Sei sulla pagina 1di 11

Projecto

Tema:
O Primeiro Internamento

Pergunta de Partida:
Quais das vivncias fsicas, scio/familiares, espirituais e psico/emocionais so mais referenciadas pelos utentes dos sexos masculino e feminino durante o primeiro internamento?

Justificao:
A notcia imprevista da necessidade de hospitalizao constitui, para qualquer pessoa, independentemente da idade e do sexo, uma mudana que afecta de alguma forma o intimo de todo o ser. Efectivamente, quando a constatao do internamento se revela inevitvel, o impacto leva a pessoa a mergulhar num mundo simultaneamente estranho e assustador, despoletando um autntico mar de vivncias que segundo Slepoj ... agitam as guas do sentir e do viver 1. A necessidade de compreender as vivncias daqueles que esto sob os cuidados de enfermagem torna-se deste modo indispensvel, na tentativa de aceder dimenso humana na sua totalidade. Na realidade, em prol de uma enfermagem mais humana , compreensivelmente, reconhecida a importncia inegvel e relevante de abarcar um cuidado holstico, o qual inclua tanto a ateno fsica e espiritual como tambm o reconhecimento da forma como as pessoas se sentem ao lidar com a experincia do internamento hospitalar. Ao realizar uma abordagem holstica do utente, a equipa de sade torna-se mais sensvel ao mundo pessoal e afectivo de cada um e neste contacto que se processa uma relao na qual emerge o cuidar de forma individual, em adaptar os cuidados pessoa, que nica. a partir da compreenso das vivncias dos utentes que se desenvolve intervenes de enfermagem cada vez mais integrais, solidrias, individuais e humanizadas.

Objectivos:
1

Vera Slepoj, Compreender os sentimentos, Lisboa, Editorial Presena, 1998, 231-235: 231

Projecto
Este estudo deve ser de carcter exploratrio, descritivo e comparativo e tem como propsito descrever as vivncias dos utentes do sexo masculino e do sexo masculino acerca do primeiro internamento, atravs das suas prprias vises com a finalidade de se reflectir sobre um cuidado de enfermagem multi-dimensional, segundo quatro componentes: vivncias fsicas, psico/emocionais, scio/familiares e espirituais.

Enquadramento Espacio -Temporal:


Este estudo poder ser realizado no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio no Servio de Cirurgia Geral. O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio constitudo pela parceria do Hospital do Barlavento Algarvio e Hospital Distrital de Lagos, sendo bastante recente a sua denominao. Apesar disso, o Hospital do Barlavento Algarvio um Hospital do presente com passado. A histria deste Hospital remonta a 1660 e coincide com a histria anteriormente descrita do Hospital da Misericrdia de Portimo. Divergindo apenas deste quando foram inauguradas as novas instalaes a 16 de Julho de 1999, construdas pelo Ministrio da Sade. Tendo uma rea de influncia a todo o Barlavento Algarvio e a todos os utentes de passagem. Este hospital tendo em conta as suas dimenses e a populao a que se destina poder ser um ptimo local de estudo. A Unidade da Cirurgia Geral constituda na sua ala esquerda por sala de tratamentos, sala de sujos, W.C. do pessoal do servio, sala de trabalho de enfermagem, balco de atendimento, gabinete do chefe, W.C. para banhos assistidos e arrecadao. A parte direita ou zona de internamento propriamente dita tem uma lotao de 22 camas distribudas. E composta por 9 enfermarias, 2 das quais tm 2 camas cada, 6 tm 3 camas cada, todas as enfermarias tm W.C. privativo com duche e so modernamente equipadas e a restante uma unidade de vigilncia intensiva, modernamente equipada mas sem W.C.. A unidade de vigilncia intensiva est situada em frente ao balco de atendimento. Esta unidade serve exclusivamente para vigilncia personalizada e intensiva de grandes operados. Este servio articula-se com todos os outros inerentes ao hospital visando uma diminuio da mortalidade e a melhoria do estado global da sade do utente. O servio de cirurgia um dos servios com mais rotatividade de doentes, sendo assim um ptimo campo de observao e colheita de dados.

Projecto
O perodo do estudo dever ser de pelos menos 3 semanas de forma a realizar um trabalho de pesquisa e este exige permanncia e continuidade. Este perodo preponderante para que os resultados sejam mais fidedignos.

