Sei sulla pagina 1di 21

DIREITO CIVIL. (@PROFANDREBARROS) LICC. Passou a chamar lindb( lei de introduo a normas do direito brasileiro).

Se aplica a todas as normas de direito pblico e privado, salvo disposio em contrrio. Exemplo: analogia sofre restrio no direito penal. O que a lindb? uma norma jurdica que tem por objeto regular a aplica das leis em nosso pas, no tempo e no espao. Tempo- ART.1 ao 6; Espao- 7 ao 19. Alei de introduo uma lex legum ou norma de sobredireito ou superdireito. Porque direito regulando direito. Interpretao das normas jurdica. Interpretar e buscar o sentido (significado dos vocbulos) e o alcance (ambito de aplicao0 ) da norma. Hermeneutica a cincia que studa interpretao. Mas, toda norma jur. Precisa ser interpretada? R. Na atualidade, deve ser gabaritado que toda norma juridica deve ser interpretada. (in claris non fit interpretatio- in claris cessat interpretatio). Essas duas expresses latinas no tem atualmente qualquer utilidade. Meios de interpretao: I. que se baseia nas regras de linguistica. II. usa raciocnios lgicos. Gramatical- aquela Interpretao lgica-

III. Interpretao sistemtica- analisa o sistema em que se insere o dispositivo legal visado.verifica-se a lei-captulo- artigos ttulos. IV. Interpretao Histrica- a anlise dos fatos histricos que a antecederam.em seu 2 sentido, analisa seu processo legislativo(verfica a proposta legislativaemendas apresentadas-vetos e razes, etc). V. Interpretao teleolgica ou sociolgica- busca a finalidade social da norma (norma abstrata). exemplo: finalidade do cdc defender o consumidor; a consagrao do pcp da isonomia substancial ou igualdade material(constitucional).

Toda interpretao deve, em caso de dvida, interpret-la favorvel ao consumidor.

aplicao da norma jurdica

se dar atravs da subsuno- enquadramento do fato concreto ao conceito abstarto contido na norma (positivado).no passado, acreditava-se que o direito era apenas o que e estava na norma jurdica (teoria pura do direito- postivismo-hans kelsen).

qual o conceito modrmo de subsuno? R. a aplicao queresulta da integrao de 3 susistemas isomoficos entre si: fatos, norma e valores.

Tem existencia individuais, mas se integram.o sistema aberto, no fechado como o anterior(kelsen).miguel reale defendia noo de direito democrtico.ele no tem que ser s a norma jurdica. Ele deve ser contaminado pelos fatos e valores.

O nosso cdigo civil atual predominantemente de clusulas abertas, para se adequar ao tempo-mutante (os conceitos(valores) de uma sociedade evolui).

O direito, na teoria tridimensional, depende da anlise de valores. Na teoria pura, nunca pode ser analisados valores. Exemplo valor: dignidade da pessoa humana(universal).

Lacunas no direito: Tambm conhecida como lacuna propriamente dita ou lacuna de omisso a ausencia de dispositivo legal que regule determinado fato concreto.ela regulada no artigo 4 DA LINDB.

No deve ser confundida com antinomia:

conhecida como lacuna de conflito ou coliso. o conflito entre duas normas, dois pcp ou entre uma norma e um pcp, na soluo de um caso completo. Se a soluo buscada na norma so convergente- lacuna. Se so divergentes as normas, temos a antinomia. Antinomia, quanto a sua soluo do conflito, pode ser classificada em antinomia aparente(aquela que pode ser solucionada atravs da aplicao do prprio ordenamento(exemplo: soluo p/critrio da hierarquia).antimia real aquela no tem soluo prevista no ordenamento.mas para ter antinomia, as normas devem ser vigentes e vlidas. Qual forma de solucionar conflito da antinomia? R. Vai buscar , o julgador, o critrio da equidade.

ART. 126- CPC- O JUIZ NO PODE SE EXIMIR DE SENTECIAR OU DESPACHAR.

MEIOS DE SUPRIR A LACUNA: ANALOGIA-COSTUMES E PCP GERIAS DO DIREITO.

ESSA ORDEM DEVE SER SEGUIDA P/ JUIZ? R. DE ACORDO COM DOUTRINA CLSSICA E MAJORITRIA, O JUIZ DEVER SEGUIR A ORDEM PREVISTA NO ART.4 DA LINDB. DOUTRINA MODERNA E MINORITRIA APONTA QUE O ARTIGO 4 NO DEVE SER VISTO NESSA ORDEM. A LEI FOI OMISSA, SER QUE A LTIMA SOLUO SO OS PCP?

