Sei sulla pagina 1di 5

In d a D ito E n m tro u o o ire co ico

- O fim da Primeira Guerra Mundial, portanto, coincide com o surgimento da Primeira Repblica Alem, instituda pela constituio elaborada e votada na cidade da Saxnia, Weimar. - A Constituio de Weirnar, alm de ser uma das primeiras constituies econmicas, certamente aquela que acaba influenciando as cartas constitucionais do perodo psPrimeira Guerra Mundial e que consolida a constituio econmica nas Cartas do psSegunda Guerra. - Entendem-se constituies econmicas aquelas Cartas que possuem em artigos esparsos de seu texto ou em ttulos ou captulos especficos temas econmicos, ou seja, atribuir ao tema econmico sentido jurdico. - A Constituio de Weimar de 1919 vem na esteira de outros dois acontecimentos histricos que modificam a realidade jurdico-econmica: Constituio Mexicana e Revoluo Russa, ambas de 1917. - A Constituio de Weimar, e aquelas que nela se inspiraram ou sucederam, contriburam para tratar assuntos econmicos em sentido jurdico, trazendo a preocupao com a ordem jurdico-econmica e social. Surge ento um novo Direito, a disciplina do Direito Econmico. - O Direito Econmico instrumento jurdico a dar segurana s prticas econmicas, garantindo a atuao do Estado e assegurando a ordem econmica e social. - O Direito Econmico a disciplina autnoma do Direito, interdisciplinar jurdica e econmica, que se ocupa do tratamento jurdico da poltica econmica do Estado e da relao entre os indivduos e os agentes do mercado, para alcanar o bem-estar social e, consequentemente, promover o desenvolvimento socioeconmico, a partir da utilizao do princpio da economicidade, traduzindo o conceito de eficincia em justia. - A disciplina do Direito Econmico tem sua vertente na ordem jurdica e suas perspectivas poltico-econmicas. - A ordem pol rene os elementos que definem sistemas e regimes polticos, que, por sua tica vez, estaro inseridos na Constituio.

- A ordem econm ica constituda de princpios econmicos segundo valores da disciplina econmica que, em harmonia, apresentam uma concepo terica do modelo econmico (sistema econmico) ou a realidade do modelo econmico (regime econmico). - A ordem jurdica o conjunto de normas da disciplina jurdica que, em harmonia, define a concepo terica e o Direito vigente. - O Estado realiza seu dirigismo da economia por meio de polticas econm icas. - A "Anlise Econmica do Direito", para uns tambm "Economia Aplicada ao Direito", ou ainda Law and Econ m ics implica na anlise de atos e fatos de acordo com as regras da o , Cincia certo". - A deciso do jurista, portanto, no se detm ao "certo econmico" obtido a partir de expresses meramente matemticas; visa ao "certo-justo" das teorias econmicas aplicadas realidade social jungida s normas jurdicas, baseando-se, dessa forma, no "princpio da economicidade". - O princpio da economicidade o critrio que condiciona as escolhas feitas pelo Estado, ao regular a atividade econmica, de modo que o resultado final seja o mais vantajoso diante dos custos sociais envolvidos. - O Estado, para impl antar sua poltica econmica, deve atentar para o "princpio da eficincia", seja exercendo uma atividade econmica, seja normatizando a atividade econmica, seja estimulando, favorecendo ou planejando a atividade econmica. - O Direito Econmico no se ocupa apenas de legislaes de cunho econmico; uma disciplina autnoma que versa sobre o campo poltico-econmico, apresentando regras prprias, princpios especficos e normas distintas dos demais ramos do Direito. - O Direito Econmico no se enquadra na definio tradicional do Direito, pois, ao mesmo tempo em que Pblico, j que a poltica econmica definida pelo Estado interessa coletividade, tambm Privado, dada a relevncia da iniciativa privada na realidade econmica do Estado. Econmica, o que resultar naquilo "economicamente

Aula 10-02-2012 I- Terra II- Trabalho III- Capital Conceito: gerir recursos para obter bens para satisfazer a necessidades humanas. 3 fatores= escassez Necessidades humanas= Ilimitada Para economia capital no dinheiro e sim, maquinrio, ferramentas... edificaes, Desemprego estrutural = h vagas, porem, no tem pessoas qualificadas para o trabalho. Capitalismo= Oferta X Procura so variveis inversas, se o preo sobe, a procura cai. E se a procura aumenta o preo sobe. Certo econmico para o direito nem SEMPRE certo justa Surgimento do direito econmico 1917- revoluo russa Constituio mexicana (1 das primeiras c/ direitos humanos) Bibliografia: Direito econmico- Vicente Bagnoli Aula 17/02/12 Constituio Econmica - a parte de todo constitucional. Deve ser mantida a unidade constitucional. - Estado integra ordem juridica a ordem econmica - Estado controla positivamente os efeitos econmicos e atribui segurana juridica a matria. - Jurisdio de temas econmicos em sede constitucional -Jurdico interage com o econmico: - Estatutria/ orgnica - Afirmam normas econmicas, mas no indicam ordem econmica. - Diretivas /programticas /dirigentes/ doutrinarias - determinam a finalidade da poltica econmica; definem diretrizes de polticas para Objetivo- satisfao das necessidades humanas.

instalaes.

nova ordem econmica. Ex: art. 170 CF/88. Cap II- Fontes do direito Econmico. - Cincia Econmica Explica o fato econmico - Circulares ou portarias (ex: Bc ou Agencia Reguladoras) Fora cogente e normativa. - Atos jurdicos geradores de direitos e deveres entre agentes pblicos ou privados. Lei do Direito Econmico. - Abrangentes e genricos a fim de permitir adaptaes: - Flexibilidade - Mobilidade - Finalidade: Acompanhar o dinamismo da realidade econmico.

Constituies Econmicas no Brasil - 1.824- Outorgada Seguem ideologia liberal -Trabalho escravo/ poder econmico refletia poder poltico. -1891- Promulgada Ideais federalistas Influencia Constituio Americana (1787) - Liberalismo Econmico apesar da lei Antitruste. - No ateno dos direitos sociais. - 1934- Segue acontecimentos mundiais: Cost weimar: - Crise 1929 -Titulo IV- Da ordem econmica e Social art. 135 - Novo direcionamento ideolgico. - Justia, igualdade e segurana - Objetivam Existncia digna, padro de vida e condies de trabalho. - 1937 Ideais fascista, corporativistas e nacionalistas com aparente liberalismo. - Pela 1 vez expresso: interveno no domnio econmico - 1946- Termino 2 guerra; quebra do tolitarismo. - Titulo v Da ordem econmica social Art. 145 - represso ao abuso do poder econmico. - 1967- Geopoltica de estimulo e fortalecimento do Estado.

-Titulo VI Da origem Econmica Social - 1969- Ec n1 titulo III Admitiu greve exceto servidor publico e atividades econmico. - Delimitou competncia setor privado e estatal da atividade econmica. - Assegurou ao Estado interveno do domnio econmico.

Potrebbero piacerti anche