Sei sulla pagina 1di 14

Profissionalizao Docente e as Polticas Pblicas no Campo da Formao

Silva, Marcelo S. da1 Resumo: Nas ltimas dcadas ocorreram diversas transformaes no campo da Educao. No que diz respeito Formao de Professores, essas mudanas esto relacionadas as reconfiguraes no mundo do trabalho, a formulao de novas polticas pblicas e a revoluo tecnolgica. Em relao a estas mudanas o discurso oficial aponta para a necessidade de currculos organizados em processos que privilegiem a tematizao dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experincia (Tardif, 2002) e que priorizem a formao profissional a partir da realidade. As anlises tericoprticas, que esto sendo feitas nessa contemporaneidade, indicam o esgotamento do paradigma dominante (Souza Santos, 1987) fundado na concepo de cincia moderna, que historicamente gerou os espaostempos de formao de professores com fortes implicaes no currculo e na construo da docncia: teoria que antecede a prtica; relao generalizante e fragmentada de contedo-forma; ausncia de dilogo epistemolgico entre as disciplinas. Alm disso, as transformaes no mundo do trabalho, em especial para os docentes, tem pautado novas reorganizaes dos sujeitos envolvidos, como por exemplo, os processos de profissionalizao e proletarizao docente, Elliot (1975), Bergen (1988), Etzioni (1966), Freidson (1978), Guerrero (1996) e Enguita (1990). Frente a esse cenrio, nos propomos a debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que vem tencionando a formao dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalizao e da proletarizao docentes ou os pareceres e resolues do Conselho Nacional de Educao que regulamentam essa formao, como por exemplo, a Resoluo CNE/CP2 de 19 de fevereiro de 2002.
Poema para Hoje Aos que falam em versos cor-de-rosa, o momento presente sentencia: Empacotai vossos poemas e despachai-os com destino ao Sculo XVIII. Como quereis poemas puros quando a lama do crime sobe at vossas mos? Estais cegos? A enorme boca escancarada e faminta do Povo canta um poema terrvel de dor! Neste instante, no podeis deixar vossos poemas como tristes e inteis soldadinhos de chumbo.
Mestre em Educao, Doutorando em Educao pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Professor do Centro Universitrio Feevale/Novo Hamburgo-RS e da Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS. Email: marcelao_rs@yahoo.com.br
1

Sentido! Que vossos poemas se ponham em fila de combate - e vossos versos sejam rajadas na face negra da tirania! Fernando Melo, 1947

Atualmente vivemos um momento de transformaes no campo da formao profissional, em grande parte devido reestruturao do mundo do trabalho. Estas transformaes e reestruturaes que ocorrem em funo da dinmica capital-trabalho, repercutem no s nas formas mais imediatas de acumulao e produo de capital, como tambm em formas mais abstratas como a produo artstica e o trabalho intelectual. Ao longo das ltimas dcadas na Amrica Latina estamos passando por um processo de significativas mudanas no campo da educao, do trabalho pedaggico e da formao dos educadores. Essas mudanas esto intimamente ligadas ao contexto mais amplo de transformaes que comentamos acima. Neste breve artigo buscaremos descrever alguns elementos desse cenrio e suas repercusses na educao e em especial na formao dos educadores. Iniciaremos por apresentar aspectos do contexto atual e suas conseqncias mais imediatas, depois descreveremos o que entendemos por profisso e proletarizao docente como forma de apontar pistas de como o iderio da reforma educacional tem afetado o trabalho docente e quais nossos desafios nesse campo. A Reestruturao do Mundo do Trabalho Atrelado ao fenmeno da Globalizao2 muitas transformaes tm ocorrido nos ltimos anos no mundo: a queda do muro de Berlim, a derrota dos governos
Segundo Diniz (2001): O termo adquiriu um sem-nmero de sentidos, que mais confundem do que esclarecem seu real significado. Entre os equvocos mais correntes, situa-se a viso da globalizao como um processo exclusivamente econmico. Trata-se de uma simplificao, pois o processo de globalizao no se resume a uma dinmica puramente econmica, seno que se trata de um fenmeno multidimensional, que obedece as decises de natureza poltica. Em outros termos, a economia no se move mecanicamente, independente da complexa relao de foras polticas que se estruturam em mbito internacional, atravs da qual se tecem os vnculos entre economia mundial e economias nacionais. Portanto, um dos efeitos da viso economicista obscurecer o papel da poltica. A globalizao e a presso das agncias internacionais exercem, sim, forte influncia na determinao das agendas dos diferentes pases, mas no o fazem de modo mecnico e determinista.
2

