para remov-las. Voc ter uma seleo como mostrado.

12 Insira o novo fundo


Aprimore os tons e corrija dominantes cromticas com a ferramenta Color Balance (Image > Adjustments > Color Balance). M ova os deslizantes aos poucos e use o boto Preview para conferir os resultados. Trabalhe nas sombras, meios-tons e luzes para equilibrar os tons e melhorar a imagem final.

13 Adicione e ajuste a mscara


Clique na amostra de cor de segundo plano e use o selecionador para pegar o cinza mais claro no lado direito do papel. Remova a seleo com Cmd/Ctrl + D, clique e arraste a partir da esquerda da imagem at a extrema direita, criando um novo fundo que cubra toda a imagem. Use Cmd/Ctrl + Shift + D para recarregar a seleo, depois clique em Add layer mask na paleta Layers. Finalize ajustando as bordas da mscara com um pincel preto ou branco, se necessrio.

Uma nova forma ao corpo


O filtro liquify o melhor para mudanas nas roupas e no corpo

14 Dispare o liquify
Abra nossa imagem inicial. As fotos tiradas diante de um fundo simples so timas para modelar, pois no temos de nos preocupar em mover elementos. Crie uma duplicata da camada de fundo com Cmd/Ctrl + J, de maneira que as informaes originais permaneam em segurana. Faremos pequenos ajustes com o filtro Liquify usando Filter > Liquify. Selecione a ferramenta Forward Warp (W) e redimensione o pincel.

15 Mais volume no brao


Redimensione o pincel para duas vezes a largura do brao de cima da modelo e puxe-o de dentro para fora gradualmente para engross-lo um pouco (ele parece meio raqutico). V puxando um pouco de cada vez, at que ele esteja mais grossinho e bem regular. Erga o ombro um pouco e desa ligeiramente a clavcula. Puxe a manga um pouco para dentro no brao esticado, pois ela est com um volume estranho.

Olhos, cabelos e dentes


www.photoshopcreative.com.br/imprimir/7726/ 4/5

22/03/12

PHOTOSHOP CREATIVE - Conhe a alguns retoques profissionais em fotografias de moda

Alm de trabalhar na pele, os retoques de moda geralmente buscam embelezar os olhos, cabelos e dentes. Normalmente, basta clarear os tons e aumentar o contraste. O melhor mtodo para cada um desses elementos envolve uma camada de Curves. Clique no boto da mozinha para criar um ponto, depois clique em uma sombra (a pupila, uma rea escura do cabelo ou as reas entre os dentes) e em um ponto claro (o branco dos olhos, reas brilhantegs dos cabelos, os prprios dentes). Na maioria das vezes, os resultados j so bons apenas puxando para cima o ponto das luzes. No se esquea de inverter a mscara e pintar sobre a rea desejada apenas em branco.

16 Mais remodelagem
Passe ao outro brao e use um pincel do mesmo tamanho para puxar o cotovelo para dentro, bem como o trceps, para criar uma linha mais reta com o brao e uma forma geral mais angular. Diminua o tamanho do pincel e reduza um pouco o tecido no alto do ombro. Use o mesmo tamanho de pincel para abaixar o tecido sobre o cinto. Reduza outra vez o pincel e abaixe parte do tecido na parte externa da coxa direita.

17 Crie uma curva com pen


D OK na caixa de dilogo para completar a transformao ative e desative a visibilidade para ver a diferena. Ainda h calombos no lado direito da coxa e podemos suaviz-los inteiramente com este mtodo rpido. Pressione P para chamar a ferramenta Pen, aumente o zoom e clique em um ponto no quadril (a base da manga) e em outro mais prximo costura. Puxe o mouse para desenhar uma curva prxima borda, mas no lado de dentro do tecido.

18 Suavize os contornos da roupa


Segure Opt/Alt e clique no ltimo ponto. Depois, faa mais alguns pontos para criar uma rea que inclua parte do fundo. Feche o demarcador. Transforme-o em uma seleo com Cmd/Ctrl + Enter e suavize em 1 pixel em Select > M odify > Feather. Crie uma nova camada, pressione S para chamar a Clone Stamp e ajuste-a para Current and Below. Pressione Opt/Alt para selecionar o fundo branco prximo borda e, com cuidado, remova o material extra.

Dica rpida
Um mtodo rpido para emagrecer e alongar uma modelo duplicar o plano de fundo com Cmd/Ctrl + J e dar Cmd/Ctrl + T para chamar Free Transform. Em Width, na barra de opes, altere a porcentagem de 100 para 98. D Enter duas vezes para finalizar e corte como for conveniente.

www.photoshopcreative.com.br/imprimir/7726/

5/5

Potrebbero piacerti anche