Estado Actual do conhecimento cientifico acerca do tema/reviso bibliogrfica


A notcia da necessidade de hospitalizao, mesmo que transitria, revela-se num acontecimento de vida, marcante, com repercusses inevitveis a nvel da esfera holstica da pessoa. Em qualquer fase da vida, a hospitalizao desencadeia para a maioria das pessoas uma experincia dolorosa, susceptvel de despertar marcas profundas e duradouras que se perpetuam para toda a vida. A hospitalizao expe a pessoa segundo Bolen ...a medos de natureza variada, desde o medo do futuro incerto, da perda de feminidade, sonhos e medos pela proteco dos filhos, principalmente quando so menores. 2 Para alm disso, a doena na opinio de Goleman ...agudiza a conscincia de cada pessoa da sua vulnerabilidade, fragilidade e finitude, sendo a hospitalizao o mago de uma verdadeira crise, despoletando dor e sofrimento. 3 Todavia, a doena, o sofrimento por um futuro incerto nem sempre apresentam um impacto devastador, na medida e que modificam e enriquecem a experincia da vida. A doena proporciona a possibilidade de examinar a vida de perto, sendo um momento de reflexo, de pensamento e muitas vezes de mudana no encarar das situaes da vida. A separao do ambiente conhecido para dar entrada num desconhecido como o hospital, assinala um momento que pe cobro rotina habitual, transportando a pessoa para um acontecimento imprevisvel e assustador. Neste sentido Perry alerta para a magnitude de todos

Jean Shinoda Bolen, At ao mais ntimo do ser, Lisboa, Planeta Editora, Lda, 2001, pp 210-218: pp 218. Daniel Goleman, Trabalhar com a inteligncia emocional, 2 ed. Lisboa: Temas e debates, 2000, pp 388.

Projecto
os membros da equipa, abordarem os utentes com cortesia, profissionalismo, disponibilidade e compreenso. A mais pequena manifestao de impacincia, pouca disponibilidade ou m disposio por parte de um elemento da equipa, num momento de vulnerabilidade, induz a vivncias intensas, as quais passariam despercebidas noutras circunstncias. O utente poder ento evocar a generalizando a todos os elementos da equipa o pouco profissionalismo. 4 Segundo Hesbeen ... o acolhimento requer algumas caractersticas e exigncias. Contudo, no domnio do relacionamento humano nunca poder haver generalizaes. O enfermeiro ter que adequar os conhecimentos gerais, de forma personalizada a cada utente singular, utilizando criatividade e arte. 5 A admisso hospitalar representa um momento muito importante para uma melhor vivncia dos dias de internamento. Este momento abala a clareza dos pensamentos e at a memria. As pessoas emocionalmente afectadas no conseguem ouvir, recordar e aprender de forma clara. O enfermeiro deve fornecer informaes aquando a admisso do internamento tanto quanto baste e com linguagem acessvel e repetindo sempre que necessrio. Nesta fase do internamento hospitalar o consentimento informado dever ser validado. Poderse- entender por consentimento informado como a aceitao do utente prestao de qualquer cuidado mdico e sempre que rena os seguintes aspectos: Esclarecimento o utente deve ser informado sobre o procedimento em si, seus benefcios e riscos, assim como os resultados pretendidos e alternativas teraputicas existentes. Dever compreender a informao que lhe foi transmitida, sendo dever daquele que o informa, utilizar uma linguagem adequada, esclarecendo eventuais dvidas, de modo a se estabelecer uma comunicao eficaz. Livre depois de informado, a deciso final caber sempre ao utente. Esta dever ser voluntria e insenta de presses ou coaco. O consentimento informado promove a autonomia do individuo, incentivando-o autoresponsabilizao e auto-realizao. Para que este seja vlido, o utente tem de ser considerado capaz

Anne Griffin Perry, Cuidado complexo, 4 ed. Vol I, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1999, pp 56-71: pp 58. Anne Griffin Perry, Cuidado complexo, 4 ed. Vol I, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1999, pp 56-71: pp 58.

54

Walter Hesbeen Cuidar no Hospital: enquadrar os cuidados de enfermagem na perspectiva de cuidar Lusocincia, Loures, 2000, pp 201.

