Sei sulla pagina 1di 2

Case Study Shadow Protect

SIMRIA Saneamento Integrado dos Municpios da Ria, S.A.


A SIMRIA Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro adquiriu o ShadowProtect Server e o Image Manager Enterprise, duas solues StorageCraft lderes na rea do Disaster Recovery.
Com a misso de projecto, construo e explorao do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, numa lgica integrada de requalificao ambiental e sustentabilidade econmica, a SIMRIA vinha procurando por uma soluo com total capacidade para lidar com eventuais cenrios de desastre. Tendo em conta o carcter fundamental da actividade para a a regio, era necessria uma soluo capaz de apresentar total eficcia e impacto mnimo.

Estrutura e necessidades
As infra-estruturas do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro estendem-se por uma vasta regio geogrfica, desde o municpio de Espinho, a norte, at ao de Cantanhede, a sul. O Sistema Multimunicipal constituido por um conjunto de 80 estaes elevatrias, cinco ETARs e ainda quatro centros operacionais: Sede (Aveiro), ETAR Norte (Cacia), ETAR Sul (Gafanha da Encarnao) e ETAR de Espinho. Todos estes locais encontram-se interligados por uma infra-estrutura prpria de fibra ptica, com uma velocidade disponibilizada dentro da WAN de 100Mb. No seu conjunto, existem cerca de 60 postos, entre desktops e portteis (com mquinas equipadas com XP, Vista e Windows 7), bem como 12 servidores aplicacionais e de ficheiros (com diversas verses do Windows Server e Linux), onde se inclui ainda um cluster em configurao activo-passivo, com o Windows Server 2003 Enterprise em ambos os ns. Quanto ao sistema de e-mail, assegurado por um servidor Exchange 2003. Na mesma infra-estrutura fsica esto ainda configuradas outras VLANs, que englobam outras redes especializadas, como, por exemplo, o sistema de VoIP da empresa. Trata-se de uma rede que possui j um grau de complexidade assinalvel, comenta o Eng. Nuno Silva, tcnico de Administrao de Sistemas da SIMRIA, antes de tambm fazer questo de destacar a estabilidade que tem sido demonstrada pela arquitectura fruto de um bom planeamento de base, que necessitava de ser complementado com uma estratgia global de disaster recovery, reforou o tcnico. Numa fase anterior aquisio das solues StorageCraft, a estratgia de backup da SIMRIA baseava-se num sistema de tapes, infra-estrutura que exigia um acompanhamento praticamente dirio, mesmo depois da actualizao para uma soluo de tapes automatizada.

Detalhes do Cliente: 60 postos e 12 servidores em mltiplos sites Anel de fibra ptica com WAN a 100Mb Exchange 2003 e Windows Server 2003

Licenciamento: ShadowProtect Server Edition Image Manager Enterprise com GRE

O bom planeamento necessitava de ser complementado com uma estratgia global de disaster recovery.
Com a opo pela StorageCraft, a empresa conta, no s com uma experincia de mais de 15 anos na rea do Disaster Recovery, mas sobretudo com a excelncia tecnolgica da nica soluo no mercado com um driver Volume Shadow Copy certificado pela Microsoft. E sempre com um nvel mnimo de investimento: independentemente do hardware, o ShadowProtect permite a recuperao de quaisquer sistemas e a respectiva migrao das imagens de backup para ambientes fsicos ou virtuais. A continuidade do negcio garantida por funcionalidades exclusivas que permitem explorar, partilhar, actualizar ou trabalhar, em tempo real, sobre as cpias de segurana.

Acerca da SIMRIA
A SIMRIA Saneamento Integrado dos Municpios da Ria, S.A. responsvel pela construo, gesto e explorao do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, em regime de concesso, durante um perodo de 50 anos. Tem por misso a recolha, o tratamento e a rejeio dos efluentes domsticos e industriais dos municpios de gueda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Cantanhede, Espinho, Estarreja, lhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira e Vagos, pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, e ainda a recolha e rejeio dos efluentes da PORTUCEL Fbrica de Cacia, promovendo desta forma a requalificao ambiental da sua zona de abrangncia, nomeadamente dos ecossistemas da Ria de Aveiro e Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos, num quadro de sustentabilidade econmica, financeira, tcnica e social.

www.storagecraft.pt
StorageCraft Portugal - Multiplicar Negcios Lda. Parque das Naes, Alameda dos Oceanos, Lote 1.07.1 Y, Escritrio 2.2 , 1990-096 Lisboa
Copyright (C) 2012 StorageCraft Portugal All rights reserved.

Tel: [+351] 210 441 550 Fax: [+351] 707 500 787

SIMRIA Saneamento Integrado dos Municpios da Ria, S.A.


