Sei sulla pagina 1di 5

Aulas de Fsica 1

Introduo Fsica
O vocbulo Fsica provm do grego physis, que quer dizer natureza. Portanto, ela um ramo da cincia que estuda os fenmenos naturais, em especfico os fenmenos fsicos, que, atravs da observao e dos experimentos, busca estabelecer leis e princpios para sua explicao, ou seja, formulam teorias que justifiquem dos fenmenos. Como exemplos dos fenmenos naturais que a Fsica estuda, podemos citar o movimento dos planetas, o aquecimento e esfriamento dos objetos, as mudanas de fase, descargas eltricas atmosfricas (raios), as exploses nucleares, transmisso de informaes na computao. A Fsica dividida em duas: A Fsica Clssica e a Fsica Moderna. Dentro da Fsica Clssica, encontramos diversos ramos que estudam os fenmenos da Mecnica Clssica, Termodinmica, Ondulatria, ptica e Eletromagnetismo. J na Fsica Moderna, encontramos a Teoria da Relatividade e a Mecnica Quntica. A Fsica comea a ser estudada como uma cincia independente na civilizao grega, principalmente com Aristteles (384 322 a.C.) que contribuiu muito com seus estudos sobre os movimentos dos objetos. Muito tempo depois, Galileu Galilei (1564 - 1642) fez contribuies significativas na Mecnica Clssica atravs de seu trabalho sobre o movimento dos corpos com acelerao constante. Na mesma poca, Johannes Kepler (1571 - 1630) usou observaes astronmicas para desenvolver leis empricas sobre o movimento dos corpos planetrios. Contudo, as contribuies mais significativas para a Mecnica Clssica foram feitas por Isaac Newton (1643 - 1727) que formulou uma teoria bem fundamentada e sistemtica. A Fsica Clssica consegue interpretar e explicar muito bem os fenmenos fsicos em nveis macroscpicos cujas velocidades sejam consideradas baixas, ou seja, objetos visveis ao olho nu e velocidades no prximas da luz. Porm, alguns fenmenos fsicos no eram explicados pela Fsica Clssica e com isso a Fsica precisou evoluir para novos patamares e uma nova Fsica precisou ser criada, a Fsica Moderna. Dentro a Fsica Moderna, podemos citar a Teoria da Relatividade, formulada por Albert Einstein (1879 - 1955), que trata dos objetos cujas velocidades esto muito prximas da velocidade da luz, e a Mecnica Quntica, formulada por vrios fsicos, dentre eles Max Planck (1858 - 1947), Niels Bohr (1885 - 1962) e Erwin Schrdinger (1887 - 1961), cujo foco principal est da descrio dos fenmenos em nveis atmicos.

Grandezas Fsicas
Grandezas fsicas so aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relaes entre as propriedades observadas no estudo dos fenmenos fsicos. Existem dois tipos de grandezas, as escalares e as vetoriais. As grandezas escalares so aquelas que existem por s mesmas e no precisam de mais nada para complement-las. Js as grandezas vetoriais necessitam de complementos, pois sem eles a informao incompleta. Estudaremos elas mais pra frente. Exemplos de Grandezas:

Massa: uma medida que est relacionada quantidade de matria que se tem em um corpo. Como toda a matria constituda por tomos, a massa de um corpo a quantidade somada dos tomos que esse corpo possui. Volume: uma medida que representa o espao que um corpo ocupa. Toda matria possui massa e ocupa um lugar no espao, portanto, todo corpo possui uma massa e um volume. Distncia: o espao que separa dois pontos ou objetos que esto sendo observados. Tempo: uma grandeza fsica diretamente ligada ao sequenciamento de eventos consecutivos e coincidentes.