socialistas no leste europeu e na Unio Sovitica, as novas formas de organizao do trabalho com a superao do Fordismo e as transformaes no Taylorismo, o crescimento do desemprego e do emprego informal, entre outros fenmenos tem nos levado a profundas mudanas nas formas de trabalho e nas respectivas exigncias para os trabalhadores. Segundo Leite,
estamos diante de um processo complexo a reestruturao produtiva que nos remete a um conjunto de novas formas de diviso do trabalho e de flexibilizaes que, ao contrrio do que se anuncia em um primeiro momento, supuseram processos decisrios, criaram e obliteraram conflitos, impactaram contextos diversos que, longe de se homogeneizarem, reforaram, recriaram e desfizeram formas anteriores de segmentao. (1997, p. 184)

Como afirma a autora esse um momento contraditrio onde novos discursos apontavam para uma reestruturao no sentido da efetiva incluso dos sujeitos na tomada de decises e apropriao sobre sua forma de trabalho, mas na verdade, em geral, nada disso se tem efetivamente buscado, cada vez so maiores os desafios enfrentados pelos trabalhadores na busca do emprego e na tentativa de sua subsistncia.
A constatao de que nos encontramos diante de um novo paradigma produtivo hoje difcil de ser contestada no significa, entretanto, que o mundo da produo caminhe inexoravelmente em direo a um modelo nico de reestruturao. Pelo contrrio, a bibliografia tem insistido no fato de que, embora estejamos diante do domnio de novos conceitos de produo que se difundem rapidamente pelos quatro cantos do mundo, os caminhos que vm sendo seguidos pelas empresas na busca da produtividade no so homogneos. (LEITE, 1997, p. 180)

Assim, cabe ressaltar que esse um quadro complexo, onde as formas encontradas pelas empresas no so nicas, portanto, em muitos casos as exigncias para o trabalhador so ainda mais diversas, tendo de responder a diferentes aspectos.
a realidade do mundo da produo numa situao bastante complexa e contraditria em que, ao mesmo tempo em que poderia se encontrar uma convergncia entre os interesses dos sindicatos e trabalhadores e os das empresas no que se refere busca de um trabalho mais
Podemos entender ento que Globalizao, nesse caso no um fenmeno puramente econmico, mas sim o conjunto de fenmenos que influenciam e so influenciados pela abertura dos mercados e a mundializao do capital (Franois Chesnais, 1996, citado por Diniz, 2001). Entre eles podemos citar os aspectos relacionados a educao e a formao dos profissionais da educao.

qualificados, estveis, participativos e bem pagos, na realidade o que tende a acontecer o inverso: a no ser nos locais e setores onde o movimento sindical tem demonstrado grande poder de presso, a maior parte das empresas vem isolando os sindicatos do processo e implementando as inovaes de forma unilateral, de modo a poder cortar os custos com mo-de-obra, o que acaba por jog-las nas estratgias low road. (LEITE, 1997, p. 181-182)

Podemos dizer que contraditoriamente ao invs da qualificao e melhoria das condies de trabalho, com algumas excees, o que tem ocorrido uma tendncia reduo dos custos com a mo-de-obra como conseqncia o aumento do desemprego. No quadro atual imprescindvel ao trabalhador uma gama grande de conhecimentos e uma certa autonomia, capacidade de trabalhar em grupos, de tomar decises, isso pelo menos era o que o discurso corrente definia, mas ao que parece isso nem sempre exigido, vrios so os fatores a serem considerados na questo da oferta de trabalho, podendo esses fatores variar de setor para setor e de localidade para localidade (LEITE, 1997). Apesar disso, uma das exigncias constantes no discurso scio-polticoeconmico ainda a questo da educao e da qualificao profissional, ainda que esta qualificao no seja algo simples de definirmos apresentando uma srie de variveis. A condio de superao da pobreza e desigualdade no mundo, ao menos nos discursos oficiais, passa pela ampliao ao acesso educao.