R. NO.RECOMENDA-SE RESPONDER DE ACORDO COM DOUTRINA CLSSICA(SEGUE A ORDEM RIGOROSA).

MEIOS DE SUPRIR(COMATAR- INTEGRAR) LACUNA:

ANALOGIA- APLICAO NUMA NORMA PREVISTA P/ HIPTESE DISTINTA, PORM SEMELHANTE. VER OS TIPOS DE ANALOGIA: LEGAL(LEGIS)- UTILIZA APENAS UM DISPOSITIVO LEGAL PARA SOLUCIONAR A OMISSO NORMATIVA.EXEMPLO: (...CONJUGE SOBREVIVENTE, OU QUALQUER PARENTE EM LINHA RETA OU COLATERAL AT O 4 grau(art.12). cad o conjuge? analogia legis entra o companheiro. -analogia jurdica-analogia juris- consiste na utilizao de um conjunto de normas com objetivo de extrair uma regra/pcp comum. Exemplo: cdc omisso para um caso. vamos buscar noutra norma que protege algum na ordenamento jurdico.

Diferena entre analogia e interpretao extensiva:

Analogia meio de integrao e a interpretao extensiva e meio de interpretao que amplia o conceito existente. Na analogia a interpretao ocorre numa hiptese que no estava escrita no seu esprito(art. 12(nico) cc. Na interpretao extensiva a aplicao da norma ocorre em hiptese que no estava expressa, mas estava comprrendida no seu essprito. (art.422 do cc- ... Os princpios de probidade e boa f.).e durante o curso do contrato? Ele legislador- disse menos que queria. Mas deve ser extendido.

Costumes:

a prtica pblica, longa e reinterada de uma determnada conduta com a convico de sua obrigatoriedade jurdica.

Existe elemento objetivo(conduta); existe elemento subjetivo ou psicolgico (convica da obrigatoriedade jurdica).eu acredito que jurdico o comportamento.

Classificao:

Segundo legis- aquele que est de acordo com a lei.e aquele que a prpria lei determinou a sua observncia. Segundo legis- a lei determinou diretamente ao juiz no cdigo. s aplicar....(art. 113 cc- ....de acordo usos e costumes da regio). Praeter legem: ele regula situao alm-lei. Exemplo: cheque pr/ps datado (smula 370-stj).quem deposita antes cheque pr abuso de direito(exerceu o seu direito no momento errado-ato ilcito) Contra legis: vai de choque a lei. Fere o comando legal. Dois 3 tipos de costumes, o nico que no poder ser aceito contra legen. Em nosso brasil, o costume e o desuso no revogam lei(pcp supremacia da lei-civil law).

Pcp gerais de direito: So regras norteadoras do ordenamento jurdico. Pcp gerais- so regras norteadoras universalmente aceitas. No precisam estar expressos em lei(pode estar implcitos). Exemplos:legalidade-liberdade-igualdade. No direito romano: - honeste vivere: viver honestamente; -neminem ladrer- no causar dano a outrem; -suum cuique tribuere- dar a cada um o que seu.

Equidade:

Equidade meio de integrao?

No meio de integrao; mas exerce funo integrativa uma vez esgotados todos os meios do art. 4 LIND. Equidade, para aristteles, a busca do ideal de justia. Todo julgador deve julgar com equidade.deve buscar uma soluo justa.contudo, s deve julgar por equidade quando houver determinao legal nesse sentido. Exemplo: art.20, 4 CPC.(...honorrios fixados consoante apreciao equitativa do juiz..).

VIGNCIA DA LEI NO TEMPO

Lembrar conceitos bsicos: Se fosse traar linha do tempo p que vem primeiro a promulgao: o momento que ela nasce, o ato do chefe do executivo que autentoca a lei e determian sua obrigatorieddade(essa lei existe e deve ser cumprida por todos). Lei federal o presidente. Lei estadual governador.

