Sei sulla pagina 1di 4

A Crucificao de Cristo, a partir de um ponto de vista mdico. O suor como gotas de sangue O sofrimento fsico de Jesus comeou no Getsmani.

Em Lucas diz: "E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra." (Lc 22:44) Todos os truques tm sido usados por escolas modernas para explicarem esta fase, aparentemente seguindo a impresso que isto no podia acontecer. No entanto, consegue-se muito consultando a literatura mdica. Apesar de muito raro, o fenmeno de suor de sangue bem documentado. Sujeito a um stress emocional, finos capilares nas glndulas sudorparas podem se romper, misturando assim o sangue com o suor. Este processo poderia causar fraqueza e choque. Ateno mdica necessria para prevenir hipotermia. Aps a priso no meio da noite, Jesus foi levado ao Sindrio e Caifs o sumo sacerdote, onde sofreu o primeiro traumatismo fsico. Jesus foi esbofeteado na face por um soldado, por manter-se em silncio ao ser interrogado por Caifs. Os soldados do palcio tamparam seus olhos e zombaram dele, pedindo para que identificasse quem o estava batendo, e esbofeteavam a Sua face. A condenao De manh cedo, Jesus, surrado e com hematomas, desidratado, e exausto por no dormir, levado ao Pretrio da Fortaleza Antnia, o centro de governo do Procurador da Judia, Pncio Pilatos. Voc deve j conhecer a tentativa de Pilatos de passar a responsabilidade para Herodes Antipas, tetrarca da Judia. Aparentemente, Jesus no sofreu maus tratos nas mos de Herodes e foi devolvido a Pilatos. Foi em resposta aos gritos da multido que Pilatos ordenou que Bar-Abbas fosse solto e condenou Jesus ao aoite e crucificao. H muita diferena de opinio entre autoridades sobre o fato incomum de Jesus ser aoitado como um preldio crucificao. A maioria dos escritores romanos deste perodo no associam os dois. Muitos peritos acreditam que Pilatos originalmente mandou que Jesus fosse aoitado como o castigo completo dele. A pena de morte atravs de crucificao s viria em resposta acusao da multido de que o Procurador no estava defendendo Csar corretamente contra este pretendente que supostamente reivindicou ser o Rei dos judeus. Os preparativos para as chicotadas foram realizados quando o prisioneiro era despido de suas roupas, e suas mos amarradas a um poste, acima de sua cabea. duvidoso se os Romanos teriam seguido as leis judaicas quanto s chicotadas. Os judeus tinham uma lei antiga que proibia mais de 40 (quarenta) chicotadas. O aoite O soldado romano d um passo a frente com o flagrum (aoite) em sua mo. Este um chicote com vrias tiras pesadas de couro com duas pequenas bolas de chumbo amarradas nas pontas de cada tira. O pesado chicote batido com toda fora contra os ombros, costas e pernas de Jesus. Primeiramente as pesadas tiras de couro cortam apenas a pele. Ento, conforme as chicotadas continuam, elas cortam os tecidos debaixo da pele, rompendo os capilares e veias da pele, causando marcas de sangue, e finalmente, hemorragia arterial de vasos da musculatura.

As pequenas bolas de chumbo primeiramente produzem grandes, profundos hematomas, que se rompe com as subsequentes chicotadas. Finalmente, a pele das costas est pendurada em tiras e toda a rea est uma irreconhecvel massa de tecido ensanguentado. Quando determinado, pelo centurio responsvel, que o prisioneiro est a beira da morte, ento o espancamento encerrado. Ento, Jesus, quase desmaiando desamarrado, e lhe permitido cair no pavimento de pedra, molhado com Seu prprio sangue. Os soldados romanos vm uma grande piada neste Judeu, que se dizia ser o Rei. Eles atiram um manto sobre os seus ombros e colocam um pau em suas mos, como um cetro. Eles ainda precisam de uma coroa para completar a cena. Um pequeno galho flexvel, coberto de longos espinhos enrolado em forma de uma coroa e pressionado sobre Sua cabea. Novamente, h uma intensa hemorragia (o couro do crnio uma das regies mais irrigadas do nosso corpo). Aps zombarem dele, e baterem em sua face, tiram o pau de suas mos e batem em sua cabea, fazendo com que os espinhos se aprofundem em sua cabea. Finalmente, cansado de seu sdico esporte, o manto retirado de suas costas. O manto, por sua vez, j havia aderido ao sangue e grudado nas feridas. Como em uma descuidada remoo de uma atadura cirrgica, sua retirada causa dor toturante. As feridas comeam a sangrar como se ele estivesse apanhando outra vez.