Unidades de Medida
Na cincia, unidade de medida uma quantidade especfica de determinada grandeza fsica e usada para servir de padro de comparao entre diversas medidas de mesma natureza. Portanto medir alguma coisa no apenas um ato, mas um conjunto de atos de determinar a quantidade dessa grandeza e proporcionar a condio de comparar essa medida com outras que tenham a mesma origem. Por muito tempo, cada pas tinha a sua prpria unidade de medida, o que gerava diversos problemas entre o comrcio internacional. Alm disso, as unidades eram definidas sem rigor, ou seja, eram facilmente modificveis. Na Inglaterra, por exemplo, a jarda era definida como a distncia entre o nariz do rei e a ponta do seu polegar; o p correspondia ao comprimento do p do rei; e por fim a polegada equivalia largura do polegar do rei. Note que, toda vez que um rei era substitudo, as unidades sempre mudavam. Hoje a situao diferente, para evitar esses problemas foi criado um conjunto de unidades muito bem definido, chamado de Sistema Internacional e Unidades (SI). Exemplos de unidades: Massa Kilograma (kilos) = kg (SI) Grama: g Distncia Metros = m (SI) Kilmetro: km Milhas: mi Ps: ft ou Polegadas: in ou Jardas: yd Tempo Segundos = s (SI) Dias: dias Meses: meses Anos: anos

de extrema importncia saber as unidades de medida que se trabalha. Veja o que aconteceu com a NASA: Em 11 de dezembro de 1998, a NASA lanou um foguete rumo a Marte. Era parte de uma misso que estudaria o clima do planeta, principalmente em busca de gua, cuja presena ainda no havia sido confirmada. Em 23 de setembro de 1999, a sonda chegou com sucesso a seu destino e tentou entrar em rbita, na qual permaneceria at 2001. os cientistas nem tiveram tempo de comemorar. a sonda, que deveria permanecer a 140 quilmetros de distncia, desceu 57 km e foi destruda pela atmosfera de Marte. E assim se foram anos de trabalho e 327 milhes de dlares. Investigaes revelaram qual foi a causa do acidente. Os EUA nunca adotaram o sistema mtrico exceto pelos cientistas da NASA, que preferem usar medidas compatveis com o resto do mundo. Os motores,

encomendados empresa de aviao privada Lockheed Martin, informavam medidas no sistema americano. Assim, os motores funcionaram com potncia 4,55 vezes maior que a necessria, e fizeram a nave disparar rumo superfcie.

Prefixos das Unidades de Medida Como se sabe, a unidade oficial para medir cumprimento e distncia o metro. Porm, no cmodo e nem aconselhvel medir objetos muito maiores ou muito menores que ele. Do mesmo jeito no aconselhvel medir elementos muito pesados ou muito leves na unidade de grama. Por isso tem que se aprender a usar os mltiplos das unidades. Nome do Prefixo Tera Giga Mega Quilo Hecto Deca Deci Centi Mili Micro Nano Pico Smbolo do Prefixo T G M k h da d c m n p Potncia de 10 do Prefixo Significado do Prefixo na forma decimal 1012 109 106 103 102 101 10-1 10-2 10-3 10-6 10-9 10-12 1.000.000.000.000 (trilho) 1000000000 (bilho) 1000000 (1 milho) 1000 (mil) 100 (cem) 10 (dez) 0,1 (dcimo) 0,01 (centsimo) 0,001 (milsimo) 0,000001 (milionsimo) 0,000000001 (bilionsimo) 0,000000000001 (trilionsimo)

Mecnica
Mecnica a parte da Fsica que estuda o movimento e o repouso dos corpos, sem levar em conta o movimento dos elementos microscpicos que acontecem no interior deles. Cinemtica A cinemtica a parte da Mecnica que trata da descrio do movimento e do repouso dos corpos. Sem levar em conta as causas que deram origem a essa condio do corpo. Mas antes de comear a observar qualquer corpo, a primeira coisa que devemos saber onde ele est, pois de nada adianta estudar algum objeto sem nem ao menos enxerg-lo. Com isso definiremos algumas grandezas na Fsica que facilitaro o nosso entendimento dos problemas. Posio: Definimos a posio de um corpo como a sua localizao no espao, ou seja, as coordenadas do corpo, de tal modo que possamos saber onde ele est. Referencial: um ponto no espao em relao ao qual so definidas as posies dos outros corpos e se eles esto em repouso ou em movimentos. Tempo: j definido anteriormente como sendo uma grandeza fsica diretamente ligada ao sequenciamento de eventos consecutivos e coincidentes.