Momento da publicao: do dirio oficial. O momento da promulgao coincide com o nascimento dalei. Entre o momento da publicao e o momento da vigencia existe vacacio legis. Vacacio o intervalo de tempo entre a publicaao e o momento de sua vigncia Qual o problema a respeito da vacacio no pas? R. Temos trs opes para ela;

Ele pode dar um prazo especfico pesando seu critrio p/ legislador(mais sria e menos sria). Exemplo: cc de 2002, s entrou em vigor em 2003. Provas de concurso ele narra um caso e diz que o fato ocorreu em 2002. Valia era o cdigo de 1916( o cc de 2002 estava na vacacio). Mas o legislador pode dar vigncia imediata tambm. Exemplo: as emendas constitucionais ec. 66, de 2010(divrcio sem prazo). Outro exemplo foi a lei 11441/07(separao, divorcio e inventrio em cartrio).entrou em vigor imediato. Embora seja possvel vigncia imediata, tem que se dar um tempo p/ adequao. Em caso de omisso do legislador? Qual a consequencia? R. Aplica a lidb(45 dias aps a sua publicao). L nos estados estrangeiros trs meses onde for admitida sua aplicao. Aplica-se os prazos de vacacio nos atos adm. Normativos? R. No. Pois a regra avigencia imediata p/ todos eles(na publicao). ART. 5 , DL n. 572 DE 1890.

Quais as espcies de prazo de vacacio? R. Prazo progressivo e prazo nico ou simultneo. Nosso legislador adotou qual?

Prazo progressivo: hipotese e que a lei entra em vigor, em diferentes momentos, em todo territrio nacinal. Ocorria na antiga lei de introduo ao cdigo civil.

prazo nico ou simultneo ou princpio da vigncia sincrnica: hipotese e que a lei entra em vigor, no mesmo momento no territrio nacional. Ocorre na atual lidb s normas do direito brasileiro(dec. Lei 4.657/42.

Contagem do prazo da vacacio? R. Inclui o dia do comeo e tambm inclui o dia do fim. Terminado esse prazo a lei entra em vigor no dia subsequente. No importa se dia util ou no. (conta esse do mesmo jeito). -publicada hoje, dia 7 de janeiro de 2007 e ter vacacio de 5 dias, quando entrar em vigor? R.12 janeiro(sexta) Frmula: dia da publicao(7) +vacacio(5) = dia da vigncia da lei(12)

Est a regra presente no art. 8 DA LC 95/98.

OBS: POSIO MAJORITRIA QUE O CC ENTROU EM VIGOR DIA 11 DE JANEIRO DE 2003. Correo, contagem do prazo. Quando h uma correo feita em lei nova em perodo de vacatio, se recomea a contar o prazo, a constituio no faz meno de como. Recomea a contagem do prazo, a constituio no faz meno. Ento prova objetiva, deve-se marcar isso. Parte substancial recomea-se tudo Pequena parte recomea-se apenas para a parte corrigida. Continuidade da Lei Continuidade da lei aquele que determina que no se destinando a vigncia temporria a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. Em nosso pas a regra e de que as leis so por prazo indeterminado.

Classificao de acordo com a sua vigncia: a) Lei temporria aquela que tem o fim de sua vigncia independentemente da revogao por outra norma. Ex1: uma norma que contenha dispositivo expresso quanto ao seu termo ad quem (leis tributrias leis com isenes fiscais) Ex2: uma norma que cumpra a sua finalidade, cessando seus efeito (lei de concesso de aposentadoria para um grupo de pessoas determinadas).

b) Lei por tempo indeterminado aquela que vigora at ser revogada por outra lei. Est submetida ao princpio da continuidade da lei.

Revogao da Lei Revogao o ato de urgncia de uma norma atravs da publicao de outra norma. Em nosso pas uma lei vlida s pode ser revogada por outra lei vlida. Os costumes e o desuso no revogam leis (p. da supremacia das leis). A revogao pode ser expressa ou tcita. Lei geral no revoga lei especial e lei especial no revoga lei geral (art. 2, 2, LINDB). A lei especial no pode ser considerada apenas pela sua natureza. Deve sempre ser realizado um exerccio de comparao para identificar. Revogao gnero do qual decorre duas espcies: a) Ab-rogao a revogao total da norma b) Derrogao a revogao parcial. Ex: a constitucional de 88 ab-rogou a anterior. No Brasil no admitida a co-existncia de constituies e a desconstitucionalizao, isto , a transformao da constituio anterior em uma norma infra-constitucional. Contudo, h quem aponte exemplo de desconstitucionalizao temporria em nosso pas Ex: ADCT que determinou a manuteno temporria do regime tributrio anterior. De acordo com a doutrina, o novo CC/02 ab-rogou o cdigo civil anterior (cc/16). Existe uma parte minoritria da doutrina acredita que derrogou. Em relao ao cdigo comercial de 1850 houve apenas derrogao.

Represtinao Represtinao a recuperao da vigncia de uma norma anteriormente revogada atravs da revogao da norma revogadora. No ocorre em nosso pas, em regra, mas no proibida. Para que ocorra a repristinao necessrio meno expressa do legislador.