A Reestruturao da Educao Esse contexto scio-poltico-econmico trouxe conseqncias para diferentes setores da sociedade, entre eles, o campo da educao na forma das Reformas Educacionais.
As reformas educacionais iniciadas na ltima dcada no Brasil e nos demais pases da Amrica Latina tm trazido mudanas significativas para os trabalhadores docentes. So reformas que atuam no s no nvel da escola, mas em todo o sistema, repercutindo em mudanas profundas na natureza do trabalho escolar. (OLIVEIRA, 2004, p. 1128)

Portanto, essas reformas no s alteraram a organizao e a oferta educacional como tambm as relaes de trabalho na escola e no campo da formao de educadores.

A dcada de 1990 inaugura um novo momento na educao brasileira, comparvel, em termos de mudanas, dcada de 1960, em que se registrou a tessitura do que seria vivenciado nas duas dcadas seguintes. Se nos anos de 1960 assiste-se, no Brasil, tentativa de adequao da educao s exigncias do padro de acumulao fordista e s ambies do iderio nacional-desenvolvimentista, os anos de 1990 demarcam uma nova realidade: o imperativo da globalizao. Na transio dos referenciais do nacional-desenvolvimentismo para o globalismo, a educao passa por transformaes profundas nos seus objetivos, nas suas funes e na sua organizao, na tentativa de adequar-se s demandas a ela apresentadas. (OLIVEIRA, 2004, p. 1129)

Como podemos ver as transformaes apontadas na ltima dcada teve forte influncia do movimento de Globalizao socio-poltico-econmica que vivemos, acarretando mudanas significativas na forma de organizao do trabalho docente, bem como, no seu papel e suas condies de trabalho, como afirma Oliveira
j as reformas educacionais dos anos de 1990 tiveram como principal eixo educao para a eqidade social. Tal mudana de paradigma implica transformaes substantivas na organizao e na gesto da educao pblica. Passa a ser um imperativo dos sistemas escolares formar os indivduos para a empregabilidade, j que a educao geral tomada como requisito indispensvel ao emprego formal e regulamentado, ao mesmo tempo em que deveria desempenhar papel preponderante na conduo de polticas sociais de cunho compensatrio, que visem conteno da pobreza. (2004, p. 1129)

A partir da dcada de 90, mais especificamente a partir das reformas implementadas nos mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Brasil assume o discurso da reduo das diferenas sociais atravs da ampliao do acesso a educao, assim a estratgia de conteno da pobreza passa a ser a ampliao da escolaridade bsica como forma de ascenso social e possibilidade de incluso no mercado de trabalho e conseqentemente, do pas no mercado Globalizado. Ao mesmo tempo em que, a Reforma se propunha a ampliao da oferta educao, trazia no seu bojo um conjunto de aes que visavam reestruturar a escola e o trabalho escolar, a gesto da educao e a formao dos educadores.
possvel identificar nessas reformas no Brasil uma nova regulao das polticas educacionais. Muitos so os fatores que indicam isso, dentre eles possvel destacar: a centralidade atribuda administrao escolar nos programas de reforma, elegendo a escola como ncleo do planejamento e da gesto; o financiamento per capita, com a criao do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio (FUNDEF), por meio da Lei n. 9.424/96; a regularidade e a ampliao dos exames nacionais de avaliao (SAEB, ENEM, ENC), bem como a avaliao institucional

e os mecanismos de gesto escolares que insistem na participao da comunidade. (OLIVEIRA, 2004, p. 1130)