A cruz
Em respeito ao costume dos judeus, os romanos devolvem a roupa de Jesus. A pesada barra horizontal da cruz amarrada sobre seus ombros, e a procisso do Cristo condenado, dois ladres e o destacamento dos soldados romanos para a execuo, encabeado por um centurio, comea a vagarosa jornada at o Glgota. Apesar do esforo de andar ereto, o peso da madeira somado ao choque produzido pela grande perda de sangue, demais para ele. Ele tropea e cai. As lascas da madeira spera rasgam a pele dilacerada e os msculos de seus ombros. Ele tenta se levantar, mas os msculos humanos j chegaram ao seu limite. O centurio, ansioso para realizar a crucificao, escolhe um observador norte-africano, Simo, um Cirineu, para carregar a cruz. Jesus segue ainda sangrando, com o suor frio de choque. A jornada de mais de 800 metros da fortaleza Antnia at Glgota ento completada. O prisioneiro despido - exceto por um pedao de pano que era permitido aos judeus.

A crucificao
A crucificao comea: Jesus oferecido vinho com mirra, um leve analgsico. Jesus se recusa a beber. Simo ordenado a colocar a barra no cho e Jesus rapidamente jogado de costas, com seus ombros contra a madeira. O legionrio procura a depresso entre os osso de seu pulso. Ele bate um pesado cravo de ferro quadrado que traspassa o pulso de Jesus, entrando na madeira. Rapidamente ele se move para o outro lado e repete a mesma ao, tomando o cuidado de no esticar os ombros demais, para possibilitar alguma flexo e movimento. A barra da cruz ento levantada e colocado em cima do poste, e sobre o topo pregada a inscrio onde se l: "Jesus de Nazar, Rei dos Judeus". O p esquerdo agora empurrado para trs contra o p direito, e com ambos os ps estendidos, dedos dos ps para baixo, um cravo batido atraves deles, deixando os joelhos dobrados moderadamente. A vtima agora crucificada. Enquanto ele cai para baixo aos poucos, com mais peso nos cravos nos pulsos a dor insuportvel corre pelos dedos e para cima dos braos para explodir no crebro os cravos nos pulsos esto pondo presso nos nervos medianos. Quando ele se empurra para cima para evitar este tormento de alongamento, ele coloca seu peso inteiro