A repristinao tem eficcia ex nunc em ateno ao princpio da irretroatividade da lei (art. 6 da LINDB e art. 5, XXXVI, CF) a lei nova no pode retroagir para prejudicar direito adquirido, etc... P Qual a diferea entre a repristinao e o efeito repristinatrio da declarao de inconstitucionalidade de uma norma pelo STF? R Uma norma jurdica vlida, s pode ser revogada por outra norma jurdica vlida, ento se a lei B (invlida considerada pelo STF) no poderia ter revogado a lei A. Portanto, ao considerar a lei B invlida a lei A antes revogada volta a ser vlida e eficaz, tendo eficcia ex tunc, em regra, mas pode ter eficcia ex nunc, caso o STF estabelea em sua deciso por entender que a retroatividade no seria benfica.

6. Vigncia da Lei no Espao A vigncia da lei no espao regulada na LINDB nos artigos 7 a 19. Esta matria estudada como direito internacional privado. Dica: Por ser tema muito polmico o examinador normalmente exige apenas a redao legal. P Qual foi o princpio adotado pelo Brasil quanto a vigncia da lei no espao? R O Brasil adotou o princpio da territorialidade moderada/temperada: em regra aplica-se a Lei brasileira no territrio nacional. Excepcionalmente, admite-se a aplicabilidade da lei estrangeira. P O que o princpio do prlvement? R o princpio pelo qual a lei brasileira pode tratar com distino o brasileiro e o estrangeiro com intuito de beneficiar o primeiro. Admite a aplicao da lei mais benfica ao brasileiro, podendo ser tanto a norma nacional como a estrangeira (no caso em que h a possibilidade de aplicao das duas normas). Esta situao conhecida como norma imprpria e est presente no art. 10, 1 da LINDB e no art. 5, XXXI, CF. Homologao de sentena de divrcio no estrangeiro no Brasil. Com o advento da EC 66/10 que alterou o art. 226, 6 da CF para eliminar os prazos de separao como requisito para o divrcio em nosso pas, necessrio interpretao nova do art. 7, 6, da LINDB para eliminar o prazo de espera de 1 ano para homologar a sentena estrangeira de divrcio no Brasil. Portanto, a atualmente a homologao (no STJ) pode ser feita imediatamente aps deciso estrangeira.

Cdigo civil
1. a 1 pessoa natural pessoa fsica 2 Personalidade jurdica possui a aptido para ser titulares de direitos e deveres. Possui personalidade jurdica Pessoas tem personalidade jurdica, so sujeito de direito Coisas - no tem personalidade jurdica, so objeto de direito P Animais tem personalidade jurdica no Brasil? R Animais no tem personalidade jurdica, no Brasil. So tratados como coisas que se movem (semoventes). No direito ambiental, os animais so objeto de proteo e no sujeitos de direito. A personalidade jurdica uma caracterstica inseparvel dos seres humanos, ou seja, toda pessoa possui personalidade jurdica, independentemente de qualquer requisito. 2. Incio da personalidade De acordo com o CC, o incio da personalidade ocorre somente a partir do nascimento com vida. Portanto, foi adotada a teoria natalista (art. 2, CC). Teoria natalista - defende que o incio da personalidade ocorre com o nascimento. Antes, o nascituro tem apenas espectativa de direito, o que equivale a dizer que tem direitos sob condio suspensiva. No importa o momento o momento da concepo, mas sim do nascimento, pois adquire personalidade jurdica. Da concepco ao nascimento, a CC diz que esse embrio tem espectativa de direito, ou seja, ela protege os direitos que ele recebe nesse perodo, mas s recebe de fato, quanto nasce com vida. Na teoria natalista, entende-se que ele tem direitos, mas s depois do nascimento, uma expecitiva de direito, impraticvel na prtica, porm esta a posio mais gabaritada em fase objetiva de concursos. entendimento legal. Teoria da personalidade condicional defende que o incio da personalidade ocorre a partir da concepo. Contudo, a personalidade deferida ao nascituro apenas condicional (ao evento futuro e incerto), confirma com o nascimento com vida. Apesar da personalidade nascer com a concepo, ela est sob condio, ento todos os direitos e deveres esto sob condio suspensiva com vida. Teoria concepcionista existem vrios posicionamentos sobre esta teoria. Viso radical: defende que o incio da personalidade ocorre a partir da

concepo. O problema e que defere todo e qualquer tipo de direito (patrimonial e extra-patrimonial) ao nascituro. Viso moderada: defende que a partir da concepo o nascituro adquire personalidade jurdica formal, podendo ser titular de direitos da personalidade (ex:vida, gestao saudvel, alimentos, imagem, etc). Nascendo com vida a pessoa adquire personalidade jurdica material, podendo ser titular de direitos patrimoniais (Maria Helena Diniz), o nascituro tem direitos sob condio suspensiva, em relao aos direitos patrimoniais aplicada no Brasil, entendimento jurisprudencial. Obs: A teoria s deve ser gabaritada se o enunciado fizer meno expressa aos elementos grifados (tipo de personalidade jurdica ou de direitos).

