Sei sulla pagina 1di 9

Educao em Espao no Escolar

Professora titular: Josiane Gonalves Santos* Professor auxiliar: Roberto Renner**


* Mestre em Educao na linha de pesquisa Poltica Pblica e Gesto da Educao. pedagoga e professora do curso de pedagogia da Fael nas modalidades presencial e a distncia. Atua em cursos de graduao e ps-graduao em educao. Conselheira Municipal da Educao de Curitiba. ** Graduado em pedagogia, pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran, Bacharel em Teologia, pelo Instituto e Seminrio Bblico Irmos Menonitas, e Mestre em Educao, pela Universidade Tuiuti do Paran. Atualmente professor da Fael, nos cursos de pedagogia presencial e a distncia, e da Fundao Educacional Menonita (curso de Teologia). , tambm, diretor da Escola Willy Janz. Tem experincia na rea de educao, com nfase em educao, atuando principalmente no tema espiritualidade.

Conceito de educao formal, no formal e informal


Educao formal: educao escolar; espao constitudo pela burocracia; escolarizao institucionalizada e reconhecida; organizada em nveis/etapas de ensino;

Conceito de educao formal, no formal e informal


Educao formal: territrio da escola; possui certificao; possibilita a continuidade dos estudos; tem carter de legalidade; integrado a um sistema de ensino.

[...] constituir uma forma coletiva e presencial de ensino e aprendizagem; a definio de um espao prprio (da escola como lugar); o estabelecimento de tempos predeterminados da atuao (horrios, calendrio escolar, etc.) a separao institucional de dois papis assimtricos e complementares (professor e aluno), a pr-seleo e ordenao dos contedos trocados entre as duas partes por meio dos planos de estudos [...] (TRILLA, 2008, p. 39).

Conceito de educao formal, no formal e informal


Educao no formal: tambm definida como educao no escolar; aprendida no mundo da vida, por meio do compartilhamento de experincias;

Conceito de educao formal, no formal e informal


resulta de organizaes, associaes, movimentos de grupos intencionalidade; resulta de um projeto social, de mundo, pedaggico, cultural e poltico comum.

Conceito de educao formal, no formal e informal


Educao no formal: no segue um currculo previamente submetido aprovao de conselhos de educao; construda por escolhas, condicionalidades, intencionalidades;

Conceito de educao formal, no formal e informal


conselhos escolares, grmios estudantis, associaes de pais e mestres; favorece a incluso e emancipao do trabalhador em uma sociedade competitiva, meritocrtica e excludente.

Referncia
TRILLA, J. A educao no formal. In: ARANTES, V. A. (Org.). Educao formal e no formal: pontos e contrapontos. So Paulo: Summus, 2008. p. 15-58.

Potrebbero piacerti anche