importante destacar que a regulao externa, atravs de exames nacionais ter significativo papel no debate que faremos a seguir em relao a proletarizao do trabalho docente. Outro aspecto importante dessas reformas que elas sero marcadas pela padronizao e massificao de certos processos administrativos e pedaggicos, sob o argumento da organizao sistmica, da garantia da suposta universalidade, possibilitando baixar custos ou redefinir gastos e permitir o controle central das polticas implementadas (OLIVEIRA, 2004, p. 1131), gerando uma srie de conseqncias aos processos de gesto escolar, ao trabalho pedaggico e a formao dos educadores.
O trabalho docente no definido mais apenas como atividade em sala de aula, ele agora compreende a gesto da escola no que se refere dedicao dos professores ao planejamento, elaborao de projetos, discusso coletiva do currculo e da avaliao. O trabalho docente amplia o seu mbito de compreenso e, conseqentemente, as anlises a seu respeito tendem a se complexificar. (OLIVEIRA, 2004, p. 1132)

Todo esse quadro leva a consolidao de novas Diretrizes para Educao Nacional e conseqentemente para a formao dos educadores. Como destaca Catani,
As Diretrizes Curriculares, a despeito de indicar, por um lado, processos de autonomizao na composio curricular, podem, por outro, ser compreendidas como mecanismos de ajuste e aligeiramento da formao. Parece haver tambm, por parte de outros setores, o entendimento de que preciso flexibilizar os currculos dos cursos de graduao devido necessidade de viabilizar a vida dos alunos, especialmente daqueles que trabalham, uma vez que bastante elevado o nmero dos que deixam as instituies sem concluir os cursos. (CATANI, 2001, p. 75)

Ao que parece o caminho escolhido para a ampliao do acesso a educao preconizada pelos rgos internacionais e pelas polticas educacionais brasileiras passaram pela lgica da reduo de custos e flexibilizao dos currculos, visando a quantidade em detrimento da qualidade.
Todo esse iderio da flexibilizao curricular, assimilado pelos documentos das instncias executivas responsveis pela formulao de polticas para a graduao no pas, parece decorrer da compreenso

de que esto ocorrendo mudanas no mundo do trabalho e, conseqentemente, nos perfis profissionais, o que ocasiona a necessidade de ajustes curriculares nos diferentes cursos de formao profissional. Tais dinmicas certamente naturalizam o espao universitrio como campo de formao profissional em detrimento de processos mais amplos, reduzindo, sobretudo, o papel das universidades. (CATANI, 2001, p. 75)

A afirmao de Catani, corrobora com o contexto que apresentamos inicialmente, pois as mudanas no mundo do trabalho parecem afetar significativamente o quadro educacional, trazendo graves mudanas no sentido da precarizao da formao profissional.
O iderio de flexibilizao curricular presente na elaborao das diretrizes curriculares para os cursos de graduao est associado intimamente reestruturao produtiva do capitalismo global, particularmente acumulao flexvel e flexibilizao do trabalho. Est associado,tambm, idia de que s a formao de profissionais dinmicos e adaptveis s rpidas mudanas no mundo do trabalho e s demandas do mercado de trabalho poder responder aos problemas de emprego e de ocupao profissional. (CATANI, 2001, p. 77)

Segundo Freitas (1999), a partir de Torres (1996), na concepo do Banco Mundial a melhoria da qualidade na educao nos paises subdesenvolvidos determinada por vrios fatores, entre eles, o tempo de instruo, os livros didticos e a melhoria do conhecimento dos professores, privilegiando a capacitao em servio sobre a formao inicial e estimulando as modalidades distncia. Essa uma das demonstraes sobre o entendimento de como o Banco Mundial e os paises do G8 entendiam a qualificao da educao para os paises subdesenvolvidos e como os seus governos e outras entidades no governamentais deveriam conduzir a formao dos futuros professores: priorizando cursos de curta durao de carter tcnico-profissionalizante, em especial para formao de professores de educao para educao bsica, retirando do profissional da educao a possibilidade de desenvolver-se como intelectual responsvel por uma rea do conhecimento, atribuindo uma dimenso tarefeira, para o que no precisa se apropriar dos contedos da cincia e da pesquisa pedaggica (Aguiar citado por Freitas, 1999). Como conseqncia dessa lgica e de outros elementos do contexto que vivemos percebe-se uma tendncia ao aligeiramento da formao pelo rebaixamento da exigncias e das condies de formao.