3. Personalidade Jurdica Capacidade jurdica a medida de extenso da personalidade jurdica. o exerccio da personalidade jurdica. A capacidade pode ser de dois tipos. 3.1Capacidade de direito (capacidade de gozo) Capacidade de direito a aptido para ser titulares de direitos e deveres. Para pontes de Miranda, a capacidade jurdica sinnimo de personalidade jurdica. Contudo, h quem defenda que a capacidade de direito apenas o exerccio mnimo da personalidade. Toda pessoa tem capacidade de direito, independentemente de qualquer requisito. 3.2Capacidade de fato (de exerccio ou de ao) Capacidade de fato a aptido para exercer pessoalmente os atos da vida civil. Nem todas as pessoas a possuem. Requisito para ter essa capacidade: o discernimento. A maioridade to s uma presuno legal de que a pessoa que completou 18 anos tenha pleno discernimento, sendo esta presuno relativa. Ela admite prova em contrrio realizada em procedimento de interdio. P Em que momento a pessoa completa a maioridade? R Completa a maioridade no primeiro momento segundo do dia do aniversrio de 18 anos.

4. Incapacidade

Incapacidade somente a falta da capacidade de fato/exerccio/ao. No existe incapacidade de direito/gozo, esta capacidade absoluta (de direito). A incapacidade pode ser de 2 tipos. 4.1Incapacidade absoluta Nesta incapacidade a vontade do incapaz no importa para o direito, devendo o mesmo ser representado nos atos da vida civil, sob pena de nulidade absoluta (negcio jurdico nulo). Representar Assistir Na incapacidade absoluta normalmente h um problema de ausncia de discernimento. Os absolutamente incapazes esto tratados no art. 3, CC. P Surdos- mudos, continuam a serem tratados como absolutamente incapazes? R Atualmente h alfabetizao especial para esse grupo, assim, ao contrrio do CC de 16, o novo CC trata os surdos como plenamente capazes, em regra (pois pode haver alm da surdez e mudez pode existir outros problemas). 4.2Incapacidade relativa A vontade do incapaz importa para o direito, devendo o mesmo ser assistido nos atos da vida civil, sob pena de nulidade relativa (negcio jurdico anulvel). Na incapacidade relativa normalmente h um problema de discernimento reduzido. O rol dos relativamente incapazes est previsto no artigo 4, CC. P Os ndios/silvcolas devem ser tratados de modo diferenciado? R No CC de 2002, o legislador excluiu o tratamento dos ndios remetendo a matria legislao especial (estatuto do ndio). De acordo com este estatuto, se o ndio estiver integrado comunho nacional, deve ser aplicado o CC, assim, so em regra capazes. Se no estiver integrado a comunho nacional deve ser assistido nos atos da vida civil, sob pena de nulidade absoluta (diferenciao feita pelo estatuto do ndio, pois em regra seria nulidade relativa). Devem ser assistidos, pois a vontade dos ndios importa, e nulidade absoluta, pois se no fossem assistidos e fizessem um negcio jurdica, teriam um prazo decadencial para ingressar para ao, fazendo com que o prazo para o processo seja imprescritvel.

5. Interdio o procedimento judicial de jurisdio voluntria que tem por objetivo verificar o discernimento de uma pessoa e declar-lo incapaz (absolutamente ou relativamente).

No h lide, jurisdio voluntria. Quando h pedido de interdio para uma pessoa ela objetiva a proteo da pessoa interditada, se de ela no quer ser interditada, est tambm se protegendo, no h conflito de interesse. Em regra, a interdio dirigida a pessoas maiores de idade. Contudo, possvel a interdio de menor de idade em duas hipteses: a) Menor emancipado que tenha perdido ou reduzido o seu discernimento em razo de um fato posterior a emancipao. b) O menor com 16 ou 17 anos para que seja declaro absolutamente incapaz (ex: nasceu com deficincia mental completa) h interesse para essa interdio a proteo do menor incapaz.