Projecto
legalmente. De qualquer forma o utente tem o direito recusa tendo em conta os prncipios da biotica. O principio da autonomia, que defende o respeito pelas opes da pessoa, desde que estas sejam tomadas livre e voluntariamente. Incentiva tambm independncia do individuo, que deve ser informado adequadamente pelos profissionais de sade. O principio da beneficincia, que tem por base a promoo do bem. Em sntese, as atitudes do enfermeiro desde a recepo do utente na unidade at ao ltimo dia de internamento, devem estar imbudas de atenes positivas, no sentido de produzirem um efeito tranquilizador e redutor na cascata de emoes negativas vivenciadas perante o confronto da hospitalizao. O homem um ser emotivo e cada um vivenciar a hospitalizao de forma nica. A subjectividade interior, incluindo as emoes e sentimentos vivenciados pelo ser humano, foi pouco digna de interesse cientfico, at meados do sc. XX. Felizmente hoje, reconhecido o papel essencial do mundo das emoes quer para a sade, quer para aumentar a vulnerabilidade doena, agravar os sintomas ou retardar a convalescena. Para finalizar, recordo que as inquietudes que agitam o sentir, o pensar e o viver da pessoa que passa pela experincia do internamento hospitalar para alm do que foi mencionado pode ser amenizado pela relao de ajuda utente-enfermeiro e vice-versa. O exteriorizar dos sentimentos constitui sem dvida a chave para amortecer a forte carga emocional que a hospitalizao imprime. A doena aliada hospitalizao pode promover um desenvolvimento da pessoa dado ser uma experincia nica. Cada um vive-a de uma forma diferente, apesar de tudo pode ser uma oportunidade de crescimento interior e de novas opes de vida.

Objecto de Estudo/ Modelo de Anlise/ Hipteses


O objecto de estudo ser constituido pelos utentes internados pela primeira vez no servio de cirrgia. O mtodo de amostragem que mais se adequa ser do tipo aleatrio e no probabilstico, e mantendo o mesmo nmero de elementos do sexo masculino e do sexo feminino. Os critrios de

Projecto
incluso dos elementos da amostra neste estudo, sero: utentes de idade igual ou superior a 14 anos, comunicao verbal mantida, com discurso coerente e perceptvel, hospitalizados a primeira vez. A varivel em estudo- vivncias dos utentes do sexo masculino e feminino face ao primeiro internamento foi categorizada de forma mista em quatro componentes: - Vivncias fsicas Vivncias scio/familiares - Vivncias psico/emocionais - Vivncias espirituais -

Um estudo realizado atravs da troca de experincias entre o pesquisador e o objecto de estudo, investindo no senso comum, para aproximar-se da realidade, estudando o hoje, construdo pelo ontem, para visualizar o amanh. O ser humano composto por um conjunto de sistemas que esto interligados, dando origem a uma mquina perfeita: o ser humano. Este corpo pensa, sente, emociona-se, transcende limite, chora, ri, odeia, ama, estuda, trabalha, fica doente, tem dvidas, precisa de assistncia e morre. Todas estas necessidades so interligadas, dependentes umas das outras, numa troca constante de maior ou menor relevncia. um ser biolgico (corpo) que interage com o meio (ser social), transformando-se medida que est preesente de corpo, mente e alma ( ser espiritual). O homem a totalidade das partes e adoece pela falta de cada uma delas. Cada parte constituinte do ser humano corresponder s vivncias fsicas, psico/emocionais, socio/familiares e espirituais. Estas quatro componentes so todas as experincias vividas pelo ser humano. O conceito de vivncia traduzido por Fidalgo como sendo ... a conscincia imediata do vivido carregado de significado que perdura no tempo... 6 . No mbito das vivncias fsicas pode-se englogar os distrbios do padro do sono e repouso e a mudana de hbitos alimentares. Nas vivncias psico/emocionais a ansiedade e a angstia, o optimismo e a perda de esperana so subcategorias primentes. A falta da rotina familiar, o contacto com os amigos, a distraco e ocupao so parte das vivncias scio/familiares. No mbito das vivencias espirituais destaca-se a orao e a f. So as vivncias que transformaram o homem no que ele , portanto somos todos diferentes.

Antnio Fidalgo Vivncia. In FREITAS, Manuel da Costa Enciclopdia Luso Brasileira de Filosofia 5 vol. 5 ed. Lisboa: Editora Verbo, 1992, pp 556-558: pp 556 .