Por ltimo destacamos alguns parmetros orientadores das polticas do Banco Mundial para Educao Bsica e tambm as medidas e as polticas governamentais no campo da formao, elencadas por Freitas (1999), importantes para compreenso do rumo proposto para os paises subdesenvolvidos: a) aprofundamento do processo de ajuste estrutural, enxugamento dos recursos do Estado para educao e conseqente privatizao; b) distribuio, centralizao e focalizao dos recursos para experincias que se adeqem aos princpios da reforma educativa em curso; c) a massificao e o carter de capacitao pedaggica (pragmatismo e retorno ao tecnicismo) na formao de professores; d) o individualismo a responsabilidade pessoal no processo de formao: - desenvolvimento profissional: situa a responsabilidade pela formao continuada no prprio professor, que deve autogerir sua formao, seu desenvolvimento profissional, em contraposio a uma concepo de formao continuada como direito do profissional e dever do Estado e demais instituies contratantes; - certificao de competncias: um novo conceito que orienta a formao profissional no h direito ao trabalho garantido pelo curso de formao. O exerccio do magistrio fica condicionado concluso de curso em instituio credenciada e avaliao para certificao de competncias docentes; - avaliao dos professores vinculada avaliao de desempenho dos alunos no Saeb ou outros formas, para ascenso na carreira. Como podemos perceber, muitas polticas foram propostas e implementadas nos ltimos anos nos paises em desenvolvimento centradas nas diretrizes dos paises ricos e voltadas definio dos rumos da educao. Continuaremos o debate apresentando alguns conceitos desenvolvidos nos debates das dcadas de 70 e 80 sobre a questo da profissionalizao docente e como as polticas atuais tm influenciado este processo. A importncia dos termos

Quando tratamos indistintamente do termo Formao Profissional, estamos, pressupondo uma determinada interpretao e compreenso por parte dos interlocutores, ou leitores, a quem nos dirigimos, como se estes possussem uma idia nica do que ser profissional e conseqentemente o que compe sua formao, isto nem sempre acontece. Diversos estudos, principalmente dos autores da rea da Educao e da Sociologia da Educao, ENGUITA (1990; 1991); GUERRERO (1996); LAW & OZGA (1991); CUNHA & LEITE (1995); entre outros, tm demonstrado uma certa distino nas interpretaes sobre o termo Profissional. POPKEWITZ (1992a, P. 38) salienta que profisso uma palavra de construo social, cujo conceito muda em funo das condies sociais em que as pessoas a utilizam, portanto, ser um profissional nem sempre representa a mesma coisa, dependendo do local e do momento em que utilizarmos este conceito. Para efeito do debate entendemos por profissional um sujeito crtico, reflexivo na e sobre sua prtica, comprometido socialmente e capaz de definir e defender um saber especfico que delimita sua rea de atuao. Assim, a formao desse profissional deve considerar suas vivncias pessoais, acadmicas e profissionais como fonte de elaborao do seu saber-ser e saber-fazer. Ressaltamos que na formao deste profissional, ao qual estamos nos referindo fundamental distinguir essas trs dimenses, possibilitando uma real valorizao do papel e da importncia de cada uma delas na construo de uma profissionalidade. Optamos em reconhecer o conceito de profissionalidade e no de profissionalizao, por entendermos como Contreras que o termo profissionalidade pode designar o modo de resgatar o que de positivo tem a idia de profissional no contexto das funes inerentes ao trabalho docente, buscando superar certos valores como, por exemplo, uma descrio ideologicamente presunosa de status e dos privilgios sociais e trabalhistas aos quais se aspira (2002, p. 73). Nossa argumentao esta embasada na afirmao de Nvoa em relao formao de professores. Este autor endente a formao de professores como uma construo que envolve trs grandes dimenses e alguns saberes especficos, inclusive os saberes da experincia. As dimenses que Nvoa relaciona para a formao de professores so (1) o desenvolvimento pessoal (produzir a vida do professor), (2) o desenvolvimento profissional (produzir a profisso docente) e (3) o desenvolvimento organizacional (produzir a escola) (1992a, p. 15).