Cientes das limitaes tcnicas deste tipo de arquitectura, que oferece uma proteco dispendiosa e de elevada manuteno, limitada e de baixo desempenho, os responsveis da empresa iniciaram a procura de uma soluo mais completa e robusta verificmos com bons olhos que o conceito e a oferta correspondiam quase na totalidade ao que pretendamos, afiana Nuno Silva, em referncia ao espectro de solues apresentado pela StorageCraft. A empresa optou por proteger os servidores com recurso s solues StorageCraft ShadowProtect Server e ao ImageManager Enterprise. Desta forma, e pela primeira vez, passou a existir uma verdadeira estratgia de recuperao de desastre, com a proteco no apenas da informao mas tambm da continuidade da operao dos sistemas. As solues ShadowProtect permitem uma proteco granular, com restauro independente do hardware e possibilidade de replicao dos sistemas em ambiente virtual. At opo pela StorageCraft, tnhamos conscincia que corramos um risco maior, diz Nuno Silva. Agora, contamos realmente com uma estratgia integrada. como um seguro de vida. A SIMRIA adquiriu ainda o Granular Recovery para Exchange, que permite a recuperao granular ou completa da informao em servidores Exchange, assegurando o restauro completo ou parcial deste tipo de dados num tempo inferior ao das solues tradicionais. Isto traduz-se numa enorme poupana de espao de armazenamento,bem como numa utilizao mnima dos recursos nas mquinas e na rede. Actualmente, a SIMRIA tem cerca de 1TB de informao crtica salvaguardada e, at ao momento, tudo tem corrido bastante bem.

Resultados
Depois da implementao, o comportamento das solues tem sido o que se espera de um sistema de disaster recovery: o menos obstrutivo possvel, sem causar constrangimentos aos utilizadores nem excessivo peso nas mquinas. A soluo tem por isso sido bem aceite por todos. No existe um histrico de grandes falhas, por isso a justificao da aquisio de uma soluo deste gnero sempre mais complicada numa primeira fase, embora agora j seja consensual. Eu sinto-me mais seguro porque o ShadowProtect d-me garantias que a continuidade de operao est salvaguardada. Ainda assim, as solues StorageCraft no deixam de se tornar teis no dia-a-dia da empresa. Fazemos uma utilizao muito intensiva do GRE. normal os utilizadores comearem a apagar e-mails quando tm a mailbox cheia e, muito frequentemente, h informao que acaba por ser necessria. Com o Granular Recovery podemos, em segundos, recuperar exactamente a informao que o utilizador necessita.

Agora contamos realmente com uma estratgia integrada. como um seguro de vida. Implementao
A implementao da soluo foi descrita como no tendo apresentado grandes problemas. Os backups iniciais foram efectuados em discos rgidos externos, para minimizar o trfego na rede e no existirem possibilidades de perturbar a comunicao de aplicaes crticas operao da empresa. Os maiores receios prendiam-se com eventuais incompatibilidades com software proprietrio e especfico, o que no se veio a concretizar. Para Nuno Silva, foi apenas uma questo de instalar o agente, reiniciar as mquinas e mandar efectuar as cpias de segurana iniciais. Tudo correu como o esperado. Depois da criao dos primeiros backups, com a informao completa, todas as operaes seguintes so incrementais, o que significa que apenas so salvaguardados os dados novos ou que tenham sido modificados.

Suporte
A implementao e suporte SIMRIA so da responsabilidade da RISI, um Premium Partner da StorageCraft em Portugal. A RISI colabora com a SIMRIA desde 2004, atravs do fornecimento de software e servios, tendo uma enorme experincia nas reas de gesto da qualidade, ambiente e segurana, para as quais desenvolve software, que utilizado pela SIMRIA, pelas guas do Mondego e pela SIMLIS (Saneamento Integrado dos Municpios de Lis). As solues da RISI foram premiadas na categoria de gesto, na IV Edio Concurso Nacional Microsoft. Segundo o Eng. Rui Man, responsvel da RISI para a interaco com SIMRIA na rea do Disaster Recovery, no tm existido quaisquer problemas. O ShadowProtect uma soluo muito estvel que nos d a confiana necessria para trabalharmos com um cliente para ns to importante. Esta opinio partilhada por Nuno Silva: J trabalhamos com a RISI h muitos anos, eram o parceiro natural para coordenar connosco a implementao das solues da StorageCraft, e estamos bastante satisfeitos com o seu trabalho.

Acerca da RISI
A RISI privilegia como principal rea de actuao a implementao de sistemas de informao de suporte gesto, tornando-se especialista em diversas reas, das quais se destacam a Gesto de Risco, a Auditoria Interna, a Gesto de Redes de Lojas, os Sistemas de Qualidade, Ambiente e Segurana, bem como o Planeamento e Gesto dos Recursos Humanos. Os sistemas desenvolvidos pela RISI permitem a extraco de indicadores de gesto fulcrais para a correcta interpretao do negcio e so configurados de forma a garantir uma integrao total com o ERP existente na empresa. A tecnologia adoptada nas solues propostas permite utilizar a WEB como plataforma de operao, onde os utilizadores mediante uma autenticao so enquadrados em perfis que condicionam o seu campo de actuao na aplicao. A RISI tem larga experincia em desenvolvimento de solues especficas e orgulha-se de ter uma vasta carteira de clientes dos quais se destaca a relao de nove anos com o universo SONAE.

www.storagecraft.pt
StorageCraft Portugal - Multiplicar Negcios Lda. Parque das Naes, Alameda dos Oceanos, Lote 1.07.1 Y, Escritrio 2.2 , 1990-096 Lisboa
Copyright (C) 2012 StorageCraft Portugal All rights reserved.

Tel: [+351] 210 441 550 Fax: [+351] 707 500 787

Potrebbero piacerti anche