Projecto
A separao do ambiente conhecido para dar entrada num desconhecido como um hospital, assinala um momento que pe cobro vida habitual, transportando para a pessoa um acontecimento simultaneamente estranho e assustador. O primeiro internamento altera toda uma rotina exercida pelo homem no quotidiano. Este momento de vulnerabilidade, induz a vivncias intensas, as quais passariam despercebidas noutras circunstncias. Na prespectiva de compreender e comparar as vivncias dos utentes de ambos os sexos durante o primeiro internamento com vista a cuidados de sade cada vez mais humanizados e individualizados foram definidas diferentes hipteses: Hipteses: As vivncias dos utentes distribuem-se pelas quatro componentes de igual modo. As vivncias dos utentes distribuem-se pelas quatro componentes de modo diferente. As vivncias dos utentes distribuem-se apenas por algumas componentes de igual modo. As vivncias dos utentes distribuem-se apenas por algumas componentes de modo diferente. As vivncias dos utentes no se distribuem por nenhuma das componentes. O ser humano um ser bio-psico-social e s a globalidade das partes faz dele o que ele realmente . Mas no se nasce tal como se , a vida, as experincias vividas e o que se incorpora tranforma-o a cada dia tornando-o num ser em constante transformao. O homem que conhecemos hoje poder ou no ser o ser que conhecemos amanh.

Vivncias Espirituais UTENTES Face ao Primeiro Internamento Homens M ulheres Vivncias Psico/emocionai s

Vivncias Scio/Familiares

Vivncias Fsicas

Projecto
As vivncias fsicas, psico/emocionais, socio/familiares e espirituais fazem parte de cada ser, mas no so iguais para todos, cada parte tem uma relevncia e um significado diferente. O conhecimento e o desenvolvimento processa-se pela interaco do sujeito com as vivncias experimentadas. Cada ser humano, como ser nico vivencia cada momento de forma diferente. Neste caso, o primeiro internamento, apesar de assustador e agitador de emoes, vivido em detrimento pessoa e a tudo o que lhe envolvente (famlia, sociedade, amigos). Contudo, a forma de o vivnciar pode diferir com o sexo, dado que tambm se regem por princpios, conceitos e formas de viver diferentes.

Referentes Empricos / Campo de Observao


O Hospital do Barlavento Algarvio faz parte do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. Este Edifcio tem 9 Pisos e uma rea total de cerca de 3800 m2. O andar subterrneo 2 serve de parque de estacionamento, central de lixos, central de aquecimento (gs, gua), central de limpeza, aprovisionamento com armazns de materiais de consumo clnico e outros, central de manuteno do edifcio (carpintaria, electricistas, etc.), casa morturia e gabinete mdico-legal. O andar seguinte tem o refeitrio, cozinha e bar do pessoal, cozinha para internados, lavandaria, esterilizao, farmcia. No piso 0 tem a sala se aula, auditrio, biblioteca com espao internet e funcionam os seguintes servios: exames especiais (Otorrino, Cardiologia, Urologia, etc.), consultas externas nas mais variadas especialidades, consulta de psiquiatria e o internamento, hospital de dia psiquiatrico, servio de psicoterapia com terapia de grupo, servio de psicoterapia familiar, medicina fsica e de reabilitao, servio neurologia, servio social, gabinete do utente, culto/ servio religioso grupo de voluntariado e todos os servios administrativos. O piso 1 encontra-se o bloco operatrio com 3 salas para cirurgia programada e 1 sala para urgncias, o bloco operatrio de cirurgias ambulatrias, Hospital de dia de oncologia, a unidade de cuidados intensivos, todos os laboratrios de anlises clnicas, anatomia patolgica, urgncias de adultos e pediatria, radiologia e imagiologia. O piso 2 tem o servio de obstetrcia, ginecologia e bloco de partos, neste ltimo est integrada uma sala de cirurgia, pediatria com internamento e hospital de dia. No piso 3 funcionam o internamento de ortopedia e de especialidades cirrgicas. O piso 4 funcionam os servios de cirurgia geral e de uro/cirurgia. O piso 5 o servio de internamento das medicinas I e II e por ltimo no piso 6 o servio de especialidades mdicas com internamento nas reas de cardiologia, neurologia e pneumologia.

Projecto
Tendo uma rea de influncia a todo o Barlavento Algarvio (Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimo, Silves e Vila do Bispo), a todos os utentes de passagem e independentemente do Sistema de Sade. Apesar disso os utentes devero dirigir-se em primeira instncia ao Centro de Sade da rea de residncia. Sendo no total abrangidos cerca de 140.000 habitantes. Fica localizado junto do n de Portimo (centro) da E.N. 125, com fcil acesso automvel. tambm servido pela rede pblica de transportes urbanos. Tem um amplo estacionamento gratuito. Todas as unidades de internamento so constitudas numa das alas por sala de tratamentos, sala de sujos, W.C. do pessoal do servio, sala de trabalho de enfermagem, balco de atendimento, gabinete do chefe, W.C. para banhos assistidos e arrecadao. E na outra ala ou zona de internamento propriamente dita tem uma lotao de 24 camas. E composta por 9 enfermarias, 3 das quais tm 2 camas cada e as 6 restantes tm 3 camas cada, todas as enfermarias tm W.C. privativo com duche e so modernamente equipadas.