Compreendendo, ento, o educador como algum que domina um determinado conhecimento que lhe prprio e partindo do pressuposto de que esse conhecimento construdo na sua prxis3, percebe-se que no se trata de mobilizar a experincia apenas numa dimenso pedaggica, mas tambm num quadro conceptual de produo de saberes (NVOA, 1992a, p. 25). Esse um dos argumentos para iniciarmos a delimitar algumas questes sobre o que deve compor a formao profissional, como por exemplo, os saberes da experincia. Para compreendermos melhor essa questo da profisso e os seus saberes abordaremos um pouco mais cada uma delas a seguir. Sobre o termo profisso podemos encontrar concepes que diferem a atuao de determinados grupos de trabalhadores de outros, atribuindo um status social diferenciado a cada um deles - Profisso, Profisso Liberal e Semi-profisso. Profisso, Profisso Liberal e Semi-profisso Dentre as diversas anlises sociolgicas sobre as profisses e os grupos profissionais, utilizamos aqui a conceituao de ENGUITA (1990), que afirma podermos classificar as Profisses em trs categorias: Profisses Liberais, Profisses e Semiprofisses. Para analisar o conceito de Profisso, ENGUITA (1990) traa cinco caractersticas: competncia, vocao, licena, independncia e auto regulao. Podemos dizer que uma profisso s existe quando possui um saber prprio, e quando este conhecimento reconhecido como privilgio de um determinado grupo profissional - o que chamamos de Competncia e Vocao. Por Licena pode-se entender tambm este reconhecimento pblico acrescido do reconhecimento e regulamentao legal para o exerccio da profisso. Independncia e Auto regulao so as caractersticas relativas autonomia do grupo frente ao seu pblico - clientela - e s organizaes privadas e pblicas, alm da sua capacidade de auto regular seus membros, atravs de um cdigo tico, e sua capacidade de resolver conflitos internos. Quanto mais fortes estas caractersticas dentro de um grupo profissional, maior ser sua autonomia, seu prestgio e reconhecimento pblico e, conseqentemente, maior

Quando nos referimos a prxis destacamos o entendimento de Kosik de que: A praxis na sua essncia e universalidade a revelao do segredo do homem como ser ontocriativo, como ser que cria a realidade (humano-social) e que, portanto, compreende a realidade (humana e no-humana, a realidade na sua

seu poder de reivindicao frente ao Estado. As profisses que apresentam tais caractersticas so classificadas de Profisses Liberais. No magistrio, como descrevemos no inicio do artigo, sofremos um processo que podemos chamar de proletarizao da profisso. Cada vez mais os professores perdem seu prestgio, sua autonomia. Suas condies de trabalho so cada vez piores e sua competncia contestada. No conjunto das polticas que estamos enfrentando, a desqualificao, o controle externo entre outros fatores leva a uma precarizao do trabalho e da formao. A partir dessa perspectiva poderamos dizer que a categoria do magistrio encontra-se ento na condio de Semi-profisso, por necessitar do aparato social para desenvolver suas atividades e por no possuir um conhecimento legitimado, ou reconhecidamente importante e forte, ao contrrio de outras categorias. Apesar deste quadro depreciativo da carreira docente, importante salientar que a assimilao do iderio da profissionalizao, ou seja, a busca por uma aproximao da categoria dos professores ao nvel de uma categoria de profissionais liberais, representa tambm a identificao de valores e construes histricas que no parecem estar presentes na atividade docente, mas ao mesmo tempo nos instiga a exigir para a categoria dos professores uma maior autonomia, integridade e responsabilidade. Essa lgica de proletarizao fica clara medida que percebemos o cunho das polticas e da legislao educacional implementada no pas na ltima dcada. Sobre esse tema e seu desdobramento no contexto universitrio Fernandes afirma:
Esta constatao, de certa forma revela o valor dado formao desse professor, mesmo nas licenciaturas, predomina a antiga organizao curricular, dos 3+1, como se a responsabilidade de formar o professor esteja reduzida s disciplinas ditas pedaggicas. Ao abordar esse tema, em outros estudos, constato que no cotidiano da vida universitria, tem sido possvel verificar que h preocupao institucional com a competncia do profissional na rea de sua formao, sem situ-la historicamente na perspectiva de ser professor (1998, p. 97).