no cravo que passa pelos ps. Novamente h a agonia queimando do cravo que rasga pelos nervos entre os ossos dos ps. Neste ponto, outro fenmeno ocorre. Enquanto os braos se cansam, grandes ondas de cibras percorrem seus msculos, causando intensa dor. Com estas cibras, vem a dificuldade de empurrar-se para cima. Pendurado por seus braos, os msculos peitorais ficam paralisados, e o msculos intercostais incapazes de agir. O ar pode ser aspirado pelos pulmes, mas no pode ser expirado. Jesus luta para se levantar a fim de fazer uma respirao. Finalmente, dixido de carbono acumulado nos pulmes e no sangue, e as cibras diminuem. Esporadicamente, ele capaz de se levantar e expirar e inspirar o oxignio vital. Sem dvida, foi durante este perodo que Jesus consegui falar as sete frases registradas: Jesus olhando para os soldados romanos, lanando sorte sobre suas vestes disse: "Pai, perdoalhes, porque no sabem o que fazem. " (Lucas 23:34) Ao ladro arrependido, Jesus disse: "Em verdade te digo que hoje estars comigo no paraso." (Lucas 23:43) Olhando para baixo para Maria, sua me, Jesus disse: Mulher, eis a teu filho. E ao atemorizado e quebrantado adolescente Joo, Eis a tua me. (Joo 19:26-27) O prximo clamor veio do incio do Salmo 22, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Ele passa horas de dor sem limite, ciclos de contoro, cimbras nas juntas, asfixia intermitente e parcial, intensa dor por causa das lascas enfiadas nos tecidos de suas costas dilaceradas, conforme ele se levanta contra o poste da cruz. Ento outra dor agonizante comea. Uma profunda dor no peito, enquanto seu pericrdio se enche de um lquido que comprime o corao. Lembramos o Salmo 22 versculo 14 Derramei-me como gua, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu corao fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim. Agora est quase acabado - a perda de lquidos dos tecidos atinge um nvel crtico - o corao comprimido se esfora para bombear o sangue grosso e pesado aos tecidos - os pulmes torturados tentam tomar pequenos golpes de ar. Os tecidos, marcados pela desidratao, mandam seus estmulos para o crebro. Jesus clama Tenho sede! (Joo 19:28) Lembramos outro versculo do proftico Salmo 22 Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a lngua se me apega ao cu da boca; assim, me deitas no p da morte. Uma esponja molhada em posca, o vinho azedo que era a bebida dos soldados romanos, levantada aos seus lbios. Ele, aparentemente, no toma este lquido. O corpo de Jesus chega ao extremo, e ele pode sentir o calafrio da morte passando sobre seu corpo. Este acontecimento traz as suas prximas palavras - provavelmente, um pouco mais que um torturado suspiro Est consumado!. (Joo 19:30) Sua misso de sacrifcio est concluda. Finalmente, ele pode permitir o seu corpo morrer. Com um ltimo esforo, ele mais uma vez pressiona o seu peso sobre os ps contra o cravo, estica as suas pernas, respira fundo e grita seu ltimo clamor: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito! (Lucas 23:46).

O resto voc sabe. Para no profanar a Pscoa, os judeus pediam para que o rus fossem despachados e removidos das cruzes. O mtodo comum de terminar uma crucificao era por crucificatura, quebrando os ossos das pernas. Isto impedia que a vtima se levantasse, e assim eles no podiam aliviar a tenso dos msculos do peito e logo sufocaram. As pernas dos dois ladres foram quebradas, mas, quando os soldados chegaram a Jesus viram que no era necessrio.

Concluso
Aparentemente, para ter certeza da morte, um soldado traspassou sua lana entre o quinto espao das costelas, enfiado para cima em direo ao pericrdio, at o corao. O verso 34 do captulo 19 do evangelho de Joo diz: "E imediatamente verteu sangue e gua." Isto era sada de fluido do saco que recobre o corao, e o sangue do interior do corao. Ns, portanto, conclumos que nosso Senhor morreu, no de asfixia, mas de um enfarte de corao, causado por choque e constrio do corao por fluidos no pericrdio. Assim ns tivemos nosso olhar rpido inclusive a evidncia mdica daquele eptome de maldade que o homem exibiu para com o Homem e para com Deus. Foi uma viso terrvel, e mais que suficiente para nos deixar desesperados e deprimidos. Como podemos ser gratos que ns temos o grande captulo subseqente da clemncia infinita de Deus para com o homem o milagre da expiao e a expectativa da manh triunfante da Pscoa. C. Truman Davis um Oftalmologista nacionalmente respeitado, vice-presidente da Associao Americana de Oftalmologia, e uma figura ativa no movimento de escolas Crists. Ele o fundador e presidente do excelente Trinity Christian School em Mesa, Arizona, e um docente do Grove City College. [Esta traduo foi realizada para o site www.hermeneutica.com baseada em vrias verses deste relato em ingls e tradues em portugus.

Potrebbero piacerti anche