Estratgia metodolgica, plano de pesquisa (componentes, etapas e meios), cronograma


Tendo em conta os objectivos delineados nesta investigao este estudo deve ser do tipo exploratrio-descritivo e comparativo. Dado que as vivncias dos utentes so de natureza individual e como tal, traduzem uma realidade subjectiva poder-se- recorrer anlise de contedo dos discursos dos utentes. Em virtude da natureza do estudo, adaptar-se- como instrumento de colheita de dados a entrevista semi-estruturada. Com o intuito de obter as mais precisas, fidedignas e sinceras informaes, efectuamos a entrevista no ltimo dia de internamento, de modo a que as pessoas se sintam mais vontade para falar. Os utentes devero ser informados sobre os objectivos do estudo dada a importncia de preservar os princpios ticos inerentes investigao.

Projecto

Resultados Esperados
Na actualidade, o utente cada vez mais sente necessidade de uma relao de ajuda, numa sociedade em que cada vez mais o papel das altas tecnologias, possui maior preponderncia, muitos profissionais de sade centram o seu modo de agir, na qualidade tcnica dos seus servios, esquecendo notoriamente, toda a parte humana dos cuidados de sade. Assim, devem os profissionais de Enfermagem e todos aqueles que ambicionam um dia o ser, no esquecer as razes da Enfermagem, no esquecer que Enfermagem a arte de cuidar do ser humano e que este se entende como uma dimenso nica, com um legado pessoal inigualvel, que o distingue de todas as outras pessoas. Os Enfermeiros do presente e do futuro devem ser deste modo profissionais de alta competncia tcnica, com elevados conhecimentos cientficos e que saibam estabelecer a ponte com a humanizao dos seus cuidados, atravs da potencializao da relao de ajuda em enfermagem. Por tudo isto, creio que ser Enfermeiro, no se trata de uma escolha profissional, trata-se sim de um estilo de vida, de uma apetncia e de um gosto em cuidar de pessoas e promover a sua sade. S assim sero verdadeiros Enfermeiros. Como profissionais de sade, cada vez mais confrontados com a necessidade de humanizar os cuidados que so prestados s pessoas que deles necessitam. A enfermagem em particular, possui uma misso eminentemente humana. Como tal, revela-se imperioso a prestao de um cuidado assente em valores humansticos, que permita olhar cada utente numa perspectiva individual. Por conseguinte, compreender os utentes globalmente, implica conhecer a forma como cada um, vivncia a hospitalizao. Sendo cada ser humano um ser nico, a forma como vivncia o primeiro internamento tambm diferente. Contudo apesar das suas diferenas so Os resultados esperados colocam em evidncia como uma experincia que de incio parece ser totalmente negativa, pode transformar-se num acontecimento enriquecedor pela mudana interior que fez despoletar. A partir do qual seja possvel crescer interiormente reactivando um maior apreo pela vida e pela sade. importante descobrir a forma particular como cada utente vivenca a sua situao de internamento hospitalar, de forma a no valorizar a doena e os cuidados, em detrimento da pessoa, que nica.

10

Projecto

Bibliografia
BOLEN, Jean Shinoda At ao mais ntimo do ser- Lisboa: Planeta Editora, Lda, 2001, 210218:218. FIDALGO, Antnio Vivncia. In FREITAS, Manuel da Costa Enciclopdia Luso Brasileira de Filosofia 5 vol. 5 ed. Lisboa: Editora Verbo, 1992, 556-558: 556 . GOLEMAN, Daniel Trabalhar com a inteligncia emocional 2 ed. Lisboa: Temas e debates, 2000, 388. HESBEEN, Walter Cuidar no Hospital: enquadrar os cuidados de enfermagem na perspectiva de cuidar Lusocincia, 2000, 201. PERRY, Anne Griffin Cuidado complexo 4 ed. Vol I Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, 56-71: 58. SLEPOJ, Vera Compreender os sentimentos Lisboa: Editorial Presena, 1998, 231-235: 231.

11

Potrebbero piacerti anche