Legitimidade do MP

Legitimidade MP o art. 1769, s atribui legitimidade ao MP nas hipteses: - em case de doena mental grave, - legitimidade sucessiva em caso de omisso dos parentes ou em caso de parentes incapazes

P MP pode requerer interdio do prdigo? - 1c. defende que o MP tem legitimidade, pois tem o dever de proteger todo e qualquer incapaz. esta posio a majoritria. - 2c. defende a ilegitimidade do MP, tendo em vista o interesse patrimonial a que se remete a prodigalidade (Nelson Neri). Prodigalidade por libomania (dependncia por jogos), oniomania (impulso por compras), imoralidade (impulso por sexo). esto protegendo a questo patrimonial, mas protege todos os outros aspectos tambm.

V.2

Natureza jurdica da sentena de interdio

Existem 3 correntes: 1c. majoritria entre os processualistas defende que a sentena constitutiva. 2c. majoritria entre os civilistas defende que a sentena declaratria.

3c. Maria Helena Diniz sentena declaratria constitutiva. declaratria da incapacidade e de sua causa, constitutiva de uma nova situao jurdica (curatela).

V.3 Efeitos da sentena Uma vez proferida a sentena, sua eficcia imediata, ainda que sujeita recurso. A apelao da sentena de interdio tem apena efeito devolutivo. Em relao a retroatividade da deciso, existem 3 correntes: 1c. Posio majoritria na doutrina defende que a sentena da deciso tem eficcia ex nunc no retroagindo para atingir efeitos pretritos de negcios jurdicos celebrados pelo interditado. De acordo com essa corrente os negcios pretritos podem ser anulados ou declarados nulos atravs da propositura de outra ao fundada na incapacidade natural, porm devem existir os seguintes requisitos: incapacidade manifesta, na poca dos fatos, agindo assim o outro contratante de m f. prejuzo do incapaz (se no h prejuzo, no h o que falar em nulidade).

2c. Posio de Maria Helena Diniz, e muito bem recebida pela jurisprudncia defende que a sentena tem eficcia ex tunc retroagindo at a origem da incapacidade.

Obs: Recentemente o STJ decidiu no sentindo de que se a sentena de interdio omissa, a eficcia ex nunc, mas o juiz pode determinar a eficcia ex tunc. Problema da eficcia ex tunc: ir atingir atos preteridos do interditado, todas as pessoas que celebraram contratos com o incapaz, no tm a possibilidade de se defender, no podem participar do processo de interdio. Ento uma pessoa de boa f pode se prejudicar por esse ato, e sem possibilidade de defender seus direitos. existem algumas provas que o gabarito foi ex tunc, posio de Maria Helena Diniz.

P E se o interditado praticou o ato em intervalo de lucidez? R O direito brasileiro no admite a tese do intervalo de lucidez para afastar a nulidade, absoluta ou relativa, de um ato praticado pelo incapaz.

Obs: Interdio registrada no registro civil, conferindo publicidade, ento no se pode alegar que no sabia da interdio. Aps interdio, a proteo constante.

6. Cessao da Incapacidade A cessao gnero do qual decorrem duas espcies a cesso da causa e emancipao

6.1 Cessao da causa Hiptese em que desaparece o motivo pela qual a pessoa era tratada como incapaz. Ex: Maioridade, pessoa que sai do coma, cura de uma doena mental, etc. Obs: Entre as hipteses de emancipao, est a maioridade. FALSO. Maioridade cessao da causa e no emancipao, que outra coisa. P A reduo da maioridade civil para os 18 anos reflete no direito a penso previdenciria? R A reduo da maioridade civil dos 21 para os 18 anos no prejudicou para o direito para a penso previdenciria que vai at os 21 anos conforme determina o art. 16, I, da Lei 8213/91. Interessante apontar que, se o menor for emancipado, ele perder o direito a penso previdenciria.

6.2 Emancipao a antecipao da capacidade civil a um menor de idade. A antecipao no antecipa a maioridade, apenas a capacidade, por esta razo que o menos emancipado no pode tirar carta de habilitao. A emancipao s tem efeitos civis, para todos os pontos do direito, a emancipao no afeta nada, com exceo na esfera previdenciria. P A emancipao do menor gera responsabilidade criminal? R No, a emancipao do menor, no gera responsabilidade criminal.