O que percebemos que o movimento neoliberal tem resultado em duas perspectivas no campo da formao profissional dos educadores: o aligeiramento e precarizao na formao dos professores para educao bsica e a desvalorizao e proletarizao da carreira docente como um todo, levando a uma supervalorizao dos

totalidade). A praxis do homem no atividade prtica contraposta teoria; determinao da existncia humana como elaborao da realidade. (1976, p. 202)

conhecimentos elaborados pelos especialistas e pelo conhecimento especfico da rea de formao, relegando ao segundo plano os conhecimentos pedaggicos. As polticas de massificao e precarizao que descrevemos anteriormente trazem conseqncias diretas as caractersticas da Competncia e da Vocao, pois cada vez mais o profissional da educao afastado da possibilidade de se reconhecer como um intelectual capaz de produzir seus prprios conhecimentos alm do que, em alguns casos as polticas de democratizao da gesto educacional tambm levam a uma certa desvalorizao do conhecimento especfico dos educadores. Em relao Independncia e a Auto-regulao percebemos que as polticas de flexibilizao do trabalho tem gerado dificuldades para que os educadores possam se articular em torno de demandas coletivas e reinvidicaes comuns a sua atuao profissional, pois cada vez mais se tem investido no voluntariado e no comunitarismo como forma de suprir a necessidade de educadores, muitas vezes enfraquecendo-os como grupo. Ao mesmo tempo em que necessrio um maior nmero de educadores, os processos de formao so claramente enfraquecidos e precarizados, assim como as demandas sociais parecem apontar para a necessidade de um profissional mais qualificado, essa qualificao no ser obtida seno pelo esforo individual. Os educadores so cada vez mais demandados e exigidos, ao mesmo tempo em que, so desvalorizados e expropriados das possibilidades de qualificao. Essa a contradio que parecemos viver nesse momento. Esse contexto articulado as dificuldades atuais do campo de trabalho parecem contribuir para certo desinteresse pelas utopias sociais, e para transfigurar quilo que entendamos por emancipao. Cada vez mais, evitamos nos envolver com temas poltico-sociais, e somos levados a acreditar que a soluo dos problemas est na busca individualista do conhecimento como um fim em si. Para finalizar gostaramos de salientar que apesar das dificuldades, existem iniciativas que tentam superar as dificuldades impostas pelos modelos assumidos nos ltimos anos, tentando resgatar a dignidade dos profissionais da educao atravs de processos de formao inicial e continuada e da reinvidicao dessa como direito dos educadores e dever do Estado. Ainda que estejamos submetidos a um processo de reestruturao das formas de produo, percebemos que a formao dos educadores tanto influenciada como pode