A posio e o tempo, como so grandezas fsicas elas possuem unidades. No sistema Internacional, a unidade da posio dada em metros (m) e do tempo em segundos (s). Instante e intervalo de tempo Suponha a seguinte situao: Joozinho saiu de Apucarana - PR s 9 horas da manh em direo Braslia, local em que ele chegou s 21 horas do mesmo dia. Em que instante de tempo Joozinho saiu de Braslia? 9 horas Em que instante de tempo Joozinho chegou em Planaltina? 21 horas Qual o intervalo de tempo que demorou a viagem de Joozinho? 12 horas O instante de tempo nada mais que a localizao no tempo de um acontecimento, ou seja, o momento exato em que determinada situao aconteceu. Sempre existe um momento em que d origem contagem do tempo. No nosso caso, o que deu incio contagem das horas foi a prpria mudana de dias, ocorrida meia-noite. Essa origem depende de o que e como estamos estudando os fenmenos. Por exemplo, em uma partida de futebol, um jogador faz um gol aos 15 minutos do primeiro tempo, a origem do tempo est no instante em que o rbitro apitou o incio do jogo. J o intervalo de tempo a diferena de tempo entre dois acontecimentos, ou seja, quanto tempo decorreu entre os dois instantes. Matematicamente podemos escrever o intervalo de tempo como sendo: Em que t1 e t2 so, respectivamente, os instantes de tempo em que ocorreram o primeiro e o segundo evento.

Repouso e Movimento Dizemos que um corpo est em movimento se ele muda de posio com o passar do tempo, caso contrrio ela est em repouso. Como a posio um conceito construdo atravs de um referencial, podemos dizer que os conceitos de repouso e movimento tambm so relativos a um referencial. Vamos exemplificar isso: Situao 1 Imagine que voc est num ponto de nibus com outras pessoas e comece a observar os carros em movimento na estrada. Nessa situao, podemos afirmar que os carros esto em movimento, pois voc enxerga eles mudarem de posio com o tempo, enquanto que voc enxerga o ponto de nibus e as outras pessoas paradas nele, pois no mudam de posio com o tempo. Situao 2 Imagine agora que voc est dentro de um desses carros e comece a observar as mesmas pessoas paradas no ponto de nibus. Nessa outra situao, voc olha ao redor e v o carro em que voc se encontra parado, ou seja, ele no muda de posio com relao voc, mas, enquanto isso, voc pode olhar pela janela e ver todo o resto do mundo em movimento, inclusive as pessoas que estavam no ponto de nibus que em determinado momento esto se aproximando de voc e assim que voc passa por eles, eles se afastam. Podemos ver que no primeiro caso, o referencial adotado era um ponto na superfcie da Terra, enquanto que no segundo caso o referencial foi um ponto em movimento. Portanto, podemos dizer que um ponto material est em movimento com relao a um referencial se a sua posio varia de com o tempo em relao a esse referencial. Dizemos, tambm, que

um ponto est em repouso com relao a um referencial se a sua posio no varia com o tempo em relao esse material. Trajetria Quando um corpo se movimenta com relao a um referencial e ocupa diferentes posies medida que o tempo passa, descrevendo assim um caminho, denominado trajetria, podendo ela ser uma reta ou uma curva. Posio, Espao Percorrido e Deslocamento Posio: posio a localizao do objeto no espao. Espao percorrido: a efetiva distncia que um objeto percorreu, tendo como base a trajetria feita pelo corpo. Deslocamento: a variao da posio do objeto no espao. Observe o exemplo: Joozinho vai viajar para Caldas Novas, uma cidade a 342 km de Braslia. Aps percorrer 100km, ele percebeu que tinha esquecido sua esposa em casa e logo voltou para busc-la para que possam desfrutar das frias juntos. Responda as perguntas: a) Qual o espao percorrido por Joozinho aps chegar em Caldas Novas? 342+200 = 542 km b) Qual o deslocamento de Joozinho aps chegar em Caldas Novas? 342 km c) Qual o espao percorrido por Joozinho aps voltar de frias? 542 + 342 = 884 km d) Qual o deslocameto de Joozinho aps voltar de frias? 0 km

Potrebbero piacerti anche