6.2.1 Emancipao voluntria

A emancipao voluntria concedida pelos pais para filho menor de idade com 16 ou 17 anos. realizada atravs de escritura pblica que no precisa ser homologada judicialmente, mas precisa ser registrada no registro civil (cartrio de registro civil das pessoas naturais). Em regra, um ato que se faz por escritura pblica e no preciso ir ao judicirio. Exceo: transao processual (acordo para extinguir o processo), acordo de alimentos. P Os pais tm responsabilidade pelos atos do menos antecipado? R De acordo com a jurisprudncia, os pais continuam responsveis pelos atos dos filhos menores emancipados voluntariamente. Os tribunais tm presumido a m f dos pais que emancipam os seus filhos. Este posicionamento viola o princpio geral de direito, pelo qual a boa f sempre deve ser presumida, segundo a doutrina.

6.2.2 Emancipao Judicial aquela conferida pelo juiz a um menor tutelado que tenha pelo menos 16 ou 17 anos. O tutor no pode emancipar o pupilo (tutelado), pois no tem os mesmos poderes dos pais, e porque o munus publico, um cargo pblico. A emancipao pode ser requerida, pelo menor, ou por ambos conjuntamente. No procedimento a oitiva do tutor indispensvel (art. 5, I, CC). A emancipao judicial deferida por meio de sentena que deve ser registrada no registro civil. Tambm hiptese de emancipao judicial a situao em que os pais divergem sobre a emancipao dos filhos. P Se ambos os pais se recusam a emancipar o filho, pode o filho requerer a emancipao judicial? R Ateno Em caso de recusa de ambos os pais, o menor NO pode requerer ao juiz a sua emancipao. A emancipao dos filhos uma concesso (direito potestativo dos pais, e no um direito dos filhos menores. Se o menor desejar muito a emancipao a soluo preencher uma das hipteses de emancipao legal ex: casamento).

6.2.3 Emancipao Legal aquela que ocorre de forma automtica quando presente uma das hipteses do art. 5, II a V do CC. automtica, pois no depende de escritura pblica sentena ou registro. Basta preencher a situao ftica, para que a pessoa fique emancipada.

Hipteses: Casamento vlido no depende de idade mnima a emancipao pelo casamento (no existe idade mnima), porm existe mnima para se casar (16 anos), mas admite-se que uma pessoa se case abaixo dessa idade. Ex: caso de gravidez. Obs: Uma vez adquirida a capacidade civil, ela no perdida, portanto, se o menos se separar ou divorciar, no voltar a ser incapaz. Exerccio de emprego pblico efetivo tambm no depende de idade mnima, porm, existe idade mnima para concursos, uma lei federal que limita 18 para concursos pblicos. Mas deve se realizar uma anlise municipal e estadual, pois as leis se diferenciam, por exemplo, a carreira militar pode se iniciar antes do 18 anos. Se a pessoa foi aprovada em concurso pblico e tomou posse, ainda no estar emancipada, necessrio o efetivo exerccio do emprego pblico. Colao de grau em curso de ensino superior - tambm no depende de idade mnima. No basta a aprovao em vestibular, nem estar cursando a faculdade, necessria a colao concluso + aprovao. Obs: Curso tcnico no emancipa Estabelecimento Civil ou Estabelecimento Comercial ou Existncia de relao de emprego Estabelecimento civil ou comercial, hipteses que o CC de 16 previa, resumindo nas suas hipteses, montou o prprio negcio. Nessas hipteses s ser emancipado (se montou o negcio prprio ou empregado de algum) : precisa ter 16 anos, e economia prpria (o menor deve conseguir se sustentar com aquilo que ganha). Economia prpria, existem 2 correntes acerca do que seria: 1c. Concepo subjetiva defende que deve ser analisada a situao em concreto: quais so as necessidades reais do menos e o quanto ele ganha. 2c. Concepo Objetiva defende que o salrio mnimo deve ser utilizado como parmetro. Pois este salrio considerado pelo legislador como o valor mnimo necessrio para sobreviver de forma digna. Assim, bastaria receber 1 salrio mnimo.

Obs: Tanto na emancipao judicial quanto na legal, os pais deixam de ter responsabilidade pelo filho emancipado.

7. Direitos da personalidade So os direitos subjetivos que todo ser humano tem de proteger tudo que lhe prprio, com exceo de seu patrimnio. Direitos da personalidade so direitos de proteger sua prpria integridade, seja fsica, moral ou intelectual.