influenciar os rumos dessa reestruturao, pois no podemos perder de vista nossas utopias na busca de uma sociedade realmente justa. Com certeza devemos investir em mais estudos crticos sobre as conseqncias das polticas neoliberais na formao dos educadores e nas reformas da educao, assim, talvez possamos pensar novas alternativas para contrapor esse modelo. Esse artigo que finalizamos tenta demonstrar de forma sinttica algumas das inter-relaes que percebemos entre a reestruturao do capital, as reformas da educao e os processos de profissionalizao e proletarizao docente. Referncias bibliogrficas CABRERA, B.; JAN, M. J. Quem so e o que fazem os docentes? Sobre o conhecimento sociolgico do professorado. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 4, p. 190 - 214, 1991. CATANI, Afrnio; OLIVEIRA, Joo Ferreira de; DOURADO, Luiz Fernandes. Poltica Educacional, Mudanas no Mundo do Trabalho e Reforma Curricular dos Cursos de Graduao no Brasil. Educao & Sociedade, ano XXII, no 75, Agosto/2001, p. 67-83. CONTRERAS, J. Autonomia de Professores: os valores da profissionalizao e a profissionalidade docente. So Paulo, SP: Cortez, 2002. CUNHA, M. I. & LEITE, D. B. C. Estrutura Social, Profissionalizao e Formao Docente. Cadernos de Educao. FaE/UFPel, Pelotas, n. 5, p. 131 - 148, Ago./Dez. 1995. DINIZ, ELI. Globalizao, reforma do estado e teoria democrtica contempornea. So Paulo Perspec., out./dez. 2001, vol.15, no.4, p.13-22. ISSN 0102-8839. ENGUITA, M. F. La Escuela a Examen. Madrid: Eudema, 1990. ENGUITA, M. F. A Ambigidade da Docncia: entre o profissionalismo e a proletarizao. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 4, p. 41 - 61, 1991. FERNANDES, Cleoni. Formao do Professor Universitrio: tarefa de quem? In: MASETTO, Marcos, org. Docncia Universitria. Campinas: Papirus, 1998. _____________Polticas de avaliao externa e projetos pedaggicos: uma reflexo necessria. ANPEDSUL, Florianpolis, CDROM, 2002. FREITAS, Helena Costa Lopes de. A Reformado Ensino Superior no Campo da Formao dos Profissionais da Educao Bsica: as polticas educacionais e o

movimento dos educadores. Educao & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 17 44, Dezembro/1999. GUERRERO SERN, A. Manual de Sociologia de la Educacin. Madrid: Sntesis, S.A., 1996. LAWN, Martin & OZGA, Jenny. O Trabalho docente: interpretando o processo de trabalho do ensino. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 4, p. 140 - 158, 1991. NVOA, Antnio.(org.) Formao de professores e profisso docente. In: NVOA, Antnio.(org.) Os professores e sua formao. Lisboa: D. Quixote, 1992a. p. 15 - 34. OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturao do trabalho docente: precarizao e flexibilizao. Educao & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. PESSANHA, Jos Amrico. Filosofia e Modernidade: Racionalidade, Imaginao e tica In: Cadernos ANPED, seleo n4, 1993. POPKEWITZ, T. Profissionalizao e Formao de professores: algumas notas sobre a sua histria, ideologia e potencial. In: NVOA, Antnio (org.) Os professores e sua formao. Lisboa: D. Quixote, 1992a. p. 35 - 50. RASCO, Jos F. A. Reconsiderando el proyecto de la modernidad en educacin. Leccin innaugural. Curso de Doctorado del Departamento de Didctica y Organizacin Escolar. Universidad de Barcelona, 1997. (Digitado) SAMPAIO, Maria da Mercs Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precariazao do Trabalho Docente e seus Efeitos sobre as Prticas Curriculares. Educao & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1203-1225, Set./Dez. 2004. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Cincias. 7. ed. Porto: Edies Afrontamentos, 1995. SANTOS, Boaventura de Sousa. O social e o poltico na transio ps-moderna. Lua Nova, Revista de cultura e poltica, n. 31, 1993, So Paulo. TARDIF, M. et al. Os Professores Face ao Saber: esboo de uma problemtica do saber docente. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 4, p. 215 - 233, 1991. THERRIEN, Jacques O saber social da prtica docente. Educao & Sociedade, n. 46, p. 408 - 418, dezembro - 1993. LEITE, Mrcia de Paula; RIZEK, Cibele Saliba. Projeto: Reestruturao produtiva e qualificao. Educao & Sociedade, ano XVIII, n 58, julho/97. p. 178-198.

Potrebbero piacerti anche