7.1 Caractersticas a) Inatos 2 posicionamentos Os jusnaturalistas defendem que os direitos da personalidade so inatos, isto , surgem com os seres humanos independentemente do que prescreve a norma jurdica, um direito natural (no dependem de lei) (Maria Helena Diniz). Os positivistas defendem que os direitos da personalidade s so conferidos a uma pessoa se o ordenamento assim o determinar (Miguel Reale, pois existem pases que cometem barbries, consideradas por ns, e l simplesmente a lei e o costume local, e nada podemos fazer). b) Vitalcios pois acompanham o ser humano durante a vida. Com a morte se houver agresso a uma pessoa morta os parentes vivos podem propor ao com o objetivo de evitar a agresso ou pedir indenizao por dano moral (dano moral reflexo ou em ricochete ofensa dirigida ao morto mas as conseqncias atingem os filhos). c) Absolutos so absolutos, pois impe um dever geral de absteno a toda coletividade e tambm ao prprio titular do direito. O direito da personalidade protege o titular de ver o seu direito ferido pelos outros e por si mesmo. por essa razo, no se autoriza a eutansia, a pessoa deve respeitar o prprio direito a vida. d) Ilimitados o rol de direitos da personalidade previsto no CC e na CF to s exemplificativo (numeros apertus numeros clausus) a qualquer momento podem ser criados novos direitos pela doutrina ou lei. e) Extra-patrimoniais os direitos no podem ser reduzidos a quantia. No possuem pecunirio. Essa caracterstica no afastada pelo fato de ser admitida a explorao econmica de alguns aspectos da personalidade humana.

Ex: Cesso de explorao da imagem no se transfere o direito a imagem, o nome, a honra, apenas permito que seja explorada uma parte dessa caracterstica. f) Imprescritvel o direito em si (in natura) no prescreve. Porm, deve se observar a tutela processual, pois existem tanto medidas de preveno e proteo (tambm imprescritvel, a qualquer momento posso pedir proteo, se isso prescrevesse seria a prescrio do prprio direito); e medida reparadora (indenizatria, existe um prazo de prescrio 3 anos para o CC e 5 anos pelo CDC). Exceo: os tribunais superiores tm decidido que em caso de tortura no prescreve a pretenso indenizatria, devido a agresso e ao fato que quem foi torturado no entraria imediatamente, j essa previso visa principalmente os crimes na poca do regime militar, em que a tortura era feita pelo poder pblico (Resp 1002009). Existe diferena entre interesse do pblico e interesse pblico interesse pblico diz respeito a informaes importantes para o governo, para o Brasil, ex: governador preso por corrupo. Interesse do pblico diz respeito a informaes pessoais de um artista pblico, diz respeito ao ntimo (fofoca). g) Intransmissveis uma pessoa no pode transferir os seus direitos da personalidade a outra pessoa em vida ou aps a morte. h) Indisponibilidade ou disponibilidade relativa O direito da personalidade em si indisponvel, pois intransmissvel. Fala-se em disponibilidade relativa, pois se permite a explorao econmica da expresso de uso do direito da personalidade, assim a disponibilidade relativa o posicionamento mais seguro para prova. Ex: cesso do nome, imagem, para propaganda. i) Irrenunciveis pois podem no ser exercidos, mas o titular nunca pode deles abrir mo. j) Inexpropriveis o direito da personalidade de uma pessoa no pode ser objeto de penhora nem de expropriao. Essa caracterstica no impede que sejam penhorados os direitos patrimoniais oriundos da explorao econmica dos direitos da personalidade.

7.2 Proteo dos direitos da personalidade At. 12, CC pode-se exigir que cesse a ameaa ou leso de danos, sem prejuzo a indenizao;

nico leso de direito a personalidade de pessoa morta. Dano moral de pessoa morta a) Deve-se observar quando ocorreu a ofensa Ofensa enquanto vivo, e na poca no entrou com a ao legitimados so os herdeiros e deve-se seguir a ordem de vocao hereditria (pois quando h uma ofensa a pessoa viva, gera direito a indenizao, que tem carter patrimonial, e essa pretenso patrimonial incorpora o patrimnio da pessoa viva, e com a morte dela essa pretenso patrimonial vai para a herana) assim, se integra a herana, gera incidncia de imposto. Ofensa aps a morte ou a prpria morte legitimado todos os parentes sucessveis (art. 12, nico, CC), no existindo ordem entre eles, qualquer um deles pode pedir indenizao mesmo que o outro j tenha pedido, mas DEVE ser provado o afeto. neste caso a indenizao no incorpora a herana, e assim no h incidncia de imposto (ITCMB).

(falta matria)

Potrebbero piacerti anche